Afonso , de Sabugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Afonso , de Sabugal

#2709 | amaral | 13 mar 2001 14:39

Procuro dados sobre este apelido, usual na zona do Sabugal

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#89429 | virgilio | 25 abr 2005 14:12 | Em resposta a: #2709

Bom dia,

tenho alguns "affonso" e até "affonsa" na regiao : Baraçal, vila do Touro, Rapoula no século XIX.

Cumprimentos


Manuel Pernadas Cabral
Toulouse - França

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#105084 | paulo.costa | 12 nov 2005 00:22 | Em resposta a: #2709

Meu pai é da família Afonso e é de Vale de Espinho, Sabugal.

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#106113 | ajrei | 25 nov 2005 12:03 | Em resposta a: #89429

Caro Manuel P. Cabral,

Não sei se terá mais algumas informações relativas a outras famílias do concelho do Sabugal, concretamente a família REI, com gente na Abitureira, Vila do Touro, Rapoula do Côa e Martim da Pega.

Se tiver algumas informações, agradecia.
É que eu tenho origem familiar lá mas o meu pai veio em criança para o Alentejo e eu vivendo cá mais em baixo não me é muito fácil conseguir tempo para ir até ai AD da Guarda.

Desde já agradecido,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#106120 | virgilio | 25 nov 2005 13:04 | Em resposta a: #106113

Caro amigo,

Nao tenho "REI" nenhum mas vou abrir o olho ...
Que familiares tem nestas aldeias, talvez possa ajudar !

O AD da Guarda fica-me longe tembèm 1000 km ;-)

Até breve

MpC

Resposta

Link directo:

Affonso , de Sabugal

#117912 | Lourval | 03 mai 2006 04:59 | Em resposta a: #89429

Caro Manuel Pernadas Cabral,
Tenho um antepassado Manuel dos Santos nascido cerca de 1725 cujo breve costado segue abaixo:

1 - Manuel dos Santos (de Alcains)
2 - Manuel Affonso (de Vila do Touro)
3 - Isabel Lopes (de Alcains)
4 - André Affonso (de Vila do Touro)
5 - Catarina ?João? (de Vila do Touro)
6 - Jacinto Pires (do Salgueiro)
7 - Catherina Lopes (de Alcains)

A título de esclarecimento aqui trata-se da Freguesia de Vila do Touro, Conselho de Sabugal.

Todos os ramos de uma árvore genealógica são importantes mas este que me une a André Affonso é especial pois ele é meu nono avô através de 11 gerações de homens e sendo desta maneira, uma parte do código genético se preserva. Os biólogos saberiam explicar melhor.

O ´dos Santos´ que carrego foi idéia do Manuel Affonso que deu o nome ao seu filho de Manuel dos Santos, um apelo religioso aparentemente, que se carrega a 12 gerações (contando com meus filhos).

O filho de Manuel dos Santos, Ignácio dos Santos, casa-se com Maria da Silva (de Alcains) formando-se a família dos Santos da Silva, sobrenome que carrego na íntegra.

Até onde sei então, o meu ´dos Santos´ vem da Vila do Touro e o meu Silva vem do Fundão, Silvares.

Toda esta estória para expressar que qualquer informação sobre os Affonsos de Vila do Touro será extremamente benvinda.

Cumprimentos
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

Affonso , de Sabugal

#117913 | Lourval | 03 mai 2006 05:01 | Em resposta a: #106113

Caro António Rei,

Tenho um antepassado Manuel dos Santos nascido cerca de 1725 cujo breve costado segue abaixo:

1 - Manuel dos Santos (de Alcains)
2 - Manuel Affonso (de Vila do Touro)
3 - Isabel Lopes (de Alcains)
4 - André Affonso (de Vila do Touro)
5 - Catarina ?João? (de Vila do Touro)
6 - Jacinto Pires (do Salgueiro)
7 - Catherina Lopes (de Alcains)

A título de esclarecimento aqui trata-se da Freguesia de Vila do Touro, Conselho de Sabugal.

Todos os ramos de uma árvore genealógica são importantes mas este que me une a André Affonso é especial pois ele é meu nono avô através de 11 gerações de homens e sendo desta maneira, uma parte do código genético se preserva. Os biólogos saberiam explicar melhor.

O ´dos Santos´ que carrego foi idéia do Manuel Affonso que deu o nome ao seu filho de Manuel dos Santos, um apelo religioso aparentemente, que se carrega a 12 gerações (contando com meus filhos).

O filho de Manuel dos Santos, Ignácio dos Santos, casa-se com Maria da Silva (de Alcains) formando-se a família dos Santos da Silva, sobrenome que carrego na íntegra.

Até onde sei então, o meu ´dos Santos´ vem da Vila do Touro e o meu Silva vem do Fundão, Silvares.

Toda esta estória para expressar que qualquer informação sobre os Affonsos de Vila do Touro será extremamente benvinda.

Cumprimentos
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Affonso , de Sabugal

#117987 | virgilio31 | 04 mai 2006 09:34 | Em resposta a: #117912

vou a ver o que tenho ...

rapoula AT free PONTO fr

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#128469 | joao afonso | 14 set 2006 14:33 | Em resposta a: #106113

o meu pai e afonso da zona de penamacor (salvador)

Resposta

Link directo:

RE: Affonso , de Sabugal

#194066 | ledinha | 24 abr 2008 03:00 | Em resposta a: #117913

Caro Lourval

Vi sua participação nesse tópico. Em pesquisa do sobrenome Alcântara, encontrei ligações com Affonso ou Afonso, A familia radicou-se no espírito Santo, mas a origem é portuguesa. O mais antigo a que consegui chegar foi Francisco Antonio affonso, nascido no Rio de janeiro. casado com certa Maria Ignacia de Jesus, nascida em Minas Gerais. A partir dos filhos desse casamento tenho dados mais concretos e já aparece tambem o sobrenome Alcântara. Em suas pesquisas saberia de Affonsos/ Afonsos que tenham se radicado no ES?. Com certeza já lá estavam em 1850.

Cumprimentos

Ledinha

Resposta

Link directo:

Affonso , de Sabugal

#194069 | Lourval | 24 abr 2008 03:49 | Em resposta a: #194066

Cara Ledinha,

Afonso é um sobrenome bastante comum em Portugal. Acredito que sua melhor opção é a Cúria. Infelizmente fazer genealogia no Brasil é algo bastante difícil. Em Portugal é muito mais fácil. Você tem de dar a sorte de encontrar o português na família para que as coisas fiquem mais fáceis.

Recomendo que você procure a Igreja dos Mórmons e requisite os microfilmes do lugar de seu interesse. Há certos tipos de pesquisa que só você mesma pode fazer. No que eu puder ajudar, disponha.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Affonso , de Sabugal

#194150 | ledinha | 24 abr 2008 18:50 | Em resposta a: #194069

Caro Lourval

Realmente a parte brasileira de minha pesquisa está bastante bem. Consegui inclusive fazer entrocamentos com algumas familias italianas da região do ES. A pesquisa está parada há alguns meses ( dedico-me a outro ramo da familia), porque nada sei sobre os portugueses. Quando li que você tem Affonsos em sua familia, decidi tentar. Mas você tem razão. Aliás as dificuldades dão sabor a essas lides!! vou retomar as pesquisas.

De qualquer forma obrigada. Você já me ajudou e aconselhou em outras ocasiões, e de lá para cá já aprendi muito e obtive algumas vitórias que significam muito para uma iniciante como eu.

Ledinha

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#194708 | Saba | 29 abr 2008 22:33 | Em resposta a: #2709

Tenho antepassados Afonso da zona do Sabugal. Que datas procura>

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#194710 | Saba | 29 abr 2008 22:35 | Em resposta a: #105084

Caro Paulo,

Tenho familia de Vale de Espinho tambem. Por acaso tem alguma informacao sobre os seus avos/bisavos?

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#194863 | paulo.costa | 01 mai 2008 00:43 | Em resposta a: #194710

Caro Luís,

Por estar no Brasil possuo muito pouca informação a respeito de parentes em Portugal.
Sei que meu avô era Manoel Afonso, e foi na década de 20 para a Argentina.
Minha avó era Costa, filha de um guarda-fiscal de Vale de Espinho.

Minha tentativa era achar/corresponder com parentes da terra. Meu Pai, ainda vivo, possui parentesco com a família Varandas por parte de cunhados.

Qualquer informação sobre estas famílias é bem vinda.

Abraços

Paulo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#194867 | Saba | 01 mai 2008 00:49 | Em resposta a: #194863

Ola

Interessante pois um irmao do meu avo, de Vale de Espinho tambem foi para a Argentina. Tem mais alguma informacao sobre a sua familia? Talvez queira perguntar aos seus colegas brasileiros como descobrir o nome dos seus Bisavos. A partir dai sera facil continuar a sua genealogia.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#196126 | josefina | 12 mai 2008 08:18 | Em resposta a: #89429

Bom dia, procuro dados (data de nascimento, nome dos pais ?) sobre a minha bisavo que morava em Urgueira (1885 ?)- concelho de penaverde perto de aguiar da beira, chamava-se Virgina affonso, não era casada, mas teve com miguel gomes em junho 1910 um filho chamado antonio gomes que nascei-o em carapito e moreu em fev. 2005?. Obrigado.
Josefina gomes (95-frança)

Resposta

Link directo:

RE: Afonso , de Sabugal

#196161 | FGJ | 12 mai 2008 16:58 | Em resposta a: #194863

AFONSO. Encontrei num livro sobre ruas do Rio de janeiro uma TRAVESSA AFONSO no bairro da TIJUCA, assim denominada desde 1875, e onde em 1879 constavam como proprietários de imóveis nela situados as seguintes pessoas:
1(Nº do imóvel)—MIGUEL MARQUES AFFONSO (casa térrea e 7 quartos);
3-A e 7-JOAO ALVES AFFONSO(casas térreas);
4-JOAO CUSTÓDIO AFFONSO(casa térrea).
Naquela época essa travessa começava na Rua Conde de Bonfim e terminava num morro que também já teve o nome de Morro dos Afonsos.
Outroos proprietários naqquela travessa em 1879:
casa 3-Jose da Costa Guimaraes(casa térrea e 3 quartos);
5- Antonio Capella(casa térrea), 9-Domingos Pereira Teixeira(casa térrea), 11-Joao Antunes Baptista(casa térrea no alto do morro) e 2-Antonio Luiz de Carvalho(casa térrea).
FGJ/BRASIL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 11:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen