Manço com "ç"??

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Manço com "ç"??

#25823 | JPL | 01 set 2002 18:24

Deparei recentemente, com um assento de baptismo ónde consta um avô com o apelido Manco. Uma vez que nunca ouvi tal apelido, será ele uma alcunha ou um erro ortográfico do pároco, querendo escrver Manso?

Caso alguém me possa esclarecer esta dúvida, desde já agradeço.

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#25838 | A. Varela Remígio | 01 set 2002 23:51 | Em resposta a: #25823

Caro José Pedro Leão

Existe o apelido Manco.

Eu tenho ascendentes com o apelido "do Manco". O ascendente mais remoto que tenho registado na minha jovem árvore genealógica é um José dos Santos do Manco que terá nascido por volta de 1770 e morreu em 1837, de quem descendo por três ramos distintos. Estes meus ascendentes são oriundos da Nazaré.

Uma vez que é um apelido derivado de uma alcunha, é muito natural que haja muito mais famílias com este apelido para além da minha e da sua.

Tenho todo o interesse em saber mais pormenores sobre a sua família Manco.

Com os meus cumprimentos

André Varela Remígio

a.v.remigio@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#25840 | zmcm | 02 set 2002 00:14 | Em resposta a: #25823

Caro Zé Pedro :

Tive há algum tempo contactos consigo relativamente a famílias de Niza não sei se recorda...na altura tinha o seu contacto mas agora devido a um problema que tive no PC tive que formatar o disco e perdi os contactos todos que tinha! importa-se de me dar o seu e-mail? na realidade achei imensa graça este verão pois descobri que tenho amigos que o conhecem e gostava de lhe dizer isto!!

um abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#25841 | zmcm | 02 set 2002 00:15 | Em resposta a: #25823

Caro Zé Pedro :

Tive há algum tempo contactos consigo relativamente a famílias de Niza não sei se recorda...na altura tinha o seu contacto mas agora devido a um problema que tive no PC tive que formatar o disco e perdi os contactos todos que tinha! importa-se de me dar o seu e-mail? na realidade achei imensa graça este verão pois descobri que tenho amigos que o conhecem e gostava de lhe dizer isto!!

um abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#25906 | JPL | 02 set 2002 22:30 | Em resposta a: #25838

Caro André,

Bem haja pela pronta resposta que me enviou. Pelos vistos, tal como eu, teve um antepassado que pelo facto de claudicar, deu origem a um novo apelido à sua família :-). Terei todo o gosto em partilhar consigo as poucas informações que disponho. Trata-se de um trisavô ou uma trisavó minha, oriundo(a) ou de Aldeia da Mata, Concelho do Crato, ou de Pedrógão Pequeno. Esta´incerteza que tenho neste momento, deve-se ao facto de esta informação estar apenas disponível no computador do meu escritório e apenas amanhã poder ser mais preciso. De qualquer modo, aguarde notícias minhas que assim que possa, provavelmente amanhã, entrarei de novo em contacto consigo.

Um abraço,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#25907 | JPL | 02 set 2002 22:36 | Em resposta a: #25841

Caro Miguel Cabrita Matias,

É obvio que me lembro de si. Fiquei bastante curioso acerca de quem lhe terá falado de mim; só pode ter sido a dizer mal :-)). Desenvolvi entretanto , algo mais acerca das famílias de Niza. O meu e-mail é 0432035901@netcabo.pt .
O Luís Amaral, aconselhou-me a não divulgar o meu endereço electrónico por este meio por razões de segurança (propagação de virus) mas espero que esse problema já esteja ultrapassado.

Um abraço,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#25914 | A. Varela Remígio | 02 set 2002 23:48 | Em resposta a: #25906

Caro José Pedro

O meu mais remoto avô Manco é um 6º avô que já terá nascido na Nazaré.

Uma vez que era "do Manco", calculo que não fosse o próprio Manco, mas sim um seu descendente.

Penso que ainda não é desta que encontro parentes aqui no fórum. Não acredito que uma família de mancos se deslocasse do Pedrógão
Pequeno ou do Crato até à praia da Nazaré.

De qualquer modo, tenho todo o gosto em acompanhar as suas pesquisas sobre o seu ramo Manco.

Um abraço

André Varela Remígio

a.v.remigio@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#25940 | Paulo | 03 set 2002 16:56 | Em resposta a: #25907

Caro José Pedro Leão,

Na possibilidade de se tratar de um elemento da família Manso e atendendo a que de facto muitas vezes surgem Mansos com ç, sugiro-lhe uma consulta às "Antiguidades, famílias e varões ilustres de Sernache do Bonjardim", de Teixeira, Cândido (baseada na "Certã Ennobrecida" de Lima, Jacinto Leitão Manso de)
Com efeito, esta obra trata com alguma exaustão diversas famílias de Pedrogão Grande e posso adiantar que nesta região este apelido surge com alguma frequência.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#25950 | artur41 | 03 set 2002 19:43 | Em resposta a: #25940

Caro Paulo


Uma tia minha, casada com meu tio paterno, chama-se Maria Narcisa Bairrão Manso (Soares). É natural de Penhascoso, Mação.
Pertencerá aos "Mansos" citados?


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#26044 | Paulo | 05 set 2002 10:55 | Em resposta a: #25950

Caro Artur,

Pode pertencer uma vez que estes Mansos se estenderam a Concelhos próximos de Mação tais como Vila de Rei e Sardoal. Se conseguir obter mais informações sobre os costados talvez se consiga entroncar nalgum dos títulos estudados na obra citada.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#26050 | artur41 | 05 set 2002 12:57 | Em resposta a: #26044

Caro Paulo


Obrigado pela informação. Vou investigar os costados.


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Manço com "ç"??

#44214 | A.Godinho | 02 jul 2003 02:15 | Em resposta a: #26044

Caros confrades
Desculpem a intromissão, mas gostaria que algum de vós me desse a v/ opinião.

Em 15.1.1670 casaram, em Montargil, os meus ascendentes Maria Leal, fª de João Leal e de Isabel Fernandes, e Domingos Dias Bexiga, fº de Manuel Fernandes Palhais e de Isabel Dias, e neto paterno de Simão Fernandes Palhais e neto materno de Diogo Manso.As naturalidades dos avós de Domingos não são referidas nos assentos. Ora o Palhais palpita-me que se trata de toponímico, precisamente da fregª de Palhais, concº da Sertã de onde porventura seriam oriundos. A somar a este facto um Diogo Manso como avô materno, e creio que este apelido era comum e penso que de algum relevo social na região da Sertã.
Além do mais julgo que Palhais não será excessivamente longe de Espinhal (Condeixa) onde o confrade Paulo Alcobia Neves tem referenciados Bexigas (vide tópico Bexigas do Espinhal). Serão coincidências a mais, ou aqueles meus antepassados serão mesmo dessas bandas.
Antecipadamente grato pela v/ opinião.
Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 09:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen