Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25730 | vbriteiros | 29 ago 2002 13:23

Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa assistia em Santo Estêvão de Geraz em 1753. Algum dos ilustres colegas deste Forum já terá encontrado este nome ou familiares ?
Agradeço qualquer informação.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25806 | Vasco Jácome | 31 ago 2002 22:53 | Em resposta a: #25730

Caro Vasco Briteiros

Esse Vasco é certamente da Casa da Costa existente nessa freguesia da Póvoa de Lanhoso.

Os seus prováveis ancestrais encontram-se no Gayo no ttº de Costas §208 e depois no ttº de Barbosas §63 e §64, mas não encontro a pessoa que procura. Parece-me que Gayo nem sequer chegou ao tempo dele no que respeita a esta família.

Encontro gerações mais recentes no Canaes de Figueiredo no Costado 24, mas não nenhum Vasco. É possível que fosse filho segundo e não herdeiro da Casa.

Importante era ver o que diz Artur Vaz Osório da Nóbrega nas “Pedras de Armas” no volume respeitante à Póvoa de Lanhoso. Infelizmente, não tenho a obra aqui comigo pelo que não posso adiantar mais nada. Embora, se a memória não me falha, o autor inclua alguns dados genealógicos e o estudo de uma Carta de Armas (Costas) do séc. XVI.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25812 | jpcmt | 01 set 2002 09:18 | Em resposta a: #25730

Caro Vasco Briteiros:
Agora que Vasco Jácome encontrou o fio à meada,
parece-me que a carta d'armas por ele referida (Costas, pleno) é a concedida a Francisco da Costa, residente em Santarém, em 10/5/1571.
As gerações nela constantes são:
1. Francisco da Costa
2. Francisco da Costa
4. Nuno Vaz da Costa
8. Vasco Vicente da Costa.
Está referenciada com o nº 760 na "Gente d'Algo" do Manuel Metello.
Será?
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25856 | vbriteiros | 02 set 2002 12:31 | Em resposta a: #25806

Caro Vasco Jácome e João Trovisqueira
Muito obrigado pelas informaçõesw prestadas que anotei e irei investigar oportunamente.
Entretanto acrescento que um pequeno rascunho que possuo diz que este Vasco Vicente foi casado com D. Francisca Rosa Brandão Pereira, moradora na Casa do Rocio de Trás da Sé, em Braga, filha de Frutuoso Brandão, citado por Felgueiras Gayo no ttº Costas de Barcelos, &205, pág 210 , que o assinala com : o m. mo .
O manuscrito não diz se teve descendência.
Esta descendencia seria mais uma linha dos Brandão-Pereira citados por António Julio Trigueiros no estudo sobre Sidónio Paes.
Vou tentar contactá-lo sobre este tema.
Cumprimenos
Vasco Briteiros
(Vasco Brandão-Pereira da Gama)

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25864 | jpcmt | 02 set 2002 13:40 | Em resposta a: #25856

Caro Vasco Briteiros:
Talvez lhe interesse saber o que, sobre Frutuoso Brandão Pereira, se diz no "Mappa das Ruas de Braga". Na Rua das Oussias (ou Oucias, Ussias ou Adussias)aparece como enfiteuta da casa nº 8 o Dr. Manuel José Brandão, que pagava de pensão ou foro ao Cabido 700 reis e 2 galinhas. O enfiteuta possuía esta casa por sucessão de Frutuoso Brandão Pereira e de Maria Josefa da Costa, sua mulher. A casa confronta do sul com o nº 2 da Rua Pequena.
A rua das Oucias era uma tortuosa rua que contornava as trazeiras e fachada lateral Sul da Sé. A rua foi destruída por volta dos anos quarenta do século passado.
Um abraço, João

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25878 | vbriteiros | 02 set 2002 16:12 | Em resposta a: #25864

Caro João
Bingo!! Essa informação foi óptima!.
Permite-me confirmar a veracidade da existencia desta D. Francisca Rosa , que seria irmã do Dr. Manuel José, Beneficiado, Licenciado em Canones e Padre(?)
Já agora pode ver se tem mais algum BP nessa rua?
O meu apontamento diz que Frutuoso era casado com Mariana Josefa da Costa e tinha : Maria Josefa, Antónia Teresa, Francisco, Luiza, Francisco, António (foi Padre),o citado Dr. Manuel José (Padre?), Balbina, Antónia, Clara, Agueda e com última Francisca casada com o tal Vasco Vicente.
Eu supunha este apontamento sem validade dado que Frutuoso aparecia em Felgueiras Gayo com aquelas abreviaturas que erradamente li "morreu menino" e que afinal quererá dizer " o mesmo" isto é Cidadão da Cidade de Braga.
Tem por acaso indicação do oficio do Frutuoso? No meu apnt. diz " Escrivão do Resid......?
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25885 | jpcmt | 02 set 2002 17:27 | Em resposta a: #25878

Caro Vasco:
Antes de mais, uma correcção: A mulher de Frutuoso chamava-se, de facto, Mariana e não Maria, como por lapso escrevi. A profissão daquele está omissa, e o registo que descrevi tem a data de 1724-08-22.
Dos nomes que agora indica, só encontro (no índice onomástico) no nº 2 da Rua Pequena o Padre António Brandão Pereira, com a data de 1765-05-04. O texto, onde se diz que o nº 2 é "Prazo constituído por casa, quintal e palheiro, este incorporado em 1618 e pertencente ao nº 1" e, no nº1, "Corresponde ao nº 8 da Rua das Oussias, para onde tem a frontaria e serventia principais." Curiosamente, aqui o Padre António B. Perª não é mencionado e aparece como enfiteuta Francisco de Sousa Castro, pagando de foro 875 reis e 2 galinhas (Será um dos Franciscos que menciona na sua nota, irmãos do Padre?)
Outro abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25888 | jpcmt | 02 set 2002 17:44 | Em resposta a: #25878

Em tempo:
Presumo que "escrivão do resid...? seja "escrivão dos Resíduos, órgão do cabido que administrava os legados pios.
João

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25890 | vbriteiros | 02 set 2002 17:54 | Em resposta a: #25885

Não tenho nenhum FSC, mas uma senhora Francisca da Costa, mas morava na rua do Souto e poderá ser sogra de Frutuoso.
Tenho tambemFrancisca Maria de Sousa natural de Pedregais que poderá ser a sogra de Francisca Rosa.
Tirando os elementos que dei sobre os filhos de Frutuoso,mais dados não tenho.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25892 | vbriteiros | 02 set 2002 17:58 | Em resposta a: #25888

Tem alguns Brandão, Pinheiro, Leite( Ana Leite), na Rua de S. miguel o anjo?
vasco

Resposta

Link directo:

RE: Vasco Vicente da Costa Machado Barbosa

#25899 | jpcmt | 02 set 2002 18:35 | Em resposta a: #25892

Vasco:
Não. Na rua de S. Miguel o Anjo só constam : Inácio Peixoto, p.e Pedro Francisco,
Gregório José Braga, herd.os do p.e Antº Velho Maciel.
João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 20:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen