Um caso de Armas assumidas?

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Títulos

Um caso de Armas assumidas?

#26526 | Vasconcelosminas | 13 set 2002 15:45

Caríssimos amigos,

Efetuei uma consulta ao ANTT na busca pela possível Carta de Brasão de Armas de um dos meus parentes viscondes de Ponte da Barca, cujo o primeiro do título foi o Marechal Jerônimo Pereira de Vasconcelos.
Passados alguns meses, chegou a resposta que, infelizmente, foi negativa a existência de qualquer CBA referente aos referidos viscondes. Até aí, tudo bem.
O gentil Francisco Braz Teixeira, da lista Portugal, faz algum tempo, me envio o texto de um livro lusitano, de edição recente, que versa sobre Terras de Montemor-o-Velho (não tenho a cópia da mensagem em mãos agora) em que, tratando da Quinta de Verride / das Pretas, que veio cair nas mãos do Desembargador Fernando Luiz Pereira de Souza
Barradas e, não tendo herdeiros diretos, a legou ao sobrinho varão mais velho Marechal Jerônimo Pereira de Vasconcelos barão e primeiro visconde de Ponte da Barca e, desde, passou a Quinta das Pretas, depois chamada da Melhor Vista, em Verride, para o filho e o neto de igual título. Na referida mensagem, o autor do livro em questão diz
que a casa da quinta traz o brasão da família do visconde de P. da Barca, sendo esquertelado, o primeiro dos Vasconcelos, o 2º e 3º dos Cardoso e, o último, um leão.
Tentei, através de pesquisadores em Montemor-o-Velho tentar localizar a quinta. Não tive sucesso. Das propriedades que os meus Vasconcelos tinham naquela região, apenas restou a Casa da Abrunheira, cuja posse veio cair na família do segundo Visconde da Ponte da Barca, por sua esposa, uma Ornelas.
Então, fico com a pergunta: Seria o tal brasão armas assumidas?
Pessoalmente, acredito que sim, me baseando tão somente que a representação heráldica confere com a genealogia dos viscondes, aliás, do primeiro Visc. de Ponte da Barca. Vejam se meu raciocínio tem alguma fundamentação:

1º quartel de Vasconcelos - O 1º Visconde, era um Vasconcelos, primeiro filho varão do Dr. Diogo P. R. de Vasconcelos e de D. Maria do CArmo de S. Barradas;

2º e 3º quarteis de Cardoso - A mãe do 1º Visconde era Souza Barradas, sobrinha neta do Desembargador Antônio Cardoso Seara, irmão de Maria Antônia Cardoso Castelo Branco, que se c.c. Baltazar da Fonseca Marques da Silva, que foi pai de Jacinta Maria Taveredo da Fonseca e Silva, mão de D. Maria do Carmo de Souza Barradas. A tradição aponta o Desembargador Cardoso Seara como da Casa de
Cardoso, que teve provisão para ter bens de raiz (vinculo) e tinha um titulo de Conselho (que já tratamos na lista Portugal-L).
4º quartel um leão - Seria dos Silva (da Fonseca e Silva) ou dos Castelo Branco (da irmã do desembargador Cardoso Seara)? Lembro que o irmão da mãe do Visc. de P. da Barca, também assinava Fernando Luís Pereira de Souza Barradas Cardoso e Silva (acredito que adotou essa assinatura quando herdou o vínculo que fora intituído pelo parente Cardoso Seara).
Do ponto de vista genaalógico o tal Brasão do 1º Visc. de Ponte da Barca chega a ser plausível. Como o ANTT alega não existir em seus registros a competente CBA, poderia então o Marechal Visconde ter usado de armas assumidas? Ele ocupou diversos cargos de eleição popular e de nomeação (Deputado da Nação, Ministro da Guerra, Governador Civil de Coimbra, Par do Reino, Senhor de Verride, etc.) e, não ficaria "feio" utilizar-se de armas assumidas?
Abraços do

José Roberto Vasconcelos
Serraria - Brasil
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen