A Importância dos backups

Este tópico está classificado nas salas: Informática

A Importância dos backups

#24943 | JCC | 30 jul 2002 18:26

Caros Confrades

Ontem à noite passei por uma peripécia que gostaria de partilhar convosco, para que possam estar prevenidos em situações semelhantes.

Tenho uma base de dados de toda a minha investigação feita,como muitos sabem,com o The Master Genealgist.

Tenho por hábito fazer backups periódicos a fim de evitar surpresas. E, porque tenho dois computadores, tenho duas BD iguais, cuja coerência mantenho em permanência.

Ontem à noite, após estar a actualizar mais um bom número de registos, fiz um backup e fui restaurá-lo na outra máquina, para que as BD se mantivessem iguais. Qual não foi a minha surpresa ao verificar que, entretanto, a disquette se tinha estragado e corrompido toda a informação nela existente. Claro que não foi inconveniente de maior pois pude voltar a fazer o Backup noutra disquette e recuperar a informação.

Mas imaginem o que seria se aquela fosse a única disquette com a informação necessária à recuperação de dados.

Porque estes problemas existem, com muito mais frequência do que a que supomos usualmente, e porque os próprios discos se estragam, para já não falar dos vírus informáticos que teimam a infestar-nos, deixo aqui a minha sugestão:

Fazer backups sistemáticos, frequentes e usando vários grupo de disquettes (ou de CDROM se a informação for muita). Assim, se um grupo se estragar, ainda existem os outros.

Não esperem por que uma desgraça vos suceda para optar este procedimentos. Nessa altura será muito tarde...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: A Importância dos backups

#24945 | RCRCA | 30 jul 2002 18:42 | Em resposta a: #24943

Olá João

Podes contactar-me para o meu e-mail? Gostava de ter a tua opinião para um assunto que transcede este fórum.
Obrigada
Rita
mraraujo@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: A Importância dos backups

#25194 | RABECO | 09 ago 2002 22:47 | Em resposta a: #24943

Caro JCC,
A mim aconteceu-me algo bem pior ... que normalmente só acontecem aos outros.
Tenho 2 discos (C-D) no meu PC com o Windows Xp e utilizo o D para gravar os meus programas.
Acontece que tive necessidade de formatar a unidade C para reinstalar todo o software devido a um problema provocado por outro software que estava a testar.
- Format C: [Enter] e ... só quando começou a formatar, é que verifiquei que a unidade a formatar era a errada!!! o SO não reconheceu a formatação ntfs do Win Xp e formatou a unidade D :-(((
Pois é isto só acontece aos outros a nós ...

Resposta

Link directo:

RE: A Importância dos backups

#25195 | RABECO | 09 ago 2002 22:59 | Em resposta a: #24943

Outra situação que também ocorreu recentemente comigo, foi com um CD-RW onde tinha ( 300 Mb ) de vária informação.
Após fazer o backup - por acaso de um ficheiro do Paf 4 - retirei normalmente o Cd e no dia seguinte quando vou para ir buscar um outro ficheiro ... o conteúdo do CD-RW desapareceu !!! aparecendo apenas uma directoria também ela vazia.
Nota: ao verificar as propriedades do Cd, diz-me que eu tenho ... Mb ocupados.
Pois é, são coisas da informática.

Um abraço
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: A Importância dos backups

#25352 | montedor | 16 ago 2002 00:31 | Em resposta a: #24943

caros senhores:
a questão de formatações acidentais desapareceriam se usassem o W2000,pois não é possivel formatar o disco,que deverá ter uma partição NTFS (TB pode ser particionado na FAT32) pois a formatação só é possivel com o respectivo CD introduzido.
quanto aos MB desaparecidos, às vezes acontece o CDWriter não gravar os dados, convém por isso verifica-los antes de apagar os fich no disco.
de qualquer modo gostaria apenas de vos dizer que O W2000 pro parece-me o melhor de todos-opinião de amador-é mais estável, porporciona maior variedade de drivers para engenhocas,embora no arranque seja mais néscio...
cprtºs
montedor

Resposta

Link directo:

RE: A Importância dos backups

#25353 | montedor | 16 ago 2002 00:31 | Em resposta a: #24943

caros senhores:
a questão de formatações acidentais desapareceriam se usassem o W2000,pois não é possivel formatar o disco,que deverá ter uma partição NTFS (TB pode ser particionado na FAT32) pois a formatação só é possivel com o respectivo CD introduzido.
quanto aos MB desaparecidos, às vezes acontece o CDWriter não gravar os dados, convém por isso verifica-los antes de apagar os fich no disco.
de qualquer modo gostaria apenas de vos dizer que O W2000 pro parece-me o melhor de todos-opinião de amador-é mais estável, porporciona maior variedade de drivers para engenhocas,embora no arranque seja mais néscio...
cprtºs
montedor

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen