Armas dos Padrão

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias

Armas dos Padrão

#25583 | Sermpad | 22 ago 2002 18:25

Existem divergências quanto as armas relativas ao apelido Padrão.Enquanto Sanches de Baena diz serem as mesmas do apelido Cão, Lancastre e Távora as descreve de modo distinto.Afinal qual são as armas dos Padrão?Onde estão descritas?Quais as fontes de cada um dos autores citados?
Agradeco a quem puder ajudar.

sermpad

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#29967 | 1928 | 04 nov 2002 17:34 | Em resposta a: #25583

Caro Senhor,
Tudo o que lhe posso dizer, é que além de se ignorar a sua verdadeira origem, deu o Rei de armas em 1760 as armas concedidas a Diogo Cão, erro manifesto e só aplicável pelo desejo de atribuir a tal familia armas que se relacionassem com o nome, estando nestas circunstâncias as do mencionado navegador, sem necessidade de criar armas novas, cuja mercê, decerto, não era justificável neste caso. E é tudo que sei a êste respeito.
Cumprimentos,
Vasco de Vasconcellos

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#29969 | Sermpad | 04 nov 2002 17:48 | Em resposta a: #29967

Caro Vasco
Agradeco-lhe por sua preciosa ajuda.Contudo, devo dizer que Lencastre e Távora em seu "Dicionário das Famílias Portuguesas",diz algo bem distinto.Não apenas a descrição das Armas é outra , como também a data em que foram dadas.Assim, tento saber as fontes que cada um dos autores utilizou para tentar formar uma opinião melhor baseada.
Cumprimentos desde o Rio de Janeiro.
Sergio

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#29970 | 1928 | 04 nov 2002 18:16 | Em resposta a: #29969

Caro Sergio.
Esta informação é baseada do livro "Familias Nobres" de António Machado de Faria, o qual êle próprio, desconhece a origem dos Padrão. No entanto, vou ver se consigo saber algo mais a êste respeito, e logo o informarei.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#29971 | loms | 04 nov 2002 18:53 | Em resposta a: #25583

Caro confrade Sérgio.

Posso perguntar-lhe onde estão as origens da sua família Padrão?

Com os melhores cumprimentos.

Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#30010 | Sermpad | 05 nov 2002 14:10 | Em resposta a: #29971

Caro Luis
`´E com muito prazer que respondo-lhe:as origens de minha família estâo em Moreira-Maia.Trata-se da família Moreira Padrão, cujas origens tento levantar.O mais remoto de que tenho conhecimento, é meu tetravô Antonio Moreira Padrâo.Seu filho Bento Moreira Padrão casou-se no Rio de Janeiro em 1856.Seu filho, meu avô Joaquim Moreira Padrão é pois o primeiro nascido no Brasil.
Somos Parentes?
Cumprimentos desde o Rio de Janeiro.
Sergio

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#30030 | loms | 05 nov 2002 17:59 | Em resposta a: #30010

Caro Sérgio.

Gosto muito do Rio de Janeiro. Felizmente, já tive oportunidade de ir a essa "cidade maravilhosa" algumas vzs, inclusivé passar o carnaval. No que se refere à sua família Moreira Padrão, pergunte aos seus familiares se na mesma não havia um médico que foi o médico da Santa Alexandrina...A confirmar-se tal ainda poderei ajuda-lo, ou vice-versa, pois um dos meus ramos familiares é Moreira Padrão, mas nao de Moreira da Maia, antes Trofa.

O Dr. Padrão (esse médico) era primo directo, e da mesma geração, de um dos meus bisavós.

Abraço
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#30109 | 1928 | 06 nov 2002 18:07 | Em resposta a: #30030

Caro Sergio,
Por acaso já consultou o Índice "Todas as Familias?".Talvez seja uma pergunta desnecessária, pois, naturalmente já o fez.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#30246 | Sermpad | 08 nov 2002 16:21 | Em resposta a: #30030

Caro Luis
Apesar de Padrão ser um nome bastante incomum, existe no Rio de Janeiro mais de uma família com tal nome.Eu mesmo tive a oprtunidade de conhecer um Sergio Padrão, como eu , apenas com o outro sobrenome diferente.Em São Paulo existe outro Sergio Padrão que também se diferencia de mim pelo outro sobrenome.Aqui no Rio de Janeiro existe pelo menos um médico com nosso sobrenome (penso que mais de um, na verdade)que não são da família.Curiosamente a medicina é um dos poucos ramos do conhecimento a que nenhum de nos dedicou-se.
Na verdade , as informacões de que disponho foram obtidas do registro de casamento de meu bisavô Bento Moreira Padrão, cujo lancamento original em livro da arquidiocese tive em mão.Em tal registro de 1856, consta que meu bisavô era natural de São Salvador de Moreira, oque levou-me a presumir que seus pais Antônio Moreira Padrão e Margarida Maria de Jesus, meus trisavós, também tenham a mesma origem.Reforca tal idéia o fato de Padrão ser uma localidade de Moreira, o que faz de Moreira Padrão, um "endereco".
Muitíssimo obrigado por sua ajuda.
Um abraco
Sergio
Em tempo:calculo o nascimento de meu tisavô Antônio, por volta de 1808.











.

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#36734 | loms | 28 fev 2003 19:08 | Em resposta a: #25583

Caro Sérgio

Como vão os avanços na pesquisa das suas origens Padrão?

Aqui vai o meu email, pois lembrei-me que poderei ter um contacto que lhe pode ser util.

morgado35arrobahotmail.com

Abraço
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#37556 | Sermpad | 11 mar 2003 17:12 | Em resposta a: #36734

Caro Luis
Na verdade minha pesquisa esta um pouco parada pois não consegui nenhum avanço significativo adicional.
De qualquer forma agradeço muitíssimo sua ajuda.
Abraço
Sergio

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#37651 | alentejo | 13 mar 2003 00:58 | Em resposta a: #25583

A Carta de Armas concedida a Manuel Francisco Padrão, em 09-V-1760, com just. nobreza de 09-VI-1756, foi publicado por Manuel Artur Norton na revista Armas & Troféus (IPH).
As Armas desta família são: de azul, um padrão de prata sobrepujado por um escudete do mesmo, carregado com a cruz de Cristo, firmado sobre um monte de sua côr. Acompanhado em chefe de duas estrelas de ouro. timbre: o padrão de prata, do escudo.

Estas Armas são completamente diferentes das usadas pelo epelido Cão.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#37654 | Jacinto Bettencourt | 13 mar 2003 01:29 | Em resposta a: #37556

Caro Sergio,

Não sei se já tem conhecimento, mas o Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo tem algumas coisas publicadas sobre Padrões de Trás-os-Montes (julgo que nas Raízes e Memórias e na Acquae Flaviae).
Já dei com diversos padrões no Século XVII, em Vilar de Perdizes (bem perto de Chaves), sendo que tenho cópia dos livros paroquiais.
No que precisar disponha.
Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#69509 | Cau Barata | 13 jul 2004 17:40 | Em resposta a: #25583

Rio de Janeiro

Prezados Sérgio Padrão, Vasco de Vasconcellos, Luis Moura Serra e Nuno Borrego:

Estou apenas catando milho no sítio dos senhores, para tentar ajudar na construção de um bom milharal.

Pois bem...

Vi na última mensagem deste tópico, a menção feita por Nuno Barrego sobre a Carta de Armas concedida a Manuel Francisco Padrão, em 09-V-1760, com just. nobreza de 09-VI-1756, publicado por Manuel Artur Norton na revista Armas & Troféus (IPH).

Esout apenas aproveitando a dica, para repassar um outro estudo feito pelo mesmo douto pesquisador, Manuel Artur Norton, no qual apresenta a seguinte cadeia genealógica:

Sebastião PADRÃO, nascido por volta de 1593. Casado em Chaves, Santa Maria, 1617, com Isabel Pires.
Tiveram:

1. Gaspar Padrão de Oliveira – que segue.

O mesmo Sebastião PADRÃO, deixou um filho bastardo com Maria Álvares, mulher solteira de Vilartam:

2. João Padrão – § 1


1. Gaspar Padrão de Oliveira, nascido em 1633, em Chaves, Santa Maria. Casado em 1644, Chaves, Santa Maria, com Maria de Freitas, natural de Chaves, filha de Pedro Rodrigues, também conhecido por Pedro Dias, e de Maria de Freitas.
Tiveram:

1.1. Mariana Padrão da Conceição, nascida em Chaves, Santa Maria. Casada em 1704, Chaves, Santa Maria, com Antonio Borges da Costa, natural do Vale Benfeito, filho de Salvador Freire e de Bernarda Soeiro, natural de Macedo de Cavaleiros, Vale Benfeito.
Tiveram:

1.1.1.. Ana Maria de Oliveira Costa, casada a 13.05.1721, em Chaves, Eiras, com Miguel Lopes de Eiró e Azevedo, nascido em 1693, de Chaves, Santa Maria. Bacharel em Medicina, Cavaleiro da Ordem de Cristo. Filho de Francisco Lopes de Eiró e de Maria Teixeira.

= = = = = = = = = = § 1

2. João Padrão, filho natural de Sebastião Padrão, citado acima. Nascido em 1627, em Chaves, onde casou, em 1646 (Santa Maria), com Antonia Morais, filha de Pedro de Morais Castro e de Paula Ermitoa de S. Bento.
Tiveram:

2.1. Francisco Teixeira de Morais
2.2. Sebastião de Morais, Sacerdote do hábito de S. Pedro. Capelão da Santa Casa de Misericórdia. Nascido em 1661, em Chaves, onde faleceu em 1691 (Santa Maria).

Espero que possa ajudar, ou que possa ter alguma relação com os Padrões que procuram.

Abraços
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Padrão

#166511 | João Mamed | 04 set 2007 12:26 | Em resposta a: #69509

Caro Cau Barata,

Estou precisamente a trabalhar na cadeia genealogica dos antepassado do Dr. Miguel Lopes de Eiró e Azevedo e de Ana Mª Oliveira Costa (familia Padrão).
Gostaria de saber como posso aceder ao estudo do Dr. Manuel Artur Norton.

Cumprimentos,

João mamede

Resposta

Link directo:

Armas dos Padrão

#348569 | BGLino_19 | 23 jul 2014 17:19 | Em resposta a: #25583

Boa tarde.

Afonso Rodrigues, faleceu em 1753, em Vilela Seca, Chaves.
Filho de Domingos Padrão, falecido em 1698 e Mariana Rodrigues, falecida em 1724 - ambos de Vilela Seca.

Infelizmente não consigo recuar mais porque não existem online mais livros de batismos, nem de casamentos para esta época.

Têm informações sobre a família Padrão de Vilela Seca, Chaves?

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Armas dos Padrão

#348586 | João Mamed | 24 jul 2014 08:22 | Em resposta a: #25583

Bom dia

Infelizmente não o consigo ajudar.
Estive a ver nos meus arquivos e não encontrei nenhum Padrão em Vilela Seca.

Meus cumprimentos
João Mamede

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen