Gadelha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Gadelha

#26189 | jnt | 08 set 2002 16:18

Procuro informações sobre este apelido no alentejo, para os séculos XVII e XVIII.
Suponho que o nome seja de descendentes de sefarditas.
Com os melhores cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26205 | orgc | 08 set 2002 19:32 | Em resposta a: #26189

Houve alguns em Almodôvar e em freguesias deste concelho(séc.XVI-XVII E XVIII).E existe ainda o Monte dos Guedelhas nos arredores desta vila.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26234 | jnt | 09 set 2002 13:55 | Em resposta a: #26205

Os meus agradecimentos pela sua pronta resposta.
Esse tipo de informações é sempre útil para o meu puzzle genealógico.
No meu caso, tenho um José da Costa Gadelha, nascido em Santiago do Cacém provavelmente no início do século XVIII. Terá havido mobilidade entre estas terras?
Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26255 | joaquimreis | 09 set 2002 16:52 | Em resposta a: #26234

Existem Guedelhas ou Gadelhas em Silves (Algarve)que serão originários do Alentejo, nomeadamente terão vindo cultivar arroz para Silves cerca de 1930.

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26259 | jnt | 09 set 2002 17:52 | Em resposta a: #26255

Essa data é recente demais relativamente ao que busco. Em todo o caso, o meu obrigado pela informação.
Caso conheça quem tenha mais informações relativas aos séculos XVII e XVIII, agradeço se me puder fornecer o contacto.
Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26279 | zmcm | 10 set 2002 11:05 | Em resposta a: #26259

Caro Joaquim Neto Teixeira :
encontrei Gadelhas no Algarve nos séc.s XVII e XVIII principalmente em Portimão, Lagoa e Porches. Não foi família extensa e penso que se terá perdido o apelido, pois só nestas zonas e datas os encontrei.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26280 | zmcm | 10 set 2002 11:05 | Em resposta a: #26259

Caro Joaquim Neto Teixeira :
encontrei Gadelhas no Algarve nos séc.s XVII e XVIII principalmente em Portimão, Lagoa e Porches. Não foi família extensa e penso que se terá perdido o apelido, pois só nestas zonas e datas os encontrei.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26357 | jnt | 11 set 2002 17:04 | Em resposta a: #26280

Caro Miguel Cabrita Matias

O meu obrigado pela informação.
Porventura não encontrou a proveniência desses seus Gadelha?
Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26359 | zmcm | 11 set 2002 17:12 | Em resposta a: #26357

Caro Joaquim Neto Teixeira :
efectivamente não encontrei a proveniência desta família, mas também não a estudei, fui tropeçando neles nas minhas investigações.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26361 | zmcm | 11 set 2002 17:13 | Em resposta a: #26357

Caro Joaquim Neto Teixeira :
efectivamente não encontrei a proveniência desta família, mas também não a estudei, fui tropeçando neles nas minhas investigações.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26362 | jnt | 11 set 2002 17:29 | Em resposta a: #26361

Caro Miguel Cabrita Matias

Em todo o caso, o meu obrigado.
Cumprimentos

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26376 | marsousa | 11 set 2002 18:51 | Em resposta a: #26189

Caro Joaquim Neto Teixeira

Quanto a Guedelhas sei o seguinte:

Tomé Álvares Guedelha, nascido em Ceuta, casou em Tânger a 30-10-1621, com Mécia Soeiro da Silva, de Tânger.

Em meados do séc. XVIII, era prior em Castro Marim o Padre Manuel Guedelha.

Na habilitação para FSO do Cap. de Ordenanças António Correia Figueira, natural de Almodôvar onde foi baptizado a 24-2-1697, aparecem os nomes dos avós paternos do habilitando, Catarina Guedelha e Brás Figueira Mestre, de Almodôvar, onde casaram a 22-5-1633.


Cumprimentos

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#26435 | miguellabrego | 12 set 2002 15:08 | Em resposta a: #26376

Eu tenho Gadelhas mas mais para norte..
Joao Domingues Gadelha (nasceu antes de 1719) em Choca, Vagos, Aveiro. Ele casou-se com uma Maria Joao tambem de Choca.

Miguel Labrego

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#27247 | ant.perestrelo | 24 set 2002 18:01 | Em resposta a: #26362

Caro Joaquim Neto Teixeira,
Por acaso hoje "tropecei" nuns Gadelhas, do Alentejo, Portalegre, S. Lourenço.

Baptizado de Micaela, freguesia de S. Lourenço
Portalegre
1760 filha de António Martins Gadelha, lavrador natural de Portalegre,freg. S. Lourenço e de Maria Teresa. Neta paterna de António Martins Gadelha natural de Portalegre e de Beatriz Rodrigues natural de Estremoz.
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#27258 | camac41 | 24 set 2002 20:33 | Em resposta a: #26189

Caro Joaquim Neto Teixeira

Tenho registados vários Guedelhas no Rosmaninhal - Idanha-a-Nova - Castelo Branco
Sendo o mais antigo Sebastião Martins Guedelha casado primeiro com Catarina Lopes(em 1644) e depois com Domingas Nunes (em 1649). Faleceu em 1665. se estiver interessado posso fornecer os dados dos restantes Guedelhas.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#27292 | jnt | 25 set 2002 13:37 | Em resposta a: #27247

Caro António Perestrelo

O meu obrigado pela informação.
Para já, vou registar esses dados. Quando eu aprofundar a minha pesquisa esses dados poderão vir a ser úteis.
Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#27293 | jnt | 25 set 2002 13:40 | Em resposta a: #27258

Caro Carlos Leal Machado

Agradeço a sua disponibilidade.
Para já, vou registar esses dados.
Ao aprofundar a minha pesquisa, se for necessário, contactarei consigo por esta via.
Renovo os meus agradecimentos.
Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#29557 | jnt | 27 out 2002 12:18 | Em resposta a: #27293

Descobri que o "meu" José da Costa Gadelha é filho de Francisco da Costa Gadelha e de Catarina Cristóvão, ambos nascidos em Santiago do Cacém em meados da 2ª metade do século XVII.
Os avós de José da Costa Gadelha também terão também nascido em Santiago do Cacém, pelo que, até ver, ainda não encontrei relação com Gadelhas de outras localidades.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#29568 | JPL | 27 out 2002 15:29 | Em resposta a: #29557

Caro Joaquim Neto Teixeira,

Vamos ver se isto o ajuda.



Ten. Cor. Nicolau Teles Nunes Guegelha (Domingos Nunes) nasceu a 7 Oct 1788 em Escalos de Baixo -Castelo Branco. Morreu a 18 Sep 1862 em Escalos de Baixo -Castelo Branco.

Abastado proprietário agrícola, seguiu a carreira das armas num dos períodos militarmente mais
conturbados que fustigou duramente o distrito de Castelo Branco, quer durante as Invasões
Francesas, quer no auge do Miguelismo e da Guerra Civil que daí resultou. Assentou praça e jurou
bandeira a 14-I-1809, em 1811 era Tenente-capitão e, em 15-VI-1832 passou a Major da
Companhia de Granadeiros de Idanha-a-Nova, na qual atingiu a patente de Tenente-coronel . Era filho de Domingos Nunes Guedelha (1743-1794), nascido em 1743 em Escalos de Baixo,
e de sua mulher em segundas núpcias D. Ana Ascensão São José Teles, natural de Penamacor;
neto paterno de João Carlos Pereira, e de sua mulher Josefa Nunes Guedelha; neto materno de
Nicolau Teles, capitão, casado com Maria Esteves Barroso.

Casou com D. Mariana Bárbara Trigueiros Martel Goulão filha de João José Martins Pereira do Rêgo Goulão and D. Maria Antónia Trigueiros de Martel Rebelo Leite a 14 Feb 1820. D. Mariana Bárbara Trigueiros Martel Goulão nasceu a 5 Feb 1794 em Idanha-a-Nova. Morreu a 16 Oct 1880 in Escalos de Baixo - Idanha-a-Nova.

Tiveram os seguintes filhos:

João Telles Trigueiros, nasceu a 20 Mar 1822. Morreu a 19 Sep 1886.

José Telles Trigueiros,nasceu a 20 Mar 1822. Morreu em 1892.
Casou com D. Maria Duarte .

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#29570 | jnt | 27 out 2002 15:45 | Em resposta a: #29568

Caro José Pedro Leão

Agradeço a sua colaboração.
Os meus Gadelhas são mais antigos.
José da Costa Gadelha casou a 12/09/1728 em Santiago do Cacém. Em 1742 e 1743 foi procurador do concelho de Santiago do Cacém(ainda não pude confirmar noutras datas). O pai de José da Costa Gadelha chama-se Francisco da Costa Gadelha e casou a 26/07/1701 com Catarina Cristovão.
Nos assentos, aparecem por vezes com o apelido Gadelha, outras vezes não.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#61068 | josemariaferreira | 24 mar 2004 16:09 | Em resposta a: #26189

Caro Joaquim Neto Teixeira

Domingos Afonso Mestre, morador na Vila de Panoyas era casado com uma N...Gadelha que faleceu por volta do ano de 1651, tendo casado de novo com Maria Afonso de quem teve pelos menos dois filhos: o Domingos e o Gaspar, este o tal que vendeu 1/4 da herdade dos Boloitos a João de Moura de Brito de Santiago do Cacém.
Na Vila de Panoyas havia mais alguns indivíduos deste apelido que não registei, no entanto, apesar de ter apenas este, achei que talvez fosse interessante para você na medida que parece haver uma certa ligação à sua investigação.
Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#61071 | Filipe Prista Lucas | 24 mar 2004 17:32 | Em resposta a: #26189

Caro Joaquim Neto Teixeira,

Tenho ascendentes de apelido Fernandes Guedelha no distrito de Castelo Branco. Caso pretenda mais informações acerca dos mesmos, não hesite em pedir-mas.

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#61073 | jnt | 24 mar 2004 18:23 | Em resposta a: #61071

Caro Filipe Prista Lucas

De que época são os seus Guedelha? Os meus são de princípio do século XVIII, fins do XVII.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#61075 | jnt | 24 mar 2004 18:28 | Em resposta a: #61068

Caro José Maria Ferreira

Muito obrigado.
Essa informação é muito interessante dada a proximidade de Santiago do Cacém e pelo facto de serem gerações próximas. Vou explorar essa hipótese.
Se porventura tropeçar em mais Gadelhas, diga-me por favor.

Cumprimentos.
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#61077 | Sérgio R | 24 mar 2004 18:43 | Em resposta a: #61071

Ola boa tarde,

de que concelhos do distrito de Castelo Branco eram oriundos os seus ascendentes Guedelha?

Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#61119 | rgc | 25 mar 2004 12:59 | Em resposta a: #61068

Caro Zé Maria
Cheguei há poucas horas do Alentejo e como não tenho o seu endereço via mail para lhe agradecer os desejos que formulou,de boa estadia no Alentejo,sem infringir as regras do Fórum,aproveito este tópico para o informar que no LIVRO -," OS JUDEUS EM PORTUGAL NO SÉC. XV" de Maria José Pimenta Ferro Tavares,e noutros da mesma autora,talvez encontre pessoas do apelido -Gadelhas e Guedelhas.E nos paroquiais de Almodôvar e freguesias deste concelho,encontra-os,como já referi há tempos.Ainda ontem "os vi", ao rever alguns dos paroquiais do concelho de Almodõvar, no Arq.º Dist. de Beja.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#61385 | Filipe Prista Lucas | 28 mar 2004 18:55 | Em resposta a: #61077

Caro Sérgio,

Abaixo segue os dados relativamente aos meus ascendentes de apelido Guedelha:

DOMINGOS ANTUNES GUEDELHA, nat. Lousa, Castelo Branco, c. Lousa, Castelo Branco, 10/1/1654 com MARIA GONÇALVES, nat. Lousa, Castelo Branco, pais de:

MANUEL ANTUNES GUEDELHA, bapt. Lousa, Castelo Branco, 8/2/1660, fal. Oledo, Idanha-a-Nova, 2/12/1712, c. Oledo, Idanha-a-Nova, 5/7/1682 com ANA DOMINGUES, filha de Lourenço Martins e de Maria Afonso, pais de:

ISABEL ANTUNES GUEDELHA, bapt. Oledo, Idanha-a-Nova, 9/3/1687, c. Oledo, Idanha-a-Nova com MANUEL FERNANDES BEXIGA, filho de Pedro Fernandes Ferreira e de Maria Úrsula Martins.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#64909 | gmg | 13 mai 2004 19:16 | Em resposta a: #26189

Tenho um Ascendente Guedelha de Portalegre do século XVIII. Ele chamava-se AMBRÓZIO MARTINS GUEDELHA. Sobre este ramo da Família ainda não me debruçei mas esper fazê-lo em Agosto.
É tudo o que posso adiantar

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#65226 | gmg | 17 mai 2004 18:51 | Em resposta a: #61385

Também descendo de, pelo menos, um Guedelha de Portalegre. Digo pelo menos um, porque ainda não me dediquei a estudar este ramo da Família.

Chamava-se Ambrózio Martins Guedelha, viveu no séc. XVIII

Com os melhores cumprimentos,

Luís MurtaGomes

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205011 | JoãoGaspar | 08 ago 2008 13:33 | Em resposta a: #26205

Caro Rafael como esta?
Espero que bem. Vi esta sua mensagem de 2002, e gostaria de saber se o caro confrade ainda tem alguma informação sobre esses Gadelhas ou Guedelhas?

Cumprimentos e boas férias,

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205012 | JoãoGaspar | 08 ago 2008 13:35 | Em resposta a: #26255

Caro Joaquim,


Eu procuro Guedelhas ou Gadelhas do Algarve!
Será que me pode ajudar?

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205013 | JoãoGaspar | 08 ago 2008 13:36 | Em resposta a: #26279

Caro Miguel Cabrita Matias,

Procuro informações sobre Guedelhas ou Gadelhas algarvios.., Poderá me ajudar?

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205014 | JoãoGaspar | 08 ago 2008 13:41 | Em resposta a: #26189

Caro Joaquim Neto Teixeira,

Ja tem a ascendencia dos seus Gadelhas?

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205062 | jnt | 09 ago 2008 19:24 | Em resposta a: #205014

Caro João Paulo Gaspar

Infelizmente ainda não tenho a ascendência dos meus Gadelhas.
Também tem Gadelhas?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205088 | as5741073 | 10 ago 2008 12:47 | Em resposta a: #205062

Bom dia

Caro João Gaspar

Da parte da minha mãe, um dos meus ascendentes ( 9º. avô ) chamava-se Bartolomeu Guedelha, casado com Maria de Sousa, morador na vila de Almodovar.

Na freguesia de Almodovar, em 3/4/1692, foi baptizado um filho deles com o nome Baram, tendo sido padrinho o Capitão-Mor José de Leitão de Aguiar.

Este Baram. já com o nome Barão de Sousa, casou em 8/4/1709 com Águeda Farela, freguesia de Martim Longo, concelho de Alcoutim, de onde descende todo o meu ramo Barão. Não deixa de ser curioso que, para além do apelido Guedelha ter desaparecido, este nome Barão passou de primeiro nome para apelido, mantendo-se ainda nos dias de hoje.

Aliás, os filhos de Barão de Sousa e Águeda Farela, todos naturais e moradores em Martim Longo, aparecem nos registos paroquiais com os nomes de Maria de Sousa, Manuel de Sousa e Barão de Sousa, sendo deste último e de sua mulher Maria Mestra que aparecem os descendentes com os apelidos Sousa Barão.

Cumprimentos
João Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205100 | JoãoGaspar | 10 ago 2008 17:07 | Em resposta a: #205062

Caro Joaquim Neto Teixeira

Tenho ascendentes Guedelha (que julgo ser o mesmo apelido que Gadelha) no Algarve.
O meu bisavô Manuel Miguel (Guedelha) da Costa casou com Maria das Candeias e foram pais de Elisa das Candeias da Costa ( minha avó). Sei que existiam mais irmãos do meu bisavô, um irmão que nao sei de momento o nome, e uma irmã de seu nome Maria Gertrudes Guedelha que casou com um senhor de apelido Ataíde, ( 2º casamento do seu marido) de Albufeira, proprietario.
Não encontrei ainda a filiação do meu bisavô como tal não sei a sua escendencia, ainda.
Por este motivo gostaria de saber a origem do apelido Guedelha ou Gadelha.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205116 | jnt | 10 ago 2008 20:16 | Em resposta a: #205100

Caro João Paulo Gaspar

A geração que refere será, suponho, do século XIX.
Eu creio que o apelido Guedelha ou Gadelha tenha sido um apelido de transição com origem sefardita pelo que é provável que consiga identificar a ascendência com esse apelido, pelo menos, até ao século XVII.
No meu caso, esse apelido por vezes era omitido, o que complica as pesquisas.

Cumprimentos
JNT

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205160 | gmg | 11 ago 2008 19:25 | Em resposta a: #205116

Tenho antepassados GUEDELHA, da zona de Portalegre. Uma vez que consegue "identificar a ascendência com esse apelido, pelo menos, até ao século XVII", gostaria que me facultasse dados.

Porque diz que o apelido é de origem sefardita?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205250 | jnt | 12 ago 2008 23:02 | Em resposta a: #205160

Caro Luís GMG

Eu não disse que eu conseguia identificar a ascendência Gadelha até ao século XVII. O que eu disse é que seria provável que se conseguisse identificar (quem o tente) essa ascendência até esse século. E porquê? Porque na árvore que estou a estudar, encontrei Gadelha nos séculos XVII (baptismo a 31/10/1672) e XVIII (baptismo a 28/02/1703) em Santiago do Cacém, e "desconfio" que a origem "destes" seja sefardita.
Pela pesquisa que fiz, há Gadelhas de origem sefardita, o que não significa que se possa generalizar (mas dá para desconfiar).

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205269 | gmg | 13 ago 2008 10:44 | Em resposta a: #205250

Caro Joaquim Neto Teixeira,

Os Sefarditas eram judeus conversos não é verdade? Pode ilucidar-me um pouco mais sobre esse tema?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205286 | JoãoGaspar | 13 ago 2008 15:37 | Em resposta a: #205269

Caro Luís,

Aqui tem uma explicação resumida, facilmente retirada da internet.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



" Sefarditas (em hebraico ספרדים, sefard; no plural, sefardim) é o termo usado para referir aos descendentes de Judeus originários de Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Palestina, etc. A palavra tem origem na denominação hebraica para designar a Península Ibérica (Sefarad ספרד ).

Os sefarditas fugiram das perseguições que lhes foram movidas na Península Ibérica na inquisição espanhola (1478 -1834), onde eram perseguidos pela Igreja Católica, dirigindo-se a vários outros territórios. Uma grande parte fugiu para o norte de África, onde viveram durante séculos. Milhares se refugiaram no Novo Mundo, principalmente Brasil e México, onde nos dias atuais concentram milhares de descendentes dos fugitivos. Os sefarditas são divididos hoje em Ocidentais e Orientais. Os Ocidentais são os chamados judeus hispano-portugueses, enquanto os orientais são os sefardim que viveram dentro do Império Otomano.
Com o advento do sionismo e particularmente após a crise israelo-árabe de 1967, quando as minorias judaicas nos países árabes foram alvo de ataques, muitos dos judeus vivendo em países árabes foram viver em Israel, onde formam hoje um importante segmento da população, com uma tradição cultural diferente dos outros (asquenazi, entre outros). Por isso, o termo sefardita é frequentemente usado em Israel hoje para referir os Judeus oriundos do norte de África. Entretanto é um grande erro referir-se a maioria dos judeus norte-africanos e dos países árabes como sefardim. Os judeus destes países são chamados Mizrachim (de Misr, o Egito), ou seja, orientais. Houve importantes comunidades sefarditas nos países árabes, quase sempre conflitivas com as comunidades autóctones, sobretudo no Egito, Tunísia e Síria. São judeus hispano-potugueses que se opõem à qabbalá (cabalá) e mantêm um serviço religioso bem disciplinado e de melodias suaves. O rito ocidental é conhecido como Castelhano-Português."

Espero ter ajudado.

Sinceros Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205290 | gmg | 13 ago 2008 15:55 | Em resposta a: #205286

Caro João,

Muito obrigado.

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205300 | gmg | 13 ago 2008 18:06 | Em resposta a: #205286

Caro João,

Noutro tópico vi que falava do INP. Conseguiu obter a sua Carta de Armas?

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205301 | gmg | 13 ago 2008 18:13 | Em resposta a: #205286

Não leve a mal. É apenas curiosidade.
Não pretendia ser mal-educado.
Desculpe se me intrometi no que não me diz respeito.

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205318 | jnt | 13 ago 2008 22:57 | Em resposta a: #205269

Caro Luís GMG

É isso mesmo. Mais concretamente os judeus ibéricos conversos.
O que eu sei sobre essa temática foi o que recolhi na internet. Há vários sites sobre esse assunto. Sugiro, por exemplo, uma pesquisa com "sefardita genealogia".

Cumprimentos
JNT

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205319 | gmg | 13 ago 2008 23:01 | Em resposta a: #205318

Obrigado.

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205342 | JoãoGaspar | 14 ago 2008 12:43 | Em resposta a: #205300

Caro Luís,

Sendo sincero e directo, tenho tido tanto que fazer, que o assunto de que me fala passou para segundo ou terceiro plano.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205361 | gmg | 14 ago 2008 20:10 | Em resposta a: #205342

Caro João,

Não leve a mal. Foi apenas curiosidade. Não queria ser inadvertido.

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#205695 | TG | 19 ago 2008 11:38 | Em resposta a: #26189

Sr. Joaquim Teixeira,
A minha familia é Gadelha e é de Santa Susana , concelho de Alcácer do Sal, não sei se no Séc XVIII, já existiam nessa localidade, mas pensei que poderia ser uma ajuda. Como também me interesso por estas "coisas", fico a aguardar noticias.
Desde já agradeço,
Cumprimentos
Teresa Elisa Florêncio Gadelha

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#267469 | Jose Araujo | 28 dez 2010 01:23 | Em resposta a: #29557

Prezado Joaquim Neto Teixeira,
Tenho um ascendente chamado Manoel da Costa Gadelha. Ele consta no “Titulo de Gadelhas” da célebre “Nobiliarchia Pernambuca”, publicada em 1748, de autoria de Antonio José Victoriano Borges da Fonseca, que assim descreve:

“Esta famíla teve nobre origem em Manoel da Costa Gadelha, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Capitão-Mor pago, e Governador das Armas do rio São Francisco, como consta da patente com que serviu, datada de 25 de abril de 1675, assinada pelo Sr. Príncipe Regente D. Pedro, e nas costas dela também assinou João Velho Barreto, Chanceler-Mor do reino, nobre pernambucano. Houve o dito Manoel da Costa Gadelha dois escudos de vantagem sobre qualquer posto ou cargo que ocupasse. Um por haver participado das duas batalhas dos Guararapes, saindo com a perna esquerda varada por uma “pelourada”, e outro por ter participado também na guerra contra os holandeses e particularmente na recuperação da capitania de Pernambuco, como se vê dos Alvarás mercês passados em nome da magestade e assinados pelo General Francisco Barreto e os Mestres de Campo de Infantaria João Fernandes Vieira e Francisco de Figueirôa.
Era natural de Cartaxo, batizado na pia de São João, como declara no seu testamento de 13 de dezembro de 1633. Faleceu a 1º de janeiro de 1694, foi sepultado na Matriz de São Cosme e Damião da Vila de Igarassú, onde sempre morou depois de casado.
Foi o primeiro Capitão Regente depois da restauração de Pernambuco.
Era filho de Francisco Rodrigues Gadelha, Alferes de Infantaria da Companhia do Mestre de Campo João Mendes de Vasconcelos, que faleceu no assalto de Itaparica em 1646; e Francisca da Costa.
Manoel da Costa Gadelha veio de socorro servir na guerra contra os holandeses, juntamente com seu pai e com seu irmão Francisco Rodrigues Gadelha (2º), que sendo Alferes de Infantaria, voltou para o reino, onde tinha outro irmão chamado Thomé da Costa Gadelha, Familiar do Santo Ofício, ficando Manoel da Costa Gadelha na Bahia, até que passados cinco para seis anos, dirigiu-se para o rio São Francisco na companhia de Nicolau Aranha Pacheco, onde tomaram uma importante fortaleza dos holandeses, na Vila de Penedo. Retornando ao Pernambuco, participou da pacificação dos moradores durante mais de dois anos.
Casou-se com Dona Francisca Lopes Leitão (2ª), viúva do Capitão Bento Fernandes Casado, filha de Pedro Leitão Arnoso, Cavaleiro da Ordem de São Tiago; e Francisca Lopes Leitão.”

Caso o nobre Confrade, saiba mais alguma coisa sobre as pessoas citadas, solicito me contactar.

Abraço Fraterno.

José Araújo –
Ceará, Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Gadelha

#267490 | jnt | 28 dez 2010 14:13 | Em resposta a: #267469

Boa tarde

Não tenho qualquer informação sobre as pessoas que refere.
Presumo que o apelido Gadelha/Guedelha tenha dado origem a diversas famílias que o tenham adoptado por apelido, sem que, entre elas, hajam laços de parentesco próximos.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Gadelha

#416751 | Teresa Varela | 01 ago 2019 23:39 | Em resposta a: #26189

Boa noite,
A minha resposta à sua questão chega com muitos anos de atraso, mas só agora tomei conhecimento da mesma.
Existiram, que eu tenha conhecimento, dois José da Costa Gadelha, um é o pai, o outro o filho.
O filho ficou ligado à minha família através do casamento, com Maria Teresa, tia-avó de um dos meus trisavós, a 4 de fevereiro de 1780, e tiveram pelo menos uma filha, Mariana, nascida em 1795.
A Maria Teresa era filha de Filipe Rodrigues Lança, de Santiago do Cacém, e Brites Maria, da Terça, Vila Nova de Milfontes.
O José da Costa Gadelha, pai, casou com Maria da Costa e, além do José, tiveram, pelo menos, mais um filho, Manuel Cristóvão. Este casou com Ana Joaquina e, pelo menos, tiveram uma filha, Francisca, em 1778.
Com exceção de Brites Maria todos nasceram em Santiago ou pelo menos moravam lá.
Espero ter ajudado. Caso saiba outras informações agradeço que, se lhe for possível, me informe.
Cumprimentos,

Teresa Varela

Resposta

Link directo:

Gadelha

#416753 | Teresa Varela | 02 ago 2019 03:20 | Em resposta a: #26189

Peço desculpa, cometi um erro no meu comentário. O Manuel Cristóvão não era filho de José da Costa Gadelha (pai) e de Maria da Costa, mas, sim, genro. A filha, casada com Manuel Cristóvão era, então, Ana Joaquina, estes tiveram uma filha, Francisca, em 1778.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 18:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen