Família Corte Imperial ,do Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Corte Imperial ,do Brasil

#2701 | LAV | 13 mar 2001 11:43

Alguém saberá da existência desta Família no Brasil? Isto porque tenho uma carta de um meu parente de apelido Corte Real que no início do séc. XIX foi para ou ao Brasil e refere-se a uns primos com quem esteve que mudaram o apelido Corte Real para Corte Imperial depois da independência do Brasil.

Desde já agradeço as informações que alguém disponha sobre este assunto.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família Corte Imperial ,do Brasil

#2711 | MSS | 13 mar 2001 14:57 | Em resposta a: #2701

Luiz de Albuquerque Veloso,

Aqui vai o que sei, e também vem no Dicionário das Famílias Brasileiras do Cunha Bueno, que saiu o ano passado:

A Família estabeleceu-se na Bahia. No séc. XIX (1881)existem registos de Antônio Joaquim Corte Imperial, Chefe da 2.ª Seção da Secretaria de Governo da Bahia, morador em Salvador na Rua das Pitangueiras, e José Maria Corte Imperial, morador em Salvador na Calçada do Bonfim, colaborador do Arquivo da Secretaria de Governo da Baía.

Efectivamente os brasileiros revelam um gosto peculiar para nomes, algo diferente do nosso.

Um abraço,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Corte Imperial ,do Brasil

#2764 | LAV | 15 mar 2001 14:37 | Em resposta a: #2711

Meu caro Marcos

Muito obrigado pela informação. A minha pouca cultura genealógica não conhecia o livro que me referiu de Cunha Bueno.

Tem graça que o facto de serem "funcionários públicos" corresponde às informações que posso retirar da carta que referi, mas os nomes não. A carta é da Bahia de 1845 e refere uns primos José Franscisco Corte Imperial e Francisco José Corte Imperial, este oficial de secretaria, casado e com filhos e filhas.

É possível conseguir saber se haverá actualmente descendência?

Abraço

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Família Corte Imperial ,do Brasil

#2769 | MSS | 15 mar 2001 15:13 | Em resposta a: #2764

Luiz de Albuquerque Veloso,

Por seis meses, não lhe posso ser útil. Vim de Salvador em Setembro passado, e ter-me-ia sido mais fácil lá procurar qualquer pista. De qualquer forma fico atento.
Para já, encontrei o nome de um colega meu (advogado), que não conheço, mas que se chama Francisco Manoel Côrte Imperial, e que era presidente em 1999 de um Clube Virtual equestre(?!), em Belo Horizonte. Deixo-lhe o seu e-mail - imperial@mymail.com.br - mas se tiver dificuldade em contactá-lo diga-me, que tentarei outra via para lá chegar.

Um abraço,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Corte Imperial ,do Brasil

#2770 | LAV | 15 mar 2001 15:50 | Em resposta a: #2769

Muito obrigado. Vou já tentar mandar-lhe um email.

Abraço

Luiz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 20:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen