Queirós de Amarante e Barcelos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Queirós de Amarante e Barcelos

#28421 | Vasco Jácome | 10 out 2002 23:01

Gostava de saber se alguém me pode confirmar uma genealogia que está publicada no Gayo, mas não de uma forma muito “firme”. Na árvore de costados nº 176v do Costados II (pg. 642), lê-se (aliás, acrescentado pelos primeiros editores e não por Gayo), com algumas adaptações feitas por mim:

24 Gonçalo Osório de Queirós, que foi abade de Palme, Barcelos, donde seria natural, de 1634 a 26-07-1666 quando f. e que teve um filho bastardo de Maria Gonçalves Dias f. em Palme a 19-09-1664.

48 Domingos Ferreira Coutinho, que vivia em Barcelos em 1621
49 D. Margarida de Carvalho Coutinho

96 Manuel Osório Coutinho, Capitão-mor de Amarante
97 Maria Ferreira de Queirós
98 Francisco de Carvalho Coutinho, Sr. da quinta de Travanca em Baião
99 D. Maria Pinto Vieira

Este último casal também aparece na árvore 71v, pg. 123, do Costados III.

No ttº de Queirós §31 N15 temos uma Guiomar de Queirós c.c. Domingos Ferreira, pais de Maria Ferreira m.er de M.el Osório Coutinho, fº de G.lo Osório, comendador de Paço de Sousa. Parece-me que estes são os que estão na árvore de costados com os nº 96 e 97, mas gostava de ter a confirmação.
O problema é que Gayo, da descendência deste casal, só diz que “desta D. Maria Ferreira foi sua bisneta D. Joana Osório de Vasconcelos e Alvim m.er de António Leite Pereira e Srª da Casa de Barrozão”. Esta D. Joana está no ttº de Vasconcelos §9 N19.

Será que alguém tem alguma coisa sobre esta gente?

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

PS: embora dirigida a todos, esta questão não é uma “indirecta” aos experts em Amarante e Barcelos, respectivamente Rodrigo Ortigão de Oliveira e António Júlio Trigueiros... é uma “directíssima” :)

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28423 | vbriteiros | 10 out 2002 23:15 | Em resposta a: #28421

Caro Vasco Jácome
O Dr Alvaro de Azeredo nas " Casas de Baião" diz sobre a Casa de Travanca em Santa Marinha do Zêzere: ...dos proprietarios desta casa sabemos apenas que foi o Dr Luis de Almeida Carvalhais ,Desembargador, que mandou construir esta casa nos meados do sec XIX.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28426 | orgc | 10 out 2002 23:45 | Em resposta a: #28421

Caro Vasco Jácome
Desculpem-me intrometer-me,mas interesso-me pelo apelido-Queirós-de m/família.Tem algum conhecimento de pessoas e famílias deste apelido,mas cá mais para baixo- do antigo concelho de Pedrógão Grande?
Desde já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28428 | magalp | 11 out 2002 00:42 | Em resposta a: #28421

Caros Vasco e Rodrigo

Pelos nomes apontados em Amarante haverá muito certamente ligação a Nuno Corte-Real Gomes, n. 1956. Este, neto materno de Fernando Homem da Cunha Corte Real, da Casa de Linhares da Beira c.c. D. Eugénia Carolina Guedes de Portugal e Menezes de Queiroz, senhora da Casa de Soutelo, em Amarante.
De momento não visualizo os Costados deste NC-RG, mas creio bem q. algures iria tocar na dita Casa de Barrozão, a qual penso pertença a Amarante. Será esta Casa no lugar, ou na freguesia de Sta. Rita?
Estes Queiroz derivam tb. para Penafiel onde à saída desta ergueram uma boa casa face à estrada, talvez na 2ª metade do séc. 19, com uma grande e bonita pedra-de-armas. Dessa mesma Casa vem uma jovem senhora, Queiroz de Araújo, c.c. um filho do T. General Carlos Azeredo. Tb. não tenho à mão os costados desta senhora.
Espero não ter confundido muito... mas se assim foi, o ROdO poderá esclarecer.
Abraços
MMM

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28432 | Ortigão | 11 out 2002 02:43 | Em resposta a: #28421

Caro Vasco

Lamento informar que dessa gente só tenho mesmo a Casa de Pinheiro de Além, e através de Gayo+Carvalhos de Basto. Domingos Ferreira e como sabe o genearca da familia Ferreira de Sousa Gavião Pessoa.
A curtíssima noticia de Alão de Moraes fala de um Matias Osório descendente de Maria Ferreira e Manuel Osório Coutinho, pode ser uma pista a seguir.

se descobrir mais alguma coisa vou dando noticias

abraço,
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28452 | ajtrigueiros | 11 out 2002 13:39 | Em resposta a: #28421

Caro Vasco:

Pouco o poderei ajudar neste momento sobre aquilo que me pergunta. Tenho também eu bastante interesse no assunto. Acontece que existe até aos nossos dias uma família de apelido Queiroz, abastados lavradores, nas freguesias de Palme e Aldreu, da qual descende por exemplo o Dr. Aurélio Queiroz, médico barcelense e proprietário das termas do Eirogo, em Santa Maria de Galegos, Barcelos. Procurei fazer a árvore dessa família e perco o rasto do apelido Queiroz. Tenho por isso a forte suspeita que proviriam de alguma bastardia do mencionado abade de Palme, Gonçalo Osório de Queiróz.
Não tenho neste momento aqui comigo em Roma o que pesquisei, mas vou reunir o que tenho em Portugal, na próxima semana, e faço-lhe chegar.

Um abraço amigo do

António Julio

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28497 | Vasco Jácome | 11 out 2002 19:53 | Em resposta a: #28423

Caro Vasco Briteiros

A acreditar no que está no Gayo, ou essa Casa de Travanca não é a mesma, ou há um engano do Dr. Álvaro de Azeredo. A menos que este se estivesse a referir ao edifício que existirá hoje. Imagino eu, que nem conheço essa obra, nem o local.
Como para já não tenho mais elementos, não posso adiantar mais.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28498 | Vasco Jácome | 11 out 2002 19:55 | Em resposta a: #28426

Caro Rafael Carvalho

A genealogia mais extensa de Queirós a que tenho acesso é o título existente no Gayo. Se ainda não procurou aí aqueles que lhe interessam, se me der elementos, posso ver se encontro qualquer coisa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28499 | Vasco Jácome | 11 out 2002 19:55 | Em resposta a: #28428

Caro Manuel Magalhães

Agradeço-lhe essas indicações.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28500 | Vasco Jácome | 11 out 2002 19:56 | Em resposta a: #28432

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira

Com este apelido Carvalho, também suspeitava que eles estivessem nos “Carvalhos”. Mas tenho a obra em casa de meus Pais, pelo que não tenho muito tempo para fazer procuras.

Consegue-me localizar esta gente (volume e nº de pág.)?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28501 | Vasco Jácome | 11 out 2002 19:57 | Em resposta a: #28452

Caro António Júlio Trigueiros

Em relação à descendência do Abade Gonçalo Osório de Queirós, tenho notícias manuscritas de José Machado, mas que só lhe dá um filho, também Gonçalo Osório de Queirós, que nasceu (ou foi baptizado ?) em Palme a 14-10-1643. Depois, casou em Calvelo a 26-07-1662 c. Serafina da Costa. Terão tido 2 filhos:

- Teodósio de Queirós Osório Coutinho c. c. Maria Nogueira da Câmara e Araújo, de Arcozêlo, Vila Verde (Gayo: ttº Araújos §241 N31). Com larga descendência de que tenho mais elementos.

- Teresa Osório de Queirós c. a 20-08-1710 em Calvelo c. seu primo Cosme de Barros e Araújo, de Cervães, filho de Francisco de Barros e Araújo e de sua m.er Maria d’Oliveira Goes (foram dispensados em 3º e 4º grau). Não tenho indicação se tiveram geração ou não.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28516 | vbriteiros | 11 out 2002 23:52 | Em resposta a: #28501

Caro Vasco Jácome.

Voltando às Casas de Baião, retiro esta noticia isolada relativa à venda em 1719 da Casa de Guimarães em Sta. Marinha do Zêzere (freguesia de Baião com as melhores terras agrícolas):
... e seus filhos Paulo de Queirós Sarmento, Alberto Q. S. , Felix Q. S. moradores na sua Quinta da Ribeira, na freguesia de Stº Estêvão de Vila Chã em Amarante.

A propósito dos apelidos Carvalho Coutinho;
Francisco de Carvalho , falecido na sua Casa da Granja ( desta Casa descendem quase todos os Carvalho de Baião) a 21.12.1610, era casado com Maria Osório e tiveram geração com apelido de Carvalho Coutinho, incluindo Jerónimo de Carvalho Coutinho, Capitão-Mor de Baião, etc.
Entroncam depois nos Condes de Castelo de Paiva e por D. Mariana de Carvalho Coutinho (falecida a 17.9.1707 nos Azeredos de Penalva-Ancede.
Creio que a presença do apelido Osório neste concelho vem de Mesão-Frio via feminina.
É tambem notório a ligação destas Casas de Baião com famílias de Amarante.
Espero que estas simples informações possam ajudar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28603 | Vasco Jácome | 12 out 2002 23:42 | Em resposta a: #28516

Caro Vasco Briteiros

Informação registada.
Vamos lá ver se chega aqui informação necessária a juntar toda esta gente.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28775 | Ortigão | 15 out 2002 04:09 | Em resposta a: #28500

Caro Vasco

aqui vão as referências:


I. Domingos Ferreira, filho de Gonçalo Eanes Bravo, Vigário de Lousada, instituiu a Capela do Descendimento na Igreja de S. Gonçalo de Amarante, a 24.4.1569 . Casou com Guiomar de Queirós , filha de Gaspar Gonçalves de Sá e de Guiomar de Queirós, Ficha n.º 24 - Casa de Sá.

Filho (entre outros):
II. Manuel Ferreira de Queirós, Senhor da Casa do Pinheiro em S. Veríssimo, Amarante, casou com Maria de Sousa, filha de Francisco de Macedo e de Filipa de Sousa, neta paterna de Gaspar de Macedo e de Brites de Macedo, neta materna de António de Sousa e Maria de Miranda.

Filho (entre outros):
III. Marcos Ferreira de Sousa, Senhor da Casa do Pinheiro em S. Veríssimo, Amarante, Familiar do Santo Ofício, bp. a 30.4.1594 em S. Gonçalo, Amarante, onde fal. a 11.8.1624, casou com Maria de Macedo da Cunha , filha de Manuel de Medeiros e de Branca de Abreu, neta paterna de João Gonçalves e de Margarida de Medeiros, e materna de Gonçalo de Abreu e de Ana de Macedo da Cunha.

Filho (entre outros):
IV. Manuel Ferreira de Sousa, n. em S. Veríssimo, Amarante, onde fal. em 1710. Foi senhor da Casa do Pinheiro em S. Veríssimo, Amarante. Casou com Margarida da Cunha Coutinho, filha de João Esteves de Bastos e de Rosaria da Cunha Coutinho.

Filho (entre outros):
V. Marcos Ferreira de Sousa, n. a 13.5.1662 em S. Gonçalo, Amarante, onde fal. em. Foi senhor da Casa do Pinheiro em S. Veríssimo, e da Casa do Seixedo, em S. Gonçalo, Amarante, Familiar do Santo Ofício . Foi quem provavelmente colocou na Casa da Rua do Seixedo a pedra-de-armas aqui em estudo.

CRAESBEEK, Francisco Xavier de Serra – Ob. cit., vol. 1, p. 276; MORAES, Cristovão Alão de – Ob. cit., vol. 1, p. 532; GAYO, Manuel José da Costa Felgueiras – Ob cit., vol. 25, p. 57; FREITAS, Eugénio de Andrea da Cunha e [et.al.] – Ob. cit., vol. 5, p. 228; IAN/TT, Habilitações para o Santo Ofício, Marcos, Maço 1, doc. 21.

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28790 | Conde | 15 out 2002 13:23 | Em resposta a: #28603

Caro confrade:
Tenho um extenso título manuscrito de Monteiros de Queiroz,de Amarante ,Baiâo e Penafiel, que dão o Condes da Foz,de entre outros.

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28888 | Vasco Jácome | 16 out 2002 19:33 | Em resposta a: #28775

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira

Muito obrigado!
Vou ver se, logo que possa, deito mão aos “Carvalhos”, vol. 5, p. 228.
Entretanto, Alão ou Craesbeek não referem nada sobre a tal filha de Domingos Ferreira e Guiomar de Queirós, Maria Ferreira cc M.el Osório Coutinho?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28894 | Vasco Jácome | 16 out 2002 22:51 | Em resposta a: #28790

Caro/a Conde

Agradeço-lhe a disponibilização, mas não me parece que tenha interesse directo nesse ramo. Suponho que não encontra lá os que eu coloquei na mensagem original?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

PS: também suponho que não deve ter nada sobre uns Queirós do Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto, do séc. XVII, ligados a Magalhães da mesma freguesia e moradores no lugar do Arco ou da Trofa?

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28900 | Ortigão | 17 out 2002 00:36 | Em resposta a: #28888

Alão refere como lhe disse, e fala de um Matias Osório que descende dessa gente.

cumprimentos,
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28903 | Conde | 17 out 2002 08:45 | Em resposta a: #28894

Caro confrade:
Não tenho.Mas tenho outros que serão próximos.Vou verificar e depois digo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28936 | alvim | 17 out 2002 14:16 | Em resposta a: #28421

Sobre o título Queirós tenho alguns apontamentos que lhe poderei enviar se me indiar o e-mail. A minha família do lado materno é de Amarante.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28939 | magalp | 17 out 2002 14:28 | Em resposta a: #28936

Pedro

E muito possivelmente, terás nos teus apontamentos noticia das armas de Vila Garcia, quer das actuais, quer das primitivas. Estou certo?
Ainda te lembras dos óptimos almoços ali, no Sábado de Aleluia?
Abraços
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28944 | alvim | 17 out 2002 14:52 | Em resposta a: #28939

Caro Manuel Maria

Não possuo as armas de Vila Garcia e agora será complicado pois o Tio Zé Bacelar morreu e não sei quem ficou com a Casa.
Belas almoçaradas
Um abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28950 | alvim | 17 out 2002 15:40 | Em resposta a: #28421

Exm.º Senhor Vasco Jacome
Nos apontamentos que possuo, não sei se lhe darão alguma ajuda tenho que:
João de Queirós de Gouveia c.c. D. Maria Martinho de Eça
Filhos:
-
-
-
- Guiomarde Queirós c.c. Gaspar Gonçalves de Sá, Sr. da Quinta se Sá, em Amarante, filho de Jerónimo Gonçalves, da Casa de Regadas.
Filhos.
-
-
- Guiomar de Queirós c.c. Domingos Ferreira, Senhor da Casa e Quinta do Pinheiro, em Amarante.

Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28968 | magalp | 17 out 2002 17:40 | Em resposta a: #28944

Pedro

Nem eu...
O Zé jr. morreu ontem à noite, na Prelada, vitimado por sérias queimaduras feitas há semanas atrás. A missa de 7º dia será a 22, em Cristo-Rei, pelas 19.00.
portanto Vila Garcia deverá ser agora da Teresinha, ou dalgum dos filhos, a menos que...
abraços
Manuel Maria

PS-acho q. me antecipei... quem costuma dar-nos estas notícias é a tua Mãe...

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#28987 | Vasco Jácome | 17 out 2002 22:27 | Em resposta a: #28900

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#29065 | Vasco Jácome | 18 out 2002 19:23 | Em resposta a: #28936

Caro Pedro Taveira Leite Pereira

Deduzo pelo texto da sua mensagem que já deve ter isso pronto (Word?) para enviar, i.e., suponho que não lhe vou dar muito trabalho.
O meu e-mail é: vascojacomearrobanet.sapo.pt

Com os meus antecipados agradecimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#29068 | Vasco Jácome | 18 out 2002 19:33 | Em resposta a: #28950

Caro Pedro Taveira Leite Pereira

Agradeço o seu interesse, mas já conhecia essa genealogia, pois essa gente está no Gayo, ttº de Queirózes no §2 N12, §26 N13 e §31 N14.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#87110 | rmfrp | 28 mar 2005 23:17 | Em resposta a: #28421

Caros Colegas:

Embora sabendo que, infelizmente, esta mensagem já não poderá ser lida pelo iniciador deste tópico, venho informar os eventuais interessados de que António Leite Pereira e D. Maria Joana Osório de Vasconcelos foram pais de D. Angélica Teresa Osório de Vasconcelos, que estava acertada em 1703 para casar com um seu primo, o FSO Afonso de Sá Pereira, de Aldeia Nova do Cabo (Fundão), nascido cerca de 1671 e que era já viúvo de D. Teresa Maria de Brito com quem casara cerca de 1697.

D. Angélica Teresa era natural da Quinta do Barrosão, freguesia de Refojos de Basto (Cabeceiras de Basto). António Leite Pereira, confirmado como FCR na habilitação, era natural de Guimarães e filho do Mestre de Campo João Rebelo Leite e de D. Catarina Pereira do Lago, também naturais de Guimarães. D. Maria Joana era natural de Cete (Paredes) e filha de Gonçalo Cardoso Osório, natural de Oliveira (Amarante) e de D. Catarina de Vasconcelos, natural de Cete.

Afonso de Sá Pereira era filho de outro Afonso de Sá Pereira, também FSO (não consultei a habilitação), e de Susana da Costa, ambos de Aldeia Nova do Cabo; neto paterno de Manuel de Sá Pereira, da Guarda, e Maria Pereira, de Guimarães; e neto materno de Cristóvão de Sá Pereira, da Guarda, e Maria de Oliveira, de Aldeia Nova do Cabo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#124691 | Francisco Queiroz | 10 ago 2006 23:51 | Em resposta a: #28790

Gostaria de saber se nesse manuscrito existe referência a pessoas com os apelidos Queiroz Monteiro (meus antepassados), que na primeira metade do século XVIII viviam em Campelo (Baião), havendo um ou dois ramos que ainda nesse século passaram a Vila Nova de Gaia (Lugar de Regadas - Candal).
Obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#125124 | Conde | 17 ago 2006 12:48 | Em resposta a: #124691

Há referências a Queirozes Monteiros em Ancede, nas outras freguesias de Baião e arredores mesmo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#125474 | Francisco Queiroz | 21 ago 2006 22:56 | Em resposta a: #125124

Os Queirozes Monteiros que me interessam viviam em Campelo (ou seja, a actual vila de Baião) no início do século XVIII. Isto, a julgar pelos registos paroquiais.
Sem querer abusar da sua disponibilidade, gostaria de saber mais dados sobre esses Queirozes Monteiros de Baião no início do século XVIII e, andando um pouco para trás, tentar perceber onde e como entroncam nos Queirozes mais antigos. Por favor indique-me como devo proceder para lhe minorar qualquer incómodo. Se preferir, o meu email e outros contactos estão no final desta página: (...)
Grato
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#153493 | Francisco Queiroz | 23 abr 2007 22:20 | Em resposta a: #125124

Caro confrade Conde,
Renovo o meu apelo de um modo mais específico. Por favor, verifique o teor do meu novo tópico em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=153492
Preciso mesmo da sua ajuda, porque ao que parece não tenho quaisquer primos deste ramo como confrades do fórum GP. Ainda não consegui ligar os meus Queiroz Monteiro aos referenciados por Felgueiras Gaio.
Se preferir, pode usar o meu contacto: francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt
Antecipadamente agradeço
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#165136 | mpa | 16 ago 2007 17:11 | Em resposta a: #28516

Exmo. Confrade,

Em pesquisa acerca de Vila Chã vim parar a esta informação que me interessa bastante e gostaria da sua ajuda ou mais algumas pistas.

Em tópico recem lançado por mim ... João Queiroz Sarmento Botelho de Vasconcelos - Vila Chã, indico o pai do João .... Paulo de Queiroz ... e a data é razoavelmente coincidente...

Poderá haver relacionamento ou até ser o mesmo Paulo que acima refere. Que outra info. tem desse Paulo?

Agradeço toda a ajudo que possa dar.

Obrigada e melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#165138 | mpa | 16 ago 2007 17:26 | Em resposta a: #28936

Caro Confrade,

Agradeço que verifique a nota que coloquei neste tópico (mpa de hoje).

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#166090 | FraQueiroz | 30 ago 2007 07:55 | Em resposta a: #125124

Renovo o apelo sobre os Queirozes Monteiros de Baião (Campelo / Gosende e Ingilde)
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#166175 | JAVSO | 30 ago 2007 19:47 | Em resposta a: #166090

Caro Francisco Queiroz

Posso informá-lo que na freguesia de Soalhães, que fica pegada a Baião, existem muitas pessoas com o apelido Monteiro e com o apelido Queiroz, sendo provável que estejam ligados aos de Campelo/ Gosende e Ingilde.
De família oriunda de Amarante conhecia o Eng. António Queirós de Vasconcelos e Lencastre, que no Porto residia na Praça Teixeira Lopes.
Na igreja de S. Gonçalo, junto à ponte de Amarante, numa das capelas, há um brasão com a representação heráldica de "Queirós" e "Vasconcelos".

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#166187 | JAVSO | 30 ago 2007 22:52 | Em resposta a: #166175

Caro Francisco Queiroz

Lembrei-me agora que a pedra de armas da casa do Santo (velho), em Fafe, tem a representação heráldica de "Queiroz" e "Ribeiro", se a memória de algo que vi há cerca de 20 ou 30 anos me não falha.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#166194 | FraQueiroz | 30 ago 2007 23:21 | Em resposta a: #166175

O meu ramo não é Queiroz Vasconcelos, mas sim Queiroz Monteiro.
De qualquer forma obrigado pela amável resposta.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#166271 | JAVSO | 31 ago 2007 19:10 | Em resposta a: #166194

Caro Francisco Queiroz

Certamente já encontrou na BD Genea João Afonso Campelo, de Baião, que casou com Margarida Monteiro de Queirós, filha de João Monteiro, o Velho, e de sua mulher, Catarina Queirós.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#166292 | FraQueiroz | 01 set 2007 10:12 | Em resposta a: #166271

Sim, já tinha visto em Felgueiras Gaio. Suponho que sejam de algum modo meus ascendentes, mas ainda não cheguei lá.
Obrigado de qualquer forma.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#177651 | mpa | 23 dez 2007 18:29 | Em resposta a: #28516

Caro Vasco Briteiros,

Venho solicitar informações sobre a venda em 1719 que refere acima e em particular sobre Paulo de Queiroz Sarmento (de St. Estevão de Vila Chã)

Muito obrigada pela informação
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#177976 | vbriteiros | 27 dez 2007 22:27 | Em resposta a: #177651

Caro mpa,
Lamento, mas não disponho de mais informações.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#235966 | ArJoLePe | 08 ago 2009 10:34 | Em resposta a: #28497

Sr. Vasco Jácome
Venho alimentar as suas suspeitas em relação a essa tal Casa de Travanca que existe e é como a descreve Álvaro de Azeredo. A quinta de Travanca também existe em parte, e é ainda propriedade de minha família por herança de minha avó paterna resultante de partilhas dos descendentes da Casa da Soenga. O dado que eu queria introduzir é em relação a uma outra casa em L edificada nesta propriedade precisamente nas traseiras da Casa de Travanca. Atendendo ao que diziam os velhos da terra, quando eu era miúdo, que teria sido um solar de gente nobre faria mais de 600 anos, ao tamanho da casa e arquitectura bem ao estilo da desaparecida Torre de Campêlo acredito que FG e o primo Alvaro falem de 2 casas diferentes.

Atenciosamente:
Arnaldo Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#283571 | mpa | 02 ago 2011 14:55 | Em resposta a: #28936

Boa tarde Confrade Leite Pereira,

Não sei se ainda tem apontamentos sobre os Queirós e se ainda se interessa por este assunto ... se sim favor responda.

Já consegui ligar a minha ascendência ao Paulo Queirós Sarmento acima referido (o da venda da Casa de Guimarães). No entanto, comparando os assentos paroquiais e o Felgueiras Gayo tenho uma inconsistência com o nome da mãe desse ascendente. Os seus apontamentos têm algo a ver com esta época /estes personagens?

Obrigada e melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#290544 | Rui C Barros | 06 nov 2011 11:37 | Em resposta a: #166175

Confirmo o que é aqui dito do Eng Antonio Queiroz de Vasconcelos e Lencastre (meu parente pq seus trisavós, Joaquim Queiroz Vasconcelos Coimbra Camanho e Maria Antónia Lencastre Almeida Portugal, são também meu pentavós).

Antº QV e Lencastre, ainda á vivo com 98 anos (a quem desde já saúdo e envio meus cumprimentos), pois é bisneto de Gaspar Queiroz Camanho Vasconcelos Coimbra de Lencastre cc Maria do Carmo Queirós de Almeida Carvalhais (que deve ser filha do tal Desembargador que construiu a Casa do Pinheiro) irmão de minha tetravó Arcangela Angélica Queiroz Vasconcelos e Lencastre (nascida em Amarante de meus pentavós acima mencionados).

A referida casa do Pinheiro deve já ter sido vendida ou pelo pai ou pelo avô do meu referido parente Eng Antº QV e Lencastre.

Cmpts.
Rui M SM C de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#290594 | alvim | 07 nov 2011 10:49 | Em resposta a: #28516

Senhor Vasco Briteiros

A Casa da Granja a que se refere localiza-se por acaso em Loureiro (Peso da Régua)? Se assimfor poderei fazer uma busca pois possuo documentos sobre a mesma dado que minha irmã foi proprietária da mesma. Possuo um manuscrito ddos senhores da referida quinta escrito por meu primo Álvaro da Cunha Coutinho Lobo Alves
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#290597 | alvim | 07 nov 2011 10:56 | Em resposta a: #87110

Meu Caro Sr. Rui Pereira

Tem por acaso mais elementos que me possa dar a conhecer sobre António Leite Pereira e D. Catarina Pereira do Lago?
Desde já obrigado
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Queirós de Amarante e Barcelos

#290667 | vbriteiros | 08 nov 2011 03:06 | Em resposta a: #290594

Caro Confrade,
A Casa da Granja que mencionei situa-se na freguesia de Santa Marinha do Zézere, concelho de Baião e pertenceu a uma família Camêlo e Castro e posteriormente aos Negrões de Mesão-Frio.
Cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Queirós de Amarante e Barcelos

#424372 | leonardobb | 23 mai 2020 20:58 | Em resposta a: #28421

Caros amigos, algum confrade tenha feito algum estudo sobre a localidade de nascimento da família Queirós, em Penafiel?

Procuro mais precisamente pela informação da freguesia de nascimento de Armando da Costa Queirós e Vasconcelos, filho de Francisco da Costa Queirós e Vasconcelos e Maria da Conceição Bessa, que nasceu em Penafiel por volta de 1875.

Cumprimentos.
Leonardo Barrocas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen