Família Bráz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Bráz

#2754 | xichado | 15 mar 2001 04:49

Olá,
Procuro descendentes da família Brás com raízes em Penela da Beira, Concelho de Penedono. Tenho dados sobre a familia desde finais do séc XVIII até 1840... tenho a minha linha genealogica completa mas aonde estão os "meus" primos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#2759 | domconde | 15 mar 2001 11:25 | Em resposta a: #2754

Eu sou Francisco Braz Teixeira e os meus Braz vêm de Maçãs do Caminho, Alvaizere, Pombal

Podem ter alguma coisa a ver consigo?

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#2771 | xichado | 15 mar 2001 16:29 | Em resposta a: #2759

Francisco,
Obrigado pela sua resposta. Pela localização não lhe sei dizer mas envie-me um email (rtorg@yahoo.com) com os dados que você tiver. Procuro basicamente descendentes do casamento de José Bernardo Bráz com Maria da Conceição de Carvalho (meus 5x avôs), ambos nascidos em finais do século XVIII.
Até breve, Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#2979 | Francisca | 26 mar 2001 22:48 | Em resposta a: #2759

Olá,
o meu nome é Inês Alves Guerra e também tenho ascendentes da família Bráz oriundos de Alvaiázere, Maças do Caminho, etc...aliás já troquei informações com o Francisco e parece que somos "primos".

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#32301 | tfp | 21 dez 2002 01:51 | Em resposta a: #2759

Caro Francisco,

Não terá por acaso encontrado nas suas pesquisas uma Maria Amália Bráz, natural de Vila Nova de Gaia e nascida entre 1700 e 1790.

Só um tiro no escuro :)

Melhores Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#32308 | domconde | 21 dez 2002 09:05 | Em resposta a: #32301

Infelizmente para ambos não

Feliz Natal

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#37707 | jaboo | 14 mar 2003 08:15 | Em resposta a: #2754

Ola Xichado,

Penso que somos primos! O meu nome e Joao Manuel Bras e o meu pai era Celestino Augusto Bras. Nasceu em 1933 em Penela da Beira, concelho de Penedono e faleceu em 1992. A minha mae tamben nasceu em Penela da Beira. Ela chama-se Marilda Celeste Antunes.
Nao conheci os meus avos paternos: Manuel de Jesus Bras e Ana de Sao Jose Vidonho, tambem de Penela da Beira.

E tu?

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#52280 | Cassiano | 21 nov 2003 17:28 | Em resposta a: #37707

Meu nome é Cassiano Borowsky Braz, e acredito que possamos ser parentes. Na realidade, poucos dados possuo a respeito. Eis alguma coisa:

Antônio Braz de Aquino (o ancestral mais antigo que encontrei): nascido por 1790, em Portugal, era capitão. Veio para o Brasil e, no Rio Grande do Sul, casou com Maria Joaquina de Oliveira. Por não ter achado ainda seu casamento, ocorrido por 1810, não localizei os nomes de seus pais ou a localidade de seu nascimento. Apenas sei que era português.

O interessante é que todos os seus filhos tinham a mesma terminação de sobrenome: "de Jesus Braz". Seus filhos nasceram entre 1815 e 1835.

Atenciosamente

Cassiano Borowsky Braz
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#52295 | jaboo | 21 nov 2003 18:53 | Em resposta a: #52280

Caro Cassiano

Tenho varios antepassados com o apelido Braz mas sao todos naturais da freguezia de Penela da Beira, concelho de Penedono, distrito de Viseu.

Esses sao os meus antepassados masi antigos que encontrei com o nome Braz:

o meu 6o avo era Jose Braz e tera nascido cerca de 17 30-1740 cc Anna Maria da Fonseca Escudeira, com descendencia em penela.

Tenho um outro 6o avo chamado Manuel Braz tambem nascido nos meados do sec XVIII cc com Maria da Fonseca Madorra tambem com descendencia.

Se formos primos devera ser em tempos mais remotos pois nao encontrei nenhum capitao chamado Antonio Braz de Aquino que tenha ido para o Brazil

Cordiais cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#52309 | jliberato | 22 nov 2003 10:40 | Em resposta a: #52280

Caro Cassiano,
O apelido Braz é muito frequente em Portugal, com z ou com s.
Tenho três ramos Braz.
Tenho:
Miguel Braz, pai de Brígida Miguel que casou aos 17-11-1652 em Terrugem, Sintra;
Vicente Braz, pai de Catarina Simões, nascida aos 23-11-1653 em Almargem do Bispo, Sintra;
Domingos Braz, pai de Maria Fernandes, nascida aos 16-04-1691 em Ervedal, Oliveira dio Hospital.
Como vê, trata-se sempre de homens, o que leva a considerar o Bráz mais como um segundo nome próprio do que como um apelido.
Tenho mais três ramos com Brás com s.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#53459 | palmajac | 10 dez 2003 15:18 | Em resposta a: #52309

Caro JLiberato

Registei que referiu os nomes Braz, Simões e Fernandes. Na minha familia tenho referências de apelidos identicos. Será que os seguintes nomes lhe sugerem alguma ligação:

Francisco José Simões casado com Delfina Maria de Jesus (Bráz?) (deve ser Braz pois todos os filhos do casal tem o nome Braz Simões)
oriundos de Penela (penso que da freguesia de Almofala - Penela/Coimbra)

Os filhos deste casal são:

José Braz Simões
Martiniano Braz Simões
Carolina Braz Simões
António Braz Simões
Manuel Braz Simões
Serafim Braz Simões (meu Bisavô)

Já agora os pais de Francisco José Simões chamávam-se:

Francisco de Sousa
Aurélia de Jesus

Cumprimentos

Jacinto Palma
palmajac@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#53460 | jliberato | 10 dez 2003 15:25 | Em resposta a: #53459

Caro Jacinto Palma,
Do ponto de vista espacial trata-se de localidade distante das que eu menciono. E o meu amigo não refere as suas datas. As minhas são do século XVII.Como o nome é muito frequente não penso que haja infelizmente ligação.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59540 | Cassiano | 04 mar 2004 19:11 | Em resposta a: #53460

Descobri que meu ancestral Antônio Braz de Aquino nasceu por 1790 em Lisboa (ainda ignoro a freguesia), sendo filho de Joaquim Francisco de Aquino e de Anna Rita de Jesus.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59557 | jliberato | 04 mar 2004 21:41 | Em resposta a: #59540

Caro Cassiano,
Não me dizem nada esses nomes.
Mas talvez algum confrade os tenha na sua base de dados...
É uma questão de sorte.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59575 | Anabela Ferreira | 04 mar 2004 23:14 | Em resposta a: #52309

Caro Jliberato
Apelido Brás com(s)
Procuro informações sobre José Baptista casado com Rita Brás de Alvem/Arganil, ano de 1854
Cumprimentos
Anabela Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59581 | Anabela Ferreira | 04 mar 2004 23:29 | Em resposta a: #53459

Caro Jacinto
Tenho vários apelidos de Jesus:
- Preciosa Jesus casada com Pedro DOmingos
- Alice Jesus casada com Benjamim Batista Castelo
- Lucinda Jesus casada com Alberto Domingos
- Júlia Jesus casada com Alberto Serra Batista
- Mª Odete Jesus Ferreira
- Georgina Alice Jesus Ferreira
Tenho informações referêntes a estas familias
cumprimentos
Anabela Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59588 | jliberato | 04 mar 2004 23:42 | Em resposta a: #59575

Cara Anabela Ferreira,
É capaz de ser Alvem do concelho de Góis, que já foi tratado neste Forum nos tópicos de Góis.
Mas tudo quanto tenho é bastante mais antigo. É questão de recuar (no tempo) na sua investigação e talvez a possa ajudar.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59600 | luis262 | 05 mar 2004 00:23 | Em resposta a: #53459

Caro Jacinto Palma:

Pelo que vejo ainda somos primos :
Meu avô materno Joaquim José Simões Pinho de Figueiredo n. em Mossamedes, Santo Adrião 23.10.1893, era filho de Emídio Augusto Pimentel de Figueiredo ,nascido em Avelar, à época concelho de Figueiró dos Vinhos,( foram padrinhos Manuel José Simões e a avó materna) a 1.1.1859 e falecido em Cascais, Parede em 1920, neto paterno de Joaquim José Simões e de Maria Rosa Pimentel Teixeira ,nascida em Maçãs de D. Maria, da Casa dos Pimentéis Teixeiras. Ambos eram moradores na Rascoia
Joaquim José Simões, meu trisavô, era filho de Francisco de Sousa natural Vendas de Maria, Maçãs de D. Maria e de Aurélia Maria da Silva n.de Ajuda, Almofala de Baixo.
Francisco José Simões era pois irmão do meu trisavô...
Por outro lado, uma irmã do meu avô ,Maria da Conceição Pinho Freire de Figueiredo,n. Mossamedes a 6.7.1903, escritora, já falecida, casou ,pela primeira vez com um primo , José Braz Simões que, provavelmente será o irmão do seu bisavô.Não tiveram descendência.
Pelo lado dos Pimentel Teixeira tenho e de familias a que se ligaram tenho muita informação. Aliás Todas estas pessoas que referi estão na base de dados do Genealogia.
No entanto gostaria de ter mais informações, sobre os ascendentes de Francisco de Sousa e de Aurélia Maria da Silva,(se não estou em erro, noss comuns teravós ) e ficava-lhe muito agradecido se me pudesse enviar alguns elementos que disponha.

Melhores Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59601 | luis262 | 05 mar 2004 00:30 | Em resposta a: #53459

Caro Jacinto Palma:
Acabei de lhe envir uma mensagem, visto que Também sou descendente de Francisco de Sousa e de Aurélia Maria da Silva e primo dos Braz Simões, mas vejo que foi parar mais "abaixo" no tópico, não sei porquê...
Lá dou uma informação mais completa. Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59612 | camisao65 | 05 mar 2004 09:35 | Em resposta a: #59575

Minha Cara Anabela,

Creio que existe um pequeno equívoco da tua parte.
O José Baptista, foi casado em primeiras núpcias com Augusta Brás, falecida em 1900.
Essa Rita Brás, a que fazes referência, deve ser a mãe dela, possivelmente nascida entre 1824/1834, em Álvares.

Abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#59648 | Anabela Ferreira | 05 mar 2004 20:31 | Em resposta a: #59588

Caro JLiberato
Foi um equívoco meu, afinal o José Baptista foi casado em primeiras núpcias com Augusta Brás, falecida em 1900.
Afinal a Rita Brás deve ser a mãe da Augusta Brás possivelmente nascida em 1924.
No que me poder ajudar eu agradeço.
cumprimentos
Anabela Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#60870 | luis262 | 21 mar 2004 14:52 | Em resposta a: #53459

Caro Jacinto Palma:

Recebi já há alguns dias o seu mail.
Resolvi enviar-lhe nova mensagem, porque como o meu correio electrónico andou com problemas, não sei se terá havido alguma dificuldade. Isto só para lhe dizer que cá estou à espera desses elementos que referiu sobre os nossos comuns ascendentes, ou aqui ou por mail, que entretanto já está em condições.

Cumprimentos
luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#287645 | inaciost | 20 set 2011 17:10 | Em resposta a: #2754

Caro Senhor,

Procuro ajudar uma senhora de apelido Madorra, cuja família era de Penedono, e que penso que está ligada com os Braz.
Buscando na Internet, vejo que o senhor tem dados sobre os Braz, desde o século XVI.
Por acaso encontrará entre eles alguns Madorra ou Morroa?
Pode facilitar-me alguns elementos históricos sobre estas famílias'
Desde já agradeço, em nome da interessada. A mesma é originária do Brasil, mas seus avós eram de Penedono.

Inácio Steinhardt
inacio@steinhardts.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Bráz

#287646 | jaboo | 20 set 2011 17:19 | Em resposta a: #287645

Caro Inácio Steinhardt,

Sim os Madorra/Morroa eram associados ao apelido Braz. Eram de Penela da Beira, no concelho de Penedono. Eu tenho varios antepassados com esses nomes. A minha bisavo era Elisa de Jesus Morroa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=326502) filha de um Madorra e de uma Morroa. Estudei muito bem essas 2 familias. Diga o que pretende exactamente que eu posso ajudar. Pode deixar aqui no forum ou mandar-me um email para joaobraz_2000@yahoo.com

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Família Bráz

#365457 | ana.gandra | 27 jan 2016 16:07 | Em resposta a: #2754

Boa tarde,

Familia Braz em Pinhel, em meados do séc XIX??

Meu bisavó chamava-se José Maria Braz, desconheço datas de nascimento.
Meu trisavó chamava-se António Braz, casado com Augusta Beatriz

Seriam naturais de Freixedas, Pinhel, Guarda

Consegui encontrar o registo de baptismo de uma trisavó - Carmina Amélia d'Almeida, em 1862, e nesse ano o pároco que registou os baptismos chamava-se Manuel Joaquim Braz.

Alguém tem alguma informação?

Infelizmente o AD Guarda ainda não disponibiliza online muita informação.

Obrigada
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

Família Bráz

#378411 | saradepinho | 07 mar 2017 20:30 | Em resposta a: #365457

Cara Ana Gandra,

Tenho também familiares BRAZ de Pinhel, mais precisamente de Souropires (pelo menos o ultimo que tenho data de nascimento).

Valentim dos Santos Braz ( ? - 1926) filho de Manuel Braz e Maria Joaquina.
Infelizmente nao possuo mais datas. Caso haja coincidências com alguma coisa, informarei.

Cordialemente,
Sara Braz Pinho

Resposta

Link directo:

Família Bráz

#386539 | brunobittencourt | 14 nov 2017 01:32 | Em resposta a: #2754

Boa noite,

O nome do meu avô era Cipriano Maria Braz e os nomes dos meus bisa-vos eram Jose Maria Braz e Luciana do Espirito Santo. Pelas minhas pesquisa meu avô nasceu em Gestoso, São Pedro do Sul (Viseu) e ele tinha dois irmãos Américo e Emanuel (Manuel) acredito ambos com Braz.

Não tenho mais informações, caso alguém tenha..

Atenciosamente,
Bruno Bittencourt Braz

Resposta

Link directo:

Família Bráz

#390271 | BruNascimento | 20 mar 2018 14:33 | Em resposta a: #2754

Olá, Chamo-me Bruna Nascimento.

Meu Tataravó Dionísio do Nascimento ( Nascido como Dionisio Braz ) Estava para ir para a Guerra, enquanto o amor de sua vida ( Minha tataravó Ana Maria Franco ) está vindo para o Brasil.
Com isso, ele trocou de documentos com seu amigo para que pudesse vir atrás de Ana, assim adquirindo o sobrenome Nascimento.

O nome de seu pai era Francisco Antonio Braz, casado com Carolina de Jesus.
Está são as únicas informações que disponho.
Será que temos alguma ligação?

Atenciosamente
Bruna Nascimento

Resposta

Link directo:

Família Bráz

#402625 | yossef | 03 jun 2018 23:00 | Em resposta a: #2754

ola meu bisavo se chama José Ferreira Braz, pai do mei avô vicente Ferreira, ambos do estado de pernambuco, bom conselho, e tambem procuro meus . avos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 06:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen