Fam. Damasceno

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Fam. Damasceno

#24824 | JTaval | 26 jul 2002 12:58

Caros Genealogistas,

Porventura alguém deparou com o apelido Damasceno nas suas pesquisas?
Procuro dados sobre a origem desta família, nomeadamente de um ramo da Beira, mas quaisquer informações são bem vindas.

Muito obrigado,
JTA

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#24956 | rmfrp | 31 jul 2002 15:17 | Em resposta a: #24824

Caro JTaval:

Encontrei nos meus dados a seguinte referência a Damascenos.

Em 11.05.1809 casaram na freguesia de Santiago, Tavira, o alferes Urbano Xavier Henriques e D. Joana Quitéria Rosado Damasceno, ambos de Castro Marim.

Urbano Xavier Henriques era filho do major José Lourenço Justiniano, de Faro, e de D. Joaquina Antónia de Torres, de Castro Marim; neto paterno do Dr. Cláudio José Xavier Mendes Henriques e de D. Teresa Josefa Henriques, ambos de Faro; neto materno de João de Torres, de Santiago do Cacém (?) e de D. Isabel Josefa Fajardo, de Tavira. (Os Torres, família materna do noivo, são cristãos-novos)

D. Joana Quitéria era filha do major João Damasceno Rosado e de D. Ana Teresa Jacinta Rosa, ambos de Faro; neta paterna do tenente Francisco Bernardo Rosado, de Campo Maior, e de D. Josefa Maria, de Faro; neta materna de Bartolomeu Rodrigues, de Faro, e de Joana Maria, de Lagoa.

Espero que esta informação lhe seja útil.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#48598 | JTaval | 26 set 2003 12:33 | Em resposta a: #24956

Caro Senhor Rui Pereira,

Muito obrigado pela sua resposta e aceite as minhas desculpas por só agora lhe responder, mas tenho andado arredado destas pesquisas e só agora reparei na sua resposta.

No entanto, cometi um erro de principiante. Constatei que Damasceno é um nome próprio!
De facto, o nome do senhor em causa era João Damasceno de Campos, de Penalva de Alva. Enfim, erros básicos de um novato, que se deixou levar por um assento de óbito omisso.

Mas, de qualquer maneira, o meu bem haja,
JTA

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#48599 | A.Godinho | 26 set 2003 12:50 | Em resposta a: #24824

Caro José Tavares de Almeida

O que tenho é pouco e não é da Beira ( pelo menos os Gomes Leão). Aqui vai:

Vitória Vitorina Barata de Frias. Casou em Avis a 4.3.1833 com João Damasceno Leão, filho do Capitão reformado de ordenanças Joaquim Gomes Leão e de D. Joaquina Pereira de S. José.

Parece-me todavia que Damasceno,neste caso, será nome próprio e não apelido.

Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#48612 | Fonseca74 | 26 set 2003 14:52 | Em resposta a: #24824

Caro JTA;
em Leiria existe uma familia Damasceno e um dos seus elementos é Presidente da Câmara de Leiria;logo é um bom começo para si investigar esta zona.
Cumprimentos;
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#48788 | jorge a soirefmann | 29 set 2003 17:00 | Em resposta a: #48612

Existem muitas pessoas com esse sobrenome (apelido) no estado do Rio Grande do Sul, desde o início do século XIX, no mínimo. Na cidade de Santa Maria, no dito estado, havia uma família Alves Damasceno; há também, ainda no mesmo estado, uma família numerosa Damasceno Ferreira. Informo apenas como notícia, não tenho informações sobre a origem dessas famílias em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#98917 | mariatrigoso | 31 ago 2005 10:08 | Em resposta a: #24956

Caro Rui Pereira
Sou trisneta de Carlos Basílio Damasceno Rosado. Ando a fazer a história da familia e deparei com este seu mail e com dados introduzidos no Genea relativos a João Damasceno Rosado (avô do Carlos Basilio). Eu não possuia esses dados e requisitei até o processo respectivo no Arquivo Militar. Ontem fiz tb algumas alterações no Genea que não estavam completamente correctas mas que certamente demorarão algum tempo a serem introduzidas. Gostaria de saber se sabe quem introduziu os dados no Genea relativos à familia Damasceno Rosado e se por acaso tem mais alguma informação que me possa ser útil. Eu penso que o João Damasceno Rosado teve tb mais um filho para além do Carlos Manuel e que se chamou Damião. Tenho alguns documentos que indiciam isso. A partir do Carlos Basilio tenho todo o historial (já que é recente) e em breve vou introduzir esses dados no Genea. Muito obrigada.
Maria de Lourdes Trigoso

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#100380 | rmfrp | 13 set 2005 22:10 | Em resposta a: #98917

Cara Maria de Lourdes Trigoso:

Peço desculpa por só agora responder à sua mensagem, mas estive ausente da minha residência habitual durante cerca de duas semanas.

Infelizmente nada mais posso adiantar quanto aos seus familiares Damasceno. As informações relativas aos membros mais recentes da família não foram fornecidas por mim. A minha ligação aos Damascenos estabelece-se pela afinidade com a família Torres, pois descendo de João de Torres e D. Isabel Josefa Fajardo, e ainda de um irmão de João, Miguel Francisco de Torres.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#102951 | mariatrigoso | 14 out 2005 14:31 | Em resposta a: #100380

Caro Rui Pereira

Peço imensa desculpa de só agora agradecer a sua informação mas por motivos profissionais tenho estado impedida de vir a este forum. Gostava de facto de saber quem terá introduzido no Genea os elementos relativos aos Damasceno Rosado porque tenho em meu poder alguma documentação que poderá ter interesse. Pode ser que entretanto apareça mais alguma informação que tenha interesse para a minha pesquisa. Muito obrigada mais uma vez. Maria Trigoso

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#102984 | chartri | 14 out 2005 21:37 | Em resposta a: #48598

Caro JTA,

Damasceno podera não ser nome próprio.

Efectivamente, como lhe disse um outro confrade, a Presidente da CM de Leiria é a Drª Isabel Damasceno de Campos. O Pai era, do norte, julgo, que de Mirandela (já morreu ha bastantes anos), o seria de Penalva?.
Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#108168 | damasceno jorge | 28 dez 2005 12:26 | Em resposta a: #48788

Como saberia sobre os damascenos portugueses que vieram para o Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#108208 | jorge a soirefmann | 28 dez 2005 17:25 | Em resposta a: #108168

Acho que o mais viável seria iniciar via listas telefônicas eletrônicas, procurando pessoas com esse apelido e entrando em contato com as mesmas, já que por microfilmes dos mórmons você teria que, pelo menos, saber em que cidade procurar, bem como época. Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#222726 | Marcelo Rodrigo | 03 mar 2009 15:17 | Em resposta a: #98917

Sra Maria Trigoso

Efetivamente João Damasceno Rosado e sua esposa Ana Tereza Jacinta Rosa, tiveram um filho chamado Damião Damasceno Rosado, que veio para o Brasil, por volta de 1824, casando-se com D. Firmina Leopoldina de Vargas e em segundas nupcias com d. Rosa d'Avila, Sou bisneto de Damião, meu avô chamava-se Carlos e meu pai João Arthur, todos Damasceno Rosado. Damião, conforme registro de casamento nasceu em Tavira-
Gostaria, se lhe fosse conviniente de trocar informações, embora as minhas sejam parcas.

Helio Damasceno

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#222729 | mariatrigoso | 03 mar 2009 16:28 | Em resposta a: #222726

Caro Helio

Muito obrigada pela sua resposta.Se você me pudesse enviar documentos (ainda que poucos) digitalizados relativos a registos de nascimento e casamento eu ficaria muito agradecida. O General Carlos Damasceno Rosado, meu trisavô, teve uma vida incrivel de aventuras, primeiro na Russia em plena invasão napoleónica e depois no Brasil ainda no tempo de D. Pedro antes da independência. Tenho documentação sobre isso que oportunamente lhe enviarei por mail. Mas eu preciso conferir documentação para ver se as datas batem certas pois que nessa época os nomes eram muito repetitivos. O meu mail é m-lourdes-c-trigoso@telecom.pt

Muito obrigada mais uma vez.
Maria Trigoso

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno

#284618 | f4b2 | 13 ago 2011 15:42 | Em resposta a: #222729

Cara mariatrigoso

Ao pesquisar Albufeira vi este nome:

- NANOEL JOSÉ DAMASCENO - Addido na Alfândega de Albufeira em 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno resposta para o forum

#294158 | joaocampos | 07 jan 2012 09:19 | Em resposta a: #222729

Autor:João Damasceno de Azevedo e Campos 07-01-2012
Cara confrade mariatrigoso

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno resposta para o forum

#294159 | joaocampos | 07 jan 2012 10:26 | Em resposta a: #222729

Autor:João Damasceno de Azevedo e Campos 07-01-2012
Cara confrade mariatrigoso
Tambem eu tenho Damasceno como nome próprio e tambem procuro a origem.Antes deixe-me corrigir e complementar algumas informações que lhe têm sido enviadas.Isabel Damasceno de Campos (Costa pelo casamento)nasceu em Mirandela,filha do Dr.José Damasceno de Campos,natural de Frechas,Mirandela e de Josefina Vieira de Campos,também de Mirandela e graças a Deus todos vivos.
Na minha pesquisa encontrei um senhor chamado João Damasceno de Almeida Pereira Cardoso batisado em 18-04-1792,em Castelo-Melhor-Vila Nova de Foz côa,tenente coronel das milícias de Trancoso,Este senhor era irmão do meu trisavô Jacinto Anselmo de Almeida Cardoso Coutinho.O meu avô Chamava-se João Damasceno de Campos,,o meu irmão José Damasceno de Campos,a filha domeu irmão Isabel Damasceno de Campos,a neta Rita Damasceno Vieira de Campos Costa e eu,João Damasceno de Azevedo e Campos(natural de Frechas) eo meu filho João Damasceno Gonçalves da Silva de Azevedo e Campos.
Até este momento é tudo o que sei sobre os Damasceno.Espero ter ajudado.
Os meus cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno resposta para o forum

#294177 | DD | 07 jan 2012 15:13 | Em resposta a: #294159

Prezado Senhor João Damasceno de Azevedo Campos
Agradecia se me pudesse informar se, do seu ramo familiar " Damasceno", faz parte ANTÓNIO DAMASCENO" que, em 1882, fez parte, na Academia de Coimbra, da " COMISSÃO ACADÉMICA DO TRICENTENÁRIO DE CAMÕES EM COIMBRA (1882)", COMPOSTA DE 51 ESTUDANTES.
Até à presente data apenas consegui apurar que, nesse ano, seria estudante da Universisade de Coimbra ANTÓNIO RODRIGUES CENTENO, advogado, que frequentou os cursos de Teologia e de Direito e que, em 1885, foi Governador Civil de Faro.
Grato e com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno resposta para o forum

#294183 | joaocampos | 07 jan 2012 16:03 | Em resposta a: #294177

Autor:João D.A.Campos 07-01-2012
Caro confrade Miguel de Valdevez:
Toda a informação que eu possuo sobre a Família Damasceno está na minha mensagem anterior .Ainda não consegui avançar mais nas minhas pesquisas,tenho pena de não poder ser útil.Disponha sempre.
Os meus cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Damasceno resposta para o forum

#294205 | DD | 07 jan 2012 19:39 | Em resposta a: #294183

Prezado Joao D.A.Campos
Agradeço a sua rápida e amável resposta.
Esperemos que outro confrade deste Forum me possa ajudar.
Com os melhores cumprimentos,
Miquel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 22:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen