Casa da Roda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Casa da Roda

#2735 | carledu | 14 mar 2001 10:03

Olá!

No registro de nascimento (batismo) da minha tetravó (Francisca Alves, *01/09/1825 - Gémeos - Celorico de Basto), diz que ela é filha de Guilherme Alves, posto na casa da roda da cidade do Porto e neta paterna de incógnitos.

Alguém sabe onde ficava essa casa da roda no Porto e quem a administrava? Eles guardavam algum tipo de registro da criança? Podem saber quem eram os pais? Como funcionava o processo de adoção (afinal ele tem um sobrenome - apelido).

Fui informado que as vezes a pessoa descobre os pais, que podem aparecer nos registros de casamento ou do batismo dos filhos, mas não é esse o caso, pois no batismo da filha ainda não sabia quem eram os pais, ou pelo menos não consta nada no registro.

Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#3306 | 27jan | 09 abr 2001 15:48 | Em resposta a: #2735

Olá,
O problema que coloca é de difícil solução. No entanto alguns registos das rodas existem nos arquivos municipais ou distritais.É questão de procurar...No entanto, com sorte, encontrará apenas um resumo da situação em que a criança foi encontrada e qual a ama de leite que lhe foi atribuida. Algumas vezes o apelido que os expostos na roda utilizavam em adultos eram os dos padrinhos de baptismo ou do marido da ama. Quando isto acontece não é possível explorar este ramo familiar.
Ana Josué

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#11516 | macp | 20 out 2001 16:23 | Em resposta a: #2735

Carledu
Não sei se , neste momento, já teve sorte e encontrou os dados que pretendia. O Arquivo/Biblioteca da santa Casa da Misericórdia de Lisboa enviou-me gentilmente publicações de sua responsabilidade " Os expostos da roda" e "sinais de expostos" que me levam a crer que, se uma pessoa conseguir encontrar os arquivos das Rodas de determinado concelho e datas, talvez nos Arquivos da Santa Casa da região, paróquias , conventos, Paços da diocese respectiva, tem alguma hipótese de interpretar esses dados, pois, por vezes, os próprios pais deixavam a criança, com a promessa de as irem recuperar.
Boa sorte.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#20986 | LL | 10 mai 2002 23:41 | Em resposta a: #2735

Há alguns anosdeparei-mecomo mesmo problema. Na altuta consegui saber que existia o chamado livro dos expostos da roda doPorto na Assembleia Distrital do Porto (Rua Antero Quental nº 367. No entanto nessa altura tinha queme deslocar lá pessoalmente. Tente

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#20994 | Rodarte | 11 mai 2002 04:20 | Em resposta a: #11516

Prezada Senhora,

Procuro informações sobre uma criança enjeitada em 1726 no lugar de Terroso, na Freguesia de Santa Eulália de Palmeira de Faro, Termo da Vila de Esposende, Comarca de Barcelos, do Arcebispado de Braga e Relação do Porto... Havia registros de expostos a essa época? Em havendo, o da referida região, onde devo buscá-lo?

Cordialmente,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#21020 | macp | 11 mai 2002 15:38 | Em resposta a: #20994

Claus Rodarte
Lamento não poder ser-lhe útil, pois não sei quais os Arquivos que possam ter tais documentos. Eu própria busco os da Roda de Resende e O Arquivo de Viseu diz-me que estão na Cãmara Municipal, estes dizem-me não os ter, a Santa Casa de Misericórdia de Resende informa-me que não tem conhecimento de tais documentos e, no Paço episcopal de Lamego não sabem de nada. Talvez , perguntando, por ex. à Santa Casa de Misericórdia de Lisboa , possa ter alguma pista. Sugiro que contacte nº telefone 213901749 ( Arquivo). Francisco Manoel d'Orey é um um SENHOR , atendê-lo-á com toda a certeza, e dar-lhe -á alguma sugestão do caminho a seguir. Boa sorte!
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#21100 | Rodarte | 12 mai 2002 20:39 | Em resposta a: #21020

Obrigado pela dica.
Verei o que consigo.

Com meus cumprimentos,

Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#29845 | carledu | 01 nov 2002 16:24 | Em resposta a: #20986

Oi!
Estive um bom tempo afastado das minhas pesquisas, mas estou agora retorando...
Não posso me deslocar até lá pessoalmente, pois resido em Niterói-RJ. Você saberia algum email, www, ou poderia me informar o endereço completo dessa Assembléia para que eu tente pedir alguma informação a eles?

Mais uma dúvida: onde esses expostos teriam sido batizados? Na própra casa da roda? Ou estariam em que paróquia?

Obrigado!!
Carlos Eduardo Soares da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#29946 | LL | 04 nov 2002 11:34 | Em resposta a: #29845

Caro Sr. Cruz

Agora já lhe posso dar algumas informações mais concretas. Como dito, tinha obtido a informação já hà mais de 8 anos.
Um dos meus antepassados casou em 1827 e também ele foi exposto na Roda do Porto. Na certidão de casamento também não constam os pais.
Com a amável ajuda de um sr. na Assembleia Distrital do Porto (que fez as buscas) consigi apurarar que normalmente as crianças são expostas e existe como sabe um registo. Nele consta o primeiro nome que lhes é dado na altura. Em outro registo posterior é registada a ama de leite e as verbas que a mesma recebe anualmente. No meu caso, a criança foi buscar o apelido do 'tutor' que assina o registo da 'tutela'.

Indique o primeiro nome e a data apróximada em que o mesmo foi exposto (talvez fazendo referência também à data de casamento). Pode fazer o pedido por fax ou por carta (nem sempre encontarm o registo). Como dito, segundo o que entendi, não é habitual fazerem estas buscas mas, exponha o seu caso e o Sr. é cooperativo e amável.

A morada é a seguinte:
Assembleia Distrital do Porto
Rua Antero Quental, 367
4050-057 Porto

Telefone : (00351)225091161
Fax : 00351)225093845

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#29954 | carledu | 04 nov 2002 12:31 | Em resposta a: #29946

Obrigado pela informação.

Vou escrever hoje mesmo à Assembléia.

Carlos Eduardo Soares da Cruz

PS. Dispenso o Sr. Tenho apenas 23 anos. ;-)

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#30839 | carledu | 18 nov 2002 10:12 | Em resposta a: #29954

Recebi um email da Santa Casa a dizer que os registos devem estar no Arquivo Histórico Municipal do Porto. Poderia me conseguir o endereço?

Enquanto isso, ainda espero resposta da Assembléia...

Abraços!

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#30845 | loms | 18 nov 2002 11:00 | Em resposta a: #30839

Caros confrades.

Pelo que percebi da leitura atenta a todas as participações, nunca se acabará por descobrir quem são os pais e avós desses antepassados.

Cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Roda

#30856 | macp | 18 nov 2002 12:24 | Em resposta a: #30839

o endereço que pretende é o seguinte:
Arquivo Distrital do Porto
Rua das Taipas, 90
4050-598 PORTO
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen