Familias de Góis

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias de Góis

#26243 | APCB | 09 set 2002 15:01

Caros Colegas do Genea,
como me parece que poderá a vir a ser útil a existência de tópicos que se debrucem sobre familias relacionadas com determinado Concelho, abro aqui este tópico de troca de informações genealógicas sobre familias ligadas ao concelho de Góis(antigamente GOES).
Penso que seria interessante, que á semelhança do que já acontece com TOMAR, FERREIRA DO ZÊZERE, etc., outros tópicos concelhios viessem à luz do dia.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#26569 | areal | 15 set 2002 08:37 | Em resposta a: #26243

Caro Artur,

Em boa hora o faz, tenho uma pesquisa parada naquele concelho, os dados são:

Em 4 FEV 1807 casaram em S. Nicolau, Lisboa, Manuel Duarte Martins Carneiro, natural de S. Pedro (((da Varge dos Reis))), Goes, com Marianna Theresa, natural de Lisboa.

Ele era filho de Luiz Duarte Martins e Luiza Carneiro, que presumo fossem daquela naturalidade.

Agradeço alguma informação complementar.

Jorge Figueiredo dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#26573 | JCALD | 15 set 2002 12:10 | Em resposta a: #26569

Caro Jorge Figueiredo Santos,
A freguesia a que se refere deve ser:
Várzea de Góis (orago S. Pedro), concelho de Góis. Actualmente chama-se Vila Nova do Ceira. A mania de mudar o nome das terras a despropósito conduz a estas confusões.
A família Carneiro era bastante conhecida na freguesia.
Aconselho a leitura da revista «Arquivo Histórico de Góis» do Dr. Mário Paredes de Nogueira Ramos, recentemente reeditada, e que tem muitas informações genealógicas.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#32847 | jliberato | 06 jan 2003 18:43 | Em resposta a: #26243

Meu caro Abílio,
Um ramo aprciável dos meus costados provem de Góis: os antepassados da minha trisavó Maria Clara que , tendo nascido em Góis em 29-07-1830, casou em Santa Justa de Lisboa em 07-08-1858.
Um dos impedimentos ao aprofundamento destes ramos é não ter ainda conseguido encontrar o casamento de Manuel Luís Machado e Maria Simões. seriam ambos das Luzendas e tiveram um filho, Manuel, em Cazelhas, Góis em 29-04-1703.
Será que já ouviu falar nestes nomes?
De qualquer forma tenho umas boas dezenas de registos anteriores a 1830, todos referentes à minha família.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#33183 | areal | 12 jan 2003 14:59 | Em resposta a: #26573

Caro José Caldeira,

Finalmente a agradecer-lhe a informação sobre a Revista do Arquivo Histórico de Góis, leitura que tive a oportunidade de fazer na B. Nacional. Apesar de não ter sido conclusiva para o meu problema, trouxe-me várias pistas novas, que espero poder utilizar na pesquisa da família Carneiro.
Cumprimentos.
Jorge F. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#33193 | rmfrp | 12 jan 2003 17:44 | Em resposta a: #26569

Caro Jorge Figueiredo dos Santos:

Sobre a família Carneiro de Góis tenho os dados que se seguem.

1. Maria Carneiro e João Francisco, do lugar de Alvem, freguesia de Góis. Tiveram:
2. António Carneiro, que casou com Maria Luís, filha de António Luís e de Maria Manuel. Viveram em Cortecega, freguesia de Góis. Tiveram:
3. Margarida Carneiro, do lugar de Cortecega. Casou a 15.11.1757 em Góis com Lourenço Francisco, natural do lugar da Folgosa, da mesma freguesia, baptizado a 10.08.1723, filho de João Francisco e de Joana Fernandes.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Família Dias Nogueira, de Góis

#33691 | Portuguez | 19 jan 2003 12:49 | Em resposta a: #26243

Caro Abílio Cardoso Bandeira

Parabéns pela sua iniciativa, que a talhe de foice vou aproveitar. A mais velha das primas direitas de meu Pai, primeira neta de meus Bisavós paternos, foi casada com um médico que, embora depois de casado tenha vivido sempre em Mortágua, era de Góis.

O Dr. Aníbal Dias Nogueira, cujo nome principal era Dias, assinando-se geralmente apenas Aníbal Dias, foi médico do partido municipal snme no Campo de Besteiros, Tondela, aonde sua sogra residia tuberculosa (no Caramulo) grande parte do ano, e também em Santa Comba. Existe muita coisa sobre ele publicada o ano passado na Monografia de Mortágua, vila aonde foi muito activo. Pelos documentos que recolhi, foi com seus irmãos proprietário em Góis da firma "Dias Nogueira % Cia." e da Companhia de Papel de Goes, em Ponte do Sotam, além de fundador e proprietário da fábrica de rebuçados "Lanche", rebuçados com valor medicinal para suprir a falta de leite condensado para as crianças. Esta última indústria era em Mortágua. Os nomes dos seus pais tenho-os na escritura de separação de bens feita para o seu casamento, realizado este em casa de meus Avós, na Capela da Colmeosa, em 1905, com D. Maria Isabel Tenreiro Tavares Festas, sra. da Casa do Quintal do Meio, em Mortágua, * a 12 VII 1885, e que + tuberculosa aos 38 anos, em 18 I 1923. Tiveram uma filha única, de nome igual à mãe, sra. da Casa do Quintal do Meio, em Mortágua, que morreu s.s.g. depois de 1932 com coma diabético numa paragem em Coimbra, de regresso das termas de Castelo de Vide, e foi enterrada em Góis, junto à família paterna, i.é., Dias Nogueira.

Agradeço desde já a quem disposer de dados sobre esta família de Góis, e indústrias.
Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Nogueira, de Góis

#33715 | rgc | 19 jan 2003 15:34 | Em resposta a: #33691

Caro Alexandre Tavares Festas

Provavelmente,terá conhecimento do ARQUIVO HISTÓRICO de GÓIS-(2 vol.reed.1999,da autoria do DR.mÁRIO pAREDES rAMOS,com muita notícia de famílias de-GÓIS e limítrofes.Seu filho o Eng.João Nogueira Ramos,também tem dado valiosa contribuição para o estudo de -Góis-e dos Goes(portugueses e outros que se encontram espalhados pelo Mundo).E autor de um livro,que teve a gentileza de me oferecer-,Ao Longo Desta Ribeira-colectânea poética,com notas biográficas e genealógicas de D.Luís da Silveira,que foi senhor de GÓIS e também-Goes,se não me falha a memória e não posso confirmar agora.

Com os meus melhores cumprimentos,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Nogueira, de Góis

#33716 | jliberato | 19 jan 2003 15:35 | Em resposta a: #33691

Meu caro
A minha 4ª avó, Joaquina Nogueira, era de Góis , aonde nasceu em 15-06-1798. era filha de Manuel Luís e Maria Nogueira, ambos de Góis. Maria Nogueira, nascida em Outeiro, Góis, em 28-09-1754, era filha de João Nogueira Machado e Josefa Maria Bicha, casados em Góis em 31-1-1753.
João Nogueira Machado nasceu em Góis em 24-10-1717 e faleceu em 01-10-1787. Era filho de João Nogueira, primeiro a usar este nome na família, nascido em 13-01-1673 e falecido em 28-02-1749. Sempre em Góis.
É o que tenho de Nogueiras em Góis.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Nogueira, de Góis

#33779 | APCB | 20 jan 2003 13:28 | Em resposta a: #33691

cARO Alexandre Tavares Festas
Tenho alguns dados sobre a familía Dias Nogueira,pois um dos descendentes da mesma é meu primo por afinidade e reside em Góis, como aliás muitos outros descendentes dessa ilustre familía goiense.
Francisco Inácio Dias Nogueira, bisavô do meu primo(e penso que fundador da fábrica de papel da Ponte de Sotão) tem mesmo um busto no largo principal de Góis.
Brevemente aqui colocarei os dados que disponho sobre a familía
P.S. as novas limitações horárias do GENEA impossibilitam-me mais frequente contacto.
MAS ainda bem que este tópico tem tido "movimento"
Até breve.

Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

Dr. Aníbal Dias Nogueira, Médico, Góis e Mortágua

#33883 | Portuguez | 21 jan 2003 17:50 | Em resposta a: #26243

Caro Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Obrigado pelas suas boas notícias, e ajuda. Ao contrário do que muitas vezes oiçDepois da morte da sua filha única mandou erguer na Quinta de Cima, em Mortágua, um edifício para assistência infantil, o Jardim Escola Maria Isabel Festas Dias, em sua homenagem. Existe uma Rua Dr. Aníbal Dias junto a essa escola, posta a funcionar a seu pedido pelas filhas de João de Deus que geriam ainda na época a Escola João de Deus de Lisboa. A venda dessa quinta dos Tavares, por ele efectuada, permitiu a construção de todo um bairro novo em Mortágua, aonde actualmente se situa o hospital, e a feitura e funcionamento das instalações materno-infantis. Foi enterrado junto a sua mulher e filhos no jazigo da sua família em Góis.o dizer, os ramos sem descendência, ou com ela extinta, trazem informções preciosas para a compreensão da época e da estrutura familiar em bloco. Sou inteiramente contra a discriminação praticada geralmente contra o estudo e/ou apresentação dos casais s.g., ou com geração extinta, e ainda contra as pessoas solteiras, quantas delas de importância primordial no seu tempo e na sua época...

Neste sentido, recolhi mais dados dos meus documentos, que passo a expor: Aníbal Dias Nogueira * na vila, fregª e concelho de Góis c. de 1875 (visto ter casado com 29 anos em 29 04 1904 na capela da Colmeosa, Couto do Mosteiro, Santa Comba Dão - e não em 1905 como por lapso referi anteriormente) e + na Casa do Quintal do Meio, na fregª vila e concelho de Mortágua, depois de 1950. Era filho de Manuel Ignacio Dias e s.m. D. Maria José Augusta Nogueira, nomes conformes ao assento de casamento mas que sei serem mais extensos segundo a escritura de separação de bens que não encontrei ainda.

Depois da morte de sua filha, única chegada à idade de adulta, mandou erguer na Quinta de Cima, em Mortágua, um edifício para assistência infantil, o Jardim Escola Maria Isabel Festas Dias, em sua homenagem. Existe uma Rua Dr. Aníbal Dias junto a essa escola, posta a funcionar a seu pedido pelas filhas de João de Deus que geriam ainda na época a Escola João de Deus de Lisboa. A venda dessa quinta de sua mulher, herdada dos Tavares, por ele efectuada, permitiu a construção de todo um bairro novo em Mortágua, aonde actualmente se situa o hospital, e a feitura e funcionamento das instalações materno-infantis que projectou. Foi enterrado junto a sua mulher e filhos no jazigo da sua família, em Góis.

Gratos cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Dr. Aníbal Dias Nogueira, Médico, Góis e Mortágua

#33885 | Portuguez | 21 jan 2003 17:57 | Em resposta a: #33779

Caro Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Repito o posto anterior, que o GP poderia apagar, pois houve um problema com o corta e cola: "Obrigado pelas suas boas notícias, e ajuda. Ao contrário do que muitas vezes ouço, sou inteiramente contra a discriminação praticada geralmente contra o estudo e/ou apresentação dos casais s.g., ou com geração extinta, e ainda contra as pessoas solteiras, quantas delas de importância primordial no seu tempo e na sua época...

Neste sentido, recolhi mais dados dos meus documentos, que passo a expor: Aníbal Dias Nogueira * na vila, fregª e concelho de Góis c. de 1875 (visto ter casado com 29 anos em 29 04 1904 na capela da Colmeosa, Couto do Mosteiro, Santa Comba Dão - e não em 1905 como por lapso referi anteriormente) e + na Casa do Quintal do Meio, na fregª vila e concelho de Mortágua, depois de 1950. Era filho de Manuel Ignacio Dias e s.m. D. Maria José Augusta Nogueira, nomes conformes ao assento de casamento mas que sei serem mais extensos segundo a escritura de separação de bens que não encontrei ainda.

Depois da morte de sua filha, única chegada à idade de adulta, mandou erguer na Quinta de Cima, em Mortágua, um edifício para assistência infantil, o Jardim Escola Maria Isabel Festas Dias, em sua homenagem. Existe uma Rua Dr. Aníbal Dias junto a essa escola, posta a funcionar a seu pedido pelas filhas de João de Deus que geriam ainda na época a Escola João de Deus de Lisboa. A venda dessa quinta de sua mulher, herdada dos Tavares, por ele efectuada, permitiu a construção de todo um bairro novo em Mortágua, aonde actualmente se situa o hospital, e a feitura e funcionamento das instalações materno-infantis que projectou. Foi enterrado junto a sua mulher e filhos no jazigo da sua família, em Góis.

Gratos cumprimentos

Alexandre Tavares Festas"

Resposta

Link directo:

Agradecimento

#33905 | Portuguez | 21 jan 2003 20:39 | Em resposta a: #33715

Caro Rafael Carvalho

Receba o meu obrigado com os meus melhores cumprimentos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Família Nogueira, de Góis

#33907 | Portuguez | 21 jan 2003 20:44 | Em resposta a: #33716

Caro JLiberato

Obrigado pela informação.
Cumptos.

A. Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Aníbal Dias Nogueira, Médico, Góis e Mortágua

#33988 | JCALD | 23 jan 2003 10:54 | Em resposta a: #33885

Caro Primo Alexandre Tavares Festas:

Partilho da sua opinião sobre a importância dos ramos com geração extinta e dos elementos solteiros das famílias, por vezes mal tratados pelos genealogistas, quando não simplesmente desprezados.
Há já algum tempo que pensava em pedir-lhe elementos sobre a família do meu remoto parente Dr. Aníbal Dias Nogueira, casado com uma Senhora Tavares Festas. Foi, pois, com agradável surpresa que li as preciosas revelações que colocou neste tópico.
Eu apenas sabia o que foi publicado no «Arquivo Histórico de Góis» pelo Dr. Mário Paredes de Nogueira Ramos, primo co-irmão do Dr. Aníbal Dias Nogueira. Integrando essas informações com as suas, vê-se que se complementam. Tinha a data certa de nascimento, agora tenho também o local. Tinha o local e a data quase certa de falecimento, que confere com a sua informação. Tinha já a data do casamento, tenho agora também o local. Tinha a informação do nome ser apenas Aníbal Dias, o que confere com o nome da rua, mas possivelmente seria esse o nome abreviado por que era conhecido. Ficam assim resumidos os dados biográficos essenciais:

Dr. Aníbal Dias Nogueira, médico em Mortágua, nasceu em Góis a 28-1-1875, faleceu na Figueira da Foz a ..-9-1952 e casou na capela da Colmeosa, Couto do Mosteiro, Santa Comba Dão, a 28-9-1904 com D. Maria Isabel Tenreiro Festas, falecida em Coimbra a 18-1-1923, filha de João Tavares Festas e de D. Maria José Tenreiro. Filhos:
1. D. Maria nasceu a 29-6-1905 e faleceu a ..-6-1907.
2. D. Maria Isabel Festas Dias nasceu a 8-1-1907 e faleceu solteira a 14-10-1943.
3. João nasceu em Santa Comba Dão cerca de 1909 e faleceu com 9 meses.

Posso ainda complementar com a próxima ascendência do
1- Dr. Aníbal Dias Nogueira, 8.º dos 9 filhos de:
2- Manuel Inácio Dias, de Serpins, falecido a 26-6-1901, casado a 10-2-1855 com
3- D. Maria José Augusta, que também usou Maria Joaquina Augusta, * 21-1-1840, + 4-12-1884
4- Manuel Dias
5- Maria Simões
6- José Ramos Nogueira, * Góis a 5-2-1814,* Góis a 15-9-1891, c. Góis 8-7-1835 com
7- Joaquina Teresa das Dores * a 2-6-1812, + Góis a 2-5-1881

Esta última era 5.ª neta de António da Costa Negrão, alferes da Ordenança de Folques na 1.ª metade do século XVII e de sua 1.ª mulher Isabel da Costa. Eu sou 10.º neto do segundo casamento daquele António da Costa Negrão com Mariana da Costa.
Tem a data e local de nascimento de D. Maria Isabel Tenreiro Festas ? O nome dos pais está correcto ? E de onde eram ? Ficaria muito grato se me pudesse fornecer esses dados. E, já que estou em dia de importunar, o nome e naturalidade dos avós. Suponho que sejam seus parentes próximos.

Peço que me desculpe a impertinência das perguntas.

Um abraço

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Aníbal Dias Nogueira, Médico, Góis e Mortágua

#33989 | JCALD | 23 jan 2003 11:04 | Em resposta a: #33885

Caro Parente Alexandre Tavares Festas:

Só depois de enviar a mensagem anterior é que reparei na sua nº 33691, onde ficam respondidas algumas das perguntas que fiz.
Peço desculpa pela falta de atenção.
Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Aníbal Dias Nogueira, Médico, Góis e Mortágua

#34002 | APCB | 23 jan 2003 13:28 | Em resposta a: #33989

Caro JLiberato
As minhas desculpas em demorar a responder, estou em falta para com os intervenientes neste tópico, mas tenho IMENSAS dificuldades com as "novas" limitações horárias do GENEA.
Passando ao que interessa.
Em relação ao casamento de Manuel Luís Machado, depois de consultar o meu pequeno arquivo, apontamentos soltos, livros, etc.verifiquei que não o tenho, MAS, encontrei algo que poderá interessar-lhe.
Com relação a uns "Bandeiras Desentroncados" encontrei:
-MARIA BANDEIRA, natural dos Sequeiros(Arganil)
Casou em Góis a 24 de Abril de 1738 com JOSÉ SIMÕES, do lugar dos Caselhos(Góis), filho de MANUEL LUÍS MACHADO e de MARIA SIMÕES.
Que Tiveram(a Maria e o José), pelo menos os seguintes filhos:
-LUÍS, baptizado em Góis em 27 de Maio de 1740.
-JOSEFA,baptizada em Góis em 6 de Dezembro de 1743.

Está a ver, não localizei o casamento de Manuel Luís Machado e de Maria Simões, mas localizei um filho, o_JOSÉ SIMÕES,irmão do MANUEL, ambos dos Caselhos(talvez antigamente se escrevesse e Cazelhas) e dois netos do supra referido casal.
Espero que tenha interesse para a sua investigação.
Sempre ao dispor.
(tentarei voltar brevemente)

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Aníbal Dias Nogueira, Médico, Góis e Mortágua

#34008 | Portuguez | 23 jan 2003 14:05 | Em resposta a: #33988

Caro Primo José Caldeira

É engraçado como nos voltamos a encontrar!..., e antes de mais muito obrigado pelas suas informações que me vão poupar trabalho maçador, por Góis pertencer ao AUC, como sabe, além de haver aqui datas posteriores às dos assentos dos arquivos distritais, difíceis de obter sem fornecer as datas exactas, que nem sempre possuo. Caso tenha scanner, e se a notícia sobre Aníbal Dias na revista do Arquivo de Góis não for muito extensa e ma pudesse mandar, fico-lhe grato.

Também lhe agradeço se souber indicar-me o nº e data da dita revista do "Arquivo Histórico de Góis", para referenciar o meu trabalho.

Vamos então por ordem: em Mortágua, que eu saiba, não exerceu medicina senão a título particular. Foi realmente médico do partido municipal nos concelhos de Santa Comba e de Tondela. Também fui informado que residiu com sua Mulher em Coimbra, aonde esta morreu.

Não existe qualquer impertinência nas perguntas, passando ao seu último parágrafo, tendo em conta os numerosos erros ainda constantes nas páginas da base de dados aqui no Genea. Os que dizem respeito à minha família, paterna e materna, não foi ainda possível corrigir na sua totalidade, embora alguma coisa se tenha feito:

Minha Tia Isabel * na Casa do Quintal do Meio, fregª vila e concelho de Mortágua, em 12 VII 1885. O nome dos pais que consta no Genea está correcto, embora o pai, meu Tio João TF, fosse o filho do meio e não o primogénito, que era meu Avô António. As datas e locais estão correctas para ambos os pais, embora a Maria Manuela que lá aparece, cunhada de Aníbal Dias, se tenha chamado sim Maria Manuel. Os avós maternos, que forneci, estão correctos, o avô paterno, meu bisavô, chamou-se António Nunes de Leão Festas, * Vila Pouca, São Joaninho, extinto concº do Couto do Mosteiro, actualmente Santa Comba Dão, em 21 V 1818, tendo sido Presidente da Câmara de Mortágua; a avó paterna, D. Constança da Luz de Sousa Tavares * na Casa da Gândara, fregª de Vale de Remígio, concº de Mortágua, gémea de D. Carolina que mm, aos 8 VI 1827, e casou na capela da mesma Casa em 22 II 1859. A ficha refere-a como sra. da Casa da Gandara, tendo-o no entanto sido também da Casa da Colmeosa, que nos veio de sua Mãe, uma Varela, por aonde emparentava com seu marido.
Veja isto a partir da pg. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=28945, e caso deseje mais informações lhas prestarei com todo o gosto através do email.
Um abraço também para si do

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Filhos do Dr. Aníbal Dias Nogueira

#34011 | Portuguez | 23 jan 2003 14:39 | Em resposta a: #33988

PS: Esqueceu-me referir os filhos, que tanto quanto apurei, foram três:

1. D. Maria Clotilde, cuja data de nascimento não apurei ainda, e cujas fotografias possuo, sempre com menos de dois anos, realmente. Teve o nome de uma sua tia paterna (penso que madrinha). Deve ser quem designa com o nome de Maria, suponho.
2. D. Maria Isabel, sra. da Casa do Quintal do Meio, em Mortágua, * em 8 I 1907 às seis horas da manhã na Casa da Gândara, então de seu Tio Avô Dr. Joaquim Tavares Festas, médico assistente de toda a família. Morreu de coma diabético na fregª da Sé Nova, em Coimbra, em 14 X 1943, aonde pernoitava regressando das termas de Castelo de Vide. Enterrada em Góis, junto de seus pais e irmãos.
3. João, não lhe sabia o nome, mas faz sentido, foi o primeiro neto rapaz de meu Tio João TF, e tenho uma carta a lamentá-lo pela sua morte pouco tempo antes do 5 X 1910.
Fica portanto apenas uma vaga dúvida se a Maria que refere era como pensamos a Maria Clotilde, ou outra. Não sabe aonde esta nasceu? A conservatória de Mortágua não ma descobriu ainda. ATF

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#34014 | JCALD | 23 jan 2003 15:11 | Em resposta a: #32847

Caro JLiberato:

Caso não a tenha visto já, queira fazer o favor de consultar a mensagem 34002 abaixo, do senhor Abílio Cardoso Bandeira, que me veio endereçada por engano.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Filhos do Dr. Aníbal Dias Nogueira

#34017 | JCALD | 23 jan 2003 15:35 | Em resposta a: #34011

Caro Primo Alexandre Tavares Festas:

Muito grato pelas suas novas informações e pela prontidão da resposta. Não tinha ainda reparado que a sua família estava na base de dados do GP.
A revista Arq. Hist. de Góis foi publicada irregularmente de 1956 a 1971, em 12 tomos divididos por 2 volumes, sendo seu Director, Editor e Proprietário o meu parente Dr. Mário Paredes de Nogueira Ramos, que foi também o seu principal e quase exclusivo colaborador.
Dado o seu interesse foi recentemente reeditada pelo respectivo município.
O Dr. Mário N. Ramos era um escrupuloso genealogista, mas, infelizmente, nas gerações mais recentes, apresenta frequentemente só datas, omitindo os locais.
Suponho que a primeira filha do Dr. Aníbal Dias fosse a «sua» Maria Clotilde - há Clotildes do lado Dias Nogueira.
O meu scanner está um pouco obsoleto, pelo que se torna difícil digitalizar textos longos. Corrigir as gralhas é quase tão moroso como copiar através do teclado.
Vou, por isso, enviar-lhe pelo correio electrónico um capítulo do meu projectado livro, onde tenho toda a informação sobre esse ramo da família, baseado no AHG e complementado com investigação de minha autoria.
Um abraço e mais uma vez muitos agradecimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#34023 | APCB | 23 jan 2003 18:39 | Em resposta a: #33183

Caro Jorge Figueiredo dos Santos
Queira também desculpar a demora, mas tenho alguns dados sobre Carneiros do Concelho de Góis, mais que não seja porque uma das minhas trisavós se chamava JOAQUINA BANDEIRA CARNEIRO,que nasceu em Carvalhal Miudo(Góis) em Agosto de 1791, era filha de JOSÉ RODRIGUES e de MARIA BANDEIRA DO ROSÁRIO, e neta paterna de MANUEL RODRIGUES e de ANA CARNEIRO.
O PADRE que celebrou o casamento de Maria Bandeira do Rosário com José Rodrigues,em 10 de junho de 1777, era o padre BERNARDO JOSÉ CARNEIRO.
Tenho mais dados sobre Carneiros de Góis.
que terei muito gosto em ir transcrevendo assim que puder, caso lhe interesse.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#34024 | jliberato | 23 jan 2003 18:54 | Em resposta a: #34023

Caro Abílio Bandeira,
O meu Carneiro provavelmente não era de Góis, mas tinha relação com a terra.
Assim:
Sou descendente de uma Maria da Silva que nasceu em Góis em 14-05-1686. Era filha de Manuel da Silva de Santa Maria de Castelo Branco e de Luzia Francisca nascida em Vale de Moreiro, Góis em 26-04-1666. Casaram em Góis em 03-06-1685. Maria da Silva era neta paterna de Pedro Carneiro e Domingas da Silva.
É em função deste Pedro Carneiro que lhe estou a escrever. Conhece o nome ou algum outro?
Um abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

80 antepassados de Góis

#34049 | jliberato | 24 jan 2003 14:06 | Em resposta a: #26243

Caros confrades
Já fiz várias intervenções neste tópico, mas decidi produzir uma informação mais sistematizada.
Assim os meus antepassados de Góis são os ascendentes da minha trisavó Maria Clara, nascida em Góis em 29-07-1830. Casou em Lisboa com Manuel José Gonçalves, da Galiza, em 07-08-1858. Era filha de Leonardo Fernandes Claro e Joaquina Nogueira, ambos de Góis.
Na freguesia de Góis e além dos mencionados, disponho de informação àcerca dos meus seguintes antepassados (por casal):
José Maria Fernandes Claro e Teresa Duarte
Manuel Luís e Maria Nogueira
José Fernandes "Sorna" e Margarida Francisca
Manuel Fernandes e Maria das Neves
João Afonso e Margarida Francisca
Simão Fernandes e Maria Luís
António Afonso e Mariana Francisca
Manuel Francisco
Simão Fernandes e Maria Álvares
Francisco Luís e Isabel Francisca
Simão Afonso e Maria Nogueira
António Moniz e Madalena Francisca
Pasqual Duarte e Teresa Joana da Cunha
Manuel Duarte e Maria Fernandes
Pdre. José da Cunha de Figueiredo e Maria da Silva
Simão Fernandes e Maria Simões
Manuel da Silva e Luzia Francisca
António Francisco e Maria Francisca
António Francisco e Isabel Gaspar
Manuel João e Luzia Francisca
Manuel Luís Grilo e Maria Lopes
Manuel Luís Machado e Maria Simões
Manuel Lopes Grilo e Catarina Fernandes
Manuel Afonso e Maria Fernandes
João Martins e Maria Fernandes
Manuel Rodrigues e Maria Martins
Manuel Martins e Maria Carvalha
João Nogueira Machado e Josefa Maria Bicha
João Nogueira e Ana Machada
António Gonçalves Bicho e Maria Francisca
José Afonso e Esperança Francisca
Padre João Leal Franco e Ana Martins
Padre Manuel Gonçalves Bicho e Catarina Fernandes
Domingos Gonçalves e Maria Francisca
António Leal Franco e Lourenço Martins
Lourenço Martins e Maria Fernandes
Simão Martins e Lucrécia Fernandes
Cosme Fernandes e Maria Fernandes

Todos estes nomes (cerca de oitenta!) com registos entre 1630 e 1830 na sede da freguesia e em Liboreiro, São Martinho, Nogueiro, Casal, Várzea Grande, Outeiro, Vale de Moreiro, Vale de Maceira, Piães, Vale do Godinho, Luzendas, Cazelhas, Aigra Nova e Cimo do Alvém.
Procuro em especial o casamento de Manuel Luís Machado e Maria Simões, ambos das Luzendas, que tiveram um filho Manuel em 29-04-1703. Podem ter casado em freguesias limítrofes.
Estou à disposição para dar informações sobre todas as pessoas mencionadas e estou muito interessado em cruzar informação com outros confrades que se dediquem também a Góis.
Melhores cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: 80 ANTEPASSADOS DE GÓIS

#34061 | APCB | 24 jan 2003 16:35 | Em resposta a: #34002

Caro JLIBERATO.
Não sei se já notou a minha resposta mais acima situada.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: 80 ANTEPASSADOS DE GÓIS

#34070 | jliberato | 24 jan 2003 17:46 | Em resposta a: #34061

Muito obrigado. Não tinha notado quando contribuí com a minha lista mais exaustiva. Ainda não pude analisar os seus elementos, o que farei assim que possa.
Reconhecido
JLiberato

Resposta

Link directo:

Manuel Luís Grilo

#34130 | jliberato | 26 jan 2003 12:57 | Em resposta a: #34002

Meu caro Abílio Bandeira,
Agrdeço-lhe os elementos que me enviou que são bem interessantes.
O José Simões (é seu antepassado?) era então irmão do meu Manuel Luís Grilo.
Resta saber do casamento dos pais (Manuel Luís Machado e Maria Simões). Hei-de tentar a minha sorte em Vila Nova de Ceira, dado que Luzendas, o lugar de onde provinham se encontrar junto ao limite desta freguesia. Tem alguma coisa sobre esta freguesia?
Outra coisa curiosa é o nome de Grilo. Conhece outros Grilos na mesma região e época?
Um abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#34747 | areal | 02 fev 2003 14:48 | Em resposta a: #34023

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

as demoras nesta matéria são insignificantes face à celeridade com que percorremos séculos para trás e outra vez para a frente, descendo por umas linhas, subindo por outras; agradeço-lhe a informação de que dispõe, mas estou ainda um "passo" atrás da informação de que preciso.

Aquela minha 5ª avó Luiza Carneiro, que casa um filho em S. Nicolau, Lisboa em 1807 e era casada com um Luiz Duarte Martins provavelmente também da Várzea de Goes, aliás ambos apelidos comuns na região, carece de uma pesquisa de mais uma geração para trás, a filiação dela talvez me resolva o problema.
Confirme-me por favor o caminho da sua pesquisa, calculo que seja "um" Arquivo Distrital de Coimbra que desconheço, se for o caso e me quizer dar algum conselho para a pesquisa fico agradecido.
Cumprimentos.
Jorge Figueiredos dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#34839 | FJCSAC | 04 fev 2003 13:21 | Em resposta a: #34049

Caro JLiberato ?

Com a preciosa informação de José Caldeira vim a verificar, que tenho um ramo da minha família que casou em Gois.

Manuel Homem de Carvalho * Casal de S.Pedro b. Teixeira cc a 25.10.1730 em Gois com Margarida Josefa Bernarda da Costa * em Nogueiros,Gois, filha de Gaspar Luís * Nogueiros,Gois e de Sebastiana da Costa * em Gois.

Tem alguma informação sobre esta gente?

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#34943 | camisao65 | 06 fev 2003 09:22 | Em resposta a: #26243

Caros colegas,

Gostava de receber informações sobre o Lugar de Alvém, em Gois, e da freguesia de Álvares, no mesmo Concelho.
Se algum dos colegas possuír dados sobre estas duas localidades, agradecia desde já o favor de comunicar.
E faço notar que o registo que possuo é de 1933, caso seja importante.

Cordiais cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

Alvem

#34947 | jliberato | 06 fev 2003 10:21 | Em resposta a: #34943

Tenho uma antepassada de Cimo de Alvém. Mas nasceu em 1680.
Trata-se de Ana Machada n. 26-05-1680, casada em Góis com João Nogueira em 05-03-1715 e falecida em 15-11-1751. Era filha de João Leal Franco e de Ana Martins.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#34950 | camisao65 | 06 fev 2003 10:38 | Em resposta a: #34947

Caro JLiberato,

Os nomes são:

José Maria Baptista, de Alvém, nascido por volta de 1898, proprietário, e Maria Joaquina, natural de Álvares, nascida em 1895, também proprietária.
Pelo menos, assim reza o registo.

Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#34968 | APCB | 06 fev 2003 13:25 | Em resposta a: #34950

Caro Luís Camizão,
Àlvém é uma pequena povoação situada a cerca de 2Km de Góis(onde aliás passo 2 vezes por dia).
Cimo de Alvém, fica precisamente "por cima"
de Alvém, a cerca de 2/3km desta última.
As datas que indica são bastante recentes, mas vou ver o que tenho e depois alguma coisa direi.

P.S. aliás, também em relação a outros intervenientes neste tópico,direi, aproveitando esta oportunidade, que ando a consultar o meu pequeno "Arquivo" e em breve voltarei com notícias, mas hoje em dia...todo o tempo é pouco.

Cumprimentos...
Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#34970 | camisao65 | 06 fev 2003 13:45 | Em resposta a: #34968

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Desde já agradecido pela ajuda, que concerteza vai ser preciosa!


Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#34975 | APCB | 06 fev 2003 15:36 | Em resposta a: #34968

Caro Luis Camizão,
muito mais rápido do que eu pensava, aqui vai...
-JOSÉ MARIA BATISTA,faleceu em 4 de Maio de 1950 em Alvem, com a idade de 87 anos.
era filho de JOSÉ BATISTA e de MARIA CARVALHO(ou Carvalha) era casado com MARIA JOAQUINA, que em 1950 tinha 70 anos de idade, e que era natural de Alvares-Góis.
o dito JOSÉ MARIA BATISTA foi casado em 1ªs núpcias com AUGUSTA BRAZ(de quem tenho mais dados)
teve os seguintes filhos:
DO 1º MATRIMÓNIO:
-PRECIOSA DE JESUS, casada com PEDRO DOMINGOS, ambos já falecidos em 1950 e que tiveram os seguintes flhos(netos do José Maria Batista)
-ALICE DE JESUS, casada com BENJAMIM BATISTA CASTELO.
-JOÃO DOMINGOS, casado com ILDA CASTANHEIRA.
-LUCINDA DE JESUS, casada com ALBERTO DOMINGOS.
-CONSTANTINO DOMINGOS,
-JÚLIA DE JESUS, casada com ALBERTO SERRA BATISTA.
-DEOLINDA DE JESUS.
(CONT. DOS FILHOS DO 1º CASAM.)
-MARIA EMILIA BATISTA, casada com CARLOS CASTELO.
-AUGUSTO BATISTA, casado com AURORA DOS SANTOS SERRA.
**********************************
FILHOS DO 2º MATRIMÓNIO:

-DELFINA DA CONCEIÇÃO, casada com ARISTIDES ROSA.
-DEOLINDA DE JESUS,casada com MANUEL FERREIRA, já falecida em 1950, mas que deixou os seguintes filhos(netos do José Maria Batista)
-MARIA ODETE DE JESUS FERREIRA.
-GEORGINA ALICE DE JESUS FERREIRA.

(CONT. DOS FILHOS DO 2º CASAM.)

-JAIME BATISTA, casado com MARIA ROSA.
-AUGUSTO BATISTA.
-cecilia maria batista, CASADA COM ANDRÉ RODRIGUES SIMÕES.

De momento, no tempo que tenho disponivel, é o que posso enviar, espero que seja útil.

cumprimentos.
Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#34980 | camisao65 | 06 fev 2003 16:06 | Em resposta a: #34975

Caro Abilio Cardoso Bandeira,

Nem imagina como!! Já viu, e neste caso falo de alguém que não eu, que não conhecia nada da família! Vão ser óptimas novas!
E a minha gratidão não tem limites!

Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#34985 | APCB | 06 fev 2003 17:16 | Em resposta a: #34980

Caro Luis Camisão,
Ainda bem que lhe foram úteís estas informações.
Agora com um pouco mais de calma, posso ainda acrescentar o seguinte:
Por falecimento do referido JOSÉ MARIA BATISTA, em 1950, correu termos no Tribunal Judicial da Comarca de Arganil um Inventário Orfanológico que se encontra ainda arquivado no arquivo do respectivo Tribunal(nº2194-Maço nº97-do ano de 1950).
Por falecimento da 1ª mulher(AUGUSTA BRAZ)falecida por volta de 1900, correu também inventário que provávelmente estará no Arquivo Distrital de Coimbra(U.C.).
De todos os descendentes que mencionei na minha anterior mensagem, todos aparecem a residir em Lisboa(tenho disponível até as moradas, mas referentes a 1950!), com excepção de AUGUSTO BATISTA(do 1ºcasamento), casado com AURORA DOS SANTOS SERRA. E de CECÍLIA MARIA BATISTA,(do 2º casamento)casada com ANDRÉ RODRIGUES SIMÕES,os quaís, em 1950, ainda residiam em Alvém-Góis, é pois possível que ainda lá residam, ou descendentes dos mesmos.

espero que este pequeno "aditamento" tenha alguma utilidade e disponha sempre.

cumprimentos.
Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#34988 | camisao65 | 06 fev 2003 17:47 | Em resposta a: #34985

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Se não for abusar da sua boa vontade, agradecia que facultasse as moradas, pois este assunto, como pode imaginar, mexe muito com a pessoa em causa, neste caso a minha companheira, e todas as informações são importantes.

E já agora, como posso obter as informações que se encontram no Tribunal Judicial da Comarca de Góis, e no A.D de Coimbra?

Mais uma vez, muito obrigado

Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#35044 | camisao65 | 07 fev 2003 10:24 | Em resposta a: #34985

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Por uma questão de justiça para consigo, comunico-lhe que a pessoa que procura estas informações, chama-se Anabela de Jesus Ferreira, e pelos dados que amavelmente me transmitiu, é bisneta do José Maria Baptista, pela parte do segundo matrimónio.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#35057 | APCB | 07 fev 2003 13:01 | Em resposta a: #35044

Caro Luiz Camisão,
como por certo entenderá, não me parece muito correcto colocar aqui as moradas de pessoas que nem sequer conheço(apesar de serem as moradas dos mesmos à data de 1950)no entanto, se quiser,poderá contactar-me por telefone, sempre depois das 19:00 horas, para o nº239.99.53.20.
Em relação ao processo de inventário ele é da Comarca de Arganil(a Comarca de Góis,infelizmente, já foi extinta à muitos anos)e pode ser consultado por qualquer pessoa na Secretaria do referido Tribunal. Eu, por acaso, tenho cópia das partes em que se identificam os interessados no inventário, e aliás, ainda ontem estive com o próprio processo nas maõs.

Sem tempo para mais.
Cumprimentos
Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Alvem

#35061 | camisao65 | 07 fev 2003 13:28 | Em resposta a: #35057

Caro Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Tem toda a razão! De facto, não seria correcto.
Mais tarde, entrarei em contacto consigo.

Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#35132 | ligiaportovedo | 08 fev 2003 00:44 | Em resposta a: #34049

Caro JLiberato,
Li a sua mensagem e verifico que há alguns nomes em comum com os que estou a pesquisar.
Os que tenho de Góis são:
António Nogueira Ferreira e Maria Antunes (de Alpedrinha)
Manuel Moniz e Isabel Nogueira
António da Silva e Rosa Maria Nogueira
Manuel da Silva Cordeiro (de Castelo Branco) e Luzia Francisca
Francisco da Silva e Josefa Ribeiro
Padre Manuel Ribeiro (de Coimbra) e Catarina Fernandes
Manuel da Silva e Arcângela Maria Bicha
Padre Manuel Gonçalves Bicho e Catarina Fernandes
Dionísio Francisco Nogueira e Maria dos Santos Marques

Quanto à sua mensagem, ocorrem-me algumas curiosidades:
- Catarina Fernandes, casada com Manuel Lopes Grilo, é a mesma que tem uma ligação com os Padres Manuel Gonçalves Bicho e Manuel Ribeiro?
- O Manuel da Silva, casado com Luzia Francisca, é de Castelo Branco? Se é, o que sabe dele? E dela?
- António Moniz terá um irmão Manuel Moniz? Se sim, de quem são filhos?
- A Luzia Francisca casada com Manuel João é a mesma que está casada com Manuel da Silva?
- Dispõe de alguma data para os Nogueiras, de modo a permitir ver se poderão ser aparentados com os meus?

Quanto aos meus familiares, e se algum dos registos que mencionei interessar, estarão à sua disposição todas as informaçoes que possuo.
Os meus cumprimentos,
Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Alvem-agradecimento

#35182 | anabelaferreira | 09 fev 2003 16:37 | Em resposta a: #35057

Caro Abilio Pinto e Cardoso Bandeira,

Agradeço todos os dados que enviou para o Luís Camizão.
São muito importantes para o desenrolar das minhas pesquisas.

Cumprimentos
Anabela de Jesus Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#35192 | jliberato | 09 fev 2003 17:54 | Em resposta a: #35132

Lígia
A sua mensagem despertou-me imenso interesse.
Com efeito temos pelo menos dois casais em comum: o Manuel da silva e a Luzia Francisca; e o Padre Manuel Gonçalves Bicho. São seua ascendentes? Gostaria de trocar consigo as respectivas descendências até à actualidade mas por e-mail directo. O meu é jliberato@europarl.eu.int
Quanto às suas perguntas:
-A Catarina Fernandes da relação com o Padre Manuel Gonçalves Bicho é outra. Para além de serem de aldeias diferentes a do Manuel Lopes Grilo nasceu em 28-11-1706 e a do padre teve o filho em 07-11-1694.
- O Manuel da Silva era de Santa Maria de Castelo Branco. Era filho de Pedro Carvalho ou Carneiro (na sua mensagem fala-se de Cordeiro- é a sua leitura?) e Domingas da Silva. Casou em Góis em 03-06-1685
-Não tenho notícia de um irmão de António Moniz nem do nome dos pais.
-Da Luzia Francisca, casada com Manuel da Silva, não tenho notícia de outro casamento.
-Quanto aos Nogueiras, o primeiro que tenho é o João Nogueira nascido em Góis em 13-01-1673. A última que tenho é Joaquina Nogueira nascida em Góis em 15-06-1798, que casou com Leonardo Fernandes Claro. Os filhos já não usaram o nome.
A sua investigação baseou-se nos paroquiais ou teve outras fontes? Sabe algo sobre o Padre Manuel Gonçalves Bicho?
Aguardando a sua resposta.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#35234 | JCALD | 10 fev 2003 11:49 | Em resposta a: #34747

Caro Jorge Figueredo dos Santos:

Folheando os meus apontamentos da Várzea de Góis, encontrei o casamento de uma irmã do seu antepassado Manuel Duarte Martins Carneiro:
Luísa Carneiro c. Várzea de Góis 11-6-1806 c. João Travassos, de Chão dos Santos, Várzea de Góis, filho de Manuel Travassos e de Bernarda Maria de Jesus.
Neste assento de casamento Luísa Carneiro e seus pais vêm referidos como sendo naturais do lugar do Carapinhal, fregª da Várzea de Góis.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Alvem-agradecimento

#35238 | APCB | 10 fev 2003 13:32 | Em resposta a: #35182

Cara Anabela Ferreira,
não tem nada que agradecer, penso que é para este intercâmbio útil e saudavel que existe o GENEA.
Se quiser, tenho cópia das partes do processo do inventário, que antes referi, das partes com interesse genealógico óbviamente, que lhe poderei enviar, bastando que me informe do local para onde quer que lhe as envie, o que poderá fazer através do meu contacto, acima referido, ou de outro que queira.
Sempre ao dispor.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Alvem-agradecimento

#35252 | camisao65 | 10 fev 2003 16:19 | Em resposta a: #35238

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Escrevo em nome da Anabela, uma vez que ela, encontra-se hoje fora de Lisboa, para pedir o favor de enviar os dados para o seu mail pessoal, que é, (e tem que ser assim codificado, pois não podemos dar os mails no Forum):

anabelapontojotapontoferreiraarrobanetcabopontopt

Se achar que é mais seguro de outra maneira, também o posso contactar pelo telefone que indicou, mas infelizmente só amanhã.

Cumprimentos

Luís Camizão

P.S. Brevemente, vamos a Góis, e será um prazer marcar um encontro consigo, se acaso estiver disponível

Resposta

Link directo:

RE: Alvem-agradecimento

#35268 | artur41 | 10 fev 2003 18:23 | Em resposta a: #35182

Anabela,


Estou muito contente por te ver aqui no Fórum. Ainda bem que se "fêz luz"!


Um beijo para ti do,

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Alvem-agradecimento

#35278 | anabelaferreira | 10 fev 2003 19:56 | Em resposta a: #35268

Artur,

Espero que esteja tudo bem contigo e com a tua mãe.

Um beijo para ti e para a tua mãe da,

Anabela Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Alvem-agradecimento

#35394 | anabelaferreira | 12 fev 2003 21:38 | Em resposta a: #35238

Caro Abilio Cardoso Bandeira,
Peço-lhe imensa desculpa pelo lapso do mail pessoal anapontojotapontoferreiraarrobanetcabopontopt

Cumprimentos

anabela Jesus Ferreira

Resposta

Link directo:

Bichos de Nogueiro

#35408 | jliberato | 13 fev 2003 08:32 | Em resposta a: #34839

Meu caro Francisco Álvares de Carvalho,
Não infelizmente não tenho.
Tenho sim um ramo desta aldeia (Nogueiro), mas com outros nomes. Giram à volta do apelido Bicho, que tem origem no Padre Manuel Gonçalves Bicho, que teve geração.
Assim a minha antepassada Josefa Maria Bicha nasceu em 26-09-1725 era filha de António Gonçalves Bicho (de Nogueiro) e de Maria Francisca. Neta paterna dO citado padre e de Catarina Fernandes (de Nogueiro).
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Bichos de Nogueiro

#35423 | FJCSAC | 13 fev 2003 12:31 | Em resposta a: #35408

Caro JLiberato

De qualquer forma obrigado.

Fac

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros em Góis

#35666 | areal | 16 fev 2003 17:35 | Em resposta a: #35234

Caro José Caldeira,

Foi um prazer receber mais uma vez uma sua preciosa informação.

Corrije-me mais uma vez a trajectória, para a sempre adiada ida a Coimbra ao Arquivo da Universidade, em que o tempo vai ser escasso, apelo que, quanto melhor definido o objectivo maiores as probabilidades de êxito.

Considerando, que tenho a data do casamento do Manuel Duarte Martins Carneiro (1807, Cartaxo, Pontével), vou apontar a pesquisa do seu baptismo para antes de 1790 em Góis, V.N.Ceira - S. Pedro e em paralelo o casamento dos pais, Luis Duarte Martins e Luiza Carneiro no mesmo período e na mesma freguesia, porque presumo que a indicação do lugar Carapinhal é apenas um dado preciso de localização.

Resumindo, apesar de ter como naturalidade do Manuel DM Carneiro, S. Pedro, Várzea de Góis e dos pais Carapinhal, Várzea de Góis, em termos de registo paroquial suponho que devem corresponder à mesma freguesia. Será que a sua experiência confirma esta asserção?

Cumprimentos,
Jorge Figueiredo dos Santos

Resposta

Link directo:

Familia Claro de Góis

#35729 | jliberato | 17 fev 2003 13:27 | Em resposta a: #26243

Caros confrades,
Em Góis tenho três gerações de Claros.
Assim, o primeiro a usar o nome de Claro na família foi:
1.José Maria Fernandes Claro, natural do Casal, Góis, aonde nasceu em 03-09-1755. Era filho de José Fernandes Sorna e de Margarida Francisca. Casou com Tersa Duarte, de Várzea Grande, Góis, e teve:
2.Maria n. 10-01-1789
2.Francisco n. 08-07-1791
2.Joaquim n. 29-08-1793
2.Joaquim n. 27-10-1795
2.Manuel n. 28-02-1800
2.Leonardo, que segue.

2.Leonardo Fernandes Claro, natural de Góis, nasceu em 16-08-1803. Casou com Joaquina Nogueira. E teve:
3.Maria, que segue
3.Antónia n. 26-01-1834

3.Maria Clara, última a usar o nome, nasceu em 29-07-1830 e foi casar em Santa Justa de Lisboa com Manuel José Gonçalves, natural de San Salvador de Sobrada, Galiza, em 07-08-1858. Com descendência até hoje.

Se alguém tiver elementos sobre esta família teria muito gosto em trocar informação.

Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros em Góis

#35745 | JCALD | 17 fev 2003 16:21 | Em resposta a: #35666

Caro Jorge Figueiredo dos Santos:

Confirmo, para o caso de não ter sido bem claro, que Carapinhal é uma das povoações da freguesia da Várzea de Góis (hoje Vila Nova do Ceira), concelho de Góis. S. Pedro é o orago da freguesia.

Os registos paroquiais dessa freguesia estão microfilmados e poderá consultá-los nas Bibliotecas Genealógicas da Igreja Mórmon, enquanto não vai a Coimbra.

Pela sua mensagem concluo que a família Carneiro de Pontével é originária da Várzea de Góis. Conheço relativamente bem Pontével e em tempos fiz alguma investigação genealógica sobre famílias de lá e realmente não me lembro de ter encontrado Carneiros no passado.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Fernandes de Góis

#35847 | jliberato | 18 fev 2003 15:54 | Em resposta a: #26243

Caros confrades,

Tenho um ramo de Fernandes em Góis, que começa em Simão Fernandes, que teve uma filha em 1634 e termina em Leonardo Fernandes Claro, último a usar o nome, que nasceu em 1803. Esta família viveu em Vale de Maceira e depois no Casal, vindo a fixar-se na sede do Concelho.
A descendência desenvolve-se assim:

1 Simão Fernandes cas. Maria Álvares. E teve:
2.Maria baptizada em 15/1/1634 ,
2.Simão, que segue
2.Catarina b 12/12/1641

2 Simão Fernandes n. 18-12-1635 Vale de Maceira, Góis
cas. Maria Luís em 03-05-1672 em Góis n. 04-08-1639 Piães , Góis. E teve:
3.Maria nascida em 24/11/1677 ,
3.Manuel, que segue
3.Ana nascida em 1/5/1683

3 Manuel Fernandes n. 16-10-1672 Vale de Maceira , Góis
cas. Maria das Neves cas. 11-01-1696 Góis n. 21-12-1670 Corterredor , Cadafaz , Góis. E teve:
4.Maria nascida em 31/1/1694 , baptizada pelo Pdre. António Leal Franco, Comissário do Santo Ofício ;
4.Mariana nascida em 21/12/1696 ;
4.Manuel, nascido em 23/12/1696 ;
4.Luísa, nascida em 30/7/1699
4.Eduardo nascido em 20/10/1701
4.José, que segue .

4 José Fernandes Sorna n. 09-04-1702 Casal, Góis f. 26-01-1767 Góis
cas. Margarida Francisca em 12-11-1743 em Góis n. 23-01-1725 Vale de Moreiro , Góis f. 15-02-1767 Góis
Padrinhos : José Barreto e Bernardo Barreto , procuradores de sua mãe D. Maria Teresa de Barreto, mulher do Cap.-Mor António Barreto Perdigão. E teve:
5. José, que segue

5 José Maria Fernandes Claro n. 03-09-1755 Casal , Góis
cas. Teresa Duarte n. 22-10-1760 Várzea Grande , Góis. E teve:
6.Maria nascida em 10-01-1789;
6.Francisco nascido em 8/7/1791;
6.Joaquim nascido em 29/8/1793;
6.Joaquim nascido em 27/10/1795;
6.Manuel nascido em 28/2/1800.
6.Leonardo, que segue

6 Leonardo Fernandes Claro n. 16-08-1803 Góis
cas. Joaquina Nogueira n. 15-06-1798 Góis

Alguém sabe algo sobre estes nomes?

Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

Familia Duarte, de Góis

#35942 | jliberato | 19 fev 2003 18:21 | Em resposta a: #26243

Caros amigos,

Continuando a pôr no Forum uma parte do meu acervo de Góis, passo a descrever o meu ramo Duarte.

1 Manuel Duarte
cas. Ana Marques. E teve:
2.Manuel, que segue
2.Mariana, baptizada em 14-12-1679
2.Luzia, Baptizada em 13/10/1682 .


2 Manuel Duarte n. 29-09-1677 Sequeiros , Celavisa , Arganil
cas. Maria Fernandes (n. 03-11-1680 Vale de Godinho , Góis) em 13-08-1702 em Góis. E teve:
3.Teresa nascida em 6/3/1715
3.Paulo nascido em 23/5/1723
3.Pascoal, que segue


3 Pascoal Duarte n. 13-04-1727 Góis
cas. Teresa Joana da Cunha (n. 06-08-1721 Góis, f. 09-02-1788 Góis) em 11-05-1745 em Góis. Os pais moravam num moínho. E teve:


4 Teresa Duarte n. 22-10-1760 Várzea Grande , Góis
cas. José Maria Fernandes Claro n. 03-09-1755 em Casal , Góis.

Teresa Duarte, minha 5ª avó, foi a última a usar o nome na família.

Melhores cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues de Góis e outros

#35985 | JCALD | 20 fev 2003 10:54 | Em resposta a: #26243

Caro Abílio Cardoso Bandeira:
Seguindo com alguma assiduidade os debates deste tópico, tenho podido apreciar os seus profundos conhecimentos sobre as linhagens de Góis. Tomo, por isso, a liberdade de lhe perguntar se me sabe dizer alguma coisa acerca da seguinte família:

António Rodrigues «Sail», natural do Saíl, S. Martinho da Cortiça, Arganil, filho de Manuel Rodrigues e de Maria da Cunha, cuja ascendência já está estudada,
casou em Góis a 21-8-1856 com
Jacinta das Dores, nascida na vila de Góis, filha de António Francisco (talvez da Folgosa) e de sua mulher Mariana de Jesus, tinha sido casada primeira vez, embora o assento de casamento não dê o nome do primeiro marido.

Era precisamente sobre a identificação do primeiro marido de Jacinta e da sua família, que eu gostaria de ter mais informações. Poderá ajudar-me?

Antecipadamente grato,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Nogueiras de Góis

#36079 | jliberato | 21 fev 2003 11:23 | Em resposta a: #26243

Caros confrades,

Abordo hoje os meus Nogueiras de Góis.
O mais antigo é João Nogueira, filho de José Afonso e de Esperança Francisca. A descendência desenvolve-se assim:


1 João Nogueira n. 13-01-1673 Góis f. 28-02-1749 Góis
cas. Ana Machada (n. 26-05-1680 Cimo de Alvem , Góis f. 15-11-1751) em 05-03-1715 em Góis
Sepultado na Capela das Almas . E teve:
2.Manuel nascido em 21-01-1716
2.João, que segue
2.José nascido em 29-10-1719 e
2.António nascido em 28-02-1722


2 João Nogueira Machado n. 24-10-1717 Góis
cas. Josefa Maria Bicha (n. 26-09-1725 Nogueiro , Góis) em 31-01-1753 em Góis. E teve:
3.Maria dos Santos baptizada em 6/11/1753
3.Maria, que segue
3.Josefa Maria baptizada em 15/3/1757


3 Maria Nogueira n. 28-09-1754 Outeiro , Góis
cas. Manuel Luís n. 18-08-1753 Góis. E teve:


4 Joaquina Nogueira n. 15-06-1798 Góis
cas. Leonardo Fernandes Claro n. 16-08-1803 Góis.


Joaquina Nogueira era minha quarta-avó. Foi a última a usar o nome Nogueira.
Se alguém tiver comentários, eles serão benvindos.
Melhores cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros em Góis

#36233 | areal | 23 fev 2003 15:40 | Em resposta a: #35745

Caro José Caldeira,

Com a sua informação e conselho, finalmente vou experimentar os serviços da Bib. Gen. Mórmon...

Pontével. Desta localidade interessa-me quer o passado, quer o presente, quer o futuro, é a minha 2ª morada e onde estão as raízes do meu lado materno.

A maioria dos dados genealógicos que compilei referem-se aquela freguesia. Pesquisa que continua. Assim, fico com curiosidade de saber se não teremos dados a cruzar.

Se mantiver interesse no assunto use o meu mail meloal@clix.pt

Cumprimentos.
Jorge Figueiredo dos Santos

Resposta

Link directo:

Padre José da Cunha Figueiredo

#36251 | jliberato | 23 fev 2003 17:41 | Em resposta a: #26243

Caros confrades,
Alguém sabe alguma coisa sobre o Padre José da Cunha de Figueiredo, citado no Título de Figueiredos do Felgueiras Gayo e que faleceu em Góis.
Abri há uns dias um tema sobre ele, mas ninguém reagiu.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Aníbal Dias Nogueira, Médico, Góis e Mortágua

#41974 | jliberato | 20 mai 2003 12:18 | Em resposta a: #34002

Meu caro Abílio Bandeira,
Agradeço-lhe de novo os elementos que me enviou, que são bem interessantes.
O José Simões (é seu antepassado?) era então irmão do meu Manuel Luís Grilo.
Resta saber do casamento dos pais (Manuel Luís Machado e Maria Simões). Tentei a minha sorte em Vila Nova de Ceira, dado que Luzendas, o lugar de onde provinham, se encontrar junto ao limite desta freguesia. Mas não encontrei o casamento. Tem alguma pista?
Outra coisa curiosa é o nome de Grilo. Conhece outros Grilos na mesma região e época?
Um abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#42274 | Rui Portugal | 23 mai 2003 14:47 | Em resposta a: #26243

Caro Abílio,
Tenho alguns elementos sobre uma família originária de Gois, também ligada aos Nogueiras, que depois se estabeleceu no Fundão, onde esteve como médico o Dr. António das Neves Carneiro, cuja biografia pode ser consultada na grande Enciclopédia Portuguesa e Braileira e que foi personagem de vários romances de Camilo. Dele existe numerosa descendência na Beira Baixa, de entre os quais se destacam os Rolão Preto da Soalheira e Castelo Novo, os Silva Pereira e Cunha e os Paivas do Fundão e muitas outras famílias.
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#51512 | jvaldeira | 11 nov 2003 23:14 | Em resposta a: #26243

Procuro informações sobre Eufrázia Caetano da Silva, casada com Manuel Antunes Louro (ou Louza) moradores em Alvares - Góis por volta de 1750.
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#51516 | Pedro França | 11 nov 2003 23:30 | Em resposta a: #51512

Caro JValdeira:

Eu poderia ver-lhe isso na 5ª Feira, mas, como estou a estrear-me neste tópico e outros confrades já navegam há mais tempo nele, vou aguardar e ver se alguém "ataca" a sua mensagem satisfatoriamente ou não. Consoante os resultados, amanhã à noite dir-lhe-ei se lhe trato do caso ou se já não vale a pena, 'tá?
Eu sei que também já lidei com Góis e Alvares (do mesmo concelho) mas através doutros tópicos que não este, mas, não seja por isso.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis-empurrão inicial

#51518 | Pedro França | 11 nov 2003 23:44 | Em resposta a: #26243

Caros confrades:

Reparei na emersão deste tópico e no facto de algumas intervenções ainda não terem encontrado resposta, pelo menos para uma ou duas gerações iniciais (mais já se tornaria um tanto excessivo, dada a quantidade de possíveis interessados - só por orçamento).
Assim, caso alguém esteja mesmo necessitado (para não dizer desesperado), em saber algum/alguns ascendente/s, é favor encaminhar o pedido aqui mas com urgência porque tenho uma ida ao AUC programada para esta 5ª Feira, e já levo pedidos.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Nogueira, de Góis

#51577 | PauloDuarte | 12 nov 2003 17:48 | Em resposta a: #33691

Caro Amigo,
Tenho em Coimbra uns amigos que são Dias Nogueira, descendentes dessa mesma família da Fábrica de Papel de Góis.

1- Álvaro de Paula Nogueira c.c. D. Olinda (Martins de Almeida?). Filha entre outros:

1.1- Zulmira Ferreira Dias Nogueira c.c. Dr. Jorge Afonso Mendonça de Gouveia Ilharco, Lic. Direito (U.C.), notário, já falecido, filho do Dr. João da Costa Ilharco e de D. Maria do Patrocínio Mendonça de Gouveia. Filhos:

1.1.1- Margarida Dias Nogueira Ilharco c.c. ... de Campos Nogueira. C.g.
1.1.2- Paulo Jorge Dias Nogueira Ilharco, Lic.

Sei que a referida Zulmira (Mira) era uma das últimas accionistas da dita fábrica a que José Mattoso se refere num dos volumes da sua História de Portugal. Se não me engano o seu fundador, na década de 20 do séc. XIX, foi Joaquim de Paula.


Cumprimentos


Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#51645 | jvaldeira | 14 nov 2003 00:44 | Em resposta a: #51516

Caro Pedro França,
Agradeço-lhe imenso a sua gentileza. Para já não lhe peço ajuda nisto porque bem vejo a quantidade de solicitações que tem...e além disso tratando-se de um RP devo conseguir "caçá-lo" na TT em Lisboa. Só o mencionei aqui para o caso de alguém já o ter apanhado...
No entanto, aproveito a oportunidade para lhe pedir uma ajuda. Procuro um Padre de Alvôr, o Beneficiado Manuel Luís Antão (1735) e não encontrei a sua hab."de genere" na TT. Não tenho muito mais informação sobre ele...penso que seja irmão de um antepassado cuja ascendência procuro. Sendo do Algarve, será descabida a possibilidade de ter sido ordenado em Coimbra?
Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#51649 | Pedro França | 14 nov 2003 02:01 | Em resposta a: #51645

Caro JValdeira:

Possível a sua ordenação em Coimbra é, se pensarmos que veio frequentar ao mesmo tempo a Universidade.
Espere-me aqui para a próxima semana, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Nogueira, de Góis

#51689 | JCALD | 14 nov 2003 15:51 | Em resposta a: #51577

Caro Paulo Duarte:

Os seus amigos Dias Nogueira, de Coimbra, são efectivamente da mesma família Dias Nogueira, de Góis, e, portanto, também meus remotos parentes.
As informações que tenho foram retiradas maioritariamente dos artigos genealógicos publicados pelo falecido Dr. Mário Paredes de Nogueira Ramos (outro membro da família) na sua revista «Arquivo Histórico de Góis».
Agradeço a sua mensagem, pois dela já retirei alguns elementos que não tinha, nomeadamente a formação e a profissão do Dr. Gouveia Ilharco, a sua filiação e o nome dos filhos. Só tinha conhecimento da filha primogénita.
De acordo com os meus apontamentos, é a seguinte a árvore esquemática:

1. Francisco Inácio Dias Nogueira, conhecido por Chico Inácio, entusiástico político dos últimos anos da monarquia, apoiante do partido regenerador de Hintze Ribeiro, dirigiu A Comarca de Arganil por volta de 1907, para fazer uma campanha eleitoral, administrador da Companhia de Papel de Góis (penso, portanto, que a fundação da fábrica é muito anterior), homenageado com um busto em Góis, nasceu a 30-3-1865, faleceu a 17-10-1931 e casou a 2-10-1890 com D. Zulmira de Paula Nogueira, nascida a 13-8-1869 e falecida a 11-10-1896, filha de Manuel Martins Nogueira e de D. Maria Adelaide da Conceição e Paula. Filho único:l
--- 1.1. Eng.º Álvaro de Paula Dias Nogueira nasceu a 2-7-1891, faleceu a 10-8-1951 e casou a 21-8-1943 com D. Olinda Gomes Ferreira, nascida a 24-10-1904, filha de Joaquim Gomes Ferreira e de D. Teresa de Jesus Martins de Almeida, do Cadafaz. Pais de:
--- --- 1.1.1. José Álvaro Ferreira Dias Nogueira, administrador da Fábrica de Papel de Góis, fundador dos Bombeiros de Gois, dirigente da Assoociação Educativa e Recreativa, da Filarmónica Goiense e do Centro Social Rocha Barros, nasceu a 28-6-1935, faleceu em Góis a 16-11-1993 e casou em Góis a 15-9-1957 com D. Maria Teresa Antunes de Campos Nogueira, filha de António Eduardo de Campos Nogueira e de D. Alice Baeta Antunes. (Tenho a geração deste casal).
--- --- 1.1.2 D. Zulmira Ferreira Dias Nogueira nasceu a 11-10-1938 e casou em Góis a 28-4-1957 com o Dr. Jorge Afonso de Mendonça Gouveia Ilharco, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, notário, já falecido, filho do Dr. João da Costa Ilharco e de D. Maria do Patrocínio Mendonça de Gouveia. Filhos:
--- --- --- 1.1.2.1. D. Maria Isabel Dias Nogueira Ilharco nasceu a 3-1-1958.
--- --- --- 1.1.2.2. D. Margarida Dias Nogueira Ilharco casou com ... de Campos Nogueira (será da mesma família?), com geração.
--- --- --- 1.1.2.3. Paulo Jorge Dias Nogueira Ilharco, licenciado em ....

Francisco Inácio Dias Nogueira, com quem comecei esta árvore, era 7º neto de António da Costa Negrão, de Folques, e de sua primeira mulher, enquanto eu sou 8º neto do 2º casamento do mesmo António da Costa Negrão.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#52039 | Pedro França | 19 nov 2003 00:33 | Em resposta a: #51645

Caro JValdeira:

Percorri os verbetes, quer de estudantes da UC quer de processos de ordenação sacerdotal do Pe. Manuel Luís Antão e, infelizmente, não o localizei. Terá tido outro nome mais?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#52210 | jvaldeira | 20 nov 2003 22:57 | Em resposta a: #52039

Caro Pedro França,

Creio que não tinha outro nome. Aparece sempre com este, quer nos registos que consultei quer nos documentos reproduzidos no Sanches Baena e em que é mencionado. De todas as formas, agradeço-lhe imenso a sua pesquisa.

Um abraço,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias Nogueira, de Góis

#52409 | PauloDuarte | 24 nov 2003 14:42 | Em resposta a: #51689

Caro José Caldeira,
Não tenho conhecimento de nenhuma filha Maria Isabel do casal Dr. Jorge Ilharco c. D. Zulmira Dias Nogueira. Os filhos são só dois: a Margarida e o Paulo. De facto, o marido da Margarida é seu primo (só nãos ei em que grau) e têm duas filhas. O Paulo é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses e Ingleses, e Professor do Ensino Oficial.
Cumprimentos.

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros em Góis

#55112 | jliberato | 10 jan 2004 15:51 | Em resposta a: #35666

Caro confrade,
Pesquisando hoje Góis, encontrei um Francisco Taborda casado com uma Maria da Costa, moradores em Góis. Uma filha, Maria Galvoa casou com um Simão Carneiro aos 15-01-1645.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros em Góis

#55113 | jliberato | 10 jan 2004 15:54 | Em resposta a: #35666

Aditamento: o Simão Carneiro era filho de um Simão Fernandes e de uma Sebastiana Carneiro e eram moradores na Várzea de Góis.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#55134 | anabelaferreira | 10 jan 2004 20:02 | Em resposta a: #26243

Caro Abilio Bandeira
Em primeiro lugar desejo-lhe um excelênte ano novo com muita saúde e páz que é o que este mundo está a precisar.
Já desde o ano 2002 que não tenho tido novidades da família de Alvem(Jesus Ferreira, Batista, Barata, Bráz, Rodrigues e Lopes.
Gostaria que me ajuda-se no genea para saber como eu posso fazer as pesquisas da minha família.
Já obtive algumas através do Luis Camisão que foram bastante úteis para quem pouco ou nada sabia.
Muito grata pela sua disponibilidade.
Com os meus melhores cumprimentos
Anabela Jesus Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#55135 | Anabela Ferreira | 10 jan 2004 21:02 | Em resposta a: #26243

Caro Abilio Bandeira
Desde já desejo-lhe um ano novo com saúde e páz é o que este mundo está a precisar.
Desde 2002 que não tem dado mais noticias desta família.
Gostaria que me ajuda-se na minha pesquisa para eu saber como funciona, porque até aqui tem sido o Luis Camisão a faze-lo.
Agradeço desde já a sua disponibilidade.
Anabela Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvem

#55224 | camisao65 | 12 jan 2004 11:29 | Em resposta a: #55134

Minha Linda Senhora,

Tenho que me penitenciar por ter sido tão relapso na minha ajuda.
Posso no entanto, dar mais uma pequena ajuda para a sua pesquisa.
Pode tentar junto do Arquivo Distrital de Coimbra, mail auc@ci.uc.pt obter um assnto de baptismo de José Maria Batista, nascido em 1863, possivelmente em Alvém, Gois, e filho de José Batista e de Maria Carvalho ou Carvalha.
Pode ser um principio...

Com os meus mais que respeitosos cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvem

#55338 | Anabela Ferreira | 13 jan 2004 22:14 | Em resposta a: #55224

Principe das Arábias
Registo de casamento
ÁS trezes horas do dia trinta do mês de setembro do ano de 1933, nesta repartição do registo civil de Góis.
o noivo Manuel Ferreira Peres de 27 anos de idade, de profissão de torneiro de metais no estado civil de solteiro natural da Freguesia de São Mamede, da cidade de Lisboa do´micílio e residente no Alto de São Mamede, digo Alto de São Francisco, nº 16, na cidade de Lisboa filho legitimo de Januário Ferreira ou Januário Ferreira Peres de profissão moço de esquina, no estado de casado natural de Orense, Galisa, Espanha e de Maria da Cruz ou Maria da Cruz Coelho de profissão doméstica, no estado de casada natural da cidade de Faro, ambos residentes em Lisboa Alto de São FRancisco, nº 16
a noiva Diolinda de Jesus de 21 anos de idade na profissão de doméstica no estado de solteira natural desta freguesia no conselho de Góis domicílio e residente no lugar de Alvém desta freguesia de Góis filha legitima de José Maria Baptista, no estado de casadoo de profissão proprietário desta freguesia de Góis e de Maria Joaquina, no estado de casada de profissão proprietária da freguesia da Alvém, deste conselho, ambos residentes no dito lugar de Alvém em regime de cominhão geral de bens.
Foram testemunhos a todo este acto, os quais declararam querer ser considerados padrinhos Alberto Braz, casado, propriétario domiciliário em Lisboa na Rua Poiais de São Benton º 29- 1º andar e José Ferreira, casado, ferroviário, domiciliado em Montijo, freguesia do Espirito Santo, conselho de Setúbal. Como madrinhas intervieram mais Conceição de Jesus, casado doméstica domicilíada na rua dos Poiais de São Bento nº 29 1 andar, em Lisboa e Júlia Ferreira, casada, ...Ferreira Peres, solteira, de 25 anos de idade, doméstica, domiciliada em Lisboa no Alto de São Francisco nº 16 1 dto.
O noivo apresentou o bilhete de identida.... passado pelo arquivo de Lisboa, e a noiva o B. I..... pasado pelo arquivo de identificação de Coimbra.....
Estes são dados que constam no registo de casamento.
Os.......não entendo o registo
Averbamentos
Registo de Manuel Ferreira Peres e Diolinda de Jesus
Processo de casamento nº 22 arquivado com o nº 25 Maço nº 1 deste ano.......Deolinda de Jesus Ferreira, falecida em Lisboa, freguesia do Socorro a 14 horas do dia 14 de Novembro de 19...
Penso que seram úteis para novas pesquizas.
Agradece
Com os melhores cumprimentos;
Anabela Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvem

#55355 | camisao65 | 14 jan 2004 09:56 | Em resposta a: #55338

Minha Linda Senhora,

Nesse caso, a sua avó nasceu em 1912.
Vamos pedir uma certidão de nascimento à respectiva Conservatória.
Assim fica com mais dados, como por exemplo, o nome dos avós de Diolinda de Jesus, tanto da parte paterna como da parte materna, padrinhos de baptismo, etc.
Curiosa a referência ao padrinho de casamento da parte de Diolinda, Alberto Braz, pois como sabe a primeira mulher do seu bisavô, chamava-se Augusta Braz.
Quem sabe, não seriam aparentados?
Mas uma coisa de cada vez, se não gera confusão, e para confusão já bastam os "meus" Camisões.

Os meus respeitosos cumprimentos,

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvem

#55391 | camisao65 | 14 jan 2004 16:55 | Em resposta a: #55338

Minha Linda Senhora,

Em relação ao seu bisavô, (pai do Manuel Ferreira Peres) vai ser mais complicado, pois é natural da Galiza, Pontevedra.
Também me faz confusão a sua avó, não ter adoptado o apelido do marido. Não era muito habitual na altura.
Mas vamos passo a passo.

Renovados e respeitosos cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#61383 | AQF | 28 mar 2004 18:25 | Em resposta a: #26243

Caros Colegas,

Em resposta a este tópico, que só agora li, venho informar que coloquei vasta informação sobre os Figueiredos de Góis no site:
(...)

O site é baseado no Livro "Antiguidade, Origem do Apelido e Armas da Família Figueiredo,
Genealogia dos Figueiredos da Lavra de Goes e de Todos os Ramos Figueiredo e Queiroz, da Quinta de São Caetano da Boiça, Sita na Freguesia de São Miguel do Concelho de Vila Nova de Poiares", escrito por meu pai em 1949.

Inclui ramos espalhados por Góis, Poiares, Lousã, Miranda do Corvo, Coimbra, Lisboa, Brasil, etc.

Se tiverem informações que o permitam completar ou corrigir serão bem vindas.

AQFonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#61391 | jliberato | 28 mar 2004 19:58 | Em resposta a: #61383

Caro AQFonseca,
Interessantissimo!
Chamo a sua atenção para o meu tópico sobre o Padre José da Cunha Figueiredo, que teve uma filha, minha antepassada, e que pode incluir na sua base de dados. Se quiser, poderá reagir no respectivo tópico.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#61593 | AQF | 31 mar 2004 03:51 | Em resposta a: #61391

Caro JLiberato,

Antes do mais, aproveito esta resposta parcial pelo fórum para esclarecer que o nome do site referido por mim, não apareceu porque usei um link em vez de "soletrar", o que faço agora:
sapppontotelepacpontoptbarrafigueiredo-queiroz

Efectivamente se consultar o site, na segunda geração dos Figueiredos de Goes, encontra-se uma D. Ignez de Figueiredo Barreto Perdigão, do qual descendo, que casou com o Capitão Manoel Simão Leal Carneiro Cabral de Selavisa, cujo primeiro filho foi o José da Cunha Figueiredo Barreto, nascido em Goes a 28-2-1677 e que foi Padre.

Será o mesmo que refere?

Eu descendo do filho seguinte João da Cunha Perdigão de Figueiredo, nascido em Goes a 30-1-1678

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#61606 | jliberato | 31 mar 2004 10:14 | Em resposta a: #61593

Caro Ângelo Fonseca,
Como fui rápido, pude descobrir o trabalho excepcional que produziu.
Sim, tenho a descendência do padre, que começa com os elementos que lhe enviei e que pode incorporar se desejar.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#98704 | vitamina | 27 ago 2005 17:25 | Em resposta a: #35234

Caros Senhores

Meus 7º avós:

1. António Duarte, S. Martinho, termo da vila de Góis c. c. Quitéria Barata, lugar da Várzea Grande
1.1. António Duarte Barata, S. Martinho, termo da vila de Góis c. c. Rita Clara, Celavisa, tiveram,
1.1.1. Francisco José b. 20.03.1773 Celavisa
1.1.2. Rita * 01.04.1775 Celavisa
1.1.3. António Duarte Barata * 20.02.1777 Celavisa c. a 03.11.1800 Celavisa c. Joana de Oliveira, filha de José Patrício de Oliveira Matos Arganil c. a 11.06.1775 c. Joana Angélica Custódio da Silva, Góis
1.1.4. José Joaquim Barata, Celavisa c. c. Josefa, (Pizões???) de Pêra, freg. da Castanheira
1.1.5. Antónia Joaquina, Celavisa c. c. José Carneiro * 16.09.1773 Celavisa, filho de Estevão Carneiro, Celavisa e Maria das Neves, neto pat. de José Carneiro e Maria Luís e mat. de Bernardo Francisco Jorge, do lugar da Póvoa de Góis e Maria Nunes

Cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#104006 | ajrei | 27 out 2005 22:50 | Em resposta a: #26243

Caros Confrades,

Que me disculpe o titular desta mensagem, pois eu não pretendo responder-lhe, mas antes fazer um pedido, relacionado com o tema "Famílias de Góis".

Estou procurando ascendentes de José Barata da Silva (Góis, 1815). Apenas conheço os seus pais: António Barata da Silva (Góis?, ?) e Ana Pinto da Silva (Góis?, ?)os quais, pela data de nascimento do filho já terão nascido nos finais do século XVIII.
A todos os Baratas, entre os quais me incluo, que tenham algumas informações que possam adiantar-me nesta busca, desde já o meu agradecimento antecipado.
Vivo no Alentejo, para onde o meu bisavô, António francisco Barata, de Góis veio residir e realmente o Arqº Distrital de Coimbra não me fica muito à mão, por isso estou solicitando o vosso auxílio.

Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#104033 | JCALD | 28 out 2005 16:01 | Em resposta a: #104006

Caro António Rei:

Não sou Barata e não tenho, para já, nenhume informação sobre o seus antepassados.
Mas, como sou da região, gostaria de saber se o seu bisavô era o escritor António Francisco Barata, n. na vila de Góis 1-1-1836 e f. a 16-3-1910 em Évora, onde era Director da Biblioteca Pública? É que o falecido goiense Dr. Mário Paredes de Nogueira Ramos escreveu sobre ele um livro: «António Francisco Barata – notícia bio-bibliográfica com alguns inéditos», 1945, onde elenca cerca de 200 títulos por ele escritos.
Certamente, isto não será novidade para si, e o referido livro pouco ou nada refere em relação aos antepassados dele. Mas, aqui fica a informação.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#104036 | Correia74 | 28 out 2005 16:51 | Em resposta a: #104033

Caro José Caldeira,

Gostava de saber, já que é de perto de Góis - presumindo que serão de lá os seus antepassados - e investigará a zona. Se nunca terá "tropessado" numa Luísa das Neves (da Simantorta, Alvares c.c. Manuel Henriques da Gama (do Camelo na Castanheira de Pera).

Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#104040 | JCALD | 28 out 2005 18:54 | Em resposta a: #104036

Cara Cláudia:

Os nomes dos seus antepassados que citou não me dizem nada. Mas, também, não tenho feito muita investigação para os lados da Simantorta.
Os seus Correias são da Beira? Tenho algumas famílias Correia estudadas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#104177 | Correia74 | 31 out 2005 09:32 | Em resposta a: #104040

Olá José Caldeira, bom dia.

Obrigada pela sua resposta.

O meu Correia é do Baixo Alentejo mas, não investiguei esse ramo.

Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#104522 | ajrei | 04 nov 2005 16:44 | Em resposta a: #104033

Caro José Caldeira,

Muito obrigado pela sua resposta.
Como diz na sua mensagem, era realmente o meu bisavô, que foi o Director da B.P.de Évora.
Tenho até duas cópias integrais da obra que refere, uma que me foi oferecida pela Câmara de Évora e a outra pela de Góis.
Mas, como também já constatou, não é uma obra pródiga em referências de cariz familiar e genealógico.
É essa entre outras uma das razões que me tem posto na pista destas informações.
Tenho sobre o meu bisavô um artigo recente que irá sair este mês de Novembro na revista 'Callipole', de Vila Viçosa.
Trata-se de um primeiro esboço, e apenas no aspecto pessoal e familiar, de um trabalho mais amplo, que poderá vir a ser uma bio-bibliografia.
Tenho desde há cerca de um ano mantido contactos com um outro goiense, residente no Porto, e também interessado na obra de A.F.Barata. Trata-se do Dr. João Alves Simões, que não sei se conhece, ao menos de nome, e que tem assessorado ´númeras iniciativas culturais da Câmara de Góis.
O facto de eu viver no Alentejo, a cerca de 350 km de Coimbra, e os meus afazeres profissinais, têm obstado a que possa estar lá uns dias para ir ao ADCoimbra. É essa a razão pela qual estou solicitando eventuais achegas neste assunto.
Já me alonguei demasiado.
Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#115134 | vitamina | 26 mar 2006 17:54 | Em resposta a: #35234

Caro José Caldeira

Na sua mensagem de 10.02.2003, 11:49 fala de uns Travassos de Góis. Será que me pode dar uma ajuda?

1 - Joana Barata * 15.08.1700 Celavisa casou a 25.05.1724 Celavisa
2 – Manuel Barata * 01.01.1678 Celavisa c. a 30.01.1696 Góis c.
3 – Maria Travassos b. 24.01.1673 Góis
6 – António Moreira c. a ?.?.1656 Góis (não consigo ler o dia e o mês) c.
7 – Ana Travassos, de Góis
12 – ? (não consigo ler o nome) c. c.
13 – Maria Gomes
14 – ? (não consigo ler o nome) c. c.
15 – Maria Travassos, de Góis

Os números 12 e 14 são abreviaturas tão rebuscadas que não consegui.

Já agora um outro ramo,

1 - Estevão Carneiro b. 26.12.1740 Celavisa c. a 04.03.1768 Celavisa
2 - José Carneiro * Celavisa
4 – António Carneiro * Várzea Grande
5 - Isabel Castanheira * Celavisa

Muito obrigada desde já pela sua atenção.
Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#115244 | JCALD | 28 mar 2006 01:57 | Em resposta a: #115134

RE: Familias de Góis 26-03-2006, 17:54
Autor: vitamina [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro José Caldeira

Na sua mensagem de 10.02.2003, 11:49 fala de uns Travassos de Góis. Será que me pode dar uma ajuda?

1 - Joana Barata * 15.08.1700 Celavisa casou a 25.05.1724 Celavisa
2 – Manuel Barata * 01.01.1678 Celavisa c. a 30.01.1696 Góis c.
3 – Maria Travassos b. 24.01.1673 Góis
6 – António Moreira c. a ?.?.1656 Góis (não consigo ler o dia e o mês) c.
7 – Ana Travassos, de Góis
12 – ? (não consigo ler o nome) c. c.
13 – Maria Gomes
14 – ? (não consigo ler o nome) c. c.
15 – Maria Travassos, de Góis

Os números 12 e 14 são abreviaturas tão rebuscadas que não consegui.

Já agora um outro ramo,

1 - Estevão Carneiro b. 26.12.1740 Celavisa c. a 04.03.1768 Celavisa
2 - José Carneiro * Celavisa
4 – António Carneiro * Várzea Grande
5 - Isabel Castanheira * Celavisa

Muito obrigada desde já pela sua atenção.
Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Cara Prima Alexandra Fernandes:

Muito obrigado pela sua mensagem e as minhas desculpas por ainda não ter enviado os apontamentos que em tempo lhe prometi. Não está esquecido.
Em relação concretamente à sua primeira pergunta, começo por esclarecer que os Travassos do concelho de Arganil (freguesias de Arganil, Sarzedo, Secarias, etc.) vieram da Várzea de Góis (Vila Nova do Ceira), na pessoa de Joaquim Travassos que casou em Arganil em 1805 com Ana Maria de Jesus, da Nogueira, irmã da minha 4ª avó Maria Ferreira. Portanto, embora eu não tenha sangue Travassos, sou parente de todos os do concelho de Arganil. Daí o meu interesse na família.
Já conhecia o casal António Moreira e Ana Travassos, pois encontrei em Góis o casamento de 2 filhos, Ana Travassos e Manuel Moreira, que se matrimoniaram ambos no dia 14-11-1701 respectivamente com Manuel Moniz e Inês Moniz, também irmãos e filhos de António Moniz e de Madalena Francisca, também de Góis. Não consegui entroncá-los nos Travassos que tenho estudado, mas é natural que sejam dos mesmos.
No próximo sábado, na minha habitual visita à Biblioteca Genealógica de Lisboa, como tenho lá os microfilmes de Góis, vou procurar o casamento de António Moreira e Ana Travassos, para ver se tenho mais sorte na decifração das tais abreviaturas. Depois lhe darei conta das minhas diligências.
Sobre Carneiros sei pouco. Sei que constituem uma das principais e mais numerosas famílias da Várzea de Góis e que tem vários casamentos na Celavisa. Por exemplo, o Cap. Simão Leal Carneiro, n. Celavisa séc. XVII, mas oriundo da Várzea, casou com D. Inês de Figueiredo Barreto, de Góis, e estiveram na origem de algumas das melhores casas desta vila.
Sobre os Castanheiras da Celavisa, também tenho alguns apontamentos, pois algumas vezes pessoas da minha família a eles se aliarem pelo casamento. Mas são informações um bocado dispersas. O nosso confrade deste fórum Guilherme Filipe também tem ascendência Castanheira, da Celavisa.

Lamento não poder ajudar mais. Voltaremos a falar.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#115263 | vitamina | 28 mar 2006 12:57 | Em resposta a: #115244

Caro primo José Caldeira

Muito obrigada pela sua resposta.

Quria só acrescentar que do casal António Moreira/Ana Travassos encontrei estes 4 filhos,
1 - Manuel b. 05.06.1671 Outeiro de Góis
2 - Maria Travassos b. 24.01.1673 Góis (minha 8ª avó) casou com Manuel Barata da Celavisa
3 - António b. 29.?10?.1675 Góis
4 - Luzia b. 23.07.1677 Góis

Em relação às abreviaturas indecifráveis, peço-lhe que, para além dos nomes dos pais, tente, por favor, perceber o mês e ano do dito casamento (?.?.1656 Góis).

O meu muito obrigada desde já.
Cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#115638 | JCALD | 02 abr 2006 02:20 | Em resposta a: #115263

Cara Prima Alexandra Fernandes:

Como prometi, estive hoje na Biblioteca Genealógica a consultar o microfilme que contem o assento de casamento onde teve dificuldades de leitura.
Na realidade, o vigário daquela época tinha uma ortografia e uma caligrafia que deixam muito a desejar, para não falar na tinta sumida e no papel manchado.
Isto foi o que eu consegui ler:

6 – António Moreira c. a ..-2-1656 Góis (o padre deixou um espaço em branco para o dia que nunca chegou a preencher) c.
7 – Ana Travassos, de Góis
12 – Gens Moreira (Jenis Mor.) c. c.
13 – Maria Gomes, da vila da Celavisa
14 – Pedro Gonçalves (Pº Gls) c. c.
15 – Maria Travassos, de Góis

Ou melhor, transcrevendo o que consegui ler:

«(à margem) Villa
Antº Mor.ra»
«En de frº de 1656 annos SereCeberão Em
minha prezenca Antº Moreira fº de Jenis mor. E
deSua lg. Molher m.ª gomes davª daSalauiSa Com
Anna tra uaSos fª de pº gls E deSua leg. …..
Mª trauaSos desta villa ttas. …………………..
… baião E Gaspar perdigam ………………..»

Os pontinhos estão no lugar das palavras que não consegui ler de tão sumidas, mas deve ser informação pouco relevante.
Gens, como já deve ter reparado, é nome bastante frequente na região, possivelmente por influência do Orago da paróquia de Arganil (São Gens). Aparece quase sempre grafado de forma estranha (Genes, Gines, Ginez, Jemes, Geinz, Genis). Aqui temos mais uma forma: «Jenis».
Quanto ao apelido, deve ser Moreira, como o do filho, mas a abreviatura «Mor.» parece incompleta ou talvez tenha a tinta já delida.

Não consegui entroncar estes Travassos nos que tenho estudado. Mas os meus são um pouco mais recentes. O mais antigo que encontrei, numa Habilitação ao Santo Ofício é um João Travassos, casado com uma Maria Antunes, moradores na Várzea de Góis, cujo filho, outro João Travassos, meio-cirurgião, casa na dita Várzea em 1694.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#115670 | vitamina | 02 abr 2006 18:22 | Em resposta a: #115638

Caro Primo José Caldeira

Muito obrigada pela sua ajuda. Conseguiu proporcionar-me um Domingo em cheio...

Em relação a estes 4 filhos do casal António Moreira/Ana Travassos,
1 - Manuel b. 05.06.1671 Outeiro de Góis
2 - Maria Travassos b. 24.01.1673 Góis (minha 8ª avó) casou com Manuel Barata da Celavisa
3 - António b. 29.?10?.1675 Góis
4 - Luzia b. 23.07.1677 Góis
Acha que posso tomar a iniciativa de dar (o meu) 1 – Manuel como sendo (o seu) Manuel Moreira que casou com Inês Moniz a 14.11.1701, juntamente com a irmã Ana Travassos? E já agora, tem a data de nasc/bapt da Ana Travassos que casou com Manuel Moniz também a 14..11.1701?

Se chegar à conclusão de que se trata da mesma família, por favor, não se esqueça de me informar. Não que eu tenha muita informação, mas sobre os meus (a n.º 2 acima) já tenho alguns dados. Por exemplo, um neto da referida n.º 2, Filipe Barata casa, em 2ª núpcias, a 14.04.1796 na Celavisa com Josefa Nunes, filha de João Nunes e Luisa Marques, moradores no lugar do Outeiro, freguesia Góis, neta paterna António Nunes e Maria Nunes e mat. de Manuel de Moreira e Isabel Marques, do Outeiro, Góis. Com este avô materno, Manuel de Moreira, ganhámos mais um Moreira.

Mais uma vez, muito obrigada.

Cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

Corrêa de Almeida, de Góis

#131855 | miguelnoutel | 21 out 2006 22:46 | Em resposta a: #104040

Caro José Caldeira,

Como tem passado?
Alerto-o de que enviei para o seu mail (vizzavi - que não sei se é o que está ligado ao GP) duas mensagens com dados novos da minha geneologia.
A primeira, com dados sobre os Sá Pereira, de Coja, a segunda com dados sobre Corrêa de Almeida, de Góis.

Sobre os Corrêa de Almeida, de Góis, deixo aqui parte dos dados que lhe enviei, na possibilidade de virem a interessar a outros confrades:

1. António Corrêa de Almeida, n. de Góis cc Maria Joanna Ferreira, n. de Pereira, Montemor-o-velho.
2. Victória Delfina Corrêa de Almeida, n. de Pereira, Montemor-o-velho cc Joaquim Vieira da Silva, n. de Coimbra.

Dados dos Séc. XVIII (O António C. A. terá nascido, pelo menos, no final do séc. XVIII) e XIX.
(De memória, pois não tenho os dados aqui comigo. Mais tarde actualizá-los-ei)

Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

Corrêa, de Góis + dados

#132391 | miguelnoutel | 27 out 2006 18:58 | Em resposta a: #104040

Caro José Caldeira,

Actualizo a informação postada a 21/10/2006 sobre os meus correias de Góis.

1. António Correa (n. de Góis) cc Josefa de Almeida (n. de Góis)
2. António Corrêa de Almeida (n. Góis) cc Maria Joanna Ferreira, n. Pereira, Montemor-o-Velho (filha de João Ferreira e sua mulher Antónia Rodrigues naturais de Góis)
3. Victória Delfina Corrêa de Almeida n. em Pereira, Montemor-o-velho, a 22.5.1803, c. na Capela de Nossa Senh.ª da Piedade em Cellas, Sé Nova, Coimbra a 9/1/1834 c/ Joaquim Vieira da Silva, n. Cellas, Sé Nova, Coimbra (filho de José Francisco e de sua esposa Roza Vieira, nat.s de Cellas, Sé Nova, Coimbra)

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

Correias/Corrêas, de Góis

#132393 | miguelnoutel | 27 out 2006 19:28 | Em resposta a: #26243

Caro Abílio Cardoso Bandeira,

Procuro imformações sobre Correias/Corrêas de Góis.
Peço-lhe que veja os dados que pus neste tópico nos dias 21/10/2006 e 27/10/2006 em mensagens dirigidas a José Caldeira.

Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Corrêa, de Góis + dados

#132397 | miguelnoutel | 27 out 2006 19:50 | Em resposta a: #132391

Corrigindo:

Maria Joanna Ferreira, n. Pereira, Montemor-o-Velho (filha de João Ferreira e sua mulher Antónia Rodrigues naturais de Pereira, Montemor-o-velho)

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#132498 | FIGUEIRA | 29 out 2006 15:17 | Em resposta a: #51512

Caro Jorge Valdeira,

Na Portela do Fojo tenho um ramo de Simões Louro, originário das Cortes, freguesia Alvares. Interessa-lhe?

PS- relativamente à Enchapuça, localidade da qual falámos noutro tópico, ela é falada no Candido Teixeira, como pertencendo à freguesia do Troviscal, e tendo 4 famílias habitando lá em meados de 1750.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Corrêa, de Góis + e + dados

#134727 | miguelnoutel | 19 nov 2006 19:46 | Em resposta a: #132391

Caros confrades,

Actualizo a minha investigação sobre Coreias de Góis, para quem possa interessar.

1.
2.1 António Correya cc Maria das Neves do lugar do Nogueiro(s), Góis (não sei se apenas moradores ou naturais de Nogueiros)
3.1 António Correa c. em Góis a 22.8.1748 c/ Jozefa de Almeida do lugar da Luzenda de St.º Ant.º (esta filha de Manuel de Almeyda nat. do Juncal, freg. de São P.º da Várzea Grande, Góis e de sua molher Maria Luís do lugar da Luzenda, Góis).
4.1 António Corrêa de Almeida n. Luzenda de St.º Ant.º, Góis b. a 1.9.1763 e c. na Real Cappella da Mizericórdia de Pereira, a 5.6.1793 c/ Maria Joanna Ferreira n. Pereira, Montemor-o-Velho a 24.8.1774 (esta filha de João Ferreira – filho de Luís Ferreira e Maria Soares - e de sua esposa Antónia Roiz/Rodrigues Raya – filha de Manuel Lopes e Izidora Roiz).
5.1 Victória Delfina Corrêa de Almeida n. de Pereira, Montemor-o-velho b. a 22.5.1803 e c. a 9.1.1834 na Capella de N.ª Sr.ª da Piedade, Cellas, Sé Nova, Coimbra c/ Joaquim Vieira da Silva, n. Cellas, Sé Nova, Coimbra (este filho de José Francisco e de sua esposa Roza Vieira, nat.s e mor.es em Cellas, Sé Nova, Coimbra)
6.1 Maria Augusta Vieira n. de Cellas, Sé Nova, Coimbra e b. Sé Catedral de Coimbra (Sé Nova), Coimbra a 13.4.1846 c. em St.º Ant.º Olivais, Coimbra (Igreja Paroquial de Santo Ant.º Olivais) a 10.8.1868 c/ Joaquim de Moura (este filho de Jezuíno de Moura e de sua mulher Maria José)
7.1 Vigínia Vieira de Moura n. a 8.3.1871 em Cellas, St.º Ant.º Olivais, Coimbra e baptizada a 10.4.1871 Igreja de Santo António dos Olivais, Coimbra c. em Coimbra (Igreja Paroquial de Santo Ant.º Olivais) c/ Ângelo Lameiras Fernandes n. S. Sebastião, Setúbal e b. a 9/9/1871 em S. Sebastião, Setúbal (este filho de José Maria Fernandes de sua esposa Maria Lameiras, casados no Saníssimo coração de Jesus em Lisboa, donde eram naturais)
8.1 Álvaro de Moura Lameiras Fernandes n. a 3.12.1901 e b. a 9.2.1902 em St.ª Cruz, Coimbra e + 8.1.1956 em Coimbra, c. a 27.7.1927 c/ Ilda Marília Ramos das Neves e Sousa n. a 22.3.1904 e b. a 15.5.1904 em Santa Maria de Belém, Lisboa e + a 10.3.2000 em St.º Ant.º Olivais, Coimbra (esta filha de Frederico das Neves e Sousa e de sua mulher Maria d’Alelluia Ramos).
3.2 Josefa Correa c. em Góis a 15.12.1757 c/ José Fernandes (este filho de António Fernandes e de Ingrácia dos Santos).
3.3 Luís Correa c. em Góis a 16.6.1758 c/ Anna Fernandes (esta filha de Manuel Fernandes Calado e de Maria Fernandes).
3.4 Luísa Correa c. em Góis a António Raymundo da Silva (este filho de Francisco da Silva e de sua molher Josefa Ribeyra, o qual já foi casado com Josefa Bandeira, já defunta)

Nota: segundo os assentos de casamento destes 3 irmãos de António Correa, António Correya e Maria das Neves, os seus pais, ou um deles, poderão ser originários de Coruche, Aguiar da Beira.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis-Ponte de Sótão

#140090 | parofi | 12 jan 2007 22:35 | Em resposta a: #26243

Caro Abílio:
Será que tem dados sobre os pais da minha avó paterna?Ela chamava-se Maria de Jesus (deve ter nascido por volta de 1900) e casou com Serafim Figueiredo. Viveram em Ponte de Sótão. Os seus pais creio que eram Manuel Félix e Humbelina Maria, mas não tenho outros dados.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#140100 | jvaldeira | 12 jan 2007 23:52 | Em resposta a: #132498

Caro Nuno Figueira,
As minhas desculpas pela resposta tardia. Tem a certeza que esta Enchapuça pertence ao Troviscal da Sertã? É que existem outros (Castanheira de Pera, Oliveira do Bairro) e no da Sertã não conheço lá nenhum lugar com este nome.
Obrigado pelo "Louro das Cortes". Penso que é também uma possibilidade.
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#140135 | FIGUEIRA | 13 jan 2007 15:31 | Em resposta a: #140100

Caro Jorge Valdeira,

Estava a ver os paroquais da Madeirã, quando um "tio" meu apareceu casado com uma senhora dessa terra, na freguesia do Troviscal. Não percebi bem a grafia. Escrevo Enchapuça porque Cândido Teixeira assim a chama na pág. 223 do II volume do seu livro "Antiguidades, Famílias e Varões Ilustres de Cernache do Bonjardim e Seus Contornos". Esta parte do livro é dedicada ao Troviscal. C. Teixeira faz o elenco das localidades que compunham esta freguesia da Sertã em 1758 e diz que um dos lugares era Enchapuça e era composto por 2 fogos. Nos paroquiais da Madeirã ando à volta de 1740.
Será q esta terra desapareceu?

Obrigado,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Chapuça ou Enchapuça - Troviscal

#140148 | jvaldeira | 13 jan 2007 18:46 | Em resposta a: #140135

Caro Nuno Figueira,
Afinal existe uma Chapuça, só não a consegui localizar no mapa; é certamente o mesmo lugar. O Pe. A. Lourenço Farinha menciona-a no seu apanhado de lugares do Troviscal. Tinha 1 fogo em 1730 e 1 em 1930.
Noutras datas não aparece com habitantes pelo que deve ter sido contabilizada em conjunto com outro lugar próximo de maior importância.
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Chapuça ou Enchapuça - Troviscal

#140150 | FIGUEIRA | 13 jan 2007 19:13 | Em resposta a: #140148

Caro Valdeira,

O livro do C. Teixeira é dos anos 20 do século XX. Ele comete alguma imprecisões na grafia dalgumas terras. Esta deve ter sido mais uma! Provavelmente deve ser apenas um casal (que também provavelmente também já não existirá)!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: se quiser posso enviar-lhe por e-mail as 2 págs do C. Teixeira dedicadas ao Troviscal onde ele fala da Enchapuça (digitalizado); basta pedir o meu mail ao GENEA.

Resposta

Link directo:

RE: Chapuça ou Enchapuça - Troviscal

#140909 | jvaldeira | 20 jan 2007 09:24 | Em resposta a: #140150

Caro Nuno Figueira,

Se fizer o favor, pode enviar para jorgevaldeira arroba sapo ponto pt.

Obrigado

J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis-Ponte de Sótão

#140921 | parofi | 20 jan 2007 13:05 | Em resposta a: #140090

Caros confrades:
Será que algum de vocês tem dados sobre os pais da minha avó paterna?Ela chamava-se Maria de Jesus (deve ter nascido por volta de 1900) e casou com Serafim Figueiredo. Viveram em Ponte de Sótão. Os seus pais creio que eram Manuel Félix e Humbelina Maria, mas não tenho outros dados.
Obrigado
Paulo Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#162352 | parofi | 10 jul 2007 16:31 | Em resposta a: #26243

Caro Abílio Cardoso Bandeira:
Li uma mensagem sua em que dizia ter dados sobre elementos de famíla(s) Carneiro, de Góis.
Gostaria de saber se por acaso tem elementos sobre MARIA CARNEIRO (ou CARNEIRA), casada com Manuel Fernandes, por volta do ano 1806 ou um pouco antes.O casal vivia em Ponte de Sótão-Góis.
Ela era filha de Manuel Marques e CUETRINA (pelo menos o nome escrito à mão parece este...) CARNEIRO(A).
Agradecia qualquer informação. Obrigado.
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#162900 | parofi | 17 jul 2007 22:06 | Em resposta a: #26243

Caro Abílio Cardoso Bandeira:
Li uma mensagem sua em que dizia ter dados sobre elementos de famíla(s) Carneiro, de Góis.
Gostaria de saber se por acaso tem elementos sobre MARIA CARNEIRO (ou CARNEIRA), casada com Manuel Fernandes, por volta do ano 1806 ou um pouco antes.O casal vivia em Ponte de Sótão-Góis.
Ela era filha de Manuel Marques e CUETRINA (pelo menos o nome escrito à mão parece este...) CARNEIRO(A).
Agradecia qualquer informação. Obrigado.
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#193354 | mnogueir | 20 abr 2008 18:30 | Em resposta a: #26243

Caros amigos,

Neste meu início de investigação encontrei o nome da minha bisavó, Susana Martins, da qual sei ter nascido em Góis talvez em 1886 ou 1887, casado com António lopes de Sousa (de Tabuaço - presumo que o casamento já tenha sido fora de Góis). Ela era filha de Ana Neves e de José Martins, dos quais nada sei.

Qualquer informação será útil!

Cumprimentos,

Mário Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Corrêa, de Góis + dados

#204519 | carlos luiz | 31 jul 2008 10:57 | Em resposta a: #132391

Caro Miguel Noutel

Pesquisando as (familias de Gois), dei com este tópico de familias Almeidas.
Procuro um casamento no lugar de S. Mateus de Alvarez-Gois, de Manuel Lopes com Justina de Almeida, naturais e casados nesta terra.

Penso terem casados por volta dos anos de 1890 a 1900, sabendo que foram pais do 1° filho, nascido em Lisboa em 23/8/1901!
Agradecia, o email do A. de Coimbra, onde poderei talvez encontrar este casamento. cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Lopes e Almeidas de Alvares

#204534 | AQF | 31 jul 2008 14:25 | Em resposta a: #204519

Caro Carlos Luiz,

Pode ver a informação que pretende no site do AUC em http://www.uc.pt/auc/ .

Depois se recuar até 1800 e a família se mantiver em Alvares é provável que lhe possa dar mais algumas gerações a partir de levantamentos entre 1600-1800, efectuados pelo meu parente e confrade João Fonseca Barata.

Eu descendo de vários Lopes de Alvares, mas tudo anterior a 1710. Nesta época, grande parte dos Almeidas de Alvares aparecem associados a Baetas, sendo que o apelido Almeida foi levado da Silveira, aldeia serrana da Lousã, para a fregª de Alvares por uma Domingas Simões (de Almeida) n. 1605. Eu descendo do ramo que ficou na Lousã, iniciado com um Luís de Almeida, irmão da dita Domingas.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Lopes e Almeidas de Alvares

#204548 | carlos luiz | 31 jul 2008 17:18 | Em resposta a: #204534

Caro Angelo da Fonseca
Agradeço a sua informação, mas que posso ver no site que me enviou?
Quanto ao chegar a 1800, falta pouco, pedi o casamento dos anos 1890, ao (auc@ci.uc.pt) espero que encotrem, depois irei recuando até chegar a 1800!
Talvez depois me possa ajudar!
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Site do AUC

#204601 | AQF | 01 ago 2008 03:29 | Em resposta a: #204548

Caro Carlos Luiz,

Essencialmente, referi-lhe o site porque podia lá ver o endereço de e-mail que pretendia.

Contudo, também poderá usá-lo para ver nos concelhos do distrito de Coimbra a disponibilidade de assentos paroquiais (baptismos, casamentos e óbitos) por freguesia e por anos.

Já agora, como está anunciado para este ano a disponibilidade dos primeiros assentos paroquiais on-line, poderá, eventualmente, vir a encontrar algum registo de seu interesse, sem necessitar de requerer serviços ao AUC.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Site do AUC

#204630 | carlos luiz | 01 ago 2008 15:51 | Em resposta a: #204601

Caro amigo
Obrigado, fico muito agradecido por estes concelhos, por agora estou esperando os assentos pedidos ao Arq. H. de Coimbra, depois lhe direi qualquer coisa, mas penso que tenho que recuar um pouco, para talvez nos entroncarmos, tambem espero ancioso os paroquiais on-ligne!
cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Familia Claro de Góis

#206319 | arclaro | 25 ago 2008 23:18 | Em resposta a: #35729

Caro JLiberato,

Foi com interesse que li as suas três gerações de Claros!
Particularmente interessou-me o facto de a sua história colocar uma familia Claro em Lisboa nos meados do séc. XIX. Será que ao estudar a sua família não se cruzou com outros Claros tambem em Lisboa por volta desse periodo? Tambem tenho um Joaquim Claro na minha ascendência.

A.Claro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Claro de Góis

#206339 | jliberato | 26 ago 2008 09:27 | Em resposta a: #206319

Caro A. Claro,
O que tenho sobre Claros escrevi no Forum.
O seu de que época é?
Alguma relação com Góis?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Claro de Góis

#206677 | mnogueir | 29 ago 2008 15:16 | Em resposta a: #206339

Caros amigos,

Tb eu tenho na minha ascendência elementos da família Claro, se bem que na zona de Soza, Aveiro. O mais antigo que tenho referenciado será Manuel Fernandes Claro, nascido em Salgueiro, Soza, Aveiro. O seu filho, Manuel José Fernandes Claro, terá nascido em 1863/1864, na mesma freguesia. Estou a aguardar mais informações sobre este ramo...

Cumprimentos,

Mário Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Góis

#223898 | parofi | 15 mar 2009 23:03 | Em resposta a: #26243

Caros confrades:
Será que algum de vocês, nas vossas pesquisas, se "cruzou" com CATHERINA DE MATTOS CARNEIRA ?. Eu desejava saber a sua data de nascimento, para conseguir certidão. Já pesquisei on-line, mas não consegui.
Sei o seguinte:
- Casou em 6/5/1747 com Manoel Marques (da Várzea Pequena);
- Seus pais foram João Francisco e Luísa de Matos;
- Teve uma filha, Maria Carneira, que casou com Manuel Fernandes (este nascido em 1/6/1765, na Alvergaria). Também não consegui encontrar o assento de baptismo da Maria Carneira.
Muito Obrigado.

Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#225226 | parofi | 31 mar 2009 23:23 | Em resposta a: #34049

Caro JLiberato:
Tenho na minha árvore genealógica alguns FERNANDES. Será que tem pontos de "cruzamento" com algum deles:

- Manuel Fernandes casado com Catarina Antão (casaram por volta de 1670).
Tiveram o filho:
- Manuel Fernandes casado em 29/1/1692 com Isabel Domingues (nasc. 6/1/1672).
Estes tiveram:
-Manuel Fernandes (ns. 12/6/1697) casado com Theresa Fernandes (ns. 25/10/1705 na Cerdeira).Estes tiveram:
- José Fernandes(4/11/1739-Ribeira Cimeira)casado com Vitória Maria dos Santos (nasc. na Várzea Pequena). Estes tiveram:
-Manuel Fernandes(n. 1/6/1765-Alvergaria) casado com Maria Carneira. Estes tiveram:
-Félix Fernandes (nasc. 11/2/1807-Alvergaria) casado com Maria Josefa (23/3/1809-Ponte Sótão).

Agradeço qq informação.
Muito Obrigado.
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#246512 | jliberato | 25 dez 2009 23:30 | Em resposta a: #225226

Caro Paulo Rosa,
Infelizmente não tenho nenhum dos nomes que menciona na base de dados dos meus antepassados.
Cumprimentos
JLiberato
Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros em Góis

#248983 | ana serra | 02 fev 2010 10:47 | Em resposta a: #35666

trabalhei 8 anos no palácio da pena e tive o prazer de contactar directamente com o director,dr.josé manuel martins carneiro,que é de góis.

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#304749 | ferpinca | 02 mai 2012 21:00 | Em resposta a: #34049

Caro JLLiberato
Estou interessado nos seguintes casais:
1- Manuel Fernandes Godinho natural de Vale de Godinho cc Isabel Francisca do Colmeal-Gois que foram avós em 25/7/1740
2- Cipriano Francisco natural de Val de Moreiro cc Rosa Maria da Sandinha do Cadafaz, pais de Maria Rosa natural de Vale de Moreiro casada com Sebastião Francisco do Carvalhal do Colmeal.
3- Manuel Francisco Pequeno natural do Vale de Amoreira cc Rita Maria Nogueira natural de Gois, pais de Ana Rita Nogueira natural de Gois, casada com Manuel Brás de Oliveira, natural do Colmeal, nascido em 23/9/1782.
Por acaso terá algumas indicações relacionadas com estas pessoas ?
Melhores cumprimentos
Fernando Caetano

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#304759 | RCCORREIA | 02 mai 2012 22:28 | Em resposta a: #304749

Caro Fernando

Tenho algumas notas sobre os que refere no 3 que terei que rebuscar nos meus estudos. Amanhã lhe direi mais.

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#304786 | AQF | 03 mai 2012 01:40 | Em resposta a: #304749

Caro Fernando Caetano,

No Vale de Godinho tenho antepassados Godinho um pouco mais recuados que os que indica, a saber:

Gaspar Luís & Maria Antunes
1. Sebastião Godinho &1650 Madalena dos Santos Sanches
1.1. Manuel Sanches Godinho ca 1651
1.2. Ana Sanches Godinho de Sousa ca 1653 &1686 João Quaresma da Silva, Tabelião de Góis e Celavisa ca 1656
1.2.1. Ambrósio Quaresma Sanches da Silva, Dr. ca 1687
1.2.2. José Sanches de Sousa e Silva, Dr. †

Provavelmente a ascendência do Manuel Fernandes Godinho natural de Vale de Godinho que indica poderá vir a cruzar-se com os meus avoengos.

Se recuar algumas gerações tinha interesse em conhecer as novidades.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#304904 | RCCORREIA | 04 mai 2012 11:45 | Em resposta a: #304749

Dos referidos em 3 tenho anotados pelo menos dois filhos mais

Antónia, bapt. 31.06.1798

Francisco, bapt 15.03.1808, afilhado do Capitão-Mor Francisco Barreto Vilas-Boas e esposa

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#305473 | jliberato | 09 mai 2012 23:46 | Em resposta a: #304749

Caro Fernando Caetano,
Obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente não tenho os nomes que cita na minha base de dados.
Mas já vi que outros participantes já lhe deram algumas pistas.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#305491 | AQF | 10 mai 2012 01:17 | Em resposta a: #34049

Caro parente José Liberato,

Em relação a pessoas da sua lista, muito lhe agradecia a resposta às seguintes questões:
- Conhece a ligação entre o Padre João Leal Franco rc Ana Martins e o António Leal Franco cc Lourença Martins ?
- Pela IG do padre João Leal Franco, sabe-se quem são os avós paternos ?
- O António Leal Franco também é padre ?

Melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#305638 | jliberato | 11 mai 2012 22:57 | Em resposta a: #305491

Caro Ângelo da Fonseca,
Respondendo às suas perguntas.
O padre João Leal Franco era filho de António Leal Franco e Ana Machado de Figueiredo. Não tenho notícia de Lourença Martins.
Os seus avós paternos eram António Martins Leal e Apolónia Franca. Maternos eram Silvestre Machado Veloso e Isabel Coelha.
Não tenho notícia que António Martins Leal (pai) fosse padre. Mas o João teve um irmão chamado António Leal Franco que foi padre.
João Leal Franco teve inquirição de genere mas não chegou a ser ordenado.
É o que sei.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#306316 | ferpinca | 19 mai 2012 17:19 | Em resposta a: #304904

Caaro Rui Correia

Tem por acaso a data de bapt de Ana Rita Nogueira?
Sabe mais elementos desta família, nomeadamente, descendentes da Antónia e do Francisco , ou ascendentes dos pais da Ana Rita Nogueira ?
Da Ana Rita Nogueira eu tenho a sua descendência.

Cumprimentos
Fernando Caetano

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#306348 | RCCORREIA | 20 mai 2012 00:42 | Em resposta a: #306316

Caro Fernando

Em Góis nesta altura havia várias pessoas com este nome, situação que conduziu já a equívocos nalguns estudos.

Porque precisei achar uma delas passei os paroquias anotando algumas coisas que tenho num bloco de notas que só poderei aceder na 2ª feira. Depois lhe direi mais qualquer coisa.

Como esta não era a Ana Rita que me interessava não sei muito mais dela mas terei uma ou outra nota que poderei rever entre elas a possível data de baptismo e padrinhos, que tenho ideia que seriam uns tios (a confirmar).

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#306403 | RCCORREIA | 21 mai 2012 16:26 | Em resposta a: #306316

Caro Fernando

Ana foi baptizada a 23.05.1791, nascida a 18.05
filha de Manuel Francisco filho de José Francisco Pequeno e sua mulher
e de Rita Maria Nogueira filha de Manuel Francisco Nogueira e Ana Catarina Marques Madeira, sua mer.
Padrinhos Manuel José da Lavra e D. Ana, filha de D. Felicitas
Vigário Bernardo José Carneiro

O registo está disponível online no AUC. Liv 04 de Baptismos de Góis.

Sei que é possível pelos registos encontrar a informação que pede mas que não tenho anotada visto não ser esta a Ana Rita que precisava para os meus estudos, mas lembro bem ter visto várias vezes os apelidos Francisco Pequeno.

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#306411 | RCCORREIA | 21 mai 2012 17:14 | Em resposta a: #306403

E já agora não quer partilhar a descendência que tem desta Ana?

Rui

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#306418 | ferpinca | 21 mai 2012 19:29 | Em resposta a: #306403

Caro Rui Correia

Obrigado pelas informações que me forneceu

Cumprimentos
Fernando Caetano

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#306456 | RCCORREIA | 22 mai 2012 11:06 | Em resposta a: #306418

Gostaria de conhecer a descendência que tem da Ana. Poderá ser em privado se assim entender.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: 80 antepassados de Góis

#306457 | RCCORREIA | 22 mai 2012 11:07 | Em resposta a: #306418

Gostaria de conhecer a descendência que tem da Ana. Poderá ser em privado se assim entender.

Rui

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348204 | Cristina Oliveira | 13 jul 2014 10:44 | Em resposta a: #26243

Bom dia,

Tenho raizes em Vila nova do Ceira e gostaria de conhecer melhor os meus antepassados que viveram na Várzea.
Será que alguém aqui no fórum tem alguma informação acerca de Leocádia Gomes da Silva (1791, Azenha, Pombeiro,filha de Manuel Gomes da Silva e de Áurea de S. Bernardo Correia da Azenha) que casou com Estanislau Rodrigues de Carvalho (no principio do seculo 19) e do filho Luis Rodrigues de Carvalho que casou com Jacinta de Jesus Garcia (natural da Monteira) em 1852
Também gostaria de saber se alguém tem informação relativa ao Padre Venâncio Gomes da Silva que foi pároco na Várzea de 1941 a 1876 (penso que era irmão da Leocádia). Obrigada
Cristina Oliveira

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348245 | RCCORREIA | 14 jul 2014 14:24 | Em resposta a: #26243

Que pistas tem para fazer Venâncio irmão de Leocádia?

Em relação a Venâncio além da Mercê de D. Maria II em 13.04.1842 que o designa Pároco da Igreja da S. Pedro da Várzea de Góis (hoje Vila Nova do Ceira) e duma referência no Jornal de Arganil de 11.03.1954 "O sr. padre Venâncio Gomes da Silva, que há mais de vinte anos era o pároco da freguesia e ainda o foi por outros vinte e que ao tempo era o presidente da paróquia" em 1855 (ie á o seria então antes de 1835 e ainda o seria depois de 1875. Em 1878 é designado novo pároco proveniente de uma família de Góis) ainda não vi mais nada.

Irei falar com alguns estudiosos da região (de que igulamente tenho alguma coisa) para ver se algum deles os conhece, quase certo que acharemos alguma coisa e até possivelmente remotos laços de parentesco, em especial por ligar Góis, Várzea, Pombeiro (da Beira) e Azenha (Poiares). A Várzea dista quase igual de cada um dos restantes 3 lugares.

De qualquer forma o Padre Venâncio deve ter uma inquirição no Arquivo da Universidade de Coimbra onde irei procurar.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348261 | RCCORREIA | 14 jul 2014 19:18 | Em resposta a: #26243

Percorrendo o registo paroquial da Várzea (baptismos) encontrei o primeiro registo assinado por Venâncio Gomes da Silva, na qualidade de encomendado (padre encarregue provisoriamente por uma paróquia/igreja) em 21.06.1834.

Em 1842 é registada uma mercê em seu nome para o ofício de vigário naquela igreja.

A partir de 1874 é o padre coadjutor (Bernardo Pedroso de Lima) (sem referir o pároco - 1874 ou dizendo que o fazia pelo impedimento do pároco -1875) que faz os registos (que já no ano anterior 1873 fazia para o vigário Venâncio a quem ajudava). Bernardo passa em Julho de 1876 a fazê-los como encarregado (possivelmente pelo falecimento ou afastamento do pároco), sendo nisto sucedido em Julho de 1877 por António Maria de Mello e Nápoles que é quem sucede a Venâncio como vigário.

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348263 | RCCORREIA | 14 jul 2014 19:39 | Em resposta a: #26243

Manuel Gomes da Silva era filho de António Gomes (de Sarnadela) e Maria de Santana (da Azenha)
Aurea Maria de São Bernardo era filha de António Brandão (da Aldeia-Nova) e Maria Correia (de Pombeiro)

Manuel e Aurea foram pais também de Francisco bapt na Azenha em 05.04.1802
AGN13-002-0003_m0094.tif

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348280 | RCCORREIA | 15 jul 2014 10:31 | Em resposta a: #26243

"D. Áurea Maria de São Bernardo Correia, * Aldeia Nova, + Azenha 22-9-1811 e c Pombeiro 22-1-1777 com o Dr. Manuel Gomes da Silva, clerigo in minoribus, que foi muitos anos juiz eleito de Pombeiro, * Azenha cerca de 1752.
Mandou construir em Pombeiro a Casa de Fundo da Vila, no Largo do Pelourinho, junto à capelinha de Santo António.
Era filho de António Gomes, do mesmo lugar, e de Maria de Santana, da Sarnadela, neto paterno de António Gomes, do Saíl, e de Isabel Marques, da Azenha, e materno de António Lopes, da Sarnadela, e de Isabel Simões, das Chãs."

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348284 | RCCORREIA | 15 jul 2014 13:43 | Em resposta a: #26243

Passei em diagonal os baptizados e não achei a Manuel Gomes da Silva e Aurea Maria S. Bernardo Correia nenhum filho Venâncio (poderá ser irmão ou sobrinho de Manuel?)

Casaram em Pombeiro a 22.01.1777 sendo ele já Bacharel (mais tarde aparece Doutor) e devendo ela ser muito nova (eventualmente menor pela nota seguinte ao registo de casamento sobre consentimento dos pais, tutores e curadores)

E teve generosa prole (achei-lhes pelo menos 15 filhos). Como nalguns períodos os saltos são de vários anos admito que pode ter escapado algum.

António b 25.11.1778
José b 15.12.1782
Maria b 17.12.1785
Pulquéria b 11.12.1786
Faustino b 19.01.1789
Leocádia b 04.02.1791
Luis b 09.04.1793
Anastácia b 23.02.1797
Josefa b 15.11.1798
Elias b 13.06.1800
Francisco I b 05.04.1802
Margarida b 30.03.1803
Francisco II b 14.06.1805
Bernardo b 30.11.1806
Aurea b 09.08.1808

Um Venâncio Gomes é testemunha nos baptizados dos dois mais novos.

Cumpts
RCC

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348288 | RCCORREIA | 15 jul 2014 15:45 | Em resposta a: #26243

A data de falecimento de Aurea está errada e refere-se sim à filha Aurea Inocente falecida aos 3 anos.

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348293 | RCCORREIA | 15 jul 2014 16:53 | Em resposta a: #26243

Segundo vi num outro tópico haveria mais quatro filhos de Manuel Silva - Aurea Correia (total de 19)

Achei apenas nos paroquiais Teresa b. 19.09.1780

É referido o dito Venâncio como nascido em 1795 (11º filho) cujo baptismo não encontrei.

E faltarão assim 2 (nascidos antes de 1791) cujos registos também não achei.

O ano do baptismo da filha Maria é 1784 (e não 85 como tinha colocado)

RCC

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348386 | Cristina Oliveira | 17 jul 2014 21:22 | Em resposta a: #348293

Caro Rui Correia,

Muito obrigada pelas suas informações que vieram ajudar bastante a minha pesquisa pelos meus parentes. Agradeço imenso a sua disponibilidade para me ajudar na busca das minhas raízes. Comecei a interessar-me há relativamente pouco tempo pela genealogia mas posso dizer que está a tornar-se uma paixão. E o facto de poder ter os registos paroquiais dos AUC à distância de um click torna muito fácil a procura apesar da dificuldade em interpretar alguns deles,mas à medida que progrido torna-se mais fácil. Eu até já reconheço a caligrafia do Padre Venâncio nos registos…
Eu também já tinha percorrido os registos de baptismo dos filhos do Manuel Gomes da Silva e da Áurea (Azenha, Pombeiro) mas não tinha encontrado ainda o José, o Elias e a Margarida (assim são 16 filhos e bate certo com a minha pesquisa).
A Leocádia era minha tetravó, segundo um manuscrito existente na minha família que regista o seu óbito assim como nascimentos e óbitos de alguns dos seus descendentes, e que tenho andado a confirmar através dos registos paroquiais da Várzea.
Não tenho a certeza que o Padre Venâncio seja irmão da Leocádia pois também não encontro o seu registo de baptismo e a sua filiação. E realmente gostava de saber qual o parentesco entre eles. Quanto às pistas sobre o suposto parentesco entre a Leocádia e o Padre Venâncio surgiram porque o meu pai tem um livro “João Brandão” escrito em 1928 por J.M. Dias Ferrão que, no capitulo II “Os Brandões de Pombeiro”, descreve em pé de página a família de Manuel Gomes da Silva. Segundo o autor são 12 filhos e o primeiro é o Padre Venâncio. Mas não indica datas nem respeita a ordem cronológica dos registos de baptismo. A inquirição no Arquivo da Universidade de Coimbra do Padre Venâncio talvez possa ajudar.
1. Padre Venâncio
2. Bernardo
3. Elias
4. Faustino
5. António
6. Josefa
7. Francisco
8. Leocádia
9. Anastácia
10. Maria Santana (deve ser a Maria)
11. Margarida
12. Pulquéria
Já tenho alguns dados referentes à ascendência do Manuel Gomes da Silva e da Aúrea (meus pentavós, não sei se é esta a designação) que encontrei aqui no geneallnet. Tem sido muito interessante pois consegui ir até ao século 16. No entanto, ainda estou a confirmar tudo pelos assentos paroquiais.

Melhores cumprimentos
Cristina Oliveira

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348392 | RCCORREIA | 18 jul 2014 11:34 | Em resposta a: #26243

Cara Cristina

É sempre bom poder ajudar.
Vi também as informações sempre preciosas do José Caldeira.

São referidos por ele 19 filhos (dois pelo menos faleceram muito novos o primeiro Francisco e a Aurea Inocênte) e dos quais encontrei o baptismo de 16.
Faltam-nos dois e o Venâncio que é dito ser de 1795 (precisamente o ano em que acaba um dos livros de baptismos e começa o seguinte)

Claro que percorrendo os baptismos para a frente, os casamentos e os óbitos poderemos achar mais dados. Assim que tiver um tempo vou tentar rever os baptismos. Depois lhe direi mais qualquer coisa.

Rui

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348393 | RCCORREIA | 18 jul 2014 12:07 | Em resposta a: #26243

No registo de óbito do Padre Venâncio (Várzea 04.07.1876) vem a sua filiação (confirmando ser irmão dos demais) e diz ter 85 anos - penso que seria idade aproximada pelo que assim teria nascido em 1791 o que obrigaria a ser gémeo de Leocádia.

Rui

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348454 | Cristina Oliveira | 20 jul 2014 13:12 | Em resposta a: #348393

Caro Rui,

muito obrigada pelas suas preciosas informações que estão a ajudar imenso a minha pesquisa. Já encontrei o registo do óbito do Padre Venâncio na Várzea e que confirma a filiação. A hipótese de ser irmão gémeo da Leocádia fazia sentindo até porque o registo é em fevereiro e o Venâncio poderia ter sido batizado com o nome de São Venâncio (dia de S. Venâncio é 7 de Fev). No entanto o registo da Leocádia é 4 fev o que baralha tudo outra vez, ainda se fosse uma data posterior.... Assim permanece o mistério do batismo do P. Venâncio. Quando nasceu e onde terá sido batizado?. Já tentei procurar pelos assentos de batismo de fevereiro em Pombeiro (Azenha) entre 1778 e 1800 mas não encontrei nada ainda. Mas como é uma pesquisa exaustiva ainda vou tentar outra vez .
cumprimentos
Cristina

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#348492 | RCCORREIA | 20 jul 2014 23:57 | Em resposta a: #26243

Cara Cristina

Ainda bem que está a progredir nas suas pesquisas e que a ajuda que lhe damos aqui vale qualquer coisa.

Não sei a fonte que faz o Venâncio nascido em 1795, mas admito-a possível. A inquirição para tomar ordens seria uma boa opção? Mas como também há um ou outro estudo que o refere pode ser que haja ali qualquer menção.
Poderia ter sido baptizado fora de Pombeiro?

A ser em 1791 teria que ser gémeo e naturalmente seria baptizado em conjunto com a irmã (mas não me parece até porque não existem outros gémeos na família, pois não?)

E dizem que era o 11º filho sendo a irmã a 9ª (pelo meio outro em 1793). Isso seria coerente com 1795. O erro é no óbito que o diz de 85 anos quando só deveria ter 81 (mas muitas vezes o registo ali apenas era duma idade aproximada).

Cumprimentos,
Rui




Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#406450 | asrsm1973 | 15 ago 2018 21:51 | Em resposta a: #35132

Boa noite

ao ler as mensagens deste tópico reparei que na sua "lista" estão os nomes de um casal que são meus antepassados. Se fosse possível partilhar comigo quaisquer informações que tenha sobre os mesmos, ficaria eternamente grata.

Refiro-me a Manuel Moniz e Izabel Nugueira.

Obrigada

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#443512 | aeiou2 | 07 out 2022 11:46 | Em resposta a: #26243

Bom dia ! Haverá por aí descendentes do casal, António Antunes Seco, n Sto Aleixo, Serpins e Simoa Henriques, n. Vale de Góis e que casaram e Pedrogão Grande a 12.10.1709.
Muito obrigada
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#445509 | RaquelGomes | 31 jan 2023 10:09 | Em resposta a: #406450

Cara Andreia Soares Matos,

Creio que temos em comum os antepassados Manuel Moniz e Isabel Nogueira. Entretanto, conseguiu mais alguma informação sobre a sua ascendência?
Consegui chegar até eles pelo filho António Nogueira (13.07.1681, Góis), casado com Maria Antunes de Alpedrinha, mas não tenho mais informação.
Se puder partilhar o que souber sobre este ramo da família, ficar-lhe-ia muito agradecida.
Da minha parte, estou inteiramente disponível para partilhar a informação de que disponho.

Atenciosamente.

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#445521 | asrsm1973 | 31 jan 2023 16:02 | Em resposta a: #445509

Cara Raquel Gomes

António Nugueria (13-07-1681, Gois, Coimbra) é realmente meu antepassado direto (8 gerações).
Na minha pesquisa tenho seus pais, Manuel Muniz e Isabel Nugueira, e os pais e avós (paternos e maternos) de Isabel Nugueira, mas ainda sem confirmação comprovada.

Isabel Nugueira filha de Simão Afonso e Maria Nugueira
Simão Afonso filho de Simão Afonso e Maria Simões
Maria Nugueira filha de Pedro Nugueira e Catarina Fernandes

Por enquanto é só o que tenho para trás. Quanto a mais informações sobre a descendência do casal Manuel Munis e Isabel Nogueira terei todo o gosto em partilhar consigo. Tenho a minha árvore genealógica no site My Heritage, se conseguir poderemos trocar informações.

Já agora, se descende do mesmo casal, de qual dos filhos descende?

Grata

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#445553 | RaquelGomes | 01 fev 2023 16:45 | Em resposta a: #445521

Cara Andreia Soares Matos,

Agradeço muito a rápida resposta! Comecei há cerca de um ano e meio esta senda que, entretanto, se tornou viciante e surpreendente. Pena é a falta de tempo que, certamente, será comum a todos os que fazem este tipo de investigação.

Fico muito contente por encontrar uma familiar que desconhecia: de algum modo, ainda sem saber quais os meandros, somos parentes.

António Nogueira é também meu avô, em 7º grau (filho de Manuel Moniz e Isabel Nogueira).
Do casamento de António Nogueira (nascido em Góis) com Maria Antunes (nascida em Alpedrinha), nasceu Dionísio Francisco Nogueira (15.10.1720, Góis), meu avô em 6º grau. É daqui que descendo. E a Andreia?

Tem mais alguma informação sobre este ramo?
Muito obrigada pela partilha e, se puder ser útil na sua investigação, disponha!

Atenciosamente,
Raquel Gomes

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#445579 | asrsm1973 | 02 fev 2023 09:22 | Em resposta a: #445553

Cara Raquel Gomes

Em primeiro lugar quero corrigir um lapso meu relativamente ao meu grau de parentesco com António Nugueira.
António Nugueira e Maria Antunes são meus antepassados diretos em 9º grau. Eu descendo de um filho deles, Luís Nugueira (23/10/1723 - Góis). Não sabia da existência de Dionísio (antepassado da Raquel), apenas de Francisco Nugueira e Bento José Nugueira.
Como referi anteriormente, tenho a minha árvore no site My Heritage, com alguns documentos que fui encontrando. Caso esteja interessada poderemos trocar informações, estarei á disposição.

Atenciosamente
Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Familias de Góis

#452409 | Maria Cabral Mia | 07 fev 2024 20:15 | Em resposta a: #26243

Família Antunes que emigrou para o Brasil
Alfredo Antunes
Procuro familiares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen