ATENÇÃO AOS VIRUS

Este tópico está classificado nas salas: Informática

ATENÇÃO AOS VIRUS

#28276 | zamot | 08 out 2002 11:55

Quero agradecer ao Sr AF PEREIRA que me enviou um virus, logo após eu ter revelado neste forum ao Jacinto Bettencourt o meu e-mail.

Quero ainda dizer-lhe que o meu computador está superprotegido tanto pelo anti virus do Hot Mail bem como pelo próprio.

De qualquer maneira obrigado pelo presente.

Já estava prevenido pelo GENEA para não divulgar o e-mail e volto a prevenir todos os colegas. Temos de ter cuidado com estes TALIBANS

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28284 | aeiou2 | 08 out 2002 12:58 | Em resposta a: #28276

O ano passado recebi imensas mensagens virusadas de muitos participantes deste Fórum e o Mello Breyner era um deles,e o que fiz foi avisar o GP e não acusar ninguém,pois com vírus nunca se sabe.Basta entrar no ficheiro de moradas de alguém que tenha o nosso endereço e lá vai,para todos .Com os cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28287 | magalp | 08 out 2002 13:08 | Em resposta a: #28284

Querida e Sábia Maria

Se, por minha parte, enviei a quem quer q. fosse, alguma msg com vírus foi absolutamente inconsciente de que o fazia.
Beijos e abraços!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28291 | camisao65 | 08 out 2002 13:34 | Em resposta a: #28287

Caros colegas,

É de facto perigoso divulgar os nossos "mails", neste, como em qualquer "site".

Enfim, existem realmente, "tallibans", e outros que tais, que sempre aproveitam estes casos, para tentar minar qualquer computador.

Obrigado pelos avisos, pois nunca se sabe o que está à espreita no outro lado.

Cumprimentos

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28292 | jpcmt | 08 out 2002 13:34 | Em resposta a: #28276

Caros Confrades:
O que a nossa Colega Maria diz é bem verdade, quando se usa o “Address Book” do “Outlook”. Uma maneira de reduzir o risco de, involuntariamente, espalharmos virus por amigos e conhecidos é ... não usar o “Address Book”. Podem-se registar os endereços num ficheiro de “Word”, e a partir dele chamar o “Outlook”.
Também é recomendável ver e enviar o correio através da “webpage” do fornecedor do serviço (ISP). Podemos assim ver e apagar as mensagens suspeitas, antes de elas serem transferidas para o nosso computador.

No entanto, se preferirem continuar a usar o Outlook, podem utilizar o procedimento seguinte, recomendado por alguns “experts” (Não protege o computador, mas evita a propagação das mensagens infectadas). Mal, não faz, mas felizmente não tenho outra experiência)

“In order to protect your email addresses (it will NOT protect your hard drive!), please do the following TWO steps:

Open contacts and start a new email address. For the name, enter = = !000 = = = just that. Then, for the email address, enter = = WormAlert = = = = = that's all. Save it and it will appear at the TOP of your email addresses. It will stop attempts to send messages to the whole list.

Because the virus senders are getting wise to this, you can also open your contacts and start another email address. For the name, enter = = = Z!000 = = = = just that. For the email address, enter again = = = WormAlert = = = = and save it. This will appear at the BOTTOM of your email addresses, so that they can't enter that way.”
(nota: um espaço entre cada =)

jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28298 | mtavares | 08 out 2002 14:12 | Em resposta a: #28292

Caros:
Na anterior intervenção, está explicitado algo relativo a vírus.
Ultimamente 2 virus ( e variantes )em particular estão a ser propagados- o KLEZ e ainda...o Nimbda.
além da protecção de Antivirus, da norton, mcafee, panda, existem protecções específicas para estes worms. Podem procurar nos sites destes fabricantes, cujos URL me abstenho de mencionar.
Há que dizer que quem por vezes nos remete o virus apnas o faz porque tem o PC infectado.
Quando usamos O Outlook ou O.Express configurado em POP3 estamos mais expostos.
Neste caso alem de SoftW. actualizado, confirá outra ferramenta especifíca
cprtºs
luis

Resposta

Link directo:

O Talibã bom e o Talibã mau

#28304 | Sousa-Tavares | 08 out 2002 17:48 | Em resposta a: #28276

Caríssimo Senhor José Tomáz de Mello Breyner,

Talvez esse virus que recebeu não tenha sido intenção de quem o enviou...
Como está explicado mais abaixo, muitos virus apropriam-se dos Address Books do Outlook para enviar mensagens para todos os endereços aí constantes...
Por isso teremos de ter agora duas categorias de talibã: os conscientes e os inconscientes! ;)

Já no passado recebi também virus de participantes do fórum. Participantes que sei nunca o fariam conscientemente. Por isso, ao receber essa mensagem, talvez seja bom enviar um e-mail ao remetente a informar da situação, que este pode desconhecer.

Receba os meus cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: O Talibã bom e o Talibã mau

#28305 | LuisBelliago | 08 out 2002 18:15 | Em resposta a: #28304

Caros conferencistas

Ontem, recebi a seguinte mensagem de Panda:
Nas últimas horas, surgiram dois vírus perigosos que estão a infectar centenas de computadores em todo o mundo: Bugbear e o Paserv. As infecções com origem nestes virus, ascendem já a um terço (33%) de todas as incidências detectadas nas últimas 24H00. Ambos utilizam técnicas de engenharia social...
Saudações amistosas

Luis Belliago

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28306 | magalp | 08 out 2002 18:23 | Em resposta a: #28298

Caro Luís M. Tavares

Tanto quanto me tenham dito ou queixado até agora, nunca enviei nenhum vírus. Penso q. nunca recebi nenhum, pelo menos q. tivesse dado por ele...
Pelo q. não me considero bom ou mau, consciente ou inconsciente Taliban... "by the way", considero esta classificação tremendamente ofensiva para q.q.q. seja e não a usaria nunca senão entre grossas aspas!
Ainda estão muito vivos em mim, os terríveis sucessos de 11.09.2001, em NYC...

Posto este preâmbulo q. não poderia calar, passo ao meu pedido. Pois, como não sei nada destes assuntos, sendo um mero utilizador - que envia e-mails para todos os continentes, excepto África - queria perguntar-lhe se estou sujeito a enviar ou receber, através do MSN/hotmail que me diz terem as minhas mensagens protecção do anti-vírus Mcafee.
Utilizo igualmente o sistema Mail.pt, mas muito raramente, para mensagens comerciais.

Agradeço desde já o seu possivel esclarecimento.
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28311 | mtavares | 08 out 2002 19:54 | Em resposta a: #28276

caro manuel maria
existem virus ,no caso, worms que se apoderam completamente dos nossos mails, propagam-se pela lista de endereços do outlook , replicam e multiplicam-se, vindo a infectar centenas de PCS.
um bom software AV, sempre actualizado costuma chegar.
Mas é bom sistema nunca abrir nensagens com anexos de proveniência desconhecida.
mensagens do tipo «ferramenta útil para eliminar o vírus X...» são de evitar.
Há a hipótese de fazer um scaning on-line nos sites dos principais fabricantes, referi 3 em mensagem anterior.
outro perigo são os cavalos de troia, muito vulgares no IRC.
mas um bom AV, normalmente chega.
há uns tempos recebia quase todos os dias uma mensagem infectada com o klez, embora não a abrisse, o N...2002, imediatamente punha o ficheiro de quarentena, depois iá lá apaga-lo.
era originado por uma pessoa que não conhecia, mas que estava na mailing list de uma amiga minha.
estando na Netcabo, e com as contas de mail configuradas para POP3, estamos mais sujeitoa a ataques, porque ao abrir o Outlook, fazemos o download da mensagem.
caso usemos uma conta externa, por ex. o mail pt (tb o uso só abrimos o que queremos)
ainda lhe digo que existe grande número de ferramentas de segurança a que podemos e devemos recorrer, como detectores de cavalos de troia, algumas delas estão acessiveis a partir do Sapo (creio que o posso dizer...)
cptºs
luis

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28313 | orgc | 08 out 2002 20:48 | Em resposta a: #28284

Já recebi vírus de pessoas por quem tenho a maior amizade e confiança e uma delas foi logo,nessa ocasião,avisada e que me disse para não me apoquentar;mas,o certo é que levei bastante tempo para resolver o problema,porque actuei logo e ao acaso com o anti-vírus que possuo,pensando:perdido por perdido,mais vale tentar,e resultou mais por intuição do que por conhecimentos de informática.Contudo,não poderei sempre contar com a intuição ou "vamos ver o que dá e seja o que Deus quiser" para resolver tais problemas.
Assim,nunca mais abri mensagens que desconheço,e os endereços retirei-os,embora não seja prático,introduzo-o(s) na altura do envio do correio e fico descansado.
Todavia,ainda ontem sucedeu receber um e-mail de pessoa por quem tenho elevada consideração com ficheiro anexo que não consegui abrir e avisei do caso,que logo prontamente me avisou para não tentar abrir,porque enviara mail há dias e não ontem,e podia ser vírus.
Ora num caso destes,quando conhecemos quem nos envia o mail de quem esperamos alguma informação,como evitar abrir o correio,sem perigo?Ontem,felizmente,não abri logo o ficheiro por alguma dificuldade e foi o que me "salvou"e claro,que não será muito ortodoxo antes de abrir os ficheiros enviarmos um mail ao remetente perguntando se enviou alguma coisa naquelele dia,hora e o assunto lá referido.Desculpem a maneira muito simplificada,ou até confusa,sei lá,de vos relatar estes casos,mas gostava de saber como prevenir tal eventualidade que expliquei.
Uma boa noite e os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28315 | Sousa-Tavares | 08 out 2002 21:57 | Em resposta a: #28306

Caro Senhor Manuel Maria Magalhães,

Apesar de não me ter sido dirigida a questão, vou tentar responder-lhe, retirando primeiramente a irreflectida e talvez infeliz expressão que utilizei e pedindo-lhe desculpas pelo sentimento que lhe causou.

Em princípio, se utiliza o Hotmail através da sua página web, estará mais protegido. Primeiro porque utiliza um scan para abrir os ficheiros que venham com as mensagens (vulgo attachments) e segundo porque não utiliza um livro de endereços guardado no seu computador. Este problema verifica-se sobretudo em quem usa um programa (Outlook na sua maioria) para aceder ao e-mail. Aí, apesar de poder ter também um scan a todos os attachments, é possível ao virus aceder aos endereços que estão guardados no sistema. Nenhuma forma é, infelizmente, 100% segura...
As actualizações periódicas ao anti-virus é uma boa medida preventiva, e grande parte deles notifica o utilizador da necessidade dessa operação.

Melhores cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28316 | _fRoEs_ | 08 out 2002 22:05 | Em resposta a: #28276

Caríssimo José Tomaz,

Como funciona o anti-vírus do Hot Mail?
Tem se revelado eficaz?
Como o conseguir?

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28318 | JPL | 08 out 2002 22:49 | Em resposta a: #28316

Meus Caros Amigos,

Tenho recebido, nos últimos dias, bastante devoluções de mensagens que nunca enviei e para pessoas que não faço a mais pequene ideia que sejam. Suspeito pois, ter o meu PC infectado por um desses terríveis virus. Caso alguém o tenha recebido por mim, desdee já peço as minhas desculpas. Já agora, caso alguém me saiba sugerir o que hei-de fazer, agradeço. Tenho o Norton Internet Securit activo, mas pelos vistos não basta.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#28327 | magalp | 09 out 2002 01:12 | Em resposta a: #28315

Caro Hugo de Sousa-Tavares

Retire-me p.f. o Senhorio.
Muito embora seja Vila-Pouca, não uso essa prerrogativa nem ando debaixo do páleo bispal...
Também não tem de pedir desculpas pelas minhas susceptibilidades. Aquilo era uma caturrice de pre-sexagenário! O termo até tem piada.
Fico-lhe muito agradecido pela sua clara e completa informação. Li outras, que com muita amabilidade me enviaram, mas os termos eram de "experts" assaz distanciados dos meus muito parcos conhecimentos nesta matéria.

Ando há tempos à procura dum livro velho que por aí tenho, relatando um Congresso da Nobreza em 1680. Ali é referido um Souza-Tavares q. talvez lhe interesse.
Quando o encontrar (se o encontrar) voltarei ao assunto.

Muitos cumprimentos
Manuel Maria magalhães

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#45188 | Jó Carvalho | 17 jul 2003 03:21 | Em resposta a: #28318

Caro Confrade:
Passando a publicidade, o Norton é um autêntico "cão de guarda" no mundo dos anti-virus. Se ele está a deixar passar algo, verifique se as actualizações estão ok ou se a configuração é a mais correcta. Se optar pela actualização automática não deverá ter problemas. Poderá também ter que fazer uma completa limpeza à máquina. Não esqueça que há "bichinhos" que depois de entrarem já não são tão fácilmente detectados pelos sistemas de segurança.

Cumprimentos e Boa caça.

José Júlio Vaz de Carvalho da Silva Cruz

Resposta

Link directo:

RE: ATENÇÃO AOS VIRUS

#45221 | facv | 17 jul 2003 15:26 | Em resposta a: #28318

Caro Zé Pedro Leão:

Se Quer um remedeio mais ´rapido enquanto não compra um anti-vírus pode perfeitamente usar o active scan do panda software que se encontra na home page deste software.

O scaning dos vírus é feito on-line e digo-lhe desde já que é bastante eficaz. É o que eu tenho usado (não tenho nenhum antivírus instalado no meu computador...).

A página está em português e é wwwpontopandasoftwarepontopt

cumprimentos
Filipa Vilar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen