Narciso Borges de Araujo Bacelar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Narciso Borges de Araujo Bacelar

#26975 | Carlos Silva | 20 set 2002 09:09

Alguem conhece Narciso Borges de Araujo Bacelar, de S. Maria de Refoyos de Lima, que foi padrinho de uma menina em 23/01/1717 no conc. de Guimaràes (antiga freguesia de S. Miguel do Paraiso)?

Obrigado

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Narciso Borges de Araujo Bacelar

#27467 | Luiz Alberto | 27 set 2002 13:33 | Em resposta a: #26975

Prezado Carlos Silva:
Infelizmente não possuo a informação desejada pelo prezado, porém venho pedir que me informe se possui informações sobre: Antonio Jose de Araujo Bacellar, Portugues, que veio para a Bahia, indo logo depois para o Maranhão e para o Piaui, no Brasil, no fim do Seculo XVIII ( ou talvez bem no começo do XIX).
Segundo tradição familiar, teria vindo de Barcellos.
Ele ( que é meu quarto avô paterno) é a pessoa mais antiga que consegui obter dos Bacellar da minha família e registrado nos "Apontamentos Genealógicos" desta família no Maranhão/Piaui, trabalho que organizei entre 1963 e 1966, estando atualmente em fase da elaboração da Revisão 1.
A partir dele, possuo numerosa quantidade de descendentes, incluídos no referido trabalho.
Acredito que tenha vindo para o Brasil após após 1780 mas não possuo documentos a respeito.
Caso o prezado confrade pudesse me obter informações sobre o mesmo, seriam de extrema valia para a continuação dos meus ascendentes Lusitanos e registro dos mesmos no citado estudo.

Antecipadamente grato pelo que puder me informar,
Atenciosamente,
Luiz Alberto da Costa Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Narciso Borges de Araujo Bacelar

#37334 | PinheirodeCampos | 07 mar 2003 17:29 | Em resposta a: #26975

Devo ter informações.

Aguardo contacto com amizade

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Araujo Bacelar

#37337 | Carlos Silva | 07 mar 2003 17:59 | Em resposta a: #27467

Caro Luiz Alberto da Costa Fernandes,

Nào respondi à sua mensagem. Queira desculpar a falta.
Adivinha no entanto que nào soube encontrar dados que lhe possam interessar.
Lamento.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Narciso Borges de Araujo Bacelar

#55779 | MSG | 20 jan 2004 18:52 | Em resposta a: #26975

Prezado Confrade Carlos Silva:
Sendo o seu pedido de informação já antigo, não sei se se mantém actual. No entanto, aqui vão dados do sumário das inquirições de genere do ADBraga. A "freguesia de S. Julião" não existe, mas existiu como paróquia; extinguiu-se muito antes da data em que viveu este P.e Narciso. Devo poder dar-lhe mais dados, que não tenho comigo agora.
Posso entretanto perguntar-lhe pela identidade dos pais da afilhada dele? Em Refoios conheço, por esta época, uma família que parece ser proveniente de Guimarães, e que me interessava (embora não da freguesia que refere).
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes
Nome: Narciso Borges
Pai: Domingos Borges Costa
Mãe: Ines Araujo Pereira
Data: 1703-03-20
Freguesia: REFOIOS LIMA,SANTA MARIA
Concelho: PONTE LIMA
Distrito: VIANA CASTELO
Observações: Este processo aparece no lugar do Raposal, freguesia de NOGUEIRA,Sao Juliao (que nao existe), que hoje pertence a freguesia de REFOIOS DOLIMA. Carlos Malheiro Pereira,Irmao. Proc. 32442. Casimiro Jesus Rodrigues Abreu,Neto Materno. Proc. 32249.

Resposta

Link directo:

RE: Narciso Borges de Araujo Bacelar

#55807 | Carlos Silva | 21 jan 2004 11:16 | Em resposta a: #55779

Caro Marcos Sousa Guedes,

Agradeço a atençào.

Ja conhecia esses dados que um nosso talentoso confrade fez-me o favor de me transmitir.

Familia do concelho de Guimaràes é a familia do referido neto materno o Padre Casimiro Jesus Rodrigues de Abreu (proc.32249), da freguesia de Ronfe.
Varios colegas do forum estudam a familia paterna deste filho de Frei Luis de S. Tiago, ou seja os Rodrigues de Abreu (veja no Felgueiras Gaio no titulo de Aranhas §98 a §101). Por acaso conto-me entre esses.

Quanto à familia da menina que foi batizada em 1717 em S. Miguel do Paraiso, Gabriela Pimenta, era filha de Joào Correia e Ana Pimenta, do Souto, freg. do Paraiso.
A madrinha foi Gabriela da Costa, mulher de Joào Vieira, de S. Sebastiào de Guimaràes.
Foi testemunha, Joào Pereira do Lago.

Joào Correia era filho de Pedro Correia.
Os Pimentas da màe sào os Pimentas que vào no nobiliario de Felgueiras Gaio (titulo de Pimentas, de Guimaràes §8 salvo erro).

Gabriela Pimenta casou com José de Lemos dando origem a uma familia Correia de Lemos, que ja veio referida no forum.

Com repetidos agradecimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Narciso Borges de Araujo Bacelar

#55811 | MSG | 21 jan 2004 11:46 | Em resposta a: #55807

Caro Carlos Silva:
Fico satisfeito por verificar que ninguém "escapa" às malhas do nosso Forum (onde cheguei apenas recentemente). Se voltar a precisar de Refoios e vizinhos, diga; talvez possa ajudar.
Agradeço as informações que me transmitiu de Guimarães; não são os meus, mas "despertam-me" qualquer coisa que terei de verificar.
Um dia destes, se me permitir, incomodá-lo-ei sobre outros tópicos seus que li com muito agrado, e que seria bom "reavivar": onomástica, processos de difusão de apelidos e os tão enigmáticos Barbosas medievais...
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Narciso Borges de Araujo Bacelar

#55817 | Carlos Silva | 21 jan 2004 13:31 | Em resposta a: #55811

Caro Marcos Sousa Guedes,

sinta-se entào a vontade para tal proposito, que eu, do meu lado, tentarei dar uma achega por pouco que tenha elementos ao dispor.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen