Joana Mimosa, de Faro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Joana Mimosa, de Faro

#2586 | rmfrp | 10 mar 2001 00:19

Boa noite.

Há algum tempo, numa discussão sobre a família Vaz Velho de Tavira, surgiu de passagem o nome de "Joana Mimosa, moça solteira" (referido por MAS) que em 1711, terá tido um filho do fidalgo Gonçalo de Souza de Menezes, chamado Antonio Pereira de Souza de Menezes, baptizado em Faro.

Sucede que há poucos dias descobri, a fazer fé nos registos paroquiais, que tenho uma 9. avó chamada Joanna Mimoza, natural de Faro. Surge como avó paterna do noivo (meu 7. avô) num casamento celebrado em 1776. O avô paterno do noivo não é o referido Gonçalo de Souza de Menezes.

Analisando as datas, e tratando-se de um nome invulgar (julgo eu), verifica-se que é perfeitamente possível que e uma e outra sejam a mesma pessoa, nascida talvez cerca de 1690, que já depois de ser mãe solteira terá casado (ou talvez não) com o meu 9. avô.

Gostaria naturalmente de saber mais sobre esta Joana Mimosa. Era uma rapariga do povo, cujo nome só é recordado pelo filho que teve do fidalgo, ou pertencia a uma família de posses?

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#2595 | MAS | 10 mar 2001 03:41 | Em resposta a: #2586

Não faço ideia se o nome Mimosa era ou não corrente em Faro na 1ª metade do séc. XVIII. Pode ou não ser a moça solteira que teve um filho natural de Gonçalo de Souza de Menezes, que este mais tarde reconheceu. O mais que, de fonte documental, sei sobre esta Joana Mimosa, é que em 1746 já estava casada em Faro (não se dizia com quem) e era filha de Manuel Rolão. E ainda que o padrinho de seu filho natural, em 1711, foi o governador Diogo Lobo Pereira.
Cumprimentos
MAS

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#2597 | rafael mião | 10 mar 2001 09:04 | Em resposta a: #2586

Num "livrinho" editado pela C.M de Faro:Monumentos e Edifícios notáveis do concelho de Faro-1984-pelo prof.José António Pinheiro e Rosa(que ainda conheci,pois foi meu professor , de uma vasta cultura e muito comunicativo por quem tinha muita consideração,permita-se-me esta pequena homenagem póstuma);há uma referência aos fundadores da Igreja e convento de Santo António dos Capuchos :-Francisco Martins Rolão e sua mulher Branca Roloa,cuja lápide sepulcral estava(esta`?)à porta da igreja.
Não sei se terá relação com a Senhora a que se refere,mas fica a informação para quem a utilizar.
Os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#2616 | rafael mião | 10 mar 2001 21:43 | Em resposta a: #2586

A título de curiosidade acrescento `a mensagem que lhe enviei que o Prof.Aníbal Cavaco Silva teve um antepassado de apelido ROLÃO(Manuel Martins Rolão C/c mARGARIDA nUNES séc.XVII);embora,eu tenha uma nota, e não me lembro de onde a tirei, que refere também o apelido Faria;aliàs,plausível,porque houve e haverá Farias no Algarve e tenho uma fotografia de uma linda pedra de armas ,onde figura esta família e que vi no convento de Nossa Senhora da Assunção,em FARO,há anos.
Sobre o referido pode consultar-se a Árvore Genealógica do Ex-Primeiro Ministro- A TOUCH of CLASS-vinda a público no Independente de 19 de Julho de 1991.
Com renovados cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#2636 | rmfrp | 11 mar 2001 12:50 | Em resposta a: #2586

Caros senhores:

Muito obrigado pela vossa atenção. As informações que me forneceram foram muito úteis. De facto, para além do casamento que referi anteriormente (de 1776), em que os avós paternos do noivo são Manoel Rodrigues Nogueyra e Joanna Mimoza, obtive os dados de um outro casamento (de 1775), em que a noiva é uma senhora viúva, minha antepassada (a mãe da noiva do casamento anterior - aliás, tem uma dispensa especial de afinidade) e em que os avós paternos do noivo são outra vez Joanna Mimoza e o que parecia ser Manoel Roham. Os novos dados inclinam-me a pensar que o "Roham" será na realidade Rolam. A confirmar-se, será o primeiro parente de que tenho conhecimento com o apelido Rolão.

Isto suscita uma grande confusão. Afinal, Joanna Mimoza era mulher ou filha de Manoel Rolão? Há duas, mãe e filha? O problema deste segundo casamento é que, caso insólito, são indicados os avós dos noivos mas não os pais. Se os pais do noivo fossem Manoel Rodrigues Nogueyra e Joanna Mimoza a situação estaria esclarecida - o segundo noivo seria tio do primeiro e haveria duas Joanas Mimosas, mãe e filha (e nesse caso, inclino-me para a hipótese de a mãe de Gonçalo de Souza de Menezes não ser a filha de Manuel Rolão, mas sim a esposa).

Outro aspecto interessante é o padrinho de Gonçalo Souza de Menezes ser uma pessoa de apelido Lobo. O pai (obtido de outra fonte) e o avô paterno da noiva do segundo casamento - que como referi deverá ser também minha antepassada - têm este apelido. São, respectivamente, o Capitão Geronimo Borges Lobo e João Lobo de Sampayo.

Esta questão seria uma prioridade nas minhas inverstigações não fosse o caso de, contrariamente a quase todos os registos paroquiais do Algarve anteriores a 1860, os registos de Faro-cidade (paróquia da Sé) não estarem no ANTT (estão em Faro). É uma situação incompreensível, esta separação entre Faro e os arredores (Estói, Santa Bárbara de Nexe, etc. estão no ANTT). Um mínimo de organização exigiria que estivessem juntos, fosse no ANTT fosse em Faro. Nos tempos mais recentes deparei com um grande número de antepassados originários de Faro, cuja origem só poderei esclarecer numa futura deslocação ao Algarve.

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#2643 | MAS | 11 mar 2001 17:13 | Em resposta a: #2636

Certamemte a Joana Mimosa que teve um filho de Gonçalo de Souza de Menezes era filha da outra Joana Mimosa e seu marido Manuel Rolão. Não restam é dúvidas de que a primeira Joana Mimosa era filha de Manuel Rolão, pois isso está documentado no processo da Ordem de Cristo de seu filho natural. Julgo até que neste processo está o assento de baptismo de Joana Mimosa, que na altura não copiei por não interessar à investigação que estava a fazer. Deve, portanto, consultar este processo na TT e analizá-lo na perspectiva da sua investigação.
Cumprimentos
MAS

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#2728 | rmfrp | 14 mar 2001 00:02 | Em resposta a: #2643

Caros senhores:

As minhas desculpas pela minha intervenção anterior. De facto, está cheia de erros e confusões, o que só se explica pelo facto de ter sido escrita em parceria com um velho amigo meu, o Sr. Vírus Influenza, que decidiu aparecer de surpresa cá em casa e ficar durante uns dias. Se o texto tivesse sido escrito apenas por mim, sem a ajuda do Sr. Influenza, estaria certamente correcto, até porque, a fazer fé nos últimos dados, serei talvez primo dessa famosa personalidade que nunca se engana e raramente tem dúvidas.

A leitura conjunta dos diversos dados que recolhi no ANTT e dos que gentilmente me forneceram aqui no Fórum permite inferir o seguinte:

Os meus 10s. avós Manoel Rolam e Joanna Mimoza (mãe) tiveram uma filha chamada também Joanna Mimoza. Foi esta senhora que teve em 1711 um filho de Gonçalo de Souza de Menezes, que era por sua vez filho do 4. morgado de Bertiandos e sobrinho do Bispo do Algarve D. António Pereira da Silva. Mais tarde Joanna Mimoza (filha) casou (aliás, eu não sei se casou...) com o meu 9. avô Manoel Rodrigues Nogueyra, tendo tido pelo menos dois filhos, Antonio (meu 8. avô) e Manoel.

Já vi este último Antonio referido em três documentos distintos e nos três aparece indicado com o título de Doutor, mas não sei qual a profissão a que o título se refere.

Tenciono, logo que possível, pesquisar mais informações sobre este assunto (nomeadamente os registos da Ordem de Cristo). O que mais me intriga é que é exactamente do casamento da quase anónima Joanna Mimoza com Manoel Rodrigues Nogueyra (sobre este não tenho ainda quaisquer dados) que nasce aquele que é talvez o ramo mais abastado da minha família.

Caso haja alguém interessado, poderei partilhar com o Fórum aquilo que encontrar.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3264 | MAS | 07 abr 2001 17:25 | Em resposta a: #2728

Encontrei agora, por acaso, nos meus apontamentos, o assento de baptismo de Joana Mimosa. Foi em Faro, a 26.2.1688, e era filha de Manuel Rolão e sua mulher Joana Mimosa, conforme já lhe tinha dito.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3265 | rmfrp | 07 abr 2001 18:53 | Em resposta a: #3264

Caro Senhor Manuel Abranches de Soveral:

Muito obrigado pela sua preciosa informação.
Em breve vou deslocar-me a Faro para tentar descobrir mais alguma coisa sobre os meus antepassados do Algarve, e uma das minhas prioridades era exactamente esclarecer a questão das Joanas Mimosas. A sua ajuda poupa-me certamente muito tempo de pesquisa. Espero poder retribuir-lhe esta gentileza no futuro com informações que lhe sejam úteis.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3266 | manuelr | 07 abr 2001 19:34 | Em resposta a: #2728

Não irei esclarecer nada sobre Joana Mimosa, porque não sei,pois o que "picou" a minha curiosidade foi Manuel Rolão.

A mim já me dá trabalho saber donde vieram os Rolão que me deram o nome, mas o meu irmão, que é mais teimoso que eu, quer saber de tudo quanto é Rolão.

Oa mais antigas de que tenho notícia, são os de Aveiro, em que um deles foi Juíz de Fora na Covilhã, finais do Sec XVI, princípios do Sec XVII. Sendo os meus Rolão da Soalheira, Castelo Novo e terras limítrofes, é nesta hipótese que tenho desenvolvido as minhas investigações, sem nada ter ainda concluido.

Pelo que medisse meu irmão, seria tradição nos do Algarve, terem origem na Beira Baixa.Não sei.

Li ( tenho pena de não saber de momento onde)que em Espanha e no Alto Alentejo, se diria Rolão ou Rol, do que não estou convencido, pois está bem estudada a família Rol e não me consta ser daí que vem Rolão. Mas não deixa de ser curioso, que Lourenço Barreiros de Oliveira e Cunha casou com Inêz Fernandes Rol na Aldeia do Cabo em 1608, sendo ela filha de Pedro Fernandes Rol e de Isabel Jácome, fª esta de Bartolomeu Jácome, de Évora, falecido no Souto da Casa em 1606.

Em todas as estas localidades, há Rolões que se ligam aos meus, mas os elementos de que disponho não me permitem tirar qualquer ligação aos do Algarve ou Leiria.

Na Matrícula de Ordens da Diocese de Évora ( 1480-1483), consta um Gaspar e um Johannis Rollam, Millicie Ordinis de Avis, de quem não tenho mais notícia.

As grafias que me aparecem tanto na Soalheira, como em Castelo Novo, e tantas outras em volta, são Rolão, Rollam ou Rellam, estas as mais antigas.

Se por acaso encontrar algum documento que me permita qualquer ligação, agradecia, se possível, a sua informação.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3273 | rmfrp | 07 abr 2001 22:51 | Em resposta a: #3266

Caro Senhor Manuel da Silva Rolão:

Por enquanto não tenho nada de interessante para si e para o seu irmão. Este seu homónimo, meu 10. avô, é para já a única pessoa que tenho na família com este apelido, e o seu ramo ainda não tem continuação. Curiosamente aparece no lado materno. No meu lado paterno, apesar de a esmagadora maioria dos antepassados que conheço serem da Beira Baixa (Casegas e arredores) ainda não apareceu nenhum Rolão.
Quando tiver mais informações sobre este Rolão tratarei de as divulgar aqui no Fórum. Este meu antepassado deve ter nascido por volta de 1660 e se a hipótese de origem na Beira perto de 1600 estiver correcta então é forçoso que pelo menos um avô dele aponte para lá.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3275 | manuelr | 07 abr 2001 23:07 | Em resposta a: #3273

Tem piada que de Casegas ao Souto da Casa são meia dúzia de Kms. Por acaso não sabe de um Pedro Álvares de Carvalho, do Souto da Casa e de uma Domingas Nunes, pais de Maria de Carvalho casada em 1624 com o L.do João Leitão da Cunha e Aguiar Roberto, no Souto da Casa ?

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3276 | rmfrp | 07 abr 2001 23:21 | Em resposta a: #3275

Caro Senhor:

Mais uma vez está com azar. Não tenho até agora nenhum familiar do Souto da Casa (apesar de ser perto de Casegas). Além disso, as minhas investigações no ramo paterno só me levaram até agora a pessoas nascidas por volta de 1640, já que muitos registos paroquiais mais antigos não fornecem informação suficiente para se poder continuar a avançar. Assim, as pessoas que refere estão para já fora do meu alcance.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3277 | manuelr | 07 abr 2001 23:26 | Em resposta a: #3276

Caro RMFRP (?)

De qualquer maneira, muito obrigado.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3278 | MAS | 08 abr 2001 00:34 | Em resposta a: #3266

Caro Manuel da Silva Rolão
Quem tem estudados os Rolão de Aveiro é o meu amigo José Couceiro da Costa (josecouceiro@mail.telepac.pt)
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#3279 | manuelr | 08 abr 2001 00:52 | Em resposta a: #3278

Caro Manuel Abranches do Soveral

Penso que este seu amigo será dos Rolões de Aveiro, pois destes saíu Leonor ( Couceiro ) da Costa que instituiu o Morgado de Vilarinho, tendo seus primos tido os apelidos de Rolão Couceiro e Rolão Couceiro Pimentel.

Fico-lhe grato pela informação, pois sabia há já algum tempo que havia alguém que estudava os Rolões de Aveiro, mas não sabia como contactá-lo.

Com os melhores cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6013 | fadoria2001 | 19 jun 2001 19:01 | Em resposta a: #2597

Permita-me um adendo: no segundo semestre de 92 fui professor da Universidade do Algarve. Através do sr. Cabecinha, então secretário do Campus de Gambellas (e que me recebeu, `sr. Prof. Doria, temos aqui um herói local, o navegador Cristóvão Doria') fui apresentado ao Prof. Pinheiro e Rosa, com quem passei uma tarde agradabilíssima conversando, e que me ofereceu seu opúsculo _Gente de Faro_ - cito de memória, estou em viagem.

Seu falecimento foi noticiado no Brasil; seu apartamento na praceta ao fim da Migyel Bombarda, lembro-me bem dele.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6028 | rafael mião | 19 jun 2001 21:56 | Em resposta a: #6013

Gostei muito de ler esta notícia, porque o Rev.º Padre Prof. Pinheiro e Rosa foi meu professor em Faro,no Colégio Algarve(eu tive casa em Faro ) nutria por ele e recíproca uma grande consideração.Era de facto uma simpatia, de uma cultura vasta e uma autoridade em assuntos do Algarve,particularmente da cidade de Faro.
Cumprimentos
R. C.

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6060 | fadoria2001 | 20 jun 2001 13:41 | Em resposta a: #6028

Agradeço sua msg, e reitero do grande prazer que tive nesse contacto com o Prof. Pinheiro e Rosa.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6309 | rmfrp | 26 jun 2001 19:25 | Em resposta a: #3279

Caro Manuel Abranches de Soveral:

Regresso a este tópico pois não consegui encontrar o registo de baptismo de António Pereira de Sousa de Menezes. A busca nos livros de baptismos de Faro (Sé e São Pedro) revelou-se infrutífera quer na data que me indicou quer em datas próximas.

Por outro lado, na habilitação para a Ordem de Cristo de APSM (chamam-lhe apenas ASM) não encontrei o nome da mãe ou dos avós. Dizem apenas que APSM é filho natural, que o avô materno é "agente e procurador de uma casa de negócio" e que a avó materna é "mulher de segunda condição".

Eu não sei exactamente qual o signficado técnico de "mulher de segunda condição" nesta época, mas JM-mãe, que deve ser a avó materna em questão, era filha de um cavaleiro da Casa Real e irmã de outro cavaleiro da Casa Real, o que não deixa de ser estranho.

Para aumentar a confusão, em 4 de Fevereiro de 1680 foi baptizada na Sé de Faro uma Joana, filha de João Mimoso e de Isabel Ribeira, nascida a 28 de Janeiro. Ou seja, pode haver outra Joana Mimosa contemporânea de JM-filha.

JM-mãe casou com Manuel Rolão em 12-02-1680 (São Pedro, Faro), e JM-filha com Manuel Rodrigues Nogueira em 28-09-1719 (São Pedro, Faro), o que é perfeitamente compatível com a data de 1711 para o nascimento de APSM. Haverá mais fontes para a ascendência materna de APSM além do registo de baptismo e da habilitação?

Só por curiosidade, algumas notas sobre o que há meses tinha referido sobre as pessoas de apelido Lobo. Suspeitava que o padrinho de APSM, Diogo Lobo Pereira, fosse meu parente e é mesmo (é meio-irmão de um meu 10. avô). Aliás, a presença de Diogo Lobo Pereira no baptismo do filho de Joana Mimosa foi apenas o início de uma longa ligação entre as suas famílias, com vários casamentos em gerações subsequentes.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6322 | MAS | 26 jun 2001 22:04 | Em resposta a: #6309

Caro Rui Pereira
Só por acaso encontrei a sua mensagem, uma vez que não a colocou na sequência da minha e assim não recebi o respectivo e-mail de aviso.
Quando tratei dos Souza de Menezes, já publicados, fiz uma investigação geral na TT e foi assim que topei com um filho natural de Gonçalo de Souza de Menezes, o tal António Pereira de Souza de Menezes, que foi capitão de Infantaria na Índia e COC (18.2.1746), cujo processo consultei. Tomei então várias notas sobre a sua filiação. É claro que só me interessava para o meu estudo a relação paterna, pelo que só tomei algumas notas sobre a mãe, Joana Mimosa, então também moça solteira. De momento não consigo encontrar na minha papelada as notas que tomei. Ou seja: encontro parte, e a outra parte não. O que me faz agora lembrar que as referências que colhi sobre o dito António e sua mãe as retirei de dois processos diferentes e por isso não estão juntas nos meus apontamentos. Recorrendo agora à memória, quase de certeza que as restantes informações as retirei do processo para familiar do Santo Ofício do pai, Gonçalo de Souza de Menezes (23.2.1735).
De uma coisa tenho a certeza: vi a transcrição do assento de baptismo de António e o de sua mãe Joana Mimosa, cuja data já dei neste tópico, onde aparece como filha de Manuel Rolão e sua mulher Joana Mimosa.
No seu assento de baptismo (Faro, 20.4.1711) o dito António vem como filho de pai incógnito e de Joana Mimosa, moça solteira. Mais tarde (julgo que no tal proceso de FSO do pai), com 17 ou 18 anos, aparece apenas como António Pereira, solteiro, n. em Faro, assistente em casa de seu pai, a Quinta dos Freixos, em Salreu (Estarreja). Aí se diz que então já sua mãe Joana Mimosa estava casada em Faro (com outro que não o pai Gonçalo de Souza de Menezes, entretanto já casado com D. Luiza Teodora de Castro, pois ambém era solteiro à data do nascimento do filho António).
Finalmente, parece-me muito interessante que num processo de meados do séc. XVIII se diga que Joana Mimosa (mãe) era «mulher de segunda condição» se, como diz, é filha e irmã de cavaleiros da Casa Real. Mas será? Tem provas concretas? E eram-no já à data do processo? O que não se pode duvidar é que esta Joana Mimosa e seu marido Manuel Rolão eram avós maternos do dito António Pereira, depois António de Souza de Menezes, pois isso tenho documentado.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6327 | rmfrp | 27 jun 2001 00:17 | Em resposta a: #6322

Caro Manuel Abranches de Soveral:

Antes de mais, peço-lhe que aceite as minhas desculpas pelo facto de não ter colocado a minha mensagem em resposta à sua. Coloquei-a no final do tópico apenas para tentar evitar uma certa confusão que por vezes surge em tópicos com muitas mensagens, mas verifico agora que fiz mal.

Está amplamente documentada a sua ascendência pelo lado materno, dos Mimosos de Tânger. Infelizmente, o mesmo não sucede no ramo paterno, do qual tenho apenas o nome do pai, Manuel Rolão.

Joana Mimosa (mãe) era filha de António Jorge Mimoso e Ana Bogalha (casados em Tânger em 10.09.1643), neta paterna de Belchior Fernandes e Maria Rodrigues (cas. Tânger, 29.04.1620) e materna de Manuel Leitão e Catarina Gonçalves (cas. Tânger, 07.09.1619).

Revendo os meus arquivos, verifico que no índice 371 do ANTT - Moradores da Casa Real - surgem:

- Alvará a António Jorge Mimoso, filho de Belchior Fernandes, dos foros de escudeiro e cavaleiro com 700 réis por mês e um alqueire de cevada por dia pelos serviços prestados (1654);
- Alvará a Francisco Rodrigues Mimoso, natural de Tânger, filho de Belchior Fernandes, dos foros de escudeiro e cavaleiro com 700 réis por mês e um alqueire de cevada por dia pelos serviços ali prestados (1654);
- Alvará a Manuel Rodrigues, filho de Francisco Rodrigues Mimoso, cavaleiro, natural de Tânger, dos foros de escudeiro e cavaleiro com 700 réis por mês e um alqueire de cevada por dia, pelos serviços de seu pai em Tânger (1666);
- Alvará a António Mimoso Jorge, filho de António Jorge Mimoso, cavaleiro, dos foros de escudeiro e cavaleiro com 750 réis por mês e um alqueire de cevada por dia (1670).

Temos assim que Joana Mimosa (mãe) é filha, irmã, sobrinha e prima direita de cavaleiros da Casa Real.

Por outro lado, no Livro 3 de Mercês de D. Pedro II, a folhas 369 verso, está um texto intitulado "Antonio Jorge Mimozo, de Tangere", que consiste na satisfação do pedido de AJM para que o Hábito de Cristo que lhe tinha sido concedido fosse substituído por uma pensão para as suas quatro filhas donzelas, chamadas "Catherina Mimoza, Fran.ca Mimoza, Izabel Mimoza, e Joanna Mimoza". Devo referir que o Hábito de Cristo tinha sido atribuído em 1685 e esta mercê é de 1687, enquanto que Joana Mimosa casou em 1680...

Posso ainda acrescentar que um filho de Joana Mimosa (mãe), e portanto irmão de Joana Mimosa (filha), chamado Amaro de Siqueira Mimoso, casou em 20.09.1710 na Sé de Faro com D. Catarina de Azevedo e Siqueira.

O conjunto destes dados levou-me à irrefutável conclusão de que Joana Mimosa (filha) era de facto "de boas famílias" (embora naturalmente não atingindo o estatuto da de Gonçalo de Sousa de Menezes), daí o cunho algo inexplicável de que se reveste a classificação da sua mãe como mulher de segunda condição.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6333 | MAS | 27 jun 2001 01:16 | Em resposta a: #6327

Caro Rui Pereira
A colocação da mensagem não tem importância nenhuma nem há porque pedir desculpa. O meu reparo foi apenas de ordem prática, pois de outra forma não recebo o aviso de que há mensagem para mim.
Se a filiação de Joana Mimoso (mãe) está documentada, a referência à sua «segunda condição» só se compreende inserida na nobreza onde, como se sabe, havia uma primeira e uma segunda categoria. E, de facto, estando Gonçalo de Souza de Menezes (que em novo, antes de ser nomeado herdeiro de seu tio materno Damião Lourenço de Souza de Menezes, usou o nome de Gonçalo Pereira da Silva) claramente inserido na 1ª nobreza, é natural que por distinção se tivesse referido que Joana Mimoso pertencia à 2ª nobreza.
Finalmente, como terá reparado, uso agora Mimoso e não Mimosa, pois trata-se claramente de um apelido. Antigamente fazia-se o feminino dos nomes de família sem partícula, mas hoje não se faz, pelo que defendo que a moderna Genealogia também o não deve fazer.
Cordias cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6417 | rmfrp | 28 jun 2001 23:06 | Em resposta a: #6333

Caro Manuel Abranches de Soveral:

Mais uma vez obrigado pelas suas informações. De facto, Mimoso é apelido e um dos mais duradouros na minha família. Está traçado por registos paroquiais desde Isabel "Mimosa", avó materna de António Jorge Mimoso, passando pelas duas Joanas, e ainda hoje há parentes próximos meus que o têm. Ignoro a sua origem, embora suspeite de uma ligação aos Mimosos de Linhares da Beira.

Pela minha pouca experiência, não conhecia a divisão que refere em duas classes de nobreza e que explica a questão da "segunda condição".

Verifiquei entretanto uma coincidência. O padrinho de António Pereira de Sousa de Menezes é Diogo Lobo Pereira. Por outro lado, o meio-irmão deste que recentemente referi (João Lobo de Sampaio) é genro do Cap. Paulo Pereira da Silva, cuja ascendência estou a tentar descobrir (tópico "Famílias de Faro"). Haverá relação com os Pereira da Silva de Bertiandos?

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6439 | MAS | 29 jun 2001 12:50 | Em resposta a: #6417

Caro Rui Pereira
Para ser sogro de um meio-irmão de alguém que em 1711 já era governador, o cap. Paulo Pereira da Silva que refere não deve ter nascido depois de 1650.
Só estudei os Pereira da Silva de Bertiandos a partir do casamento, cerca de 1640, de Francisco Pereira da Silva, 3º senhor do 2º morgadio de Bertiandos, capitão-mor de Barcelos, capitão de cavalaria em Chaves e Tanger, etc., com D. Joana de Noronha, filha de Damião de Souza de Menezes, governador e capitão-mor de Aveiro, 3º senhor de Penteeiros (Ponte de Lima), etc.
Deste casal foi filho, entre outros de que não conheço nenhuma relação com o Algarve, D. António Pereira da Silva, bispo do Algarve (1704), secretário de Estado de D. Pedro II e notável genealogista, nascido cerca de 1643 em Bertiandos e falecido em 1715. Era doutorado em Teologia pela UC (1669) e foi ainda bispo de Elvas (1701), cónego magistral da Sé de Évora e deputado da Inquisição e da Junta dos Três Estados. Não há notícia de que tenha deixado filhos naturais e, sobretudo, parece demasiado tardio para poder ser pai do dito cap. Paulo Pereira da Silva.
A outra relação que conheço destes Pereira da Silva com o Algarve ainda é mais tardia: trata-se de dois sobrinhos deste bispo, o já referido Gonçalo de Souza de Menezes (que em novo usou Pereira da Silva), n. em 1684, que muito novo assistiu com seu tio no Algarve e aí teve o filho natural de Joana Mimoso, e seu irmão mais velho Francisco Pereira da Silva, n. em 1680, que foi governador de Angola e do Algarve, sargento-mor de Batalha, etc., que casou com D. Ana Josefa Maria de Lencastre, filha do governador da Baía D. João de Lencastre, sem geração, pelo que foi o dito seu irmão Gonçalo que sucedeu no morgadio de Bertiandos.
É claro que, teoricamente, o cap. Paulo Pereira da Silva que refere podia ser parente do bispo D. António Pereira da Silva e este tê-lo chamado ao Algarve para qualquer cargo. A hipótese requer agora a devida investigação, desde logo para saber se já há noticia deste Paulo no Algarve antes de 1704, ou se só aparece aí depois desta data.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6496 | rmfrp | 01 jul 2001 01:48 | Em resposta a: #6439

Caro Manuel Abranches de Soveral:

Já tive oportunidade de consultar no ANTT a habilitação para FSO de Gonçalo de Sousa de Menezes. A informação sobre a ascendência materna de António Pereira de Sousa de Menezes é tão pormenorizada (muitas dezenas de páginas) que várias horas não chegaram para terminar o levantamento de tudo o que lá consta, pelo que terei de continuar numa próxima ocasião.

Para além dos elementos essenciais que já me fornecera e que confirmavam ser a mãe de APSM exactamente a minha antepassada, fui descobrir espalhados pelos depoimentos das várias testemunhas os nomes de muitos parentes colaterais que não conhecia, e os dos pais de Manuel Rolão que não constavam em nenhum dos seus dois casamentos. Aliás, acabam por aparecer os nomes de todos os avós de JM-filha, nomeadamente o de António Jorge Mimoso, citado como tendo sido cavaleiro em Tânger, etc.. Também aparece o nome da pessoa com quem JM-filha casou (e que é naturalmente o meu antepassado).

E, como se não chegasse já eu ser descendente de JM-filha, por um ramo, e do meio-irmão de Diogo Lobo Pereira (que, pelo que li, teve o seu papel em toda esta história), por outro, ainda verifiquei que entre as testemunhas ouvidas pela Inquisição em Faro constavam um antepassado meu de um terceiro ramo, sem qualquer relação na época com os Mimosos para além de morar nas redondezas, e ainda uma pessoa de nome altamente "suspeito", que poderá mesmo ser um antepassado de um quarto ramo. De facto, estas investigações não param de me surpreender.

Em relação à questão dos Pereira da Silva, posso referir-lhe que o Cap. Paulo Pereira da Silva, cuja naturalidade nunca vi indicada, casou (sendo na época Ajudante) em Faro em 1662, sendo portanto a sua presença no Algarve bem mais antiga que a dos de Bertiandos. No entanto, associada a Francisco Pereira da Silva surgiu a palavra "Tânger", que imediatamente me faz recordar que tenho quatro ramos de antepassados dessa cidade, todos com militares, um dos quais é exactamente o do genro de Paulo Pereira da Silva e meio-irmão de Diogo Lobo Pereira (outro dos ramos, claro está, é o dos Mimosos).

Para além dos Pereira da Silva de Bertiandos, encontrei também como possíveis parentes com estes apelidos os alcaides de Silves do século XVI.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6789 | rmfrp | 08 jul 2001 17:37 | Em resposta a: #6439

Caro Manuel Abranches de Soveral:

Quando eu pensava que já nada me pudesse surpreender na questão de Joana Mimosa, verifico que estava enganado.

Já concluí a análise da famosa habilitação para FSO de Gonçalo de Sousa de Menezes. Verifiquei, entre outros factos, que António Pereira de Sousa de Menezes foi baptizado como filho de pais incógnitos em 20.04.1711, mas em Loulé e não em Faro.

A razão para voltar a escrever é no entanto outra. Apenas por rotina, para ter dados mais completos sobre as afinidades da família, registei os nomes dos pais e avós de Gonçalo de Sousa de Menezes, e o nome da esposa de GSM (D. Luísa Teodósia de Castro) e respectivos pais.

Qual não foi o meu espanto ao verificar que os sogros de Gonçalo de Sousa de Menezes eram os pais de D. Catarina de Azevedo e Siqueira, esposa do Dr. Amaro de Siqueira Mimoso, irmão de Joana Mimosa!!! Significa isto que D. Luísa Teodósia de Castro era simultaneamente madrasta e tia por afinidade de António Pereira de Sousa de Menezes, e cunhada de Joana Mimosa.

Amaro e D. Catarina casaram na Sé de Faro em 20.09.1710, ou seja, sete meses antes do nascimento de APSM. Devido à coincidência do apelido Siqueira nos dois nomes, suspeitei (e continuo a suspeitar) de um parentesco. Na parte da habilitação dedicada a Joana Mimosa (que é de 1726) refere-se que Amaro de Siqueira Mimoso "se ordenou de minores".

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6791 | rmfrp | 08 jul 2001 18:29 | Em resposta a: #6789

Como se deduz do que escrevi, quem era tia por afinidade de APSM e cunhada de Joana Mimosa não era D. Luísa, mas sim a sua irmã D. Catarina. As minhas desculpas pelo erro.

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6827 | MAS | 09 jul 2001 16:40 | Em resposta a: #6789

Caro Rui Pereira
A investigação normalmente compensa, e aqui está um caso paradigmático. É interessante verificar que Gonçalo de Souza de Menezes viria a casar com uma contra-parente de Joana Mimoso. A este contra-parentesco se deve, provavelmente, o facto de o filho havido em Joana Mimoso assistir em jovem com o pai (e sua mulher). Se vier a descobrir o casamento (se o houve) e descendência (se a houve) do filho de Gonçalo de Souza de Menezes e Joana Mimoso, agradecia-lhe a informação.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#6853 | rmfrp | 09 jul 2001 23:01 | Em resposta a: #6827

Caro Manuel Abranches de Soveral:

Mais uma vez lhe agradeço a sua disponibilidade. Terei todo o gosto em partilhar consigo eventuais informações que descobrir sobre a descendência do meu tio António Pereira de Sousa de Menezes.

Penso, no entanto, que só uma feliz coincidência me colocará na pista certa relativamente a este assunto, já que ele parece ter vivido em vários locais. Mas como todo este tema é a maior prova de que essas felizes coincidências existem, ficarei atento ao que possa surgir.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7146 | rmfrp | 17 jul 2001 22:34 | Em resposta a: #6827

Caro Manuel Abranches de Soveral:

Este tema da Joana Mimoso continua a ter desenvolvimentos inesperados.

Há muito tempo que tinha verificado que Gonçalo de Sousa de Menezes aparecia no nobiliário de Felgueiras Gayo, mas tal não me interessou especialmente já que lá não constava o filho António. Só que, face à constatação de que o meu tio Amaro de Siqueira Mimoso tinha casado com D. Catarina de Azevedo e Siqueira, irmã da esposa de Gonçalo, lembrei-me que lá constasse a família das duas filhas de José Pinto Pacheco e D. Maria Josefa Freire de Andrade.

Na parte da família de Gonçalo de Sousa de Menezes encontrei uns comentários sobre a esposa que remetiam para outro título. E foi assim que encontrei no Tomo XXI, título de Mouras Coutinhos, § 19, o N. 9, António Pereira de Eça, filho bastardo de João Pereira de Eça, que casou com D. Luísa Clara de Azevedo Freire, filha de Amaro de Sequeira Pinto Mimoso e sua mulher D. Catarina de Azevedo Freire de Castro, que morreram em Alcântara (Lisboa). Amaro é dado como irmão de D. Luísa Teodora, esposa de Gonçalo de Sousa de Menezes.

Claro que "Teodora" é Teodósia, e é claro que Amaro nunca foi "Pinto" e tal apelido parece colocado para justificar uma filiação que na realidade é a da esposa! A consulta à sempre útil base de dados do GP revela ainda que os nomes correctos do casal Pereira de Eça são: António José Pereira d'Eça e Luísa Joana de Azevedo Freire de Castro.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7162 | artur41 | 17 jul 2001 23:51 | Em resposta a: #2586

Caros colegas


Tenho lido com muita atenção este tópi
co.
Daquilo que sei resulta que José Antó
nio Pereira de Araújo e Sousa se ca sou com D.Bárbara Joaquina Siqueira
Nogueira Mimoso. Este José António,
que está no Genea, era filho de Láza
ro Moreira Landeiro Camisão e de sua
mulher D.Francisca Xavier de Araújo
e Sousa, ambos também no Genea.
Os pais de D.Bárbara, foram estes:
Major António Nogueira Mimoso e sua
esposa D.Maria Bárbara Teresa.
Relativamente à família Mimoso estou
pois interessado em saber mais porme
nores.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7173 | rmfrp | 18 jul 2001 01:03 | Em resposta a: #7162

Caro Artur Camisão Soares:

Os Mimosos que têm sido objecto de discussão neste tópico são antepassados dos que surgiram no tópico "Fernando Pessoa - ascendência", que também eu segui com atenção.

Como sabe, a ligação entre a família Mimoso e a família Camisão/Pereira de Araújo faz-se no casamento dos trisavós de Fernando Pessoa, José António Pereira de Araújo e Sousa e D. Bárbara Joaquina Siqueira Mimoso (penso que esta senhora não usava o apelido Nogueira).

D. Bárbara Joaquina Siqueira Mimoso era filha dos meus antepassados, Dr. António Rodrigues Nogueira Mimoso (médico, e não militar), e D. Maria Bárbara Teresa da Encarnação Sousa; neta paterna de Manuel Rodrigues Nogueira e Joana Mimoso (a que dá nome a este tópico); e neta materna de José Rodrigues Calado e Bárbara dos Santos.

Tenho antepassados mais antigos e alguns colaterais sobre os quais lhe poderei fornecer dados, caso esteja interessado.

Espero que esta informação lhe seja útil.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7176 | artur41 | 18 jul 2001 01:37 | Em resposta a: #7173

Caro Rui Pereira


Obrigado pela sua resposta.
As informações que a marsousa me deu,
referiam António Nogueira Mimoso como
Dr. e Capitão, o que é de todo possí
vel; repare que meu pai era Eng. e
Brigadeiro(actual Major-General).
Relativamente ao apelido Nogueira,
eu tenho a informação que D.Bárbara
teria esse apelido. Claro que posso
estar errado.
Quanto aos dados que me possa enviar,
agradeço-lhe desde já.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7184 | marsousa | 18 jul 2001 11:25 | Em resposta a: #7176

Caro Senhor Artur Camisão Soares

Embora a sua questão tenha sido posta ao Rui Pereira (que é meu familiar) pareceu-me ser mais correcto ser eu a responder-lhe uma vez que fui eu que lhe forneci as informações sobre a ascendência de D. Bárbara Joaquina Siqueira Mimoso. Deste modo terei também sido involuntariamente culpada pela confusão entre dois Nogueiras Mimosos, pai e filho, ambos meus antepassados, um médico e o outro militar.

Como o tema é Joana Mimosa, começando por esta (que tem o mesmo nome da mãe) tem-se que:

Manuel Rodrigues Nogueira casou com Joana Mimoso em S. Pedro, Faro a 28-9-1719 e tiveram, (pelo menos):


-Manuel Nogueira Mimoso (militar)

-José Rodrigues Nogueira

-Joaquim Nogueira Mimoso

-ANTÓNIO RODRIGUES NOGUEIRA MIMOSO (médico) que casou (31-8-1748 na Sé, Faro) com D. Maria Bárbara Teresa da Encarnação Sousa e tiveram, (pelo menos):


-ANTÓNIO JOSÉ NOGUEIRA MIMOSO (Major) que casou com D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo . Estes são os pais do Gen. Jaques Filipe Nogueira Mimoso (vem na GEPB, onde chamam ao pai António Jorge em vez de António José. Na verdade António Jorge Mimoso é o avô materno de Joana Mimoso)

-D. Bárbara Joaquina Siqueira Mimoso que casou com o Major José António Pereira de Araújo e Sousa

Este casal teve, entre outros:

D. Joana Xavier Pereira de Araújo e Sousa que nasceu a 13 de Março de 1788 e foi baptizada a 25 do mesmo mês (Sé, Faro), sendo referido no respectivo assento "foy padrinho Antonio Jozé Nogueira Mimozo, tio da Baptizada, ...".

Temos portanto o seguinte:

O Doutor António Rodrigues Nogueira Mimoso, médico, era o avô materno de D. Joana Xavier Pereira de Araújo e Sousa.

O Major António José Nogueira Mimoso, filho do anterior, foi padrinho de D. Joana, sendo também seu tio pois era irmão da mãe, D. Bárbara Joaquina.

Espero ter esclarecido este assunto.

Cumprimentos

Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7189 | artur41 | 18 jul 2001 14:48 | Em resposta a: #7184

Cara Maria Manuela


Estou esclarecido. Confesso que estava
um pouco confuso.
Sabe, falando com uma tia-avó, Cláudia
Pereira Camisão, é que soube que meu
bisavô era parente de Fernando Pessoa.
Relativamente aos Siqueira, será que
me pode adiantar alguma coisa?
E aos Nogueira?
De qualquer das maneiras, fico muito
agradecido com os seus esclarecimen
tos.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7223 | marsousa | 19 jul 2001 00:12 | Em resposta a: #7189

Caro Artur Camisão Soares

Quanto aos antepassados de Manuel Rodrigues Nogueira tenho o seguinte:

Os pais, Diogo Fernandes e Catarina Gomes, casaram em Loulé, de onde eram naturais, em 18 de Agosto de 1680.

Também naturais de Loulé eram os avós paternos de MRN, Manuel Rodrigues e Jacinta Martins, bem como os maternos, Manuel Jordão e Catarina Nogueira.

O apelido Siqueira além de ser um dos apelidos de Bárbara Joaquina, até agora só apareceu no nome do irmão de Joana Mimoso, o Dr. Amaro de Siqueira Mimoso.
Estou em crer que o Siqueira poderá vir da família do pai de Joana Mimoso, Manuel Rolão.

Deste só tenho o nome dos pais, Martinho Afonso e Maria Alves Rolão.
O estudo da ascendência da mãe de Joana Mimoso, também Joana Mimoso, está muito mais adiantado e nunca tal apelido aparece. Além disso verifiquei agora que no tema deste Fórum sobre Rolões há Rolões do Algarve ligados a Siqueiras. Talvez se venha a saber mais qualquer coisa, uma vez que há bastante entreajuda entre os Genealogistas.

A prova disso é estarmos aqui a estudar a ascendência de Fernando Pessoa (eu também desconhecia o meu parentesco com o famoso Poeta ) do qual Joana Mimosa era 5a avó.

Cumprimentos.

Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7225 | artur41 | 19 jul 2001 00:31 | Em resposta a: #7223

Cara Maria Manuela


Agradeço-lhe os dados que me enviou.
Sobre os Rolão e os Siqueira, veremos
aquilo que conseguimos alcançar.
Penso que com perseverança e um pouco
de paciência, conseguiremos avançar
ainda mais na pesquisa.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7295 | artur41 | 21 jul 2001 02:16 | Em resposta a: #7184

Cara Maria Manuela



Para além de D.Joana Xavier de Araújo
e Sousa, que outros irmãos conseguiu
apurar?
É para mim de vital importância ter o
conhecimento desses dados.
Note que o meu ramo familiar é Pereira
de Araújo Camisão. Como sou, quase o
único a interessar-me verdadeiramente
pela Genealogia, torna-se um tanto ou
quanto difícil saber das coisas.
Por outro lado, na minha família tanto
se usou o brasão dos Sousa(Arronches),
como o dos Sousa(Prado). Sendo verdade
que eu descendo dos dois ramos, o tema
está a suscitar alguma polémica: nos
familiares mais chegados.



Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7311 | marsousa | 21 jul 2001 18:38 | Em resposta a: #7295

Caro Artur Camisão Soares

Aqui lhe envio os dados que tenho sobre D. Joana e os irmãos.

No livro que lhe indiquei, "Raízes de Fernando Pessoa em Terras de Santa Maria", de Maria Lucília Lencart, (e que não possuo - existe na BN), estão fotocópias de assentos de nascimento de D. Joana, do casamento da mesma com o Dr. Daniel Pessoa e Cunha, do nascimento do pai dela, José António Pereira de Araújo e Sousa e outras de que não tomei nota.

No capítulo II cujo título é "Pereiras de Araújo e Sousa Camisão", é possível obter o nome de alguns filhos do casal José António Pereira de Araújo e Sousa e D. Bárbara Joaquina Siqueira Mimoso:

"...LÁZARO LANDEIRO MOREIRA CAMIZÂO que casa em 20 de Janeiro de 1802 com sua prima D. Mariana Bernarda Xavier Pereira de Araújo, já nascida em Lagos, filha de seu irmão Roque Landeiro Pereira..."

"Em Maio de 1807,..., casa uma sua filha D.FRANCISCA XAVIER PEREIRA DE ARAÚJO... com o tenente António de Sequeira, filho do major Joaquim José de Sequeira, natural de Lisboa (Lº de Casamentos da freguesia da Sé de Faro , fls. 55)..."

"Em 20 de Fevereiro de 1808, ..., vai casar na Sé de Faro sua filha D. JOANA XAVIER PEREIRA DE ARAÚJO E SOUSA, com o doutor Daniel Pessoa e Cunha , livro 10 de Registo de Casamentos da Sé de Faro a fls. 5 (anexo o documento)."

"...José António Pereira de Araújo e Sousa, de Fermedo, terá ainda um outro filho, de nome ROQUE LANDEIRO PEREIRA, que morre no último sítio da Praça de Badajoz."

Certamente teria todo o interesse em consultar o referido livro pois ele é dedicado à ascendência de Fernando Pessoa nos ramos familiares que têm origem em Terras de Santa Maria (da Feira).

Cumprimentos.

Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7312 | artur41 | 21 jul 2001 19:31 | Em resposta a: #7311

Cara Maria Manuela


Só lhe tenho a agradecer os dados que
me enviou.
Torna-se imperiosa a consulta da obra
citada.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Joana Mimosa, de Faro

#7460 | rmfrp | 25 jul 2001 13:33 | Em resposta a: #7312

Boa tarde.

Dado o grande interesse na ascendência de Joana Mimoso, deixo aqui todos os dados que tenho sobre a ascendência de JM-mãe (para a ascendência do marido, Manuel Rolão, ver a minha contribuição de hoje no tópico "Rolões").

Os antepassados e colaterais de Joana Mimoso que conheço são os seguintes:

1. JOANA MIMOSO, natural de Tânger
(irmã de:
Catarina Mimoso;
Francisca Mimoso, em casa de quem nasceu em Abril de 1711, rodeado do maior secretismo, António Pereira de Sousa de Menezes, o filho natural de Gonçalo de Sousa de Menezes e Joana Mimoso;
Isabel Mimoso cc N..., tiveram o Pe. Manuel Mimoso, coadjutor em Salir, que na noite de Sexta-feira da semana da Páscoa de 1711 levou António Pereira de Sousa de Menezes para casa de Manuel Leitão, em Loulé, onde viveu até à idade de 4 anos. Manuel Mimoso fê-lo a pedido do governador de Loulé, amigo pessoal de Gonçalo de Sousa de Menezes e meu parente por outra via, Diogo Lobo Pereira;
António Mimoso Jorge, CCR, cc Leonor Fernandes em 26.12.1689 em São Pedro, Faro)

Pais:

2. ANTÓNIO JORGE MIMOSO, cavaleiro da Casa Real, natural de Tânger. Tendo tido mercê do hábito de Cristo, trocou-o por uma tença para as suas quatro filhas. Casou com Ana Bogalha em Tânger em 10.09.1643.
(irmão de Francisco Rodrigues Mimoso, CCR, cc Beatriz de Meira em Tânger em 04.05.1648, teve um filho chamado Manuel Rodrigues, CCR)
3. ANA BOGALHA, natural de Tânger.
(irmã de Bartolomeu Leitão cc Leonor Mascarenhas em Tânger em 17.06.1647)

Avós:

4. BELCHIOR FERNANDES, natural de Tânger. Casou com Maria Rodrigues em Tânger em 29.04.1620.
(irmão de:
Francisco Jorge cc Ana Fernandes em Tânger em 12.05.1602;
Isabel Álvares cc Domingos Gonçalves em Tânger em 10.01.1616)
5. MARIA RODRIGUES, natural de Tânger.
(irmã de:
Francisca Mimoso cc Brás Galvão em Tânger em 20.07.1598;
Catarina Rodrigues cc N..., e depois cc Manuel André em Tânger em 22.11.1615)
6. MANUEL LEITÃO, natural de Tânger. Casou com Catarina Gonçalves em Tânger em 07.09.1619.
(irmão de Isabel de Andrade cc Francisco Fernandes em Tânger em 13.06.1611)
7. CATARINA GONÇALVES, natural de Tânger.
(irmã de:
Maria Gomes cc Simão de Morais em Tânger em 29.01.1612;
Luís Cabeças cc Leonor Fernandes em Tânger em 10.10.1633)

Bisavós:

8. ANTÓNIO JORGE, de Tânger.
9. MARIA ÁLVARES, de Tânger.
10. FRANCISCO RODRIGUES DAS FUSTAS, de Tânger.
11. ISABEL MIMOSO, de Tânger.
12. DIOGO LEITÃO, da Covilhã, casou com Filipa de Andrade em Tânger em 25.06.1590.
13. FILIPA DE ANDRADE, de Tânger.
14. BARTOLOMEU CABEÇAS, de Tânger, sendo já viúvo casou com Ana Gomes em Tânger em 03.04.1595.
15. ANA GOMES, de Tânger.
(irmã de:
Madanela Gomes cc Luís Fernandes em Tânger em ?.10.1583, e depois com Simão Francisco em Tânger em 04.04.1592;
Francisca Gonçalves cc Gregório Rodrigues em Tânger em 12.01.1592)

Trisavós:

24. DIOGO GONÇALVES
25. ANDREZA LEITÃO
26. DIOGO MENDES
27. MÉCIA DA GUERRA
30. AFONSO GOMES, de Tânger.
31. MARIA GONÇALVES, de Tânger.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 21:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen