Família Correia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Correia

#258 | calita | 27 set 2000 09:57

Procuro saber a origem desta família provavelmente de Famalicão.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#1006 | carledu | 25 nov 2000 18:37 | Em resposta a: #258

Oi!

Procuro informações sobre a família Correia. Minha bisavó era de Benavente - Santarém.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#1009 | bernardo 2000 | 25 nov 2000 18:48 | Em resposta a: #1006

Desculpem.Aproveito a"boleia".Procuro uma antepassada,séc.XVIII,de nome:Ursula Correa(Correia),de Alcantarilha-Algarve.
Desde já os meus agradecimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#2334 | viper | 25 fev 2001 20:26 | Em resposta a: #1009

Pelo que me Foi dado a Saber pela minha Avó (que é Correia Baguinho) a Familia Correa Teve origem em Lamego e depois espalhou-se pelo pais.

No entanto procuro ainda confirmar e obter mais informações

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#2338 | domconde | 25 fev 2001 21:40 | Em resposta a: #2334

Alô, alô!

Pesquizando Correia da Ilha da Madeira!

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#2788 | MLS | 16 mar 2001 11:31 | Em resposta a: #1006

calita
Uma minha bisavó era Correia de Miranda. Este Correia era de Famalicão. Concretamente o que deseja saber? Pode ser que consiga ajudar.
Cumprimentos
Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#2791 | JCA | 16 mar 2001 13:16 | Em resposta a: #2788

Já agora, intervenho para referir que, realmente, na região de Lamego o apelido Correia é frequente. Aproveito para lembrar o ramo Correia de Araújo da Régua, ao qual pertenceram personagens ilustres da nossa história.
Também em Moimenta da Beira (30 Km de Lamego)existem Correias, desde há pelo menos 250 anos na povoação anexa de Moimenta da Beira - Fornos, pequena povoação de onde são os Correias que nos fins do Séc. XIX vieram para a sede de freguesia onde por casamento (1909) se aliaram aos Requeijo Alves originando os actuais Correia Alves. Estamos na linha de estudo desses Correias, situando-nos até á data em José Correia que terá nascido em Fornos cerca de 1790.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#2795 | amaral | 16 mar 2001 15:40 | Em resposta a: #258

Na família da minha avó materna,do concelho de Ovar, surgem muitas pessoas com o nome Correa d'Oliveira. Eram "artistas", ou seja, tinham oficinas de tecelagem, tanoaria, etc.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#2800 | calita | 16 mar 2001 16:31 | Em resposta a: #2788

Maria de Lourdes :)
Desejo saber se a família Correia teve origem em Famalicão e mesmo se não, gostaria de saber qual foi a 1º pessoa com o sobrenome Correia que apareceu em Famalicão.
Cumprimentos
Calita

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#3283 | regueiras | 08 abr 2001 11:10 | Em resposta a: #258

Calita:
Tenho alguns dados de Correia (ou Correa) de Famalicão:

-o meu avô chamava-se Flávio Correa de Mesquita Guimarães (nasceu em Famalicão em 1905)
-o meu bisavô chamava-se Francisco Correa de Mesquita Guimarães (nasceu em Joane - Famalicão em 1861)
-o meu trisavô chamava-se José Correa de Mesquita Guimarães (nasceu em Pousada de Saramagos - Famalicão em 1816)
-a minha tetra-avó chamava-se Margarida Mesquita(nasceu em Pousada de Saramagos - Famalicão em 1793)e não casou.
-o pai dela chamava-se José Correa de Mesquita e nasceu em Vila Real (não sei quando).
-o pai deste José chamava-se Sebastião Correa de Mesquita e também era de Vila Real.

Ainda não tenho datas dos de Vila Real pois ainda não investiguei.

Será esta a família que procura?

Ao procurar os meus ascendentes em Famalicão deparei com outra família, de Bernardino José Correa, que era de S. Pedro de Roriz - Sto. Tirso e teve descendência em Famalicão.

Cumprimentos,
Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#3287 | Vasco Jácome | 08 abr 2001 20:14 | Em resposta a: #3283

Cara Graça Regueiras

Pelo que percebo da sua mensagem, ainda não tem informações sobre esses Correia de Mesquita, de Vila Real. Então, queria-lhe chamar a atenção para o facto de que nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo”, de Júlio Teixeira (FMVR nas “fontes” deste site), principalmente no Vol. II encontrar algumas famílias Correia Mesquita. É certo que numa leitura rápida não encontro os que refere. Mesmo assim, julgo que vale a pena dar uma vista de olhos, até porque, se ainda anda pelo Arquivo Distrital, é só “dar um salto” ao Salão Medieval, pois a Biblioteca tem esta obra (www.bpb.uminho.pt).

Já que respondo para este tópico e tendo em mente os demais intervenientes, aproveito para lembrar o facto de que o primeiro Correia que houve por estes Reinos foi D. Soeiro Pais Correia, que viveu pelo tempo do Conde D. Henrique. Portanto, já lá vão uns aninhos e umas dezenas de gerações que existem Correias! A família teve Solar quase no actual concelho de Famalicão, mas na realidade no de Barcelos, na Freguesia de Monte de Fralães (estrada Famalicão – Barcelos), onde foram Srs. da Honra de Farelães. Por isso, parece-me que seria bastante conveniente quem procura gente de apelido Correia especificar os mais remotos que conhece, bibliografia, etc. Julgo que a mensagem de Graça Regueiras já é um bom exemplo do que quero dizer.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#5665 | regueiras | 08 jun 2001 23:25 | Em resposta a: #3287

Caro Vasco Jácome:
Tive hoje a oportunidade de ir a Vila Real e li o assento de casamento de Sebastião Correia de Mesquita e de Maria Josefa Oliveira que vem referida como Maria Josefa da Sylva. Sebastião Correia de Mesquita vem referido como filho natural de Izabel Pimenta. No assento de casamento diz que ele "sempre foi tido como filho do Capitão de Ordenanças desta vila (Real) João Correia de Mesquita". Sabe-me dizer quem era este João Correia de Mesquita? A data deste casamento é 1 de Janeiro de 1748.

Obrigado por qualquer colaboração

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#5751 | Vasco Jácome | 11 jun 2001 23:41 | Em resposta a: #5665

Cara Graça Regueiras

Antes de mais, só agora respondo porque estive fora o fim-de-semana.

Nos “Morgados de Vila Real” no Vol. II, pg 424, existe um Capitão João Correia de Mesquita. Júlio Teixeira não diz de que corpo militar, mas é possível que fosse de ordenanças. Também não lhe dá filhos bastardos, mas pode não ter tido notícias dele(s). Dá-o sim, casado, em Lordelo, com D. Isabel da Costa Mourão. Para que o localize no tempo, teve um filho que casou, também em Lordelo, a 11-8-1766, e outro filho baptizado (Lordelo) a 27-3-1735.

Os antepassados dele, estão também no Felgueiras Gayo no ttº de Botelhos §59.

Relembro que ambas estas obras podem ser consultadas na Biblioteca Pública de Braga.
A questão que se põe agora é arranjar mais provas de que esse Sebastião era efectivamente filho deste João. No baptizado dos filhos de Sebastião, como constam os avós? Não se dará o caso de algum descendente de Sebastião ter sido padre e a respectiva inquirição de génere esclarecer o assunto? Nas pesquisáveis em www.adb.pt, há várias desta família, mas não me parece que nenhuma se ajuste a este problema. Em alternativa, pode ser que exista algum testamento, ou qualquer outro acto tabeliónico que solucione a questão.

Curiosamente, há minutos atrás, foi colocada um novo tópico aqui no fórum “Correia Mourão – Lordelo – Vila Real” que se refere exactamente aos mesmos de que falei! Pelo nome, o autor, Paulo Mourão, deve ser desta família pelo que sugiro o contacto (é natural que o nome deste tópico não lhe chame a atenção).

De qualquer modo, se poder continuar a ajudar (por exemplo, se quiser consultar a obra de Júlio Teixeira, este é muito omisso em “links” entre os títulos, mas eu já anotei bastantes), cá estarei.

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#6769 | renecg | 08 jul 2001 03:23 | Em resposta a: #2800

Calita, há quase quatro anos pesquiso meus antepassados Corrêa, com origem em Vila Nova de Famalicão.
Se quizeres saber detalhes favor contactar-me.
renecg@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#6771 | renecg | 08 jul 2001 03:24 | Em resposta a: #258

Calita, há quase quatro anos pesquiso meus antepassados Corrêa, com origem em Vila Nova de Famalicão.
Se quizeres saber detalhes favor contactar-me.
renecg@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#6772 | renecg | 08 jul 2001 03:50 | Em resposta a: #3283

Tenho ancestrais Correa de Vila Nova de Famalicão. De São Pedro do Pedome:Domingos José Corrêa casado com Anna Maria Ribeiro foram pais do meu trisavô Antonio Corrêa tambem de São Pedro do Pedome.
Antonio Corrêa casou-se com Joana Maria Machado Brandão e tiveram um filho de nome Narciso Corrêa (meu bisavô) que casando-se com Margarida Gomes de Jesus (já vivendo em Leça da Palmeira) tiveram entre outros filhos Adão Corrêa, meu avô, que imigrou para o Brasil, aparentemente com um seu irmão, Adolpho Corrêa.
Infelizmente não consegui ir para além de Domingos José Corrêa, nem tampouco tenho documentos de seu nascimento.
Para maiores detalhes favor contactar-me renecg@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#12333 | correia | 03 nov 2001 15:43 | Em resposta a: #1009

Bom dia Bernardo,

Chamo-me Florentino Dos Santos Correia e minha familia vem do Algarve. Minha bisavô Ana Maria Correia nasceu no fim do seculo XIX em Alcantarilha sendo filha de José Correia e de
Maria José ***. Serà que somos parentes.

Podes-me responder com um mail ao :
florentin.correia@wanadoo.fr

Fico esperando noticias tuas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#33629 | viper_sgc | 17 jan 2003 18:38 | Em resposta a: #2791

Caro JCA

será possivel me enviar o seu e-mial para o meu viper@promohosting.com de modo a podermos discutir melhor as suas pesquisas sobre os Correia em Lamego e Regua

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#33689 | Maggie | 19 jan 2003 12:28 | Em resposta a: #1006

Olá,

A minha bisavó também era de Benavente- Santarém, chamava-se Emília da Conceição Correia.

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Famķlia Correia

#41547 | neena | 13 mai 2003 14:24 | Em resposta a: #12333

Caro Correia,

minha avó paterna também era Correia mas de S. Teotónio - Odemira, chamava-se Maria José Correia (+-/ 1924) e era filha de Sebastiana Correia, tem alguma coisa referente a estes nomes? Também tenho familiares Correia no Algarve (Portimão e Lagos). Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#77840 | Jocca | 22 nov 2004 13:42 | Em resposta a: #2338

Prezado Domconde:
Procuro informações da familia Correia na Ilha da Madeira. Moro no Brasil e sou neto de João Correia (filho de Jose Correia e Carolina da Assunção) e Carolina de Jesus Vieira ( filha de Francisco Vieira e Augusta de Jesus) que moravam em Santo Antonio da Serra - Machico. Agradeço qualquer informação.

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#84367 | correia | 15 fev 2005 16:35 | Em resposta a: #1009

Tinha familia Correia em Alcantarilha, no Algarve no século XIX. Essa aldeia devia ser pequena e com poucos habitantes, naqueles tempos. Gustava saber o que tem como elementos sobre os Correias em Alcantarilha, sem ser Ursula do século XVIII. Busco sobre Anna Maria e seus pais José e Maria José Correia, no século XIX.
Obrigado pela resposta.
florentin.correia@wanadoo.fr

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#84381 | melisa | 15 fev 2005 19:41 | Em resposta a: #84367

aro Correia
Sei que não é muito mas cá vai:

Clemente Correia (natural de Alcantarilha) cc Joana de Oliveira.
Foram pais de:
Bernardo Fernandes cc Maria Josefa, fª de Manuel Rodrigues Bairanha cc Josefa Maria.( todos de Alcantarilha)
Bernardo Fernandes e Maria Josefa foram pais de Maria Joana que casou em Alvor em 1846 com Joaquim Francisco ( do Montes de Alvor), fº de Francisco de Jesus e de Gertrudes Joaquina neto paterno de Silvestre de Jesus Silva e de Maria da Conceição e materno de Manuel Gonçalves cc Ana Maria ou Ana Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia

#84382 | melisa | 15 fev 2005 19:41 | Em resposta a: #84381

(continuação)

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen