Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#24965 | Ricardo de Oliveira | 01 ago 2002 12:34

Encontrei mais dois antepassados portugueses que atravessaram o Atlântico em meados do século XVIII. Irei pesquisar as suas famílias em Portugal. O Capitão José Francisco Caldas e Silvestre Martins Brito

1- João Fernandes e Natalia Francisca, naturais São João das Caldas, atual Caldas de Vizela (São João), Guimarães, Portugal
1-1 Capitão José Francisco Caldas. Possuía sete escravos em 1785 na região da capela de Nossa Senhora das Neves, Macaé, Capitania do Rio de Janeiro. Marco Polo Teixeira Dutra. Phenee da Silva. Os Primeiros Povoadores do Norte Fluminense http://www.brnet.com.br/pages/mpolo/norteflum/Artigos/macaé.htm . Casou com Maria Francisca das Neves no dia 18 de junho de 1756, na igreja de N. S. da Lapa, da vila de S. Salvador dos Campos (dos Goitacazes) – atual Campos -, cabeça da comarca (o registro se encontra no 1º livro que serve aos assentos dos casamentos na freguesia de N. S. do Capivari, na folha 32). Maria Francisca das Neves foi batizada em 26 de junho de 1741 (1º livro, pág. 26, de Capivari). Filha de Silvestre Martins de Brito, natural da vila de Serpis, freguesia de N. S. do Socorro, bispado de Coimbra e Anna das Neves, natural de N. S. do Desterro, termo de S. Salvador dos Campos dos Goitacazes. Silvestre Martins foi casado com Ana das Neves, ambos de Capivari. Foram sesmeiros às margens do rio Macaé em 1758, em terras vizinhas às de Antonio Antunes de Menezes. Em 1759 passava-se na justiça campista, alvará de fiança a Silveste Martins de Brito, assistente na vila de São Salvador, e lá preso na cadeia sob a acusação de ter tirado madeiras das terras dos jesuítas. Pelo ato, pagou a multa de 50 mil réis, apresentando como fiador a Agostinho Borges Teixeira. No mesmo ano os jesuítas foram expulsos do Brasil.
1-1-1 Ana Francisca das Neves c.c. Felix José de Sena Lisboa, filho de Bernardo Sena Lisboa e de Justina Teresa da Rosa. Possuíam 800 braças de terras e um engenho de açúcar no Barreto, região de Macaé em 1818. Marco Polo D. P. da Silva. Os Primeiros Povoadores do Norte Fluminense.
1-1-1-1 José Francisco Caldas, Vereador em Macaé em 1825-1827 (Arquivo Nacional, Arruamento dos cidadãos que tem servido da justiça da vila de São João de Macaé) c.c. Gertrudes Luzia de Vasconcellos, proprietária http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1875/00001101.html , filha do Coronel Antonio Coelho Antão, exterminador de um quilombo em Macaé http://www.castelo.com.br/projetos/quilom/Default.htm , e de Antonia Francisca de Vasconcellos.
1-1-1-1-1 Pedro Francisco Caldas, fazendeiro no Seco, freguesia de Nossa Senhora das Neves, Macaé, http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1875/00001106.html , batizado em 23/5/1831, Igreja de São João em Macaé, Rio de Janeiro. C.c. Isabel Fraga
1-1-1-1-1-1 Augusto Caldas ( Macaé, 29/8/1884 – 1970), químico industrial, proprietário da firma Augusto Caldas, de produtos de limpeza, no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro. C.c.(7/3/1908 – 3ª Circunscrição do Rio de Janeiro) Maria da Glória Nunes Ribeiro (1892-1978), meus bisavós maternos e que eu tive a satisfação de conhecer quando criança.

1-1-2 Padre João Francisco Caldas, batizado em 27 de novembro de 1757, na capela de Sant’anna de sua fazenda de Macaé, tendo como padrinhos Domingos Martins (solteiro) e sua avó Anna das Neves (2º livro de Capivari). João Francisco Caldas foi vigário de S. José de Porto Alegre (maio de 1790) e foi também vigário de S. Mateus de Porto Seguro (de 1791 a mais ou menos 1799). Em 1799 foi nomeado confessor no Rio de Janeiro. O processo de genere do padre João Francisco Caldas, no Arquivo da Cúria do Rio de Janeiro, permitiu que conhecêssemos as origens em Portugal do genearca dos Caldas de Macaé, o Capitão José Francisco Caldas e a naturalidade de Silvestre Martins Brito. Mais dois que atravessaram o Atlântico no século XVIII.

Cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#25028 | Ricardo de Oliveira | 04 ago 2002 14:03 | Em resposta a: #24965

Mais uma contribuição do nosso colega Gilson Caldwell do Coutto Nazareth para essa família originária de São João das Caldas :

Ricardo,
Não sei se chovo no molhado mas aí vai:
Filhos de Felix José de Senne Liboa e Ana Francisca das
Neves,tenho:
1-1-d.Francisca Inpácia do Carmo c/c/Francisco José Coelho
1-2-d.Maria Francisca das Neves c/c/Manuel Gomes Braga
1-3-Antonio Joaquim
1-4-José Caetano da Silva(Seria e José Francisco Caldas????)
............................................................
De Silvestre Martins de Brito e Ana das Neves tenho a mais o filho José Martins de Brito
..............................................................
José Francisco Caldas(Capitão)faleceu antes de 10/11/1803 Em l815 havia quatro filhos deste residentes em Macaé. Sua mulher Maria Francisca das Neves f.no seu sítio do Barreto(Macaé)10-11-1803.
O casal foi pai de:
1-1-João Francisco Caldas(Padre)testou em Campos 23-09-1815
1-2-Manuel Francisco Caldas(habilitado de genere RJ 1778)
c/c/NE.Pais de:
...2-1-José falecido antes de 1804
...2-2-Maria viva 1804
...2-3-Ana Francisca,já citada
...2-4-Josefa Maria das Neves c/c/Manuel José da Silva Cunha
..............................................................
VER-18-7-1814-Efemerides Macaenses-Inédito(Gilson Nazareth)
VER-Cx94-II-61(Tutelas e Curatelas)AN do RJ
..............................................................
Esperando ter sido útil,abração
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#25738 | Ricardo de Oliveira | 29 ago 2002 15:20 | Em resposta a: #24965

Agora em Portugal :

Igreja de São João das Caldas, Caldas de Vizela, Guimarães

Batismo de José aos 12/1/1727, nascido em 7/1/1727, filho legítimo de João Fernandes e de Natalia Francisca, do lugar da Cortinha desta freguesia. Por padrinho a Miguel Mendes e Maria, solteira, ambos filhos de Jorge Mendes, já defunto, e de Margarida Francisca, viúva, do lugar da Aldeia da freguesia de São Miguel das Caldas. Livro nº 4, fl 72 verso.

Casamento de João Fernandes com Natalia Francisca aos 5/5/1715. João Fernandes era filho de Gabriel Fernandes e de Ana da Costa, já defuntos, moradores do lugar da Cortinha. Natalia Francisca era filha de Domingos Mendes e de sua mulher Domingas Francisca, moradores na aldeia de Xuqueiros (Jugueiros), todos desta freguesia. Livro nº 4, fl 152 verso.

Falecimento de João Fernandes aos 29/6/1727, casado que foi com Natalia Francisca do lugar de Cortinha. L 4, fl 148.

Falecimento de Domingos Mendes aos 29/1/1723, viúvo que ficou de Domingas Francisca, do lugar “Teixugueiros”. Ofício de corpo presente de 10 padres e deu as ofertas costumadas. L 4, fl 135.

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#26184 | Ricardo de Oliveira | 08 set 2002 12:24 | Em resposta a: #25738

(continuação)

Batismo de João aos 3/5/1689, filho de Gabriel Fernandes e de sua mulher Ana da Costa, da aldeia do Mourisco (fl 38).

Batismo de Natalia aos 27/12/1688. Filha de Domingos Mendes e de sua mulher Domingas Francisca. Nascida aos 19. Por padrinho Manoel Pereira e sua mulher Francisca Gonçalves. (fl 37).

Batismo de Gabriel aos 28/11/1660, filho de Gabriel Fernandes e de sua mulher Margarida Antonia do lugar de Mourisco. Por padrinho João Francisco do Cabo freguesia de Santa Eulália de Barrosa e Serafina Fernandes, mulher de Simão da Costa de Vilar desta freguesia.

Casamento de Gabriel Fernandes com Margarida Antonia aos 6/8/1653. Gabriel Fernandes era filho de Amador Fernandes e de sua mulher Pelonia Fernandes. Margarida Antonia era filha de Antonio João e de Domingas Francisca.

Falecimento de Gabriel Fernandes aos 7/8/1705, morador no lugar Cortinha, com ofício de dez padres.

Falecimento de Ana da Costa aos 23/6/1714, mulher que foi de Gabriel Fernandes, viúva moradora na aldeia da Cortinha. “Não fez testamento era pobre” (fl 113).

Falecimento de Domingos Mendes aos 29/1/1723, viúvo que ficou de Domingas Francisca, morador do lugar de Teixugueiras. Ofício de dez padres.

Batismo de Gabriel aos 17/2/1630, filho de Amador Fernandes do Villar e de sua mulher Pelonia Fernandes. Por padrinho João filho familias de Gonçalo Lopes de Villar e Ana filha de Catarina Fernandes viúva do casal de Mourisco. Abade Antonio de Fonseca.

Falecimento de Pelonia Fernandes aos 4/11/1653, mulher de Amador Fernandes morador na aldeia de Vilar. Ofício de dez padres.

Casamento de Gabriel Fernandes com Margarida Antonia aos 26/8/1653. Gabriel era filho de Amador Fernandes e de sua mulher Pelonia Fernandes. Margarida era filha de Antonio João e de sua mulher Domingas Francisca

Casamento de Amador Fernandes com Appelonia Fernandes aos 22/12/1624.

Batismo de Margarida aos 15/9/1628. Filha de Antonio João e de sua mulher Domingas Francisca, moradores no casal em Mourisco. Padrinho Domingos, filho familias de Francisco Lopes de São Romão e Maria filha família de Francisco Vieira.
------//------------//---------//---

Trajetória de um nome Caldas, de São João das Caldas, Vizela, Guimarães - Portugal para Macaé, Rio de Janeiro - Brasil

1 - Nome de solteira da minha mãe : Maria de Lourdes Caldas Freire da Costa (nascida no RJ em 1939)c.c. João Vitor Gugisch de Oliveira
2 - Odaléa Ribeiro Caldas (n. no RJ 30/7/1913) c.c. José Carlos Boselli Freire da Costa)
3 - Augusto Caldas, Químico Industrial, morador no Rio de Janeiro (n. em Macaé 29/8/1884) c.c. Maria da Glória Nunes Ribeiro
---------urbanização------------
---------fazendeiros-----------
4 - Pedro Francisco Caldas (Bat. em Macaé 23/5/1831) c.c. Isabel Fraga
5 - José Francisco Caldas, Capitão, Vereador em Macaé em 1825-1827 c.c. Gertrudes Luzia de Vasconcellos
6 - Ana Francisca das Neves c.c Feliz José Sena Lisboa
7 - José Francisco Caldas, Capitão,(Batizado em 7/1/1727 em São João das Caldas, Vizela, Guimarães, casado em 18/6/1756 em São Salvador dos Campos dos Goitacazes, Capitania do Rio de Janeiro) c. Maria Francisca das Neves
--------fazendeiros escravistas, pioneiros em Macaé, Capitania do RJ--------------------------
------- São João das Caldas, Vizela, Guimarães--
8 - João Fernandes (batizado em 3/5/1689, casado em 5/5/1715 e falecido em 29/6/1727 em São João das Caldas, Vizela, c.c. Natalia Francisca (pelas missas post-mortem se avalia a situação social dos falecidos, quase todos com missas com ofícios de dez padres)
9 - Gabriel Fernandes (batizado em 28/11/1660 e falecido em 7/8/1705 em São João das Caldas) c.c. Ana da Costa (não fez testamento - pobre)
10 - Gabriel Fernandes (batizado em 17/2/1630 e casado em 26/8/1653 em São João das Caldas) c.c. Margarida Antonia
11 - Amador Fernandes casado em 22/12/1624 em São João das Caldas com Apolônia Fernandes
--------os Fernandes de São João das Caldas eram de um segmento intermediário na localidade. Não estavam entre os muito pobres ou muitos miseráveis, como percebi nos censos sociais feitos nos livros de óbitos. Eram pessoas com experiência na agricultura e que no Brasil passam a ter mais terras do que qualquer um na sua região de origem. Ficam ligados à terra por mais 150 anos no Brasil, sendo uma das famílias mais antigas de Macaé ------------

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#71904 | Ricardo de Oliveira | 28 ago 2004 22:40 | Em resposta a: #24965

Sesmaria concedida a José Francisco Caldas. Datada de 17/2/1763.
Uma légua de testada com outra de sertão no Rio Macaé, Distrito da Vila dos Campos dos Goytacazes. Uma légua equivale a mais de seis quilômetros, totalizando uma área de quase 40 kms quadrados, área equivalente a mais de uma das freguesias do Norte de Portugal. Era o tamanho da coragem dos desbravadores que vinham de Portugal para o Brasil.
Códice 128, Volume 16, folha 5 verso. Secretaria do Governo do Estado do Brasil
Arquivo Nacional. RJ

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#85297 | Ricardo de Oliveira | 27 fev 2005 12:13 | Em resposta a: #71904

Finalmente encontrei o batismo do meu bisavô Augusto Caldas, Freguesia de Nossa Senhoras das Neves, Livro 7 de batismos (1885-1888), fl. 3 verso, nº 38. Atual Distrito Córrego do Ouro, Glicério, Macaé. Os livros estão na Casa Paroquial Vila Paraíso. A freguesia está vinculada atualmente à Diocese de Nova Friburgo. Levei alguns anos até conhecer os pais da minha trisavó Isabel Fraga. Espero ter sorte para conseguir avançar na genealogia dela e poder alcançar Portugal em alguns dos ramos.

O Vigário Colado Manoel da Silva Souza aos vinte e nove de janeiro de mil oitocentos e oitenta e cinco no oratório particular de Pedro Caldas do lugar de Rio (...) desta freguesia batizei e pus os Santos Óleos no inocente Augusto nascido a vinte e cinco de agosto do ano passado filho legítimo de Pedro Francisco Caldas e D. Izabel Maria Fraga Caldas neto paterno do Capitão José Francisco Caldas e D. Gertrudes Lucia de Vasconcellos Caldas e materno de Manoel Antonio de Fraga e Maria Mathildes de Fraga foram padrinhos Augusto Brandão Bessa Lima e Julia Augusta Lima Bessa e para constar fiz este assento era ut

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#85755 | mpolo | 07 mar 2005 20:25 | Em resposta a: #24965

Uma pequena atualização à mensagem do Ricardo: a Sala de Estudos não está mais em http://www.brnet.com.br/pages/mpolo/norteflum/Artigos/macaé.htm, mas em www.marcopolo.pro.br, no Salão Azul, seção Rio de Janeiro/Genealogias e Artigos/Norte Fluminense.

Marco Polo

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#85771 | Ricardo de Oliveira | 08 mar 2005 02:05 | Em resposta a: #85755

Caro Marco Polo

Grande pesquisador do Norte Fluminense e dos antigos documentos do AN e da Cúria do RJ !
O amigo teria alguma informação sobre a origem do Bernardo Sena Lisboa e da Justina Teresa da Rosa, pais do Tenente Félix José de Sena Lisboa ? Seriam portugueses ?
Também procuro dados sobre o Manoel Antonio Fraga casado com Maria Matildes em meados do século XIX.

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86359 | jhonata | 17 mar 2005 00:41 | Em resposta a: #24965

ola sou de campos-rj e quero me comunicar com vc sobre o nome vizela que na minha familia se chama visela ,as vezes visella.

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86391 | Ricardo de Oliveira | 17 mar 2005 14:52 | Em resposta a: #86359

Caro Jhonata

Seja bem-vindo

É preciso começar com os documentos de batismo e de casamento para encontrar as origens dos seus antepassados. Tem que reunir materiais para elaborar a sua genealogia. Voce já pesquisou nos livros da Igreja de Campos ? Estou procurando o casamento de Manoel Antonio Fraga com Maria Matildes por volta da metade do século XIX. Talvez tenham casado aí em Campos porque a tradição oral dizia que minha trisavò Isabel Maria Fraga seria campista. Não devemos nos basear em tradições orais e sim em documentos. E procurar dá trabalho !

Abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86608 | mpolo | 21 mar 2005 16:25 | Em resposta a: #85771

Prezado Ricardo,

Não achei nada nos meus registros de Campos e cercanias. Mas como continuo pesquisando, uma hora vou ter uma resposta positiva.

Um abraço.
Marco Polo

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86650 | Ricardo de Oliveira | 22 mar 2005 02:51 | Em resposta a: #86608

Caro Marco Polo

Obrigado pela atenção. Vamos procurando. Vamos ver se nos encontramos de novo pelo Arquivo Nacional ou no subsolo da Catedral do RJ no futuro ! O negócio é tirar umas férias para ficar pesquisando nos velhor documentos !

Abraços
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86795 | jhonata | 24 mar 2005 01:08 | Em resposta a: #86391

eu estou procurando pela origem do sobrenome vizela e ja tenho dados ate meus trisavós,espero q vc tenha algo pra mim!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86805 | Ricardo de Oliveira | 24 mar 2005 01:45 | Em resposta a: #86795

Bom Amigo

Infelizmente não tenho nenhuma base de dados sobre Campos. Temos que ir pesquisando. Se voce julgar conveniente abra um novo tópico e apresente detalhadamente os seus dados para ver se alguém pode ir ajudando. Não microfilmaram os livros paroquiais do norte fluminense e eu moro em Curitiba.

Vamos em frente
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86807 | jhonata | 24 mar 2005 02:01 | Em resposta a: #86805

obrigado,amigo.Nao microfilmaram as paroquias aki nao.
Por acaso vc é mormon?

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86808 | jhonata | 24 mar 2005 02:01 | Em resposta a: #86805

obrigado,amigo.Nao microfilmaram as paroquias aki nao.
Por acaso vc é mormon?

Resposta

Link directo:

RE: Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#86825 | Ricardo de Oliveira | 24 mar 2005 10:00 | Em resposta a: #86808

Prezado colega

Eu sou católico apostólico romano, não fundamentalista, tupi, brasileiro quinhentão, descendente das primeiras famílias do RJ, SP, PR, SC, mistura freyreana total, produto do senhoriato do Brasil Meridional e seu amigo pesquisador !

Boa sorte e bom trabalho
Ricardo

Resposta

Link directo:

Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#359042 | luanacaldas | 01 jul 2015 15:35 | Em resposta a: #24965

Caros amigos,

Meu nome é Luana Fernandes Caldas, sendo Caldas do meu Pai, Carlos Alberto Carvalho Caldas.
Filho de Newton Caldas neto de Jayme Caldas.

Estou pesquisando sobre minha família, e sei que minha trisavó ISABEL FRAGA CALDAS e PEDRO FRANCISCO CALDAS tiveram 5 filhos: Augusto Caldas, Maria Gertrudes Caldas da Cunha, Hercília Caldas, Lindolpho Caldas e Jayme Caldas.

Além disso sei que Maria Gertrudes teve um filho com Antonio da Cunha Freire, o Pedro da Cunha Freire, todos já falecidos.

Augusto Caldas teve uma filha com Maria da Glória Ribeiro Caldas, a Oladéa Caldas Freira, todos falecidos.

Algum de vocês teria alguma informação para me dar sobre tais pessoas? Como data do óbito, cartório onde foi feito o registro do óbito ?

Tenho na minha casa as certidões de casamento, nascimento e óbito de alguns deles entre outros que depois postarei aqui para quem quiser, mas as que estou precisando mesmo que são os 5 filhos de Isabel e Pedro eu não tenho, tenho somente os nomes.

Agradeço muito !

Resposta

Link directo:

Caldas - de Vizela, Guimarães p/ Macaé, Rio de Jan

#359080 | jmnovais | 03 jul 2015 00:16 | Em resposta a: #359042

Luana,
creio que o confrade que escreveu o primeiro comentário se refere aos seus trisavós: «1-1-1-1-1 Pedro Francisco Caldas, fazendeiro no Seco, freguesia de Nossa Senhora das Neves, Macaé, http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1875/00001106.html , batizado em 23/5/1831, Igreja de São João em Macaé, Rio de Janeiro. C.c. Isabel Fraga
1-1-1-1-1-1 Augusto Caldas ( Macaé, 29/8/1884 – 1970), químico industrial, proprietário da firma Augusto Caldas, de produtos de limpeza, no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro. C.c.(7/3/1908 – 3ª Circunscrição do Rio de Janeiro) Maria da Glória Nunes Ribeiro (1892-1978), meus bisavós maternos e que eu tive a satisfação de conhecer quando criança.»

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 04:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen