Duques de Vitória, Espanha

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Hispânia

Duques de Vitória, Espanha

#25900 | aeiou2 | 02 set 2002 18:45

Olá a todos!
Alguém me sabe dizer sff quem foram os duques de Vitória,Espanha por volta de 1900? E sua descendência?
Desde já agradeço qualquer ajuda
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#25902 | jpcmt | 02 set 2002 19:39 | Em resposta a: #25900

Minha Senhora:
O 8º duque de Vitória foi, ou é (não sei se vive), Arthur-Valerian Wellesley, 3º neto do 1º Duque, o célebre Arthur Wellesley, comandante supremo dos exércitos aliados na guerra peninsular que, em Espanha, foi Duque de Ciudad Rodrigo. O 8º duque n. em 1915 e tem descendência.
Está no Anuário da Nobreza, vol.I, pg. 898 de ed. de 1985. Se não tiver acesso a esta obra,
poderei ser mais específico.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#25904 | aeiou2 | 02 set 2002 20:59 | Em resposta a: #25902

Ex.mo Senhor
Mas Duque de Vitória,é um título criado por decreto 17.12.1812 português. ANP,vol.I pg 898 ed 1985.
Eu pergunto por um título espanhol(Basco ou Navara)?Julgo que na família Zumalacarregui
Mas muito obrigada pela informação.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#25905 | jpcmt | 02 set 2002 21:36 | Em resposta a: #25900

Minha Senhora:
Distrações de velho. As minhas desculpas.
Aqui tem o que encontrei (em catalão)
JOSÉ MONTESINOS-ESPARTERO Y AVERLY ( 1901-1972)
( Duc de la Vitoria)
Fonte:
RIERA, Ignasi: Els catalans de Franco. 1998: Barcelona. Plaza & Janés Editores, S.A. 461 pp.

"Va néixer a Madrid i va morir a Barcelona. Capità general de Catalunya del 1965 al 1967.
Com a oficial de Cavalleria, participà en les campanyes d'Africa i ascendí a capità d'Estat Major el 1923. El 18 de juliol de 1936 era a Barcelona, i al cap de pocs dies aconseguí passar la frontera francesa i s'uní a l'exercit de Franco, amb el qual combaté.
En la postguerra fou ascendit a general el 1957 i a tinent general el 1965. ocupà sucessivament una sèrie de càrrecs militars a Catalunya, ja que fou cap d'Estat Major de la 3a i la 4a (Catalunya) regions militars, governador militar de Barcelona, cap de la divisió "Inmortal Gerona" i governador militar de Girona, capità general de la 9a regió, i finalment capità general de Catalunya.
Tenia els títols de duc de la Victòria, marqués de Morella i comte de Luchana i era grande de España."
O título foi criado em 1839.
J. de Castro e Mello trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#25920 | FJCSAC | 03 set 2002 01:26 | Em resposta a: #25904

Cara Maria

Lembro-me de na linda Casa dos Sousa Guedes no Marco de Canavezes,já lá vão muitos anos, apresentarem-me a Mãe da Pilar Sousa Guedes e dizerem-me que ela era a Duquesa de Vitória,em Espanha,salvo erro País Basco.

Não me lembro do nome da Senhora,mas era um encanto pela simplicidade e saber estar.

É possivél que esteja com amigos e filhos dela lá para Outubro e poderei reconfirmar.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#25921 | aeiou2 | 03 set 2002 07:39 | Em resposta a: #25920

Caro Francisco Álvares de Carvalho
Pois é,é mesmo a Senhora em causa,era neta materna dos Duques de Vitória.Queria fazer uma surpresa ao Zé Maria,enviando-lhe um fille,mais completo do que está no GP e no meu PAF.O Zé Maria (Outeiro,Tuías) e eu ainda somos primos,e está casado com uma Inês filha de uns grandes amigos meus.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#25932 | aeiou2 | 03 set 2002 12:22 | Em resposta a: #25905

Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#25957 | orgc | 03 set 2002 23:43 | Em resposta a: #25932

Minha Senhora
Peço desculpa da minha intervenção,mas no Dicionario Heraldico y Nobiliario de los Reinos de España-de Fernando Gonzalez-Doria,estão mencionados também dois Duques e dois Marqueses com o título referido neste tópico.Um deles Duque de Victoria de las Amezcoas.
Se for útil desenvolver esta informação fá-lo-ei com agrado.
Os meus respeitosos cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#25963 | aburma | 04 set 2002 00:23 | Em resposta a: #25921

Ólá Maria,

Posso finalmente retribuir-lhe as suas múltiplas ajudas, se é que não vou ser redundante na informação.
Conheço muito bem o Zé Maria desde miúdo, o qual é meu contra-parente (tenho uns primos Bettencourt Sousa Guedes)embora já há muito o não veja. Também conheço a Inês.
A mãe dele chamava-se Carmen Zita Albizu de Calheiros e Menezes e nasceu em San Sebastian (Donostia em basco!) a 28.8.1931, e era filha de Sebastião Lopes de Calheiros e Menezes da Silveira e de Maria del Carmen Albizu y Elorza (fonte "Valles Peixotos de Villas-Bôas da Casa de Carvalho de Arca" § 23º Souzas Guedes, pág.114). É tudo quanto diz, não fazendo qualquer referência aos avós maternos da Senhora.
Se estiver com eles mande-lhes p.f. um abraço meu.

Cumprimentos
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#25965 | aeiou2 | 04 set 2002 09:02 | Em resposta a: #25957

Caro Rafael Carvalho

Muito obrigada e agradecia o desenvolvimento,pois tenho andado pela net,mas ainda não consegui o que queria.
O que sei :
D.Maria del Carmen Albizu y Elorza,n.28 ago 1931,San Sebastian,Espanha era neta materna dos Duques de Vitória ("Os fundadores do Clube Portuense e seus descendentes".Vol II,pag 167.
Filha de Joan Albizu y Salbide e Maria Bonifacia Joasefa Ygnacia Elorza y Zumalacarregui,b.7 jun 1872,Sta.Maria ,San Sebastian,Guipuzcoa,Espanha,(GP) e talvez neta materna de Ynocêncio Elorza e Ygnacia Zumalacarregui,no IGI dos Mormons,mas não confirmado.
Desde já agradeço a sua atenção
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#25967 | aeiou2 | 04 set 2002 09:08 | Em resposta a: #25963

Olá Alexandre
Do seu parentesco com o Zé Maria já sabia e muito obrigada pela informação.Por e-mail vou-lhe pedir umas informações sobre os Valles Peixotos de Villas-Boas,mas tenho que ver o que me falta "nesses primos".
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26015 | orgc | 04 set 2002 18:46 | Em resposta a: #25965

Cara Maria

Só agora foi possível desenvolver a informação:

VICTORIA((Duque de la)-Concedido con Grandeza de España por D.Isabel II el 1 de junio de 1839 al Capitán General D.Baldomero Fernández Espartero,Presidente del Consejo de Ministros y Cabalero del Toisón de Oro.En 14 de febrero de 1973 se expedió carta de sucesión a favor de D.Pablo Montesino-Espartero yJuliá casado com D.Maria del Carmen Velasco Martin de Rosales,siendo Duquesa viuda D.Maria del Carmen juliá y Bacardí.

VICTORIA DE LAS AMESCOAS(duque de)-Concedido por el Pretendiente D.Carlos V el 24 de mayo de 1836,con la denominación de Duque de la Victoria,a D.Tomás de Zumalacárregui,Capitán General del ejército carlista.Reconocido como Título del Reino,con Grandeza de España por el General D.Francisco Franco Bahamonde,y con la nueva denominación,el 20 de junio de 1954 aD.Jososé Manuel de Oraa y Mendia.En 9 de Junio de 1971 se expedió carta de sucessión a favor de D.José Manuel de Oraa y Sanz,casado con D.Leonor Moyúa y Maiz.

Ainda hoje conto enviar sobre os Marqueses deste título.
Até logo
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26016 | orgc | 04 set 2002 18:49 | Em resposta a: #26015

Como houve oportunidade de enviar agora a informação,pois vou sair,é possível ir alguma falha ortográfica que corrigirei.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26018 | aeiou2 | 04 set 2002 19:09 | Em resposta a: #26016

Caro Rafael Carvalho
Muito obrigada.Assim já adianto mais um bocado.Já sabia que tinha havido um General Carlista, Zumalacarregui e pensei que fosse esse o futuro Duque.Assim se confirmou.
Cumprimentos
Maria
Não se preocupe com os erros ortográficos.Acontece.

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26020 | aburma | 04 set 2002 19:54 | Em resposta a: #26018

Cara Maria,

Já que o Forum anda em maré de polémicas (de cuja proliferação estou longe de estar inocente), será que a Monarquia espanhola restaurada reconhece os títulos carlistas, mesmo que confirmados por Franco, cuja legitimidade no assunto será sem dúvida questionável?

Beijinhos

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26024 | orgc | 04 set 2002 21:17 | Em resposta a: #26018

Cara Maria
Completando a informação:
Marqués de la Victoria-concedido por Felipe V el 7 de mayo de 1744 a D.Juan José Navarro. Marqués de Victoria De Las Dunas-concedido por D.Alfonso XII el 8 de noviembre de 1878 a D.Luis Prendergast y Gordon,Teniente General del Ejército e en 20 de octubre de 1961 se expidió carta de sucesión a favor de D.Isidoro Milas Prendergast.
Uma boa noite
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26035 | aeiou2 | 05 set 2002 07:52 | Em resposta a: #26020

Caro Alexandre
São confirmados,mas vão mudando de Pessoa,tal e qual como em qualquer Monarquia,dependendo do desempenho do protagonista.É ver as informações amavelmente passadas por Rafael Carvalho.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26057 | aeiou2 | 05 set 2002 15:32 | Em resposta a: #26015

Caro Rafael Carvalho
Não gostaria de o incomodar,mas saberá dizer-me com quem casou o D.Tomas y Zumalacarregui,duque de la Victoria de Las Amescoas?Teve quantos filhos?
Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26060 | vbriteiros | 05 set 2002 16:02 | Em resposta a: #26035

Para Alex
Aquele carro de hoje assustou-me!!! Se o Duque da Vitória sabe !!!!
Para Maria
Não se esqueça de ir insinuando à sua netinha um certo carinho por S. Pedro de Avioso. Olhe que é uma terra muito simpática e que eu pelo meu lado nunca esquecerei apesar de já não ter nada lá.
Os meus respeitos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26061 | aeiou2 | 05 set 2002 16:18 | Em resposta a: #26060

Caro Vasco Briteiros
Eu sou só prima de sangue pelos Oom do Vale,não sou Fonseca Campo Verde.
A minha neta Matilde é Alentejana...
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#26064 | FJCSAC | 05 set 2002 16:56 | Em resposta a: #25921

Cara Maria

A GEPB não deixa de sempre nos surpreender.No Volume 37 pag. 386,fala precisamente no D.Tomás de Zumalacárregui y de Imaz * em Ormáiztegui,Guipúzcoa a 29.11.1788 e + em Cegama em 24.4.1835.

Seu pai chamava-se Francisco António (não diz os apelidos mas suponho pela tradição espanhola que seria Zumalacárregui),escrivão real e abastado propriétário.

Em 31.12.1809 foi feito prisioneiro pelas forças do General Butrón.

Em 22.8.1822 foi nomeado comandante do 2º batalhão da divisão realista de Navarra.

Em 10.11.1829 foi promovido a Coronel por D.Fernando VII tomando o comando dos voluntários de Gerona colocado na guarnição de Madride.

Passou posteriormente a Valência como comandante da Infantaria da Extremadura e mais tarde em Ferrol desepenhou o cargo de Governador político-militar.

Falecido Fernando VII,juntou-se ao levantamento carlista em Navarra eparte para Huarte-Aráquil onde foi comandante carlista na região.

Em 15.7.1835 quando examinava a defesa de uma praça foi atingido por uma bala na perna direita e partiu para Cegama e confiou nos cuidados de um curandeiro e veio a morrer em 24.

D. Carlos a título póstumo promoveu-o a capitão-general concedendo os títulos de Duque de Vitória e de CONDE de Zumalacárregui.

Não diz com quem casou.

Espero que estas transcrições lhe sejam úteis,

Cuprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#26065 | aeiou2 | 05 set 2002 17:05 | Em resposta a: #26064

Caro Álvares de Carvalho
Costumo sempre começar pela GELB,mas para estes Zumalacarregui,ainda não o fiz,porque quando falei com o Zé Maria sobre este assunto,achei que só com obras ou sites espanhóis é que lá chegávamos.Nos sites tenho encontrado alguma coisinha,mas são sites esquisitos e num deles apareceu um alerta de falta de securida e tratei logo de sair.
Mas muito obrigada.Quando tiver o ramalhete mais composto "posto" no GP-Forum.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#26066 | FJCSAC | 05 set 2002 17:08 | Em resposta a: #25921

Cara Maria

Só para esclerecer um dado,o título inicial era só de Duque de Vitória o acrescentamento foi posterior.

A razão penso estar no outro Duque de Vitória de apelido Espartero.Pode ser coincidência a mais mas D.Tomaz derrotou sucessivamente vários generais,Cordoba,Oraá,Lorenzo, etc e entre eles um General Espartero em Descarga.

Diz-se que se não tivesse morrido talvez fosse diferente o final da causa carlista.

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória,Espanha

#26069 | aeiou2 | 05 set 2002 17:24 | Em resposta a: #26066

Sim,pelo que aprendi da História espanhola nesta pequena investigação,parece que D.Tomas além de ter levado com uma bala e ter ficado gravemente ferido,morreu envenenado em Gegama,noutro sítio encontrei Bilbao,podem ser perto,não sei.
Fora isto foi um grande Militar e era muito querido das suas tropas que lhe chamavam Tio Tomas.
Com a derrota dos Carlistas o Título deve ter ido,(em português barato),á vida.Julgo que posteriormente,a neta,viveria em Portugal,na Granja.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26074 | orgc | 05 set 2002 18:12 | Em resposta a: #26057

Cara Maria
Não incomoda nada,pelo contrário;fiquei,sim, satisfeito da informação que enviei ter alguma utilidade.Sobre a mulher de D.Tomas y Zumalacarregui e filhos nada sei;todavia,como brevemente vou ao Alentejo e tenho lá alguns exemplares do Blasonario de la Consanguinidad Iberica-do Instituto sALAZAR Y cASTRO de vários autores,bem pode ser que haja lá alguma coisa,que lhe darei conta.
Mas,aproveito a oportunidade de dizer que o apelido-Zumalacárregui é Vasco,del Concejo de Ichaso,partido judicial de Aspeitia(Guipúzcoa)-Armas-Escudo partido:1.º,en campo de oro,un pino de sinople,con pinãs de su color natural,y un jabali de sable,pasante,atravesado al pie del tronco,y 2.º,en campo de gules,un castilo de oro,con dos lebreles de plata,manchados de sable,encontrados,a la puerta.Bordadura de plata,con una zarza de sinople,con zarzamoras de sable.
Como gosto também muito de heráldica não resisti a enviar esta informação,que está dentro do assunto.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26075 | aburma | 05 set 2002 18:12 | Em resposta a: #25965

Maria,

Desculpe-me a intromissão, mas parece-me estar a fazer uma pequena confusão: quem nasceu a 28.8.1931 foi a Sra. D. Carmen Zita, sendo D. Maria del Carmen sua mãe.
Já agora, a propósito dos Mormmons, o que significa o IGI. Alguma base de dados, ou micro-filmes?

Cumprimentos

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26076 | aburma | 05 set 2002 18:18 | Em resposta a: #26060

Caro Vasco,

Realmente as atrelagens em que hoje me fiz transportar poderiam levantar a suspeita de já não viver à Lei da Nobreza. Por outro lado, poderão causar comiseração em certos círculos, o que não seria despiciendo.

Humildes Saudações

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26078 | aeiou2 | 05 set 2002 18:28 | Em resposta a: #26075

Tem toda a razão,D.Maria Del Carmen nasceu a 3o de Abr 1900,San Sebastian,Espanha.Agradeço a rectificação.
IGI=International Genealogical Index.Quando se vai ao site deles e se sabe o país onde procuramos pessoas é no IGI que clicamos.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Vitória, Espanha

#26080 | aeiou2 | 05 set 2002 18:33 | Em resposta a: #26074

Muito obrigada por toda a informação e fico a aguardar mais.
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen