Pimentel

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pimentel

#25333 | v.galvao | 15 ago 2002 02:03

Gostaria de ter alguma informação sobre António Boto Pimentel, comendador de Pontével, falecido em 03 Nov 1614, que jaz em campa armoreada na Matriz de Pontével, e se existe relação com o solar dos Pimenteis sito em Maçãs de Dona Maria, concelho de Alvaiázere, e que está em vias de classificação pelo IPPAR.
Com os meus cumprimentos ao Forum,
VBPG

p.s. verifico com agrado que já posso aceder sem restrições via netcabo... (com o netbi)

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel

#27067 | luis262 | 21 set 2002 18:54 | Em resposta a: #25333

O referido solar, que é dos Pimentéis Teixeiras, foi edificado por José António Alvares Pimentel Teixeira, Capitão Môr da comarca das Cinco Vilas e da de Figueiró dos Vinhos,a quem D.José I, deu carta de brasão,com as armas dos Pimentéis e dos Teixeiras, a 8 de Agosto de 1767, registado no Cartório da Nobreza,livro I, fl.75. Era filho de Domingos Alvares Simões Pimentel e de Maria da Nazareth Teixeira,(esta irmã do reverendo doutor Manuel Rodrigues Teixeira, tesoureiro-môr da Catedral de Coimbra e provedor da mesma cidade e bispado). Era neto paterno de António Pimentel de Abreu e de Joana Simões Biguina e materno de Domingos Rodrigues e de Maria Martins Teixeira. Estes dados constam do "Arquivo Heráldico",do Visconde de Sanches de Baena, na t.t., c/o nº1414-Processo de Justificação,Março 3,nº 16. De momento é o que lhe posso adiantar... Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel

#27070 | luis262 | 21 set 2002 22:31 | Em resposta a: #25333

Desde já apresento as minhas desculpas, por não ter assinado a mensagem anterior,facto do qual só me apercebi depois de enviada. Aproveito para referir que, na T.T. existe a referência nos processos de justificação de nobreza, a dois filhos de José António Alvares Pimentel Teixeira, a saber : José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira e Joaquim Manso de Sequeira Pimentel Teixeira. Isto serve apenas para complementar a mensagem anterior. Espero ,em breve ,conseguir elementos referentes aos antepassados Pimentéis, de António Pimentel de Abreu e,talvez então possa surgir alguma relação com António Boto Pimentel. Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel

#27092 | v.galvao | 22 set 2002 13:20 | Em resposta a: #27070

Agradeço a boa informação que disponibilizou. Tenho alguns elementos sobre o referido António Boto Pimentel (mais tarde Botto Pimentel)- de quem descendo - pelo que tenho nele especial interesse. Estão à sua disposição. Não tenho no entanto nenhuma pista que o ligue aos Pimentéis Teixeira.
Cumprimentos,
Vasco B.P.Galvão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen