Família Homem, do termo de Lafões

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Homem, do termo de Lafões

#25818 | 2910 | 01 set 2002 13:51

Procuro a ascendência de
1-DIOGO DIAS HOMEM, foi pai de :

2-DOMINGOS DIAS HOMEM, natural do lugar de Freixieiro (ou Freixo), termo de Lafões, casou com D.MARIA DE CAMPOS, filha de Simão de Campos, natural de Viseu e de Isabel Rebelo Vieira.Filhos :

3-Isabel Rebello, natural do lugar do Freixo em Lafões, casou com Luís da Cunha e Mello, F.C.R., filho de Alexandre da Cunha e Mello,F. C R., capitão-mor de Lafões e de Simoa de Azevedo Cabral. C.g. nos Abreu e Melo da Casa da Parezias.

3-António Rebello Tavares de Campos, natural de Viseu, capitão de cavalos, casou com Helena da Silveira de Eça, filha de Manuel da Silveira de Eça, natural da Esgueira. Filho :

4-Francisco Rebello da Silveira Eça, morador em Aveiro, Sr. da Quinta e Torre da Retorta, morgado do Chão, F.C.R., casou com Maria Baldaia de Miranda, filha única de Manuel Pinto de Leão, morgado de Nossa Senhora do Rosário da Torre de Chã, capitão de Infantaria, e de sua mulher D.Maria de Miranda, neta paterna de Afonso de Leão Pinto, Sr. da Torre de Chã, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão-mor de Ferreiros de Tendais, e de Maria Rodrigues de Figueiredo, neta materna de do Abade de Real, Manuel de Carvalho Baldaia. Tiveram por filha herdeira Isabel Violante da Silveira Eça, senhora da Quinta Torre da Retorta, casado com Francisco Pinto da Cunha de Sá.


3-TOMÉ REBELLO DE CAMPOS, natural de Corticô (Fornos de Algodres), casou com D.ANA DE MAGALHÃES, nascida na Quinta de Sá,( Felgueiras Gaio no costado 114, diz que é da Quinta da Retorta entre ambos os Rios) filha de António de Magalhães, e de sua mulher D.Margarida de Carvalho, neta paterna de Jorge de Magalhães, natural de Miragaia, Porto, (filho de Jorge Martins, Sr da Quinta de .......N) e de sua mulher D.Felipa da Cerveira Magalhães (filha de António Gonçalves Pereira e de sua mulher D.Maria Aranha de Magalhães )Filho :


4-JOÃO REBELLO DE MAGALHÃES, natural e morador na freg. de Cortiçô (Fornos de Algodres). Na habilitação para o Santo Oficio de seu neto diz que ele pertence a uma família de “cristão velhos e limpos de toda a infecta nação pessoas nobres que sempre viveram de suas fazendas sem que tivessem oficios nem ocupação alguma “.
Casou a 25/6/1645 com Dona BERNARDA TEIXEIRA DA SILVA DELGADO, nascida em 1629 na cidade do Porto, filha de Doutor Roque Teixeira da Silva, licenciado em Leis, advogado e conhecido homem das letras na cidade do Porto, onde foi Juiz dos Orfãos e de sua mulher (casados em 1625 na freg,. da Senhora da Victória) Maria dos Anjos Delgado Pinto, moradores na Rua de S.Domingos de frente a Nossa Senhora do Pé da Cruz, na dita cidade do Porto, neta paterna do Dr.António Teixeira da Silva, Advogado no Porto e de Ana André, neta materna de Domingos Delgado Pinto, natural de Penafiel (ou de Arrifana de Sousa e de Águeda Lopes de Figueiredo. C.G.

Resposta

Link directo:

Homens, 'latu sensu' viseenses

#188269 | salen | 14 mar 2008 09:39 | Em resposta a: #25818

Caro Óscar Caeiro Pinto,
Tenho um 'fim de linha' resistente, que francamente já não sei mais onde pesquisar as suas ligações. Ponho-lhe o caso para ver se tem dados ou se me sugere alguma pista de pesquisa.
Trata-se de Marcos de Paiva Homem (provavelmente por varonia mais 'Paiva' que 'Homem' - salvo seja!).
Um seu neto casa-se em Viseu em Outubro de 1614 e o seu genro, Pero Fernandes de Torres (um empreiteiro das obras da coroa) morre em 1616, em Viseu, "com avançada idade".
Trata-se portando de alguém que terá vivido na segunda metade de 500, talvez nascido ainda na primeira, uma época difícil.
A Marcos não o encontro em parte nenhuma para além de no Alão e no registo de casamento desse neto, mas sem referência à sua origem. Já procurei em índices do ADV e nada. Não o encontrei no 'Ascendências' do MAS.
A existência de Homens em Lafões, juntamente com os factos de um seu neto (Jesuíta) ser de Vousela e de outro descendente (trineto) ter vindo a ser Abade de Carvalhais, pode apontar para uma origem ou pelo menos forte ligação a essas Terras.
Bom fim de semana, e grato desde já, aceite os cumprimentos do
Victor Ferreira
P.S.: E um bom encontro algarvio!

Resposta

Link directo:

RE: Homens, 'latu sensu' viseenses

#200796 | djabaf34 | 18 jun 2008 09:26 | Em resposta a: #188269

Caro Victor Ferreira

Tenho uma ascendência na freg. de Ventosa-Lafões-Viseu, em Bernardo Homem casado com Isabel de Morais, finais do séc.XVII, ainda não tive oportunidade para investigar mais a fundo esta linha por me encontar em Lisboa, tb não conheço a obra Ascendências Visienses, agradeço-lhe desde já alguma informação adicional.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

Hombres dificiles, caramba

#200819 | salen | 18 jun 2008 11:41 | Em resposta a: #200796

Caro Daniel Andrade Ferreira,

"...ainda não tive oportunidade para investigar mais a fundo esta linha por me encontar em Lisboa ..."? Então somos dois. Daí as minhas tentativas desesperadas para 'pescar' alguma pista no Forum.
O 'Ascendências ...' pode ser encontrado na Fèrin, no Chiado, ou na Livraria aqui do Genea. Acho que até pode encomendá-lo. Nunca o procurei em bibliotecas públicas, mas deve estar à disposição na BN. Lá constam dados levantados pelo confrade Manuel Abranches de Soveral (curto: 'MAS') para aquele período que medeia entre alguns livros de linhagens e os registos paroquiais, e que ele vem actualizando numa 'errata' muito fácil de encontrar num motor de busca qualquer. Pode começar por aí.
Mas vamos fazer o seguinte: quando algum de nós conseguir escapar-se à loucura do dia-a-dia e ir pesquisar a Viseu ou a outro lugar por estes e outros 'Homens' da Região, comunicamo-nos quanto aos resultados. Eu por mim comprometo-me.
O melhores cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Hombres dificiles, caramba

#200827 | djabaf34 | 18 jun 2008 12:25 | Em resposta a: #200819

Caro Victor Ferreira

Muito obrigado pela sua disponibilidade, farei o mesmo logo que tenha novas informações; vou entretanto consultar as AV, e talvez nas férias uma visita à bonita cidade de Viseu.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Hombres dificiles, caramba

#201062 | djabaf34 | 20 jun 2008 17:13 | Em resposta a: #200819

Caro Victor Ferreira

Entrei em contacto com o Arquivo de Viseu, disponibilizaram-me as seguintes informações o Bernardo Homem casou com Isabel de Morais em 8 de Abril de 1665 na freg. de Ventosa, ele filho de Simão Homem e de Maria Fernandes, ela filha de Baltazar Lourenço e de Maria Fernandes, tb da freg. de Ventosa; segundo o que vi estes elementos já se encontram na base do geneall, sem contudo constar este filho Bernardo Homem, o dito Simão Homem é filho "natural" parece de Estevão Homem Soares de Albergaria, ainda não tive possibilidade de consultar as AV, estão esgotados e não constam na BN, por caso o caro Victor Ferreira têm conhecimentos sobre estes soares de albergaria, mt obrigado.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

Hombres y mujeres dificiles, caramba

#201069 | salen | 20 jun 2008 18:22 | Em resposta a: #201062

Daniel Andrade Ferreira,
Como está? Desde já grato pelas notícias, respondo. Por partes:
1. pode sempre actualizar aqui no Genea o que faltar. Abra a página dos que há cá e acrescente mais filhos, ancestrias, notas biográficas, o que for. É um serviço meritório que não só ajuda a aumentar os dados da Base como ilustra quem os fornece;
2. o AV: pode (pelo menos podia) encontrá-lo aqui para consulta, e não para compra:
Livraria do Guarda-Mor
Calçada Marquês de Abrantes, 102
1200-720 Lisboa
Tel.: 213976313
Horário:
De 2ª a 6ª, das 10h00 às 18h00
Últimas 5ªs-feiras do mês, até às 24h00
3. não nada sei de especial sobre «esses» Homens com Soares Albergaria, senão que se descendem do primeiro, descendem de um bravo cavaleiro Soares que lá pelo início da nacionalidade, e depois de cansado de guerras, resolveu abrir uma albergaria em Lisboa. Passou a ser conhecido como «o Soares da albergaria», e esta última levou um 'a' maiúsculo uns tempos mais tarde (a história é verdadeira).
Mas se pesquisar nos diverssos tópicos e mensagens sobre os Soares d'Albergaria que há aqui no Forum, é provável que encontre informação pertinente.
4. quanto ao meu fim de liha resistente, parece-me que só vou dar com alguma coisa de útil quando conseguir pesquisar em outra coisa que não livros paroquiais: actas de reuniões de câmaras, testamentos, papeis das cúrias diocesanas, documentação de conventos e mosteiros, coisas desse género.
No entanto se descobrir alguma coisa em relação às IRMÃS do Jorge Montez da Fonseca e dos dois Jesuítas (filhas do Pero Fernandes de Torres e da Isabel Montes da Costa), também não seria mau.
Boa sorte.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 19:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen