Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil | Bibliografia

Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#25973 | ítalo | 04 set 2002 12:30

Antônio Gomes Bezerra, da Casa do Morgado de Paredes, segundo o “Dicionário das Famílias Brasileiras” de Barata e Bueno, foi pai de Maria Gomes Bezerra, esposa de Pedro Álvares da Silveira os quais teriam passado ao Brasil (Pernambuco) cerca de 1560, aparentemente é o mesmo Antônio Bezerra Monteiro, o Barriga, a quem se refere Borges da Fonseca e depois dele Barata e Bueno (Dicionário das Famílias Brasileiras). Gilberto Osório de Andrade e Rachel Caldas Lins, em seu livro "João Pais, do Cabo: o Patriarca, seus Filhos, seus Engenhos" falam, sem o nomear, sobre "o progenitor de Antônio Bezerra, o Barriga, e seus irmãos, vindos para Olinda enquanto o pai era proscrito para São Tomé, embora fossem 'pessoas muito nobres da Casa dos Morgados de Paredes de Viana'". Novamente Barata e Bueno, tratando da origem dos Bezerra de Melo, de Pernambuco, dizem que este sobrenome composto surgiu da união de Maria Camelo Bezerra e Bernardo Vieira de Melo. Essa Maria Camelo Bezerra era filha de Belchior Alves Camello e de Joana Bezerra, esta filha, segundo os autores, “de Antônio Bezerra Monteiro, o Barriga". Assim, creio ser plausível que Antônio Gomes Bezerra e Antônio Bezerra Monteiro fossem a mesma pessoa, filho de Domingos Bezerra Felpa da Barbuda. Entretanto, quando se examina as datas fornecidas pelos autores do Dicionário das Famílias Brasileiras encontra-se contradições torturantes: segundo Barata e Bueno, Domingos da Silveira, filho dos já citados Pedro Álvares da Silveira e de Maria Gomes Bezerra, teria nascido cerca de 1551 em Viana e falecido em 1636 em Pernambuco. Ora, este Domingos da Silveira seria bisneto de Domingos Bezerra Felpa de Barbuda que os mesmos Barata e Bueno dão como nascido em 1526, também em Viana, e falecido em 1607, também em Pernambuco, significando que Domingos Bezerra seria bisavô aos 25 anos de idade, o que é mais do que improvável. Alguém me poderia talvez aclarar alguma coisa sobre estes Bezerras e sobre estes Morgados de Paredes? Agradeço grandemente.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#26021 | Vasco Jácome | 04 set 2002 20:55 | Em resposta a: #25973

Caro Ítalo Moraes Rocha Guedes

O Morgado de Paredes pertenceu de facto a Bezerras de Viana, freguesia de Meadela. Julgo que a casa é certamente a que pode ver no site www.monumentos.pt (clique em: português> inventário do património arquitectónico> pesquisa simples> Distrito e Concelho: Viana do Castelo; Designação: Paredes).
Pode também consultar em www.anafre.pt o que é dito sobre a Meadela e seu património histórico.

A genealogia dos seu donos/administradores vem descrita por Felgueiras Gayo no seu ttº de Bezerras §2. Teria sido comprado por Fernão Gonçalves Bezerra (no GP: http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=117028) aos frades de Oya ou Hoya, da Galiza. A sua descendência e sucessão na casa continua no ttº de Regos §21 e depois ttº de Costas §29 onde com o N11 está Baltazar Jácome do Lago Bezerra, que aqui no GP é intitulado senhor do Couto de Paredes (http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=29786).

Não encontro é os que refere. Mas há outra linha de Bezerras, começada por Pedro Nunes Bezerra (ttº de Bezerras §3 N3), que seria irmão de Fernão Gonçalves, cc Margarida Figueiroa, pais de Domingos Bezerra, que foi para o Brasil, cc Brazia Monteiro com descendência no Brasil, incluindo em Pernanbuco.

É provável que estas genealogias estejam incompletas e os que lhe interessam acabem por estar ligados a estes. Esse António Gomes Bezerra não seria exactamente filho dos donos da Casa de Paredes, mas sim primo.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#26051 | ítalo | 05 set 2002 13:08 | Em resposta a: #26021

Caro Vasco Jácome, agradeço-lhe sinceramente as informações. Já agora, o acima citado Pedro Nunes Bezerra entronca na Casa dos Morgados de Paredes? Novamente agradeço.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#26053 | Vasco Jácome | 05 set 2002 13:55 | Em resposta a: #26051

Caro Ítalo Moraes Rocha Guedes

Como tinha dito, segundo Gayo, Pedro Nunes Bezerra é irmão de Fernão Gonçalves Bezerra, o primeiro Bezerra que foi Sr. de Paredes por compra aos frades. Ambos filhos de Heitor Nunes Bezerra, Administrador das Capelas de S. Crucifício e do Sr. dos Mareantes na Matriz de Viana, e de sua m.er Catarina da Costa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#26054 | Vasco Jácome | 05 set 2002 13:58 | Em resposta a: #26051

Caro Ítalo Moraes Rocha Guedes

Como tinha dito, segundo Gayo, Pedro Nunes Bezerra é irmão de Fernão Gonçalves Bezerra, o primeiro Bezerra que foi Sr. de Paredes por compra aos frades. Ambos filhos de Heitor Nunes Bezerra, Administrador das Capelas de S. Crucifício e do Sr. dos Mareantes na Matriz de Viana, e de sua m.er Catarina da Costa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#26062 | vbriteiros | 05 set 2002 16:42 | Em resposta a: #26021

Caro Vasco Jácome
tenho na minha posse um documento de procuração datado: Braga , 30.03.1819 que apresenta uma testemunha Manuel Bezerra de Lima,( ao lado assina, com uma caligrafia de invejar, António Gaspar Salgado Chaves, que já identifiquei pela ajuda que me deu emtempos) )
Sabe se existiria em Braga esta familia Bezerra de Lima?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#26082 | Vasco Jácome | 05 set 2002 21:17 | Em resposta a: #26062

Caro Vasco Briteiros

Infelizmente, neste momento não tenho nada sobre esse Manuel Bezerra de Lima. Mas se me aparecer alguma coisa, vou ver se não me esqueço de comunicar.
Não creio que seja de uma família “tipicamente” bracarense, pois não tenho notícias de Bezerras por cá. Deve ter estado cá talvez por motivos profissionais, mas, se calhar, oriundo de família de ouro lado.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#26104 | vbriteiros | 06 set 2002 12:29 | Em resposta a: #26082

Muito obrigado
VB

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#26116 | ítalo | 06 set 2002 13:58 | Em resposta a: #26054

Caro Vasco Jácome, novamente agradeço a resposta.
Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Bezerras pernambucanos e os Morgados de Paredes

#179980 | jandeilson | 11 jan 2008 02:19 | Em resposta a: #26082

Manuel Bezerra de Lima é meu 4 avô!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 16:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen