Sousas (Loulé)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Sousas (Loulé)

#25147 | orgc | 08 ago 2002 16:23

Caros amigos
Informações sobre-Sousas-de e da freg.de Loulé.
Tenho uns avós José Pires,freg.de São Bart. de Messines c/c Rita de Sousa,filha de João Gonçalves e de Catarina de Sousa,ela da freg. de Loulé(c.séc.XVI/XVII).
Naturalmente,que é óbvio que terei de fazer a pesquisa,nos respectivos livros ;todavia,apenas há dias tenho tal conhecimento e pode ser que algum dos confrades possa adiantar-me alguma prematura informação,sempre útil,que facilita,indicando pessoas(ou famílias) deste apelido da ref.região e da época mencionada.
Desde já o meu obrigado,por eventuais informações,
Rafael Carvalho
A propósito de -Sousa-tenho um tio-4.º avõ-com o apelido-Sousa Ramos,o alferes João de Sousa Ramos,irmão do meu 4.º avô Francisco de Sousa,filhos de José de Sousa e Ana dos Santos(cas.em Alte aos 11-Maio-1752)e net.pat.de Bento de Sousa,freg.de Paderne e de Maria de Sousa e neto mat. de Pascoal Andrês Siva,do Freixo-Alte e de Maria de Lima Cavaco(cas.em Alte aos 29 de Outubro de 1731).O que me "intriga"!?é aparecer o apelido-Ramos-junto a-Sousa.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Sousas(Loulé)

#25148 | orgc | 08 ago 2002 16:25 | Em resposta a: #25147

Silva e não Siva.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Sousas(Loulé)

#50354 | jvaldeira | 25 out 2003 00:16 | Em resposta a: #25147

Caro Rafael Carvalho

Tenho um Manuel Pais de Sousa, Capitão de ordenanças e juíz ordinário de Alvôr, nascido em 1680 (não sei se em Alvor) e casado com Inês de Sousa. Tiveram Maria de Sousa que casou com o capitão Manuel Luís Antão de Portimão.
Cumprimentos
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50361 | rmfrp | 25 out 2003 15:45 | Em resposta a: #25147

Caro Rafael Carvalho:

Numa pesquisa recente encontrei um registo mencionando algumas pessoas de apelidos Sousa Ramos que são certamente do seu ramo de Paderne.

1. João de Sousa Ramos cc Quitéria Maria, naturais de Paderne. Tiveram:
2. Maj. José de Sousa Ramos, n. Paderne, cc D. Luísa Rosa de Barros, filha de Pedro José de Barros e Maria de São José, naturais de Loulé. Tiveram:
3. D. Maria José de Sousa e Barros, cc (Loulé 30.07.1823) o Alf. Manuel Martins de Sousa Faísca, n. Loulé, filho do Maj. Tomé Martins Faísca, n. Goldra (freg. Santa Bárbara de Nexe) e D. Antónia Maria, n. Betunes (freg. São Clemente de Loulé).

É de notar que no referido registo (o do casamento de 1823) há um erro pois D. Maria José aí consta como neta paterna de Pedro José de Barros, etc., e materna de João de Sousa Ramos, etc.. Trata-se de uma troca óbvia dos avós paternos e maternos, como se vê pelos apelidos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50364 | rgc | 25 out 2003 16:32 | Em resposta a: #50361

Meu Caro Rui Pereira
Fico deveras satisfeito pelas notícias substanciais que me dá e igualmente pela satisfação da sua atenção para comigo.
Espero, não demorar tanto tempo mais,sem ter o gosto de trocar algumas informações consigo,ao vivo,não virtualmente.
As pessoas referidas são também da minha família. Informação inestimável para investigação ´pf. Os meus agradecimentos.
Também hoje, por correio postal, recebi alguma informação sobre gente de Albufeira, que assim me seja permitido lhe transmitirei a si e ao nosso parente Roberto Lopes, no tópico respectivo-sobre os-Grade e Abreu.
Foi inf. enviada por Senhor,pertencente à família mencionada.
Mas não tenho ainda a satisfação de conhecer pessoalmente. Vou brevemente contactá-lo.
Um abraço muito amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50367 | rgc | 25 out 2003 17:27 | Em resposta a: #50364

Caro Rui Pereira
O meu avô FRANCISCO de SOUSA c/c MARIA CABRITA, da freg. de São Bartolomeu de Messines (meus 4.os avós)tinha um irmão o alferes JOÃO de SOUSA RAMOS.
Eles filhos de JOSÉ de SOUSA e de ANA dos SANTOS, de Benafim-Alte cas.aos 11/5/1757.
JOSÉ de SOUSA, filho de BENTO de SOUSA e de MARIA de SOUSA, de Paderne(suponho que o resp.ºliv.ºparq. não está disponível, para consulta na TT; não sei se haverá microfilme, para saber a asc. destes meus antepassados).
ANA dos SANTOS é filha de PASCOAL ANDREZ SILVA ,do Freixo-Alte e de MARIA de LIMA CAVACO,cas. em Alte aos 29-10-1734.
Houve também uma ANA dos SANTOS(a mesma?)de Benafim,que foi casada 1.ª vez com MANUEL RODRIGUES CAVACO.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50376 | rmfrp | 25 out 2003 20:37 | Em resposta a: #50367

Caro Rafael Carvalho:

A política actual da Torre do Tombo é não dar à consulta nenhum livro paroquial. São excepção os livros ainda não microfilmados pelos Mormons: alguns de incorporações recentes (correspondentes aos últimos anos do século XIX) e muitos livros da zona norte do distrito de Lisboa que por qualquer razão não foram microfilmados juntamente com os restantes nos anos 80 (e estão actualmente a ser microfilmados).

Há microfilmes para os registos que procura, como há para todos os registos paroquiais do Algarve existentes na TT com excepção (única que conheço) do livro M-1 de Quelfes. No catálogo da SGU disponível na internet é indicada a existência de um microfilme que tem os casamentos de Paderne de 1592 a 1668 e outro de 1670 a 1748, este com a indicação de que "faltam anos".

O por vezes acontece é que não existir cópia do microfilme disponível ao público, sendo nesse caso necessário pedir que esta seja feita, o que demora dias ou semanas.

Em qualquer caso, entre os índices que os funcionários da sala de referência têm por trás do seu balcão existem uns grossos volumes fotocopiados que contém a lista de todos os microfilmes SGU (com a numeração utilizada na Torre do Tombo) e quais os livros a que cada um respeita. Estão geralmente organizados por ordem alfabética, sucessivamente por distrito, concelho e freguesia. Através destes índices, cuja existência é desconhecida de muitos leitores e até de alguns funcionários (!), será possível verificar quais são os microfilmes que lhe interessam.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50406 | rgc | 26 out 2003 17:12 | Em resposta a: #50376

Caro Rui Pereira
O meu muito obrigado por tão valiosa informação.Lembrei-me de um provérbio chinês, (salvo erro), que diz: "ensinar a pescar é melhor que dar os peixes".
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50908 | rgc | 02 nov 2003 17:39 | Em resposta a: #50361

Caro Rui Pereira

Sobre João de Sousa Ramos o meu tio-avô foi casado com Francisca Guerreira Moga, em Alte, aos 27-Maio-1789 e morad. em Benafim.Ele, cujos pais e avós indiquei. Ela filha de Manuel Martins Mogo e de Mariana Guerreiro, falecidos,nat. da freg. de Salir.Neta paterna do cap.ão Manuel Martins Mogo e de Maria Coelha, do sítio da Rocha, da m. freg.e neta mat.ªde Matheos Guerreiro e de Maria Guerreira, do sítio da Brasieira (?). da m. freg. de Salir.
Não sei se será o mesmo que foi c/C Quitéria Maria, nat. de Paderne.Mas de facto o avô dele, Bento de Sousa, é de Paderne.
Aqui fica o reparo, que dei por conta.
Os melhores cumprimentos.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50942 | zmcm | 03 nov 2003 13:05 | Em resposta a: #50367

Caro Rafael :
Também são meus avós como sabe! aliás é um dos ramos que nos são comuns!
Não consegue saber nada destes nossos antepassados de Paderne? Já há microfilmes de Paderne? gostava de saber um pouco mais destas gentes!

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50943 | zmcm | 03 nov 2003 13:06 | Em resposta a: #50367

Caro Rafael :
Também são meus avós como sabe! aliás é um dos ramos que nos são comuns!
Não consegue saber nada destes nossos antepassados de Paderne? Já há microfilmes de Paderne? gostava de saber um pouco mais destas gentes!

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50946 | rgc | 03 nov 2003 14:50 | Em resposta a: #50943

Caro Miguel

A informação que me enviou Rui Pereira, neste tópico, é-nos de grande utilidade prática.
Assim que puder irei consultar tais microfilmes; mas,obviamente,sem prejuizo de o Miguel poder antecipar-se e recolher informação sobre estes nossos avós, que nunca é demais.
Estive,este fim de semana,pois não saí como tencionava,a recolher apontamentos dispersos que tenho sobre os -Grade -,para enviar ao senhor arq.to Pimenta de Aguiar,interessado nesta família, a que pertence também. E a este propósito enviei um mail para o António Bivar, para o Alexandre Callado e para si,pedindo que me autorizassem a dar os vossos mails ao senhor que refiro,ou direcção postal,pedido que me foi feito, mas a que não me responderam ainda.Embora tivesse referido que os mesmos se encontram nalgumas mensagens do Forum.Porém, não é prático e levaria muito tempo a encontrar lá os v/endereços.
Um abraço.
Rafael


Não se esqueça que o que digo poderá ser impossível,embora leve muito tempo e grande dose de paciência e atenção,ou até muito fácil, mas como não domino as técnicas informáticas como desejo,tenho de me socorrer dos entendidos nesta matéria. E todas as ajudas são bem vindas.

Resposta

Link directo:

RE:parágrafo p/d.

#50949 | rgc | 03 nov 2003 17:06 | Em resposta a: #50946

Caro Miguel
Tenho tido problemas a aceder ao Forum,esta tarde, e só agora foi possível corrigir o que seguiu fora do contexto: o último parágrafo.
Antes da mensagem que lhe enviei,há umas horas, tinha escrito outra que eliminei, mas escapou o que seguiu, que lamento.
E já agora direi, em poucas palavras o assunto que eliminei. Era acerca das muitas centenas de fotocópias que tenho dos paroquiais e de outros documentos, fotografias, heráldica, etc. que gostaria de passar tudo para o computador e depois de tudo computadorizado gravar em CDs como tenho feito para outros assuntos, que não requerem grande técnica.
Tenho muito no PAF e alguma coisa em Cds, mas gostaria de saber processo prático,rápido e sem grandes dispêndios, em todos os aspectos, para resolver tal assunto, de pôr tudo e deixar os papéis de lado. Comecei, há tempo,e resultou, mas não de maneira aceitável, em termos de tempo e despesa comportável e desinteressei-me, mas há bocado lembrei-me de voltar ao assunto,na esperança de algum confrade conhecedor de informática ler e dar-me alguma indicação como fazer. Mas, se calhar, só com uma "vara de condão" o resolva, em tempo que não me moa a paciência e me destrua a carteira. Eliminei a mensagem, por pensar que o assunto já o devo ter referido, ou não saber explicar-me bem, em termos informáticos e apaguei;contudo, sobrou o parágrafo que foi por descuido.Aqui fica a explicação do sucedido. Porque,das informações de vários confrades,que possa receber, escolheria ou experimentaria a/s técnicas a que me adaptasse mais.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#50976 | rmfrp | 03 nov 2003 23:39 | Em resposta a: #50908

Caros Rafael Carvalho e Miguel Cabrita Matias:

De facto, o João de Sousa Ramos casado com Quitéria Maria pode ser o mesmo que casou com Francisca Guerreira Moga, mas só se o casamento com Quitéria tiver sido anterior, pois de um casamento posterior a 1789 não haveria certamente uma neta a casar em 1823. Não sendo a mesma pessoa, será com certeza um parente próximo que não deve ser difícil de entroncar.

Existem microfilmes de Paderne, tal como já referi numa anterior intervenção neste mesmo tópico.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#51007 | zmcm | 04 nov 2003 11:20 | Em resposta a: #50364

Caro Rafael :
Sem querer esmorecer o seu entusiasmo penso que não poderemos afirmar que o João de Sousa Ramos que o Rui Pereira fala é o mesmo que nosso Cap. João de Sousa Ramos, só teriamos a certeza disso caso os ascendentes fossem iguais, de qq forma penso que pelo menos falimiar será concerteza!
Tenho outros Souzas de Loulé, mas mais antigos ( séc. XVII) a seu tempo colocarei aqui os dados!

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#51008 | zmcm | 04 nov 2003 11:25 | Em resposta a: #50946

Caro Rafael:
Deve ter-se enganado no mail pois não recebi a mensagem que refere. De qualquer aqui fica para si e se quiser igualmente dar ao Sr.Arq.Pimenta Aguiar :
miguelpontocabritapontomatiasarrobasapopontopt

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#51280 | rmfrp | 08 nov 2003 18:33 | Em resposta a: #50908

Caros Rafael Carvalho e Miguel Cabrita Matias:

Investiguei a ascendência dos Sousa Ramos ligados aos Faíscas e consegui avançar duas gerações. Afinal, parece não se tratar da vossa família.

João de Sousa Ramos (avô de D. Maria José de Sousa e Barros) era filho de Manuel de Sousa e Maria dos Ramos, do sítio das Almeijoafras. Casou duas vezes, ambas em Paderne, a primeira a 23.11.1763 com Quitéria Maria (filha de Vicente Martins e Joana Rodrigues, do sítio dos Matos), e a segunda a 14.11.1773 com Gertrudes Mariana Baptista (filha do Alferes José Rodrigues Baptista e de Maria Coelho, de Alte).

Em 03.06.1733 casaram em Paderne Manuel de Sousa e Silva (nome que consta neste registo) e Maria dos Ramos. Manuel era solteiro, filho de Rodrigo de Sousa e Bárbara Simões. Maria era viúva de Manuel Álvares - todos do sítio das Almeijoafras.

Nos registos de casamento de Paderne há um hiato entre 1701 e 1727 que pode dificultar o avanço em ambas as famílias.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sousas(Loulé)

#51377 | zmcm | 10 nov 2003 12:12 | Em resposta a: #25147

Caros confrades :
Também tenho uma avó de nome Violante de Sousa, casada que foi com António Martins, moradores em Loulé e que foram pais de outro António Martins ( n.c.1655) que casou em S.B.Messines com Domingas Netto em 24-4-1685.
Agradeço quaisquer ajudas na descoberta da ascendência destes meus avós.

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#51383 | gonçalo calheiros | 10 nov 2003 12:36 | Em resposta a: #50367

Caro Rafael
Tenho uma 4ª avó,D.Maria Francisca Cavaco,que casa em S.Pedro,Faro,em 18/12/1851 com meu 4º avô José Soares Mascarenhas.A senhora era já viuva do Capitão José Pedrosa Barreto(daí certamente o Dona).Era filha de António Francisco dos SANTOS CAVACO,e de Ana Rosa,que não sei donde eram .
Serão desses?
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Ps.A senhora,ou o pai tiveram um irmão capitão

Resposta

Link directo:

RE: Martins Cavaco-Alte

#51399 | rgc | 10 nov 2003 16:52 | Em resposta a: #51383

Caro Gonçalo
Os meus - CAVACO - são originários da comarca de Loulé, principalmente de Benafim e de Alte.
Sobre os seus avós gostaria de adiantar alguma coisa, mas não sei. Todavia,se achar bem, pode consultar
http://genealogia.sapo.pt/pessoas/pes-show.php?id=44496
sobre os meus 5.ºs avòs Caetano Guerreiro Silva e Isabel Gonçalves Cavaco ,o pai de Caetano-,Domingos Rodrigues Guerreiro,também já o vi com o apelido-Santos,e o pai deste, de igual nome e apelidos,foi FSO.
Isabel Gonçalves Cavaco, minha 5.ª avó,é filha de Tomé Gonçalves,ou Tomé Gonçalves Guerreiro, do Freixo Verde-Alte e de Maria Gonçalves Cavaco. Mas consultando a pág.ind.ª poderá encontrar alguma informação que lhe seja útil e em caso afirmativo gostaraia de saber, se os seus-Cavaco-serão destes.
Como curiosidade,os - Martins Cavaco - da minha família de Benafim e de Alte, fundaram a ermida de Nossa Senhora da Glória, que lhes serviu de panteão. As campas, da última vez que lá estive, estavam cobertas com uma grande alcatifa, porque a capela está aberta ao público.(cons/ Monografia de Loulé- de Ataíde de Oliveira).
Caso venha a descobrir mais sobre os seus- CAVACOS- agradeço que me informe.
octaviocarvalhoarrobanetecabopontopêtê
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Martins Cavaco-Alte

#51406 | gonçalo calheiros | 10 nov 2003 17:19 | Em resposta a: #51399

Caro Rafael
Muito obrigado pela prontidão da resposta!
Já agora aproveito-uma vez que julgo tem vasculhado Loulé-Se sabe mais alguma coisa desta gente:
Maria das Dores,de S.Clemente de Loulé,casou em 1835 em Faro.Filha de Manuel dos Reis e sm Maria Ignácia,np de Bento Oliveira e Branca ?Teresa e nm de Francisco Cordeiro da Costa e Mª Ignácia.Igualmente procuro um Salvador de Sousa,de Loulé,filho de pais incógnitos(mas não haverá assim tantos Salvadores...)pai doutro de igual nome casado em 1815 em Faro
Se entretanto descobrir algo sobre os meus Cavaco lho comunico.
O Capitão que julgo irmão da minha avó,chamav-se José António dos Santos Cavaco e é,já capitão ,testemunha em Faro em 1833.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Martins Cavaco-Alte

#51412 | rgc | 10 nov 2003 19:10 | Em resposta a: #51406

Caro Gonçalo
Aparece uma D.Ana dos Santos,de Alte,viúva do capitão João Rodrigues Cavaco. Tenho a data do óbito, mas não à mão. Tinha-a como a minha 5.ª avó, deste nome e apelido,porque são da mesma época e lugar. Se é a mesma, teria casado, em 1.ªs núpcias, com o meu avô José de Sousa. Ela (minha avó)é filha de Pascoal Andrez Silva e de Maria de Lima Cavaco, do Freixo-Alte. Casaram aos 29-10-1731.
É apenas uma notícia sob reserva de ser ou não a minha avó, deste nome e apelido, como atrás refiro,uma vez que não investiguei sobre isto. Pensei em não enviar esta informação, mas acho sempre útil dar as informações que tenho e sei sobre certos itens; mas chamando a atenção para alguma dúvida que tenha sobre tal.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#58308 | ffarrajota | 19 fev 2004 00:42 | Em resposta a: #50361

Senhor Rui,
Mais um vez encontrei um antepassado de meu marido, o Pedro José de Barros, do segundo casamento com Bárbara Joaquina Rosa Vasco em 1772.
Além da família Faísca, o senhor também tem algum parentesco com esta família?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#58479 | rmfrp | 21 fev 2004 00:09 | Em resposta a: #58308

Cara Fernanda Farrajota:

De facto, tanto quanto sei, a minha única ligação à família Barros é através da família Faísca, pelo que não disponho de mais informações.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#114099 | JoãoGaspar | 14 mar 2006 16:37 | Em resposta a: #58479

caros confrades,
tenho uma antepassada Sousa em Loulé ( querença ) +/- 1770>1790

Maria de Sousa cc Manuel Coellho

pais de Maria das Candeias cc Manuel Fernandez...qualquer ajuda para que eu encontre os ascendentes do casal Maria de Sousa e Manuel Coelho de Loulé sera bem vinda.
sera que os registos se encontram em Faro ou na torre do tombo de Lisboa?

atenciosamente


João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#114102 | rafael | 14 mar 2006 17:22 | Em resposta a: #114099

Caro João Gaspar

Em 13-8-1890 foi feita a divisãoeclesiástica da Paróquia de Loulé nas de São Clemente e de S. Sebastião.

Datas extremas dos Liv.s Parq.s 1540 a 1889- 180 Lv.s

BAPTISMOS na Torre do Tombo:1540-1556 ; 1560-1536; 1648- 1848

" " " no Arq. Dist. de Faro :1851-1889


CASAMENTOS na Torre do Tombo :1540-1545; 1561-1600; 1608-1624;1626-1636;1648-1717;1719-1852;

No Arq.º Dist. de Faro : 1852-1889.

ÓBITOS na Torre do Tombo : 1540-1546; 1560-1587; 1593-1600; 1607-1635; 1648-1848.

Arq.º Dist. de Faro : 1848-1889

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Ramos - Paderne/Loulé

#114106 | JoãoGaspar | 14 mar 2006 17:48 | Em resposta a: #114102

Caro Rafael Carvalho,

muito obrigado pelo seu esclarecimento.

atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 00:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen