Conde de Lagos

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Conde de Lagos

#2604 | zamot | 10 mar 2001 15:41

Gostaria que alguem me pudesse informar quem detem actualmente ou quem representa o titulo de Conde de Lagos

José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lagos

#2607 | Vasco Jácome | 10 mar 2001 18:11 | Em resposta a: #2604

Caro José Tomaz de Mello Breyner

Na “Nobreza de Portugal e do Brasil”, que é suposto ter todos os títulos não contam Condes de Lagos. O mesmo se passa com o “Livro de Oiro da Nobreza”. Há uns Barões de Lagos, cuja descendência, se existe, deve estar em Inglaterra. No último “Anuário” também nada refere. Não haverá qualquer erro ao identificar o título?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lagos

#2613 | LCM | 10 mar 2001 20:47 | Em resposta a: #2604

O título de Conde de Lagos, segundo está no "Anuário da Nobreza de Portugal" vol.II p.411, foi concedido pelo Rei D. Miguel em 1834 (juntamente com o título de Visconde de Vale da Mata) a um membro da família Cabreira e nunca foi reconhecido na vigência da Monarquia Liberal. Um neto do 1º titular (o famoso António Cabreira, escritor) teve os títulos renovados por mercê da Infanta D. Maria Aldegundes tutora do Senhor D. Duarte Nuno na sua menoridade. Para todos os efeitos legais estes dois títulos nunca existiram.
É representante desta família Cabreira, e dos diversos títulos que teve (o mais importante o de Visconde de Faro) o Arq. João Cabreira Cabral de quem, caso queira, lhe posso arranjar o contacto, pois fez muitas investigações sobre os Cabreiras.
Cumrimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lagos

#2648 | 150957 | 11 mar 2001 19:37 | Em resposta a: #2604

Meu caro José Tomaz,

Como já te havia dito telefónicamente, não encontrei o titulo de Conde de Lagos, mas sim o de Barão e o de Visconde de Lagos, em familias diferentes. Disse-te também que ainda havia a possibilidade de este titulo ser um titulo miguelista - o que se confirma.
D. Miguel I, concedeu o titulo de Conde de Lagos , e de Visconde de Vale da Mata, em Maio de 1834, a Tomás António da Guarda Cabreira Correia da Silva da Ponte e Alvelos Drago Valente de Faria, que foi Marechal de Campo e Ajudante de Campo do Rei D. Miguel I, o qual nasceu em Castro Marim a 12.10.1792 e morreu em Faro a 20.11.1834, e foi casado com D. Ana Paula Vizzetto, descendente de nobres genoveses.
Foram avós paternos do 2º Conde de Lagos, que utilizou o titulo por autorização de SAR a Senhora Infanta Dona Maria Aldegundes de Bragança, na qualidade de tutora de SAR o Senhor Dom Duarte Nuno.
É actual representante dotitulo João Manuel Ramos Cabreira de Oliveira Cabral (Av do Uruguai, lote J F, 3º esq.º 1500 Lisboa)
Um abraço amigo
lpg

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lagos

#2660 | zamot | 12 mar 2001 09:19 | Em resposta a: #2607

Desde já agradeço sua informação

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lagos

#2661 | zamot | 12 mar 2001 09:21 | Em resposta a: #2613

Desde já agradeço sua informação e sua disponibilidade para contacto mas o sr lpg na sua resposta já me fornece o contacto do Sr Arq Cabreira Cabral

Cumprimentos

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lagos

#2663 | zamot | 12 mar 2001 09:25 | Em resposta a: #2648

Meu Caro Tuntas

Obrigado pelas tuas informações. Vou agora tentar contactar o João Cabreira Cabral para ver se ele me dá alguns elementos pois como poderás verificar na resposta do LCM este Sr tem informações sobre a familia cabreira.

Um Abraço Amigo e Obrigado pelo teu tempo gasto nesta pesquisa.

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 16:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen