Ajuda em Maia e Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Ajuda em Maia e Braga

#28434 | Sermpad | 11 out 2002 07:19

Impossível avançar desde o Rio de Janeiro, pesquisando apenas via Internet. Se algum amigo listeiro puder ajudar-me em relacão à Maia e à Braga, basta responder-me e lhe passarei todos os dados que disponho. Será uma ajuda de valor inestimável e, a última chance de obter alguns poucos nomes que necessito.
Agradeco muitíssimo antecipadamente.
Cumprimentos a todos desde o Rio de Janeiro.
Sergio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Maia e Braga

#28484 | José Luiz Folhadela | 11 out 2002 17:51 | Em resposta a: #28434

Vivo na Maia e pesquiso com muita frequência no Arquivo Distrital de Braga. Compreendo a sua dificuldade da distância. Tambem sou vítima mas em senrtido contrário. Disponha da minha ajuda como colega do Fórum.
Pode-me contactar para:
jlfolhadela@clix.pt
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Maia e Braga

#28723 | vbriteiros | 14 out 2002 16:39 | Em resposta a: #28434

O livro do Dr. Maia Marques cita para 1800 os seguintes lugares (ou aldeias) em Moreira
Carvalhido -250 Casas
Pedras Rubras- 48 "
Real - 37 "
Couço - 34
Guarda 30
Matos 28
Monte das Pedras - 14
Sendal -14
Refonteira - 7
Cabo 6
Padrao 3 (uma das quais a célebre Quinta do Mosteiro)
Gontão - 2
Habitantes em 1800 - 983
" 1900 - 2293
Esta diferença advém de forte emigração de concelhos vizinhos. Será que o sewu antepassado não nasceu efectivamente em Moreira?
Ao seu dispor
Cumprimentos
Vaso Brteiros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Maia e Braga

#28859 | vbriteiros | 16 out 2002 14:32 | Em resposta a: #28434

Caro Sergio
Só agora reparei que a minha mensagem do passado dia 14 não seguiu na totalidade.
Assim repito o que faltou:
No próprio dia 14 estive no ADP e verifiquei que os dados da Freguesia de Salvador de Moreira - Concelho da Maia , constam da Bobine 171 que reproduz o Livro Misto nº 9 ( assentos de baptizados,casamentos e óbitos) mas com falta dos anos 1907/08. Não teria havido baptismos nestes anos? Terão sido registados em alguma freguesia vizinha? Não pude ainda averiguar.
De qualquer modo na pesquisa que fiz desde 1790 -1817, encontrei:
1 - A 10.02.1795, Bento, filho legítimo de José Alves e de Teresa, ambos do Lugar(=Aldeia) de Real.
2 - A 15.03.1817, Bento , filho legítimo de Manuel Francisco e Rosa, neto patermo de António Francisco dos Santos e Maria Teresa de Jesus, da Aldeia de Refonteira; neto materno de João da Costa e de Quitéria Maria da Aldeia do Monte das Pedras ; todos desta freguesia do Salvador de Moreira.
Lamento não poder dar melhores informações daqui.
Cumprimentos

Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Maia e Braga

#29951 | carledu | 04 nov 2002 12:29 | Em resposta a: #28484

Olá!
Gostaria de saber se ainda existe alguém disponível para uma pesquisa no ADB, que infelizmente fica muito distante da minha casa aqui em Niterói-RJ (bem que eu gostaria de ir pessoalmente a Braga fazer a pesquisa, quem sabe no futuro ;-)).
Gostaria de saber se existe nos registos da freguesia de Gémeos, Celorico de Basto o casamento de Guilherme Alves com Eugénia de Queirós (aproximadamente em 1825 - ano do nascimento da filha mais velha que eu conheço).
Guilherme Alves (exposto na roda da Cidade do Porto)
casado com Eugénia de Queirós (*20/12/1806 Lugar da Cerqueira - Gémeos - Celorico de Basto).
Pais de Francisca (*01/09/1825), Anna (*03/01/1829) e Justina, todos de Gémeos.

Obrigado!

Carlos Eduardo Soares da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Maia e Braga

#30453 | vbriteiros | 12 nov 2002 00:37 | Em resposta a: #28859

Caro Sérgio
A sua carta chegou finalmente ao Forum da Maia.
O Dr Maia Marques vai responder-lhe dentro de dias.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Maia e Braga

#30541 | ivrqku | 12 nov 2002 23:16 | Em resposta a: #28484

Caro José Luiz Folhadela

Seria possivel, numa das idas ao ADB pesquisar alguns dados para a minha AG.
Sou da Lousã/Coimbra e as possibilidades de me deslocar ao ADB são escassas.
Agradecia e retribuiria a gentileza caso precise de alguma pesquisa no ADCoimbra.

Os dados a pesquisar seriam: irmãos da minha bisavó Rosa de Oliveira (nascida a 8/6/1885- Gavião - VNFamalicão) e filha de Lino de Oliveira (S,Tiago da Cruz-VNFamalicao) e de Maria Guilhermina (Gavião-VNFamalicao).

Caso precise de mais alguns dados pode-me contactar para jampereira@sapo.pt

Um abraço
José Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen