Fundador da Vista Alegre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Fundador da Vista Alegre

#24828 | _fRoEs_ | 26 jul 2002 13:58

Exmas. Senhoras, Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, pedir-vos informações acerca do fundador da Vista Alegre, uma das mais antigas fábricas nacionais de vidros e porcelana, hoje uma empresa com enorme tradição e prestígio, tanto nacional como internacionalmente, fundada no início da 1ª Revolução Industrial (1824).

Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Fundador da Vista Alegre

#24833 | Avintes | 26 jul 2002 15:05 | Em resposta a: #24828

O meu 6º-avô José Ferreira Pnto Basto.

Está aqui no GP em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=5389

Resposta

Link directo:

RE: Fundador da Vista Alegre

#24838 | _fRoEs_ | 26 jul 2002 16:17 | Em resposta a: #24833

Caro Luis de Almeida,

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Embora não conheça a sua mãe e o seu pai, sei que são amigos do meu avó materno (dos tempos londrinos) e sei também que a sua mãe é muito amiga da minha avó materna.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Fundador da Vista Alegre

#24852 | Avintes | 26 jul 2002 17:43 | Em resposta a: #24838

Nem mais!

Pergunte à sua mãe se ainda se lembra de Chester Row e de vermos juntos corridas de cavalos na televisão. Nessa altura eu devia ter uns 7 anos! Era mais amigo do seu tio Joaquim e da sua tia Teresa, que são da minha idade (que nessa altura contava!)

Um abraço,

Luis Lavradio

Resposta

Link directo:

RE: Fundador da Vista Alegre

#24858 | José Alberto Allen | 27 jul 2002 01:41 | Em resposta a: #24833

Caro Luís
A propósito deste seu sexto avô, casado com uma minha tia-trisavó ...
Sabe se a Barbara Allen deixou algum espólio, designadamente cartas que lhe tenham sido escritas pelo pai ou irmãos ? Alguém na família saberá disso ?
E agora a despropósito, sabe que o desgosto sofrido pelo Pai da Bárbara por ter perdido a mulher quando esta dava à luz a Barbara ... foi tão grande que lhe chamou isso mesmo, Bárbara, e que só quiz voltar a vê-la quando ela já tinha 22 anos, estava casada e tinha vários filhos ?
Tenho essa história contada pelo próprio, em carta dirigida a uma das irmãs da Bárbara !
Um abraço, J.A. Allen

Resposta

Link directo:

RE: Fundador da Vista Alegre

#24866 | _fRoEs_ | 27 jul 2002 13:11 | Em resposta a: #24852

Caríssimo Luís,

Tal como eu pensava!
Além disso, a minha avó falou-me, ainda há pouco tempo, de sua avó materna (Arriaga e Cunha, se não me engano!) e da casa que lhe pertencia (formidável segundo a minha avó!), onde passou muitos dias e muitas noites.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Fundador da Vista Alegre

#24906 | Avintes | 29 jul 2002 16:40 | Em resposta a: #24858

Uma história tristíssima que a minha Mãe há muito me contou.

Em relação a esta nossa parente não conheço qualquer espólio. Hei-de fazer a pergunta a tios, tios-avôs e outros para ver se descubrimos alguma coisa.

Um abraço do cousin

Resposta

Link directo:

RE: Fundador da Vista Alegre

#24908 | Avintes | 29 jul 2002 16:54 | Em resposta a: #24866

O "Palácio dos Condes de Carnide". Ainda existe, também eu passei lá muitas férias - é dos meus primos José Manuel e Alexandre Street de Arriaga e Cunha, o primeiro é o actual Conde de Carnide. Encontra-se no Largo do Jogo da Bola em Carnide. Grande parte do centro Colombo fazia parte do jardim da casa. A minha avó era a "Pépé" para as amigas...

Uma nota genealógica interessante:

os Carnides usam o nome e as armas dos Cunhas (partidas com as dos Street) sem o ser - um exemplo das obrigações necessárias para a herança do morgadio instituido pelos tios do 1º Visconde de Carnide (eventual herdeiro), já que estes morreram sem sucessão.

A tia do Visconde, uma senhora Cunha, era conhecida como a "Mina de Ouro". Veio a casar mais tarde com o celebre Joaquim Inácio da Cruz Sobral - o das companhias da India!

O Ramalhão (em Sintra) também fazia parte do seu dote e mais tarde foi "dado" a Rainha Carlota Joaquina.

Resposta

Link directo:

Ascendência de Manuel Ferreira Pinto

#24915 | Cascais | 30 jul 2002 08:52 | Em resposta a: #24906

Caro Avintes

Aproveitando o tema, gostava de levantar a questão sobre a ascendência de Manuel Ferreira Pinto.

No livro “HFFPB” de C.B., Manuel Ferreira Pinto é filho de António Ferreira e de Domingas Francisca ou Domingas da Veiga.

Segundo a Habilitação de António Ferreira para FSO, António Ferreira é filho de João Rodrigues e de Ana Ferreira; neto pat. de Domingos Rodrigues e de Maria da Luz; neto mat. de Sebastião Francisco e de Marta Antónia.

Será que tem conhecimento da ascendência de Domingas Francisca ou da Veiga e se consegue ir além do que vem na Habilitação de António Ferreira?

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Manuel Ferreira Pinto

#24926 | Avintes | 30 jul 2002 13:07 | Em resposta a: #24915

Por enquanto só tenho conhecimento daquilo que vem na habilitação de António Ferreira para Familiar do Santo Oficio.

Infelizmente, tenho tido pouco tempo para me debruçar sobre a ascendência deste meu avô, o que ocuparia, sem qualquer dúvida, todo o meu já escasso tempo livre.

Tenho esperança de, um dia, vir a descubrir a proveniência do apelido Pinto que aparece com Manuel Ferreira Pinto! (Embora seja perfeitamente possível que era de facto descendente dos antigos Ferreira e Pintos, como vem descrito no Brazão de Armas passado a seu neto).

Aliás é um tema interessante para este fórum - a proveniência dos apelidos "novos" nos séculos 17 e 18 em Portugal - com que fundamentos e em que circunstâncias se tomava um apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Manuel Ferreira Pinto

#24954 | Cascais | 31 jul 2002 14:08 | Em resposta a: #24926

Caro Avintes

Levantei a questão, mais por saber, apesar de aqui só andarmos os dois, que não faltam descendentes de Manuel Ferreira Pinto interessados nestas coisas e desejosos de saber mais, tal como nós. Poderia já alguém ter tomado essa iniciativa.
Mas como a esperança sempre foi a última a morrer estou em crer que irá alcançar os seus objectivos e satisfazer esta curiosidade genealógica a muita gente.

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Manuel Ferreira Pinto

#25077 | Avintes | 06 ago 2002 10:25 | Em resposta a: #24954

Por enquanto fica a esperança!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 02:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen