Fundador da Vista Alegre
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas
Fundador da Vista Alegre
Exmas. Senhoras, Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, pedir-vos informações acerca do fundador da Vista Alegre, uma das mais antigas fábricas nacionais de vidros e porcelana, hoje uma empresa com enorme tradição e prestígio, tanto nacional como internacionalmente, fundada no início da 1ª Revolução Industrial (1824).
Luís Froes
Link directo:
RE: Fundador da Vista Alegre
O meu 6º-avô José Ferreira Pnto Basto.
Está aqui no GP em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=5389
Link directo:
Caro Luis de Almeida,
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Embora não conheça a sua mãe e o seu pai, sei que são amigos do meu avó materno (dos tempos londrinos) e sei também que a sua mãe é muito amiga da minha avó materna.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes
Link directo:
Nem mais!
Pergunte à sua mãe se ainda se lembra de Chester Row e de vermos juntos corridas de cavalos na televisão. Nessa altura eu devia ter uns 7 anos! Era mais amigo do seu tio Joaquim e da sua tia Teresa, que são da minha idade (que nessa altura contava!)
Um abraço,
Luis Lavradio
Link directo:
Caro Luís
A propósito deste seu sexto avô, casado com uma minha tia-trisavó ...
Sabe se a Barbara Allen deixou algum espólio, designadamente cartas que lhe tenham sido escritas pelo pai ou irmãos ? Alguém na família saberá disso ?
E agora a despropósito, sabe que o desgosto sofrido pelo Pai da Bárbara por ter perdido a mulher quando esta dava à luz a Barbara ... foi tão grande que lhe chamou isso mesmo, Bárbara, e que só quiz voltar a vê-la quando ela já tinha 22 anos, estava casada e tinha vários filhos ?
Tenho essa história contada pelo próprio, em carta dirigida a uma das irmãs da Bárbara !
Um abraço, J.A. Allen
Link directo:
Caríssimo Luís,
Tal como eu pensava!
Além disso, a minha avó falou-me, ainda há pouco tempo, de sua avó materna (Arriaga e Cunha, se não me engano!) e da casa que lhe pertencia (formidável segundo a minha avó!), onde passou muitos dias e muitas noites.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes
Link directo:
Uma história tristíssima que a minha Mãe há muito me contou.
Em relação a esta nossa parente não conheço qualquer espólio. Hei-de fazer a pergunta a tios, tios-avôs e outros para ver se descubrimos alguma coisa.
Um abraço do cousin
Link directo:
O "Palácio dos Condes de Carnide". Ainda existe, também eu passei lá muitas férias - é dos meus primos José Manuel e Alexandre Street de Arriaga e Cunha, o primeiro é o actual Conde de Carnide. Encontra-se no Largo do Jogo da Bola em Carnide. Grande parte do centro Colombo fazia parte do jardim da casa. A minha avó era a "Pépé" para as amigas...
Uma nota genealógica interessante:
os Carnides usam o nome e as armas dos Cunhas (partidas com as dos Street) sem o ser - um exemplo das obrigações necessárias para a herança do morgadio instituido pelos tios do 1º Visconde de Carnide (eventual herdeiro), já que estes morreram sem sucessão.
A tia do Visconde, uma senhora Cunha, era conhecida como a "Mina de Ouro". Veio a casar mais tarde com o celebre Joaquim Inácio da Cruz Sobral - o das companhias da India!
O Ramalhão (em Sintra) também fazia parte do seu dote e mais tarde foi "dado" a Rainha Carlota Joaquina.
Link directo:
Ascendência de Manuel Ferreira Pinto
Caro Avintes
Aproveitando o tema, gostava de levantar a questão sobre a ascendência de Manuel Ferreira Pinto.
No livro “HFFPB” de C.B., Manuel Ferreira Pinto é filho de António Ferreira e de Domingas Francisca ou Domingas da Veiga.
Segundo a Habilitação de António Ferreira para FSO, António Ferreira é filho de João Rodrigues e de Ana Ferreira; neto pat. de Domingos Rodrigues e de Maria da Luz; neto mat. de Sebastião Francisco e de Marta Antónia.
Será que tem conhecimento da ascendência de Domingas Francisca ou da Veiga e se consegue ir além do que vem na Habilitação de António Ferreira?
Cumprimentos,
José Valado Arnaud
Link directo:
RE: Ascendência de Manuel Ferreira Pinto
Por enquanto só tenho conhecimento daquilo que vem na habilitação de António Ferreira para Familiar do Santo Oficio.
Infelizmente, tenho tido pouco tempo para me debruçar sobre a ascendência deste meu avô, o que ocuparia, sem qualquer dúvida, todo o meu já escasso tempo livre.
Tenho esperança de, um dia, vir a descubrir a proveniência do apelido Pinto que aparece com Manuel Ferreira Pinto! (Embora seja perfeitamente possível que era de facto descendente dos antigos Ferreira e Pintos, como vem descrito no Brazão de Armas passado a seu neto).
Aliás é um tema interessante para este fórum - a proveniência dos apelidos "novos" nos séculos 17 e 18 em Portugal - com que fundamentos e em que circunstâncias se tomava um apelido.
Link directo:
RE: Ascendência de Manuel Ferreira Pinto
Caro Avintes
Levantei a questão, mais por saber, apesar de aqui só andarmos os dois, que não faltam descendentes de Manuel Ferreira Pinto interessados nestas coisas e desejosos de saber mais, tal como nós. Poderia já alguém ter tomado essa iniciativa.
Mas como a esperança sempre foi a última a morrer estou em crer que irá alcançar os seus objectivos e satisfazer esta curiosidade genealógica a muita gente.
Cumprimentos,
José Valado Arnaud
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 nov 2024, 12:34