Casa da Trapa/Denis Pereira

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património | Famílias

Casa da Trapa/Denis Pereira

#25375 | orgc | 16 ago 2002 19:56

Caros Confrades
K.Barreto,na sua Monografia do Concelho de Castanheira de Pera-Ed.da Câmara Municipal-1989-indica o padre José Dinis Pereira,da Gestosa Cimeira,ordenado em 1793,filho de Manuel Dinis e de M.ªJoaquina,da casa que fundou a capela de Santa Luzia da Gestosa Cimeira e prov. dono da Quinta da Casa da Trapa que pertenceu à família-Gouveia.Na povoação de Pera,próximo,existe(existia há poucos anos quando por ali andei)uma bela pedra de armas onde aparece a representação no 1.º quartel-Gouveia(?),mas está representado Melo 2.ºMarques 3.º Pereira 4.º Queirós,ou Nunes,mal representados.Timbre de Melo.A pedra embora fosse bem lavrada apresenta imprecisões heráldicas ou então de difícil leitura,porque oa anos e falta de cuidado causaram-lhe muitos estragos.Os apelidos referidos existiram na freg. de São Domingos da Castanheira(Castanheira de Pera)que era do concelho de Pedrógão Grande,no registo de batismo de meu avô paterno ainda assim figura e ele com antepassados que usaram tais apelidos excepto-Melo.Um meu 5.º avõ alferes Manuel Francisco Pereira era da Mouta,da freg.atrás mencionada.
Ficarei muito agradecido a quem possa informar-me acerca da referida Casa da Trapa e das famílias mencionadas,da referida região ou limítrofes.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 07:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen