Morgados de Pascoaes / Pascoais

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias

Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25086 | Jacinto Bettencourt | 06 ago 2002 14:27

Alguém me poderia dar uma indicação sobre a genealogia destes morgados?
Muito obrigado,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25092 | jpcmt | 06 ago 2002 15:57 | Em resposta a: #25086

Caro Confrade:
O morgado de Pascoaes estará relacionado com a família do escritor Teixeira de Pascoais, proprietários da antiga Casa de Pascoais perto de Amarante, família esta que ascendeu ao pariato heriditário em 1906?.
É bem possível que haja outros morgados com o mesmo nome.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25106 | orgc | 06 ago 2002 21:53 | Em resposta a: #25092

Caro Jacinto Bettencourt
No n.º55-56-Lx-1971-ano XVI Jan.-Junho-Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris há um bom Esquema Genealógico do poeta Teixeira de Pascoaes,da autoria do Dr.Carlos Lobo de Oliveira.
Caso lhe interesse e não possa consultar o referido Boletim,farei a trancrição respectiva,caso seja permitido,pois desconheço tais trâmites.Ou enviar-lhe-ei fotocópia.
Os meus melhores cumprimentos,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25116 | Ortigão | 07 ago 2002 15:01 | Em resposta a: #25086

Caro Jacinto

Antes demais desculpe não lhe ter respondido ao mail que me enviou mas estou em Amarante pelo que não tenho bom acesso á minha caixa postal. Dá para ler, mas responder é um berbicacho.

E aqui vai a genealogia da Casa de Pascoais:

I. Manuel Fernandes Gouveia, filho de Gaspar Fernandes e de Maria Dias , teve o ofício de sapateiro, e era mercador de loja aberta em Amarante em 1695 . Foi Senhor da Quinta de Pascoais por volta de 1650. Casou com Maria Moreira de Carvalho, filha de Paulo Moreira.

Filhos:
II.1 João Moreira de Carvalho, instituiu em 1672 uma capela junto á casa de Pascoais . Ao centro dessa capela, no tecto, encontra-se entalhado em madeira um escudo com as armas dos Moreiras, Magalhães e Teixeiras (vd. acima Comentário).
II.2. Clara Moreira de Carvalho, que casou com João Teixeira de Vasconcelos, filho de Jacinto Teixeira de Magalhães e de Grácia de Queirós e Vasconcelos, como vimos na Pedra de Armas nr.º 2.
II.3. Martim Afonso Moreira de Carvalho, que segue.

II. Martim Afonso Moreira de Carvalho, formado em Coimbra, Cavaleiro da Ordem de Cristo , Senhor da Casa de Pascoais, casou com Isabel Teixeira de Vasconcelos, irmã de seu com-cunhado João Teixeira de Vasconcelos, acima.

Filho (entre outros):
III. João Mendes de Vasconcelos, Cavaleiro da Ordem de Cristo em virtude dos serviços prestados pelo seu avô materno Jacinto Teixeira de Magalhães, e apesar de contar apenas nove anos de idade , Fidalgo da Casa Real, Capitão de Infantaria na Guerra da Sucessão, foi Senhor da Casa de Pascoais, e nasceu em Amarante a 10.9.1686, falecendo a 10.12.1737. Casou com sua prima em 2.º grau Francisca Isabel Clara de Vasconcelos, filha de Inácio Torres e de Grácia de Queirós e Vasconcelos (vd. abaixo § Único - Vasconcelos, Morgados de Fontelas).

Filho (entre outros):
IV. João Inácio Teixeira de Vasconcelos de Queirós e Magalhães, Senhor da Casa de Pascoais, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real , Cavaleiro da Ordem de Cristo, que restaurou e mandou colocar Armas de Vasconcelos, Teixeiras, Queirós e Magalhães na Capela de São Jacinto no Mosteiro de S. Gonçalo, Amarante. Casou com Leonor Amalia Arriaga de Sotomaior, filha de Manuel Pinheiro de Sotomaior e Vasconcelos, Moço-Fidalgo da Casa Real, Capitão-Mor de Ceia, Senhor da Quinta de Santa Eulália na Serra da Estrela, e de Teresa Bernarda Pimentel de Queirós.


§ unico - Vasconcelos, Morgados de Fontelas

I. Martim Mendes de Vasconcelos , Morgado de Fontelas , casou com Inês de Sequeira, filha de Gaspar de Sequeira e de Guiomar Queirós; neta paterna de Gaspar de Sequeira e de Francisca Ribeiro; neta materna de João Esteves Rebelo e de Isabel de Queirós.

Filho (entre outros):

II. João Mendes de Vasconcelos , casou com Maria Borges, filha de António Borges e de sua mulher Ana Gonçalves.

Filha (entre outros)
III. Gracia de Queirós e Vasconcelos, casou com Jacinto Teixeira de Magalhães , Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo , Capitão Mor do Concelho de Gestaço, Marechal de Campo de um terço de auxiliares da província de entre Douro e Minho, que fal. a 29.7.1693 , filho de Luís Teixeira de Magalhães , Fidalgo da Casa Real, e de sua mulher Mariana Couceiro Rebelo; neto paterno de António Teixeira de Araújo de Vila Real, e de sua mulher Francisca de Magalhães .

Filhos (entre outros):
IV.2. João Teixeira de Vasconcelos, que segue.
IV.2. Isabel Teixeira de Vasconcelos, casada com Martim Afonso Moreira de Carvalho, Senhor da Casa de Pascoais (vd. Pedra de Armas n.º 6).

IV.2. João Teixeira de Vasconcelos, Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo (carta de padrão de tença e hábito de 13.4.1678) , Capitão-Mor do Concelho de Gestaço. Instituiu uma capela dedicada a S. Jacinto, no Mosteiro de S. Gonçalo . Casou com Clara Moreira de Carvalho , filha de Manuel Fernandes de Gouveia, mercador de Amarante, senhor da Quinta de Pascoais, e de sua mulher Maria Moreira de Carvalho.

Filhos:
V.1 Jacinto Teixeira de Magalhães, Familiar do Santo Ofício, Fidalgo da Casa Real , casou sem geração .
V.2 Gracia de Vasconcelos, que segue.
V.3 Clara de Vasconcelos, freira em Santa Clara de Amarante.

V. Gracia de Vasconcelos, casou com Inácio de Torres , Governador do Castelo de São João da Foz, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Marechal de Campo, filho de Francisco Alves de Araújo, e de Maria Jácome Torres.

Filha:
VI. D. Francisca de Vasconcelos, que casou com o primo co-irmão de sua mãe, João Mendes de Vasconcelos, Senhor da Casa de Pascoais (acima).

Fontes -

SILVA, António Lambert Pereira da – Nobres Casas de Portugal, Porto: Livraria Tavares Martins, 1958, 2.º vol., p. 109.

CRAESBEEK, Francisco Xavier de Serra – Memórias Ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho no ano de 1726. Ponte de Lima: Ed. Carvalhos de Basto, 1992, vol. 1, p. 342.

ALVES, Artur da Motta – O Morgadio de Fontelas. Lisboa: s.n., 1937, p. 39.

MORAES, Cristovão Alão de – Pedatura Lusitana. Braga: Ed. Carvalhos de Basto, 1997, vol. 1, p. 405-406;

GAYO, Manuel José da Costa – Nobiliario das Familias de Portugal, vol. 28, p. 78.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25155 | Jacinto Bettencourt | 08 ago 2002 18:56 | Em resposta a: #25116

Caro Rodrigo,

Muito obrigado! Depois peço-lhe que, quando tiver tempo, me dê uma ajudazinha nos livros.
Entretanto, já que está em Amarante... tenho referência a um antiga quinta junto a Amarante onde foi instituído o morgadio de Pombal. Tinha qualquer coisa haver com Rebelos e Sousas. Tem alguma referência? Trata-se de uma casa ligada a Borba de Godim (Mouras Coutinhos).
Entretanto, vai estar por aí no fim do mês? Vou a Vilar de Perdizes e podíamos trocas umas impressões.
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25205 | jhuet | 10 ago 2002 23:52 | Em resposta a: #25155

Caro Jacinto Bettencourt,

Por acaso tem alguma ligação familiar com Vilar de Perdizes? É que apesar de não conhecer a casa, sempre ouvi falar dela, e muito principalmente a minha tia Isabel da Silveira, que mantinha relações de amizade e de parentesco com o Dr. Jacinto Bettencourt, seu proprietário há uns 15 anos.
Tenho interesse em Vilar de Perdizes por ser uma das casas donde descendem os meus filhos, pelo lado materno, pois são 5.ºs netos de Luisa Adelaide de Sousa e Barros, de Samaiões, que casou com Joaquim Ferreira Cabral Pais do Amaral.
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25212 | doria_gen | 11 ago 2002 09:16 | Em resposta a: #25155

Jacinto,

Bom dia. Tenho algo da origem desses morgados nos Moreiras, tentativamente, com a ajuda de Gayo e de fontes mais recentes.

Forte abraço, Francisco Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25219 | sapeca | 11 ago 2002 12:03 | Em resposta a: #25205

Caro amigo e Parente José Huet:
Há um livro publicado há muito sobre "Os Morgados de Vilar de Perdizes" que comprei há tempos na Sousa & Almeida e ofereci a meu sogro e teu Primo. Tem-no em Cavalhõesinhos.
Se quiseres, pede para o consultar.
Não me recordo de momento do nome do autor, ainda que pense que é um descendente deste antigo morgadio.
Tem fotos da casa e até reconstituições.
Há muito que não tenho o prazer de te ver. Dá notícias, gostava de te reencontrar.
Um grande abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25224 | doria_gen | 11 ago 2002 17:53 | Em resposta a: #25116

Andei olhando no Gayo, l.c., e de lá passei às árvores de costados e ao título Moreiras, onde aparecem,

Manuel Fernandes Gouveia, filho de Gaspar Fernandes e de Maria Dias , teve o ofício de sapateiro, e era mercador de loja aberta em Amarante em 1695 . Foi Senhor da Quinta de Pascoais por volta de 1650. Casou com Maria Moreira de Carvalho, filha de Paulo Moreira.

Só que, em Gayo, Maria Moreira é filha de um Salvador André e de outra Maria Moreira, esta filha de um André Moreira que é com certeza o homônimo em ``Moreiras de Tarouquela,'' de Sousa Lara e Fernandes. Nisso tudo parece faltar uma geração: seria

André Moreira (irmã atestada c. 1515, quando se casa; ele pode ter casado depois).

Maria Moreira, I. C.c. Salvador André.

? Paulo Moreira

Maria Moreira (que Gayo dá como ``tecedeira''). C.c. Manuel Fz de Gouveia...

etc.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25225 | doria_gen | 11 ago 2002 17:59 | Em resposta a: #25116

Acrescento o seguinte: em 1567 passa ao Brasil um Martim Afonso Moreira, dado como n. em Setúbal, filho de um Antonio Moreira ``dos de Basto,'' que em depoimento de começos do século XVII diz-se com ``mais de cinquenta anos.'' Morre depois de 1622; era abastado, porque tinha terras que vendeu aos franciscanos - a lindíssima igreja de S. Francisco, em Salvador, foi construída (primeiro prédio) c. 1580 nas suas terras, e destas o restante foi passado aos frades menores em 1622.

Seu filho primeiro, Antonio Moreira de Gamboa - Gamboa da mãe - e o neto primeiro, Martim Afonso de Mendonça, eram, segundo o testemunho do linhagista Jaboatão, fidalgos da casa real. A onomástica, datas, etc., sugerem fortemente que fossem destes, até porque não achei outros Moreiras com tais nomes na região, no mesmo período.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25226 | jhuet | 11 ago 2002 20:01 | Em resposta a: #25219

Caro Fernando Monteiro

Julgo que me estará a confundir com o José Cláudio do Fôfo, eu sou o José Huet dos de Carrapatelo, e a minha mulher é que é prima de seu sogro, também ela uma Ferreira Cabral de Penaventosa.
O meu parentesco, bem como o do Zé Cláudio, é pelos Marramaque da sua sogra.
Quanto ao livro que refere também o possuo, tem uma foto que apreciamos muito, o do vestido de casamento de Maria Bárbara Damasceno em 1800. A minha mulher ainda o viu em Samaiões antes de a casa ter saido da família.
Julgo que nunca o encontrei nas minhas andanças pelo Arquivo Distrital do Porto, nem nas reuniões do Centro de Estudos da Moderna, mas certamente não faltarão oportunidades.

Um abraço do parente
José Huet Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25229 | sapeca | 11 ago 2002 23:02 | Em resposta a: #25226

Caro José Huet de Bacelar:
As minhas desculpas pela familiaridade assumida. Na verdade confundi-o com seu primo.
Estupidez a minha, pois não me parecia que seu primo fosse casado com uma cabral de Penaventosa.
O Primo Alexandre Cabral esteve há algumas semanas em Cavalhõesinhos, com a Mulher, a Prima Marília. Ainda estive com eles, pois me encontava com minha Mulher a passar uns dias de férias lá.
Quanto aos encontros e desencontros, penso efectivamente não nos termos encontrado. Ao ADP vou raramente, ao Centro de Estudos, menos ainda.
Renovando os pedidos de desculpas pela minha confusão, apresento-lhe os cordiais cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25277 | Jacinto Bettencourt | 12 ago 2002 18:41 | Em resposta a: #25205

Caro José Huet de Bacellar,

O meu é de facto o proprietário do Paço de Vilar de Perdizes e o meu avô, Jacinto, ainda está vivo com os seus 93 anos. Daqui a duas semanas vou passar lá 15 dias de férias, com direito a Congresso das "Bruxas".
Conheço muito bem o "primo" António Sousa Barros, da casa de Samaiões, a qual foi vendida há cerca de 10 anos. O arquivo da casa, que conserva bastantes documentos dos Ferreira Cabral, está no Arquivo Distrital de Vila Real em inventário.
Está sempre convidado a dar lá um pulo.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25363 | Ortigão | 16 ago 2002 13:56 | Em resposta a: #25155

Caro Jacinto

Voltei da faia na segunda-feira e estou agora em Cascais.
Quanto aos Rebelos de Sousa de Borba de Godim, o inegualável Craesbeek tem referências no volume I, página 353, mas só referindo o casamento dos Moura Coutinho, e adiantando apenas dois nomes. Ainda falando dos Moura Coutinho fala de uns Carvalho Guedes, possivelmente relacionados.

abraços,
Rodrigo Ortigao Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25366 | nrleite | 16 ago 2002 14:55 | Em resposta a: #25363

Rodrigo,
Até quando ficas em Cascais? Convido-te para um café?
Um abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25369 | Ortigão | 16 ago 2002 15:30 | Em resposta a: #25366

Olá Nuno

Fico em cascais até dia 22-23. O fim de semana já está apertado de agenda mas de resto estou com bastante tempo livre, e provavelmente ainda vou fazer umas tardes de IAN/TT. O meu telf é o 93 312 30 40 se quiseres combinar alguma coisa, mas deixa-me ser eu a convidar :)

abraços,
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25421 | vbriteiros | 18 ago 2002 18:50 | Em resposta a: #25363

Pelo seu texto deduzi que Faia eh a Casa da Faia em Amarante, que julgo pertencer ao meu amigo Rui Ortigão de Oliveira, que já não vejo há meses. Um abraço para ele.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25465 | Ortigão | 19 ago 2002 18:47 | Em resposta a: #25421

Caro Vasco

É de facto dessa Faia que tratava. Abraço será entregue e certamente retribuído.

melhores cumprimentos,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25497 | Jacinto Bettencourt | 20 ago 2002 15:58 | Em resposta a: #25224

Caro Francisco,

Podia dar-me a cota dessas informações? E por acaso o Gaio não refere uns Rebelos ou Mouras?
Um abraço e obrigado,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25498 | Jacinto Bettencourt | 20 ago 2002 16:00 | Em resposta a: #25219

Caro Fernando de Sá Monteiro,

O autor é o meu avô, Jacinto Bettencourt, que é de facto o representante dos morgados. O Paço foi readquirido em 1964.
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25499 | Jacinto Bettencourt | 20 ago 2002 16:01 | Em resposta a: #25226

Caro José Huet Bacellar,

Conhece o famoso vestido! Ainda tenho um documento - julgo de compra e venda - envolvendo Maria Bárbara Damasceno.
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25527 | doria_gen | 21 ago 2002 10:57 | Em resposta a: #25497

Jacinto:

Está no Gayo, tto. Moreiras, e no Vasconcellos e nos costados, nas citações que fiz acima. A linha em Gayo é - mais ou menos - a que está nos _Morgados de Fontellas_. O ancestral em Gayo é um André Moreira, que ele dá por filho de um Gonçalo Anes, dito de Sousa, mas que Lara/Fernandes corrigem para João Anes, dos Moreiras antigos.

Gayo acrescenta uma geração, os filhos desse André Moreira, que não aparecem em Lara/Fernandes. No resto, as gerações imediatas são consistentes com L/F e com o _...Fontellas_. Até se entende o erro do ``Gonçalo'' - foi o primeiro sr. da casa de Pascoais.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25828 | jhuet | 01 set 2002 20:32 | Em resposta a: #25499

Caro Jacinto

Não conheço o vestido, quem o conhece é a minha mulher, nem sei se ainda para na família, com a venda de Samaiões.

A última vez que estive com a Luísa Adelaide foi há uns 14 anos no casamento de uma prima co-irmã da minha mulher, Maria do Carmo Leiria, com o meu irmão, em que estiveram presentes todos os ramos da família Ferreira Cabral, talvez tenha sido a última grande reunião familiar do século XX.

Tem hipótese de me informar que trata o documento que refere, em que surge a Maria Bárbara Damasceno?

Um abraço do parente por afinidade
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25837 | aburma | 01 set 2002 23:41 | Em resposta a: #25363

Caro Primo Rodrigo,

A sua referência à Faia fez-me lembrar uma ou duas visitas que lá fiz em miúdo, no tempo da prima Adelaide.
Estes Moura Coutinho que refere são os nossos comuns antepassados, como por exemplo, Maria Emerenciana de Moura Coutinho cc Bernardo Pinheiro de Aragão Sauzedo? E por falar em Pinheiro de Aragão Sauzedo, tem elementos anteriores a João P.A.S. cc Maria de Andrada (sec. XII-XVIII)?

Obrigado e um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#25842 | aburma | 02 set 2002 00:24 | Em resposta a: #25837

Caro Rodrigo,

Como notará, enganei-me ao referir que a nossa 6ª avó Maria Emerenciana casou com Bernardo Pinheiro de Aragão Sauzedo. Na realidade, e não estarei a dar-lhe nenhuma novidade, casou com António Perfeito Pererira de Menezes, e Bernardo P.A.S. com Maria Leonor de Lacerda. Posto isto, as minhas perguntas mantêm-se.

Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#26142 | Ortigão | 06 set 2002 18:32 | Em resposta a: #25837

São de facto os mesmos. Eles estão de resto ligados a um numero de familias de amarante, como os Morgados de Sá, depois Balsemões, os Cerqueira Moniz Morgados de São Tiago, os Alvelos, etc... Os Pinheiro de Aragão SAuzêdo são hoje representados pelos Castro das Brolhas de Lamego. Entre-Águas, morgadio dos Moura Coutinho, fica em Jazente (ou será São Simão?) freguesias muito periféricas de amarante, já quase no marco de canavezes.
Quanto a Pinheiros de Aragão, o Gayo da a resposta, mas não o tenho comigo. Tinha inclusivamente uma série de fotocópias seleccionadas de Pinheiros, Mouras e Coutinhos.
Os Pinheiro de Aragão estão fortemente relacionados com os Pinheiro da Câmara, que foram varonia dos Perestrelo de Vasconcelos até ao casamento com o Desembargador Luís Coelho, biografado pelo Lourenço Correia de Matos.

abraços,
Rodrigo Ortigao de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#26170 | aburma | 08 set 2002 00:16 | Em resposta a: #26142

Rodrigo,

Obrigado pela ajuda e pelas pistas. Até à próxima.

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#26621 | Jacinto Bettencourt | 16 set 2002 11:44 | Em resposta a: #26142

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira,

Precisava de um favor seu. Pode contactar-me?
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Pascoaes / Pascoais

#26622 | Jacinto Bettencourt | 16 set 2002 11:47 | Em resposta a: #25828

Caro José Huet,

Julgo que se trata de uma escritura de venda. Possuo ainda outros documentos indirectamente relacionados com a família (p.ex. testamento de Francisca Sousa Pereira Coutinho, que institui herdeiro alguém de Samaiões e da Casa de Canelas).
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 07:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen