Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#28115 | ivrqku | 05 out 2002 01:21

Na pesquisa da minha AG, um dos ramos é de Aldeia dos 10 - Oliveira do Hospital.
A todos os que fazem genealogia, se alguem tiver pesquisas nesta freguesia agradecia o contacto

um abraço
jose pereira

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#28159 | rmfrp | 06 out 2002 13:09 | Em resposta a: #28115

Caro José Pereira:

Eu tenho alguns dados da freguesia de Aldeia das Dez ("das" e não "dos"), essencialmente de registos do século XVIII.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#28186 | ivrqku | 07 out 2002 00:41 | Em resposta a: #28159

Caro Rui Pereira
Os dados que procuro e que se incluem no sec XVIII dizem respeito a familia Marques.
meu 5º avô manuel marques (1785) é filho de jose marques e teresa silva.
se tiver algo respeitante a esta familia (ascendência) agradecia que pudessemos trocar informação.
um abraço
jose pereira

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#28265 | rmfrp | 08 out 2002 09:00 | Em resposta a: #28186

Caro José Pereira:

Lamento não o poder ajudar, mas entre as pessoas que tenho documentadas em Aldeia das Dez não encontro os apelidos Marques ou Silva.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#33007 | jliberato | 09 jan 2003 13:56 | Em resposta a: #28186

Meus caros,
Sou um dos que me interesso pela freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.
Com efeito nos costados da minha mulher figuram cerca de 16 antepassados desta freguesia. Tratam-se dos antepassados de Luísa Custódia, sua 4ª avó, que nasceu em Aldeia das Dez em 01-08-1785 e casou em Peroviseu, Fundão, em 10-09-1806 com João Lopes de Matos natural de Alcaria, Fundão.
Em relação aos 16 nenhum tem o nome Marques ou Silva.
Falta-me um assento que é o do baptizado de António Rodrigues Coelho filho de João Nunes Coelho e Maria Cristóvão (que casaram em Aldeia das Dez em 16/11/1749). António Rodrigues Coelho casou em Aldeia das Dez em 07-02-1780 com Maria Costa natural de Pomares. Se alguém conhece estes nomes, ficaria grato por informações.
Estou também ao dispor relativamente a novas perguntas sobre Aldeia das Dez, que estudei.
JLiberato

Resposta

Link directo:

Costa, de Pomares

#33029 | Portuguez | 09 jan 2003 19:52 | Em resposta a: #33007

Caro J. Liberato

Eventualmente essa sua Maria Costa pode pegar com os meus Costas, da Foz da Moura, em Pomares, tratados no tópico famílias de Arganil. Sabe-lhe os pais e mais elementos?
Cumptos.

A. Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Costa, de Pomares

#33051 | jliberato | 10 jan 2003 08:00 | Em resposta a: #33029

Muito obrigado pela sua mensagem. Infelizmente tenho o ramo de Pomares muito menos estudado que o de Aldeia das Dez. O que sei desta Maria da Costa é que seria de Pomares, Arganil, casou em Aldeia das Dez em 07-02-1780 com António Rodrigues Coelho e que seria filha de Manuel Rodrigues Cerdeira, de Cimbres, que julgo que se situa no concelho de Armamar, e de Teresa da Costa de Pisões, Coja.
Qualquer ajuda neste ramo será benvinda. Disponho também da descendência até hoje.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Costa, de Coja

#33067 | Portuguez | 10 jan 2003 12:45 | Em resposta a: #33051

Caro J. Liberato

Os Costa que passaram no final do sc. XVIII à Foz da Moura, fregª de Pomares, eram oriundos de Bento da Costa, * no lugar do Salgueiral, fregª de Coja, actual concelho de Arganil, aonde foi b. em 10 XII 1766. Foi o 7º entre 10 irmãos, dos quais só seis parecem poder ter vivido. Casou c. Ana Maria, herdª, sra. da Casa Branca na Foz da Moura, Pomares, então concelho de Avô. Filha de Manuel Marques Castelhano e mulher Ana Maria, da Foz da Moura. Parece portanto que são dos mesmos, há só que verificar aonde é o lugar de Pisões em Coja, que parece vizinho do do Salgueiral, e a filiação de Teresa da Costa. Peça ajuda a José Caldeira no tópico famílias de Arganil se este ramo o interessar, é quem mais sabe dele e de muitos outros da área.
Cumptos.

A. Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#33601 | FATCS | 17 jan 2003 15:50 | Em resposta a: #28186

Caro Rui Pereira

Devido a circunstâncias várias, entre outras o ter estado fora em Outubro p.pdo. e problemas de acesso à internet, este tema sobre Aldeia das Dez passou-me despercebido.
Como tenho larga investigação sobre esta terra (e sobre a região), da qual iniciei publicação em “A Comarca de Arganil”, venho colocar-me ao dispôr para o ajudar no que necessitar.
Para já lhe digo que estou ligado às famílias do casal que refere (Marques e Silva),
tendo a sua ascendência.
Adianto-lhe desde já este contacto, enquanto reuno os elementos que solicita.
Deixo também o meu email caso queira contactar-me pessoalmente: fatcs@clix.pt.

Fernando d’Abranches Correia da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#33603 | jliberato | 17 jan 2003 16:18 | Em resposta a: #33601

Caro amigo,
Em Aldeia das Dez ou freguesias limítrofes falta-me o baptizado de António Rodrigues Coelho filho de João Nunes Coelho e Maria Cristóvão (que casaram em Aldeia das Dez em 16/11/1749). António Rodrigues Coelho casou em Aldeia das Dez em 07-02-1780 com Maria Costa natural de Pomares. Tem alguma coisa sobre estes nomes?
Muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Costa, de Coja

#33604 | APCB | 17 jan 2003 16:20 | Em resposta a: #33067

Caro A.Tavares Festas
O lugar de PISÕES não conheço no Concelho de Arganil.
Mas se For PISÃO, ou, como vulgarmente lhe chamam PISÃO DE COJA, é uma povoação que dista cerca de 1 Km de Coja, tem até um solar brasonado.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Costa, de Coja

#33605 | Portuguez | 17 jan 2003 16:28 | Em resposta a: #33604

Caro Abílio Cardoso Bandeira

Obrigado, é também o que penso.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia das Dez

#33688 | JCALD | 19 jan 2003 12:27 | Em resposta a: #33603

Caro JLiberato:

Continuo a troca de impressões que estávamos a ter no tópico «Famílias de Arganil e Coja» e que aqui me parecem melhor localizadas.
O senhor Germano Quaresma Filipe não faltou ao prometido e, apesar do forte temporal que ontem se abateu sobre Lisboa, trouxe-me um extracto das suas investigações, que passo a resumir:

MANUEL RODRIGUES que também aparece como MANUEL RODRIGUES CERDEIRA nasceu em Cimbres, onde foi b. a 25-11-1686 (f.º 27 v do respectivo livro), filho de FRANCISCO DE PAIVA e de sua mulher FRANCISCA RODRIGUES MORENA, sendo seus padrinhos o tio André Rodrigues e Maria filha do Macedo, ambos da mesma freguesia.
Faleceu viúvo em Sobral Magro, Pomares, com 112 anos a 23-6-1799 (Filme 1461071, item 5, f.º 50 v.).
Casou 1.ª vez em Pomares a 27-6-1709 (filme 1461071, item 3, f.º 97) com ANA DIAS filha de MANUEL DIAS e de MARIA DIAS, «deste lugar de Pomares», sendo testemunhas Manuel de Almeida Vila Nova, Cosme Francisco e Manuel da Costa, de Pomares, e celebrante o Cura António Dias de Matos. Neste assento o contraente vem referido como «Manoel Rodrigues filho de Francisco de Payva e de Francisca Rodrigues de lugar de Simbres do Couto do Mosteiro de Salzedas do Bispado de Lamoego».
ANA DIAS faleceu em Pomares a 5-7-1742. Deste casamento nasceram 7 filhos.
Casou 2.ª vez em Pomares a 5-1-1743 (Filme 1461071, item 3, f.º 179) com TERESA DA COSTA filha de PEDRO DA COSTA e de sua mulher ANA BORGES moradores no lugar do Pisão de Coja, sendo testemunhas Bento Pereira, Manuel da Rosa e João da Costa, todos de Pomares, e celebrante o Cura Miguel da Cruz.
Deste segundo casamento nasceram 5 filhos, que devem ter uma grande diferença de idade em relação aos do primeiro matrimónio.

Isto foi a investigação cedida por aquele nosso confrade. Contrariamente às minhas expectativas não consigo filiar Teresa da Costa nos meus Costas, da Mancelavisa. De acordo com os meus apontamentos, eis a sua ascendência:

1. TERESA DA COSTA
filha de
2. PEDRO DA COSTA ou PEDRO SIMÕES n. Pisão b. Coja 29-6-1696 c. Coja 15-11-1727 c.
3. ANA BORGES n. Pisão
neta de
4. JOÃO DA COSTA n. Pisão c. Coja 21-2-1696 c.
5. ANA DE MOURA ou ANA BORGES, de Bugalhas, Pinheiro de Coja
6. JOÃO MADEIRA n. Pisão c. Folques 7-2-1691 c.
7. FRANCISCA BORGES n. Folques
bisneta de
8. JOÃO SIMÕES CANHOTO n. Pisão e sm.
9. MARIA DA COSTA (não a consigo entroncar nos meus) n. Mancelavisa , ms. Pisão
10. JOÃO FRANCISCO e sm.
11. ANA DE MOURA.
12. ANTÓNIO MADEIRA e sm.
13. MARIA QUARESMA, do Pisão
14. DOMINGOS FRANCISCO o Velho (filho de Simão Francisco e de Francisca Fernandes; casado primeira vez em Folques 19-9-1645 c. minha tia-tataravó Isabel Leitão, n. Folques) c. 2ª vez Folques 6-4-1655 c.
15. ISABEL BORGES, de Folques (filha de Manuel Fernandes e de Ana Henriques Borges)

Possivelmente terei mais elementos sobre esta Teresa da Costa, que lhe enviarei oportunamente.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia das Dez

#33714 | jliberato | 19 jan 2003 15:25 | Em resposta a: #33688

Agradeço-lhe muito e peço que transmita ao senhor Quaresma Filipe também os meus agradecimentos. A informação é preciosa.
Mancelavisa e Celavisa em Arganil são a mesma coisa? Porque eu também tenho antepassados de Celavisa.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia das Dez

#33802 | JCALD | 20 jan 2003 16:09 | Em resposta a: #33714

Caro JLiberato:
Transmitirei ao sr. Germano Quaresma Filipe os seus agradecimentos. Possivelmente, ele terá mais elementos familiares. À medida que ele mos forneça, terei muito gosto em lhos enviar.
Mancelavisa é um lugar da freguesia de Folques. Deve ser um dos dez casais em que o Dom Prior do Mosteiro de Folques dividiu as suas propriedades, para as povoar.
Celavisa é hoje uma simples freguesia do concelho de Arganil, mas, até meados do século XIX foi um pequeno concelho, que, tal como a vizinha vila de Góis, era senhorio dos Condes de Vila Nova de Portimão, Marqueses de Abrantes.
Também tenho ascendência celavisense. Um dos meus parentescos com o Fernando Correia da Silva é precisamente da Celavisa.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Celavisa

#33808 | jliberato | 20 jan 2003 16:23 | Em resposta a: #33802

Meu caro
O meu pequeno ramo de Celavisa é protagonizado por Manuel Duarte nascido em Sequeiros, Celavisa, em 29-09-1677, filho de Manuel Duarte e Ana Marques. Casou em Góis em 13-08-1702 em Góis com Maria Fernandes. Nunca encontrei o casamento dos pais de Manuel Duarte. Diz-lhe algo?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

Origem Nome da Aldeia das Dez

#33829 | Portuguez | 20 jan 2003 22:44 | Em resposta a: #33802

Caro José Caldeira

Como está? Visitei o mês passado a Aldeia das Dez, e fiquei curioso sobre a origem do engraçado nome. Sabe por acaso a que se refere a palavra dez no nome da terra? Seriam inicialmente dez casas? Pensei nisso. Também aproveito para lhe agradecer o seu conselho sobre a monografia de Arganil, que comprei e tem sido útil.
Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Celavisa

#33859 | JCALD | 21 jan 2003 12:33 | Em resposta a: #33808

Caro JLiberato:

Por essa época também eu tinha antepassados Duartes na freguesia de Celavisa, mas no lugar de Caratão. Daí passaram ao Sarzedo, Arganil.
Tenho ainda outros ramos na própria vila da Celavisa e na desaparecida povoação da Gatuxa. Qualquer deles são difíceis de recuar, pois os registos da Celavisa são bastante irregulares.
Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Origem Nome da Aldeia das Dez

#33864 | JCALD | 21 jan 2003 12:53 | Em resposta a: #33829

Caro Alexandre Tavares Festas:

Mais uma vez nos encontramos nas encruzilhadas do GENEA. O enigmático nome de Aldeia das Dez dá que pensar. A explicação habitual é que seria uma abreviatura de «Aldeia das Dez Casas». Mas, pergunto eu, porquê? Se assim fosse devia haver muitas Aldeias das 5, das 8, das 12... Que inicialmente fossem dez também não parece correcto. O povoamento duma aldeia começaria por uma casa, nunca por dez. Nessa época não havia «urbanizações». Além disso, o número de casas de uma povoação está continuamente em mutação.
O meu parente Fernando de Abranches Correia da Silva (FATCS), proximamente ligado a Aldeia das Dez, tem uma explicação pessoal para o topónimo. Dez seria corruptela de uma forma arcaica de Dias, assim o nome referir-se-ia a um remoto povoamento ou propriedade de umas Senhoras Dias/Diz/Dez. Hipótese aliciante mas de difícil comprovação.
Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Origem Nome da Aldeia das Dez

#33869 | Portuguez | 21 jan 2003 13:22 | Em resposta a: #33864

Caro Parente José Caldeira

Obrigado pela informação. Ocorreu-me que tb poderia ser abreviatura de Aldeia das Décimas... se ali se cobrasse imposto, por ex.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Origem Nome da Aldeia das Dez

#33876 | FATCS | 21 jan 2003 14:47 | Em resposta a: #33829

Caro Senhor Alexandre Tavares Festas

Quanto à origem do nome de Aldeia das Dez, também eu me interesso por tal.
E como nós, vários outros (naturais e não) dessa terra, nomeadamente o seu
até agora principal monografista, o Senhor Coronel Diamantino do Amaral.

1-Este Autor, põe a questão refere seu trabalho ‘Possível Origem do Topónimo
“ALDEIA DAS DEZ”’, publicado em separata da “Voz do Santuário” 1969,
que:
- na época em que se procedia ao repovoamento de Avô e sua região,
um território agrário situado a leste de Avô aparece designado por
ALDEIA;
- qua e “Enciclopédia Luso-Brasileira” diz que a mesma ao ser repartida
por dez courelas, ou dez povoadores, teria tomado o designativo de DEZ,
(opinião possívelmente derivada de factos análogos ocorridos, como o
referido pelo meu Amigo e Parente José Caldeira em relação a Mancelavisa).

2-Sem querer anular esta opinião, pois não tenho provas para tal, contudo desde
alguns alguns anos a esta parte que sugiro outra hipótese:
2.1- A actual freguesia fazia parte da freguesia de Avô, como lugar,
até 17/7/1543, data da sua desanexação;
2.2- Já anteriormente a esta data o actual lugar de Aldeia das Dez, séde da
actual freguesia, era referida com esse nome, par dos nomes dos
outros lugares que vieram a constituir a nova freguesia, que nessa altura,
e até ao 3º quartel do séc XVII, englobava a actual freguesia do Piodão,
pelo que foi durante cerca de 125 anos uma extensa freguesia, como ainda
mais foi a de Avô até 1543;
2.3- Sendo verdade que só a partir de 1543 o lugar de Aldeia das Dez teve esse
papel agregador, de outros lugares, porquê já possuir esse nome antes?
2.4 - Por outro lado, na freguesia existem lugares como: “Chão do Sobral
(ou Soveral, como também aparece)”; “Avelar (ou Avelal)”, e quintas
como “dos Madeiras”, “D’Infante”, etc.
2.4- Então, a par da origem referida em 1), sugeri a seguinte hipótese,
que como a outra carece de confirmação documental:
- porque não ALDEIA DAS DEZ ser a evolução de
ALDEIA DAS DIEZ, alusivo ao lugar ter sido povoado por
uma família DIAS (DIEZ na forma arcaica), apelido usual naquela
região desde o seu povoamento, e que continuou até hoje ?

Lamento não estar habilitado a dar-lhe uma resposta, que antes de tudo e todos,
a mim próprio satisfaria, e ao contrário dar-lhe uma interrogação.

Cumprimentos

Fernando d’Abranches Correia da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Origem Nome da Aldeia das Dez

#33929 | FATCS | 22 jan 2003 09:26 | Em resposta a: #33864

Caro Amigo e Parente José Caldeira
Obrigado pela referência que me faz na sua msg.
Por outro lado, desculpe não me referir a ela na minha, mas a minha actuação está desfasada da cronologia apresentada no forum.
Com efeito, quando consultei o forum pela manhã, ainda só estava a questão posta.
Entretanto saí e preparei a resposta a esta questão e a diversos emails,em word porque a linha vai abaixo, e quando de tarde os enviei não tive o cuidado de verificar a evolução do tema.
Daí a ausência de referência à sua resposta.
Um abraço do
Fernando Correia da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Origem Nome da Aldeia das Dez

#33933 | JCALD | 22 jan 2003 10:53 | Em resposta a: #33929

Caro Fernando, Parente e Amigo:
Esta é a lógica do Forum - sempre em evolução.
Foi bom ter intervindo. Eu apenas tinha referido a sua tese superficialmente. Assim ficou tudo mais claro.
(A propósito, afinal a Teresa da Costa não é dos meus Costas, pelo menos no estágio actual da minha investigação. Coincidências...)
Grande abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Origem Nome da Aldeia das Dez

#33971 | José Maya | 22 jan 2003 21:34 | Em resposta a: #33876

Tenho dis ramos da Familia Diniz com origem na Aldeia dos dez.
Descendants of Manuel Joam Verga

1 Manuel Joam Verga b: Abt. 1700 in Aldeia das Dez
. +Isabel Brandoa b: Abt. 1700 in Aldeia das Dez
2 António Joam Verga b: Abt. 1720 in Vila Pouca da Beira
... +Mariana Nunes b: Abt. 1720 in aAldeia dos Dez
.. 3 Manuel João Verga b: Fevereiro 1742/43 in Aldeia das Dez
...... +Maria Diniz b: Junho 1745 in Vila Pouca da Beira
.... 4 Joaquim António Diniz b: 28 Julho 1780 in Aldeia dos dez
........ +Mariana Rita Fortunata Martins b: Agosto 1790 in S. Tiago Coimbra
...... 5 Rachel Diniz b: 18 Outubro 1814 Fact 1: 23 Outubro 1814 Batizada
...... 5 Maria Máxima Diniz b: 10 Fevereiro 1819 in Coimbra S. Tiago Fact 1: 17 Fevereiro 1819 Batizada
...... 5 Francisco António Diniz b: 15 Abril 1821 in Coimbra S. Tiago d: 11 Janeiro 1907 in Coimbra
.......... +Maria Justina Fernandes Coelho Joyce b: Abt. 1812 d: 7 Abril 1923 in Coimbra m: 1860
.... 4 Manuel Diniz b: 27 Novembro 1783 in Aldeia dos dez Fact 1: 30 Novembro 1783 Batizado
.... 4 José Diniz b: 2 Março 1786 in Aldeia dos dez Fact 1: 9 Março 1786 Batizado
.... 4 Sebastião Diniz b: 24 Outubro 1788 Fact 1: 30 Outubro 1788 Batizado
O outro ramo é:
Descendants of Vicente Alves

1 Vicente Alves b: in Aldeia das Dez
. +Maria Marques b: in Aldeia das Dez
2 Maria Marques Alves b: Abril 1716 in Aldeia das Dez
... +Manuel Diniz b: Junho 1715 in Aldeia das Dez, Vila Pouca da Beira
.. 3 Maria Diniz b: Junho 1745 in Vila Pouca da Beira
...... +Manuel João Verga b: Fevereiro 1742/43 in Aldeia das Dez
.... 4 Joaquim António Diniz b: 28 Julho 1780 in Aldeia dos dez
........ +Mariana Rita Fortunata Martins b: Agosto 1790 in S. Tiago Coimbra
...... 5 Rachel Diniz b: 18 Outubro 1814 Fact 1: 23 Outubro 1814 Batizada
...... 5 Maria Máxima Diniz b: 10 Fevereiro 1819 in Coimbra S. Tiago Fact 1: 17 Fevereiro 1819 Batizada
...... 5 Francisco António Diniz b: 15 Abril 1821 in Coimbra S. Tiago d: 11 Janeiro 1907 in Coimbra
.......... +Maria Justina Fernandes Coelho Joyce b: Abt. 1812 d: 7 Abril 1923 in Coimbra m: 1860
.... 4 Manuel Diniz b: 27 Novembro 1783 in Aldeia dos dez Fact 1: 30 Novembro 1783 Batizado
.... 4 José Diniz b: 2 Março 1786 in Aldeia dos dez Fact 1: 9 Março 1786 Batizado
.... 4 Sebastião Diniz b: 24 Outubro 1788 Fact 1: 30 Outubro 1788 Batizado
.. 3 Teodora Diniz b: in Aldeia dos Dez
.. 3 Margarida Diniz b: in Aldeia dos Dez
Será que entronca com algum ramo aqui apresentado?

Resposta

Link directo:

RE: Origem Nome da Aldeia das Dez

#34037 | rmfrp | 24 jan 2003 08:59 | Em resposta a: #33971

Caro José Maya:

Entre os seus ascendentes de Aldeia das Dez chamou-me a atenção o nome de Mariana Nunes, que indica como nascida cerca de 1720.

Também eu tenho uma ascendente chamada Mariana Nunes (ou Mariana Rosa como por vezes aparece), baptizada em Aldeia das Dez no ano de 1726. Era filha de Amaro João Fernandes, baptizado em 1691, natural do lugar da Regada ou Reguada, da mesma freguesia, e de Maria Nunes, natural de Alvoco das Várzeas, localidade onde casaram em 1708. Para além de Mariana, foram pais de Rosária Maria Nunes.

As irmãs Mariana e Rosária casaram com dois irmãos, respectivamente Manuel José e João Manuel, naturais do Sobral Gordo, lugar da freguesia de Pomares.

O casamento de Mariana Nunes com Manuel José realizou-se em 1750, não sendo indicado se os noivos eram solteiros ou viúvos. Não é portanto de excluir a possibilidade de esta Mariana ser a mãe de Manuel João Verga, nascido segundo indica em 1742/1743.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Abranches, do solar de Torrezelo

#34072 | Portuguez | 24 jan 2003 18:09 | Em resposta a: #33876

Caro Fernando d'Abranches Correia da Silva

Muitíssimo obrigado pela sua esclarecedora intervenção, que registei, tendo chamado a atenção para ela do nosso confrade e meu amigo José Vasco de Campos, que me interessou primeiro no assunto quando me fez conhecer a aldeia no mês passado, pois mora ali perto. A propósito de entre mim e ele se ter descoberto recentemente o nosso parentesco por Abranches, da Casa de Torrezelo, fiquei curioso sobre esse seu apelido, que talvez tenha estudado, e tenha informações para trocar. Ando às voltas com ele justamente.

Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, do solar de Torrezelo

#34138 | FATCS | 26 jan 2003 15:22 | Em resposta a: #34072

Caro Alexandre Tavares Festas

Obrigado pela sua msg, mas como disse é apenas uma opinião, uma pista para pesquisa, na esperança de poder encontrar qualquer doação medieval daquelas terras, que a permitam vir a validar (ou anular).

Quanto aos Abranches, possuo ligação por 2 ramos (e talvez 3), sendo que por aquele de que uso o apelido, procede da Casa de Maceira,
(Santiago a-par-de Seia) por uma Senhora que no sec XVI aí casa, que por sua vez, segundo opinião do Confrade Dr Abranches Soveral, era originária da Casa de Torrozelo.
Ora por estes, sou parente do Confrade e Amigo
Engº Vasco de Campos, morador em Alvoco das Várzeas, -(que penso ser o Amigo a que se refere); tendo-lhe enviado em Abril p.pdo. a sua ascendência até à Casa de Maceira.

Por outro, descendo de uma linha de Torrozelo,
através da Várzea de Meruge.

Ainda por outro, desconfio que os "Marques", que apareceram neste tópico e de quem descendo também, serão "Marques de Abrantes".
A confirmar por onde o são!

Ao dispôr e Cumprimentos

Fernando d'Abranches Correia da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia das Dez

#35670 | jliberato | 16 fev 2003 18:22 | Em resposta a: #33688

Meu caro José Caldeira
Finalmente tive acesso aos Paroquiais de Pomares.
E com as indicações que me tinha dado, tudo se tornou mais fácil.
Encontrei o baptizado da Maria da Costa, 5ª avó da minha mulher. Nasceu em 16-08-1754. Encontrei mais dois irmãos filhos dos mesmos dois pais: João nascido em 14-09-1748 e 18-12-1750. Encontrei o casamento dos pais de que já me tinha dado a transcrição e o primeiro do pai.
Do marido, António Rodrigues Coelho nem vestígio. Terei que ver para os lados da Covilhã.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

Manuel Rodrigues Cerdeira

#37715 | jliberato | 14 mar 2003 10:39 | Em resposta a: #33688

Meu caro
Embora não tenha notado a sua presença recentemente, queria informá-lo e ao senhor Quaresma Filipe, que encontrei o casamento dos pais de Manuel Rodrigues Cerdeira.
Em Cimbres, Armamar, em 08-02-1686, Francisco de Paiva e Francisca Rodrigues Morena. Testemunhas: Francisco Guedes e D. Antª(?) de Sá.
Infelizmente não contem o nome dos pais dos contraentes.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues Cerdeira

#37722 | JCALD | 14 mar 2003 12:50 | Em resposta a: #37715

Caro JLiberato:

Muito obrigado pela sua informação, que irei transmitir amanhã ao senhor Germano Quaresma Filipe.
Estive realmente ausente do Forum durante 15 dias, devido a uma avaria no equipamento causada por uma trovoada. Isto de viver no campo tem os seus custos.
Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#38918 | ivrqku | 03 abr 2003 14:32 | Em resposta a: #33601

Caro Fernando Correia Silva,

Enviei algumas mensagens directamente para o seu mail pessoal, mas como nao obtive resposta deduzi que poderia ter mudado de endereço de mail . Gostaria de saber se me pode ajudar com as familias de Avelar - Manuel Marques e outros...
peço desculpa pelo incomodo mas gostaria de aproveitar os seus dados para completar parte da minha Ag.
Cumprimentos
Jose Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#58250 | PauloDuarte | 18 fev 2004 15:55 | Em resposta a: #28159

Caríssimo Rui Pereira

Acaso terá algumas informações relativas a Moreiras, Abrantes e Nunes Torres, naturais de Aldeia das Dez, de quem descendo por minha mãe?

Cumprimentos

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#58477 | rmfrp | 20 fev 2004 23:20 | Em resposta a: #58250

Caro Paulo Duarte:

Infelizmente não disponho de qualquer informação relativa às famílias que referiu.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Nunes de Aldeia das Dez

#58758 | jliberato | 25 fev 2004 22:41 | Em resposta a: #58250

Caro Paulo Duarte,
Interessando-me por Aldeia das Dez não tenho os nomes que refere, mas tenho vários Nunes, ascendentes de João Nunes Coelho e Maria Cristóvão, que casaram em Aldeia das Dez aos 16-11-1749. Os seus são de que época?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#58763 | Sobral | 25 fev 2004 23:35 | Em resposta a: #58250

Caro Senhor

Julgo pertencerem aos Torres e Abrantes que cita as seguintes pessoas, em que dois irmãos casaram na Vide. De momento não tenho comigo os elementos onde se possa ver a naturalidade.

1. Cristóvão Nunes Torres CC Umbelina da Abranches. Tiveram:
... 2. Alexandre Nunes Torres casou 12.0. 1828-Vide com Maria Freire (nasc. a 13.08.1798, Vide), fª de de Francisco José Freire e Bernardina Maria dos Santos
... 2. Luís José Torres de Abranches casou a 25.09.1822-Vide com Francisca Freire Nobre fª de Francisco José Freire e Bernardina Maria dos Santos
... 2. Severino Freire Torres de Abranches
... 2. Pe. Manuel Lino de Abranches Torres

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

Correção

#59197 | Vasco Campos | 29 fev 2004 17:27 | Em resposta a: #58763

Caro Sr.Gabriel Santos

Permita-me a correção: onde está Cristovão, deve estar Crisógno.

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Correção

#59210 | Sobral | 29 fev 2004 18:57 | Em resposta a: #59197

Caro Sr. Vasco Campos

Agradeço a correção.
Posso ter copiado mal dos paroquiais ou digitalizado erradamente. De momento não tenho à mão de semear os meus apontamentos.
É sempre salutar haver quem nos suprima estas falhas.
As minha desculpas se induzi em erro o confrade que pediu informações sobre estas famílias.
Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#59285 | PauloDuarte | 01 mar 2004 15:26 | Em resposta a: #58763

Caríssimo G. Santos,

Não tenho dúvida nenhuma de que se trata da mesma família, mas a ligação é ainda anterior. Conhece os ascendentes de Cristóvão Nunes Torres? Esse não é meu antepassado, mas tenho dois António(s) Nunes Torres, filho e pai, naturais de Alvoco da Várzea, e o primeiro casado e falecido em Aldeia dos Dez.
Há no início do século XIX um Padre Alexandre Nunes Torres e no século XX um Padre José Luís Nunes Torres.

Cumprimentos

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#59310 | Sobral | 01 mar 2004 21:21 | Em resposta a: #59285

Caro Paulo Duarte
O nomes que coloquei no Forum vieram ao meu conhecimento através dos paroquiais da Vide. Nunca consultei os paroquiais que estão em Coimbra.
Os dados que tenho são sobre as acendências das duas senhoras da Vide. Se forem do seu interesse posso disponibilizá-las.

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#59442 | PauloDuarte | 03 mar 2004 18:25 | Em resposta a: #59310

Caríssimo G. Santos,

Muitíssimo obrigado, mas não me parece que os dados que simpaticamente me disponibilizou me sejam muito úteis, pois de facto o que me interessa é a ascendência destes Nunes Torres.
De qualquer forma, muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Nunes de Aldeia das Dez

#59443 | PauloDuarte | 03 mar 2004 18:29 | Em resposta a: #58758

Caríssimo J. Liberato,

Os Nunes da minha ascendência naturais de Aldeia dos Dez são os Nunes Torres, cuja ascendente mais antiga que conheço é Ana Nunes que casou a 10.05.1685 com Manuel Fernandes.

Muito Obrigado.

Paulo Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Nunes de Aldeia das Dez

#59445 | jliberato | 03 mar 2004 18:38 | Em resposta a: #59443

Caro Paulo Duarte,
Tenho duas Ana Nunes em Aldeia das Dez, mas mais recentes: uma casou com António Rodrigues Coelho aos 02-03-1712, a outra com Cristóvão João aos 27-08-1726.
Não quer dizer-nos algo sobre a descendência do casal de que fala pelo menos até 1780?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Ana de Moura

#82530 | jliberato | 23 jan 2005 17:27 | Em resposta a: #33688

Meu caro José Caldeira,
Já là vão dois anos!
Mas queria dizer-lhe que encontrei este fim de semana o baptismo da Ana de Moura (seu nº 5). Aos 24-05-1671 em Pinheiro de Côja, Tábua, filha de João Francisco e Ana de Moura, seus nos. 10 e 11.
Encontrei também o casamento destes aos 27-02-1669 também em Pinheiro de Côja.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#82725 | JCALD | 25 jan 2005 19:56 | Em resposta a: #82530

Caro Jliberato:

Muito obrigado pela sua mensagem e pelos novos elementos nela contidos.

Vou rever as minhas fichas de Pinheiro de Coja, para ver se tenho mais alguma informação relacionada.

Um abraço,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#82727 | jliberato | 25 jan 2005 20:49 | Em resposta a: #82725

Caro José Caldeira,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Fico a aguardar qualquer achega.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#84280 | mariacasas | 14 fev 2005 17:30 | Em resposta a: #82727

Ex. Sr.
Segundo alguém da minha família os Mouras de Loriga, Valezim, Folhadosa, Coja, e Molelos são da mesma família. Alguma destas terras é familiar á sua pesquisa?
Maria Casas

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#84281 | jliberato | 14 fev 2005 17:43 | Em resposta a: #84280

Cara Maria Casas,
Das freguesias que menciona apenas pesquiso em Côja. E tenho Mouras. Quais são os que procura?
Todos serão da mesma família na medida em que todos descemos de Adão e Eva...Ou seja, depende do que entende por ser da mesma família.
Tenho uma cunhada Moura que é de Loriga.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#84390 | mariacasas | 15 fev 2005 20:57 | Em resposta a: #84281

O ramo dos Mouras que pesquiso são de Paranhos da Beira, de Folhadosa e de Loriga. Estes estão ligados.
Os melhores cumprimentos
Maria Casas

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#87884 | JPNS | 06 abr 2005 19:45 | Em resposta a: #84281

Caro J. Liberato:

Fico curioso quanto aos Mouras de Coja a que alude. O meu ramo é Moura e Gouveia. Diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,

J. Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#87893 | jliberato | 06 abr 2005 22:04 | Em resposta a: #87884

Caro Nascimento e Silva,
O que tenho é mais ou menos o que está na mensagem do nosso confrade José Caldeira na mensagem dele neste tópico às 12h27 de 19-01-2003.
Não encontrei Gouveias, mas apenas procurei o que me interessava.
Em resumo, a família Moura e Gouveia não consta da minha base de dados.
Mas interessam-me muito os Mouras da Região, cuja investigação tem sido difícil.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#106185 | jliberato | 26 nov 2005 09:22 | Em resposta a: #84280

Cara Maria Casas,
Chamo a sua atenção patra o tópico "Famílias de Meruge".
Convido-a a visitá-lo e a eventualmente intervir, se o entender.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=105900
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#112789 | Xico Cruz | 24 fev 2006 00:19 | Em resposta a: #28115

Na minha pesquisa nos paroquiais do Dominguizo dei com este assento relativo a pessoal da Aldeia das (ou será dos) Dez que aqui fica para quem interessar:
Manoel fº legitimo do primeiro matr de Jose Alves nat da Aldeia das Dez Bispado de Coimbra e de Maria Thereza nat do Dominguizo neto pater Jose Alves e Maria Nunes naturais da dita Aldeia das Dez e mater Thimoteo Fernandes e Thereza Lopes naturais do Dominguizo nasceu no Dominguizo 14/10/1794 padrinhos Manuel Francisco Nunes e sua mulher Thereza Lopes naturais ele da Aldeia das Dez e ela do Dominguizo testemunhas Siman Lopes e Jose Francisco Lobo todos do Dominguizo (MF 191/5/27v)
Saudações
Francisco C Matos

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#134683 | lmiguel | 19 nov 2006 15:03 | Em resposta a: #28115

Caro José Pereira,
tenho na minha familia uma Ana da Silva * Aldeia dos Dez
cc Joaquim da Costa Horta * Covilhã em 1879
filha de Joaquim Nascimento e de Maria da Silva (Figueira) ambos da Aldeia dos Dez, têm alguns dados sobre estas pessoas?
Obrigado.
Luis Miguel.

Resposta

Link directo:

RE: Marques - Avelar, Aldeia das Dez

#153734 | rmfrp | 25 abr 2007 14:21 | Em resposta a: #38918

Caro José Pereira:

Ao reler este tópico antigo verifiquei que se interessa por uma família Marques do lugar de Avelar. Em pesquisas que recentemente efectuei em registos de Aldeia das Dez encontrei alguns Marques desse lugar, em datas um pouco mais antigas que as das pessoas que refere neste tópico.

Já teve oportunidade de avançar mais nas suas linhas? Em caso afirmativo é possível que se consiga estabelecer alguma ligação com os dados que tenho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origem Nome da Aldeia das Dez

#157100 | CCS1953 | 23 mai 2007 21:35 | Em resposta a: #33971

Caro José Maya,

Só agora me lembrei de tentar este tópico.

Ando à procura da minha família Diniz.

Minha bisavó: Felicidade Maria Diniz da Silva, natural de Castanheira de Pera, Coimbra. Filha de Sebastião Diniz e Maria Bernarda. Pela certidão de óbito desconhece-se a naturalidade dos pais.

Meu bisavô: Manuel António da Silva, natural de Sejães, Oliveira de Frades. Filho de António Lambique da Silva e de Joaquim Maria, natural de Castanheira de Pera.

Será que me pode AJUDAR?

Muito agradeço,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#178689 | Lourdes Martinho | 03 jan 2008 19:22 | Em resposta a: #134683

Minha avó era natural de Sobral Magro e era filha de Cândido (talvez Madeira) de Aldeia das Dez casado com Prazeres de Sobral Magro.
Será que alguém me consegue dizer alguma coisa sobre os meus antepassados do ramo com origem em Aldeia das Dez?
Agradeço a informação que me possam dar,
Lourdes Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#253055 | mfaisca | 12 abr 2010 20:49 | Em resposta a: #178689

Boa noite,
Gostaria de saber se alguém me pode ajudar a completar as informações sobre as pessoas seguintes:
- Anacleto dos Santos cc Maria Ana Paula Pires
- Pulqueria Dias
- João Dias cc Cecilia Lopes (º1808; +12-5-1881)
- António Lopes cc Maria Antunes
Acredito que todas elas são da Aldeia das Dez.
Obrigada e melhores cumprimentos,
Sandrine

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#257110 | mariamoura | 23 jun 2010 17:53 | Em resposta a: #84280

Ex. Sra mariacasas.

Sou nova nestas andanças sobre a minha família, pois por mais que eu dê pistas sobre a minha família, não encontro nada. A família Moura é bastante grande em Paranhos da Beira, portanto pertencendo ao concelho de Seia.O meu nome é Maria Amélia Ferreira de Moura.Estou à procura de informações sobre meus bisavós (irmãos): António Fernandes de Moura e Joaquim Rodrigues de Moura.Obrigada, desde já.
mariamoura

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#257216 | mariacasas | 25 jun 2010 12:14 | Em resposta a: #257110

Exa Sra

Também estou interessada neste ramo Moura. A partir das certidões de baptismo concerteza irá conseguir. Os meus Mouras veem de Vila Cova à Coelheira; Sandomil; Valezim;....Loriga,...

Sei que o meu avô dizia que tinha família em Paranhos da Beira...é portanto muito natural que haja algum parentesco na nossa família algures no tempo.

Se me quiser contactar pode pedir o meu e-mail ao moderador se faz favor, eu também gostaria de saber mais informações

os melhores cumprimentos

Constança Moura

Resposta

Link directo:

RE: Ana de Moura

#257218 | mariacasas | 25 jun 2010 12:22 | Em resposta a: #87884

Ex Sr JPNS

Realizei a genealogia de alguns ramos da família materna e de facto tenho o apelido Moura e Gouveia (de Dona Isabel de Gouveia)

cumprimentos

Constança Moura

Resposta

Link directo:

Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#405240 | joserocha | 10 jul 2018 13:55 | Em resposta a: #28115

Boa tarde! Para refrescar o tópico e pedir ajuda, descobri que tenho uma antepassada da Aldeia das Dez. Trata-se de Margarida Joaquina dos Santos, filha de Manuel dos Santos e de Maria Joana. Não sei a data de nascimento dela, pois ela migrou para Sernancelhe e ainda não encontrei o registo dela. Contudo, estimo que ela possa ter nascido entre 1800 e 1825.

Alguém já se deparou com estes nomes? Obrigado!

José

Resposta

Link directo:

Manuel Rodrigues Cerdeira

#425615 | RafaelMF | 13 jul 2020 19:33 | Em resposta a: #28115

Caros Senhores,

Em uma troca de impressões entre usuários deste fórum, há 17 anos, foi informado que Manuel Rodrigues Cerdeira, natural de Cimbres, filho de Francisco de Paiva e de Francisca Rodrigues Moreno, casado duas vezes, sendo Teresa da Costa a derradeira esposa, teria falecido em Pomares, com 112 anos (o. 23.06.1799).

Revendo as minhas pesquisas, creio que há um equívoco na data e local do óbito.

Acredito que Manuel Rodrigues (Cerdeira) faleceu em Pisão, freguesia de Coja, a 01.11.1764 (imagem 99 do livro 1 de óbitos).

Teresa da Costa, a viúva, faleceu no dia 04.09.1783 (imagem 139).

Com os meus melhores cumprimentos,

RafaelMF

Resposta

Link directo:

Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#425630 | joaocarreira | 14 jul 2020 11:18 | Em resposta a: #28115

Excelentíssima Confrade
Contança Moura,


Já lá vão 10 anos, desde a sua última mensagem e provavelmente já encontrou tudo o que desejava sobre a família Moura ou os ramos que lhe são mais chegados no sangue e no afecto, no entanto, deixo-lhe aqui uma antepassada minha, Ana de Moura e Gouveia (https://geneall.net/pt/nome/3082090/ana-de-moura-e-gouveia/ ) e o desejo que possa de alguma forma ajudá-la.

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira... também Moura :)

Resposta

Link directo:

Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#425663 | jliberato | 15 jul 2020 20:26 | Em resposta a: #425615

Caro RafaelMF
Estou muito interessado neste tema.
O Manuel Rodrigues Cerdeira era 6º avô da minha mulher.
Tem toda a razão. Mesmo assim morreu com 77 anos...
O que eu não encontro é o baptizado da segunda mulher, Teresa da Costa, supostamente natural de Pisões, filha de Pedro da Costa e Ana Borges.
Muito obrigado.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Aldeia dos 10 - oliveira Hospital

#425684 | RafaelMF | 16 jul 2020 14:13 | Em resposta a: #425663

Caro JLiberato,

O tema também me interessa, visto que descendo de Manuel Rodrigues (7º avô).
O nascimento de Teresa da Costa ainda é um mistério que busco desvendar. Seria filha de Pedro da Costa e Ana Borges do Pisão de Coja.
Encontrei um casamento de Pedro da Costa com Ana Borges em 15.11.1727 - Coja (AGN08-001-0002_m0101). Ele filho de João da Costa e Ana Borges, do lugar do Pisão; neto paterno de João Simões e sua mulher Maria do lugar de Mancelavisa, Folques. Ela filha de João Madeira do dito lugar [Pisão]; neta paterna de António Madeira e Maria Quaresma do mesmo lugar [Pisão]; e materna de Domingos Francisco e Maria Borges, ambos de Folques.
Entretanto, há pelo menos um filho de Pedro da Costa e Ana Borges nascido antes de 1727: Patrício – b. 12.02.1725, filho de Pedro da Costa e sua mulher Ana Borges do lugar do Pisão desta freguesia, do primeiro matrimónio (AGN08-001-0002_m0314).
Seriam dois casais homónimos, no mesmo período e na mesma localidade?
Também não consegui estabelecer uma ligação entre Pedro da Costa e os Costas de Mancelavisa, família que também me interessa.
Henrique da Costa, nascido em Mancelavisa e filho do primeiro casamento de Jacinto da Costa com Maria Fernandes, é meu 7º avô. Casamento em Coja, com Maria Correia, e morador no lugar do Pisão.
Coja concentra o ramo masculino do meu avô paterno. Foram as primeiras pesquisas que fiz. Certamente terei que revisar as minhas anotações...

Com os meus melhores cumprimentos,
RafaelMF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 21:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen