vieira da fonseca monteiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

vieira da fonseca monteiro

#28570 | Fonseca74 | 12 out 2002 15:43

gostaria se pudessem que me esclarecessem algumas dúvidas.
primeiro- qual o diferendo que opos a familia fonseca á coroa no séc. xv, que levou os chefes desta familia ao exilio em espanha?
segundo- é a familia fonseca aparentada com a familia fonseca de espanha(galiza) e com a familia fonseca de itália, já que os brasões destas três familias são muitissimo parecidos?
terceiro- alguem sabe a terra de origem dos monteiro?
quarto- já se esclareceu qual a terra de origem da familia vieira, será vieira do minho ou vieira de leiria?(a herádica espanhola dá ambas as terras como origem desta familia e eu sou de leiria).
cumprimentos
daniel da fonseca monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: vieira da fonseca monteiro

#28576 | orgc | 12 out 2002 16:15 | Em resposta a: #28570

Caro Senhor Daniel da Fonseca Monteiro
Como simples informação:também há muitos-Vieiras-no Algarve.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: vieira da fonseca monteiro

#28578 | jpcmt | 12 out 2002 16:34 | Em resposta a: #28570

Caro Daniel da Fonseca Monteiro:
Em relação ao 1º ponto, julgo que se refere a Pedro Rodrigues da Fonseca, partidário de D. Leonor de Teles. Sobre ele, Gayo diz no
Titª FONSECAS, § 23
“N 6 PEDRO RZ DA FON.CA f.o de Ruy Pires da Fon.ca N 5, foi Sr. de mtas villas neste Reyno como se ve de Argote de Molina, foi grande Fidalgo, e m.to valido do Rey D. Fernando q o mandou por Embaixador a Castella a D. João 1.° sobre o cazamento da Raynha D. Brites sua f.a segunda, refere Aponte posto q as nossas Choronicas não fallão disso, mas seria porq elle seguia a voz da Rainha contra o Rey D. João 1.°. A Choronica deste Rey diz q elle se temia m.to de Pedro Rz da Fon.ca, de Martim Glz de Ataide de Aff.o Pemintel, e de Fernão Affº de Miranda donde se mostra a pessoa q era o d.º Pedro Rz da Fon.ca; seguio como se diz no tempo do Rey D. João 1,° a voz de Castella, e teve Olivença por Castella, q dipois largou e se passou a Castella e perdeo tudo o q tinha em Portugal como se pode ver em Argote de Molina, e Aponte; em Castella foi Guarda Mor do Rey D. João 1°, Casou com D. Ignez Dias fª de Diogo Affº Botelho tt.o de Azd.º § 12 N 15
7 Ruy Pires da Fon.ca
7 Vasco Pires da Fon.ca c. g. em Castella
7 João Rz da Fon.ca q foi Guarda Mor do Rey D. Henrique fez hum Morgado em Badajoz. Casou com D. M.a de Ichoa de q vem os Marquezes de Orilhana em Castella
7 D. Pedro da Fon.ca Cardeal, e Arcebispo de Toledo
7 D. Brites da Fon.ca m.er de João Affonco de Ulhoa
7 D. M.a da Fon.ca m,er de D. Fran.co ou D. Fernando M.el
7 D. Leonor da Fon.ca m.er de Avres Gomes da Sª
7 D, Izabel q não casou .

Nº 7 RUY PIRES DA FON.CA f.o de Pedro Rz da Fon.ca N 6 era viuvo de ......... q.do seu pay foi pª Castella; a este deo EIRey D. João 1,° as q.tas de Jue, e Sobrado q dipois lhe comfiscou “
Pedro Rz teve descendência em Castela.
Quanto aos Vieiras: segundo o Marquês de Abrantes, os mais antigos tomaram o nome de Vieira do Minho. Em relação aos Monteiros, desconheço a terra de origem, mas os mais remotos aparecem no século XIV.
Cumprimentos.
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: vieira da fonseca monteiro

#28843 | Fonseca74 | 16 out 2002 09:34 | Em resposta a: #28578

Obrigado pelas informações, foram de grandeajuda para mim.
Saberá o senhor quem são hoje os representantes em portugal da familia fonseca, vieira e monteiro?
cumprimentos
daniel da fonseca monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: vieira da fonseca monteiro

#28846 | jpcmt | 16 out 2002 10:06 | Em resposta a: #28843

Caro Confrade:
Não me parece fácil encontrar uma resposta à sua pergunta. As "representações" das antigas famílias são sempre polémicas...veja o que por
aqui se tem escrito sobre o assunto!
Cumprimentos,
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: vieira da fonseca monteiro

#28848 | Fonseca74 | 16 out 2002 10:22 | Em resposta a: #28570

serão os fonsecas aparentados com os fonsecas da galiza cujo fundador foi mem rodriguez de fonseca; e com os fonsecas de itália, pois os brasões são muitissimo parecidos

Resposta

Link directo:

RE: vieira da fonseca monteiro

#29136 | moura80 | 20 out 2002 15:42 | Em resposta a: #28848

Sr.Fonseca
Estou a tentar saber se teu avô Joaquim Vieira era casado com Rosa de Jesus Leiras ou se porventura tens este casal entre os teus ancestrais?
Atentamente
Vic

Resposta

Link directo:

RE: vieira da fonseca monteiro

#32872 | joao | 07 jan 2003 02:36 | Em resposta a: #28846

Para quem estiver interessado nos "Monteiros",aqui vai mais uma dica:eu sou de nome Monteiro e descendente dos Monteiros.
A minha avó Casimira da Conceição Monteiro (n.1889,na vila de Alegrete)filha de Joaquim (José)Monteiro(n.1821,na freg.da Esperança-Arronches)que casou em 2ª núp.com Matilde da Conceição Mourato em 1874 na vila de Alegrete, o seu avô paterno foi José Monteiro(nat.de Malpartida)casado com Maria Joaquina (Rosa?)e o seu bisavô foi Vicente Monteiro (de Malpartida)casado com Rosa Monteiro (de Malpartida).Agradeço mais inf.dos Monteiros desta zona de Malpartida.Até à próxima. J.Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 09:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen