Valor (apelido)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Valor (apelido)

#24982 | orgc | 02 ago 2002 01:49

Caros Confrades
Uma dúvida: será apelido tomado de alcunha, como julgo, ou será de família que existiu?E ncontro-o num avô meu( freg. de Alte) e que julgava ser de apelido - Velho - mas, na TT quem ajuda me deu, leu-Valor- como eu.
Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#45087 | José Valor | 15 jul 2003 20:52 | Em resposta a: #24982

Caro Rafael Carvalho

Encontrou um Valor.
Não conheços os meus antepassados,
trabalho que espero vir a desenvolver em breve,
mas posso dizer-lhe que até ao meu bisavô (Pai do meu Avô Paterno), o apelido varonil, é Valor.
Somos originários de Viseu, Repeses e não conheço mais ninguém, com este apelido, excepto os meus parentes próximos.
Qualquer informação acerca de outros Valor,
agradeço comunicação.

Cumprimentos.
José Valor

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#45090 | rgc | 15 jul 2003 22:03 | Em resposta a: #45087

Caro José Valor

Hoje tem sido um dia, para mim,no âmbito da Genealogia,que merece destaque e também por mails que são de "valor acrescentado" e agora mais com o aparecimento de um confrade,um verdadeiro-VALOR-, de carne e osso,como diriam os nossos antepassados.
Quando não há inconveniente e me lembro ou enho boa disposição gosto de explicar o como e o porquê de algumas descobertas genealógicas.
Foi o ano passado que na T. do Tombo, procurava nos registos paroquiais de Alte,do concelho de Loulé, um antepassado meu,cujo apelido(que ainda pensei ser)-VELHO e ao chegar ao antepassado em questão,depois de muito olhar, tentar reconstituir o nome, li-VALOR-sem dúvida, apelido derivado certamente de alcunha, mas que honra quem o possui e que eu nunca tinha ouvido falar. Por feliz acaso,estava na TT, numa mesa próx.oSenhor Dr.Miguel Côrte-Real, autor da notável obra, a todos os títulos: "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve" q.teve a amabilidade de confirmar que o que está escrito no referido livro é o apelido-VALOR. Eu já tinha posto de parte a idéia de alguma vez vir a conhecer alguma pessoa de tal apelido. E hoje,a surpresa de um-VALOR-não só de apelido, mas com valor pessoal de proporcionar a todos os consulentes deste tópico tal notícia.É verdade que os-VALOR-de sua família são de Viseu, cidade que conheço muito bem, mas é possível que um senhor de tal apelido viesse para o Algarve,tenho uns avós do Porto que também vieram para o Algarve e antepassados dos Fernandes Bexiga,de Boliqueime.Por isso é aceitável pensar que um senhor Valor,de Viseu, viesse para o sul e em Alte tivesse casado e com descendência onde me incluo e o apelido não teve continuação.
Naturalmente e provável que pode não ser nada do que penso e o meu avô ter tomado tal apelido de um antepassado com tal alcunha por ter -valor- e se assim foi-grande homem e valente avô!
Contudo, agradeço que me envie o que sabe de sua família que eu enviarei a descendência do meu dito avô. Pois quem sabe se pesquisarmos iremos descobrir que somos parentes. Que assim seja a bem da Genealogia e satisfação nossa.
Nunca devemos desistir,embora o desânimo se aposse muitas vezes de nós,e pedirmos informação quando não sabemos, insistirmos algumas vezes, porque há esquecimentos que não são por indiferença, mas pela vida profissional e familiar da maioria dos nossos confrades.
Um abraço.
Rafael Carvalho
octaviocarvalho@netcabo.pt




Um abraço de um VALOR, ao menos com tal apelido na família que é um valor apreciável conhecer.Aguardo as suas notícias.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#45092 | manuelr | 15 jul 2003 23:40 | Em resposta a: #45087

Caro José Valor

Encontra tb o apelido Valor no Ninho do Açor, BB. Manuel Antunes Valor faleceu em 1692, casado com Maria Gonçalves Rollam. Os filhos seguiram o Apelido Antunes ou Rolão e ligaram-se aos Rolão, Seco e Fevereiro.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#45098 | rgc | 16 jul 2003 00:14 | Em resposta a: #45092

Caros amigos

Ainda bem que me lembrei de falar no apelido VALOR que tem grande valor para os seus descendentes. Em poucas horas o que conseguimos saber!Agradeço também todas as informações sobre os -VALOR e famílias relacionadas.

Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#45359 | rgc | 19 jul 2003 18:06 | Em resposta a: #45098

Caros José Valor e Manuel da Silva Rolão

Pesquisando na Internet encontrei esta linhagem (sic),radicada na cidade de Alcoy-Alicante.
São suas armas:" en campo sinple una garra de león de oro, reñada de gules"

Com tantos -"leões"na figuração heráldica que tenho de apelidos de família, recordo-me que há muitos anos uma pessoa tendo vindo a minha casa e não percebendo nada de heráldica e ao ver tais representações em brasões, voltou-se para mim e disse-me:" não sabia que o senhor era tão entusiasmado por futebol e se calhar sportinguista !?!, não deixei tranparecer nenhuma simpatia por futebol, que gosto, e limitei-me a referir que não eram emblemas futebolísticos, mas de apelidos. Um sobrinho da referida pessoa ,que estava presente, e sabia do que se tratava, deu depois uma pequena lição de heráldica, muito sugestiva e compreensível.
Mas voltando ao assunto é interessante que encontrei também uma Susana VALOR Quadrado e este último apelido, também nada vulgar(esqueci-me de acrescentá-lo no tópico respectivo), é de famílias antigas e principais do Algarve e um Y.Joaquim VALOR Bravo, também este apelido-Bravo- existiu no Algarve.
A Susana e o Yemny(?)são espanhóis, embora não tenha ainda descoberto a localidade respectiva. E há outros da América Latina.
Não me admiro nada que o apelido-VALOR- tenha sido originário de Espanha e que tivessee passado a Portugal, embora possa ter sido tomado de alcunha (!)em duas regiões de Portugal, muito afastadas uma da outra, e sem ligação familiar; mas as migrações e outras circuntâncias credibilizam a 1.ªhipótese.
Por exemplo, vem a propósito, que nunca perco, dou o caso dos meus avós (séc.XVI/XVII) - Jorge Frz e sua mulher Maria Antónia, que foram moradores em Vilar do Pinheiro, termo do Porto,que nos fins do séc.XVI aprox.aos pric.do séc./XVII, vieram para Boliqueime, e aqui, no Algarve,foram antepassados dos Fernandes Bexiga, que foi gente principal.

Como os meus melhores cumprimentos, espero que tal notícia, sobre os -VALOR- vos agrade.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51642 | rmfrp | 13 nov 2003 23:19 | Em resposta a: #24982

Caro Rafael Carvalho:

Ao consultar recentemente registos de Alte encontrei o apelido Valor.

1. Manuel Gonçalves Valor, filho de João Gonçalves e Beatriz Martins, cc (I) (Alte 27.09.1717) Bárbara Gomes, filha de Noutel Martins e Sebastiana Correia, cc (II) (Alte 01.06.1720) Luísa Maria, filha de Manuel Martins Palma e Leonor Martins. Filho do segundo casamento:
- 2. José Rodrigues Palma, sapateiro, cc Teresa Francisca, filha de Domingos Francisco, alfaiate, e Clara Gomes. Tiveram:
-- 3. José Rodrigues Palma, cc (I) (Alte 23.12.1769) Bárbara Nunes Coelho, filha de Jerónimo Afonso e Maria Nunes, cc (II) (Alte 10.04.1780) Inácia Maria Cordeiro, filha de Brás Martins Cabrita e Maria Rodrigues Cordeiro.
-- 3. Catarina Maria Palma cc (Alte, Capela de Santa Margarida 21.12.1776) Paulo José Lopes, n. Almodôvar, filho de Francisco Gonçalves e Mariana Varela.

Manuel Gonçalves Valor é o antepassado a que se referia a sua mensagem? Verifiquei que na base de dados consta um Joaquim Rodrigues Palma, de Alte, (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=109808) casado com Bárbara Nunes Coelho, sem indicação da ascendência do casal. Creio que o nome Joaquim será erro, tratando-se na realidade do número 3, José Rodrigues Palma.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51648 | rgc | 14 nov 2003 01:27 | Em resposta a: #51642

Caro Rui Pereira

O José (é Joaquim,como diz)e sapateiro é meu avô e o Jerónimo que aparece também como Hieronimo Afonso Cortesão,da freg. de Salir era alfaiate e parece que tais profissões, renderam bons cabedais aos dois compadres, meus avós.
O Manuel Gonçalves Valor também é avô.
Amanhã,aqui estarei a confirmar.
Uma boa noite e muito obrigado por informação aqui dada que desconhecia.

Com os melhores cumprimentos.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51650 | rgc | 14 nov 2003 02:04 | Em resposta a: #51642

Caro Rui Pereira
Ressalvo: José

Talvez antes do almoço, aqui venha para lhe enviar ínformação mais completa,isto é, mais desenvolvida, para eventuais correcções que agradeço sempre.

Até logo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51652 | rgc | 14 nov 2003 05:07 | Em resposta a: #51650

Caro Rui Pereira

Vou escrever como tenho nos meus dados e dado o avançado da hora oxalá não vá confuso.

Joaquim (ou José?)Roiz Palma nat. de Alte, n. 12-12-1745 c/c Bárbara Nunes Coelha (1.ªmulher),ele nat. de Alte, filho de Jose Roiz Palma, oficial de sapateiro e de Tereza Francisca, de Alte,cas.24-2-1743 e primos em 3.º grau de cons.Neto pat.º de Manuel Gls Valor e de Luiza Maria, do Freixo, esta filha de Manuel Miz Palma e de Leonor Martins e neto mat.º de Domingos Francisco, alfaiate e de Clara Gomes cas. aos 7-11-17..e bisneto pat.º de Domingos Francisco(este filho de Antonio da Costa ,nat. da freg, de Santa Maria da Nogueira,bispado do Porto c/c Isabel Roiz,em 1660 e deu de fiança 40.000 réis para correrem "os banhos"), e de Anna Machada e bisneto mat.º de João Gomes (cativo em Argel) e de Maria Vicente.
Barbara Nunes Coelho ,filha de Hyeronimo Afonso Cortesão, da freg. de Salir e de Maria Nunes Coelho, também da freg. de Salir.Neta mat.de João Nunes Coelho e de Barbara Roiz,do Pé da Serra,freg. de Salir e bisneta resp. de Manuel Coelho Machado, viúvo de Domingas Gls e de Philipa Nunes,10-5-1698, ambos de Alte e de Joseph Rodrigues ,de Salir e de Maria Gonçalves.
Estes ainda estão sob reserva,não estão ainda no Genea, porque falta confirmar.
Também encontrei um Manuel Vaz Valor,c/c Maria Nunes aos 26-3-1711 .
E também tenho João Nunes Palma(irmão do José Rodrigues Palma, filho do que é oficial(sic) de sapateiro) c/c Maria de Sousa Lima aos 18-7-1797 ,ela filha de José de Sousa e de Ana do Santos e neta pat. de Bento de Sousa, de Paderne e de Maria de Sousa e neta mat. de Paschoal Andrez Silva e de Maria de Lima Cavaca. Deixei a grafia original de alguns. Todos eles meus avós.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51653 | rgc | 14 nov 2003 05:20 | Em resposta a: #51652

De referir também que encontrei na freg. de Salir,pela mesma época ,o capitão José Dias Nunes e o Padre Manuel Nunes Coelho, que pode ser irmão do João Nunes Coelho.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51758 | rmfrp | 15 nov 2003 00:46 | Em resposta a: #51653

Caro Rafael Carvalho:

Verifico que já dispõe das informações que lhe enviei. Os restantes dados que refere da ascendência de José Rodrigues Palma (filho) e Catarina Maria Palma também coincidem com o que tenho. O ano do casamento de Domingos Francisco e Clara Gomes é 1713.

É claro que Jerónimo Afonso consta nos registos da época como "Hieronimo". O mesmo sucede habitualmente com os vários Jerónimos Borges da minha ascendência entre os séculos XVI e XVIII. Como sabe uso sempre a grafia moderna dos nomes quando descrevo as linhas genealógicas, não só pela simplificação que tal representa sem qualquer perda de informação (exceptuando os raros casos, geralmente nas gerações contemporâneas, em que dois ramos da mesma família fixaram grafias diferentes do mesmo apelido) como pela inexistência, em tempos passados, de uma ortografia fixa como a que hoje conhecemos. Um dos meus "Hieronimo" foi um dia chamado "Geronimo" num registo paroquial. Conheço um caso de uma aldeia em que todos os Franciscos passaram a Francisquos no dia em que chegou um novo Cura e voltaram à grafia anterior no dia em que ele saiu.

Creio que a designação "oficial de ..." apenas indica que determinada pessoa exercia o ofício (profissão) especificado.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51765 | rgc | 15 nov 2003 04:08 | Em resposta a: #51758

Caro Rui Pereira

Ainda bem que os dados coincidem. Assim fico descansado, o que lhe agradeço . Creia que foi informação que apreciei muito e precisava.
Sobre a actualização dos nomes, estou inteiramente de acordo consigo,para informática e banco de dados.
Sem dúvida que devíamos todos usar a grafia actual,para evitar confusões.Mas gosto, e muitos,certamente,gostariam de ver os nomes no original, ao alcance de todos.
Por isso,cometi a princípio tais faltas na introdução de alguns dados que ainda continuam nos meus costados, no Genea, mas que serão corrigidas pouco a pouco.Por exemplo: uns antepassados meus aparecem com a grafia Goyos/as,Goes e Gois.Eu penso que deverei actualizá-los, embora contrariado, todos para -Góis. Mas, porque sou obrigado por questões técnicas, práticas e outras óbvias, na minha opinião, não acho justo e honesto, eu modificar um apelido que avós meus usaram.Claro que tenho de fazê-lo, mas sempre constrangido,embora possa rodear o problema, em aditamentos, notas de rodapé, observações,etc.mas é como que às escondidas.
Interrogo-me algumas vezes sobre este assunto. A grafia sofre evolução, actualizações que devem ser respeitadas, mas lamento ter de bstituir um Roiz, por Rodrigues e ser injusto eu mudar certos apelidos dos meus antepassados ? tirar o ph de Raphael,ou em Collaço tirar um dos ls? por exemplo,ou o Hieronimo passà-l a Gerónimo,um Ayres passar a Aires, um Guzman (assim registado,em paroquiais de Almodôvar passá-lo a Gusmão,etc.
O que estou a dizer não tem utilidade prática, eu sei que deve haver uniformização, para nos entendermos todos. E há sempre o recurso de nas observações ou nos lugares próprios colocarmos os nomes e apelidos que eles de facto usaram. A vida continua é a verdade e não podemos estar agarrados ao passado sem evoluirmos,sucede com os apelidos e com muito mais,o progresso não é estático.
Assim,estou plenamente de acordo consigo para efeitos informáticos,mas lamento ter de actualizar certos apelidos familiares.
Acerca de "oficial de alfaiate,sapateiro, ainda me lembro na minha aldeia de um "oficial albardeiro ",para o mestre Serafim; o "oficial" caíu em desuso e passou a "mestre",em certas profissões, na pessoa do profissional mais antigo ou sabedor,ou de"cabedais mais substanciais"
Com os melhores cumprimentos,fico aguardando mais informações valiosas.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51806 | rgc | 16 nov 2003 02:48 | Em resposta a: #51758

Caro Rui Pereira

Domingos Francisco c.c Ana Machado a 6-11-1695. Ele filho de António da Costa e de Isabel Rodrigues ,da freg. de Santa Maria da Nogueira-bispado do Porto, que deu 40.000 réis de fiança para correrem os banhos,a data de 1660 que coloquei é uma data que calculei do casamento deles,1.ºem Faro, com palavras de presente),baseado na data de casamento do filho.Mas de onde tirei tal apontamento é difícil agora recordar-me. Seria do regº. de casamento do filho, o que não creio, mas algures nos liv. paroquiais de Alte, pois tenho uma vaga de ideia que se receberam aqui depois de corridos os banhos,em Faro e o que li referia-se que no livro competente da Sé ficara o resp.º registo.Mas como isto foi apontado há bastante tempo,receio alguma

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51807 | rgc | 16 nov 2003 03:01 | Em resposta a: #51806

omissão.
Manuel Gonçalves Valor,de Alte,ou outro do mesmo nome e apelidos casou com Josefa Rodrigues a 12-Dez.º 1739.Os outros dados conferem com os meus.
Ana Machado é filha de Bart.Gonçalves e de Domingas Vaz, que quando for à TT confirmarei.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Já agora um pormenor técnico que me tem causado problemas. Tenho outro rato novo,comprado ontem, mas tal como o outro já com muitas horas de serviço,também não corre ou fixa convenientemente a barra lateral quando clico, tenho de arrastá-la. Mas que chatice ! Por isso a mensagem foi cortada.
Por que será que isto sucede, apenas há cerca de três dias ?

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51834 | rgc | 16 nov 2003 19:44 | Em resposta a: #51807

Caro Rui Pereira

Jerónimo Afonso Cortesão e Maria Nunes, do sítio do Pé da Serra-Salir foram pais de João Nunes Cortesão c.c Isabel Guerreiro Cavaco aos 18-Jan.-1775,em Alte.A Isabel é filha de José Guerreiro de Brito e de Beatriz Gonçalves, moradores em Benafim Pequeno.
O que ainda não sei é se estes -Cortesões-são parentes dos outros-Cortesões-de Alte,Benafim,Boliqueime e Estômbar,também minha família

José Rodrigues Palma c.c Bárbara Nunes Coelho a 23-Dez.-1769 ,teve como test.ª de cas.ºo Doutor Francisco Lopes de Faria,Juíz de Fora, de Loulé e o alferes José Rodrigues Baptista, de Alte.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

P/script. O rato já se resolveu a trabalhar em condições :-)

Resposta

Link directo:

RE: Valor (apelido)

#51839 | rgc | 16 nov 2003 22:50 | Em resposta a: #51834

Leia-se - Cortesãos
RC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 14:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen