Software Genealogia

Este tópico está classificado nas salas: Informática | Formação

Software Genealogia

#24827 | JTaval | 26 jul 2002 13:06

Caros Genealogistas,

Porventura alguém me pode recomendar um software disponível na Web para genealogia (de preferência de download gratuito)?

Muito obrigado,
JTA

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24829 | jnt | 26 jul 2002 14:13 | Em resposta a: #24827

Caro JTA,

Experimente efectuar o download do software existente no site da Igreja de Jesus Cristo e dos Santos dos Últimos Dias (Mormóns). Não é permitido divulgar url's no forum, mas não será difícil descobrir.
O software é fácil de utilizar e o download é gratuito.

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24830 | silvestre | 26 jul 2002 14:30 | Em resposta a: #24827

JTA
O site recomendado é em Inglês, pelo que o endereço é óbvio... se não descobrir peça-mo.
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24839 | mtavares | 26 jul 2002 16:24 | Em resposta a: #24827

caro JTA:
se me enviar o seu email, mando-lhe dois linx
de aplicações de gen
cprts
luis
luistavares@volia.fr

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24861 | António Forjó | 27 jul 2002 11:25 | Em resposta a: #24827

Caro Colega

Muito já foi dito neste Forum sobre software. Faça a pesquisa na respectiva janela e verá que encontrará toda essa informação.
Cumprimentos

AF

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24923 | atni | 30 jul 2002 12:39 | Em resposta a: #24827

Caros amigos:
Gostava de saber se alguém usa o programa "Family Origins" e qual a versão.
Obrigado
AS

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24924 | montedor | 30 jul 2002 12:57 | Em resposta a: #24923

já experimentei o «fow» e devo dizer-lhe que não gostei muito.é um facto que experimentei uma versão shareware com muitas limitações.
já experimetou o paf 4 (em português-brasileiro) ou o BK-brothers keeper?
este último é mais leve, tendo só a devantagem, como qualquer um dos anterores de não aceitar nomes muito longos
cprmtºs
montedor

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24925 | jpcmt | 30 jul 2002 12:59 | Em resposta a: #24923

Caro Confrade:
Uso, há já alguns anos, a versão 4.1a, que me satisfaz plenamente. É "user friendly", e tem
boas capacidades de conversão em GEDCOM, "back-up", compressão de dados e detecção de erros, além de produzir "reports" adequados, e ter um espaço ilimitado para guardar outras informações, quer por escrita directa, quer por "colagem" (por exemplo, copiadas deste Forum).
Se precisar de outros dados, diga p.f.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24940 | JCC | 30 jul 2002 17:45 | Em resposta a: #24827

Boa tarde

Existe um número quase ilimitado de programas de genealogia. Todavia, antes de se decidir por um, sugiro que medite um pouco sobre as razões que o levam a optar por este tipo de "arrumação" da informação genealógica e sobre a forma como encara a genealogia.

Se o que pretende é apenas guardar meia dúzia de avós e não se preocupa com a futura edição das suas investigações nem em saber onde descobriu o quê, então poderá escolher um qualquer.

Se encara a genealogia a sério, pretende ter acesso fiável a tudo o que investigar, estar sempre documentado sobre as fontes, poder editar e publicar o que descobriu então, provavelmente, terá que se virar para um programa mais sério e preparar-se para pagar alguma coisa.

Já noutras respostas encontrou algumas sugestões. Dessas eu destacaria o Brother's Keeper (shareware) e o PAF (gratuito). Mas se puder gastar algum dinheiro talvez valha a pena procurar um pouco mais, pensando sempre no futuro.

Do que sei o BK tem limitações no tamanho dos campos, o que é um sério inconveniente para a genealogia portuguesa, se tivermos em conta os hábitos do sec. XIX de ter nomes infindáveis. O PAF, que já vai na sua versão 5, não "fala" ainda, nesta versão, português, o que pode ser um inconveniente.

Pessoalmente uso o The Master Genealogist (versão 3.7) que já vai na versão 5. De tudo o que li sobre o assunto foi considerado o mais "profissional" em áreas que para mim têm particular importância como seja o tratamento das fontes e a capacidade de armazenagem de eventos diferentes (basta pensar que não é simples inserir em programas normais factos como "Cav. da O. Xto" ou "Fam. Sto. Ofício" ou FCCR ou qualquer outra destas mercês que são tão frequentes na genealgia portuguesa).

Se quiser fazer uma pesquisa, e porque não posso por aqui os links, sugiro-lhe que com um motor de busca qualquer (eu uso sempre o google) procure a Cyndi's List. Este site é o maior repositório de informação sobre genealogia e aí encontrará todos os programas existentes e muito mais. Faça download e teste. Depois escolha.

Só mais uma recomendação: Leve algum tempo na escolha porque depois de ter começado uma base de dados, mesmo que se sinta defraudado, vai ter uma enorme inércia para mudar. E pode ter que carregar toda a informação que já introduziu. Para evitar, ou minimizar, esta possibilidade nunca escolha um SW que não use o protocolo GEDCOM - é com ele que pode fazer a transferência de dados entre programas diferentes que o suportem, embora nem toda a informação seja susceptível de transferir.

Estou à sua disposição para mais informações, se sentir necessidade. Noutros tópicos sobre este tipo de assuntos poderá tb encontrar outras opiniões.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#24984 | atni | 02 ago 2002 09:33 | Em resposta a: #24940

Caros amigos:
Agradeço a todos as indicações dadas sobre a questão FOW/versão.
Na verdade, uso há algum tempo o FOW 6.0 e nada a dizer. Também conheço razoávelmente o PAF 4.0.
A questão levantada prendia-se com a actualização ou não, para a nova versão FOW 10.0. Valerá a pena? Agradeço os vossos comentários.
Cumprimentos
AS

P.S. E que magníficas dicas do João Cordovil! (ou não fosse ele o "expert" destas matérias nos Cursos de Introdução à Genealogia e Heráldica).

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#28867 | alvim | 16 out 2002 15:41 | Em resposta a: #24940

Exm.º Senhor João Cordovil Cardoso
Procuro um software que me permita elaborar árvores genealógias e que seja compatível com o protocolo GEDCOM.
Experimentei já o da Igreja de Jesus Cristo mas tem como inconveniente truncar os nomes.
Segui o seu conselho e procurei a Cyndi'List tendo encontrado vários sites com o The Master Geneologist, inclusivamente uma versão em francês que me agrada mais que a inglesa. Sucede no entanto que não encontrei nenhuma que permitisse fazer o download gratuito.
Assim agradecia que me informasse através do Moderador que tem o meu e-mail o site exacto onde posso arranjar aquele software.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#28906 | camac41 | 17 out 2002 09:33 | Em resposta a: #24827

Caro JTA

Eu uso o Cumberland Family Tree
Pode fazer o Download de
versão Trial (45)dias
Pode ser configurado para Portugues (Brasil)
Posso indicar-lhe o site se me contactar para camac@netcabo.pt.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#29733 | Luiz | 30 out 2002 14:19 | Em resposta a: #28906

Caros colegas genealogistas,

Aproveito a troca de mensagens sobre o tema Programa de Genealogia e peço-lhes licença para apresentar-lhe uma experiência recentemente enfrentada com o PAF. E gostaria de ter comentários dos colegas, "experts" no assunto.

Tenho utilizado o PAF 4, e nele já reuni cerca de 1600 indivíduos, com datas, e anotações diversas. Venho coletando também diversas fotos que aos poucos fui agregando ao arquivo pessoal de cada um. Alguns indivíduos tem 1,
2, 3 imagens, outros tem muitas, como meus pais, eu próprio e outros contemporâneos, dos quais obtive diversas fotos.

São cerca de 150 MB em imagens já reunidos. Os tamanhos variam muito. Há fotos com 6KB e outras com 1500KB. Ao tentar adicionar algumas novas fotos recentemente no programa, relacionando-as a um indivíduo que já detinha
outras 3 imagens, percebi que ao inserir a(s) nova(s), uma das antigas havia desaparecido da coleção pre-existente. Fechei o dispositivo para incluir fotos e imediatamente o reabri, percebendo com surpresa que todas as fotos daquele indivíduo haviam desaparecido da coleção multimídia. Na verdade as fotos continuam no meu computador, arquivadas na pasta original de onde são capturadas para o
programa. Elas desapareceram da COLEÇÃO MULTIMÍDIA do indíviduo, dentro do PAF 4. Tentei recolocá-las e novamente desapareceram ao fechar o item. Em seguida, o problema repetiu-se com outro indivíduo. Receoso de acabar por perder todas as associações feitas previamente, parei de incluir novas fotos, ou mesmo de abrir as coleções já formadas, na expectativa de descobrir o motivo por que isso está ocorrendo, e como solucionar o problema.

Em uma data seguinte, decidi reduzir o tamanho das fotos, comprimindo-as, e alcancei sensível redução sem grande perda na qualidade das imagens. De imediato, consegui atingir grande economia de espaço, abrir e fechar as coleções pre-existentes, e animei-me a novamente adicionar fotos. Contudo, tal foi minha surpresa ao enfrentar novamente a perda de imagens de uma coleção individual já existente, dias depois.

Alguém já experimentou o problema? Como solucionou ?

Agradeço sugestões.

Cumprimentos,

Luiz Medeiros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#33610 | viper_sgc | 17 jan 2003 16:55 | Em resposta a: #24827

Já agora aproveito para indagar se alguem sabe se existe algum programa que tenha o equivalente para Pocket PC de modo a eu poder ter sempre os dados do PDA sincronizados com o PC.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#39884 | Jujufaisca | 14 abr 2003 18:06 | Em resposta a: #24827

Gostaria que de dispor de software em português para montat minha árvore genealógica. Obrigado
Jujufaisca

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#39886 | Jujufaisca | 14 abr 2003 18:38 | Em resposta a: #24827

Gostaria também que de dispor de software em português para montar minha árvore genealógica. Obrigado
Jujufaisca

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#43036 | jlpcastro | 06 jun 2003 06:26 | Em resposta a: #24829

Desejo saber que progamas posso usar , quer em Mac, quer em Windows, para árvores genealógicas, de forma a poder, com facilidade, copiar os vossos dados, das árvores das genealogias sapo.
No Mac estou a usar um programa dos mormons, que tive de comprar, mas, penso eu, não se poderá integrar nos estudos desenenvolvidos no sapo; esse software é : PAF 2.3.1.
Agradeço e desejo-lhe felicidades neste vosso óptimo trabalho

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#44013 | pvic | 27 jun 2003 15:46 | Em resposta a: #24827

Utiliza há alguns anos o Family Tree Maker (3.0) versão que actualmente está na 10.
Actualmente procuro software com maiores potencialidades do que a que tenho - demasiado básica.
Gratuíto, conheço 2: PAF versão 5.2.18 e Legacy Family Tree versão 4.0
Este último parece razoável, embora a versão de download seja limitada, para ter a versão completa será necessário pagar $20
O SW considerado o melhor é The Master Genealogist, agora na versão 5. A lamentar o custo de $80 acrescidos de portes e, provalvelmente, direitos alfandegários ...
O que estou a experimentar actualmente (Trial 30 dias) é o Genbox versão 3.0, que está totalmente funcional, mas que no final será necessário pagar $59 para registar, se se pretender adquirir, obviamente.
Este SW parece-me muito interessante, especialmente no que diz respeito a gráficos e listagens, embora tenha alguns problemas.

Boas escolhas

Pedro Vitorino

Resposta

Link directo:

RE: Software Genealogia

#48592 | JTaval | 26 set 2003 12:05 | Em resposta a: #24827

As minhas desculpas por só agora agradecer os úteis concelhos que todos deram.

Optei pelo PAF e até agora estou satisfeito, pois serve os meus humildes objectivos e, sobretudo, é gratuito.

Os meus agradecimentos,
JTA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen