Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

#2870 | amaral | 20 mar 2001 13:34

Procuro informações sobre estes nomes,o primeiro dos quais ainda nãoconsta da lista deste site

Resposta

Link directo:

RE: Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

#79815 | virgilio31 | 20 dez 2004 13:48 | Em resposta a: #2870

tenho uma tia de Alfaiates que usa o nome Carrilho Paulos ligada à familia Amaral

Sera da mesma familia ?


MPC
Rapoula do Côa

Resposta

Link directo:

RE: Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

#79841 | FGJ | 20 dez 2004 20:11 | Em resposta a: #2870

Prezado AMARAL,
Seguem abaixo minhas notas sobre os MANSO.
JOÃO MANSO PEREIRA.Químico. No período 1772/1810, foi mestre régio de gramática latina no Rio de Janeiro. Mulato. Membro da “Sociedade Literária”fundada em 06/06/1786 no Rio de Janeiro.
Fonte: O Rio de Janeiro Setecentista, pág. 163, 180 e 228. Autor: Nireu Cavalcanti. Ed: Jorge Zahar Editor, 2003.

FRANCISCO DE PAULA ARAUJO MANSO. 1826- foi matriculado como negociante de grosso trato da Villa de Sabará (MG) em 05-10-1826. Os comerciantes matriculados na praça do Rio MANOEL ANTONIO PACHECO e JOSE FERNANDES DE OLIVEIRA PENA juraram na secretaria da Junta de Comércio que MANSO estava estabelecido em Sabará-MG havia anos e que ele importava fazendas e exportava gêneros,
FONTE:1-ArqNac/Junta do Comércio/ Códice 170/vol 1/fls 247 e 2- Idem/códice 171/vol 2/fls 242v.

JOSÉ THOMAZ CORREA MANSO SAYÃO. 1836/1837-Matriculado no 1º ano do 12º curso da Aula de Comércio da Corte em 05-03-1836 e no 2º ano em 28-02-1837.
(ArqNac/ Junta de Comércio/ Códice 168/ vol 4 / fls 19v e 33).
1838-Expedido Título de Habilitação em janeiro/1838. (ArqNac/ Junta de Comércio/ Códice 168/ vol 4 / fls 65v).

JOSÉ, f de José Maria Manso da Costa Reis e Francisca de Assis M.G.S. Martinho 1842.Batismo.em 06/01/1842. L nº .... Igreja de Madre de Deus do Angu. Além Paraíba,MG. Fonte:http://www.arquivohistorico-mg.com/angustura/índice.html

JOÃO DE GOES MANSO SAYÃO.
1891- Intervenção cirúrgica nas hérnias inguinaes .(Catalogo de teses da FM/UFRJ).

MARCOS, f de José Maria Manso da Costa Reis e Francisca de Assis M.G.S. Martinho. 1848.Batismo em 26/11/1848. L nº .... Igreja de Madre de Deus do Angu-MG.
Fonte:http://www.arquivohistorico-mg.com/angustura/índice.html

JOÃO, f de José Maria Manso da Costa Reis e Francisca de Assis M.G.S. Martinho. 1851.Batismo em 25/12/1851. L nº .... Igreja de Madre de Deus do Angu-MG.
Fonte:http://www.arquivohistorico-mg.com/angustura/índice.html

EMILIA, f de Belarmino Jose Soares e Luzia Manso de Jesus. 1861-Batismo em 25/10/1861, L nº .... Igreja de Madre de Deus do Angu-MG.
Fonte:http://www.arquivohistorico-mg.com/angustura/índice.html

WALTER LOPES MANSO DA COSTA REIS. 2004-Falecimento em 17-02-2004. Familiares que comunicam: Marlene, Viviane, Tatiana e Eduardo, Rogério, Cristina e Victória. Cemitério São João Batista, na cidade do Rio de Janeiro.
( O GLOBO, 1º caderno, pág. 21).
Saudações,
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

Alfaiates

#79848 | silvestre | 20 dez 2004 21:53 | Em resposta a: #79815

Caro Virgilio
Há quase 4 anos que lancei este tópico, ainda o Genea era um "bebé" e eu usava esta identificação: Amaral. Tanto Carrilho como Paulos são apelidos do meu ramo paterno, de Joaquim Videira e IsabelGonçalves, embora Carrilho venha do Soito: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=35777
É quase certo que a sua tia tenha parentesco com os meus avós. tem outros dados mais antigos? quanto à relação com Amaral, deve ser coincidência pois é o meu ramo materno com origem no Carregal do Sal e Mangualde.
Contacte-me
Com os melhores cumprimentos
Vera Videira
silvestre @ aeiou. pt

Resposta

Link directo:

RE: Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

#79849 | silvestre | 20 dez 2004 21:58 | Em resposta a: #79841

Caro Sr.
Quase 4 anos à espera de resposta mas finalmente chegou o dia! Apesar da mudança de logout sou a mesma pessoa que enviou a anterior mensagem.
Agradeço os seus dados que lerei com mais atenção amanhã. Sabe qual a origem lusitana dessas pessoas. Não consigo aceder aos links pois não são permitidos neste site. pode enviar-mos?
Com os meus cumprimentos
vera L.S. Videira

Resposta

Link directo:

RE: Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

#79850 | silvestre | 20 dez 2004 21:59 | Em resposta a: #79841

o meu mail:
silvestre @ aeiou. pt

Resposta

Link directo:

MANSO

#79857 | FGJ | 21 dez 2004 01:12 | Em resposta a: #79850

SILVESTRE,
Nada sei sobre as origens lusitanas dos Manso.
Sugiro q você escreva para o CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia:
Cbg-secre@infolink.com.br
Cbg-tesouraria@ig.com.br
Cbg-public@br.inter.net
Saudações,
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

#80568 | armsil | 02 jan 2005 12:34 | Em resposta a: #2870

Cara Vera Videira,

Sou recém-chegado a este site e por isso só agora lhe respondo à sua mensagem. Existem muitas pessoas de apelido Manso e Pelicano nos registos da paróquia de S. Miguel em Castelo Branco. Possívelmente terão relações com os de Sabugal.

Acerca dos Pelicanos, tenho informação de um João Martins Pelicano, c. Maria Nunes Corujeira, com dois filhos:
- João Martins Pelicano c. Teresa de Jesus em 28.10.1780
- Ana Martins c. Manuel Patrício em 15.11.1773; tiveram numerosa prole.

Há também um Francisco Martins Pelicano, possívelmente irmão do primeiro. Casa com Francisca Costa Cabrita de quem tem um filho de nome António. Casa também com Guímara Nunes de quem tem quatro filhos:
- Maria Nunes c. Manuel Duarte Calqueiro. Filho José n. 30.9.1778
- Francisca Nunes Pelicano c. José Gonçalves. Filha Maria n. 5.6.1793
- Francisco Martins Pelicano c. Inês Joaquina. Filho Manuel n. 4.1.1790

Com votos de um Bom Ano

Armindo Patrício da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

#80571 | jliberato | 02 jan 2005 13:26 | Em resposta a: #80568

Caro Armindo,
Benvindo!
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal

#80689 | jpereira | 03 jan 2005 18:09 | Em resposta a: #80568

Caro Armindo Patrício da Silva,

Esta sua mensagem suscitou em mim uma resposta que julguei um pouco deslocada em relação ao tópico em que se inseria pelo que a transferi para outro que criei propositadamente. Solicito assim a sua atenção para o tópico intitulado "Pelicano da Beira Baixa".

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Amaral de Alfaiates

#126109 | silvestre | 27 ago 2006 19:08 | Em resposta a: #79815

Caro Sr.
Não sei se vai ler a mensagem.
Soube hoje que o marido de minha tia, também ele de Alfaiates é da família Amaral.
manuel Esteves Cordeiro, fillho de Francisco Esteves Cordeiro e Ana Afonso Pelicano. Neto materno de Domingos Afonso Pelicano e Maria Rosa de Amaral.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#264827 | joaoggralves2 | 04 nov 2010 20:31 | Em resposta a: #79848

Cara Vera Silvestre,

Saberá alguma coisa sobre a família Engrácia Carrilho, do Soito? Apenas tenho o nome de dois irmãos, Manuel Augusto Engrácia Carrilho e Maria Amélia Engrácia Carrilho, nascidos por volta dos anos 20 no Soito, ou em Nave. O primeiro foi Presidente da Câmara Municipal de Viseu, e é o pai do antigo ministro da cultura. A segunda é mãe de uma tia e de dois primos meus por afinidade, daí o meu interesse.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Alfaiates

#306470 | silvestre | 22 mai 2012 14:55 | Em resposta a: #264827

Caro João,

Desculpe o grande atraso pois só agora vi mensagem.
Sei que o Presidente Carrilho era natural do Soito (ou Souto) mas desconheço a sua ascendência.
As minhas pesquisas sobre os meus Carrilho do Soito situam-se no sec xviii: Domingos de Carvalho Carrilho, nc 1740 cc Luisa Pais Lourenço; filho de Luis Carrilho ccI Maria Dias ccII Isbel Nabais; neto pterno de outro Luis Carrilho e de e Ana Gonçalves.
Cumprimentos

Vera Videira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen