Almeida - Açores / Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Almeida - Açores / Brasil

#25258 | P C Rebêlo | 12 ago 2002 15:29

Procuro descendência de dois filhos de Jacinto Inácio de Almeida e de sua mulher D. Maria Isabel de Oliveira, ambos naturais de S. Miguel, Açores e casados nas Calhetas a 12/06/1845.

1º. - Gil Carlos de Almeida, n. Calhetas 22/07/1850. Foi para o Brasil e c. Minas Gerais 08/01/1876 com D. Filomena Antunes.
Tiveram :
- Álvaro, n. Minas Gerais 30/09/1876
- Fernando
- Maria Isabel de Almeida

2º. - João Jacinto de Almeida, n. Calhetas 26/11/1854. Foi para o Brasil.

Elementos retirados do livro "Genealogias de S. Miguel e Santa Maria" de Rodrigo Rodrigues, titulo "Rêgos de Gonçalo do Rêgo, O Velho", pág. 428.

P.Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#28718 | Luiz | 14 out 2002 15:17 | Em resposta a: #25258

Cunha Rebêlo,

Gostaria de ter mais detalhes sobre o livro Genealogias de S. Miguel e Santa Maria, de Rodrigo Rodrigues. Acaso trata de pessoas nascidas e/ou casadas na freguesia da Povoação, e/ou com o sobrenome Medeiros ?

Obrigado,

Luiz Medeiros
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#28933 | P C Rebêlo | 17 out 2002 13:52 | Em resposta a: #28718

Caro Luiz Medeiros

O livro "Genealogias de S.Miguel e Sta. Maria" de Rodrigo Rodrigues, trata efectivamente de muitas pessoas com apelido Medeiros.
Dos três volumes que o constituem, apenas o primeiro está editado.
Neste volume que tenho e que desde já ponho á sua disposição, trata da descendência de Rui Vaz de Medeiros "... um dos primeiros povoadores da Ilha de S. Miguel ... veio da Madeira ..... era natural de Ponte de Lima .... ".
Ainda neste livro há ligações dos descendentes deste Rui Vaz de Medeiros, a outras familias, umas mencionadas neste volume e outras mencionadas nos volumes a editar.
Caso tenha algum nome que queira confirmar, use o fórum ou o meu mail
pcunharebelo@mail.telepac.pt

Cumprimentos
P. Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#28945 | Luiz | 17 out 2002 14:53 | Em resposta a: #28933

Caro Cunha Rebêlo,

Muito lhe agradeceria se consultasse seu livro para verificar se nele aparece referência a membros da família Medeiros, habitantes da freguesia da Povoação, mais especificamente da Lomba dos Paz, durante o século XIX. Até aqui identifiquei os seguintes membros:
1) Antonio de Medeiros, n. Povoação circa 1815-1825, casado com Anna Jacintha, n. Povoação circa 1815-1825, que foram pais de:

2.1)Amâncio Marianno de Medeiros n.1843-Povoação, que se casou com Claudina Rosa de Jesus n.Est 1852-Povoação, após emigrarem para o Brasil circa 1860-67. Em Petrópolis-RJ tiveram descendentes. O pai de Claudina chamava-se João da Motta.

2.2) João Amâncio de Medeiros n. Povoação, falecido antes de jun 1893 na Cidade da Bahia (atual Salvador - BA), casado circa 1871 na Povoação com Francisca (Rosa) da Conceição Medeiros n.1854 Povoação, onde tiveram filhos:
- Maria de Medeiros n.1872 Povoação
- José Amancio de Medeiros n.22 mar 1877 Povoação
- Maria dos Anjos de Medeiros n.17 jul 1879 Povoação
- João Amancio de Medeiros n.Ant 1881

2.3) Manoel de Medeiros n.Antes de 1860-Povoação, casado com Rosa Amália da Conceição circa 1875, tiveram os filhos:
- Miguel de Medeiros n.8 set 1876 Povoação
- Maria Medeiros n.20 fev 1878 Povoação
- Francisca de Medeiros n.29 mar 1880 Povoação

2.4) Maria Julia n. Povoação casada com Antonio de Medeiros n. Povoação, tiveram o filho:
- João de Medeiros n.14 set 1876 Povoação

Estes dados foram reunidos com a leitura de microfilmes, e ainda há mais dados já coletados embora não os tenha comigo no momento, mas que poderei fornecer amanhã. Tratam da filiação de Antonio de Medeiros (Amaral + Medeiros) e de Anna Jacintha.

Apreciaria muitíssimo qualquer informação sua que me pudesse acrescentar dados a pesquisa, tais como a confirmação de datas, nomes, e a localização de pais, avós, irmãos, primos deste grupo. Muitos são os Medeiros naquela região. Por isso, há necessidade de confirmar se todos os filhos elencados acima são do mesmo casal, pois observei a ocorrência de casais homônimos de Antonio de Medeiros e Anna Jacintha, e nada impede de haver assumido que um dos filhos acima seja irmão do meu ascendente, embora não seja realmente. Nas certidões lidas até aqui falta o nome dos avós, o que ajudaria a confirmar se fulano é filho do mesmo casal Antonio X Anna.

Meu e-mail é luiz.medeiros@varig.com, e através dele poderá enviar cópias dos dados localizados em anexo.

Ainda não identifiquei em que momento Amancio Marianno de Medeiros emigrou para o Brasil e se Claudina veio com ele no mesmo navio.

Qualquer auxílio que me possa oferecer será certamente muito bem recebido.

Obrigado,

Abraços,

Luiz Medeiros
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#268591 | dduque | 14 jan 2011 14:54 | Em resposta a: #25258

Boa tarde P Cunha,
me interesso por esta família que citas, mas um pouco atrás: você teria os demais filhos do casal Jacinto Inácio de Almeida e Jacinta Miquelina (pais do homônimo c.c. Maria Isabel de Oliveira) ? Será que tem no livro que você citou ("Genealogias de S. Miguel e Santa Maria" de Rodrigo Rodrigues, titulo "Rêgos de Gonçalo do Rêgo, O Velho", pág. 428) ?

Tenho um dos seus prováveis filhos (irmão do seu Jacintho), nascido por volta de 1808 na ilha de S. Miguel.

Sds
Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#268601 | P C Rebêlo | 14 jan 2011 17:47 | Em resposta a: #268591

Boa tarde
O este site, tem os filhos do casal que cita, como filhos do tb filho Jacinto Inácio de Almeida. Ou seja Jacinto Inácio de Almeida casado com Maria Isabel de Oliveira, é filho de Jacinto Inácio de Almeida e de sua mulher Jacinta Miquelina.
O Jacinto Inácio de Almeida casado com Maria Iabel de Oliveira, teve apenas uma filha chamada Ermelinda Isabel de Almeida e casada com Manuel António de Oliveira. Todos os restantes nomes que estão carregados como sendo seus filhos não o são. Sendo sim irmãos.
Assim, Jacinto Inácio de Almeida e sua mulher Jacinta Miquelina ou Candida de Brito, tiveram:
- Ana Clara do Nascimento cc António de Andrade. cg
- Branca Flora de Chaves cc seu primo Alferes André Manuel Cordeiro
tiveram:
-José, casado
- André
- António
- Jacinto Inácio de Almeida cc sua prima Maria Isabel Oliveira
tiveram:
- Ermelinda Isabel de Almeida casada cg
- Gil Carlos deAlmeida cc Filomena Antunes (foram para o Brasil)
- João Jacinto deAlmeida (foi para o Brasil)
- Carlota de Chaves Coutinho ou de Almeida c 1ªvez c Mauricio Gonçalves Oliveira e c 2ª. vez c Jacinto Manuel da Mota Frazão sg
- António Jacinto de Almeida cc Maria Carlota Pacheco sg
- João Jacinto de Almeida cc Maria Vitória Pereira (de Paraíba do Sul - Brasil) cg

Espero não ter confundido
Cumprimentos
Pedro Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#268622 | dduque | 15 jan 2011 02:44 | Em resposta a: #268601

Caro Pedro Cunha,
muito obrigado pela ajuda, descendo do casal João Jacinto de Almeida cc Maria Vitória Pereira, e sabia apenas o nome do pai dele, Jacinto Inácio de Almeida (constante de um batismo de seu neto). Desconfiava mas não tinha certeza se tratar do
Jacinto Inácio de Almeida c.c. Jacinta Miquelina.

Cumprimentos,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#268624 | P C Rebêlo | 15 jan 2011 09:19 | Em resposta a: #268622

Caro Diego
Assim sendo ainda somos parentes....
Aproveito para o informar que o livro "Genealogias de S. Miguel e Santa Maria" de Rodrigo Rodrigues, já se encontra todo editado (6 volumes) e é uma obra indispensável, para quem tem interesse na genealogia açoreana.
Cumprimentos
Pedro Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#268725 | dduque | 16 jan 2011 20:30 | Em resposta a: #268624

Caro Pedro Cunha,
muito obrigado pela informação, verei se encontro no Rio de Janeiro este livro.

Você descende da Ermelinda Isabel de Almeida casada com Manuel António de Oliveira ?

Cumprimentos,
Diego

Resposta

Link directo:

RE: Almeida - Açores / Brasil

#268727 | P C Rebêlo | 16 jan 2011 20:54 | Em resposta a: #268725

Caro Diego

Caso não encontre no Rio, poderá sempre encomendar via internet, neste mesmo site, na secção Guarda-Mor.

Descendo efectivamente de:
Ermelinda Isabel de Almeida cc Manuel António de Oliveira
que tiveram
Maria de Almeida de Oliveira cc Américo Villalôbos da Cunha
que tiveram
Maria de Oliveira Villalôbos da Cunha cc Augusto da Silva Serrano
que tiveram
Maria da Graça da Cunha Serrano cc Hermínio Paraíso Rebêlo
que tiveram
Mª. João
Pedro (eu)
António

Cumprimentos
Pedro

Resposta

Link directo:

São Miguel e Santa Maria Pesquisas

#270446 | alexgundes | 11 fev 2011 19:23 | Em resposta a: #268727

Boas Tardes. sou de sao miguel, açores sou amante de geneologia, informo que se precisarem de alguma informação de sao miguel e santa maria, podem contatar-me para o mail: p.fagundes@sapo.pt.

Registo de Casamentos
Registo de Nascimento
Registo de òbitos.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Almeida - Açores / Brasil

#438019 | cporchat | 10 dez 2021 22:13 | Em resposta a: #268601

Boa noite,
se possível gostaria de mais informações sobre Gil Carlos de Almeida e Filomena (Philomena) Antunes.
São meus bisavós, e tudo que sei encontrei aqui.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 23:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen