Genealogia em Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Genealogia em Viana do Castelo

#26150 | CAMILO | 07 set 2002 04:47

Caros listeiros,

Por acaso ninguém por aqui faz pesquisa em Viana do Castelo ou nas imediações?
Um abraço,

OLIVEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#26160 | mtavares | 07 set 2002 14:39 | Em resposta a: #26150

caro oliveira:
por acaso são duas localizações que me interessam, por isso tentei, sem fazer pesquisa no local, algumas pistas
pode procurar nos centros de família dos Mormones a consulta dos microfilmes.tanto num caso como noutro, sei que existem varias freguesias microfilmadas.

no caso de Viana, o núcleo de estudos de população e famíla -NEPS, tem duas freguesias consultaveis on line, Romarigães e Meadela (não lhe posso indicar os sites pois estaria a infringir as regras do Genea)
Cprtºs
luis

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#26162 | CAMILO | 07 set 2002 18:37 | Em resposta a: #26160

Caro Luis

O que eu preciso é relativo a Valença do Minho
Meu pai nasceu lá. Minha avó paterna era da vila (pelo menos é o que consta) mas meus bisavós maternos eram de Cerdal e de S. Miguel de Fontoura.
A avó e bisavós de minha esposa (e segundo as fontes que possuo) eram da Urgeira em Valença.
É de toda esta gente que procuro fontes para dar seguimento á arvore que estou a construir.

Caso precise de algo de Paredes de Coura, contacte-me pelo email camilocoelho@iol.pt, ou então por carta para
CAMILO JOSE C.S.OLIVEIRA
AP 24
4940-529 PAREDES DE COURA

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#115898 | tiagova | 05 abr 2006 18:36 | Em resposta a: #26150

Caro amigo,

Tenho descendentes da freguesia de Monserrate, Viana do Castelo. caso esteja interessado.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Monserrate

#115934 | tfp | 06 abr 2006 00:20 | Em resposta a: #115898

Caro Tiago Silva,

Não terá por acaso dados referentes a Angélica Teresa da Silva, nascida em 1701 em Monserrate, filha do Cap. Custódio Correia Pinto (natural de Braga) e de s.m. Maria Madalena da Silva (natural de Monserrate) ?

Agradeço antecipadamente

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116506 | ptm | 13 abr 2006 15:10 | Em resposta a: #115934

Boa-tarde,
Quais são os apelidos que procura em Valença?
Eu tenho alguns dados dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116607 | Beatriz Machado | 14 abr 2006 20:13 | Em resposta a: #116506

Boa tarde,
Procuro registo de nascimento de Constança Alves, filha de Domingos Alves e de Isabel Afonso. Casou a 14 de Julho de 1660 com Tomé João, soldado da Companhia do Capitão João Correia. Era natural da freguesia de Santa Maria da Porta.
Grata pela vossa atenção,
Beatriz Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116649 | ptm | 15 abr 2006 15:07 | Em resposta a: #116607

Boa tarde,
Se descobrir estes nomes, dou notícias.
Eu tenho muitos antepassados de apelido Alves, mas são de Monção.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116705 | fertelde | 17 abr 2006 11:46 | Em resposta a: #116649

Estimado Pedro Teixeira de Morais:
Bom dia, se tropeçar com António Gomes da Cunha Rego, casado com D. Benta Josefa de Barros, de Sta Maria de Argela, Termo de Caminha, agradeço avise. Datas aproximadas 1750-1740.
Cumprimentos,
Fernando de Telde
P.S. Os seus apelidos Teixeira de Morais, sao bastante interessantes nas minhas buscas, já que descendo dos Teixeira de Morais Leite Velho de Chaves/ Bragança e Mogadouro... Alguma ligaçao por aí??

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116754 | badim | 17 abr 2006 22:39 | Em resposta a: #116649

Caro Pedro T de Morais
Gostaria de saber mais alguma coisa sobre os seus antepassados de apelido Alves,porque eu procuro Alves,naturais de Valadares ,messegães e Sa no conçelho de monção
cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116782 | ptm | 18 abr 2006 10:55 | Em resposta a: #116705

Caro Fernando de Telde,
Sobre Caminha tenho bastantes informações sobre os Xavier e Silva, pois uma das minhas trisavós era desta família de Caminha. Se precisar de algum dado ... Se, por acaso, encontrar alguma informação acerca dos seus familiares, eu comunico.
A minha família só é Teixeira de Morais desde a geração do meu pai. A minha avó paterna era Teixeira da Silva (com origens em Celorico de Basto) e o meu avô era Xavier Guerra de Morais (origens em Monção, Aveiro e Paço de Sousa).
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116783 | ptm | 18 abr 2006 10:58 | Em resposta a: #116754

Caro Victor,
Vou verificar se tenho alguém nessas freguesias, mas acho que não, pois os "meu" Alves concentraram-se nos lugares do Mato e do Marco, na freguesia de Bela.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116786 | fertelde | 18 abr 2006 11:24 | Em resposta a: #116782

Estimado Pedro. Obrigado. Estou bloqueado nas pesoas que indico. Se conseguir algo, agradeço.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116856 | ptm | 19 abr 2006 09:57 | Em resposta a: #116607

Bom-dia,
Estive a procurar estes nomes nos meus registos, mas nada encontrei.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116858 | ptm | 19 abr 2006 10:04 | Em resposta a: #116754

Caro Víctor Gomes,
Encontrei uma referência a Valadares num assento de casamento que refere que Maria Roza Alvares, filha de José Manuel Alvares e de Joana Matilde, do lugar do MAto, da freguesia da Bela, casou-se aos 11 de Dezembro de 1816 com Luís António Pires, filho de João Manuel Pires e de Roza Maria Rodrigues, do lugar de Fornelos, da freguesia de Salvador de Tangil, termo de Valadares.
Não sei se bifurca no que pretende !?
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#116926 | badim | 19 abr 2006 22:28 | Em resposta a: #116858

Caro Pedro T. Morais
Os nomes que me enviou,acho que não são os que eu procuro mas estou-lhe agradecido pela sua informação,tenho que fazer algumas buscas em Viana!
Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#118084 | badim | 05 mai 2006 21:47 | Em resposta a: #116856

Caro Pedro T de Morais
Encontrei uma minha tetravo,Francisca Alves,filha de Antonio Alves e de Maria Joanna Pereira de Britto,naturais da freguesia da Bela,o lugar dificil a ler,anos entre 1750e1790,gostaria de saber se tem algumas informações.
Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#118202 | ptm | 08 mai 2006 14:18 | Em resposta a: #118084

Boa-tarde, Víctor Gomes,
Só agora é que vi a mensagem. Logo à noite vejo se descubro na minha árvore genealógica os nomes que refere e depois informo-o. Possivelmente, o lugar será o "do Mato". Encontrou estes dados no Arquivo Distrital de Viana do Castelo!?
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#118234 | badim | 08 mai 2006 19:16 | Em resposta a: #118202

Amigo Pedro T Morais
Foi o arquivo de Viana! Que me enviou os dados,a dita Francisca Alves, tem um irmão padre João Luis Alves de Brito
cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#118268 | ptm | 09 mai 2006 10:12 | Em resposta a: #118234

Caro Víctor Gomes,
Não encontrei na minha base de dados nenhuma referência sobre a sua tetravó. Mas as probabilidades de entroncar na minha árvore são grandes ...
Veja se descobre o lugar. Posso-lhe dar algumas pistas: Mato, MArco, Pereirinha, S. Bento da Torre, Giesteira, ... Os meus familiares Alvares são predominantemente do Lugar do MAto.
O Víctor tem nomes de outros parentes da freguesia de Bela?
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#118305 | eusebio | 09 mai 2006 22:39 | Em resposta a: #115898

ola estoy na frança a procurar da minha familia a minha avo era de vila nova de anha e meu avo de mazarefes que pertence os dois a viana do castelo , se alguems pode me ensinar como procurar , muito obrigado !!!

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#118309 | paradela | 09 mai 2006 23:28 | Em resposta a: #116607

Boa Noite Beatriz Machado.

Só hoje encontrei o seu pedido. O nome de Domingos Alves não me é estranho no actual Concelho de Melgaço. Será que a Freguesia de Santa Maria da Porta que menciona Perten(cia) a Melgaço? Preciso da confirmação para dar voltas à cabeça e lembrar-me onde li o referido nome e procurar.

Sempre ao dispor,
José Cardoso.

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#118350 | Beatriz Machado | 10 mai 2006 21:51 | Em resposta a: #118309

Boa noite José Cardoso,
O Domingos Alves que eu refiro é de Melgaço. Antigamente existia uma freguesia de Santa Maria da Porta, que é a actual Melgaço.
Se encontrar alguma informação agradecia que me informasse.
Grata pela sua atenção,
Beatriz Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#118481 | Beatriz Machado | 12 mai 2006 20:14 | Em resposta a: #118309

Boa tarde, José Cardoso
A antiga freguesia de Santa Maria da Porta corresponde à actual vila de Melgaço, esta mantém como orago Santa Maria da Porta.
Se tiver alguma notícia diga algo,
Grata pela sua atenção,
Cumprimentos
Beatriz Machado

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#118585 | fertelde | 14 mai 2006 19:20 | Em resposta a: #118305

Estimado Eusebio: coloque o nome dos seus avós, as datas de nascimento e a freguesia, assim terá mais possibilidades que o ajudem. Mas pode entrar em contacto directo com o Arquivo Distrital de Viana de Castelo e peça directamente as certidôes dos seus avós. Nessas certidâo vai aparecer o nome dos pais e dos avós, tanto maternos como paternos.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#118820 | py2adl | 18 mai 2006 13:33 | Em resposta a: #118585

Olá ,
Algum colega tem dados genealógicos de famílias no Lugar do Além em Santa Maria da Cabração ?
Antecipo meus agradecimentos.

Antonio Sérgio (py2adl)

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#120399 | fertelde | 09 jun 2006 13:37 | Em resposta a: #116782

Estimado Pedro Teixeira de Morais:
Volto com um pedido para ver se ha algum cruzamento com os seus Silva...
Tenho: Joana Nicácia da Cunha do Amaral Borgel e Silva, nascida no dia 6.05.1804, na paróquia de Seixas, conselho de Caminha...
Alguma coincidência?
Grato,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#120904 | tiagova | 16 jun 2006 17:27 | Em resposta a: #115934

Caro Tiago Pedroso,

De Monserrate apenas tenho:

1 - Mathias António Gonçalves * freguesia de Nossa Senhora de Monserrate, Viana do Castelo 7.5.1767 b. freguesia de Nossa Senhora de Monserrate, Viana do Castelo 13.5.1767 cc Teresa Maria de Jesus do Espirito Santo Amorim e Vasconcelos;

2 - Luís Manuel Gonçalves Vianna * freguesia de Nossa Senhora de Monserrate, Viana do Cas-telo 17.1.1789 b. freguesia Nossa Senhora de Monserrate, Viana do Castelo 20.1.1789 + Quinta do Lado Ocidental do Campo, Lisboa 27.7.1875 (86 anos) cc freguesia Santa Catarina, Lisboa 19.9.1818 Eugénia Maria de Jesus Rodrigues Berganti [Eugénia Maria Izidora Vianna] * Lisboa b. freguesia Nossa Senhora dos Mártires, Lisboa.

Cumps.

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#120905 | felpo | 16 jun 2006 18:44 | Em resposta a: #120904

Caro Tiago Silva

Esses senhores são nada mais nada menos que os meus tetra e quintos avós.
Existe o registo deles aqui no GENEA mas não tão completo e com este rigor.

Obrigado!

Fernando E. Lemos Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#120906 | felpo | 16 jun 2006 18:46 | Em resposta a: #120904

Caro Tiago Silva

Esses senhores são nada mais nada menos que os meus tetra e quintos avós.
Existe o registo deles aqui no GENEA mas não tão completo e com este rigor.

Obrigado!

Fernando E. Lemos Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121090 | ptm | 19 jun 2006 16:51 | Em resposta a: #120399

Boa-tarde,
Com quase toda a certeza, os meus (Teixeira da) Silva não entroncam no seu ramo, porque eram todos oriundos de Celorico de Basto. O último "Teixeira da Silva" foi o meu bisavô que se chamava Bernardino Augusto Teixeira da Silva e foi de Celorico para Monção. Os seus descendentes ficaram apenas com o Teixeira.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121092 | fertelde | 19 jun 2006 17:00 | Em resposta a: #121090

Muito boa tarde: N´esta ocasiâo, nâo estava procurando Teixeiras em Monçâo, mas Silva. Como naquela època presumo que por alí nâo haveria muitos Silvas, a pesar de ser um apelido muito corrente em Portugal e Espanha, pois, tinha que perguntar... Nâo podemos nunca apartar o trigo do joio, sem primeiro buscar coincidencias ou divergencias... Creio que asim è um caminho também de investigaçâo.-
Melhores Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121136 | tiagova | 20 jun 2006 10:31 | Em resposta a: #120905

Caro Fernando Pinto Coelho,

No registo de matrimónio de Luis Manuel Gonçalves Vianna com Eugénia Maria de Jesus Rodrigues Berganti [aliás Eugénia Maria Izidora Vianna] [aliás Maria Eugénia Vianna] verifico que são indicados como sendo pais de Eugénia, José Rodrigues e Antónia Maria, baptizados na freguesia de Nª Senhora do Arcebispado de Vialonga, Vila Franca de Xira, Lisboa. Como se verifica, e ao contrário de outras referências, os pais dela não são Isidoro Berganti * Génova, Itália e Eugénia Maria Rodrigues. O Fernando tem alguma informação adicional sobre este facto?

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121160 | felpo | 20 jun 2006 14:03 | Em resposta a: #121136

Caro Tiago

O que tenho (não foi obtido por minha investigação mas sim cedido por um primo), é o seguinte:

Lourenço António Gonçalves cc Isabel Teresa, tiveram:

Mathias António Gonçalves * Viana do Castelo cc Teresa Maria de Jesus Amorim * Viana do Castelo, filha de Manuel do Espírito Santo e de Maria de Jesus Amorim, tiveram:

Luís Manuel de Amorim Viana * Viana do Castelo 1789 cc Eugénia Maria Isidora Rodrigues de Berganti * Vila Franca de Xira, Via Longa 1791, filha de José Rodrigues casado em 1780 com Antónia Margarida Berganti, tiveram:

Eugénia Maria Isidora Viana * Lisboa 1827 cc João José Gonçalves de Lemos * Cernache 1821 + 1879.

A maior parte destes dados encontram-se nos registos do GENEA, salvo a troca dos nomes José Rodrigues por Isidoro Berganti e de Antónia Maria de Berganti por Eugénia Maria Rodrigues, de acordo com o que refere.

Grato pelo seu interesse

Com os melhores cumprimentos

F.E.L. Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121183 | Ricardo Anjo | 20 jun 2006 18:11 | Em resposta a: #121160

Caro Fernando Pinto Coelho,

Já agora gostaria de saber mais em concreto, como obteve Jose Rodrigues e Antonia Maria, pais de Eugénia Maria Isidoro Rodrigues. Além dos meus apontamentos não apontarem nesse sentido, os dados do Genea também tem outros dados (consistentes com os meus)

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121203 | felpo | 20 jun 2006 22:43 | Em resposta a: #121183

Caro Primo

Se não me engano, foram-me cedidos já alguns anos, pelo nosso primo João Cunha Matos.
Congratulo-me com as novas achegas
Saudações ao novo parente Tiago Silva

Abraços
F.E. L. Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121204 | felpo | 20 jun 2006 22:44 | Em resposta a: #121183

Caro Primo

Se não me engano, foram-me cedidos já alguns anos, pelo nosso primo João Cunha Matos.
Congratulo-me com as novas achegas
Saudações ao novo parente Tiago Silva

Abraços
F.E. L. Pinto Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121565 | tfp | 25 jun 2006 23:42 | Em resposta a: #120904

Caro Tiago Silva,

Agradeço a sua resposta, tentarei descobrir mais numa proxima ida ao Arquivo de Viana.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121609 | Joelmir2 | 26 jun 2006 13:01 | Em resposta a: #121136

Prezados Amigos

Meu nome é Joelmir, moro no Estado de Minas Gerais, Brasil

Estou a procura de informações sobre minha família, originária de Portugal

Os dados que eu tenho são os seguintes:

Meu tataravô Manoel Luiz Esteves se casou na cidade de Caldas-MG / Brasil, em 1857, e era natural da Provincia do Minho em "Melegaço". Portanto ele partiu de Portugal antes de 1857, mas não sei quando exatamente.
Seus pais se chamavam Antônio Esteves e Vitória Domingues e eu não encontrei nenhum registro que conste que eles também partiram de Portugal para o Brasil junto com o filho.

Como possuo apenas estes dados gostaria de saber como faço para realizar futuras pesquisas..........

Certo da atenção recebida

aguardo retorno

Joelmir

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121628 | tfp | 26 jun 2006 16:55 | Em resposta a: #121609

Caro Joelmir,

O concelho de Melgaço pertence ao distrito de Viana do Castelo, como pode verificar aqui:

http://genealogia.netopia.pt/mapas/nivel.php?id=250

É constituido por 18 freguesias, o que quer dizer q o ser antepassado podia ter nascido em qualquer uma delas.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121902 | tiagova | 29 jun 2006 17:00 | Em resposta a: #121160

Caro Fernando Pinto Coelho,

Na sequência deste assunto, continuo sem encontrar referências às origens genovesas de Berganti na família da mulher de Luís Manuel Gonçalves Vianna. Encontrei o registo de baptismo de Eugénia que me revelou o seguinte:

1. nasceu a 20.9.1791, em Vialonga;
2. foi baptizada, em 2.10.1791, (esta data está de acordo com os seus apontamentos) na Igreja Nossa Senhora da Assunção de Via Longa, Vila Franca de Xira;
3. filha de José Rodrigues (baptizado na freguesia Nossa Senhora dos Prazeres de Aljubarrota, Alcobaça, Leiria) e de Antónia Maria;
4. José Rodrigues e Antónia Maria casaram na freguesia de Vialonga, Vila Franca de Xira e, na data do baptismo de sua filha, eram moradores no Lugar de Sta. Eulália, Vialonga;
5. foram padrinhos: Manuel Matheus e Maria de S. José, ambos solteiros.

Curiosamente, quando procurava o registo de Eugénia acabei por me deparar com um registo de baptismo de um suposto, ou quase certo, irmão (Manuel). Esta conclusão tem como base a coincidência dos nomes dos pais e a freguesia de baptismo. Neste registo, mais completo do que o de sua irmã, obtive os seguintes dados adicionais:

1. Manuel nasceu a 9.9.1783 e foi baptizado, em 21.9.1783, na freguesia de Vialonga, Vila Franca de Xira;
2. José Rodrigues era filho de Izidoro(?) Rodrigues e de Maria Eugénia, naturais de Nossa Senhora dos Prazeres de Aljubarrota, Alcobaça, Leiria;
3. Antónia Maria era filha de Miguel Esteves e de Maria Eugénia, naturais de Vialonga, Vila Franca de Xira;
4. foram padrinhos: Manuel Carvalho (sapateiro de profissão) e Anna Joaquina, moradores em Lisboa.

Face a estes dados, a origem genovesa de Eugénia não decorrerá dos seus pais nem dos seus avós, paternos e maternos.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#121930 | felpo | 29 jun 2006 23:59 | Em resposta a: #121902

Caro Tiago

Fiquei muito contente com as novas achegas

Só a investigação pode dar luz, e o que prezo neste trabalho hercúleo não é a descoberta do lustro das honrarias (embora esse brilho nos console e, por isso, pode cegar), mas sim, a compreensão do que somos.
Sei que os apelidos que usamos têm significados muito exóticos, mesmo depreciativos, temo que seja este o caso do nome Berganti.
Berganti, não vem em dicionário italiano, nem no de Gioseppe Mea, da Porto Editora, nem no do Carlo Parlagreco, da Martins Fontes. Poderá ser uma corruptela de outra palavra, talvez bergantim, bregantim, bragantim, ou bargantim , todos querem dizer o mesmo (embarcação antiga a remos).
Estes nomes pertencem a uma família semântica não muito recomendada:
barga 1. espécie de rede de emalhar
2. malha, enredo
bargante 1. pessoa ruim, de maus costumes, desavergonhada
2. velhaco, devasso, pulha
barganha 1. trapaça
barganteria 1.acção, costume, vida de bargante
braga 1. argola de ferro provida de cadeia com a qual se prende o condenado pela parte inferior da perna.
2. grilheta.
3. arte que prende, que sujeita; prisão, liame
braga 1. calção curto e largo
bragas 1. calções mais ou menos curtos, mais ou menos largos, ceroulas.
bragal 1. pano grosseiro; roupa interior; conjunto de roupa branca de uma casa
2. antigo instrumento de tortura que consistia em caneleiras de ferro unidas por uma corrente e que, colocadas, impediam, pela dor, a fuga do preso.
bragantão 1. homem devasso, muito ruim.
bragante 1. o mesmo que bargante
bragueiro 1. funda herniária; espécie de fralda ou cueiro de menino
2. designação de alguns cabos a bordo que atravessam o leme para o segurar ou amarrar a terra.
bragueta 1. pequena braga, braguilha.
braguilha 1.abertura dianteira das bragas (ceroulas, calções, calças).
brega 1. o mesmo que briga, luta
2. diz-se, em geral do trabalho do lidador durante uma corrida de touros, lutando com as dificuldades e riscos inerentes à sua actuação, vencendo-as e provocando-as para melhor fazer luzir a sua arte.
3. que ou aquele que não tem finura de maneiras
4. de mau gosto; de qualidade reles, inferior.
bregado 1. dizia-se do pão quando se tornava duro.
briga
brigante
brigue 1. bergantim de guerra; navio de dois mastros

Em italiano brago, quer dizer chiqueiro, lodo, lama
brigante, salteador, bandido, ladrão; maroto, malandro.
brigare, intrigar, tramar, obter(por manobra), procurar.
Espero que os habitantes de Braga e os de Bragança não resolvam mudar o nome às suas cidades, assim como quem tenha estes apelidos não se sinta ofendido.
Peço desculpa por esta diatribe.
Voltando ao assunto que mais nos interessa, sempre achei que deveria existir alguma razão, para o desconhecimento dos ascendentes de uma família que se tornou importante em Lisboa no princípio do século IXX.

Um abraço

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#156306 | m.a.sousa | 16 mai 2007 16:37 | Em resposta a: #26162

Camilo,

A minha familia e de Valenca do Minho. Entre os anos 1790 ate 1850, a minha familia estava no Vila de Valenca. Que nomes e que voce procura? Eu tenho da Cunha na Vila de Valenca e tenho muitos em Gandra, Valenca.

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#166732 | Ricardo Anjo | 07 set 2007 13:07 | Em resposta a: #121902

Caro Tiago Silva,

face ao que refere penso que os assentos não enganam, contudo talvez a ascendencia italiana não deva de todo ser descartada, pelo facto de o Isidoro Berganti que se procura pode ser o remetido cronologicamente para trás, ou seja, poderá ser um dos avôs ou bisavôs das pessoas em questão.

Se este Isidoro Bergante é o pai de uma Eugénia, aconselho a ver os assentos dos pais tanto de josé Rodrigues como de Antónia Maria (visto ambas as mães serem Eugénia Maria).

Talvez o mais indicado seja começar pela Mãe de Antónia Maria (Vila Franca de Xira).

Confesso que a minha disponibilidade é reduzida além de a distância geográfica também é consideravel....

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#166805 | tiagova | 07 set 2007 22:13 | Em resposta a: #166732

Caro Ricardo,

Seja bem aparecido! Vou seguir o seu conselho, mas penso já ter efectuado essa tentativa há tempos idos e ter chegado à conclusão de os arquivos estarem dados como desaparecidos.

Vou revisitar o assunto.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#166837 | Ricardo Anjo | 08 set 2007 01:35 | Em resposta a: #166805

Caro Tiago Silva,

Agradeço as suas palavras amigas. Confesso que me tem sido dificil dedicar algum tempo à genealogia.

Estive a reler este topico e corriga-me se estou enganado....

Penso que descobriu o aasento de baptismo de Eugenia Maria Isidoro (Vianna - pelo casamento) que nasceu a 20/9/1791 e foi baptisada na igreja de Nª Sª Assunção Vialonga; Vila Franca de Xira indicando como pais:
Jose Rodrigues e Antonia Maria

(contudo vai de encontro a Antonia Margarida Bergantin - apresentada pelo primo Pinto Coelho, dado este obtido do primo Cunha Mattos)

O assento de casamento de José Rodrigues e Antónia Maria (ou Margarida) foi identificado?

Sobre o assento do irmão que descobriu (embora os dados não tenham sido obtidos da nossa ascendente concretamente) parece não apresentar dúvidas que se encontram correctos.

Em suma: Penso que prioritariamente deve ser explorado o assento de casamento de Jose´Rodrigues e Antónia Maria (ou Margarida) e depois explorar a Maria Eugenia mãe desta....(segundo a fonte do primo Cunha Mattosm, a Antónia seria uma Berganti)


Outra achega:
Tenho reparado que nas pesquisas geneologicas da minha familia do sul (algarve) as senhoras tendem a não apresentar apelido (o que na altura me aborreceu bastante) mas por outro lado deu-me a entender (validação empirica) o seguinte e que passo a dar exemplo para melhor me explicar:
- Se a senhora se chama Maria Eugenia, a mãe muito provavelmente poderá ser Maria Eugenia (nome e apelido identico, ou apenas nome),
- ou poderá ser Eugenia X (o apelido da filha é o nome da mãe)!

-----/----- -----/----- -----/-----

-Tenho aqui alguns dados (que penso já dispoem, mas que de qualquer das formas ficam aqui no forum)

Freguesia Alcobaça
Batismos: 1608-1905
Casamentos: 1608-1905
Óbitos: 1654-1696, 1709-1774, 1788-1905
(...)
Freguesia Aljubarrota (Nª. Senhora dos Prazeres) -> A QUE NOS INTERESSA supostamente!
Batismos: 1810-1842, 1844-1905
Casamentos: 1781-1905
Óbitos: 1793-1844, 1854-1905

Freguesia Aljubarrota S. Vicente
Batismos: 1785-1905
Casamentos: 1802-1826, 1856-1905
Óbitos: 1783-1854, 1856-1905
(...)
das cerca de 14 freguesias que compoem o concelho de Alcobaça, 9 possuem registos até cerca de 1650 (Alfeizerão, Benedita, Cela, Cós, Évora, Maiorga, S. Martinho Porto, Turgel e Vestiaria).

Algures neste forum li que o distrito de Leiria foi (bastante) ocupado pelas tropas napoliónicas pelo que alguns dos registos tenham desaparecido nessa epoca...

Pelo que me arrisco a dizer que estes dados serão algo dificeis ou mesmo impossíveis de obter... (além de que o apelido Rodrigues não ajuda muito...)

-Uma ultima achega:
Penso ter lido algures numa noticia recente sobre a genealogia da Sª Arquitecta Helena Roseta.... é salvo erro Costa Salema (ramo que se ligou aos Viana Lemos) e da qual é descedente... portanto familia! E nesse mesmo artigo faz referencia a raizes italianas....Bergantin.

-PS: Pesquisei em sites italianos e parece existir uma distribuição deste apelido previligiando a zona de Geneva... (penso que o apelido seja raro) talvez uma detorpoção de Bergantinos (povoação nesta aréa Italiana).

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#166878 | tiagova | 08 set 2007 17:45 | Em resposta a: #166837

Caro Ricardo,

Sobre este assunto, transcrevo notas recolhidas:

Não existem evidências e factos concretos, nomeadamente registos paroquiais, que permitam associar o apelido/família Berganti, de origem genovesa, ao nosso antepassado Eugénia Maria Izidora. Apenas existem notas soltas e uma tradição em o fazer. Valerá a pena citar algumas notas de familiares sobre o assunto:

1. Notas fornecidas Eugénio de Lemos ao seu primo António Wrem da Silveira Viana:

"...a senhora [Eugénia Maria Izidora] de apelido Berghanti, era pela parte paterna de origem genovesa. Também ouvi a meu pai que era família que tinha vivido em grande estado social, tendo decaído por motivos que ignorava."

2. Notas de António Wrem da Silveira Viana:

"Muito embora tenha ouvido a minha Avó paterna [Eugénia Ludovina Viana Gonçalves de Lemos] que a trisavó Eugénia Isidora tinha o apelido Bergante ou Breghanti o que mais tarde me foi também dito pelo Avô da Lourdes Farinha [Carlos Bergante] e pelo primo Eugénio Vianna de Lemos, a verdade é que destes assentos [paroquiais do nascimento em Vialonga de Eugénia e seus irmãos] não se pode confirmar tal apelido nem tão pouco a sua origem Genovesa nem que tivesse sido família de grande categoria embora em decadência como disse o Eugénio de Lemos e o Avô da Lourdes Farinha. Contudo, o Avô da Lourdes Farinha nas suas notas diz que há um jazigo nos Prazeres [cemitério] com uma lápide referente a Francisco Maria Bergante, seu bisavô."

3. Notas de Carlos de Bregante Torres * Lisboa, Santa Catarina 29.09.1879 (avô Lourdes Farinha) enviadas por Augusto Carlos de Macedo Carvalho Pereira e Sousa Farinha * 20.10.1895, pai de Maria de Lourdes de Bregante Torres Farinha * Lisboa, São Mamede 27.01.1923, em 24.4.1967, a António Wrem da Silveira Viana:

"Dona Eugénia Isidora Rodrigues Berganti, devia ser irmã de meu bisavô Francisco Maria Bergante, de quem tenho um retrato reproduzido de uma miniatura, trabalho de um bom artista, e tem a data em que foi pintada - 1827 -. Pelo trajar vê-se que era pessoa fidalga com aparência de 30 anos de idade (em 1827).
Possuia seje para seu uso. Parece que tinha fortuna e um lugar de pagador do Estado, deslocando-se a Lisboa para fazer pagamentos ao Exército.
Diziam-me que esta senhora, Dona Eugénia casara com um Viana.
Aí por 1893/94, teria eu 14 ou 15 anos, acompanhei minha mãe a fazer uma visita a uma casa na Rua Luz Soriano [antiga Rua do Carvalho], - habitação de Francisco Isidoro Viana - onde nos trataram por primos, não só ele, - já bastante velho e doente - como também umas senhoras irmãs dele.
Ouvi em tempos, - 1889/90 - falar de um primo Viana do Banco de Portugal. Era Francisco Isidoro Viana ou algum irmão deste?
As pessoas de família, que me podiam fornecer quaisquer outros esclarecimentos a este respeito, nenhuma existe já: mesmo o que está aqui relatado creio que sou a única pessoa que disto tem conhecimento."

(...)

"Não existe ninguém da família Bregante que possa adiantar qualquer coisa mais ao pouco de que eu me recordo.
Eu fui o primeiro neto de meu avô Inácio Maria Bregante. a partir da idade de um ano fui para casa de meu avô - um palacete na Travessa do Convento de Jesus, já demolido - terreno onde hoje é um liceu. Ali me conservei até aos 6 anos (1885), convivendo com 5 tias e 2 tios - todos solteiros e todos irmãos de minha mãe - apesar da minha pouca idade, fixei pequenas coisas que ouvia.
Por exemplo: que o meu bisavô gostava muito da comida italiana e até sabia cosinhar alguns pratos e ensinava as netas - minhas tias - a executar alguns, como "rabilo", etc.
Como nascera em Portugal modificara o apelido Berganti para Bregante. Quando eu nasci já ele era falecido.
Quando faleceu meu avô, em 1884, passei a acompanhar minhas tias ao cemitério dos Prazeres, ao jazigo da família Bregante, e ali vi, debaixo do altar, uma espécie de pia em mármore, com dístico gravado na pedra "Restos mortais de Francisco Maria Bregante", que ali ainda se conserva.
Mais tarde, de 1886 a 1894, convivi bastante com esses meus tios, Félix e Epifânio Bregante, pessoas muito sérias e muito reservadas, assim como o mais velho, Inácio Maria Bregante Júnior, banqueiro, estabelecido na Rua dos Capelistas - hoje Rua do Comércio - a mesma casa fundada por meu avô.
Às vezes, eu ouvia umas referências a uma ligação da nossa família com os Bourbons de Itália.
Os meus dois tios, - Epifânio e Félix - irritavam-se com facilidade. Mostravam-se melindrados por qualquer pequena coisa. E então, uma outra pessoa da família dizia-lhes: - Então, tem juízo, Bourbonsinho. Isso é o sangue Bourbon a ferver-te nas veias.
Quando eu pedia uma explicação a este respeito, nunca conseguia obter resposta.
O Snr. Dr. Eugénio de Lemos terá alguma informação sobre este assunto?"

4. O jazigo referido na Nota 3. e existente no cemitério dos Prazeres em Lisboa tem as seguintes inscrições exteriores: (i) "Jazigo de Ignácio Maria Bregante e Sua Família"; (ii) "Aqui jaz D. Maria Firmina Vieira Bregante, faleceu a 17 de Agosto de 1883" e; (iii) jazigo n.º 2261."

No caso que refere das raízes Berganti da genealogia da Arq. Helena Roseta julgo tratar-se de mais "uma tradição em o fazer.

Quanto ao registo de casamento de José Rodrigues com Antónia Maria, já obtive cópia dele, não é conclusivo.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#166885 | Ricardo Anjo | 08 set 2007 20:14 | Em resposta a: #166878

Caro Tiago Silva,

fiquei estupfacto com as notas que aqui apresentou (e que eu desconhecia de todo).

A minha "tradição" da familia Bergante veio do livro de registos do meu bisavô Alvaro Viana de Lemos (que tem sido bastante útil e certo).

"-Pagina 6-

Rodrigues-Bergante

Eugénia Maria Rodrigues (de Via-longa, arredores de Lsiboa - saloios) casada com Isidoro Rodrigues Bergante (genovez) cambista, banqueiro, negociante...

Filhos
a) Eugénia Maria Isidoro Rodrigues cc. Luis Manuel Gonçalves de Amorim Viana
b) Luis Rodrigues (solteiro - o tio Rodrigues) falecido com 90 anos em 1884)
c) Outra (maé de Maria da Assunção) (a prima assunção da avó Eugénia)"

(depois segue com a descendência)

De facto o estudo que tem feito tem sido exemplar! O ainda me custa a crer é que "tradição" pelos vistos não tem um pingo de verdade...É so nesse sentido que aponto para a ascendencia Maria Eugenia, maé de Antónia Maria.

Confesso que não tenhi a certeza de quem seria Eugenio Viana Lemos! será o primo Eugenio Mascarenhas Viana Lemos? se não me enganei...o meu bisavó Alvaro Viana de Lemos seria o mais velho (n.1881) e assim sendo seria ele quem poderia melhro começar a "tradição".

Sobre a relação familiar de Francisco Isidoro Viana e Carlos Bergante Torres...se a premissa de que são familiares é verdade... talvez possa ajudar se se estudar esse ramo...partilha a mesma opinião? (aqui no genea só se aponta até à máe de Carlos Bregante Torres)

Será possivel transcrever os assentos de baptismo de Eugenia Maria Isidoro (1791) e o assento de casamento dos pais (para eu guardar na minha base de dados)?

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#166892 | tiagova | 08 set 2007 22:58 | Em resposta a: #166885

Caro Ricardo,

Vamos a factos:

1) Luís Rodrigues faleceu a 15.1.1886, em Lisboa, Mercês.

2) O Eugénio referido é o Eugénio Mascarenhas Viana de Lemos (1899-1980), filho de João Lemos e Maria Lusitana.

Vamos a hipóteses:

Cheguei ao contacto de Maria de Lourdes de Bregante Torres Farinha, descendente ainda viva de Carlos Bregante Torres, que conheceu muito bem a minha mãe e sempre a tratou por prima. Este tratamento familiar pode ter origem nalguma relação antiga que ainda não consegui apurar.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#167078 | Ricardo Anjo | 11 set 2007 00:16 | Em resposta a: #166892

Caro Tiago,

Obrigado pela correção à data.

Embora ainda não tenha conseguido apurar essa relação familiar já iniciou o estudo da mesma (com base nos assentos)?

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#167143 | tiagova | 11 set 2007 17:39 | Em resposta a: #167078

Caro Ricardo,

Já dei início a essa investigação. A informação disponível no GENEA sobre os Bregante já é muito completa e quase toda ela coincide com um estudo de Manuel Farinha de Noronha e Andrade, de 1975: "Livro de Família: Noronha e Andrade". Procurei no mercado e não consegui obter qualquer exemplar. A Biblioteca Nacional tem um exemplar e foi nesse que recolhi informação.

Tenho esperança que a "entrevista" com Maria de Lourdes de Bregante Torres Farinha traga mais alguma informação, quanto mais não seja por ser mãe do autor daquela publicação.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#167179 | Ricardo Anjo | 12 set 2007 00:01 | Em resposta a: #167143

Caro Tiago,

fico satisfeito por saber que não lhe escapa nada! Espero em breve acabar com as obrigações que tenho neste momento e possa "dar um pulo" à Biblioteca Geral de Coimbra pois é muito provavel que tenha um exemplar.

Com base nos registos que possui desta "nossa" familia não é possivel já ir procedendo à pesquisa nos assentos? (confesso que face à minha curiosidade não aguentaria esperar pela "entrevista" se tivesse a possibilidade de aceder aos registos!).

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#168787 | Ricardo Anjo | 28 set 2007 20:12 | Em resposta a: #167143

Caro Tiago,

reveja o topico viana de Lemos!

Cumprimentos
Ricardo Anjo

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#168793 | Matilde Souto Pires | 28 set 2007 22:07 | Em resposta a: #116705

Senhor Fernando de Telde

Não sei se ainda estará interessado em António José Gomes da Cunha Rego, casado com Benta Josefa Barros.Foram pais de António Gomes da Cunha Rego e de Sebastião Gomes Cunha Rego
O filho António teve Inquirição de Genere
Processo 8696-Pasta 398 Data 9-10-1785
Pai = António José Gomes Cunha Rego
Mãe= Benta Josefa Barros

Arquivo D. Braga

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#168810 | fertelde | 29 set 2007 04:49 | Em resposta a: #168793

Estimada Srª Matilde Souto Pires:

Efectivamente ainda estou interessado em toda noticia referente a António J.G. da Cunha Rego.
Tem alguma noticia dentro desta inquiriçâo de Genere?
Agradecido,

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#168843 | Matilde Souto Pires | 29 set 2007 15:57 | Em resposta a: #168810

Caro Senhor Fernando de Telde

Não o posso informar de algo mais,pois vivo a mais de 300 quilómetros de Braga
Como tal quando estou interessada em algum processo de Inquerição de genere requesito-o e depois da informação do A.D.B., envio o respectivo cheque .Se tambem viver longe de Braga e tiver alguem amigo que o queira ajudar esse alguem poderá copiar-lhe os assentos paroquiais que constarem no processo e outras informações mais que aí constarem.Assim faço na torre do tombo ,sem mais despesas.

Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#168852 | fertelde | 29 set 2007 17:35 | Em resposta a: #168843

Estimada Srª Matilde Souto Pires:

Obrigado pela informaçâo. Tentarei que alguém de Braga me ajude a copiar os assentos paroquiais.-

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#215049 | Bellis | 08 dez 2008 22:39 | Em resposta a: #26162

Boa tarde

Estes são os meus ascendentes minhotos que identifiquei até agora

Simão Pereira 1687/10/28 Monção, Pinheiros
Pedro Joseph Pereira 1720/07/03 » » , Mazedo
João Pereira 1744/11/22 » »
Maria Angélica Pereira 1771/08/18 » »
Manoel Francisco Pereira 1796/01/02 » »
Domingos Pereira 1831-1872 » » Cambeses
José Joaquim Pereira 1871-1900 Valença, Anjos

Se alguém tiver ligações a esta família, agradeço que me informe.
Tenho mai sinformações sobre casamentos, filhos, etc.

Cumprimentos

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224515 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:24 | Em resposta a: #26150

ESTOU PROCURANDO ALGUÉM TAMBÉM. SE VC ENCONTROU, POR FAVOR ME INDIQUE. GRATO.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224516 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:26 | Em resposta a: #26160

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta pelo moderador do site. não tenho a intenção de violar as regras...

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224518 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:28 | Em resposta a: #26162

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224519 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:30 | Em resposta a: #156306

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224520 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:31 | Em resposta a: #215049

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224521 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:31 | Em resposta a: #115898

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#224522 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:32 | Em resposta a: #115934

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#224523 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:32 | Em resposta a: #116506

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#224524 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:33 | Em resposta a: #116607

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#224525 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:33 | Em resposta a: #116649

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#224526 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:34 | Em resposta a: #168793

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224527 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:34 | Em resposta a: #118305

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224528 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:34 | Em resposta a: #118585

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224529 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:35 | Em resposta a: #118820

Preciso de um Genealogista da região de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez) para pesquisa de familia. Preciso que me indique alguém que possa ser contratado para este fim.
Meu avô veio para o Rio e trabalhou na padaria Além Mar de um Potuguês que fornecia pão para os navios que no Rio atracava. Por não ter vindo de forma legal, saiu do navio e foi trabalhar com este patrício que resolveu arrumar documentos brasileiros para que não tivesse problemas. Então disse ao registrá-lo que ele era brasileiro e o atestado de obto que tenho diz que ele é brasileiro mas ele é português. Minha mãe e minha avó já faleceram e minhas tias e tios que são filhos dele não tem informação sobre o assunto por que ele não falava sobre isso.
Preciso encontrar nossa familia, ou seja, os parentes que por lá ficaram....
Antecipo meus agradecimentos...
Fique com Deus...
Espoero resposta PELO MODERADOR PARA NÃO VIOLAR AS REGRAS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224532 | Bellis | 21 mar 2009 19:45 | Em resposta a: #224521

Boa tarde meu caro

Não conheço genealogistas profissionais.
Moro em Faro e sou amador destas coisas.
Sugiro que tente descobrir a freguesia de nascimento do seu pai e entre em contacto com o Arquivo Distrital de Viana do Castelo

mail@advct.dgarq.gov.pt

Contacto: Maria Olinda Alves Pereira



Cumprimentos
Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224534 | EMIR BRAZ | 21 mar 2009 19:51 | Em resposta a: #224532

Obrigado pela resposta. Deus te abençoe

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224536 | Bellis | 21 mar 2009 20:04 | Em resposta a: #224534

Meu caro

Há aqui um forum de ajuda em Viana.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=223958

Helio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224537 | anr109 | 21 mar 2009 20:07 | Em resposta a: #115898

Oi Tiago Silva

Saudações

Procuro ancestrais de Viana do Castelo.
Em meus registros não consta freguesia, somente Conselho e Distrito de V. do Castelo.
Pedindo ajuda no fórum, mandaram-me o seguinte recado:

"As duas freguesias urbanas de Viana do Castelo até há poucoas décadas eram Monserrate e Santa Maria Maior, a freguesia da Meadela também é agora considerada freguesisa urbana, isto é integrada dentro dos limites urbanos da cidade".

Sendo somente duas freguesias, acredito que alguém possa ajudar-me, os dados são:

José Alves de Barros e Simoa Alvas Bezerra, não sei a quantidade de filhos, só conheço dois, O Capitão Caetano de Barros Bezerra e Capítão Estevão Alvares Bezerra, acredito que tenham nascidos em aproximadamente 1700, mais ou menos.

Desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira regis
Limoeiro do Norte-CE
regis-arte@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224573 | EMIR BRAZ | 22 mar 2009 01:10 | Em resposta a: #224536

OBRIGADO. VOU TENTAR
FIQUE COM DEUS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#224712 | fertelde | 23 mar 2009 12:02 | Em resposta a: #224528

Sr. Emir Braz:

Procure entrar em contacto com Maia da Fonseca. Abra um tópico com este nome em assunto, e creio que será contactado por este Eng. Maia da Fonseca.

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

AGRADECIMENTO

#224732 | EMIR BRAZ | 23 mar 2009 16:02 | Em resposta a: #224712

fERTELDE, AGRADEÇO A GRAÇA CONCEDIDA...
VOU PROVIDENCIAR AGORA.

Resposta

Link directo:

RE: Monserrate

#224746 | anr109 | 23 mar 2009 17:31 | Em resposta a: #116607

Senhores (as)

Saudações

Até pouco tempo atrás, Viana do Castelo tinha duas freguesias uerbanas e mais uma outra, do fórum capturei a seguinte mansagem: "As duas freguesias urbanas de Viana do Castelo até há poucoas décadas eram Monserrate e Santa Maria Maior, a freguesia da Meadela também é agora considerada freguesisa urbana, isto é integrada dentro dos limites urbanos da cidade".
Porque urbanas, existem as rurais?

Procuro o Capitão Caetano de Barros Bezerra, filho de José Alves de Barros e Simoa Alves Bezerra, e irmão do Capitão Estevão Alvares Bezerra, ele seu irmão forão desbravadores do Vale do Jaguaribe. comprou a data dos Carmelitas de Olinda, entre Danças e Jatoba, visinho as terras do Capitão André Nogueira Ribeiro (6º avô).
Nos assentos que tenho não há freguesias, dizem apenas que todos são naturais do Conselho e Distrito de Viana do Castelo.

desde já grato pela atenção
Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#266765 | anr109 | 13 dez 2010 16:33 | Em resposta a: #26162

Prezado Camilo

Gostaria que me esclarecesse quanto às duas freguesias urbanas de Viana do Castelo que jugo ser parte da antiga freguesia de Vila de Viana. Delas qual tem a maior concentração de Barros e Bezerras, com isso posso iniciar minha pesquisa na Etombo, mas estando por lá verifiquei, me parece, os registros que quero não estão disponíveis.
Gostaria que me ajudasse a encontrar, pelo menos, o casamento de José Alves de Barros e Simoa Alvas Bezerra, acredito que possa ter ocorrido no último quartel do século XVIII. Estou apostando que a freguesia possa ser de “Santa Maria Maior de Vila de Viana”.

Atenciosamente,

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#326636 | ruialbertovrocha | 03 abr 2013 14:17 | Em resposta a: #224515

EMIR BRAZ,

Já resolveu o seu problema?

Posso dar ajuda em Viana do Castelo.

ruialbertovrocha@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#326670 | fernando ladeiro | 03 abr 2013 22:06 | Em resposta a: #215049

Boa noite,
Gostaria de lhe pedir ajuda, já que também busco informaçao sobre os meus ascendentes minhotos, cuja zona creio ser de
Mazedo(Monçao).

Concretamente os meus avós paternos e a partir daí talvez mais ascendentes e ou /descendentes como eu.

O meu Pai era, Fernando Rodrigues de Sousa e tinha uma irma, Natália..................que casou com Manuel Felgueiras.

Os pais de ambos, meus avós eram:
Evaristo Rodrigues de Sousa , filho de António Rodrigues de Sousa e Maria Meira.

Maria Gonçalves Barrocas, filha de António Gonçalves Barrocas e Matilde Morais.

Isto ë tudo o que sei, bem hajam quem possa ajudar.
Os melhores cumprimentos
Fernando josé Ladeiro Rodrigues de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia em Viana do Castelo

#336462 | debora.lobo | 08 out 2013 16:56 | Em resposta a: #326636

Ola Rui Alberto

Estou procurando informações sobre o casal Manuel Jose Esteves e Maria Josefa da Costa. Um dos filhos Jose Maria Esteves, nasceu em mais ou menos 1810 em São Salvador de Barbeita, Monção.

Caso tenhas alguma informação, Agradeço.

Debora

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo

#359729 | mlmedeiros | 20 jul 2015 19:05 | Em resposta a: #116506

Olá,

Por acaso teria informações sobre os Rodrigues da Cunha?

Meu antepassado - JOSÉ RODRIGUES DA CUNHA - veio para o nordeste do Brasil em meados ou começo dos anos 1800. Aqui chegando trocou o CUNHA por VALENÇA. Casou-se com Cosma Caluête e tiveram 13 filhos.

Grata,
Leonor Medeiros
mlmedeiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo

#409130 | davidsud | 31 out 2018 01:41 | Em resposta a: #26150

Bom dia! Estou procurando solicitar a certidão de nascimento de Jose Rodrigues nascido em Ponte de Mima - Viana do castelo - Minho em 19/03/1890 sendo os Pais: Ignacio Jose Rodrigues & Rosa Pereira. Se alguém puder me auxiliar sere grato. Abraço

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo

#409131 | JAPR | 31 out 2018 02:16 | Em resposta a: #26150

Caros investigadores da zona de Caminha!

Procuro informacoes sobre os pais de Bento AFONSO nascido em Silvares p.v.1724 e casou 2 veses tambem em Silvares pela primeira vez com Anna Francisca GIRALDES a 25MAI1748, e pela segunda vez com Maria GONCALVES a 24 JAN1759. Ele veio a falecer em Silvares a 07SET1794.

Nestes registos de casamento diz que ele era filho de Gabriel AFONSO nat.de Sarav???( suponho que seja Orbacem), e num registo diz Santa Olaia (no outro nao), (Santa Eulalia era padroeira desta freguesia, que em outros tempos pertenceu ao Concelho de Caminha), distrito de Braga. e de Alexandrina MENDES nat. do Beco, Dornes Coimbra.

Procuro data e local de Nascimento e casamento destas duas pessoas e sua ascendencia.

Desde ja, Muito Obrigado

Jose RODA
Ottawa, Canada

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo

#415369 | Virginia Ayan | 05 jun 2019 14:52 | Em resposta a: #26150

Bom dia. Me chamo Virginia. Meus avós são de Viana do Castelo, em particular da região de Valenca do Minho. Meus avós vieram para o Brasil já casados. Minha mãe e eu já somos brasileiras. Gostaria de encontrar meus familiares. Agradeço imensamente se alguém tiver notícias. O nome do meu avô é Joaquim José Lopes, filho de Francisco Manoel Lopes, nascido em 1880, e o da minha avó é Rosa Lopes. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo

#430579 | lukkuhl | 20 jan 2021 23:25 | Em resposta a: #26150

Ola, Boa Noite!
estou tentando ajudar um amigo encontrar algum parente dele..
O avô dele Manuel Goncalves Coutinho, filho de Joao Araujo Coutinho Junior e Ana Amelia Lima
o Avo dele nasceu em 1917 , na freguesia de Moreira de Geraz do Lima conselho de Viana do Castelo e quando tinha uns 20 anos veio para o Brasil..

Meu amigo gostaria de achar algum parente da família dele...
Sei que a missão é difícil...mas estamos torcendo...
sobrenomes Gonçalves Coutinho e tb familia Lima.
seria maravilhoso encontrar alguem! se alguem tiver uma dica ...
agradeco desde ja

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo

#430580 | lukkuhl | 20 jan 2021 23:35 | Em resposta a: #430579

Olá,
Boa Noite!
me desculpem o incomodo em mandar essa mensagem aqui.....mas é que estou tentando ajudar um amigo encontrar algum parente dele..
O avô dele Manuel Goncalves Coutinho, filho de Joao Araújo Coutinho Junior e Ana Amélia Lima
o Avo dele nasceu em 1917 , na freguesia de Moreira de Geraz do Lima, conselho de Viana do Castelo e quando tinha uns 34 anos veio para o Brasil.. o avo já faleceu....
Meu amigo gostaria de achar algum parente da família dele. que more em Portugal....ele já tem a cidadania Portuguesa dele e gostaria de um dia conhecer a cidade onde o avo nasceu, e quem sabe alguns parentes....
enfim...
Sei que a missão é difícil...mas estamos torcendo...
sobrenomes Gonçalves Coutinho e tb família Lima.
seria maravilhoso encontrar alguém!
se alguém tiver uma dica aonde posso procurar
agradeço desde já

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo

#430831 | ferrazmarcelo | 31 jan 2021 22:38 | Em resposta a: #26150

Meu antepassado José Antônio da Cunha (nascido 1851) mudou para o Brasil. Seus pais Antonio da Cunha e Vitorina Maria da Costa de Castanheira, Paredes de Coura, Viana do Castelo. Seus pais ficaram em Portugal e gostaria de saber mais da família Cunha. Algum primo por aqui?

Resposta

Link directo:

Genealogia em Viana do Castelo

#440790 | Margheritaramos | 01 mai 2022 14:03 | Em resposta a: #26150

Boa tarde

Estou procurando dados sobre Ana Velho, cerca de 1692, casada com Antonio de Souza e Castro, pais de Jerônimo de Castro e Souza, nadcido em 27 de setembro de 1693, em Paderne, Melgaço, Viana do Castelo.
Grata
Meu contato
margheritah.campos@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 16:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen