Visconde de Faria

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Direito

Visconde de Faria

#2514 | GML | 08 mar 2001 02:10

Reparei que foi mencionado num dos tópicos deste Forum, o título de Visconde de Faria. Já tinha reparado que no Boletim Oficial do Concelho de Nobreza se diz que foi estabelecido um pacto de família (penso que para ser revalidado no actual titular!) Será que alguém me pode dizer o que é que isto significa exactamente e se tal prejudica a validade do dito título?

Agradeço antecipadamente.

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#2519 | JCC | 08 mar 2001 11:19 | Em resposta a: #2514

Lourtenç

Esta é contigo...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#2533 | LCM | 08 mar 2001 15:41 | Em resposta a: #2514

Olá Guilherme

Não sabia que desconhecias o "caso Faria" no qual fui um herói, para uns, e o pior dos bandidos, para outros. Não se pode agradar a "gregos e troianos" ao mesmo tempo e para alguns espiritos menos lucidos tudo o que o Conselho de Nobreza faz é Lei. Neste caso estava muito errado como demonstrei num artigo que tenho todo o prazer em mandar-te uma separata, pelo que peço a tua morada para o meu e-mail: correia.de.matos@mail.telepac.pt
Um abraço amigo
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#2535 | LCM | 08 mar 2001 15:43 | Em resposta a: #2514

O e-mail é: correia.de.matos e não somente "matos" como aparece sublinhado na mensagem anterior.
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#27176 | epossolo | 23 set 2002 17:43 | Em resposta a: #2535

Ex.mos Senhores,
Partecipo, pela primeira vez neste forum, porque fiquei admirado, com a confusão que existe em relação à atribuição do Titulo de Visconde de Faria e a atitude do C.N.
Sobre este assunto acho que é fácil de resolver basta consultar in " Familia Possollo de A. de Faria - 1906" e depois procurar os descendentes. Ficarei triste, se esse Titulo estiver mal atribuido, presto homenagem ao Visconde de Faria que deixou a toda a Familia Possollo um património que não tem preço, o registo de gerações desta ilustre familia.
Com os melhores cumprimentos.
Ernesto Possolo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#27187 | zamot | 23 set 2002 18:14 | Em resposta a: #27176

Caro Ernesto Possolo

Sobre este assunto queira ler " Conselho de Nobreza - do Crédito ao Descrédito" de Lourenço Correia de Matos em que este e outros episódios vêm lá relatados.

Um abraço

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#27197 | zebrasileiro | 23 set 2002 20:25 | Em resposta a: #27176

Exmo Senhor Ernesto Possolo

Saiba meu caro senhor que este foi um dos casos mais escandalosos do Conselho dito de Nobreza.

Este titulo foi dado a um parente afastado da mulher do Visconde de Faria, invocando um pacto de familia fantasma, quando existiam herdeiros do referido Visconde.

ze brasileiro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28462 | António Bucho | 11 out 2002 15:45 | Em resposta a: #27197

Caros participantes,
Afinal este assunto chegou ao tribunais. Contaram-me que o Visconde de Faria vai accionar judicialmente o Conselho de Nobreza, tendo encomendado 3 paraceres de professores de direito que lhe custaram 10.000 contos.
Cumprimentos,
António Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28535 | zamot | 12 out 2002 11:52 | Em resposta a: #28462

Sr Antonio Bucho

Embora pense que esta sua intervenção tem 2ªs intenções, caso possa compre " O Dia" e leia a entrevista do LCM. Caso não consiga encontrar o jornal, inscreva-se no Guarda Mor ( mas aí tem o inconveniente de ter de se identificar) e leia a entrevista publicada na integra.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28539 | jobe00 | 12 out 2002 12:17 | Em resposta a: #28535

Para rechear esta matéria do travo forte da realidade, convido os estimados participantes deste interessante "Forum" a ler na correspondência publicada de José Maria Eça de Queiroz uma carta relatando a sua ida ao consulado português em Paris onde pontificava a temível Viscondessa de Faria. Talvez que a partir dessa leitura, o "casus belli" arrefeça e se acenda o fulgor desse personagem ímpar!
Este convite vai especialmente endereçado ao caro Lourenço que espero se divirta!
Um abraço,
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28542 | LCM | 12 out 2002 12:30 | Em resposta a: #28539

Caro tio João,

Conheço bem o episódio, das "quinas por um barbante" e do nosso querido Eça esgueirando-se escada abaixo aproveitando um momento de distração da Viscondessa de Faria. A carta, dirigida a Oliveira Martins, é um documento inesquecivel!
Que pena não ter a pena do nosso Eça para descrever com a mesma graça e ironia o que se passa agora, em que também se "esgueiram escada abaixo" fugindo de um temível Visconde de Faria, que de Faria nada tem, e que é apenas parente da mãe da furiosa Viscondessa de Paris...
Falta-me o génio mas espero que não me falte a coragem, que levou o Eça a ser toda a vida um polemista.
Estou a espera de notícias suas.

Um abraço do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28544 | zamot | 12 out 2002 12:35 | Em resposta a: #28542

Caro Lourenço

Lol Lol Lol
Brilhante resposta como sempre. A coragem realmente não te falta como ficou ontem provado. Prestaste um serviço à Causa. Quanto à graça e ironia esta resposta diz tudo.

Um Abraço

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28562 | magalp | 12 out 2002 15:15 | Em resposta a: #28539

Caríssimo João

Sempre tens um sobrinho levado da breca...
Não tenho essa correspondência de Eça que referes. Acho q. não está incuída na edição dita do centenário - Lello,1947.
Acho q. ao nosso Sábio Lourenço não falta engenho e arte, e como ele, tb. espero notícias tuas!
Abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28564 | LCM | 12 out 2002 15:19 | Em resposta a: #28562

A S.Ex.ª Rev.ª o Bispo-Conde de Mesão Frio - tinto

Caro Manuel,

A carta encontra-se transcrita no "Dicionário de Eça de Queirós" de A. Campos Matos, mas apenas na 2ª Edição, revista e aumentada, no verbete "Faria" que nem sequer existe na 1ª.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28565 | magalp | 12 out 2002 15:29 | Em resposta a: #28564

Sábio Lourenço

Eu bem dizia q. eras levado da breca...
E ainda por cima, rapidíssiomo, bem ao estilo "Speedy Gonzalez"!
Mto. obrigado pela informação. Não tenho essa obra e realmente deveria tê-la.

Outro abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28571 | magalp | 12 out 2002 15:45 | Em resposta a: #28535

Zé Thomaz

Realmente, quem te tiver como amigo, pode considerar-se honrado e feliz! Tu sabes sêr pronto e muito fiel amigo!
É por estas verificações (não de títulos ou mercês...) que gostava voltassem ao assunto da genética... é q. eu li, com o maior gosto, as memórias do teu Bisavô e, "filho de peixe sabe nadar..." neste caso, bisneto.
Comparando-te ao teu primo bis-Vis Aburma, embora o vosso parentesco não seja muito próximo, palpita-me q. vcs. têm uma grande quantidade de genes dos vossos ancestrais comuns!

Grande abraço!
MM

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28580 | zamot | 12 out 2002 16:43 | Em resposta a: #28571

Obrigado meu caro Manuel, bondade sua. Até corei.


Um abraço


Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28611 | Jacinto Bettencourt | 13 out 2002 01:11 | Em resposta a: #28462

Independentemente da posição pessoal de cada um, tudo isto será menos um ponto para a imagem da Casa de Bragança.
Shame, nothing but shame...

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28620 | zamot | 13 out 2002 10:30 | Em resposta a: #28611

Caro Jacinto Betencourt

Perfeitamente de acordo, e todos nós temos a preocupação com a imagem da Casa Real, mas a Casa Real e as suas estruturas também têm de colaborar um pouco para a manutenção da sua imagem, não acha?

Um abraço

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28660 | Jacinto Bettencourt | 13 out 2002 20:01 | Em resposta a: #28620

Caro Zé Tomáz de Mello Breyner,

Concordo consigo. Mas penso que devemos querer um desfecho tranquilo e silencioso, mais do que ajustar contas.
A seu tempo a ordem virá. E aqui entre nós, se calhar damos demasiada importância a tudo isto:-)
Começando por mim, confesso.
Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28870 | António Bucho | 16 out 2002 16:38 | Em resposta a: #28535

Caro José Tomaz,
Por acaso descende de Lapalisse?

Resposta

Link directo:

RE: Lapalisse

#28872 | zamot | 16 out 2002 16:54 | Em resposta a: #28870

Caro "Antonio Bucho" ou lá o que quer que seja,

Ainda não encontrei esse "costado" na minha frondosa àrvore, mas nunca se sabe. Porquê?

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#28886 | zamot | 16 out 2002 19:00 | Em resposta a: #28660

Caro Jacinto

Apenas hoje vi esta sua msg pelo que peço desculpa de so agora responder. Às vezes é preciso uma "sacudidela", com respeito ( o que foi o caso)mas uma "sacudidela".

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Faria

#39862 | zepas | 14 abr 2003 14:41 | Em resposta a: #28886

Caros Confrades,

Como é que terminou este assunto? Houve novos desenvolvimentos ?

Cumprimentos,
JP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen