João Agra da Rocha Páris

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

João Agra da Rocha Páris

#26355 | aeiou2 | 11 set 2002 15:36

Boa tarde!
Casou no Marco de Canavezes,12.7.1938,com D.Constança Villas-Boas Pinto de Queirós Montenegro,da casa do Casal,Fornos,Marco de Canavezes.
Alguém me poderá dizer,onde nasceu e quem foram seus ascendentes?
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26365 | vbriteiros | 11 set 2002 17:46 | Em resposta a: #26355

Cara Maria
Aqui no Porto existem três irmãos com esse apelido, sendo um médico em Gaia.
Fico por aqui.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26366 | aburma | 11 set 2002 17:50 | Em resposta a: #26355

Maria,

Espero que se esteja a restabelecer devidamente.
Conheci muito bem a Sra. D. Constança e suas irmãs (uma ainda viva) e conheço vários sobrinhos, um dos quais é meu compadre, pelo que me será fácil ajudá-la. Penso que também deverão estar em "Valles Peixoto de Villas-Bôas". Mais logo dou pormenores.

Cumprimentos
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26370 | Jurema | 11 set 2002 18:06 | Em resposta a: #26355

Olá Maria,

De onde vem o "Agra" desta pessoa chamada João Agra da Rocha Páris????
Tenho na minha genealogia, este apelido, que vem de ROSÁRIA FRADIQUE AGRA, nascida em Apúlia, concelho de Esposende, por volta de 1868.

Abraços,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26375 | vbriteiros | 11 set 2002 18:47 | Em resposta a: #26370

Jurema
Estes Rocha-Páris vem de Viana do Castelo, que não é longe da Apúlia/Esposende.
Mais não sei.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26400 | aburma | 11 set 2002 23:18 | Em resposta a: #26355

Maria,

Infelizmente os "Valles Peixoto" só referem a data do falecimento de João da Rocha Páris (18/6/1956). Já lancei a rede noutra direcção.

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26413 | jpcmt | 12 set 2002 11:07 | Em resposta a: #26355

Minha Senhora:
Consultei o livro do Embaix. João da Rocha Páris, publicado em 1997, com o título "Rocha Páris, Espregueiras, Araújos Bacelares e Pimentas de Castro". Não encontro nele ninguém com o apelido "Agra". Este apelido poderá talvez significar que se trate de um filho natural do celebrado "Frei". Este, sendo solteiro, teve um filho João, nascido em Viana do Castelo em 28 de Março de 1899. O livro nada mais diz sobre ele (nem mesmo o apelido que usou).
Poderá ser este?
Cumprimentos
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26414 | magalp | 12 set 2002 11:14 | Em resposta a: #26400

Maria, priminha muito querida

Creio que refere os pais do actual Diplomata João da Rocha Páris, natural de Viana do Castelo, se bem creio. É 2º primo dos Páris referidos pelo Vasco B., residentes aqui no Porto - o médico, José Nuno, é casado com uma nossa prima Álvares Ribeiro Bourbon-Lindoso e o outro não médico, António, casado com outra nossa prima Isabel Maria Pitta Villa-Boas de Meirelles - as consoantes dobradas tem-nas no respectivo assento de nascimento - Finalmente, a simpática Dra. Manuela Athayde Páris de Vasconcellos, tb. referida pelo Vasco, é casada com o meu amigo e companheiro, mais velho, do LAH Augusto Lopes Cardoso, eminente e sábio causídico, antigo Bastonário. São hoje todos residentes aqui no Porto.
Quanto ao Embaixador J. Rocha Páris, estará para breve a publicação dos seus costados por outro Diplomata, Artur de Magalhães, recem-nomeado Consul Geral no Canada. Se o ATF - Portuguez - nos copiar, poderá acrescentar alguma coisa deste seu colega mais antigo, q. foi já Embaixador em S.Paulo de Luanda, antecedendo o muito distinto e sempre bem sucedido, Embaixador Doutor Fernando Neves.

Espero q. já esteja recomposta da sua queda, sobraçando o pesado Gayo...

Com toda a simpatia,
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26415 | aeiou2 | 12 set 2002 11:38 | Em resposta a: #26413

Caros amigos
Muito obrigada pelos votos de melhoras,mas Manel não caí com o Gayo!,mas a caminho do TRABALHO.
Agradeço as respostas á questão posta,pois nunca encontrei nada para sua resposta e não sei se terá n.1899.Vou directamente a uma das fontes o casamento,talvez indique alguma coisa.
Estou tentando ter até ao Natal o meu ficheiro o mais completo,para fazer uns CD familiares.Um dos filhos do Sr em questão era casado com uma prima minha.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26417 | aburma | 12 set 2002 12:22 | Em resposta a: #26415

Cara Maria,

Desculpe lá a confusão do tombo com o Gayo, mas foi blague minha, como sabe!
Seria este Embaixador Rocha Páris, irmão do alvo das nossas atenções? Difícil, ambos com o nome João. Não sei se este senhor seria filho natural como aventa o nosso confrade JPCMT. Conheci os dois filhos, ambos infelizmente já falecidos, o Alfredo e o António (este devia ser o casado com a sua prima) e também conheci a filha, da qual perdi completamente o rasto. De qualquer modo já falei com um filho da cunhada sobreviva que ficou de me dizer alguma coisa. Espero não ter tocado inadvertidamente em assunto melindroso, mas estou certo que eles compreenderão a bondade das minhas intenções.

Até breve

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26418 | aburma | 12 set 2002 12:29 | Em resposta a: #26414

Salve ó Magalp,

Saúdo efusivamente o teu regresso a este privilegiado espaço.
Sabes bem de quem estamos aqui a falar - do marido da muito estimada "Tia Tacho", senhora de grandes dotes combativos perante a vida e de um humor muito especial. Conheceste o senhor?

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26424 | jpcmt | 12 set 2002 13:07 | Em resposta a: #26417

Caro Alexandre Burmester:
A ascendência do Embaixador e autor do livro que referi, vem aí descrita. Se bem li, é assim:
O avô paterno deste foi João Augusto Loureiro da Rocha Páris (1849-1935) que era irmão de D. Delfina Cândida Loureiro da Rocha Páris 1839-1869).Esta Senhora foi mãe do Poeta e Escritor João Loureiro da Rocha Páris Barbosa de Vasconcellos, "O Frei", n.1868.
Cumprimentos,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26441 | vbriteiros | 12 set 2002 16:21 | Em resposta a: #26414

Manel
... e como se chamava a Mãe dos três irmãos?
Creio que teria apelidos, Vaz ou Madureira ou Lobo, ou estes apelidos vinham do Pai, que era médico? Sei que os encontrava frequentemente na casa dos pais da minha cunhada, de quem eram primos e recordo que o parentesco era por estes apelidos.
Já estás na Casa Nova??
Vou de férias para a semana, para Tondela. Se quizeres aparecer lá terei muito gosto.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26448 | aburma | 12 set 2002 17:45 | Em resposta a: #26424

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira,

A sua hipótese em relação ao "Frei" ser o pai é bem capaz de estar correcta. Penso que o senhor em causa era bem mais velho que a mulher (n. 1919), o que poderá encaixar na data que indica para o seu nascimento (1899).
Estou, como disse, à espera de eventual confirmação de um sobrinho afim.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26485 | magalp | 13 set 2002 08:43 | Em resposta a: #26441

Vasco

É uma boa ocasião para levares debaixo do braço, "O Senhor Visconde", para leres e fazer o respectivo prefacio... Amanhã sigo para Sto. Antonino, para o casamento da única filha do Beto Meirelles. Já tirei o pijama ao Malibu, acertei a pressão dos pneus, verifiquei níveis e puzio a roncar! Tudo OK. Vai fazer um figurão e eu vou gastar uma pipa de petrodollars...
Domingo poderia entregar-te o meu projecto de livro acabado às 3 pancadas, com a morte do Heroi, Cartista indefectível e ex-maçónico de grau 5, mui arrependido e bem confortado com todos os sacramentos da Sta. Madre Igreja.

Não me lembra agora o nome da dita Senhora, muito transmontana e muito parente da minha avó Ignez. Sei que era Athayde, Vaz Pinto, Guedes, Madureira, Lobo, talvez ainda Vahia. O marido, o Dr. Manuel R.P. Vasconcellos, antigo médico da Marinha, era igualmente uma excelente pessoa. Davam umas festas óptimas nas Águas, em Nova Sintra. Que bom era! O Zé Nuno é um verdadeiro
Dr. João Semana dos nossos dias. Um santo, sempre disponível e muito atento. A Manela, um encanto, de sólidos e muito sãos pricípios, foi professora de Moral dos meus 3 filhos e a 1ª grande paixão do Manelzinho e do Tó Maria! Até cheguei a dizer ao Augusto q. se cuidasse...
E, como q. para provar q. somos todos parentes, por aqui ou por ali, os Lopes Cardoso de Foz Côa, deste Augusto, são parentes próximos do João Diôgo, pela s. avó materna, Tereza Oliveira.
Abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26491 | aburma | 13 set 2002 10:25 | Em resposta a: #26485

Manel,

Quem era este "Cartista indefectível e ex-maçónico de grau 5"?

Abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26499 | magalp | 13 set 2002 11:12 | Em resposta a: #26491

Alexandre

AVM - Antonio Vieira de Magalhães, n.1789 em S.Martinho de Ariz, Canavezes, onde morreu e foi sepultado na capela da sua Casa, em 1859. FCCR, senhor das casas de Vilacetinho, Vilaboínha, Várzea e Pinheiral, Administrador do Real d'Aguas no Douro e Tâmega, por sucessão dos seus maiores (Vieira). Coronel Grad. de Cavalaria, das Campanhas Peninsulares, do Glorioso Exército Libertador, Of. da Ordem de Aviz, Comendador da Ordem de Christo, de S. Lázaro e S. Maurício, Medalha nº2 das Campanhas da Liberdade. Fornecedor dos Exércitos de SMI Dom Pedro. Comerciante de grosso trato. Grande exportador de vinhos e cortiças e importador de bens de consumo. Vereador e presidente da CMP, em 3 legislaturas, grande impulsionador da reconstrução do Porto. 1º Barão e 1º Visconde de Apendurada. De 2 casamentos, teve abundante e muito interessante descendência, a ser publicada em breve, pelo Dr. Artur M. Magalhães, diplomata, ultimando a obra começada e delineada pelo Emb. J.Moya Ribera.
Chegará?
Para mais pormenores, poderás consultar o osso Vasco Briteiros, dentro de 15 dias...

Abraços
Manel

PS. para além do muito pó e desarrumo, consigo-te Ice Tea lá em casa...

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26505 | aburma | 13 set 2002 12:17 | Em resposta a: #26499

Manel,

Em quando vi a tua referência ao "Senhor Visconde" também suspeitei que se poderia tratar do meu ilustre parente por afinidade, o 1º Barão e 1º Visconde de Alpendurada. Apreciei o modo imparcial como descreveste o seu brilhante currículo (ex: "o Glorioso Exército Libertador"). Outra coisa não seria de esperar de tão interessante descendente.
Fico a guardar com expectativa a publicação da obra.

Abraços

Alexandre

PS Temos de combinar essa visita. O Ice Tea é de manga?

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26538 | vbriteiros | 13 set 2002 18:44 | Em resposta a: #26485

Caro Manel
Estás ainda nos sogros ou já em casa?
Amanha ja não estou pois vou uma semana para Tondela
Se estiveres aqui na junto ao BPI dou um salto ao Café debaixo dos Arcos antes das 19,30.

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#26585 | luis_melo | 15 set 2002 18:42 | Em resposta a: #26485

Boa Tarde,

A senhora a que se referem é D.Lidia Augusta Guimarães Pinto Vaz Guedes Queiroz de Ataíde, filha de Miguel Augusto Pinto de Queiroz Pinto Vaz de Ataíde e Melo e de D.Idalina Nunes Torres Guimarães, neta de Augusto Pinto de Queiroz de Ataíde e de D.Júlia Preciosa Vaz de Morais Madureira Lobo.

Caso alguém tenha informação de ascendência de D.Idalina e de D.Júlia Preciosa agradeço indicação.

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#29335 | aeiou2 | 23 out 2002 15:09 | Em resposta a: #26448

Caro Alexandre
Como está? Afinal o que preciso saber é se no livro dos Rochas Páris há alguém com os nomes de João de Freitas Costa e Almeida (n.1908,Paderne,Fafe) e António de Freitas Costa e Almeida (n.1878?)em Viana do Castelo e que julgo ficou solteiro.
Depois lhe digo por e-mail.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#73952 | Camilo | 25 set 2004 17:32 | Em resposta a: #26355

Não sei se foi o mesmo que publicou"Rochas Paris, espregueiras, araujos, Bacelares e Pimentas de Castro (notas sobre quatro familias do alto Minho)", editado em 1987 em Lisboa.
Peciso de arranjar esta publicação (esá esgotada no mercado), ou suas fotocopias, pois estudo os Castros de Melgaço/Monção e suas ramificações por Paredes de Coura,Arcos Ponte de Lima.

Agradeço informações
camilo-oliveira@nortenet.pt

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#73953 | Camilo | 25 set 2004 17:33 | Em resposta a: #26355

Não sei se foi o mesmo que publicou"Rochas Paris, espregueiras, araujos, Bacelares e Pimentas de Castro (notas sobre quatro familias do alto Minho)", editado em 1987 em Lisboa.
Peciso de arranjar esta publicação (esá esgotada no mercado), ou suas fotocopias, pois estudo os Castros de Melgaço/Monção e suas ramificações por Paredes de Coura,Arcos Ponte de Lima.

Agradeço informações
camilo-oliveira@nortenet.pt

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#74087 | fg | 27 set 2004 15:29 | Em resposta a: #73953

Não sei se no seu estudo dos Castros de Monção pretende incluir os Pereira de Castro, dados esses que me interessam particularmente. Quanto à família Rocha Páris, quem deve ter alguma informação valiosa é o Mateus Espregueira, filho do já falecido Bernardo da Rocha Páris Espregueira, que parece saber muito sobre a ascendência dessa família de Viana do Castelo (assim como também dos Malheiro Reymão, seua parentes)

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#74104 | aeiou2 | 27 set 2004 18:33 | Em resposta a: #74087

Caros amigos,já está no GP
Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#161171 | rocha-páris | 28 jun 2007 15:37 | Em resposta a: #26414

Caro Manuel Maria

Sou neta de Rosa Barbosa da Rocha-Páris Pinto e Vasconcelos, por via paterna. O pai da minha avó, João da Rocha, escritor, poeta, pedagogo e autor de várias obras entre as quais Canções para as escolas, editada em 1980 pela Fundação Calouste Gulbenkian na colecção Fontes Documentais Portuguesas, e Memórias de um Médium, editado recentemente em 2002, tendo a 1ª edição ocorrido em 1900. O meu bisavô nasceu em 1868 e faleceu em 1921, em casa do Ex-presidente da República, Dr. António José de Almeida, de quem era muito amigo e secretário particular.
O Diplomata João da Rocha-Páris, meu parente, no seu livro sobre a família Rocha-Páris, estranhamente omitiu por completo a existência da minha avó paterna assim como o meu pai, seu filho unigénito, (Mário da Rocha e Vasconcelos Lopes Moreira, nascido em 19 de Maio de 1926).

Neste site, na genealogia dos Rocha-Páris, mais uma vez se verifica a inexistência do meu bisavô, avó, pai, meus irmãos e eu própria! Espero que o 3º Visconde da Torre não se esqueça de referir na sua próxima publicação sobre os «costados» da NOSSA família este ramo. Obrigada

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#161172 | RAAL | 28 jun 2007 15:54 | Em resposta a: #74104

Uma pergunta a título pessoal ( se quizer responder, é claro)
Estudou na Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa?
Em que anos?
Cumprimenhtos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#161179 | aeiou2 | 28 jun 2007 17:54 | Em resposta a: #161172

Sim anos 60.
Fomos colegas?


Cumprimentos
Maria Julia Oom do Vale Henriques de "Oliveira Martins"

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#161256 | mtt | 29 jun 2007 14:05 | Em resposta a: #26499

Caro Manuel
A chamada à frente deste para mim desconhecido tópico, fez-me ler o que aqui deixou escrito sobre o visconde d’Alpendurada.
O desenho que dele faz, surpreende-me sobremaneira, pois ele era considerado, no Porto da época, como antigo barqueiro do Douro, e a primeira mulher como tendo sido “palmilhadeira”, se a memória me não engana, mas se engana será apenas no pormenor.
Tem a certeza de não ter fundamento este modestíssimo passado que os contemporâneos do visconde lhe atribuíam?
O livros que refere chegaram a ser publicados? Não tenho ideia de os ter visto nas livrarias.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Jo�o Agra da Rocha P�ris

#161569 | RAAL | 02 jul 2007 15:17 | Em resposta a: #161179

É possível.
Morou na rua Aviador Plácido de Abreu?
Se afirmativo mande-me um contacto pois não é assunto aqui para o genea.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Jo�o Agra da Rocha P�ris

#161575 | aeiou2 | 02 jul 2007 15:43 | Em resposta a: #161569

Caro(a) RAAL

Peça sff o meu contacto ao moderador. Clica, em contactos do lado direito.

Cumprimetos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Jo�o Agra da Rocha P�ris

#161805 | aeiou2 | 04 jul 2007 12:05 | Em resposta a: #161569

Já pedi o seu contacto para o moderador, mas nem você nem eles responderam.

Andei a bisbilhotar e RAAL= Rui A.Amaral Leitão. Morava ao Arco do Carvalhão/ Correia Teles?

Estou certa?
Mas desculpe-me o nome não me diz nada.

Vocês eram muitos, mais os meninos do Técnico, e as meninas muitas menos, mas já fomos 300 caloiras, nesse ano longíquo de 1960.

Um dia destes fui almoçar à Cister, e já não há nenhum dos empregados do nosso tempo, que ainda estavam por lá, há algum tempo atrás, mas também já com umas cãs.

Fui visitar o Museu de Química. Entra-se pelo Anfiteatro das Químicas onde tínhamos aulas teóricas de Q.Orgânica, Análise Química I e II e fazíamos muitos das frequências e exames.

Depois passa-se ao laboratório que tem o varadim, onde fazíamos a pesquisa a de aniões com o ácido sulfídrico e não fosse o Sr.Auxiliar de Laboratório, com um bigodinho,não me lembro do nome, mas estou a vê-lo com o seu ar paternal, perdíamo-los todos!!! e nada mais há a ver.

O Sr Mário, Auxiliar da Q.Inorgânica, com a Prof.Drª Branca Edmée Marques e depois na Matemática trabalhava há alguns anos atrás, na Reiroria da Universidade Técnica.

Belos tempos embora com bastantes "cólicas" examais.

O meu contacto é mjoomarrobanetcabopontopt. Agora fiquei muito curiosa.

Cumprimentos FQ

MJOOM

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#161942 | rocha-páris | 05 jul 2007 13:06 | Em resposta a: #161171

Caro Manuel Maria

Sou neta de Rosa Barbosa da Rocha-Páris Pinto e Vasconcelos, por via paterna. O pai da minha avó, João da Rocha, escritor, poeta, pedagogo e autor de várias obras entre as quais Canções para as escolas, editada em 1980 pela Fundação Calouste Gulbenkian na colecção Fontes Documentais Portuguesas, e Memórias de um Médium, editado recentemente em 2002, tendo a 1ª edição ocorrido em 1900. O meu bisavô nasceu em 1868 e faleceu em 1921, em casa do Ex-presidente da República, Dr. António José de Almeida, de quem era muito amigo e secretário particular.
O Diplomata João da Rocha-Páris, meu parente, no seu livro sobre a família Rocha-Páris, estranhamente omitiu por completo a existência da minha avó paterna assim como o meu pai, seu filho unigénito, (Mário da Rocha e Vasconcelos Lopes Moreira, nascido em 19 de Maio de 1926).

Neste site, na genealogia dos Rocha-Páris, mais uma vez se verifica a inexistência do meu bisavô, avó, pai, meus irmãos e eu própria! Espero que o 3º Visconde da Torre não se esqueça de referir na sua próxima publicação sobre os «costados» da NOSSA família este ramo. Obrigada

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#161943 | rocha-páris | 05 jul 2007 13:18 | Em resposta a: #26417

Caro Alexandre,

No que diz respeito ao meu bisavô, João da Rocha, conhecido por «Frei» teve para além dos filhos, duas filhas, Delfina, falecida recentemente, (cerca de 2 anos)e Rosa minha avó paterna. (Rosa Barbosa da Rocha-Páris Pinto e Vasconcelos Moreira, falecida em 1940. (O último apelido derivou do casamento com meu avô paterno Henrique Lopes Moreira). No livro sobre a família Rocha-Páris, Espregueiras..., O Sr. Visconde da Torre, omitiu quer a existência da minha avó, quer a do meu pai, minha, minha irmã e meu irmão já falecido. Por este motivo, acredito que não será muito fiável para questões de genealogia, não admirando que também tenha omitido outros parentes.

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#289401 | rocha-páris | 17 out 2011 12:21 | Em resposta a: #26413

Caro senhor

O primeiro filho de meu bisavô, João,não tinha o apelido «Agra». Todos os filhos do meu bisavô, foram perfilhados por ele e nenhum tem este apelido.

Cumprimentos

Maria Margarida

Resposta

Link directo:

RE: João Agra da Rocha Páris

#317484 | Guiparis | 19 nov 2012 18:17 | Em resposta a: #26417

Meus Caros Senhores
Depois de lêr algumas questões levantadas, penso que ajudo ao dizer que a ramificação dos Rochas Páris no Genneal está muito incompleta. Porém pela documentação que detenho, ainda não consegui descobrir o referido "João Agra da Rocha Páris".

Com o meu melhor respeito,
Guilherme

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 07:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen