Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#26683 | ant.perestrelo | 16 set 2002 17:48

Caros participantes
Alguem me pode informar sobre alguma família Pinto Ribeiro do Brasil ou Portugal descendente de:

Feliciano José Pinto Ribeiro natural de Pernambuco , que teve armas de Pintos e Ribeiros em 1799, filho de Dr. Francisco Antunes Tavares e de D. Maria Barbosa da Silva e Vasconcelos, irmã de António José Pinto Ribeiro e Vasconcelos.Neta de António Felix Pimentel Coelho(Lisboa) e de D. Leonor Josefa da Silva e Vasconcelos, esta filha de João Pinto Ribeiro Comendador de S. Gens e Miranda e de D. Maria Clara Sauvayre.
Obrigado
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63434 | Gilson Nazareth | 25 abr 2004 18:05 | Em resposta a: #26683

Perestrello
Descendo dos Pinto Ribeiro(de Sampaio) do Espirito Santo.
Minha linha é:
Baltazar Gaspar(ou Gasper)n.cerca 1600 c/c/Ana Ribeiro
Pais de:
1-1 Francisco Ribeiro n.cerca 1623 e casado Sampaio de Oliveira em 29-02-1650 com Maria de Oliveira(moradora Estremadouro)e filha de Francisco de Oliveira e Catarina Leite.Pais de:
2-1 Manuel Ribeiro (O vigário de alcunha) n.Freg Sampaio de oliveira 14-01-b.19-01-16681 Casado Sampaio de Oliveira 19-09-1701 com sua prima Maria Pinto(A vigária de alcunha)n.Amarente e filha natural de João Ribeiro(O Poeta de Amarante)-Padre
n.Amarante e sua prima Ana Pinto(n,e moradora Freg.chapa ,junto a Amarente-
a prima pobre veio para servi-lo e enamoraram-se-sic)
O Padre é dado por alguns autores como filho de João Pinto Ribeiro e Maria Claire de Sauvaire,até hoje não conseguí confirmar isto.
O casal Ribeiro e Maria Pinto (Ribeiro) foram pais de:
1-1-Manuel Pinto Ribeiro- n.1708-Capitão-mor do Espirito Santo onde foi casado duas vezes e deixou descendência.
Atenciosmente
Gilson Nazareth
deventer@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63435 | Gilson Nazareth | 25 abr 2004 18:07 | Em resposta a: #26683

Perestrello
Descendo dos Pinto Ribeiro(de Sampaio) do Espirito Santo.
Minha linha é:
Baltazar Gaspar(ou Gasper)n.cerca 1600 c/c/Ana Ribeiro
Pais de:
1-1 Francisco Ribeiro n.cerca 1623 e casado Sampaio de Oliveira em 29-02-1650 com Maria de Oliveira(moradora Estremadouro)e filha de Francisco de Oliveira e Catarina Leite.Pais de:
2-1 Manuel Ribeiro (O vigário de alcunha) n.Freg Sampaio de oliveira 14-01-b.19-01-16681 Casado Sampaio de Oliveira 19-09-1701 com sua prima Maria Pinto(A vigária de alcunha)n.Amarente e filha natural de João Ribeiro(O Poeta de Amarante)-Padre
n.Amarante e sua prima Ana Pinto(n,e moradora Freg.chapa ,junto a Amarente-
a prima pobre veio para servi-lo e enamoraram-se-sic)
O Padre é dado por alguns autores como filho de João Pinto Ribeiro e Maria Claire de Sauvaire,até hoje não conseguí confirmar isto.
O casal Ribeiro e Maria Pinto (Ribeiro) foram pais de:
1-1-Manuel Pinto Ribeiro- n.1708-Capitão-mor do Espirito Santo onde foi casado duas vezes e deixou descendência.
Atenciosmente
Gilson Nazareth
deventer@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63489 | roberto2316 | 26 abr 2004 04:20 | Em resposta a: #63434

Prezados senhores:
Pesquiso há anos a ascendência de antepassados Pinto Ribeiro. O meu bisavô materno se chamava Placido Pinto Ribeiro, nascido em 08.04.1854 em Galafura, Peso da Regua, Vila Real, filho de Manoel Pinto Ribeiro e Maximiana Alves, neto paterno de José Pinto Ribeiro, de Santo Isidoro Riba Tamega (Canavezes) e de Josefa dos Reis, neto materno de Placido de Andrade, de Leomil, Bispado de Lamego, e de Emilia Rosa Alves, de Galafura. Com relação aos Andrades, da vila de Leomil e os Alves, de Galafura, já achei vários registros de batismos, mas com relação ao José Pinto Ribeiro cc Josefa dos Reis não consegui localizar mais nada, nem o casamento nem o batismo do filho Manoel Pinto Ribeiro. Por acaso alguém sabe algo sobre esses Pinto Ribeiro de Canavezes e esse ramo que foi parar em Galafura? O meu bisavô Placido Pinto Ribeiro veio em 1858 com seus pais e irmãos para o Brasil, e se estabeleceram em Limeira, SP. Cordiais saudações,
Robero2316

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63490 | Gilson Nazareth | 26 abr 2004 04:45 | Em resposta a: #63489

Robero
Os Pinto Ribeiro é uma famila do Porto.Foi uma das famílias dominantes do porto entre 1500-1580 como se lê no Patriarcado Urbano Quinhentista e Antonio Pedro da Costa Mesquita Brito.,(Porto 1991-inédito)
Em 16-12-1458 Inês Vasques Ribeiro,casada com João Rodrigues de Sá,sem filhos,instituiu a capela de São Domingos e deu administração a um filho de seu irmão Alvaro Fernandes Ribeiro:João Fernandes Ribeiro.
João Fernandes Ribeiro casou-se comBrites Pinto,filjha de Aires Pinto,de Real,e Branca Gil de Almada.seus descendentes são os Pinto Ribeiro do Porto.
Outrossim ,descendo das familias Silva Carneiro,Babo,Coelho de Magalhães e Ferraz de Marco de Canavezes:vc teria alguma informação sobre estes?

Abraços
Gilson Nazareth
deventer@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63532 | ant.perestrelo | 26 abr 2004 16:38 | Em resposta a: #63435

Prezado Gilson,
O que tenho sobre os Pinto Ribeiro é o seguinte:

D. LEONOR JOSEFA DA SILVA E VASCONCELOS baptizada na freguesia da Encarnação no dia 9 de Janeiro de 1750 e moradora na Rua da Esperança na freguesia de Santa Catarina. Foram testemunhas José de Sousa Machado e João Gualberto. Procurador da contraente António José Pinto Ribeiro natural da freguesia de Campo Grande e Cavaleiro da Ordem de Cristo, irmão da contraente. Filha de João Pinto Ribeiro Cavaleiro da Ordem de Cristo natural de Gestação, Guimarães baptizado na freguesia da Madalena da Vila de Amarante, e de D. Maria Clara Sauvayre natural de Lisboa da freguesia da Encarnação. Eram moradores na freguesia de Santa Catarina aos Peais de S. Bento em Setembro de 1753.e também moradores na freguesia da Encarnação acima do Convento de S. Pedro de Alcântara. Neta paterna do Capitão António da Cunha da Fonseca baptizado na freguesia de Santa Engrácia em Lisboa e de D. Cecília Pinto da Silva baptizada na freguesia da Madalena da Vila de Amarante e neta materna de Bartolomeu Sauvayre natural de Marselha -França baptizado na freguesia de S. Laurent, foi homem de negócios e faleceu no Brasil, e de D. Josefa Maria Leitão, baptizada na freguesia dos Mártires e onde foram moradores no Ferrigial na mesma freguesia(Habilitação O.Cristo letra A mç1 nº7 de António José Pinto Ribeiro).Tiveram:

9.ANTÓNIO JOSÉ PINTO RIBEIRO E VASCONCELOS Fidalgo da casa Real

9.D. MARIA BARBOSA DA SILVA E VASCONCELOS casada com o Dr. FRANCISCO ANTUNES TAVARES. Tiveram:

10.FELICIANO JOSÉ PINTO RIBEIRO natural do Recife, Pernambuco, que teve carta de armas de Pintos e Ribeiros (S.Baena nº642 de 27/5/1799.

O seu ascendente joão Ribeiro deve ter una habilitação de genere certamente em Portugal ou Brasil.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63552 | roberto2316 | 26 abr 2004 22:20 | Em resposta a: #63490

Prezados senhores:
Obrigado pelas informações. Sobre os Silva Carneiro, Babo, Coelho de Magalhães e Ferraz de Marco de Canavezes não tenho dados. Aliás a minha pesquisa parou em José Pinto Ribeiro, de Santo Isidoro (Canavezes). Suspeito que seja filho bastardo de Antonio Pinto Ribeiro com uma mulher solteira chamada Ana Maria da Cunha. O Antonio Pinto Ribeiro me parece era casado com uma mulher de sobrenome Magalhães. Quanto às pessoas mencionadas pelo senhor Perestrelo não tenho dados que façam qualquer ligação. Teria por acaso alguma relação com os Magalhães da região de Celorico de Bastos? Cordiais saudações,
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63574 | Gilson Nazareth | 27 abr 2004 01:12 | Em resposta a: #63532

Antônio,
As informações que tenho,por meio de manuscritos,estão postas por terra.
Cecilia seria irmã do Desembargador da Casa de Bragança João Pinto Ribeiro ,
Bartolomeu casado com Joana do Soutomaior e filho do coronel do corpo de guarda de Luiz XV ou XVI............várias anacronias...
Continuo com a descendência que levantei sem conectá-la aos outros Pinto Ribeiro de Amarante.
Vc reside onde?Brasil ou Portugal?
Abraços,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63657 | ant.perestrelo | 27 abr 2004 22:44 | Em resposta a: #63574

Gilson,

Eu resido em Portugal. sabe se existe alguma associação de genealogia na Bahia?

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63773 | roberto2316 | 28 abr 2004 22:26 | Em resposta a: #63657

Senhor Perestrelo:

Existe em Salvador o Instituto Historico e Geografico da Bahia onde também funciona o Genealógico. O endereço é o seguinte: Avenida 7 de Setembro 94-A Centro, Salvador, Bahia, Brasil, Cep: 40.060-001. Telefone: 71- 329.6336. Horário de funcionamento: 2a a 6a feira, das 13:00 às 18:00 horas. Cordiais saudações,
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Ribeiro Brasil/Portugal

#63813 | ant.perestrelo | 29 abr 2004 12:56 | Em resposta a: #63773

Caro Roberto,

Obrigado pela informação

Saudações
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen