Souza

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Souza

#2606 | Giliard de Souza | 10 mar 2001 17:35

Familia Souza
Familia Reis

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#2796 | amaral | 16 mar 2001 15:47 | Em resposta a: #2606

De onde é natural o nome Souza? Os meus antepassados são do carregal do Sal e têm também esse apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34330 | arisouza | 28 jan 2003 18:51 | Em resposta a: #2796

Queiram-me desulpar a ignorância, mas onde fica o carregal do Sal?
Caso descubra a origem, antes de mim, adoraria que me comunicasse

saudações arisouza

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34334 | vbriteiros | 28 jan 2003 20:17 | Em resposta a: #34330

caro arissouza.
Mas donde escreve?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34339 | abivar | 28 jan 2003 20:32 | Em resposta a: #34334

Caros Confrades:
Souza (ou Sousa) e Reis são dois apelidos muito divulgados em Portugal, sendo o segundo em geral parte de nome próprio de devoção, só depois fixado como apelido, em inúmeras famílias diferentes (muitas vezes ligado, na origem a nomes próprios dos Reis Magos usado por quem nasceu no dia de Reis ou perto dele; tenho um exemplo na minha família); é completamente impossível localizar uma família particular apenas através destes apelidos! será iomprescindível partir de algum indivíduo ou indivíduos particulares que os usem e recuar pacientemente as gerações, ou ter a sorte de ser alguém ligado a um dos ramos já estudados de uma família com estes nomes...
Cumprimentos
António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34449 | arisouza | 29 jan 2003 18:50 | Em resposta a: #34334

falo de salvador, bahia, brasil

saudações arisouza

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34457 | vbriteiros | 29 jan 2003 19:44 | Em resposta a: #34449

Para arisousa
Carregal do Sal é um Município de Portugal.
Portugal está dividido em Distritos, que por sua vez se dividem Concelhos(ou Municipio) e estes em Freguesias. Os Distritos tem a sede numa cidade que lhe dá o nome; aí existe o chamado arquivo distrital onde se guardam praticamente todos os documentos oficiais com mais de cem anos. Nós aqui no Forum designamos abreviadamente por ex. ADL ( é o de Lisboa). Os Concelhos tem a sede numa Cidade( se grande em nº de habitantes) ou Vila ( se pequeno).
Os registos de nascimento (ou baptismo) eram todos feitos na Igreja católica da freguesia e após 100 anos transitam para o Arq. Dist.
Para saber onde fica quaquer localidade use o site www.anafre.pt e pergunte pelo nome que pretende conhecer.
Quanto à família Sousa ou Souza é um nome muito vulgar em Portugal, tal como Barbosa no Brasil.
Necessita de saber freguesia e data de nascimento da pessoa que pretende investigar. Comece por obter uma certidão de nascimento, esta diz logo o nome dos pais e normalmente dos avós e respectivas naturalidades.
Se precisar de mais ajuda diga.
Tenha um bom carnaval e quentinho porque aqui no Porto faz frio.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34464 | aburma | 29 jan 2003 22:48 | Em resposta a: #34457

Sr. Doutor:

Brilhante aula a sua de OPAN, saudosa disciplina que ajudou muito preguiçoso a abrilhantar as suas notas no antigo 7º ano do Liceu. Mas não estou certo quanto ao seu critério relativo às sedes de concelho: Marco de Canaveses, por exemplo, já é uma cidade e não me parece que isso esteja necessariamente relacionado com o número de habitantes do respectivo concelho.

Cumprimenta-o

14 a OPAN

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34520 | vbriteiros | 30 jan 2003 17:00 | Em resposta a: #34464

Sr Visconde
Não pretendi dar nenhuma lição de OPAN (já nem há disso), mas simplesmente uma pequena ajuda aquem está noutro continente e pelo que tinha dito anteriormente não tinha amenor ideia da divisão administrativa de Portugal. Espero que tenha sido útil a outros confrades que nos leem do outro lado do Atlântico.
Infelizmente não tive tempo de preparar bem a lição e não esclareci a actual diferença entre Vila e Cidade ( não tenho aqui os dados sobre as condições, que hoje em dia, são necessárias para as Vilas passarem a cidade).
A questão é polémica e politica; vê Canas de Senhorim, que nunca mais lá chega.
Tambem Tondela passou de Vila a Cidade por incorporação de mais freguesias!!!!
Aproveito para te dar os parabéns pelo 14. Quem foi Prof. ?
Esperava a tua reacção ao Túmulo do Rei Gagik da Arménia e não comentaste. Mas na próxima semana vou dizer onde ele está.
Um grande abração
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34699 | aburma | 01 fev 2003 18:46 | Em resposta a: #34520

Caro Sr. Dr.:

O professor (no antigo Liceu Normal de D. Manuel II) foi o Dr. António Malcata Julião no antigo 6º ano. No 7º lembro-me da figura mas não do seu nome. Como não me deu nota suficiente para eu dispensar de exame, não passou à História.

Quanto ao Gagik da Arménia, não li. Em que tópico posso encontrar?

Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34705 | vbriteiros | 01 fev 2003 19:40 | Em resposta a: #34699

Alexandre
A alusão ao túmulo do Rei da Arménia está no tópico : A lenda da Princesa da Arménia e o Rei em questão é o Rei Leo VI, que actualmente está tumulado na Abadia de Saint-Denis/Paris de França. Espero que esta indiscrição não não levante uma onda de descendências aqui, mas foram tantos os pedidos que me vi na obrigação de revelar o local. Não conheço o epitáfio, mas poderá vir a ser numeralizado.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34708 | magalp | 01 fev 2003 20:17 | Em resposta a: #34457

Vasco
Nota-se que não foi tempo perdido, aquele q. dispendeste a fazer o teu Curso de Ciências Pedagógicas!
Tb. noto q. boa memória tens, pois foi concluído no século passado...

Mas, (os meus inevitáveis "mas") esqueceu-te historiar Sousa, como importante afluente do Douro, íntimamente ligado à Fundação, nascendo de duas mães d'água diferentes, ambas em Felgueiras - "Felgerias Rubeas" e que por mor dele, muitos Coelhos e coelhinhos se geraram, bem como Pintos e pintainhos, mas isso será uma outra história (ou "estória" que me repugna usar)!
G.abraço
Manel
MM

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34709 | magalp | 01 fev 2003 20:27 | Em resposta a: #34705

Lol...
Parece até q. sou bruxo!
Garanto não ter lido os comentários de Aburma e as tuas respostas senão agora, depois da minha expressa advinhação...

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#34719 | vbriteiros | 01 fev 2003 22:48 | Em resposta a: #34708

Manel
É um facto que o professorado deixa cá uma maniazinha.Que se pode fazer !!
Lamento ter esquecido o Rio Sousa(até escrevi com inicial maíuscula para recompensa).Mas fico a pensar se esse rio teria alguma coisa a ver com aquela cena das priminhas a tomar banho nas águas límpidas, trajando uma cambraia finissima que depois de molhada ficou trans...lúcida!! e o menino Antoninho ficou atónito perante aquelas Tágides, ou melhor Sougides( não soa muito bem e o Camões não usaria). Por isso era uma área de Coelhinhos.
A propósito quando sai "O Sr. Visconde"'.
Um abraço
Vasco.
P.S.- Relembraram-me ontem que tenho um afilhado com o nome de Pedro de Alcântara e em homenagem a SMI. E esta heim? Vou ter que investigar essa homenagem.

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#81729 | rouquet | 13 jan 2005 14:45 | Em resposta a: #2606

meus bisavós era Felix Canuto de Souza e Raimunda Canuto de Souza que vieram de Portugal para o Brasil e se estabeleceram no Ceará......vc tem alguma coisa sobre eles que pudesse me passar? Agradeço a atenção. Elda Rouquet

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#82032 | fireman | 17 jan 2005 18:46 | Em resposta a: #2606

Caro Giliard de Souza,

Estou a escrever de Paredes Porto, eu tenho na minha família uma linhagem de «Sousa» e não Souza, mas também antigamente tanto se escrevia Sousa como Souza. Para consultar esta linhagem pode ir ao tópico Origem da família Brito Rodrigues.
Eu não herdei esse nome, embora seja o último nome do meu pai.

Comprimentos Óscar José de Brito Rodrigues.

Resposta

Link directo:

RE: Souza

#274189 | Giliard Souza | 07 abr 2011 15:02 | Em resposta a: #2606

Saudações a todos!
Após dez anos eu aqui novamente falando no mesmo tópico. Lancei este fórum e cheguei a perder o login e senha que tinha e nem sei qual o e-mail da época. Mais hoje tenho minhas pesquisas mais apuradas no blog que segue abaixo
nossagente-rs.blogspot.com
Este blog tem o propósito de apresentar as evoluções de pesquisas efetuadas por mim, Giliard de Souza a cerca das seguintes famílias de Santa Catarina - Brasil;

Família Abílio de Souza de Urubici – SC onde os patriarcas são Abílio da Silva Ribeiro e Anna de Souza e Oliveira.

Família Reis de São José – SC onde o os patriarcas são Eliziario Vicente dos Reis e Maria José da Cunha.

Família Rosa de São Joaquim – SC onde os patriarcas são Henrique José Rosa e Angelina Ghiorzi.

E a Família Coelho de Biguaçu – SC onde os patriarcas são Manoel José Coelho e Constancia Ana de Amorim.

Busco tanto descendência quanto ascendência dos supra citados.
No mais, espero que este fórum se reavive novamente.
Obrigado a todos que anteriormente participaram.
Ate mais.
Giliard de Souza
--------------------------------------------
Conservador restaurador de papeis
Acadêmico de filosofia e museologia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 08:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen