Família Castelo Branco, de Vizeu

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Brasil

Família Castelo Branco, de Vizeu

#26235 | Vasconcelosminas | 09 set 2002 13:56

Caros colegas,
Venho recorrer a colaboração dos colegas deste forum, na esperança de obter informações sobre uma família Castelo Branco, de Vizeu.
Procuro informações sobre o casal José Rabelo/Rebelo Castelo Branco e D. Isabel Maria Guedes Pinto, naturais de Vizeu, onde nasceu o filho Jorge de Abreu Castelo Branco, batizado na Sé da mesma cidade (freguesia ocidental?), em torno de 1730. Esse teria ingressado no curso de Teologia, mas o abandonou, cursando Direito em Coimbra e logo depois vindo para Minas Gerais. Segundo tradições de família, teria vindo na comitiva do Conde de Valadares, que foi Governador e Capitão-General de Minas Gerais, e que teria sido seu parente distante.
Quaisquer informações é extremamente bem-vinda.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
Serraria - Brasil
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#26267 | jpcmt | 09 set 2002 22:21 | Em resposta a: #26235

Caro José Roberto Vasconcelos:
Apenas uma pista:
Na CBA dada em 1795 ao Dr. Bernardo de Abreu Castelo-Branco é citado José Rebelo Castelo-Branco, filho de Francisco Rebelo Castelo Branco, neto de Domingos Nunes Castelo-Branco e bisneto do Dr. Miguel Rebelo Castelo-Branco, Provedor da Comarca de Lamego.
Será que ajuda?
Abraço do
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#26289 | Vasconcelosminas | 10 set 2002 13:14 | Em resposta a: #26267

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira,
Será que ajuda? Com certeza! E muito. Faz alguns meses atrás consegui cópia de assento do meu antepassado Dr. Jorge de Abreu Castelo Branco. Infelizmente, o assento é laconico, somente informando o nome dos pais dele, nada mais. Agora, mais uma vez o caro amigo a me ajudar. Quem era esse Dr. Bernardo? Perdoa-me a ignorância, em termos de geografia, o que era a comarca de Lamego naquele período de tempo em que cita? A coincidência de nomes é muito significativo, o que me desperta vivo interesse. Poderia me fornecer maiores detalhes, quando lhe for possível?
Abraços fraternais do
José Roberto Vasconcelos
Serraria - Brasil
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#26292 | jpcmt | 10 set 2002 13:31 | Em resposta a: #26289

Caro José Roberto de Vasconcelos:
Lamego é uma cidade não muito distante de Viseu.
Na referida CBA de 22/10/1795, as gerações que constam são as seguinte:
1-Dr. Bernardo de Abreu Castelo Branco,natural de Viseu, Corregedor da Comarca de Guimarães.
2-dr. Carlos António de Almeida
3-Genoveva Feliciana Guedes de Abreu Castelo-Branco
4-Dr. António de Almeida
5-Ana Maria da Esperança
6-dr. Jacinto Lopes Pinheiro
7-Micaela Eugénia Castelo-Branco
14-José Rebelo Castelo-Branco
28-Francisco Rebelo Castelo-Branco
56-Domingos Nunes Castelo-Branco
112-Dr.Miguel Rebelo Castelo-Branco, Provedor da Comarca de Lamego

As armas concedidas são um esquartelado de Almeidas, Pinheiros, Abreus e Castelo-Brancos

Talvez uma busca nos meandros do Gayo dê algum resultado. Vou tentar e, se encontrar alguma coisa, voltarei a si.
Forte abraço,
João

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco, de Vizeu

#26295 | Vasconcelosminas | 10 set 2002 13:47 | Em resposta a: #26292

Meu caro João,
Estou entusiasmado com suas informações!!! Acredito que esses Castelos Brancos a que se reporta sejam o meu povo.
O Dr. Jorge de Abreu Castelo Branco teve larga prole em Mariana, Minas Gerais. Muitos dos filhos assinavam Guedes de Abreu C. Branco, Rebelo Castelo Branco ou somente Abreu Castelo Branco. Veja que são apelidos que se repetem na família que cita como do Dr. Bernardo acima. Julgava eu que o aparecimento de tais apelidos unidos ao Abreu Castelo Branco se devia a antepassados, o que em parte vem a confirmar na sua informação sobre o Dr. Bernardo, quiça um sobrinho do meu Dr. Jorge.
Por favor, apesar de sua colaboração tem sido para mim de um valor inestimável, não é meu desejo lhe causar transtornos. Chego a me sentir contrangido por, em algum momento, ser incoveniente.
O meu forte abraço
José Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#26299 | jpcmt | 10 set 2002 14:51 | Em resposta a: #26295

Meu Caro José Roberto:
Dei uma olhadela no Gayo. Mas parece que teremos de ir por aproximações sucessivas. O nome Jorge não é muito frequente na época, mas no ttº Abreus § 132 há qq coisa que associada, a esse nome (Almeidas, Abreu, Viseu etc.),poderá ter algo a ver com assunto:

"nº 12- Jorge de Almeida Castº Branco fº de D. Anna Cardoso de Abreu nº 11 do § 85 foi Ab.e de Ribafeita junto a Viseu teve BB.
13- Francº de Almeida Castello Branco
13- Mª da Assumpção freira em Jesus de Viseu
nº 13-Francisco de Almeida Castº Branco fº de Jorge de Almeida nº 12 casou com a sua prª 2ª Mecia de Almeida Castº Branco, fª de Gaspar Loureiro, e sua m.er Luisa de Castello Branco fª de Macia de Almeida Castello Branco q era Thia irman de seu Pay Jorge de Almeida neste ttº § 133 nº 13
14-Jorge de Almeida
14-João de Abreu Castº Branco c.c......
nº 14- Jorge de Almeida Castº Branco fº de Francº de Almeida nº 13 casou na Faya allem da Srª da Lapa com D. Bernarda de Abreu
15-Jorge de Almeida
15-Isabel Cardoso de......"

Infelizmente, esta notícia do Gayo é bastante incompleta, mas veja se lhe diz alguma coisa.
Novo abraço,
João
P.S. Tem o Gayo?

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#26301 | Vasconcelosminas | 10 set 2002 15:36 | Em resposta a: #26299

Caríssimo amigo,
Estou a lhe dar tanto trabalho, não é mesmo? Perdão.
Infelizmente, não tenho o Filgueiras Gayo. Aliás, publicação raro por este lado do oceano. Tenho um amigo que o tem, mas é hiper-ocupado, sendo morador em Petrópolis é professor universitário em São Paulo, o que o obriga a constantes viagens.
Realmente, apesar de incompleta, as informações que me presta baseadas no Gaya dão alguma luz sobre a questão. Agora, me diz uma coisa: apesar do nome Jorge ser incomum, acaso não teria algo sobre os pais José Rabelo/Rebelo Castelo Branco e D. Isabel Maria Guedes Pinto, de Vizeu?
Abraços do amigo
José Roberto
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#26425 | sapeca | 12 set 2002 13:12 | Em resposta a: #26301

Caro José Roberto:
No seguimento das prestimosas informações que aqui lhe deixaram, aqui lhe deixo mais algumas que poderão interessar.

(Felgueiras Gaio, Titº de Rabellos,§ 47

N 9 NUNO RABELLO fº. de Lopo Dias Rabello N 8 do § 1 cazou com ............................
10 Gil Rabello Cardozo

N 10 GIL RABELLO CARDOZO fº. de Nuno Rabello N 9 tirou Brazão de Armas em 1536. Cazou com Izabel Rz do Amaral fª. de João Rz do Amaral, ou Pº. Rz do Amaral Conde Palatino e q teve m.tos previlegios no ttº. de Amaraes § 14 N 1.
11 Goncallo Rabello
11 Nuno Rabello Cardozo § 48

11 GONCALLO RABELLO fº. de Gil Rabello N 10 cazou com sua parenta Joanna Dias Cardozo fª. de Pedro Dias Cardozo, e de sua m.er D. Felipa de Menezes neste ttº. § 49 N 9 = era Gon.lo Rabello Admenistrador dos Banhos de S. Pedro do Sul
12 Nuno Rabello Cardozo
12 D. Melicia Cardozo § 50
12 D.ºs Cardozo § ......
12 Fran.co Cardozo § 64
12 Agostinho Cardozo § 65
12 An.to Rabello de Bouzela (é Vouzela)
12 Mecia Cardozo c. c. Jorge de Vºs q morreo nos Coutos de Baixo

N 12 NUNO RABELLO fº. de Goncallo Rabello N 11 viveo em Bouzella foi Dz.or. Cazou em Vizeu com D. Anna de Figdº. Castello Branco fª. de Fran.co Lopes Castello Branco, e de sua m.er Agueda de Figdº. fª. de Luiz Loureiro de Figdº. Fid. da C. Real Sr. do Morgado de Boa Aldea, e neta de Luiz Loureiro 2ª. neta de Luis Annes Loureiro fundador daIgreja de Silgueiros no ttº. de Abreus § 88 N 11
13 Miguel Rabello Castello Branco
13 D. Mª. Rabello m.er de Diogo de Souza de Vizeu c. g. § 78
13 D. Joanna Rabello m.er de André Leitão c. g. q teve a possessão de Medronhoza o qual dipois de viuvo foi M.e Escola de Vizeu
13 D. Agueda de Figueiredo cazou em Penalva (é Penalva do Castelo) com Miguel de Almeida q teve a possessão da Povoa de Sobrinhos c. g.
13 D. Brites Rabello m.er de Diogo de Miranda Vilhegas c. g. no ttº. de Vilhegas § 1 N 9

N 13 MIGUEL RABELLO DE CASTELLO BRANCO fº. de Nuno Rabello N 12. Foi Provedor de Lamego e dipois Corregedor no Porto no anno de 1615; cazou 1ª. vez com D. Marta Roza, do Barreiro, allem de Lxª.
14 Nuno Rabello
14 ................Ab.e de Prado
14 D. Fran.ca freira em S. Bento do Porto (era o Convento de S. Bento de Ave Maria)
14 Andre Rebello cazou em Toins com Domingos Cardozo fº. de An to Cardozo, e Felipa Cardozo

N 14 NUNO RABELLO fº. de Miguel Rabello N 13 cazou no Pezo da Regua com......

E nada mais adianta ao que parece interessar.
Um forte abraço amigo
Fernando de Sá Monteiro
14

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#26426 | sapeca | 12 set 2002 13:28 | Em resposta a: #26425

A ascendência de D. Ana de Figueiredo Castelo Branco, mulher de Gonçalo Rebelo, vem no Titº de Abreus, § 88 (onde ao pai F. G. chama, desta feita, FRANCISCO LOPES DE ABREU).
Não me parece ficarem dúvidas que se tratará deste ramo; apenas não se consegue estabelecer a ligação com os citados pelo José Roberto.
Um abraço amigo
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco, de Vizeu

#26431 | Vasconcelosminas | 12 set 2002 14:30 | Em resposta a: #26426

Caríssimo Fernando,
Recebeu minha mensagem? Eu a enviei a pouco para o seu e-mail.
Acerco da provável ligação do meu antepassado Dr. Jorge de Abreu Castelo Branco com os que cita do F. Gayo, revendo as notas que tenho cá em meu arquivo, informo mais alguns detalhes. Veja:
O Dr. Jorge acima citado casou no Brasil, na cidade de Mariana, Minas Gerais, em 1735, com Jacinta Tereza da Silva, natural da ilha do Faial da ilha do Faial, filha de Gaspar José da Silva, nat. de São João Batista de Sernancelhe, e de Bernarda Maria da Conceição, da freguesia de N. Senhora da Anunciação de Mertola. Acredito que tenha nascido em torno de 1700-1710 em Vizeu.
Teve ele um irmão, o único que pode identificar até aqui, de nome Antônio de Abreu Castelo Branco, que também era formado em cânones por Coimbra.
Também tenho a informação de que o Dr. Jorge quando jovem, pretendeu ordenar-se e chegou a tomar ordens menores, que lhe conferiu, no histórico Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, o bispo de Nankim, dom frei Manuel de Jesus e Maria (1735).
Do casal Dr. Jorge de Abreu C. Branco e Jacinta Tereza da Silva nasceram os seguintes filhos:
N 1) Eutrásia Leonor Guedes da Silva Sobral Abreu Castelo Branco.
N 2) Ana de Abreu Castelo Branco
N 3) José de Abreu Castelo Branco
N 4) Agostinho de Abreu Castelo Branco
N 5) Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco.
N 6) Francisco Jorge de Abreu Castelo Branco
N 7) Floriana de Abreu Castelo Branco
N 8) Domiciano de Abreu Castelo Branco
N 9) Germano de Abreu Castelo Branco
Sou descendente da N-5.E, a única alteração foi a inclusão, no nomes dos filhos do Dr. Jorge o apelido materno Silva.
Curioso é que todos os filhos, inclusive as fêmeas assinavam como acima está descrito, mesmo depois de casadas passaram, em grande parte, para os filhos e filhas o apelido Abreu Castelo Branco.
Tem ainda o fato de ser, nas Minas Gerais do século XVIII extremamente raro pessoas com apelidos familiares com mais de dois nomes. Esses meus Abreus Castelos Brancos eram quase que os únicos.
Abraços do
José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco, de Vizeu

#26433 | Vasconcelosminas | 12 set 2002 14:35 | Em resposta a: #26426

Meu caro Fernando,
Esqueci de lhe agradecer as animadoras informações sobre esses meus antepassados Abreu Castelo Branco.
Acrescendo que todos os filhos do Dr. Jorge de Abreu Castelo Branco se habitaram de genere na Sé de Mariana, Minas Gerais, sem que, no entanto, não informassem mais do que o nome dos avós paternos e maternos, por serem de conhecida família.
Abraços do amigo e parente
José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#26582 | 2910 | 15 set 2002 18:23 | Em resposta a: #26425

Caro Sr.Fernando de Sá Monteiro
Desculpem meter o bedelho mas por acaso o Felgueiras Gaio refere a ascendência Rebelo e Homem, desta gente ?

o meu obrigado
Óscar Caeiro Pinto

1-SIMÃO DE CAMPOS, natural de Viseu casou com ISABEL REBELO VIEIRA, Filhos :



2-D.MARIA DE CAMPOS, casou com DOMINGOS DIAS HOMEM, natural da Quinta do Freixo (Vouzela), termo de Lafões, filho de Diogo Dias Homem. Filhos :

3-Isabel Rebello, natural do lugar do Freixo em Lafões, casou com Luís da Cunha e Mello, F.C.R., filho de Alexandre da Cunha e Mello,F. C R., capitão-mor de Lafões e de Simoa de Azevedo Cabral. C.g. nos Abreu e Melo da Casa da Parezias.

3-António Rebello Tavares de Campos, natural de Viseu, capitão de cavalos, casou com Helena da Silveira de Eça, filha de Manuel da Silveira de Eça, natural da Esgueira. Filho :

4-Francisco Rebello da Silveira Eça, morador em Aveiro, Sr. da Quinta e Torre da Retorta, morgado do Chão, F.C.R., casou com Maria Baldaia de Miranda, filha única de Manuel Pinto de Leão, morgado de Nossa Senhora do Rosário da Torre de Chã, capitão de Infantaria, e de sua mulher D.Maria de Miranda, neta paterna de Afonso de Leão Pinto, Sr. da Torre de Chã, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão-mor de Ferreiros de Tendais, e de Maria Rodrigues de Figueiredo, neta materna de do Abade de Real, Manuel de Carvalho Baldaia. Tiveram por filha herdeira Isabel Violante da Silveira Eça, senhora da Quinta Torre da Retorta, casado com Francisco Pinto da Cunha de Sá.


3-TOMÉ REBELLO DE CAMPOS, natural de Corticô (Fornos de Algodres), casou com D.ANA DE MAGALHÃES, nascida na Quinta de Sá,( Felgueiras Gaio no costado 114, diz que é da Quinta da Retorta entre ambos os Rios) filha de António de Magalhães, e de sua mulher D.Margarida de Carvalho, neta paterna de Jorge de Magalhães, natural de Miragaia, Porto, (filho de Jorge Martins, Sr da Quinta de .......N) e de sua mulher D.Felipa da Cerveira Magalhães (filha de António Gonçalves Pereira e de sua mulher D.Maria Aranha de Magalhães )Filho :


4-JOÃO REBELLO DE MAGALHÃES, natural e morador na freg. de Cortiçô (Fornos de Algodres). Na habilitação para o Santo Oficio de seu neto diz que ele pertence a uma família de “cristão velhos e limpos de toda a infecta nação pessoas nobres que sempre viveram de suas fazendas sem que tivessem oficios nem ocupação alguma “.
Casou a 25/6/1645 com Dona BERNARDA TEIXEIRA DA SILVA DELGADO, nascida em 1629 na cidade do Porto, filha de Doutor Roque Teixeira da Silva, licenciado em Leis, advogado e conhecido homem das letras na cidade do Porto, onde foi Juiz dos Orfãos e de sua mulher (casados em 1625 na freg,. da Senhora da Victória) Maria dos Anjos Delgado Pinto, moradores na Rua de S.Domingos de frente a Nossa Senhora do Pé da Cruz, na dita cidade do Porto, neta paterna do Dr.António Teixeira da Silva, Advogado no Porto e de Ana André, neta materna de Domingos Delgado Pinto, natural de Penafiel (antigamente Arrifana de Sousa )e de Águeda Lopes de Figueiredo. Filhos nascidos em Cortiçô :

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#29494 | Vasco Jácome | 25 out 2002 19:09 | Em resposta a: #26582

Caro Óscar Caeiro Pinto

Infelizmente, parece que não. Alexandre da Cunha e Melo está no ttº de Abreus §26 N8, mas sobre seu filho só diz: Luís da Cunha e Melo c. c. D. Antónia ou Isabel Rebelo fª de Domingos Homem e de D. Mª de Campos C. G. que depois segue pelo §77.
Pelo menos, não remete para mais lado nenhum.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#64711 | Gil Campilho | 11 mai 2004 13:44 | Em resposta a: #26235

Caro José Roberto,

Nesta troca de informações, é dificil saber quais os elementos que acabam por ter interesse ou ser irrelevantes, assim, não custa enviar o que tenho sobre Castelo-Branco, de Viseu.

1- D. Paio, senhor de Paiva x com D. Inês Roiz

2- Vasco Pais de Catelo Branco

3- Martim Vaz de Castelo Branco, Alcaide Mor de Moura e Covilha, em tempos de El-Rei D. João II, a quem serviu nas guerras contra Castela

4- D. Maria Vaz de Castelo Branco x com Lourenço Eanes de Almeida, Alcaide Mor de Linhares e Castelo Mendo, por El-Rei D. Fernando, Fidalgo da Casa de El Rei D. João II e ser Reposteiro Mor

5- Martim Lourenço de Almeida, tio paterno do decepado x D. Maria de Ornelas

6- Lopo Vaz de Almeida, da Casa de D. joão II, serviu em Africa e Alcacer, com armas e cavalos à sua custa x D. Inês da Costa Tavares, sobrinha do Cardeal D. Jorge da Costa

7- Pedro Lourenço de Almeida, viveu em Nesperedo, Concelho de Povolide x D. Brites Rebela

8- Nicolau de Almeida Castelo Branco (ver em "Pedatura Lusitana" e Felgueiras Gayo, XIV, 130,131) x D. Joana de Figueiredo, filha de Jorge Mendes de Vasconcelos e mulher D. Melicia Cardosa

9- Lopo Vaz de Almeida Castelo Branco Vasconcelos x D. Maria de Figueiredo Borges Bandeira, filha de Diogo Borges de Figueiredo e mulher D. Isabel bandeira

10- Isabel Bandeira de Vasconcelos x Manuel Rebelo de Seixas Castelo Branco, referido na "Pedatura Lusitana" como Manuel Rebello de Viseu, filho de Manuel Antunes de Seixas, e sua mulher D. Maria de Almeida Castelo Branco (cuja ascendência ignoro)

11 - Jorge de Vasconcelos Bandeira, assistente do Correio Mor de Viseu, viveu na sua quinta de Marco António (hoje S. Caetano), junto a Viseu, onde em 1678 construiu uma capela, teve de Antónia Soares

12 - Urbano Antonio de Vasconcelos Bandeira, legitimado por carta de D. João V, x com D. Joana de Campos Rebelo

13- Dr. Alexandre Filipe de Vasconcelos Bandeira de Almeida, tomou posse, em 1743, como Mamposteiro dos Cativos X D. Maria Antónia Josefa Pinto Pereira Silveira e Almeida, filha de António Pinto Pereira, Capitão Mor da Vila do Botão e mulher D. Maria da Silveira

14- Dr. António da Silveira e Vasconcelos, baptizado em 18 de Agosto de 1743 x com D. Marcelina Tomasia Joaquina Correia Bulhões,

15 - Urbano Antonio Silveira Bulhões e Vasconcelos x com Antonia Ludovina Rita Fonseca Aragão, filha de José da Fonseca Aragão e D. Rita Bernarda de Almeida Fragoso

16- D. Maria Augusta Pinto da Silveira x com José Cardoso da Silva Burgos, com descendência, nomeadamente, na família Moraes Sarmento Campilho, a qual pertenço.

Esperando que alguns destes elementos possam ser úteis, apresento os meus cumprimentos

Gil Moraes Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#299773 | pedrolx78 | 14 mar 2012 01:54 | Em resposta a: #26292

Caro João,

Vou ressuscitar este tópico, espero que não leve a mal.

Eu também tenho em minha posse, o auto de justificação de nobreza de Bernardo de Abreu Castelo Branco(PT/TT/CCVC/004/0007/00024),que aliás está disponível para visualização online no site da Torre do Tombo:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=3909212

se ler com cuidado, vê que a introdução contém um erro em relação às gerações, confundindo o texto que vem nos documentos comprovativos da nobreza dos ascendentes de Bernardo de Abreu Castelo Branco.

Se ler com atenção os documentos, onde se realizam inquéritos a testemunhas várias, vê que referem que o requisitante, a partir dos dados dos assentos de baptismo dos avós de Bernardo de Abreu Castelo Branco (neste caso, foi José Rebelo de Castelo Branco, que serviu nas guerras da independência contra Espanha, com valor), tem como BISAVÔ Nuno de Rebello (Castelo Branco) e como AVÔ Miguel de Rebelo Castelo Branco.

Assim as gerações são as seguintes:


1 - Nuno Rebello (Castelo Branco) que consta em Felgueiras Gayo e na base de dados do geneall

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=184003

sabemos assim que casou com Ana de Figueiredo Castelo Branco, e pela CBA que foi Desembargador da vila de Viana (do Castelo?)

2 - Miguel Rebelo Castelo Branco c.c. Maria Barroza,

3 - Manuel Rebelo de Castelo Branco (já referenciado na CBA de Bernardo de Abreu) - abade que teve filho legítimo com esposa não identificada:

4 - José Francisco de Castelo Branco, abade na mesma igreja do pai, que teve como filho legítimo, com esposa não identificada:

5 - José Rebelo de Castelo Branco, valoroso soldado na batalha de c.c. Catarina de Bastos (como consta no CBA já que tem os assentos de baptismo dos avós de Bernardo de Abreu Castelo Branco), com geração

6 - Michaela Engrácia de Castelo Branco c.c. Jacinto Lopes Pinheiro, cuja descendência (que inclui Bernardo de Abreu Castelo Branco) pode ser seguida na base de dados do geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1172998

6 - e ainda José Rebelo de Castelo Branco, que suponho ser este que consta na base de dados

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1335706

que terá ido para o Brasil.

Assim, Bernardo de Abreu Castelo Branco é descendente de Miguel Rebelo de Castelo Branco, sendo este seu 5º avô, e Nuno Rebelo (Castelo Branco), seu 6º avô.

Corrija-me se interpretei erroneamente a Carta de Brasão.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelo Branco, de Vizeu

#299775 | pedrolx78 | 14 mar 2012 02:03 | Em resposta a: #299773

já agora,tanto Manuel Rebelo Castelo Branco, como seu filho José Francisco Rebello de Castelo Branco, foram abades da igreja de São Miguel de Queirã.

As testemunhas indicam, no entanto que todos os filhos são de legítimo matrimónio.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco, de Vizeu

#413906 | GPC40 | 15 abr 2019 12:50 | Em resposta a: #26292

Caro João de Castro Mello Trovisqueira

Sobre a CBA de 1795 de Bernardo de Abreu Castelo Branco, comparando com o que tenho em minhas pesquisas faço as seguintes observações entre colchetes:

1-Dr. Bernardo de Abreu Castelo Branco, natural de Viseu, Corregedor da Comarca de Guimarães.

2-dr. Carlos António de Almeida

3-Genoveva Feliciana Guedes de Abreu Castelo-Branco

4-Dr. António de Almeida

5-Ana Maria da Esperança

6-dr. Jacinto Lopes Pinheiro

7-Micaela Eugénia Castelo-Branco [irmã do pai do Dr. Jorge de Abreu Castelo Branco]

14-José Rebelo Castelo-Branco

28-Francisco Rebelo Castelo-Branco [aqui tenho outro José Rebelo Castelo Branco casado primeiro com Maria Sanches e depois com Catarina de Bastos, mãe dos descendentes aqui indicados]

56-Domingos Nunes Castelo-Branco [não está no que levantei; aqui tenho Francisco Rebelo Castelo Branco casado com Maria da Silva de Figueiredo]

112-Dr.Miguel Rebelo Castelo-Branco, Provedor da Comarca de Lamego [Aqui tenho o abade Manuel Rebelo Castelo Branco que teve filho com Maria Fernandes, solteira]

[Acrescento, mas não pesquisei, 224 – Dr. Miguel Rebelo Castelo Branco cc Marta Barrosa]

Melhores Cumprimentos.

Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

Família Castelo Branco, de Vizeu

#413907 | GPC40 | 15 abr 2019 13:12 | Em resposta a: #299773

Caro Pedro Teles,

Com relação a sua mensagem referente a CBA de Bernardo de Abreu Castelo Branco, acrescento entre colchetes meus comentários, em função do que pesquisei nos paroquiais de Viseu:

..........................

Assim as gerações são as seguintes:

1 - Nuno Rebello (Castelo Branco) que consta em Felgueiras Gayo e na base de dados do geneall

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=184003

sabemos assim que casou com Ana de Figueiredo Castelo Branco, e pela CBA que foi Desembargador da vila de Viana (do Castelo?)

2 - Miguel Rebelo Castelo Branco c.c. Maria Barroza [Maria ou Marta?]

3 - Manuel Rebelo de Castelo Branco (já referenciado na CBA de Bernardo de Abreu) - abade que teve filho legítimo com esposa não identificada: [A mãe era Maria Fernandes, solteira]

4 - José Francisco de Castelo Branco, abade na mesma igreja do pai, que teve como filho legítimo, com esposa não identificada: [trata-se de Francisco de Rebelo Castelo Branco, que casou com Maria da Silva de Figueiredo em Viseu em 11.08.1645. O José Francisco que foi abade, creio que era irmão. No casamento de José Rebelo Castelo Branco com Catarina de Bastos em 18.09.1679, consta que o noivo era filho de Francisco de Rebelo Castelo Branco e Maria da Silva]

5 - José Rebelo de Castelo Branco, valoroso soldado na batalha de c.c. Catarina de Bastos (como consta no CBA já que tem os assentos de baptismo dos avós de Bernardo de Abreu Castelo Branco), com geração

6 - Michaela Engrácia de Castelo Branco c.c. Jacinto Lopes Pinheiro, cuja descendência (que inclui Bernardo de Abreu Castelo Branco) pode ser seguida na base de dados do geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1172998

6 - e ainda José Rebelo de Castelo Branco, que suponho ser este que consta na base de dados

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1335706

que terá ido para o Brasil.

Assim, Bernardo de Abreu Castelo Branco é descendente de Miguel Rebelo de Castelo Branco, sendo este seu 5º avô, e Nuno Rebelo (Castelo Branco), seu 6º avô.

...........................
Cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen