Maia

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Maia

#2618 | jpinho | 10 mar 2001 22:42

Haverá neste forum alguem com trabalho já desenvolvido sobre esta região da Maia, distrito do Porto?

Grande parte dos meus antepassados (paternos) são de origem nesta região, mormente, nas terras de Avioso.

J.Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2634 | aeiou2 | 11 mar 2001 11:24 | Em resposta a: #2618

Olá J.Pinho
Tenho alguns familiares dessa zona.Quais os apelidos que pretende?Cumprimentos.
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2642 | jpinho | 11 mar 2001 17:03 | Em resposta a: #2634

Olá Maria,

Os meus antepassados localizam-se essencialmente dentro da zona do Castelo da Maia.
Freguesia de Gemunde:
Apelidos Ramos, Moreira de Sousa e Couto
S. Pedro de Avioso:
Apelidos Pinho, Campos, Maya e Oliveira
Santa Maria de Avioso:
Souza Ramos, Ferreira Lima e Alvarez.

J.Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2645 | aeiou2 | 11 mar 2001 18:09 | Em resposta a: #2642

Olá J.Pinho
Tenho pena mas o único apelido comum é Oliveira que não é dessa zona.O Maya pode encontrá-lo no www.ancestry.com .Há um extenso ficheiro que foi exportado por João Maya e tem o nº410055.Boa sorte .Sempre ao dispor.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2669 | aeiou2 | 12 mar 2001 12:18 | Em resposta a: #2645

Olá J.Pinho
Peço imensa desculpa mas o referido ficheiro foi retirado.Quando respondi não consegui entrar no referido site.Eu tenho o referido ficheiro pois tem muitas pesooas da minha família.Sempre ao dispor.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2685 | jpinho | 12 mar 2001 22:14 | Em resposta a: #2669

Cara Maria

Alguma possibilidade de o enviar para o meu mail?

Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2694 | aeiou2 | 13 mar 2001 08:39 | Em resposta a: #2685

Olá J.Pinho
Sim,porque já foi público.O meu e-mail é moom@netcabo.pt e o seu?Aproveito para pedir ao João Maya que me contacte pois fiquei sem o seu contacto no caso de ler este correio.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2713 | MLS | 13 mar 2001 16:14 | Em resposta a: #2642

Pelo lado da minha avó paterna tenho antepassados de S. Pedro de Avioso com apelidos Maia e Oliveira. Também tenho Moreira, Oliveira e Maia em Alvarelhos que é muito perto.
Cumprimentos
MLS

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2719 | jpinho | 13 mar 2001 21:05 | Em resposta a: #2694

Olá Maria

O meu mail é o seguinte

avioso@mail.telepac.pt

Cumprimentos e obrigado
Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2720 | jpinho | 13 mar 2001 21:08 | Em resposta a: #2713

Cara(o) MLS

O Maia que reporto neste tópico também tem extensão a Alvarelhos.
Oliveira tenho já vários referenciados entre os meus antepassados.
Se puder adiantar mais alguns elementos, talvez eu também possa ajudar.

Cumptos
Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2727 | joaomaya | 13 mar 2001 23:26 | Em resposta a: #2694

Olá Maria

Aqui "desterrado" outra vez, cá vou seguindo as vossas deliciosas conversas.
O meu email é: joaomaya@phca.linkserve.com

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2729 | joaomaya | 14 mar 2001 00:05 | Em resposta a: #2713

O meu tetra avô António José Dias d'Oliveira Maya que casou com Maria José Cândida das Dores, era seguramente dos arredores do Porto. Gostaria de saber se os Maias seus antepassados também assinavam Maya com o "Y" ou Maia com "I".
Isto pode parecer um pouco estranho mas eu gostaria de descobrir porquê o meu ramo Maia teima em escrever Maya.

Além de outros filhos que possam ter tido, foi meu trisavô seu filho Delfim Maria d'Oliveira Maya que casou com Margarida Amália Ferrão Costa e Almeida.

Deste casal, do qual já sei o nome de todos os filhos:
-Fernando da Costa Maya, meu bisavô (o único a não ter "e Almeida"
-Júlia da Costa e Almeida Maya
-Augusto da Costa e Almeida Maya
-Maria Margarida A. da Costa e Almeida d'Oliveira Maya

Destes Maya, o Fernando, casou com Maria José Bessa de Sousa, também do Porto; e a Maria Margarida casou com Francisco Xavier de Almeida Garrett (do Porto)
Da Julia e do Augusto não sei se tiveram descendencia.

Têm os seus Maia alguma ligação com os meus Maya????

até breve

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2730 | jpinho | 14 mar 2001 00:23 | Em resposta a: #2729

Os registos que possuo dos m/ antepassados estão com Y, Maya.
Não tenho, todavia, conhecimento de nenhum Maya nesta zona (Castelo da Maia) que continue a usar este nome.
Existem muitos Costa Maia e tambem alguns Oliveira Maia.
espero com algum tempo conseguir contribuir para o desenvolvimento desta(s) familia(s) Maya/Maia.

Renovados agradecimentos
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2731 | joaomaya | 14 mar 2001 01:04 | Em resposta a: #2730

Enbora o endereço que deixou a aeiou2 seja diferente, estou certo que terá recebido o file que lhe mandei.
Cá fico à espera dumas "ligações familiares"

Um abraço

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2737 | jpinho | 14 mar 2001 11:25 | Em resposta a: #2731

Recebi de facto o file que me mandou.
Estou com algumas dificuldades em abri-lo devidamente configurado.
Pode dar-me algumas instruções de como fazê-lo correctamente.
Muito obrigado

J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2740 | MLS | 14 mar 2001 15:47 | Em resposta a: #2729

Joaomaya
Os Oliveira Maya eram da Quinta do Paisso em Alvarelhos,em cuja quinta fica parte do castro de Alvarelhos. Fui lá muitas vezes em pequena mas não sei se havia algum parentesco com a dona da casa e ainda não consegui estabelecer ligação.
Nos meus antepassados também o Maia era escrito com y.
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2746 | jpinho | 14 mar 2001 20:35 | Em resposta a: #2713

Dª Maria de Lurdes,

Ainda relativamente a esta mensagem, posso dar conta de algumas, poucas, informações de que disponho.
Assim:

Marianna da Silva Campos, 10SET1760, freguesia de S. Pedro de Avioso, filha de Domingos da Silva Campos, desta freguesia e de Isabel da Maya, de S. Martinho de Guilhabreu.
Neta Paterna de Manoel da Silva Campos e Isabel Moreira, ambos de S. Pedro de Avioso e pela parte Materna de Manoel da Maya e Anna Maria de S. Martinho de Guilhabreu.
Agueda de Oliveira, 8JUN1806, S. Pedro de Avioso
filha de António de Oliveira Estrela e de Marianna da Silva Maya

Cumptos
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2747 | jpinho | 14 mar 2001 20:44 | Em resposta a: #2729

Caro João Maya,

Se os seus Maya são de Alvarelhos, conforme MLS, os meus são de Guilhabreu.
Se conhece as freguesias em questão saberá que são contiguas e que S. Pedro de Avioso enconsta em ambas.
Logo, há pelo menos a probalidade de, pela proximidade, haver algum relacionamento.
Tenho que desenvolver mais a pesquisa.


Cumptos
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA de Loureiro

#2758 | GML | 15 mar 2001 10:21 | Em resposta a: #2618

Os interessados poderão visitar a página da família Maia de Loureiro com varonia oriunda de Nogueira da Maia

www.terravista.pt/Guincho/7789

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2787 | MLS | 16 mar 2001 10:54 | Em resposta a: #2746

Caro J. Pinho
Está visto que somos parentes. Minha trisavó Margarida de Oliveira Estrella nasceu em Alvarelhos a 6/8/1831, filha de Francisco de Oliveira Estrella de S.Pedro de Avioso e de Maria Joaquina de Oliveira de Alvarelhos, neta paterna de António de Oliveira de S.Pedro de Avioso e de Marianna da Silva Maya que por sua vez era filha de Domingos da Silva Campos e de Isabel da Maya de S. Martinho de Guilhabreu.
Minha trisavó nasceu numa casa em Alvarelhos que tem um portão com uma estrela em cima, na pedra.
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2805 | jpinho | 16 mar 2001 22:43 | Em resposta a: #2787

Cara Maria de Lourdes

Penso que sim, que temos antepassados comuns.
Gostava de saber se tem este ramo dos seus antepassados desenvolvido.
Eu, embora não disponha, ainda, das cópias do assento de nascimento, tenho que, António de Oliveira Estrela terá nascido por volta de 1780 na freguesia de Santa Maria Carvoeiro, sendo filho de Manoel Caetano Estrela e de Angélica Rosa de Oliveira, ele natural de Santa Maria Carvoeiro e ela da freguesia da Sé (Porto).
Se porventura disposer de alguma informação pode enviar-ma para avioso@mail.telepac.pt

Cumprimentos
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2833 | joaomaya | 18 mar 2001 22:19 | Em resposta a: #2737

O file que lhe mandei é GEDECOM. Foi produzido por Family Tree Maker 7.5. Se por acaso tiver este programa posso mandar-lhe neste formato.
Que programa está a usar?

Pode ver nos seus apontamentos se existe algum António José Dias de Oliveira Maya ou Delfim Maria de Oliveira Maya, seu filho?

Na GRANDE ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA VEM SOBRE ESTE ÚLTIMO:

"MAYA (Delfim Maria de Oliveira) . Advogado e Professor, nasceu no Porto em 1829 e morreu em 1887. Era homem pequeno e magro de face esverdeada, activo e fervoroso liberal desde novo. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Na revolução de 1846, sendo estudante, alistou-se no batalhão académico, incorporado no exército do conde das Antas. Foi aprisionado e encarcerado na Torre de S. Julião. Como advogado e professor de Retórica do Liceu Nacional do Porto (nomeado em 1855) muito se distinguiu, sendo figura grada da cidade. Era partidário acérrimo do bispo de Viseu, Alves Martins, e verberava os desmandos governamentais. Como político esteve envolvido nos sucessos mais notáveis do seu tempo, sobretudo no motim da janeirinha (1868), fomentado pelo Clube Patriota. o qual formavam, no Café Águia de Ouro. Camilo, António Luís, Ferreira Girão, Delfim Maya, Faustino Xavier Novais, Costa e Almeida e outros. Neste grupo, certo no dito café, ingressavam Arnaldo Gama e Amorim Viana. Manifestou sempre isenção moral e por isso declinou as honras de vereador municipal e deputado, que lhe ofereceram. Com Amorim Viana, António R. Costa e Almeida e Arnaldo Gama fundou em 1852 a revista literária e filosófica intitulada A Península. Quando sucedeu o naufrágio do vapor "Porto", em 1852, tentou salvar os náufragos, com Ricardo Browne e Costa e Almeida; esse heróico acto foi premiado pelo governo com a Ordem da Torre e Espada. Casou com Margarida Costa e Almeida e foi seu filho Fernando da Costa Maya, escritor militar. Publicou. Anotações ao Código civil - Manual do Estilo 1888 História da Literatura, bom manual escolar, completado pelas Noções de Poética, 1888; Teoria da Literaturas 1887 (3ª ed.), particularmente da prosa. Escreveu o prólogo da tradução, feita por Alberto Pimentel, do Memorial de Família, obra de Émíle Souvestre. É autor omitido no Dicionário Bíblico gráfico, de Inocêncio, e nos Aditamentos ao Mesmo, de M. Fonseca."

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2834 | joaomaya | 18 mar 2001 22:27 | Em resposta a: #2740

Pode ver nos seus apontamentos se existe algum António José Dias de Oliveira Maya ou Delfim Maria de Oliveira Maya, seu filho?

Na GRANDE ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA VEM SOBRE ESTE ÚLTIMO:

"MAYA (Delfim Maria de Oliveira) . Advogado e Professor, nasceu no Porto em 1829 e morreu em 1887. Era homem pequeno e magro de face esverdeada, activo e fervoroso liberal desde novo. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Na revolução de 1846, sendo estudante, alistou-se no batalhão académico, incorporado no exército do conde das Antas. Foi aprisionado e encarcerado na Torre de S. Julião. Como advogado e professor de Retórica do Liceu Nacional do Porto (nomeado em 1855) muito se distinguiu, sendo figura grada da cidade. Era partidário acérrimo do bispo de Viseu, Alves Martins, e verberava os desmandos governamentais. Como político esteve envolvido nos sucessos mais notáveis do seu tempo, sobretudo no motim da janeirinha (1868), fomentado pelo Clube Patriota. o qual formavam, no Café Águia de Ouro. Camilo, António Luís, Ferreira Girão, Delfim Maya, Faustino Xavier Novais, Costa e Almeida e outros. Neste grupo, certo no dito café, ingressavam Arnaldo Gama e Amorim Viana. Manifestou sempre isenção moral e por isso declinou as honras de vereador municipal e deputado, que lhe ofereceram. Com Amorim Viana, António R. Costa e Almeida e Arnaldo Gama fundou em 1852 a revista literária e filosófica intitulada A Península. Quando sucedeu o naufrágio do vapor "Porto", em 1852, tentou salvar os náufragos, com Ricardo Browne e Costa e Almeida; esse heróico acto foi premiado pelo governo com a Ordem da Torre e Espada. Casou com Margarida Costa e Almeida e foi seu filho Fernando da Costa Maya, escritor militar. Publicou. Anotações ao Código civil - Manual do Estilo 1888 História da Literatura, bom manual escolar, completado pelas Noções de Poética, 1888; Teoria da Literaturas 1887 (3ª ed.), particularmente da prosa. Escreveu o prólogo da tradução, feita por Alberto Pimentel, do Memorial de Família, obra de Émíle Souvestre. É autor omitido no Dicionário Bíblico gráfico, de Inocêncio, e nos Aditamentos ao Mesmo, de M. Fonseca."

Até breve

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#2891 | jpinho | 21 mar 2001 22:15 | Em resposta a: #2805

Cara Maria de Lourdes
Fiquei muito contente por, pela primeira vez, ter conseguido entroncar os meus antepassados com os de outra pessoa.
Gostaria de saber se dos nossos antepassados comuns dispõe de mais alguma informação?
Posso adiantar que António de Oliveira Estrela era natural de Santa Maria Carvoeiro (diocese de Braga) e filho de Manoel Caetano (Estrela) e Angélica Rosa de Oliveira.

Se porventura disposer de alguma informação, pode enviar-ma para:
avioso@mail.telepac.pt

Cumprimentos
Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#5272 | jpinho | 24 mai 2001 00:25 | Em resposta a: #2787

Cara Maria de Lourdes

Creio que já descobri onde fica a casa que tem um portão com uma estrela.
Tem V. Exª mais algum desenvolvimento neste ramo ?

Cumptos
Pinho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#5345 | MLS | 28 mai 2001 14:29 | Em resposta a: #5272

Caro Jpinho
Estava à espera de ter alguma novidade para lhe comunicar. Logo que possa irei ao Arquivo de Viana do Castelo.
Apenas tenho a descendência da minha trisavó Margarida de Oliveira Estrela que nasceu na tal casa em Alvarelhos.Se lhe interessar poderei facultar-lha.
Já agora uma curiosidade. A viúva do General Figueiredo que foi Presidente do Brasil é bisneta desta senhora, bem como o grande pianista brasileiro Arnaldo Estrela que faleceu por 1980 era seu neto.
Cumprimentos
Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#5444 | aeiou2 | 01 jun 2001 18:12 | Em resposta a: #2618

Olá J.Pinho
Já consultou a Grande Enc.Portuguesa e Brasileira? Maia, Vol XV pag 943/944.Não me esqueci do que prometi,logo que souber mais sobre o Paço de Paredes venho ao forum.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#12881 | aeiou2 | 14 nov 2001 13:36 | Em resposta a: #2618

Caro J.Pinho
Enviei-lhe um e-mail um dia destes.
Espero que o tenha recebido.Segundo o que apurei o Paço de Paredes tem esse nome por ser na aldeia de Paredes (1748),Maya.A capela em frente ao Paço,Nª.Srª da Esperança,ou Capela de Paredes, parece-me que a sua Vesitação foi instituída em 1749 e que tinha como visitador, o padre Luiz da Costa,Reitor da Paroquial Igreja de São Pedro de Avioso,por doença do Rev.do Bento de Sousa de Affonseca,pai de D.Maria Ana de Sousa d'Affonseca a dona do Paço.Estou a decifrar o livrinho da dita Capela,mas neste momento estou com falta de tempo.Vou ao Porto na próxima semana e vou tentar recolher mais dados.Sempre ao dispôr.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#33762 | joaomaya | 20 jan 2003 10:20 | Em resposta a: #2618

Maria Ludovina de Oliveira Maia/Maya, Sra. da casa da Qta. do Paiço em Sto.Tirso; Casa dos Maia/Maya no Porto e Casa dos Maia/Maya na Foz do Douro, foi casada com Bernardo Pereira Leitão de Carvalho e foi seu filho Adriano Pereira Leitão de Carvalho.

Haverá alguém que saiba a sua ascendência e/ou os irmãos/irmãs que tenha tido?

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#33765 | joaomaya | 20 jan 2003 10:38 | Em resposta a: #2618

Maria Ludovina de Oliveira Maia/Maya, Sra. da casa da Qta. do Paiço em Sto.Tirso; Casa dos Maia/Maya no Porto e Casa dos Maia/Maya na Foz do Douro, foi casada com Bernardo Pereira Leitão de Carvalho e foi seu filho Adriano Pereira Leitão de Carvalho.

Haverá alguém que saiba a sua ascendência e/ou os irmãos/irmãs que tenha tido?

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#33786 | loms | 20 jan 2003 14:40 | Em resposta a: #33765

Caro João Maya

Permita-me apenas um acrescento à sua mensagem... Quinta do Paiço...freguesia de Alvarelhos, actualmente pertencente ao Concelho da Trofa

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#33870 | joaomaya | 21 jan 2003 13:49 | Em resposta a: #2740

Maria Ludovina de Oliveira Maia/Maya, Sra. da casa da Qta. do Paiço em Sto.Tirso; Casa dos Maia/Maya no Porto e Casa dos Maia/Maya na Foz do Douro, foi casada com Bernardo Pereira Leitão de Carvalho e foi seu filho Adriano Pereira Leitão de Carvalho.

Haverá alguém que saiba a sua ascendência e/ou os irmãos/irmãs que tenha tido?

Tenho fortes suspeitas que sejam estes os Maya/Maia de quem provêm os meus Maya.

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#33871 | joaomaya | 21 jan 2003 13:55 | Em resposta a: #33786

Caro Sr. Luis Moura Serra

Muito obrigado pelo sua informação que eu desconhecia.
Estou em crer que esses são os Maya donde provenho.

João Maya

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#33917 | A.Godinho | 21 jan 2003 23:51 | Em resposta a: #2729

Apesar de me "mover" pelo Alentejo e Ribatejo, genealógicamente falando,tenho alguns ascendentes no Norte ( Alvarelhos,Guidões,Porto-Francisco de Araújo da Rua Chã- Rossas,Bucos, Barca etc.) Sou por isso um "outsider"...
Perdida a timidez atrevo-me a perguntar se sabe algo desta gente: José Ferreira natural da freguesia de Alvarelhos c.c. Feliciana Francisca,de S. João de Guidões, ele filho de Domingos da Costa e de Isabel Gonçalves Ferreira, ambos de Alvarelhos,e ela filha de João Francisco ( filho bastardo de Francisco de Araújo morador que foi na Rua Chã, no Porto, e de Domingas Francisca, solteira) e de Maria Gonçalves .
Os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#33964 | loms | 22 jan 2003 19:59 | Em resposta a: #33917

Meu Caro
António Godinho de Carvalho.


Se souber as datas de nescimento dessas pessoas ou qualquer outra referência poderei ajudá-lo.
Conforme saberá, decerto, S. João de Guidões e Alvarelhos pertencem actualmente ao Concelho da Trofa, criado em 19-11-1999.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra.

PS: Quanto a Guidões poderei pesquisar estes nomes num livro que tenho lá por casa "Memórias de Guidões" de 1913.

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#33994 | A.Godinho | 23 jan 2003 12:46 | Em resposta a: #33964

Meu Caro
Luís Moura Serra
Agradeço a atenção dispensada. Sei efectivamente algumas datas referentes a esta gente que referi, no entanto não as tenho à mão.Assim que as encontrar na minha "papelada" enviarei mensagem a referi-las.
Com os melhores cumprimentos e renovando os agradecimentos pela atenção dispensada,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#34018 | A.Godinho | 23 jan 2003 16:20 | Em resposta a: #33964

Meu Caro
Luís Moura Serra

Conforme tinha dito aqui vão as datas e algo mais:

Casamento em S. João de Guidões, a 12.7.1709 de José Ferreira, que assistiu alguns anos em Montargil, filho legítimo de Domingos da Costa, então já defunto, e de Isabel Gonçalves, naturais e moradores na fregª de Alvarelhos, com Feliciana Francisca, filha de João Francisco e de Maria Gonçalves, naturais e moradores na fregª de S. João de Guidões. Testemunhas: João Luís, homem casado, do lugar do Cerro, e Manuel Gonçalves, casado, do lugar do Outeiro, da sobredita fregª de S. João de Guidões. Celebrante: Padre Manuel da Silva.

Casamento em S. João de Guidões, a 17.8.1676 de João Francisco, filho de Francisco de Araújo, já defunto, morador que foi na Rua Cham da cidade do Porto, e de Domingas Francisca, mulher solteira, da fregª de S. João de Guidões, com Maria Gonçalves, filha de José Gonçalves e de Domingas Francisca, sua mulher, já defunta, moradores na aldeia do Outeiro, da referida fregª. Testemunhas: André Gonçalves, da Cancela da Agra, Sebastião Jorge e Manuel Gonçalves meieiro (?), todos de Guidões. Celebrante: Padre Pedro de Sousa.

Casamento em S. João de Guidões, a 1.9.1652, de Domingos da Costa, filho de Pedro da Costa e de sua mulher Luísa Francisca, já defuntos e moradores que foram na aldeia de S. Martinho de Fornelos, com Isabel Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e de Domingas Duarte sua mulher, moradores em Guidões. Testemunhas: Domingos, filho de André Pires, João André e Domingos Francisco, de V... (ilegível na fotocópia) e outros homens. Celebrante: Padre Pedro de Sousa.
NOTA: o Domingos da Costa e Isabel Gonçalves, deste último assento, não garanto serem os pais de José Ferreira, ou outras pessoas homónimos daqueles (o que não deixaria de ser uma coincidência extraordinária atentas as datas e a proximidade dos locais onde viveram), pois no casamento de José Ferreira seus pais são ditos de Alvarelhos, e o certo é que os homónimos deste assento (o de 1.9.1652) são ditos de S. Martinho de Fornelos (o Domingos da Costa, ou seus pais) e de Guidões (a Isabel Gonçalves, ou seus pais). Pode ser que estas naturalidades se referiram apenas aos pais do Domingos da Costa e da Isabel Gonçalves, mas eles próprios, nubentes, serem de Alvarelhos...será assim? Estou convicto de que se trata das mesmas pessoas, mas os escrúpulos de genealógicos deixam-me inquieto... (já agora a sua opinião neste ponto seria bem vinda).

A minha “área” preferencial de investigação é o Alto Alentejo desde há cerca de vinte anos. Mexo pouco no Norte (até pela distância a que me encontro) apesar de ter alguma ascendência nortenha em Crasto na fregª de S. Martinho da Barca, no concº da Maia (Pascoal de Crasto, bap. 5/04/1643 filho de António João e de Ana Gonçalves, que passou a Montargil – se souber algo desta gente...), Alvarelhos e Guidões como se vê, Bucos, no concº de Cabeceiras de Basto (Braz, Teixeira...), Rossas, no concº de Vieira do Minho (Gonçalves, Rebelo...).
Mais uma vez renovando os meus agradecimentos, com os melhores cumprimentos,

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#38521 | S.ta Rita | 26 mar 2003 18:32 | Em resposta a: #33765

Meu Caro

Conhece a ascendência e respectiva origem dos Leitões de Carvalho que menciona? Procuro um tronco desta linhagem radicado no Douro no século XVI e XVII.
Antecipadamente grato

Gervásio Costa

Resposta

Link directo:

S. Martinho da Barca

#38523 | tfp | 26 mar 2003 18:51 | Em resposta a: #2618

Caros confrades,

Procuro dados relativos a Maria Bárbara Meirelles Pimentel, nascida entre 1875 e 1925 em S.Martinho da Barca.

Grato por qualquer informação, com os melhores cumprimntos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#46994 | MSPAGraça | 05 set 2003 14:32 | Em resposta a: #38521

Caro Gervásio Costa

Ainda procura estes Pereira Leitão de Carvalho? Talvez o possa ajudar, pois tenho-os relativamente bem estudados.

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#46995 | MSPAGraça | 05 set 2003 14:34 | Em resposta a: #2618

Caros Senhores

Tenho vindo a aprofundar estes Maia de Alvarelhos.

São muitos, mas relativamente concentrados no Porto.

Faltam-me alguns ramos, sobretudo actualizações.

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#103919 | maia1071 | 27 out 2005 01:02 | Em resposta a: #2618

boa noite(aqui no Brasil)
sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda.

alguem poderia me enviar o brasao da familia MAIA?
meu e mail:
maia1071@yahoo.com.br

grato

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#103991 | antoniosilva | 27 out 2005 20:38 | Em resposta a: #46994

Caro Manuel Azevedo Graça:

Quererá ter a maçada de me proporcionar alguns dados acerca desses Pereiras Leitões de Carvalho?

Cumprimentos,

António Silva

Resposta

Link directo:

RE: Maia

#131852 | restrela | 21 out 2006 22:22 | Em resposta a: #103919

Caros Senhores,
Teriam notícia de um Dr. Manoel Lourenço Estrella que teria passado ao Brasil na primeira metade do XIX, casando-se no Rio de Janeiro em 1855?
Muito obrigado,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

Alexandre Maia Rodrigues, Brasil - Ajuda

#137503 | maiarodrigues | 17 dez 2006 16:12 | Em resposta a: #2618

Caros compatriotas:

É um prazer conhecê-los.

Sei que grande parte pesquisa com frequência no Arquivo Distrital de Braga.
Temos um antepassado qua veio de Portugal por volta de 1850 chamado Manuel Moreira Maia. Tenho suas certidões de óbito e casamento no Brasil, confirmando que era português.
Seus pais chamavam-se Domingos Joaquim Souto e Ana Moreira Maia. Casaram-se em Freguesia de Guilhabreu. (Temos uma informação anotada do ano da graça de 1800...) Não temos outras informações..
Gostaríamos de ajuda no sentido de, em suas pesquisas, observam se não os encontram.

Ficaríamos muito gratos pela sua ajuda. É uma aspiração da família no Brasil e foram muitas as tentativas de familiares de localizar informações aí em Portugal. Porém, sabemos da necessidade de pessoas com prática em pesquisas para encontrar qualquer pequeno detalhe. Tenho essa habilidade no Brasil, mas não em Portugal..

Por favor, gostaríamos de suas respostas. Caso aceitem, poderemos pagar por este trabalho.


Um forte abraço,


Alexandre Maia Rodrigues
Santa Catarina
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Maia Rodrigues, Brasil - Ajuda

#137509 | LIDADOR | 17 dez 2006 17:03 | Em resposta a: #137503

Caro Alexandre,

A freguesia de Guilhabreu pertence, hoje, ao concelho de Vila do Conde e os seus registos paroquiais estão, portanto, no Arquivo Distrital do Porto que, segundo li aqui, começa a disponibilizar online os mesmos.
De qualquer forma o ADP é muito acessivel e os dados que dispõe são suficientes para solicitar directamente cópia do assento de casamento e daí obter dados para continuar.

J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Maia Rodrigues, Brasil - Ajuda

#137517 | maiarodrigues | 17 dez 2006 17:17 | Em resposta a: #137509

Grato, J. Pinho!

Resposta

Link directo:

Grande Enciclopédia Luso-Brasileira.

#190467 | mtt | 31 mar 2008 18:38 | Em resposta a: #2834

Caro João Maia
Sobre os membros que a Grande Enciclopédia Luso-Brasileira atribui ao Clube Patriota alguma coisa há a dizer:
1 – António Luís e Ferreira Girão eram uma só pessoa;
2 – Faustino Xavier de Novais só poderia ser membro correspondente do citado Clube, pois havia emigrado para o Rio de Janeiro dez anos antes. Além disso, em 1868 encontrava-se já gravemente diminuído por um “amolecimento cerebral”, do qual morreria em Agosto de ano seguinte;
3 – Camilo nunca se envolveu em conspirações políticas e a sua frequência da Águia d’Ouro (feminino, pois era uma estalagem e não um café) data de finais da década de 1840 e seguinte.
Caí neste tópico ao procurar dados sobre Henrique d’Oliveira Maia (id=183899), que surge na base de dados com marido de Carolina Angélica Ribeiro e que talvez o tenha sido; no entanto, uma notícia da época da sua morte parece desmenti-lo:

Falecimento. – Pelo vapor Porto, chegado ontem, recebeu-se a infausta notícia da morte, quase repentina, do snr. Henrique d’Oliveira Maia. Este triste acontecimento teve lugar em casa do snr. João Ferreira dos Santos Silva.
Consta que ele fizera testamento, e reconhecera seus filhos.
(A Coalizão, 31 de Março de 1845).

Melhores cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#198680 | marimar | 31 mai 2008 00:55 | Em resposta a: #2747

Meu avô era de Milheiros de Poiares,perto da Maia eu acho.Seu sobrenome era Pinho Maia.Algo a ver?MARIMAR

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Maia Rodrigues, Brasil - Ajuda

#215463 | Mig36 | 14 dez 2008 13:52 | Em resposta a: #137509

Vi os vossos mails no Geneal e constatei que têm família na Maia.
A maior parte da minha família nos últimos dois séculos é do concelho da Maia, essencialmente nas freguesias de Moreira da Maia de Vila Nova da Telha.
Será que teremos algum parentesco?

Cumprimentos,
Miguel Costa Padrão

Resposta

Link directo:

RE: MAIA

#241745 | maluaze | 11 out 2009 21:04 | Em resposta a: #2713

Também tenho por lado de avó materna,nomes Maia,Oliveira,Moreira,em Milheirós de poiares e Romariz,EmVila da Feira Aveiro.Algo em comum?

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Maia Rodrigues, Brasil - Ajuda

#293154 | anabcosta | 20 dez 2011 19:37 | Em resposta a: #215463

O pai de José António Andrade Maia foi Advogado, chamava-se António Maia e teve residência na Praça da República, nº 35, em Vila do Conde. Este, teve 3 filhos, a saber : Acácio (casou com Ana Emília), este José António (casou com Esmeralda Lima Aguilar Fonseca) e Carmen.
Mais :
JOSÉ ANTÓNIO ANDRADE MAIA (Lisboa), filho do Advogado ANTÓNIO MAIA (Vila do Conde), que por sua vez teve como Pais :

ANTÓNIO DOMINGUES JACINTO MAIA

CARMELINA AUGUSTA ANDRADE ALVES MAIA

Cumprimentos
Ana bela Gonçalves

Resposta

Link directo:

Maia

#420698 | espadilha | 14 jan 2020 14:32 | Em resposta a: #241745

Não tenho Moreira no nome, mas Francisco Moreira, natural do lugar da Guarda, Freguesia de Moreira-Maia , filho de João Francisco ( Moreira ?) e Maria Gonçalves, casados em 1623, naturais de Moreira, foi meu 7º avô paterno. Sou 99,7 % alentejano . Desde 1650 só 3 avôs não são alentejanos. Francisco Moreira, homem abastado, casou em Ourique em 1674, com Margarida Joana Fernandes, nat. de Santa-Luzia. Tiveram 8 filhos ( 2 filhas terão nascido antes do casamento) a 3ª filha, Luisa Afonso Moreira nasceu em 1675 e terá sido a mais afortunada, pelo seu casamento com, Jacinto Pais de Matos. Ainda hoje os seus descendentes directos, fazem parte das famílias com mais poder económico neste país. Raramente abandonaram o apelido Moreira . O Conde de Bracial, julgado como o homem mais rico do Baixo Alentejo era, seu tetra-neto e casou , em 2ª núpcias com Emília Champalimaud de Nussane de Sousa Lira e Castro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen