Representação famíliar:linha primogénita?

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Representação famíliar:linha primogénita?

#26607 | _fRoEs_ | 16 set 2002 00:09

Caríssimo primo Vasco de Sousa Cyrne,

Andava eu "a passear" por alguns tópicos deste forúm, quando me deparei com uma mensagem deixada por si, no dia 3 de Julho de 2002, no tópico "Representação-chefia", em que referia o seguinte:

"Caro Senhor António Távora,

A representação da familia passa sempre pelo filho primogenito, independente de ser homem ou mulher.
Dou-lhe o meu exemplo:
O meu trisavo, José de Sousa Cyrne, teve vários filhos, mas o mais velho era uma senhora e que casou com um senhor Vascocelos. Portanto a representação continua nesta minha tia-trisavo e na sua descendencia actual que é o senhor José pedro da Silveira de Vasconcelos. O que acontece é que este senhor tem o direito ás armas plenas da minha familia por ser o representante, mas não pertence á familia Cyrne. O "meu chefe e da minha familia" é o meu pai, José de Sousa Cyrne, filho varão e de uma varonia com mais de 500 anos. Aqui sim, está a verdadeira e única familia Cyrne!

Cumprimentos,

Vasco de Sousa Cyrne"

Como refere nesta mensagem, a representação de uma família nada tem que ver com a linha varonil mas sim com a linha primogénita.
Deste modo, posso eu concluir que serei o futuro representante da família Rebelo Valente?

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Representação famíliar:linha primogénita?

#26608 | aburma | 16 set 2002 00:31 | Em resposta a: #26607

Caro Luis Froes,

Um pequeno esclarecimento: a representação só passa por linhas femininas na ausência de varões, como, por exemplo, o trono de Inglaterra actualmente. Na origem da representação está sempre um varão, podendo em gerações posteriores haver quebras de varonia. Deve ser muito difícil encontrar alguma família onde não tenha havido quebras de varonia ao longo dos séculos. Se seguir a linha de uma filha mais velha em vez de seguir a do varão mais velho (no caso de este ser mais novo que a irmã) aquilo que encontra é a primogenitura e não a representação.
Peço desculpa se não fui suficientemente claro, mas foi só para ajudar.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 23:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen