Fava- Apelido

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Fava- Apelido

#25227 | fava | 11 ago 2002 21:25

"Ganhei" o apelido Fava com o casamento. Só sei que vem do meu sogro Raul Fava nascido em 27 de Junho de 1932 em S.Salvador- Elvas. Não sabemos se os pais dele seriam alentejanos também.Sei que existe uma família Fava no ribatejo mas penso que não tem ligação. Só me deslocando à Conservatória de elvas é que posso saber mais algo não é? Do meu lado são todos da ilha de s. Miguel. Já tentei falar com o arquivo de Ponta delgada sem sucesso...Como hei-de fazer estando em Lisboa?

Resposta

Link directo:

RE: Fava- Apelido

#25253 | alentejo | 12 ago 2002 12:54 | Em resposta a: #25227

O apelido Fava é antigo em Elvas/Olivença. Durante os sécs. XVIII/XIX houve ilustres oficiais superiores deste apelido, essencialmente ligados à arma de artilharia. presumo que conseguirá fazer a investigação com facilidade, devido à abundância de informação que existe na Biblioteca/Arquivo Municipal de Elvas.
Para conseguir informação na Conservatória de Elvas sugeri-lho que tente contactar 2 parentes (?) que ai vivem, irmãos com perto de 70 anos, que trabalhavam nas Conservatórias do Registo civil e predial, que conhecem os arquivos dessas conservatórias melhor que ninguém. Talvez já tenham procedido a investigações sobre a família Fava.

Resposta

Link directo:

RE: Fava- Apelido

#25425 | fava | 18 ago 2002 22:52 | Em resposta a: #25253

Cara Sr. Alentejano
Muito obrigado pelas suas preciosas indicações. Já falei com os meus sogros e estamos a tentar encontrar uns primos que ainda vivem lá, para nós ajudar nesta busca.Obrigado pela sua atenção.
Fava

Resposta

Link directo:

RE: Fava- Apelido

#25457 | franciscocorreia | 19 ago 2002 16:38 | Em resposta a: #25425

Família Fava, de Olivença


D. Eusébia Gertrudes Fava, casada com Onofre Freire Lameira, teve vários filhos que nasceram na portuguesa vila de Olivença (fregª de Santa Maria Madalena):

- José Maria Freire Lameira Fava, soldado no regimento de infantaria 4

- Vicente António Freire Fava, soldado do regimento de infantaria 12

- Manuel Freire Fava, soldado do regimento de infantaria 20

- António de Pádua Freire Lameira Fava, casou em Évora com D. Mariana Rita da Fonseca, filha do Capitão José Maria da Fonseca [Saldanha e Andrade] e de D. Luisa Antónia Barreto de Saldanha. Teve em Lisboa:

* José Maria da Fonseca Fava, morreu solteiro
* António de Pádua Freire Lameira Fava, n. 1848, casado com D. Cecília Maria de Sousa Pavia Passetti
* D. Sofia das Dores Fava



Francisco Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 15:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen