Barão de Ribeiro Barbosa

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias

Barão de Ribeiro Barbosa

#25198 | cristiano | 10 ago 2002 12:25

Quem foi o Barão de Ribeiro Barbosa? Gostava de obter dados biográficos deste titular, bem como características do título que lhe foi atribuido. Qual a sua naturalidade? Há alguma relação entre ele e as pessoas com o mesmo nome que constam da base de dados deste site?
Sei que houve uma família com estes apelidos residente em St. Eulália de Barrosas, na Qt. da Formigosa, concelho de Vizela (anteriormente era de Lousada.
Agradeço, antecipadamente, a quem me poder ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Ribeiro Barbosa

#25199 | jpcmt | 10 ago 2002 13:10 | Em resposta a: #25198

Caro Confrade:
Do "Archivo Nobiliarchico Brasileiro":

O barão RIBEIRO BARBOSA foi Cândido Ribeiro Barbosa, filho do major Cândido Ribeiro Barbosa e de Joaquina Ribeiro Barbosa. Casou com Etelvina Laura de Almeida filha dos viscondes de S. Laurindo por Portugal, Dr. Laurindo José de Almeida e de Maria Gertrudes de Araújo e Almeida. Vereador da Câmara Municipal de S. Paulo em 1876, foi Juiz de Paz , presidente do Directório Conservador e da Cia. de Estrada de Ferro Bananalense.

Na NPB acrescenta-se que o título foi-lhe, possivelmente atribuído por D. Carlos, mas nunca foi registado.
Cumprimentos,
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Ribeiro Barbosa

#25246 | cristiano | 12 ago 2002 11:11 | Em resposta a: #25198

Caro amigo,
Obrigado pelas informações que disponibilizou. No entanto, mantenho algumas dúvidas que não se poderá esclarecer. Qual a naturalidade desta família? O barão era português ou já nascido no Brasil? Regressou a Portugal? Há descendência desta família em Portugal?
Mais uma vez, obrigado pela atenção.
Cumprimentos,
Cristiano

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Ribeiro Barbosa

#25251 | jpcmt | 12 ago 2002 12:23 | Em resposta a: #25246

Caro Amigo:
Porque não tinha resposta para si, fiz uma rápida consulta na net e encontrei o seguinte num site que, para não violar as regras, lhe não poderei aqui indicar! Diz o seguinte, sobre o Barão Ribeiro Barbosa:
"Nasceu em Bananal, filho do major Cândido Ribeiro Barbosa e de Joaquina Ribeiro Barbosa. Comandante do 6º Esquadrão de Cavalaria da Guarda Nacional do Bananal, juiz de paz, vereador, presidente do Diretório Municipal do Partido Conservador e presidente da Estrada de Ferro Bananalense (Bananal-Barra Mansa). Agraciado pelo Imperador Dom Pedro II em 5 de maio de 1883, com o titulo de Barão de Ribeiro Barbosa. Foi proprietário das fazendas Rialto, Cachoeirinha e Coqueiros, no município do Bananal. Na sede da fazenda Rialto, o pintor José Maria Villaronga executou diversas pinturas murais na capela, vestíbulo e salão de jantar. O major Cândido Ribeiro Barbosa casou-se em 1876 com sua prima Etelvina Laura de Almeida, filha do Comendador Laurindo José de Almeida e de Maria Gertrudes Rebello de Araújo (Viscondes de São Laurindo). Filhos:

1. Maria Cândida Ribeiro Barbosa, casada com Luciano José de Almeida;
2. Luciano Ribeiro Barbosa, solteiro;
3. Cândido Ribeiro Barbosa, solteiro;
4. Estela Ribeiro Barbosa, solteira;
5. Américo Ribeiro Barbosa, casado com Carmela de Carvalho;
6. Joaquina Ribeiro Barbosa, casada com Manuel Osório de Carvalho;
7. Luciano Ribeiro Barbosa, casado com Bárbara Maria Barbosa;
8. Cecília Ribeiro Barbosa, casada com Amadeu Citi;
9. Edith Ribeiro Barbosa, casada com Joaquim de Paula Guimarães Filho;
10. Cândido Ribeiro Barbosa, casado com Maria Cristina Quintas;
11. Clóvis Ribeiro Barbosa, casado com Cassiana Theodoro Guimarães;.
O Barão de Ribeiro Barbosa faleceu na cidade de Cajuru, Estado de São Paulo, no dia 17 de dezembro de 1922, onde exercia as funções de Coletor Estadual de Rendas, e a Baronesa faleceu na cidade de Ribeirão Preto, no dia 14 de janeiro de 1942.
Para saber mais ...

Livros:
. MIRANDA, Victorino Coutinho Chermont de. Iconografia e bibliografia dos titulares do Império - Títulos de letra A. Rio de Janeiro, 1996.

. MIRANDA, Victorino Coutinho Chermont de. Iconografia e bibliografia dos titulares do Império - Títulos de letra B e adendo relativo aos títulos de letra A. Rio de Janeiro, 1999.

. MOYA, Salvador de. Titulares do Império. São Paulo, Anuário Genealógico latino, volume 9, 1957.

. PASIN, José Luiz. Titulares do Imperio no Vale do Paraíba. Os Barões do café. São Paulo, Revista do Instituto Genealógico Brasileiro, Ano II, nº 2, maio, 1980, p. 75-110.

. PINHO, Wanderley. Salões e damas do Segundo Reinado. São Paulo, Livraria Martins Editora, 1942.

. PORTO, Luiz de A. Nogueira. Bananal no Império: famílias e fazendas. Rio de Janeiro: EGAL, 1994.

. PUPO, Celso Maria de Mello. Nobreza Imperial Paulista. São Paulo, Revista Genealógica Brasileira, nº 2, 1980, p. 45.

. RHEINGANTZ, Carlos G. Titulares do Império. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1960.
SANTOS, Delio Freire dos. Titulares do Império na Província de São Paulo. São Paulo, Revista do I. H. G. S. P., volume LXXVI, 1980, p. 122-142.

. SANTOS FILHO, Lycurgo de Castro. A nobreza brasileira e a origem de seus títulos. São Paulo, Imprensa Oficial, D. O. Leitura, nº 133, 1993, p. 12.

. TOSTES, Vera Lúcia Bottrel. Títulos e brasões: sinais de nobreza: títulos brasonados do Império. Rio de Janeiro, Armazém das Letras, 1996.

. VALLIM, João Rabello de Aguiar. Famílias paulistas do Bananal. São Paulo, Revista do I. H. G. S. P., volume LXXX, 1985, p. 50-70."

A pretensa atribuição do título por D. Carlos, como se diz na NPB, parece-me errada (à atenção, também do GENEA.
Não sei se vive no Brasil. Se assim for, talvez as obras mencionadas o possam esclarecer.

Cumprimentos,
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Ribeiro Barbosa

#25252 | cristiano | 12 ago 2002 12:39 | Em resposta a: #25251

Caro amigo,
Muito obrigado pela atenção que dedicou a este tema. São dicas importantes as que me enviou, assim como a bibliografia que indicou. Certamente que irei obter esclarecimento para as minhas dúvidas. Terei todo o gosto em dar conta desses mesmos avanços.
Cumprimentos,
Cristiano

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Ribeiro Barbosa

#253286 | Atavos | 18 abr 2010 00:54 | Em resposta a: #25198

Sou bisneto do Barão gostaria de manter contatos com outros interessados sobre a sua história

Resposta

Link directo:

Barão de Ribeiro Barbosa

#253287 | Atavos | 18 abr 2010 01:01 | Em resposta a: #25198

Sou bisneto do Barão de Ribeiro Barbosa, gostaria de saber se tenho descendentes em Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Ribeiro Barbosa

#258527 | tgg | 13 jul 2010 01:23 | Em resposta a: #253287

Tenho interesse na história do Cândido Ribeiro Barbosa, o Barão de Ribeiro Barbosa de Bananal-SP, porque trablaho na Fazenda dos Coqueiros, que foi propriedade dele. Lá contamos a pequena parte da história da vida do Barão. Se tiverem mais dados que possam me ajudar, agradeço !

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Ribeiro Barbosa

#258549 | Conde de Granada | 13 jul 2010 15:31 | Em resposta a: #253287

Caro Atavos,

Você quis dizer ascendentes, não?

Seus descendentes seriam possíveis filhos, netos, bisnetos e etc...

Ascendentes são seus ancestrais, ou seja, pais, avós, bisavós, trisavós e etc...

Cumprimentos,

Granada

Resposta

Link directo:

Barão de Ribeiro Barbosa

#406886 | lanapaulabarbosa | 28 ago 2018 16:57 | Em resposta a: #253286

Boa tarde.
Sou descendente do Barão de Ribeiro Barbosa, moro em Cajuru/SP com a minha família.
Gostaria muito contato com os demais parentes.
Meu Whats é 35-991189006, caso tenha interesse, entre em contato.
Obrigada.
Lana Paula Barbosa

Resposta

Link directo:

Barão de Ribeiro Barbosa

#406887 | lanapaulabarbosa | 28 ago 2018 16:58 | Em resposta a: #253287

Boa tarde.
Também gostaria de saber se tem descendente.
Sou de Cajuru/SP
Meu contato, inclusive whats é 35-991189006

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 21:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen