Família Vilalobos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Vilalobos

#28821 | _fRoEs_ | 15 out 2002 20:33

Caras Senhoras, caros Senhores,

Gostaria de saber se a família Laboreiro de Villa-Lobos, de Montemór-o-Novo, descendente de José Joaquim de Villa-Lobos e Vasconcellos, herdeiro e Senhor do Morgado da Torre do Carvalhal, em Montemór-o-Novo (insituído em 1520 por D. Leonor da Fonseca Dórdia, tia-avó de D. Isabel Dórdia de Vasconcellos, casada com Diogo Álvares de Villa-Lobos, 6º avô, por legítimia varonia, do citado José Joaquim de Villa-Lobos e Vasconcellos) descende de D. Rui Gonçalves de Vilalobos, casado com D. Teresa Sanches, filha bastarda do Rei de Castela, D. Sancho, o Bravo, e de sua filha D. Maria de Vilalobos, segunda mulher de Lopo Fernandes Pacheco, rico-homem português, com geração da qual alguns ramos usaram o apelido de Vilalobos.

Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#131897 | LuisFariadaFonseca | 22 out 2006 18:32 | Em resposta a: #28821

Caro confrade

Minha penta avó era descendente da família Vilalobos de Moura , de seu nome D. Maria das Dores Villalobos filha de Don Mateus Hernandéz Villalobos e de D. Maria de las Águas Santas de Vera Marim , e que devido à minha recente pesquisa deste ramo da família sao apenas os dados que lhe poso disponiblizar , o que gostaria certamente de os poder expandir

Com os mais cordiais cumprimentos

Luís Faria da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#131907 | gmg | 22 out 2006 20:23 | Em resposta a: #28821

Caro Sr. Luís Froes,

Tem, por acaso, registo fotográfico do túmulo de D. MARIA DE VILALOBOS, 2ª mulher de Lopo Fernandes Pacheco? E deste Lopo, tem fotografias do túmulo também?

Se tiver, podia enviar-me se fizer o favor?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#132009 | paguiar | 23 out 2006 23:55 | Em resposta a: #28821

Caro parente
Luis Froes

Para ficar a conhecer a origem dos nossos "Vilalobos", e para não me repetir, proponho-lhe a leitura da segunda parte da minha intervenção de 03-12-2005 no tópico "Famílias Laboreiro de Villa-Lobos e Pereira Braga".
Na realidade, apenas "somos" Vilalobos desde 1419, por circunstâncias que, no mínimo, vai achar interessante conhecer.
Quem era descendente por varonia de D. Afonso IV, o Bravo, Rei de Castela, era D. Pedro de Menezes, conde de Viana e de Vila Real.
Espero que a leitura do meu apontamento o possa elucidar.

Quando estiver com o seu tio João, casado com a sua tia Maria Joana, dê-lhe um abraço meu. Fizémos parte do mesmo grupo de trabalho no meu (e dele ?) último ano de curso em 1988/89, e muitas vezes trabalhámos juntos no escritório dele ali ao pé do Eça. Não o vejo há largos anos, mas conservo boas recordações daqueles tempos.

Um abraço do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos, de Moura

#132197 | rmfrp | 25 out 2006 21:31 | Em resposta a: #131897

Caro Luís Faria da Fonseca:

Não sei se haverá ligação com as pessoas que refere, uma vez que parecem ter vindo de Espanha, mas posso referir que já no século XVI existiam Vilalobos em Moura. De facto, aí nasceu cerca de 1550 Isabel de Vilalobos, filha de Diogo da Rocha e Antónia de Sande.

Isabel de Vilalobos casou com João Casqueiro Nunes, também de Moura, vila onde este faleceu em 1601. Deste casal foi filho o Desembargador Pedro Casqueiro da Rocha, que tirou o seu curso em Coimbra nos últimos anos do século XVI e se tornou Familiar do Santo Ofício cerca de 1602-1603.

Por curiosidade posso acrescentar que entre a descendência de Isabel de Vilalobos se conta o poeta Fernando Pessoa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#183510 | S.João de Rei | 04 fev 2008 14:51 | Em resposta a: #132009

Cara Maria Elisa e Antonio Pimenta de Aguiar

Desculpe a resposta tardia.
Entretanto de acordo como o que falamos, iremos colocando aqui todo o material que se encontrar sobre os Vilalobos, no tópico já aberto de “Família Vilalobos”.
Só agora tive conhecimento da mensagem de Antonio Pimenta de Aguiar que remete a origem dos Vilalobos portugueses a uma alteração de apelido de Martim Vicente de Vasconcelos, da casa de D.Pedro de Menezes, primeiro governador de Ceuta, 1415 – 1437.
Sendo que em Portugal os Vilalobos do Reino do Algarve, tem um percurso absolutamente distinto dos alentejanos, não só a nível de percurso profissional como das alianças matrimoniais. Tenho alguma dificuldade em aceitar essa tese.
Sendo o primeiro Vilalobos algarvio que tenho informação, o lacobrinense Gil Eanes de Vilalobos (Cabo Bojador, 1434), navegador da casa do infante D. Henrique. Pelas “contas” de Braancamp Freire seria filho ou neto de Martim Vicente de Vasconcelos. Penso que sobrinho do Mendes de Vasconcelos que comandou a Ala dos Namorados em Aljubarrota.
Cumprimentos do,

José
Santos, Brasil

Por: António Pimenta de Aguiar
Tópico: Famílias Laboreiro de Villa-Lobos e Pereira Braga
03-12-2005 Pereira


“Aproveito já agora para saudar o meu primo Bruno Villa-Lobos, que não tenho o prazer de conhecer, mas que quase de certeza é neto paterno do meu tio-avô Vicente, irmão de minha avó materna Francisca.
Recomendo mais uma vez a consulta do III Anuário da Nobreza de Portugal, Tomo II, ed. do I.P.H., 1985, título de “Laboreiro de Villa-Lobos”, pp. 1094 e 1095.

Para ele e para o José de Azevedo Coutinho, intervenientes neste tópico, posso acrescentar algumas novidades sobre os nossos Villa-Lobos, sobre os quais existe vária documentação, alguma manuscrita e outra publicada.

Foi tronco deste ramo da nossa família Martim Vicente de Vasconcelos, o primeiro a usar o apelido Villa Lobos devido a circunstâncias que é interessante referir e que vamos encontrar descritas em Anselmo Braancamp Freire – “Brasões da Sala de Sintra”, Tomo I, ed. facsimilada da de 1973, INCM, 1996, pp. 394 a 399; e em D. António (marquês) de São Payo – “Os Vasconcellos Vilalobos – Uma Carta Inédita de Parentesco e Brazão d’ Armas”, comunicação lida à Associação dos Archeólogos Portuguezes, publicada na Revista Armas e Troféus (não sei o número nem a data da revista), ed. do Instituto Português de Heráldica, pp.198 a 211. Destes dois trabalhos recolhi a resenha que abaixo descrevo.

Martim Vicente não era Villa Lobos. Era a seguinte a sua ascendência:
- Filho de outro Martim Vicente de Vasconcellos, “muito nobre cavaleiro”, vassalo de D. João I, corregedor nos reinos de Portugal e Algarve e juíz em Évora, onde faleceu em 1410, ficando sepultado em S. Francisco. Seguindo a genealogia manuscrita sobre Vasconcellos (ANTT- 21.E.25, pp. 254 e seguintes, que parece ser copiada de António Peixoto de Queiroz e Vasconcelos), foi este Martim Vicente herdeiro de sua mãe e cas. c. D. Brites de Moura;
- Neto paterno de Vasco Martins Zote e de s. m.er D. Maria Mendes de Vasconcellos; e
- Bisneto paterno, por este seu avô, de D. Martim Martins Zote, fidalgo nomeado pelo Rei D. Dinis com o título de vassalo quando pôs Casa a seu filho D. Afonso, e de s. m.er D. Aldara (Alda ou Aldonça) Gomes.
Seguindo sempre esta varonia que se encontra estudada por investigadores e linhagistas medievalistas, remontamos a D. Arnaldo Gondesendes de Baião que os nobiliários medievais dizem ter sido o fundador da linhagem dos de Baião.

Martim Vicente de Vasconcellos (filho) foi nat. de Évora e criado de pequeno por D. Pedro de Menezes, Conde de Viana e de Vila Real, alferes-mor do Infante D. Duarte, 1.o capitão e governador de Ceuta. Com este passou a Castela e com ele voltou a Portugal e serviu em Ceuta “com muitos escudeiros, peões e besteiros”, onde em 1417 e 1419 era Contador (da Fazenda) por El-Rei.
Neste último ano e durante o cêrco que a praça sofreu, saíu um dia o conde D. Pedro sobre os moiros sitiantes. Caindo-lhe o cavalo e estando já cativo, acudiu Martim Vicente que a golpes de espada conseguiu aproximar-se do conde e, apeando-se do seu cavalo, o ajudou a montá-lo e, um a cavalo e o outro a pé, fizeram frente aos moiros até chegarem mais dos nossos, conseguindo depois recolher incólumes à cidade. Embora salvando-se, Martim Vicente saíu da refrega com duas lançadas nas pernas.
Querendo o Conde manifestar a sua gratidão e por forma a perpetuar a memória deste feito, quis dar-lhe por apelido um dos da sua linhagem e que Martim Vicente se ficasse a chamar de Vilalobos, dando-lhe por armas “dois lobos de oiro passantes, em campo de vermelho, em dois quartéis, e nos outros dois quinze escaques, oito de oiro e sete de azul em cada um”, sendo os lobos pelos Villalobos de sua avó D. Guiomar, condessa de Ourém, e os escaques pelos Portocarreiros de sua mãe D. Maior, condessa de Viana.. Aceitou este, mas com a condição de poder juntar estas às suas próprias armas que eram as dos Vasconcellos. E de tudo foi lavrada uma carta que o conde assinou em Ceuta a 18-09-1419, mandando que os seus descendentes sempre tratassem o agraciado como seu parente.
O treslado de duas cópias desta Carta, cujo original se não sabe o destino que levou, foram publicadas por D. António conde de São Payo no trabalho acima referido e mais recentemente por Nuno Gonçalo Pereira Borrego em “Cartas de Brazão de Armas - Colectânea” (Tomo I), ed. Guarda-Mor, 2003, p. 343.

E assim começou o uso do apelido Villa Lobos na nossa família.
Martim Vicente de Vasconcellos (Vilalobos) fez o seu testamento em Évora a 31-07-1448 nas suas casas na Rua dos Mercadores, pelo qual instituíu uma capela na Igreja de S. Francisco daquela cidade, vinculando-lhe a sua terça e anexando ao vínculo a herdade da Fonteboa e um foro nas vinhas de Valbom.
Faleceu na mesma cidade em 1449, tendo ficado sepultado na mesma campa em que jaziam seus pais na Igreja do Convento de S. Francisco.
Foi cas. c. D. Constança Annes a quem deixou o usufruto daquele morgado, mais tarde chamado dos Botaréus, e dela teve 5 filhos nomeados no seu testamento: Beatriz Martins, Lopo Martins, Inês Martins, Martim Vicente e Júlia Martins.

Diz o marquês de São Paio, op. cit., que Beatriz Martins, primogénita, foi cas. c. Estêvão Serrão “e deles procederam os Lobos e Gamas d’ Évora, e os Vilalobos de Montemor e do Algarve”, mas na acima citada genealogia manuscrita 21.E.25 consta ter sido cas. c. Diogo Alz’ Ribeiro.
Dum casamento ou do outro, parece assente que foi bisavó de Diogo Alz’ de Villalobos, cas. c. Isabel Dordia de Vasconcellos, neta mat. de Isabel Dordia que foi irmã de Leonor da Fonseca Dordia, instituidora em 1520 do morgado da Quinta e Torre do Carvalhal em Montemor-o-Novo.
De Diogo Alz’ e s. m.er Isabel Dordia nasceu André de Villa Lobos (e Vasconcellos), fal. a 16-03-1613 em Montemor-o-Novo e que foi cav. da Ord. de S. Bento de Aviz e administrador do referido morgado, cas. c. Isabel Freire (de Andrade).
Andou a administração daquele morgado sempre na sua descendência e representação até ao seu 6.o neto por varonia Manuel de Villa Lobos e Vasconcellos, que do seu casamento não teve descendência, tendo deixado apenas filhos ilegítimos.
Acabou por cair a representação da Casa em sua irmã D. Maria Isabel de Villa Lobos Vasconcellos e Noronha que, casando a 13-11-1802 em Évora c. Simão da Silva Laboreiro da Fonseca, juntou o apelido Villa Lobos ao Laboreiro, a partir daí usado por seus descendentes nas formas “Laboreiro de Villa-Lobos” ou “Villa-Lobos Laboreiro”. Ver o Tomo II do referido A.N.P. acima referido, p. 1085.

Enfim, embora um pouco longa esta intervenção, julgo ter contribuído para lançar alguma luz sobre os Pereira Braga e sobre a origem dos Villa-Lobos de Montemor-o-Novo e do Algarve.”

Fim de Citação.

Resposta

Link directo:

Família Vilalobos - Algarve

#183548 | S.João de Rei | 04 fev 2008 18:00 | Em resposta a: #183510

Por: José de Azevedo Coutinho
Tópico:Parganas de Lagos ...
Título: Vilalobos, Marreiros, Correias e Almeidas
Data: 28/01/2008

D. Maria Manuel da Cunha (Azevedo Coutinho)
Nasceu em Mazagão e faleceu a 28/12/1745 em Lagos, sepultada na igreja de S. Sebastião.
Casou em Lagos (Santa Bárbara) com Simão Manuel de Vilalobos que nasceu em 14/08/1698 em S. Sebastião, Lagos onde faleceu em 5/05/1765.
Foi COC (cavaleiro da Ordem de Cristo) (9/12/1718)
Foi Secretário do Governo do Reino do Algarve, Provedor das Almadravas (Pesca do Atum), do que resultou , em consequência de ficar alcançado com a Fazenda Real, um sequestro à sua Casa (Família) que durou setenta anos, satisfazendo-se a dívida em ser com a venda de várias terras situadas no cabo de S. Vicente, já em vida do seu neto Simão Manuel de Azevedo Coutinho, como consta de uma provisão d’ El Rei D. João VI dada sobre resolução de consulta do concelho de Fazenda de 29/11/1826.
Foi Oficial de Secretaria, na vaga por falecimento do seu genro António de Carvalho de Reboredo, patente de 19/07/1753 e Secretário do Reino do Algarve.
Filho de Gaspar de Vilalobos que nasceu em Sta Maria, Lagos a 14/05/1635 e morreu em Sagres. Cavaleiro da Ordem de Cristo (22/04/1682). Foi Escrivão dos Órfãos de Lagos, alvará de 12/06/1679 (Este Cargo recebeu por parte de seu pai, Manuel de Almeida, que o teve por parte da mulher, Ana de Vilalobos, casados em 7/02/1633, nasceu em 15/10/1607 e faleceu a 4/10/1686. Era filha por sua vez de Gaspar de Vilalobos que teve o mesmo cargo e de Maria de Brisses , casados em 19/09/1596; neta paterna de outro Gaspar de Vilalobos e de sua mulher Inês Gonçalves, e materna de Lázaro Rodrigues e de Elvira Dias ), da Casa de Vilalobos, donde descendem a Real Casa de Osório, condes de Trastâmara e marqueses de Astroga, Velada e S. Roman em Espanha.
Gaspar de Vilalobos, foi também Juíz da Alfandega da mesma cidade, Tenente Governador da praça de Sagres, de 16/01/1672 a 8/08/1704, de 1/01/1656 a 15/01/1672 foi Ajudante da cidade de Faro, Sargento Mor de Lagos, prestando assinalados serviços, nomeadamente; indo em 1657 com um Terço auxiliar em socorro do Alentejo; achando-se na campanha de Olivença; no sítio de Badajoz e em muitas outras acções da Guerra da Restauração; ajudando a defender a fortaleza de Sagres contra as armadas e navios de Castela, Turcos, Franceses e Ingleses como se pode ver de um atestado passado a 4/03/1682 por Simão Rodrigues Moreira, capitão e governador da mesma fortaleza e que está incorporado na habilitação de seu irmão Luís de Vilalobos, para professar na Ordem de Cristo e se acha na Torre do Tombo, nas habilitações da ordem de Cristo, letra L, maço 16, numero 9. E de Maria da Veiga Correia, natural de Budens, no cabo de S. Vicente, falecida a 22/10/1738; filha de Afonso Bravo Marreiros, nascido na Rapozeira e de D. Catarina Jorge Correia, em Budens.

FINAL

Por: Maria Elisa Domingues
Tópico:Parganas de Lagos ...
Título: Vilalobos, Marreiros, Correias e Almeidas
Data: 29/01/2008


No registo de casamento de Gaspar de Vilalobos com Maria de Brisses em 19/09/1596, os pais de Gaspar de Vilalobos de seus nomes Gaspar de Vilalobos e Inês Gonçalves, estes que á data eram já falecidos são referidos como moradores em Estombar.

Por seu lado Maria de Brisses aparece como filha de Lázaro Rodrigues e MARIA Dias.

O irmão de Gaspar de Vilalobos nubente em 1596, de seu nome Estevão de Vilalobos casou em 12/1/1594 também em Santa Maria - Lagos com Elvira Dias, natural de Lagos, filha de Diogo Gil e s/ m.er Leonor Roloa.

Elvira Dias era irmã de Maria Ruiva que ainda solteira em 11/2/1601
foi madrinha de Inês fª de Elvira Dias e Estevão de Vilalobos.

Maria Ruiva casou em Santa Maria -Lagos em 20/11/1601 com Luís de Sousa filho de Rui Caldeira Castelo Branco.

Quanto a Maria da Veiga Correia (casada com Gaspar de Vilalobos,Tenente Governador da praça de Sagres, e mãe de Simão Manuel de Vilalobos ) pelos dados que indica, seria irmã do tenente de cavalos Matias Marreiros Bravo, natural de Budens, fº de Afonso Bravo e de s.m.er Catarina Jorge, 2º marido de Maria de Almeida (irmã do tenente de Sagres, Gaspar de Vilalobos ) com quem casou em 6/6/1696 na Vila do Bispo depois desta enviuvar do seu primeiro marido João de Sintra de Barbuda falecido em 19/1/1696 .

Assim o filho e a filha de Ana de Vilalobos e Manuel de Almeida depois de enviuvarem teriam casado com também dois irmãos.

Quero também corrigir a minha mensagem de 10/1 passado em que por lapso escrevi:
" Manuel de Almeida e Ana de Vilalobos foram também pais de Gaspar de Vilalobos, tenente em Sagres que casou na Vila do Bispo em 10/4/1779 com Brites Dias de Meireles, viúva do capitão Gregório Lourenço Bravo."

O casamento de Gaspar de Vilalobos ocorreu em Manuel de Almeida e Ana de Vilalobos foram também pais de Gaspar de 10/4/1679 e não 1779 como por lapso indiquei.

Falecido João de Sintra de Barbudo em 6/9/1681 voltou Maria de Almeida a casar em 6/6/1696 com o tenente de cavalos Matias Marreiros Bravo, solteiro, natural de Budens, fº de Afonso Bravo e de s.m.er Catarina Jorge.

Do 1º casamento de Maria de Almeida com João de Sintra de Barbudo tenho apenas registado o baptismo de um filho José, nascido na Vila do Bispo a 18/3/1688.

Os pais da Maria de Almeida que indica como 57 foram Manuel de Almeida , natural de Setúbal e morador em Lagos e já falecido em 1681 e s/ m.er Ana de VILALOBOS.

FINAL

Por: MVCB
Tópico:Parganas de Lagos ...
Título: Vilalobos, Marreiros, Correias e Almeidas
Data: 30/01/2008

o meu avo, Rui Caldeira de Castelo Branco, pai de Luis de Sousa de Castelo Branco casado con Maria Ruyva, teve o officio de juiz dos direitos reais de 2 anos pour falecimento de Gaspar de Villalobos: carta de 2/5/1581, chancelaria de D. Sebastião et D. Henrique, livro 46 fl 216 Mf. 1213.
Nao consegui a ler tudo, por causa de calligraphia antigua, et o meu portugues e rudimentar.

FINAL

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos - Algarve

#183555 | melisa | 04 fev 2008 18:40 | Em resposta a: #183548

Caro José de Azevedo Coutinho

Registo com agrado que se encontra a agrupar os dados dispersos relativos aos Vilalobo mais antigos.

Quero ainda esclarecer que não me chamo Maria Elisa Domingues, nome que corresponde a uma conhecida jornalista minha homónima que por acaso é da minha idade e ambas temos um Gil nas nossas vidas: ela o filho e eu o marido.

Melhores cumprimentos

Maria Elisa (nome "tout court"que sempre gostei de usar quer na minha vida pessoal quer na actividade profissional)

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos - Algarve

#183575 | S.João de Rei | 04 fev 2008 20:40 | Em resposta a: #183555

Cara Maria Elisa

Desculpe a confusão.
Cumprimentos,

José

Resposta

Link directo:

Fernão Matoso de Vilalobos

#184634 | S.João de Rei | 12 fev 2008 16:46 | Em resposta a: #183555

Generation No. 1

1. Fernão Matoso de1 Vilalobos died Bef. 1709. He married Antónia da Costa Soares.

Child of Fernão Vilalobos and Antónia Soares is:
+ 2 i. Pedro Matoso de2 Vilalobos, born in Évora; died Bef. 1756.


Generation No. 2

2. Pedro Matoso de2 Vilalobos (Fernão Matoso de1)1 (Irmão da Santa Casa da Misericórdia de Lagos em 17/3/1697, então alferes depois Capitão.) was born in Évora, and died Bef. 1756. He married Justa Henriques Corrêa de Almeida 25 Agosto 1709 in Lagos, (S. Sebastião), daughter of Salvador Corte-Real and Joana Almeida (que foram pais também de Antonio de Freitas Correia de Almeida, casado com Maria da Veiga Marreiros d’Arez, avós de Salvador Fernandes de Almeida Corte Real, casado com Laurência Francisca Xavier Soares de Albergaria, bisavós de Maria Francisca d’Albergaria Corte Real, casada com João Veloso Pessanha Mascarenhas Cabral, trisavôs de Maria Gertrudes Mascarenhas Corte Real, casada com Simão Manuel de Azevedo Coutinho) . She was born 24 Janeiro 1690 in Lagos (S. Sebastião), and died Aft. 23 Novembro 1757.

Children of Pedro Vilalobos and Justa Almeida are:
+ 3 i. Joaquim José de Villa-Lobos3 Corte-Real, born in Lagos.
4 ii. José Joaquim de Vilalobos2, born in Lagos; died 28 Abril 1750 in Portimão. (Irmão da Santa Casa da Misericórdia de Lagos em 11/4/1745. Aparece um José Joaquim de Villa-Lobos como escrivão da mesma Misericórdia em 1769/1770 e 1814/1815 e como provedor em 1776/1777 -, se a data do seu falecimento está correcta, terá de ser um seu homónimo.) Solteiro, sem descendência


Generation No. 3

3. Joaquim José de Villa-Lobos3 Corte-Real (Pedro Matoso de2 Vilalobos, Fernão Matoso de1)3,4 was born in Lagos. He married (1) Joana Teresa Rosa, daughter of Tomé Fernandes and Maria Ó. She was born in Freg. S. Sebastião, (?). He married (2) Brites. He married (3) Joaquina Águeda da Motta 27 Março 1756 in Portimão, (Igreja do Corpo Santo), daughter of Francisco Raposo and Ignácia Motta. She was born in Lisboa, (N.ª S,ª Mercês).

Notes for Joaquim José de Villa-Lobos Corte-Real:
Irmão da Santa Casa da Misericórdia de Lagos em 23/3/1755.

More About Joaquim Corte-Real and Joaquina Motta:
Marriage: 27 Março 1756, Portimão, (Igreja do Corpo Santo)

Child of Joaquim Corte-Real and Joaquina Motta is:
5 i. Maria Joaquina da Motta4 Corte-Real, born in Lagos, (S. Sebastião); died Aft. 31 Dezembro 1808 in Lagos. She married Afonso José d' Almeida Corte-Real5 (Era Familiar do Santo Ofício de Évora - carta de 22/11/1765 - (ANTT, Habilitações do Santo Ofício, maço 3 diligência n°52) e foi vereador em Lagos. Justificou nobreza (ANTT, Arquivo de Feitos Findos - Justificação de Nobreza maço 1 n°1), foi escrivão da Santa Casa da Misericórdia de Lagos em 1781/1782 (ver "Elementos" pág. 380 e 412) e moveu um processo contra o 2° marido da sua sobrinha morgada por quererem abolir o morgado herdado de seus maiores (ANTT, Desembargo do Paço - Instituição de capelas e morgados por Vasco Geraldes maço 361 n°39). Tem o seu nome, isto é, o de Afonso de Almeida (sem o Corte-Real, como aliás aparece nalguns documentos), na rua de Lagos que vai da praça da Câmara até à actual rua 25 de Abril, por nela ter vivido)5 Junho 1771 in Lagos, (S. Sebastião); born 28 Janeiro 1743 in Ourique, (S. Salvador); died 11 Abril 1832 in Lagos.

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Matoso de Vilalobos

#184859 | S.João de Rei | 14 fev 2008 19:29 | Em resposta a: #184634

A ascendência de D. Justa Henriques Corrêa de Almeida cc Pedro Matoso de Vilalobos, filho de Fernão de Vilalobos:
Por varonia:
Seu Pai, Salvador Fernandes da Costa Corte Real
Seu Avô, Salvador Ferreira de Medeiros cc D. Justa Henriques
Seu Bisavô, Diogo Borges Corte Real cc D. Joana de Medeiros
Seu Trisavô, Vicente Vaz Faria Corte Real cc D. Isabel Godinho (casada em segundas núpcias com o célebre Lançarote de Freitas, Trisavô por sua vez, do lado materno de D. Justa):
Sua Mãe, D. Joana Correia de Almeida
Seu Avô, Afonso de Almeida Correia cc D. Inês Correia
Seu Bisavô, Álvaro Mendes Correia de Freitas cc D. Inês Correia de França
Seu Trisavô, Lançarote de Freitas cc D. Teresa Ferreira (filha do grande Soeiro da Costa, com ascendência conhecida). Lançarote seria filho de D. Brites Pessanha e de desconhecido, tendo D. Brites casado com Rui de Melo, assumindo este o Almirantado, de propriedade da família Pessanha, por falta de varões.

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Matoso de Vilalobos

#184873 | melisa | 14 fev 2008 21:40 | Em resposta a: #184859

Caro José de Azevedo Coutinho

Infelizmente nunca estudei estas famílias, pelo que pouco sei das mesmas.

D.Joana Correia de Almeida m.er de Salvador Fernandes da Costa,que no registo do casamento de s/fª D.Justa Henriques Correia em 25/8/1709 aparece sem Corte Real .

Que relação teria esta senhora com D.Leonor Correia de Almeida m.er de António de Aragão Mascarenhas e pais de Salvador Correia Mascarenhas, natural de Alcantarilha e que casou em Lagos (Santa Maria) aos 26/12/1733 comD.Joana Maria Vicência Monserrate natural de Lisboa , fª de João Coiochie (?) e de Maria Morgan, moradores em Lisboa.

Deste casamento foram testemunhas o conde Unhão governador e capitão geral do Algarve e seu filho D.Manuel Xavier Telles.

Em que época teria vivido Lançarote de Freitas?

Encontro em Lagos um Lançarote de Freitas (juntamente com Pero Jaques Correia e Rodrigo Rebelo) a testemunhar o casamento em 20/8/1597 de Mateus da Cunha, fº de Nuno da Cunha e de Isabel Galvoa, de Mazagão, com Isabel de Sousa, fª de Cristóvão de Sousa e Brites de Vilalobos.

O mesmo Lançarote de Freitas desta vez com Diogo da Fonseca com Soeiro da Costa Vilalobos e com Francisco de Benevides é testemunha em 21/11/1594 do casamento de Mateus Jaques Valarinho fº de Diogo Valarinho e de Catarina Jaques com Joana de Carvalho, fº de Belchior ... e de Leonor Gomes.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Lançarote de Freitas

#184936 | S.João de Rei | 15 fev 2008 16:38 | Em resposta a: #184873

Boa tarde Maria Elisa

Curiosamente aqui no Geneall, aparece-nos; Lançarote de Freitas, casado na Sé, Funchal (Madeira) em 1549, com Genebra Gonçalves.
Tenho referenciado João Rodrigues de Freitas, também navegador Lacobrinense , um dos povoadores da Ilha da Madeira e que ali casou com a viúva de Henrique Alemão. Falecida esta senhora, passou ele a segundas núpcias com Isabel Lopes, e ambos instituíram na ilha o morgado da Madalena.
Como é do conhecimento geral a colonização dos Açores e da Madeira, fez-se especialmente com gente do reino do Algarve, século XV e XVI...
O primeiro Lançarote de Freitas, século XV, navegador descobridor, é um individuo de grande nomeada, da casa do infante D. Henrique. Aparece-nos especialmente descrito na Crônica da Guiné, pelo cronista Gomes Eanes de Zurara.
Esteve documentado em duas épocas especificas, efectuadas durante uma paragem estratégica nos Descobrimentos, de forma a tirar algum partido do esforço empresarial de investimento Luso.
De 1437 a 1440 constitui um grupo de empresários de Lagos da qual é o líder, comandante em chefe e capitão (de uma caravela) de uma pequena armada de 6 caravelas, que iram tentar explorar algo dos descobrimentos já efectuados. Nesta empresa constavam Gil Eanes de Vilalobos (do Cabo Bojador), Rodrigues Alvares, João Dias, João Bernardes e Estevão Afonso.
De 1447 a 1455 constitui outro grupo em que entrou o seu sogro Soeiro da Costa já em provecta idade, Álvaro de Freitas e outros. O requerimento para a concessão foi feito a D. Henrique por Lançarote, juntamente com os juízes, alcaides e oficiais da vereação de Lagos. Esta frota saiu a 10 de Agosto de 1447, e era a maior que até então se armara , iam 14 caravelas e a estas se juntaram na ilha de Tider, em Arguim, mais 12 equipadas na ilha da Madeira. O infante deu a Lançarote a bandeira da Cruzada, a cuja sombra todos os que morressem “eram absolvidos de culpa e pena”, segundo o outorgamento do Papa.
Noutra mensagem abordarei Soeiro da Costa.
Despeço-me,

José

Resposta

Link directo:

Brites de Vilalobos

#185394 | S.João de Rei | 19 fev 2008 17:00 | Em resposta a: #184873

Generation No. 1

1. Brites de1 Vilalobos She married Cristóvão de Sousa. (Cavaleiro Fidalgo da casa de Filipe I de Portugal com 1$500 réis de moradia, escrivão do almoxarifado e alfândega de Lagos por c. 26.10.1588)

Child of Brites Vilalobos and Cristóvão Sousa is:
+ 2 i. Diogo de2 Sousa, died 28 Janeiro 1624 in Lagos.


Generation No. 2

2. Diogo de2 Sousa (Brites de1 Vilalobos) (Escrivão das Almadravas Lagos [c. 4.3.1605]; Escrivão da Alfândega e Almoxarifado de Lagos [ c. 12.10.1611]; Provedor da Misericórdia de Lagos [1581-1582]) died 28 Janeiro 1624 in Lagos. He married Margarida de Sousa 8 Dezembro 1599 in Lagos, (S. Maria), daughter of Vicente Sousa and Catarina Dias. She died 9 Junho 1608 in Lagos.

Child of Diogo Sousa and Margarida Sousa is:
+ 3 i. Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, born in Lagos.


Generation No. 3

3. Brites de Villa-Lobos de3 Sousa (Diogo de2, Brites de1 Vilalobos) was born in Lagos. She married João Reprezo de Matos, (Secretário de Governo do Algarve, Criado do Conde da Atalaia; Capitão; Escrivão serventuário das Almadravas do Algarve desde 1624)son of João Matos and Catarina Reis. He was born 5 Novembro 1595 in Atalaia, and died Bef. 1647.

Children of Brites Sousa and João Matos are:
+ 4 i. Margarida de Sousa de4 Vilalobos, born 30 Julho 1626 in Lagos, (S. Maria).
+ 5 ii. Violante de Matos e Souza, born 17 Dezembro 1634.


Generation No. 4

4. Margarida de Sousa de4 Vilalobos (Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos)1 was born 30 Julho 1626 in Lagos, (S. Maria). She married (1) Pedro Dias Cid 14 Janeiro 1647 in Lagos, (S. Maria). He was born in Tânger. She married (2) António Tavares Leote1 7 Agosto 1651 in Lagos, (S. Maria)1, (Fiscal das Coisas das Índias de Castela, Capitão de Infantaria, Escrivão proprietário das Almadravas do Algarve de serventia [alvará 26/10/1651; Capitão-mor e Vereador de Lagos; Cavaleiro Fidalgo da Casa Real; Cavaleiro da Ordem de Cristo; Fidalgo de Cota de Armas), son of Gaspar Leote and Maria Tavares. He was born cerca 1600, and died Bet. 1673 - 1678 in Elvas2.

Child of Margarida Vilalobos and Pedro Cid is:
6 i. Pedro5 Cid. Faleceu jovem, sem descendência

Children of Margarida Vilalobos and António Leote are:
+ 7 i. João Reprezo de Matos5 Leote, born in Lagos; died 23 Dezembro 1694 in Lagos.
8 ii. Jorge de Matos. Ignora-se destino


5. Violante de Matos e4 Souza (Prima irmã do marido) (Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos) was born 17 Dezembro 1634. She married Lopo Leote Tavares3 {[Carta patente de 9.5.1676] Sargento-Mor em Lagos [ainda em 2.9.1678]; Capitão-Mor de Albufeira; Cavaleiro Fidalgo da Casa Real; Cavaleiro da Ordem de Cristo} 27 Janeiro 1656 in Lagos, (S. Maria), son of António Leote and Maria Morais. He was born 3 Abril 1640, and died 1692 in Albufeira.

Children of Violante Souza and Lopo Tavares are:
+ 9 i. Margarida de Sousa Leote de5 Matos, born 17 Dezembro 1656 in Lagos, (S. Maria); died 15 Maio 1693 in Lagos, (S. Maria).


Generation No. 5

7. João Reprezo de Matos5 Leote (Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos)3 (Capitão; Cavaleiro da Ordem de Cristo; Escrivão Proprietário das Almadravas do Algarve [alvará de 10 de Março de 1678]; Enterrado pela Misericórdia Lagos) was born in Lagos, and died 23 Dezembro 1694 in Lagos. He married (1) D. Brites de Sousa Bassem3 Bet. 1671 - 1672, daughter of Manuel Leitão and Maria Bassem. She died 7 Abril 1683 in Lagos. He married (2) Catharina Rebelo Machado 27 Setembro 1684 in Lagos, (S. Sebastião).

Children of João Leote and Brites Bassem are:
+ 13 i. António Tavares6 Leote, born 26 Setembro 1673 in Lagos, (S. Maria); died Aft. 1764.
14 ii. Francisco Correia da Silva, born in Lagos. He married Maria Teresa Saraiva da Silva 15 Agosto 1708 in Lagos, (S. Maria); born in Penamacor. Tem descendência. (qual?)

9. Margarida de Sousa Leote de5 Matos (Violante de Matos e4 Souza, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos)3 was born 17 Dezembro 1656 in Lagos, (S. Maria), and died 15 Maio 1693 in Lagos, (S. Maria). She married Dr. João de Barros Vieira, son of António Vieira and Branca Barros. He was born 26 Novembro 1645 in Lagos.

Child of Margarida Matos and João Vieira is:
15 i. Francisco Leote6 Tavares3, born 12 Janeiro 1688 in Lagos, (S. Maria); died 16 Novembro 1754 in Lisboa, (S. Sebastião da Pedreira). Cavaleiro da Ordem de Cristo; Doutor Bacharel em Canones da Universidade de Coimbra; Juiz de Fora de Portimão em 1718, Matriculou-se na Universidade em 1.10.1708 até 1.10.1712; instituida em 5/11/1707; actos e graus: bacharel em 6.7.1712; formatura em 8.5.1714. A 27.2.1718 como Juiz de Fora de Portimão exerce o cargo de juiz dos orfãos que lhe andava anexo. (Não sei se casa e com quem???)


Generation No. 6

13. António Tavares6 Leote (João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos)3 (Capitão de Cavalos e Ajudante de Ordens dos Ex.os Generais do Algarve. Cavaleiro da Ordem de Cristo; Juiz Ordinário de Lagos em 1737, Mestre de Campo do terço de Lagos. Fidalgo de Solar) was born 26 Setembro 1673 in Lagos, (S. Maria), and died Aft. 1764. He married Maria de Souza3 14 Junho 1699 in Lagos, (S. Maria)3,4, daughter of João Vieira and Margarida Matos. She was born 26 Maio 1681 in Lagos, (St.ª Maria), and died 25 Dezembro 1764 in Lagos, (St.ª Maria).

Children of António Leote and Maria Souza are:
+ 17 i. Manuel José de Souza7 Leote, born 5 Janeiro 1709 in Lagos, (S. Sebastião); died 2 Março 1759 in Lagos, (S. Maria).
18 ii. Francisco Correia da Silva.
19 iii. José de Sousa Leote. Capitão. He married Mariana Cláudia Joaquina da Silva 1 Novembro 1752 in Lagos, (S. Maria); born in Elvas. Sem descendência.
+ 20 iv. Vitória Francisca Xavier de Sousa Bassem, born 9 Março 1723 in Lagos, (S. Maria); died 27 Junho 1780.
+ 21 v. Francisco Leote Tavares, born in Lagos; died 1 Maio 1771 in Lagos, (S. Maria).



Generation No. 7

17. Manuel José de Souza7 Leote (António Tavares6, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos)11 (Doutor; Morgado. Juiz de Fora de Mértola [c. 4/9/1737] e de Torres Vedras [c. 8/5/1747])was born 5 Janeiro 1709 in Lagos, (S. Sebastião), and died 2 Março 1759 in Lagos, (S. Maria). He married Maria Clara das Neves Bef. 30 Agosto 1758, daughter of António Bulhoens and Anna Correa. She was born in Torres Vedras, (S. Pedro).

Children of Manuel Leote and Maria Neves are:
22 i. Ana8 Genoveva, born 22 Fevereiro 1743 in Torres Vedras, (S. Pedro).
23 ii. António, born 13 Maio 1744 in Torres Vedras, (S. Pedro).
24 iii. José, born 26 Janeiro 1750 in Torres Vedras, (S. Pedro).
+ 25 iv. Joaquim Miguel de Souza Leote, born 18 Maio 1751 in Torres Vedras, (S. Pedro).
26 v. Francisca, born 27 Outubro 1752 in Torres Vedras, (S. Pedro).
+ 27 vi. Catherina Eufémia das Neves de Souza Leote, born 28 Agosto 1754 in Torres Vedras, (S. Pedro); died 21 Maio 1803 in Lagos, (St.ª Maria).


20. Vitória Francisca Xavier de Sousa7 Bassem (António Tavares6 Leote, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos)11 was born 9 Março 1723 in Lagos, (S. Maria), and died 27 Junho 1780. She married Francisco Correia da Silva11 (Cavaleiro da Ordem de Cristo; Guarda-mor da Saúde e Monteiro-Mor de Lagos; Comissário de Mostras de Cavalaria do Algarve; Oficial de Mostras de Vedoria Geral do Algarve; Juiz de Ordenanças de Lagos [1761]; Cavaleiro Fidalgo da Casa Real [alvará de 2.10.1753]. Casou com a prima. Em 1755, sendo tesoureiro das obras e fortificações do Reino do Algarve, tinha "os seus bens obrigados a fazenda de S. Magestade como thezoureiro que serve ha muitos annos sem ter dado conta") (primo da esposa) 12 Março 1741 in Lagos, (S. Maria), son of Manuel Silva and Leonor Bassem. He was born 5 Setembro 1707 in Lagos, (S. Maria), and died 23 Fevereiro 1797.

Children of Vitória Bassem and Francisco Silva are:
+ 28 i. Anna Maria Victória de Sousa e8 Bassém, born 29 Maio 1743 in Lagos, (S. Maria).
+ 29 ii. Francisca Rita Xavier de Sousa e Bassém, born cerca 1738.
+ 30 iii. Leonor Micaela de Sousa Bassem, born in Lagos.
31 iv. Luis Manuel da Silva Leote, died 1 Dezembro 1802. He married Francisca Victoria da Silveira 26 Julho 1780; born 8 Dezembro 1762; died 3 Agosto 1806 in Lagos, (St.ª Maria).
+ 32 v. Ana Maria Joaquina de Sousa e Bassem, born in Lagos.
+ 33 vi. José Francisco Leote, died 5 Junho 1868.


21. Francisco Leote7 Tavares (Capitão de Infantaria de Lagos; Cavaleiro da Ordem de Cristo com 30$ de tença [c. 15.5.1746], Governador de Portimão, Fidalgo de Cota de Armas.) (António Tavares6 Leote, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos)11 was born in Lagos, and died 1 Maio 1771 in Lagos, (S. Maria)12. He married Joana Joaquina Tavares da Silva Falcão 17 Março 1749 in Lagos, daughter of Gaspar Moniz and Mariana Falcão. She was born 26 Junho 1737 in Portimão, and died 10 Maio 1770 in Lagos, (S. Maria).

Child of Francisco Tavares and Joana Falcão is:
34 i. Gaspar Joaquim de Sárrea Telles8 Leote, born 10 Agosto 1765 in Lagos, (S. Maria). He married Leonisa Maria da Silva Pimentel; died 31 Outubro 1799 in Lisboa, (S. Isabel).


Generation No. 8

25. Joaquim Miguel de Souza8 Leote (Manuel José de Souza7, António Tavares6, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos) was born 18 Maio 1751 in Torres Vedras, (S. Pedro). He married Joaquina Lúcia Cazimira Xavier13 29 Novembro 1773 in Lagos, (S. Sebastião), daughter of António Lobo and Joaquina Xavier. She was born in Lagos, and died Aft. 1824.

Children of Joaquim Leote and Joaquina Xavier are:
35 i. Anna Gertrudes Raymunda de Novaes9 Leote, born in Lagos. She married José Francisco Bicker; born in Portimão.
36 ii. António Correa de Bulhões Leote, born cerca 1773 in Lagos. Coronel, solteiro, sem descendência.
37 iii. Manuel José de Souza Leote, born Outubro 1777 in Lagos (S.Sebastião); died 22 Julho 1850 in ?. He married Benilde Sinclética Dourada da Silva; born Unknown in Rio de Janeiro (S.José), Brasil; died Unknown in ?.
38 iv. João Caetano de Bulhões Leote, born cerca 1799 in Lagos; died 24 Julho 1853 in Tavira, (Santa Maria do Castelo). He married Maria do Carmo Leote Biker 3 Março 1835 in Portimão; died Aft. 1854.
More About João Caetano de Bulhões Leote: Capitão de Mar e Guerra. Sem descendência Burial: Cemitério da Ordem Terceira de S. Francisco
39 v. Bárbara Benedita de Bulhões Leote, born in Lagos. She married José Maria Barardo de Azevedo Corte-Real; born 16 Janeiro 1788 in Lagos, (St.ª Maria).


27. Catherina Eufémia das Neves de Souza8 Leote (Manuel José de Souza7, António Tavares6, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos) was born 28 Agosto 1754 in Torres Vedras, (S. Pedro), and died 21 Maio 1803 in Lagos, (St.ª Maria). She married Manuel de Azevedo Coutinho, (Fidalgo cavaleiro da Casa d'El Rei D. José, cavaleiro da Ordem Militar de Cristo) son of Rodrigo de Azevedo Coutinho and Maria da Cunha. He was born 29 Novembro 1750 in Lagos, (S. Sebastião), and died 2 Março 1809 in Lagos, (St.ª Maria).

Children of Catherina Leote and Manuel Coutinho are:
40 i. Joana Manuela de Azevedo9 Coutinho, born 24 Abril 1794. She married Bartholomeu Salazar Moscoso (Barão e Visconde de Estremoz)1 Agosto 1816; died 30 Dezembro 1857.
41 ii. José Fortunato de Azevedo Coutinho. He married Gertrudes Magna de Azevedo Castel-Branco.


28. Anna Maria Victória de Sousa e8 Bassém (Vitória Francisca Xavier de Sousa7 Bassem, António Tavares6 Leote, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos) was born 29 Maio 1743 in Lagos, (S. Maria). She married Francisco Leote Tavares (Dispensa de 4.º Grau de parentesco) 13 Setembro 1770 in Lagos, (S. Maria). He was born in Albufeira.

Children of Anna Bassém and Francisco Tavares are:
42 i. Francisco Correia da Silva9 Leote, (Tenente-coronel, governador de Castro Marim, seguiu o partido legitimista do Senhor D. Miguel I)born 1 Fevereiro 1774 in Lagos, (S. Maria); died 1 Fevereiro 1836; Stepchild. He married Isabel Ritta Borges da Veiga e Andrade 13 Agosto 1791 in Lagos, (S. Sebastião); born in Albufeira, Algarve; died Aft. Junho 1844.
43 ii. João Carlos da Silva Leote, (Capitão do Colégio Militar) born 1779 in Miranda do Douro; Stepchild. He married Joanna Emília Didié Bef. 1824; died Bet. 1825 - 1837.
44 iii. António Correia Leote, born 25 Novembro 1775;Assentou praça em 3/11/1788 no Regimento de Infantaria n.º 12, Participou nas batalhas de Arronches e Flor da Rosa. Foi preso. Tenente em 1807


29. Francisca Rita Xavier de Sousa e8 Bassém (Vitória Francisca Xavier de Sousa7 Bassem, António Tavares6 Leote, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos) was born cerca 1738. She married José Francisco de Carvalho Viseu 7 Outubro 1761 in Loures, son of Nicolau Viseu and Francisca Vilalobos. He was born 27 Janeiro 1740 in Lagos.

Children of Francisca Bassém and José Viseu are:
45 i. João António de Azevedo Sovereira9 Cordovil, (Bacharel em Leis (U.C.) Juiz de Fora de Cuba e Portimão, Juiz do Fisco de Évora, Juiz dos Orfãos na comarca de Lagos, Feitor do Consulado da Alfândega de Lagos, Desembargador) born 24 Setembro 1762. He married Inês Angélica de Barahona Cordovil da Gama Lobo 1799 in Cubra, (Quinta da Esperança); born cerca 1770.
46 ii. Joaquim Nicolau Mascarenhas Cordovil. About Joaquim Nicolau Mascarenhas Cordovil: Não casou, Sem descendência
47 iii. Maria Júlia Sovereira Mascarenhas Cordovil, born 10 Janeiro 1770 in Lisboa, (Anjos). She married Lázaro Soares de Almeida Corte-Real (Capitão, Cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz, Condecorado com a Cruz de Ouro das 5 campanhas da Guerra Peninsular. Vereador em Lagos.) 26 Abril 1803 in Lagos, (S. Sebastião); born 27 Abril 1776.

30. Leonor Micaela de Sousa8 Bassem (Vitória Francisca Xavier de Sousa7, António Tavares6 Leote, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos) was born in Lagos. She married Francisco de Paula de Mendonça Pessanha (Pertenceu à Maçonaria e foi membro da loja Filantropia ao Oriente de Lagos) 28 Janeiro 1776 in Lagos, (St.ª Maria), son of Francisco Mascarenhas and Feliciana Silva. He was born in Lagos.

Children of Leonor Bassem and Francisco Pessanha are:
48 i. Rita de Cássia de Mendonça9 Pessanha, born 14 Setembro 1781 in Lagos. She married António de Freitas d'Albergaria Corte-Real 3 Março 1816 in Lagos, (St.ª Maria); born 13 Março 1772 in Lagos, (St.ª Maria).
49 ii. Francisco Corrêa de Mendonça Pessanha (Pertenceu à Maçonaria e foi membro da loja Filantropia ao Oriente de Lagos, governador interino da praça de Lagos), born 12 Novembro 1776; died 28 Setembro 1859 in Lagos. He married (1) Tereza Luiza de Azevedo. He married (2) Rita Inácia de Mendonça Mascarenhas Pessanha 20 Junho 1798 in Lagos, (St.ª Maria).
50 iii. José Cândido de Mendonça Pessanha. He married Joaquina Luiza de Mendonça Corte-Real.
51 iv. João Rozendo de Mendonça Pessanha, born in Lagos (foi condenado a estar preso 6 meses na Torre de S. Julião da Barra depois de ter sido preso em Lagos a 21/10/1828, pertenceu à Maçonaria e foi membro da loja Filantropia ao Oriente de Lagos). He married Catharina Stuart.
52 v. António Corrêa de Mendonça Pessanha. He married Francisca Micaela de Azevedo.


32. Ana Maria Joaquina de Sousa e8 Bassem (Vitória Francisca Xavier de Sousa7, António Tavares6 Leote, João Reprezo de Matos5, Margarida de Sousa de4 Vilalobos, Brites de Villa-Lobos de3 Sousa, Diogo de2, Brites de1 Vilalobos) was born in Lagos. She married Francisco Leote Tavares. He was born in Albufeira.

Child of Ana Bassem and Francisco Tavares is:
53 i. Victória Francisca Xavier de Sousa Bassem9 Leote, born 24 Junho 1772 in Lagos, (St.ª Maria); died 8 Novembro 1804 in Lagos, (St.ª Maria). She married José Francisco de Borja d'Albergaria Corte-Real 26 Novembro 1799 in Lagos, (St.ª Maria); born 2 Outubro 1769 in Lagos, (St.ª Maria); died 15 Agosto 1833 in Faro.

Resposta

Link directo:

Afonso Soeiro da Costa

#185409 | S.João de Rei | 19 fev 2008 18:38 | Em resposta a: #184873

Por: Manuel João Paulo Rocha
“Monografia de Lagos, 1909

Afonso Soeiro da Costa
N 1370-75 Lagos
F 1472

Soeiro da Costa foi moço da câmara d’el Rei D. Duarte, cavaleiro da casa de D. Afonso V, almoxarife (1452) de Lagos e seu alcaide mor.
Foi grande guerreiro na sua época, é assinalado como um dos 12 de Inglaterra, entre outras façanhas:
Esteve presente no assalto do rei Ladislau de Nápoles a Roma (1404) para proteger, contra o povo romano, o papa Inocêncio VIII.
Acompanhou o conde Luís II de Provença na guerra da Itália, que durou de 1409 a 1411.
Tomou parte na batalha de Monviedro (1412) em que D. Fernando de Aragão venceu os Valencianos.
Presente no cerco de Balaguer (1413}, em que foi feito prisioneiro o conde d’Urgel.
Presente na batalha d’Azincourt, em 1415, ganha por Henrique V d’Inglaterra contra França.
Presente na batalha de Monsegur com o conde de Foix e o conde d’Armanhac.
Presente na batalha de Valmont, com o condestável de França, contra o duque de Clocester.
Presente na tomada de Soissons e nocerco de Arras entre os duques de Borgonha e outros príncipes.
Presente na tomada de Ceuta (1415) onde não lhe fez falta uma das mãos que lhe cortaram, para com a outra dar golpes espantosos.
Soeiro da costa da alta nobreza do Algarve, carregado de anos e de batalhas, entrou no grupo expedicionário organizado pelo seu genro Lançarote, para na segiunda espedição, continuar as descobertas nas ignotas regiões africanas, partindo para elas a 10 de Agosto de 1447, como comandante de uma das caravelas.
Armado cavaleiro em Tider, por Álvaro de Freitas, seu compadre, pai de Lançarote (que atribuí erradamente noutra mensagem, como filho de Pai incógnito), comendador de Algezur, da ordem de Santiago, voltou novamente a Tider com o fim de que o chefe desta povoação resgatasse a mulher e o filho, que Soeiro tinha aprisionado. Enganou-se porém nestes cálculos, porque a mulher do chefe conseguiu escapar-se a nado e este só consentiu no resgate de três prisioneiros, dando Soeiro outros três.
Chegou em 1465 já com idade avançada e o corpo gasto de aventura à Serra Leoa e em 1469 ao cabo das Palmas, rio Soeiro da Costa e cabo de Três-Pontas.
Duvido que ingleses, franceses e espanhóis tenham tido um guerreiro tão aventureiro como Soeiro da Costa! Já para nem falar nos americanos que nos bombardeiam diariamente com os seus “heróis” de faz de conta, ou Hollywoodianos como queiram chamar.
Não tivemos ninguém até hoje para trata-lo num filme sequer! Efectivamente convivemos com um excesso de heróis, que se acabam até tornando “banais”, e pior que isso é que muito boa gente, continua até hoje a presumir que assume as vidas valorosas destes efectivos heróis!

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Soeiro da Costa

#185438 | alentejo | 19 fev 2008 21:47 | Em resposta a: #185409

Caro Zé,

Ainda andas por "Terras de Vera Cruz"?.
Manda, s.f.f., o teu email, se fôr o caso, para ngpborrego arroba gmail ponto com (bem podia ser buída!!!)

Abç

NB

Resposta

Link directo:

Gaspar de Vilalobos

#185671 | S.João de Rei | 21 fev 2008 23:34 | Em resposta a: #184873

Descendants of Gaspar de Vilalobos I


Generation No. 1

1. Gaspar de1 Vilalobos He married Inês Gonçalves, moradores em Estombar.

Child of Gaspar Vilalobos and Inês Gonçalves is:
+ 2 i. Gaspar de2 Vilalobos.


Generation No. 2

2. Gaspar de2 Vilalobos (Gaspar de1) He married Maria de Brisses 19 Setembro 1596, daughter of Lázaro Rodrigues and Elvira Dias. Gaspar de Vilalobos irmão de Estevão de Vilalobos que casou em 12/1/1594 também em Santa Maria, Lagos com Elvira Dias, de Lagos, filha de Diogo Gil e Leonor Roloa, Elvira Dias era irmã de Maria Ruiva que casou também em Santa Maria -Lagos em 20/11/1601 com Luís de Sousa de Castelo Branco, filho de Rui Caldeira Castelo Branco que teve o officio de juiz dos direitos reais de 2 anos pour falecimento de Gaspar de Villalobos: carta de 2/5/1581, chancelaria de D. Sebastião et D. Henrique, livro 46 fl 216 Mf. 1213.


Child of Gaspar Vilalobos and Maria Brisses is:
+ 3 i. Ana de3 Vilalobos, born 15 Outubro 1607; died 4 Outubro 1686.


Generation No. 3

3. Ana de3 Vilalobos (Gaspar de2, Gaspar de1) was born 15 Outubro 1607, and died 4 Outubro 1686. She married Manuel de Almeida 7 Fevereiro 1633, natural de Setubal, morador em Lagos e já falecido em 1681.

Child of Ana Vilalobos and Manuel Almeida is:
+ 4 i. Gaspar de4 Vilalobos, born 14 Maio 1635 in Lagos, (St.ª Maria); died in Sagres.


Generation No. 4

4. Gaspar de4 Vilalobos (Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Foi Escrivão dos Órfãos de Lagos, alvará de 12/06/1679. Foi também Juíz da Alfandega da mesma cidade, Tenente Governador da praça de Sagres, de 16/01/1672 a 8/08/1704, de 1/01/1656 a 15/01/1672 foi Ajudante da cidade de Faro, Sargento Mor de Lagos, prestando assinalados serviços, nomeadamente; indo em 1657 com um Terço auxiliar em socorro do Alentejo; achando-se na campanha de Olivença; no sítio de Badajoz e em muitas outras acções da Guerra da Restauração; ajudando a defender a fortaleza de Sagres contra as armadas e navios de Castela, Turcos, Franceses e Ingleses como se pode ver de um atestado passado a 4/03/1682 por Simão Rodrigues Moreira, capitão e governador da mesma fortaleza e que está incorporado na habilitação de seu irmão Luís de Vilalobos, para professar na Ordem de Cristo e se acha na Torre do Tombo, nas habilitações da ordem de Cristo, letra L, maço 16, numero 9). Terá casado na Vila do Bispo em 10/4/1679 com Brites Dias de Meireles, viúva do capitão Gregório Lourenço Bravo? was born 14 Maio 1635 in Lagos, (St.ª Maria), and died in Sagres. He married Maria da Veiga Correia, daughter of Afonso Marreiros and Catarina Correia. She was born in Budens, Cabo de S. Vicente, and died 22 Outubro 1738. Irmã do tenente de cavalos Matias Marreiros Bravo, natural de Budens, fº de Afonso Bravo e de s.m.er Catarina Jorge, 2º marido de Maria de Almeida (irmã do tenente de Sagres, Gaspar de Vilalobos ) com quem casou em 6/6/1696 na Vila do Bispo depois desta enviuvar do seu primeiro marido, João de Sintra de Barbuda falecido em 19/1/1696 .

Child of Gaspar Vilalobos and Maria Correia is:
+ 5 i. Simão Manuel de5 Vilalobos, born 14 Agosto 1698 in Lagos, (S. Sebastião); died 5 Maio 1765 in Lagos, (S. Sebastião).


Generation No. 5

5. Simão Manuel de5 Vilalobos (Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Foi Provedor das Almadravas (Pesca do Atum) no Algarve, do que resultou , em consequência de ficar alcançado com a Fazenda Real, um sequestro à sua Casa (Família) que durou setenta anos, satisfazendo-se a dívida em ser com a venda de várias terras situadas no cabo de S. Vicente, já em vida do seu neto Simão Manuel de Azevedo Coutinho, como consta de uma provisão d’ El Rei D. João VI, regência de D. Miguel !!! dada sobre resolução de consulta do concelho de Fazenda de 29/11/1826. Foi Oficial de Secretaria, na vaga por falecimento do seu genro António de Carvalho de Reboredo, patente de 19/07/1753) was born 14 Agosto 1698 in Lagos, (S. Sebastião), and died 5 Maio 1765 in Lagos, (S. Sebastião). He married Maria Manuel da Cunha in Lagos, (Santa Bárbara), daughter of Manuel Coutinho and Francisca Cunha. She was born in Mazagão, Marrocos, and died 28 Dezembro 1745 in Lagos.

Children of Simão Vilalobos and Maria Cunha are:
6 i. Victória Francisca da Cunha de Azevedo6 Coutinho, born 6 Março 1730 in Lagos, (S. Sebastião). She married António Carvalho de Reboredo.
7 ii. Ana de Azevedo Coutinho, born 22 Abril 1732 in Lagos, (S. Sebastião). Faleceu em criança
8 iii. Gaspar de Vilalobos, born 21 Dezembro 1733 in Lagos, (S. Sebastião); died Bef. 1738 in Lagos, (S. Sebastião).
9 iv. Manuel de Azevedo Coutinho, born 6 Maio 1735 in Lagos, (S. Sebastião). Faleceu em criança
10 v. Francisca Angélica Xavier da Cunha, born 8 Maio 1737. Freira no Conv. N.ª Sr.ª Carmo em Lagos
+ 11 vi. Gaspar de Vilalobos, born 14 Junho 1738 in Lagos, (S. Sebastião); died 8 Dezembro 1779 in Lagos, (St.ª Maria).
+ 12 vii. Manuel de Azevedo Coutinho, born 16 Fevereiro 1740 in Lagos, (S. Sebastião); died 4 Setembro 1810 in Lagos, (S. Sebastião).
+ 13 viii. José Joaquim de Vilalobos, born 5 Agosto 1741 in Lagos, (S. Sebastião); died 13 Março 1809 in Lagos, (S. Sebastião).


Generation No. 6

11. Gaspar de6 Vilalobos (Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 14 Junho 1738 in Lagos, (S. Sebastião), and died 8 Dezembro 1779 in Lagos, (St.ª Maria). He married Maria da Silveita Pitta 13 Novembro 1759, daughter of Francisco Figueiredo and Isabel Pita.

Children of Gaspar Vilalobos and Maria Pitta are:
14 i. Maria da7 Silveira, born 12 Setembro 1761. Faleceu em criança
15 ii. Francisca Victoria da Silveira, born 8 Dezembro 1762; died 3 Agosto 1806 in Lagos, (St.ª Maria). She married Luis Manuel da Silva Leote 26 Julho 1780; died 1 Dezembro 1802.

12. Manuel de Azevedo6 Coutinho (Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Serviu nas armas, promovido a Alferes em 1762/06/26, a Tenente em 1762/08/12, a capitão em 1774/12/09, a Sargento Mor em 1785/06/28, a Tenente Coronel, Governador da praça de Castro-Marim, em 1793/11/26, e a Coronel e Governador da praça de Portimão em 1799/12/17. Achou-se nas Guerras de restauração do Algarve contra os franceses. Foi Cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz) was born 16 Fevereiro 1740 in Lagos, (S. Sebastião), and died 4 Setembro 1810 in Lagos, (S. Sebastião). He married Guiomar Leonarda Severa de Vasconcelos 31 Março 1767 in Lisboa, (S. Isabel), daughter of Rodrigo Botelho da Fonseca and Maria Barroso de Almeida. She was born 9 Novembro 1743 in Loulé, Algarve, and died 26 Junho 1782 in Faro.

Children of Manuel Coutinho and Guiomar Vasconcelos are:
16 i. Rita de Cassia de Azevedo7 Coutinho. She married Francisco de Paula de Sárrea Tavares(Coronel do Regimento de milícias de Lagos, Morgado da Donalda) 9 Maio 1805 in Portimão.
+ 17 ii. Simão Manuel de Azevedo Coutinho, born 23 Junho 1775 in Lagos, (S. Sebastião); died 28 Novembro 1851 in Lagos, (S. Sebastião).


13. José Joaquim de6 Vilalobos (Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Sargento-Mor de Infantaria, Ajudante da Praça de Lagos) was born 5 Agosto 1741 in Lagos, (S. Sebastião), and died 13 Março 1809 in Lagos, (S. Sebastião). He married Maria Francisca Banha 20 Dezembro 1762, daughter of Balthazar Banha and Isabel Andrade. She was born cerca 17 Abril 1740, and died 21 Novembro 1796.

Child of José Vilalobos and Maria Banha is:
+ 18 i. José Joaquim de7 Vilalobos, born 23 Agosto 1782; died 3 Outubro 1837.


Generation No. 7

17. Simão Manuel de Azevedo7 Coutinho (Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Era tenente-coronel de infantaria e cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz e foi condecorado com a cruz de ouro das 6 Campanhas da Guerra Peninsular, tendo sido preso 1828 na Torre de S. Julião da Barra, e liberto na sequência do desembarque das tropas liberais em Lisboa a 24 de Julho de 1933) was born 23 Junho 1775 in Lagos, (S. Sebastião), and died 28 Novembro 1851 in Lagos, (S. Sebastião). He married Maria Gestrudes Veloso Mascarenhas Corte-Real 5 Dezembro 1834 in Lagos, (St.ª Maria), daughter of João Cabral and Maria Corte-Real. She was born 18 Setembro 1804 in Lagos, (St.ª Maria).

Notes for Simão Manuel de Azevedo Coutinho:
Nasceu (ou em Tavira ?-consta do registo de óbito de sua filha D. Maria Francisca- ou em Faro, freg. de S. Pedro -consta do registo do seu Casamento e do nascimento do filho João).

Children of Simão Coutinho and Maria Corte-Real are:
19 i. Maria Cândida de Azevedo8 Coutinho, born 11 Março 1836 in Lagos, (S. Sebastião). Solteira, sem descendência Baptism: 6 Abril 1836, Lagos, (S. Sebastião)
20 ii. Maria Francisca Velloso de Azevedo Coutinho, born 6 Maio 1837 in Lagos, (S. Sebastião); died 17 Fevereiro 1927 in Lagos, (St.ª Maria). Solteira, sem descendência, Baptism: 1 Julho 1837, Lagos, (S. Sebastião)
+ 21 iii. Manuel de Azevedo Coutinho, born 8 Agosto 1838 in Lagos, (S. Sebastião); died 26 Maio 1903.
22 iv. Maria da Glória de Azevedo Coutinho, born 7 Agosto 1840 in Lagos, (S. Sebastião); died in Lagos?. Sem descendência. Baptism: 29 Agosto 1840, Lagos, (S. Sebastião)
23 v. João Veloso de Azevedo Coutinho, (Cavaleiro e comendador da Ordem Militar de S. Bento de Aviz e teve a Medalha de prata de Comportamento Exemplar General de Divisão) born 5 Setembro 1841 in Lagos, (S. Sebastião); Baptism: 9 Dezembro 1841, Lagos, (S. Sebastião);died 4 Outubro 1912 in Paço de Arcos, Lisboa. He married Maria Amália de Azevedo Coutinho da Gama Lobo 27 Janeiro 1890; born 27 Janeiro 1853. Sem descendência
24 vi. Maria do Carmo de Azevedo Coutinho, born 4 Maio 1843 in Lagos, (S. Sebastião); Baptism: 31 Maio 1843, Lagos, (S. Sebastião); died 4 Setembro 1850. Faleceu queimada!
25 vii. Maria Júlia de Azevedo Coutinho, born 1 Setembro 1844 in Lagos, (S. Sebastião); Baptism: 25 Setembro 1844, Lagos, (S. Sebastião); died 15 Setembro 1846 in Lagos, (S. Sebastião).
26 viii. Francisco de Azevedo Coutinho, born 2 Dezembro 1847 in Lagos, (S. Sebastião); Baptism: 14 Janeiro 1848, Lagos, (S. Sebastião); died 1 Julho 1848 in Lagos, (S. Sebastião).


18. José Joaquim de7 Vilalobos (José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Cadete de infantaria e vereador em Lagos) was born 23 Agosto 1782, and died 3 Outubro 1837. He married Victória Violante de Villa Vicência (6.ª Administradora do Morgado da Quinta da Pedra, Portimão). She was born 26 Março 1777, and died 1848.

Child of José Vilalobos and Victória Vicência is:
+ 27 i. José Joaquim de8 Vilalobos, born 11 Fevereiro 1811 in Tavira.


Generation No. 8

21. Manuel de Azevedo8 Coutinho (Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Frequentou o Real Colégio Militar e foi o 1° presidente do Grémio Militar fundado em Macau em 1870, governador interino do distrito de Lourenço Marques em Moçambique e era grande oficial da Ordem Militar de S. Bento de Avis, oficial da Ordem do Cambodja e tinha as medalhas de prata de bons serviços e de comportamento exemplar), was born 8 Agosto 1838 in Lagos, (S. Sebastião), Baptism: 8 Outubro 1838, Lagos, (S. Sebastião); and died 26 Maio 1903. He met (1) Maria Olympia de Paula Baptista, daughter of José Baptista and Isabel de Paula, de Lagos. He married (2) Leonor Stuart de Mendonça 8 Junho 1865 in Lisboa, (S. Isabel), daughter of Francisco Pessanha and Constança Ponces. She was born 14 Março 1846 in Braga, (S. Lourenço).

Child of Manuel Coutinho and Maria Baptista is:
+ 28 i. Maria Isabel de Azevedo9 Coutinho, born 14 Maio 1903 in Lamego; died 21 Março 1984 in Lisboa.

Children of Manuel Coutinho and Leonor Mendonça are:
29 i. Maria Luisa Stuart de Mendonça Azevedo9 Coutinho, born 18 Março 1865 in Lisboa; died 27 Junho 1865 in Lisboa. Sem descendência
30 ii. Maria Helena de Azevedo Coutinho, born 14 Maio 1868. Baptism: 23 Maio 1868, Macau, (Sé) Sem descendência.
+ 31 iii. Vitor Hugo de Azevedo Coutinho, born 21 Novembro 1871 in Macau; died 27 Junho 1955 in Lisboa.
32 iv. Mário de Azevedo Coutinho. Sem descendência
33 v. Maria Stuart? de Azevedo Coutinho, born 9 Dezembro 1874 in Lagos, (St.ª Maria). Sem descendência

27. José Joaquim de8 Vilalobos (José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (7.º Administrador do Morgado da Quinta da Pedra, Portimão) was born 11 Fevereiro 1811 in Tavira. He married Mariana Bárbara de Mendonça, daughter of Bernardo Moreira and Joana Corte-Real. She was born 2 Novembro 1815 in Albufeira, and died 22 Junho 1871 in Albufeira.

Children of José Vilalobos and Mariana Mendonça are:
+ 34 i. José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos, born in Albufeira; died cerca 1916.
35 ii. Luiza Victória de Mendonça de Vilalobos, born cerca 1856 in Faro ou Albufeira; died 4 Julho 1898.
36 iii. ? de Vilalobos.


Generation No. 9

28. Maria Isabel de Azevedo9 Coutinho (Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 14 Maio 1903 in Lamego, and died 21 Março 1984 in Lisboa. She married José Mayer. He was born in Muje, Salvaterra deMagos, morador em Lisboa, faleceu na freguesia de Sta Catarina em 8/04/1964.

Child of Maria Coutinho and José Mayer is:
+ 37 i. Vitorino de Azevedo10 Coutinho, born 16 Fevereiro 1922 in ´Lisboa, (S. José).


31. Vitor Hugo de Azevedo9 Coutinho (Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 21 Novembro 1871 in Macau, Baptism: 22 Novembro 1871, Macau, (S. Lourenço) and died 27 Junho 1955 in Lisboa.
Iniciou a sua vida militar na Marinha, a 5/11/1888. Foi deputado, tendo votado a constituição republicana de 1911, e presidente da Câmara dos Deputados, Alto Comissário em Moçambique, de Novembro/1924 a Maio/1926, senador e ministro da Marinha, período em que foi também, durante algum tempo, nomeadamente o que precedeu a entrada de Portugal na 1ª Grande Guerra, presidente do Conselho de Ministros (Primeiro Ministro) 1914/1915. Foi professor da Escola Naval, do Liceu Passos Manuel e da Faculdade de Ciências de Coimbra, pela qual foi doutorado “honoris causa” em Ciências Matemáticas, em 1932. Deixou uma notável obra pedagógica. Passou à reserva em 12/11/1933 no posto de Capitão de Mar-e-Guerra
Casou com D. Aurora Elizenda Ramires Leal em 23/07/1898, falecida a 7/04/1916 (processo 3/158/107 de 16/10/1923, folhas 125 do livro F, Arquivo Central da Marinha).

Children of Vitor Hugo de Azevedo Coutinho are:
38 i. Maria Teresa Leal de Azevedo10 Coutinho, died 27 Janeiro 1979. Solteira, sem descendência
39 ii. João Manuel de Azevedo Coutinho. He married Maria Olga Crawford de Freitas Ferraz; died 19 Julho 1991. Sem descendência

34. José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos (José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born in Albufeira, and died cerca 1916. He married (1) Isabel Maria Cavaco. She was born in Loulé, and died in Faro.

Child of José Vilalobos and Isabel Cavaco is:
+ 40 i. Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, born 20 Fevereiro 1880 in Albufeira.

Child of José Joaquim de Mendonça de Vilalobos is:
+ 41 i. José Emílio de Mendonça10 de Vilalobos, born 11 Maio 1891 in Albufeira; died in Lisboa.


Generation No. 10

37. Vitorino de Azevedo10 Coutinho (Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (Coronel de Infantaria) was born 16 Fevereiro 1922 in ´Lisboa, (S. José). He married Maria Helena Bento Corrêa Baptista, daughter of Júlio Baptista and Maria Adelaide Xavier Correia. She was born 7 Agosto 1927 in Tomar.

Children of Vitorino Coutinho and Maria Baptista are:
+ 42 i. José Baptista de Azevedo11 Coutinho, born 11 Janeiro 1955 in Lisboa, (Lapa).
+ 43 ii. Maria Adelaide Baptista de Azevedo Coutinho, born 8 Março 1956 in Lourenço Marques, Moçambique.
+ 44 iii. Isabel Baptista de Azevedo Coutinho, born 20 Julho 1959 in Lourenço Marques, Moçambique.
+ 45 iv. Maria Teresa Baptista de Azevedo Coutinho, born 3 Fevereiro 1962 in Tomar, (St.ª M.ª Olivais).

40. Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos (José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 20 Fevereiro 1880 in Albufeira. She married José Bernardino de Carvalho, son of Heraclides Carvalho and Lúcia Mateus. He was born 24 Setembro 1878 in Albufeira, and died 26 Julho 1938 in Loulé.

Child of Henriqueta Vilalobos and José Carvalho is:
+ 46 i. Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho, born 16 Março 1916 in Portimão.


41. José Emílio de Mendonça10 de Vilalobos (José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 11 Maio 1891 in Albufeira, and died in Lisboa. He married Teresa Pires Águas, daughter of José Estevão Águas. She was born in Tavira.

Child of José de Vilalobos and Teresa Águas is:
47 i. José João Águas de Mendonça11 Vilalobos, born 28 Maio 1916 in Lisboa; died cerca 15 Março 1991 in Lisboa. He married Maria Grazia Ravaglia; born in Itália.


Generation No. 11

42. José Baptista de Azevedo11 Coutinho (Vitorino de Azevedo10, Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 11 Janeiro 1955 in Lisboa, (Lapa). He married (1) Ivete Aparecida Romaik Antunes Gulart. She was born in Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. He married (2) Ana Bela de Chaby Vian Costa, sua prima (Corte Real), daughter of Mário Vian Costa and Maria Helena Corte Real de Chaby. She was born in Lisboa.
.

Child of José Coutinho and Ivete Gulart is:
48 i. Isabel Gulart de Azevedo12 Coutinho, born 8 Abril 1983 in Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Children of José Coutinho and Ana Costa are:
49 i. Pedro Vian Costa de Azevedo12 Coutinho, born 2 Fevereiro 1993 in Lisboa, (S. Sebastião da Pedreira).
50 ii. Constança Vian Costa de Azevedo Coutinho, born 19 Setembro 1994 in Lisboa, (S. Sebastião da Pedreira).


43. Maria Adelaide Baptista de Azevedo11 Coutinho (Vitorino de Azevedo10, Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 8 Março 1956 in Lourenço Marques, Moçambique. She married Joachim Heinz Gerd Muller in França.

Children of Maria Coutinho and Joachim Muller are:
51 i. Andréa Hélène Myriam12 Muller, born 24 Março 1985 in Thionville, França.
52 ii. Jean Sébastien Thomas Muller, born 2 Outubro 1987 in Thionville, França.
53 iii. Thomas José Simon Muller, born 19 Setembro 1991 in Mont Saint Martin, França.


44. Isabel Baptista de Azevedo11 Coutinho (Vitorino de Azevedo10, Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 20 Julho 1959 in Lourenço Marques, Moçambique. She married Michael Gerrits 22 Dezembro 1987 in Oeiras.

More About Michael Gerrits and Isabel Coutinho:
Marriage: 22 Dezembro 1987, Oeiras

Child of Isabel Coutinho and Michael Gerrits is:
54 i. Saskia Gerrits de Azevedo12 Coutinho, born 2 Novembro 1995 in Sarria/Bonannova, Barcelona, Espanha.


45. Maria Teresa Baptista de Azevedo11 Coutinho (Vitorino de Azevedo10, Maria Isabel de Azevedo9, Manuel de Azevedo8, Simão Manuel de Azevedo7, Manuel de Azevedo6, Simão Manuel de5 Vilalobos, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 3 Fevereiro 1962 in Tomar, (St.ª M.ª Olivais). She married Sylvain Bize.

Children of Maria Coutinho and Sylvain Bize are:
55 i. Philippe Yves Richard12 Bize, born 28 Fevereiro 1984 in Dunquerque, França.
56 ii. Inês Sophie Marguerite Bize, born 25 Setembro 1987 in Chamberrye, França.
57 iii. Pierre Charles Vincent Bize, born 19 Setembro 1989 in Chamberrye, França.


46. Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho (Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 16 Março 1916 in Portimão. She married Gervásio António dos Santos 13 Maio 1939 in Loulé, (Matriz), son of António Santos and Maria Estevães. He was born 23 Outubro 1914 in Vila Real de St.º António, and died 28 Julho 1995.

Children of Solange Carvalho and Gervásio Santos are:
58 i. Maria Henriqueta Vilalobos Carvalho12 Santos, born 6 Julho 1941 in Loulé, (S. Clemente). She married António Guido Duarte Coelho da Silva 13 Setembro 2000 in Convento de S. Paulo na Serra d'Ossa; born 25 Fevereiro 1940 in Alcobaça.
59 ii. José Joaquim Vilalobos Carvalho Santos, born 6 Agosto 1942 in Loulé, (S. Clemente); died 10 Setembro 1942 in Loulé, (S. Clemente).
+ 60 iii. António José Vilalobos Carvalho Santos, born 16 Janeiro 1945 in Loulé, (S. Clemente).


Generation No. 12

60. António José Vilalobos Carvalho12 Santos (Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho, Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 16 Janeiro 1945 in Loulé, (S. Clemente). He married Maria Teresa Rogado Galhardo de Almeida, daughter of Júlio Almeida and Teresa Rogado. She was born 6 Janeiro 1951 in Beja, (S. João Baptista).

Children of António Santos and Maria Almeida are:
61 i. Pedro Miguel Galhardo Vilalobos13 Santos, born 12 Maio 1979 in Lisboa, (Alvalade.
62 ii. Teresa Maria Galhardo Vilalobos Santos, born 6 Fevereiro 1983 in Lisboa, (Alvalade.

Resposta

Link directo:

Maria Joana Pinto Vila Lobos

#185762 | João Mamed | 22 fev 2008 16:51 | Em resposta a: #185671

Exmos Senhores,

Peço desculpa pela intromissão, mas gostaria de perguntar se alguns dos senhores conhece os antepassados de Maria Joana Pinto Vila Lobos, filha de Jerónimo Araujo Braga e de sua mulher Antónia Luiza, natural da vila de Viana (Alentejo - suponho) cerca do anos de 1732/1750.

Agradeço a Vossa atenção,

Com os meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Vilalobos

#185816 | S.João de Rei | 22 fev 2008 23:59 | Em resposta a: #185671

Depois de enviar a mensagem anterior sobre uma descendência de Gaspar de Vilalobos, verifiquei que não tinha notas biográficas de Vitorino de Azevedo Coutinho (37), que corresponde há décima geração. Gaffe minha tratando-se nomeadamente de meu Pai que está reformado, sendo assim, aqui está:

Frequentou o Liceu Camões em Lisboa. Fez a Academia Militar, e serviu na arma de Infantaria, de acordo com a tradição familiar iniciada em Aljubarrota (1385) com Lopo Dias de Azevedo, combatendo na ala dos Namorados, comandada por seu primo Vasconcelos. Posteriormente com a criação da Infantaria em Mazagão foram seus proprietários até há reforma do exercito pelo conde de Lippe, perdendo a propriedade, mas servindo sempre na Infantaria. O seu tio Marco António que serviu na Marinha foi uma excepção.
Coronel de Infantaria e Comendador da Ordem Militar de Aviz. Cavaleiro da Ordem de Avis como os seus três últimos avós. Tal como o avô Manuel, Comendador.
Esteve presente em cinco campanhas na África Portuguesa. Duas voluntárias em Moçambique, sendo a primeira no ano de 1948 e a segunda de 1955 a 1960. Três por imposição, duas na Guiné, como segundo Comandante e Chefe de Operações no Batalhão de Caçadores nº 513 de 17/07/1963 a 12/08/1965 e no Batalhão de Caçadores nº 1911 de 26/04/1967 a 16/05/1969. A última por imposição em Angola, como Comandante do Batalhão de Caçadores nº 3830 no Bié de 7/01/1971 a 23/12/1972.
Foi Comandante da Arma de Infantaria.
Terminou a carreira militar, como Presidente do Tribunal Militar de Tomar.
Após a queda do Império foi impedido de seguir o generalato por ordem da junta revolucionária democrática do 25 de Abril.

Resposta

Link directo:

Manuel Pinto de Vilalobos

#185942 | S.João de Rei | 23 fev 2008 22:53 | Em resposta a: #185816

Manuel Pinto de Vilalobos, membro de uma ilustre família de engenheiros - arquitectos portugueses dos sécs. XVII-XVIII, cuja actividade se desenvolveu sobretudo na província do Minho. O engenheiro e arquitecto militar Manuel Pinto de Vilalobos, filho do arquitecto «patriarca» Vilalobos, seu homónimo, foi natural de Viana da Foz do Lima (Viana do Castelo), tendo feito a sua formação na Aula de Fortificação da Ribeira das Naus, em Lisboa, onde foi aluno de Francisco Pimentel (1652-1706), filho do notável engenheiro e cosmógrafo - mor do Reino Luís Serrão Pimentel (1613-1679). Terminada a sua formação em 1682, desempenha o cargo de ajudante de engenheiro da Província do Minho, onde é discípulo e colaborador de Miguel de Lescole (?-1688), engenheiro oficial daquela província. A discência e colaboração com o engenheiro francês vão-se revelar determinantes para a formação teórica e prática do engenheiro e arquitecto português, que irá desenvolver posteriormente ampla e relevante obra, sobretudo no domínio da Arquitectura Militar, de que se destaca a fortificação de praças em Trás-os-Montes, Minho e Beira.

A actividade de Vilalobos estendeu-se igualmente à produção teórica, materializada em diversos tratados sobre Ciência e Técnica Militares, de que o presente manuscrito é exemplo. Elaborado no âmbito da acção pedagógica desenvolvida por Pinto Vilalobos na Aula de Fortificação de Viana do Castelo, criada por D. Pedro II, e oficializada em 1701, contém um pequeno tratado sobre a utilização do pantómetra, também designado compasso de proporção, instrumento indispensável em Arquitectura Militar.

Embora sem data expressa, a menção na folha de rosto ao autor da obra, e à sua patente militar – capitão - , permite situar o manuscrito entre o ano de 1688 (data em que Vilalobos ascendeu ao posto de capitão), e o ano de 1697, no qual foi nomeado sargento – mor engenheiro da província do Minho.

Trata-se de uma cópia, em letra da mesma mão. O texto é acompanhado de desenhos à pena, a sépia, com representação de figuras geométricas e plantas de fortificações.

Encadernação da época, em pele, sobre pastas de cartão, com ferros gravados a seco e a ouro na lombada.

O manuscrito pertenceu à valiosa livraria da Casa Cadaval, de que ostenta o carimbo, tendo sido adquirido pela Biblioteca Nacional em 1995.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pinto de Vilalobos

#185953 | João Mamed | 24 fev 2008 00:29 | Em resposta a: #185942

Caro José de Azevedo Coutinho,

obrigado pela sua dica.

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pinto de Vilalobos

#186177 | João Mamed | 25 fev 2008 19:20 | Em resposta a: #185942

Manuel Pinto Vilalobos, nasceu na cidade do Porto na 2ª metade do sec. XVII no seio de uma familia de origem eborense, filho de Manuel Pinto Vilalobos e de Ana Martins. Morou em Viana do Castelo onde morreu em 18/12/1735 na freguesia de Monserrate. Teve de sua mulher, D. Maria Sanches da Costa, pelo menos um filho com o mesmo nome: Manuel Pinto de Vilalobos, que casou aos 16 de Novembro de 1725 com D. Francisca Teresa Ignácia de Vasconcelos, de quem teve vários filhos.
Teve de Antónia Josefa de Sousa, natural do Porto, filha de João de Araujo Sousa e de Antónia de Sousa, Antónia Luiza Pinto de Vilalobos.
Antónia Luiza casou em Viana, Monserrate com Jerónimo Antunes Braga em 7/8/1747.
Tiveram pelo menos uma filha chamada Maria Joana Pinto de Vilalobos, que deixou geração.

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pinto de Vilalobos

#186191 | S.João de Rei | 25 fev 2008 20:42 | Em resposta a: #186177

Caro João Mamed

Bem haja!
Ligou-os a Évora, ao ramo Alentejano, como será natural, se bem que o ramo algarvio por vezes também circula pelo Alentejo.
Bem me parecia existir, um toque de classe no norte proveniente de uma colonização do sul! Esta é mázinha e sujeita a retaliações! Ehehe, os amigos nortenhos que me perdoem, mas acabaram ficando bem servidos!
Estou a lembrar-me do solar dos Aurora, da autoria de um desses Vilalobos. A imponente fortaleza de Valença do Minho entre outras que seria dessa época e eventualmente, serem eles os seus engenheiros militares.
Segundo dá para perceber, três gerações com varões com o mesmo nome Manuel Pinto Vilalobos e a mesma profissão. Dificultará sem duvida, qualquer estudo sobre a obra de cada um deles!
Cumprimentos,

José

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pinto de Vilalobos

#186198 | João Mamed | 25 fev 2008 21:42 | Em resposta a: #186191

Caro José de Azevedo Coutinho,

mais um vez obrigado, sem a sua dica tudo teria sido mais complicado, pois eu estava mais virado para começar as pesquisas por Viana do Alentejo.
Felizmente devem existir outros exemplos de classe vindos do sul, estou a tentar me lembrar...............................bom, de momento não me ocorre nada. Fica para a próxima.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

João Dias de Vilalobos

#186675 | S.João de Rei | 29 fev 2008 17:50 | Em resposta a: #186198

João Dias de Vilalobos,

seu 2° casamento com Margarida, filha de Brites da Costa e João Villes.


1. Brites da2 Costa (António Ribeiro1 Pinto) She married João Villes 7 Maio 1609 in Tanger (Sé), son of Francisco de Meneses.

Children of Brites Costa and João Villes are:
2 i. Lopo3 Leote. More About Lopo Leote: Padre Cónego e Deão da Sé em Tanger. Capelão Fidalgo de Sua Magestade, Baptism: 16 Fevereiro 1610, Tanger, Marrocos
3 ii. Catharina. Ignora-se destino, Baptism: 22 Fevereiro 1611, Tanger, Marrocos
4 iii. António (Francisco Villes?). Ignora-se destino. Terá partido para a Índia e casado lá !?! Baptism: 25 Julho 1618, Tanger, Marrocos
5 iv. Maria. Provavelmente freira. Baptism: 24 Setembro 1620, Tanger, Marrocos
6 v. Sebastião. Padre e prior em S. Sebastião, Lagos. Baptism: 25 Março 1623, Tanger, Marrocos
7 vi. Margarida Baptism: 14 Abril 1627, Tanger, Marrocos. She married João Dias de Vilalobos 1645. Já era viúvo qdo casou com Margarida

Resposta

Link directo:

Sande de Vilalobos

#187226 | S.João de Rei | 06 mar 2008 22:30 | Em resposta a: #186675

Os Sande de Vilalobos, descritos por Nuno Borrego em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=187079
tem uma trajetória curiosa, com um percurso essencialmente Alentejano. Possuíram alguns a alcaidaria de Porrete, penso que se referem ao antigo nome de Vila Nova de Portimão, Algarve?
Porrete era como se chamava a um copo de medronho!

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Sande de Vilalobos

#187246 | melisa | 07 mar 2008 03:08 | Em resposta a: #187226

Caro José de Azevedo Coutinho

Portimão não seria, pois quando da fundação de Vila Nova de Portimão em 1473 foi chamada de S.Lourenço de Barosa, nome aliás de uma capela que já existente no local, e cujas terras envolventes eram conhecidas pelo nome genérico de "Barrozegueira".

No entanto já em 1435 fora dado o perdão do baraço a Vasco Peres, morador em Portimão,Termo de Silves acusado de danificar colmeias-Chancelaria de D. Duarte I, liv. 3, fol. 65

Pouco tempo após era já designada por Vila Nova de Portimão conforme consta da nomeação como tabelião de Álvaro Anes - Chancelaria de D. João II, liv. 6, fol. 30 , e consta da nomeação de Luís Álvares em 31/05/1482 para Escrivão das sisas de Vila Nova de Portimão -Chancelaria de D. João II, liv. 3, Fls. 14 e também da doação de Vila Nova de Portimão a Gonçalo Vaz de Castelo Branco em 06/10/1482 -Chancelaria de D. João II, liv. 6, fls. 130

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Portimão

#187247 | melisa | 07 mar 2008 03:24 | Em resposta a: #187246

errata

Data da fundação: 1463 (e não 1473)

Nome : S.Lourenço da BARROSA ( enão Barosa)

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Portimão

#190264 | judiaria | 29 mar 2008 23:41 | Em resposta a: #187247

Cara Melisa

Gostava de saber onde posso encontrar algo sobre Sao Lourenço da Barrosa, julgo que se tratava de Portimão pelas mensagens que li ?


Obrigado e Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Vila Nova de Portimão

#190534 | melisa | 01 abr 2008 00:33 | Em resposta a: #190264

Caro Joaquim Reis

O que tenho foi o que referi na minha mensagem anterior.

Poderá ainda consultar as memórias paroquiais de Portimão na TT-on line.

Coloque no Any Text : memórias Portimão

Lá é referida alguma história de Portimão nomeadamente a referência à sua fundação e a S.Lourenço da Barrosa.

Espero ter sido útil
Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#202379 | viralobos | 06 jul 2008 02:02 | Em resposta a: #183510

É com muita e curiosidade, que deparei com todo este forum, chamo-me Pedro M. Galhardo Vila-lobos Santos, e venho descrito neste forum como 13ª geração de Gaspar de Vila-lobos, conhecia a minha história e os meus parentes até `10ª geração, tornando-se para trás uma enorme nubolosidade de histórias. Sempre fui um interessado por história e pela genealogia, mas nã tendo muitas raizes vivas senão a minha avó Solange Vilalobos, pouco tenho conhecimento.

No entanto ao ler este forum mesmo com atenção, não o compreendi por completo, surgindo-me algumas questões:
- Qual a ligação ao ramo Leote (que até hoje considerei meus parentes)
- Qual a ligação dos dois ramos.
- De onde a origem.
- POrque razão o meu trisavô José Joaquim era morgado?

Já agora como obteu as informações mais actuais tais como a minha?

A todos os parentes um bem hajam e se me quiserem contactar o meu mail é vilalobos@netcabo.pt

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#202404 | S.João de Rei | 06 jul 2008 13:55 | Em resposta a: #202379

OLá Pedro

Penso que falei uma vez ao telefone consigo ou alguém da sua Família, quatro anos atrás ainda vivia eu em Portugal. Pesquisa do nosso ramo Vilalobos, práticamente extinto. Especialmente os que mantém o apelido!
Dê uma olhadela por exemplo em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=151808
Complete-me e corrija-me pf os dados que envio a seguir.
Cumprimentos do,

José
joseazevedocoutinho(arroba)yahoo.com.br

Almeida Corte Real Mendonça Vilalobos

XXVIII.19 José Joaquim de Vilalobos
Nasceu a 11/02/1811
Foi o 7º administrador do morgado da quinta da Pedra em Portimão.
Casou a 12/05/1835 com D. Mariana Barbara de Mendonça, filha de Bernardo António de Mendonça (Coronel), natural de Albufeira, e de D. Joana de Almeida Corte Real que faleceu em Lagos a 7/02/1822, jaz no convento dos Capuchos.
Filhos:

XXIX.10 José Joaquim de Vilalobos
Casou com Isabel Cavaco, residente em Loulé.
Filhos:

XXX.8 Henriqueta Mendonça Vilalobos
Casou com José Bernardino de Carvalho, residente em Albufeira.
Filhos:

XXXI.12 Solange Mariana de Mendonça Vilalobos Carvalho.
Casou com Gervásio António Santos, residente em Vila Real de Santo António.
Filhos:

XXXII.11 António José Vilalobos de Carvalho Santos.
Casou com Galhardo
Filhos:

XXXIII.1 Pedro Miguel Galhardo Vilalobos Santos

XXXIII.2 Teresa Maria Galhardo Vilalobos Santos

XXXII.12 Maria Henriqueta Vilalobos de Carvalho Santos.

XXIX.10 José Joaquim de Vilalobos

XXIX.11 D......... VilaLobos

XXIX.12 D......... VilaLobos

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#202459 | viralobos | 07 jul 2008 02:51 | Em resposta a: #202404

Olá.

Terei imenso gosto em ajudar e corrigir dentro do que sei.

no entanto gostaria de perceber melhor a ascendÊncia de gaspar de Villa-Lobos

27. José Joaquim de8 Vilalobos (José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) (7.º Administrador do Morgado da Quinta da Pedra, Portimão) was born 11 Fevereiro 1811 in Tavira. He married Mariana Bárbara de Mendonça, daughter of Bernardo Moreira and Joana Corte-Real. She was born 2 Novembro 1815 in Albufeira, and died 22 Junho 1871 in Albufeira.

Children of José Vilalobos and Mariana Mendonça are:
+ 34 i. José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos, born in Albufeira; died cerca 1916.
3
5 ii. Luiza Victória de Mendonça de Vilalobos, born cerca 1856 in Faro ou Albufeira; died 4 Julho 1898. (desconhecida... eventualmente bastarda)

36 iii. ? de Vilalobos. desconhecido


Generation No. 9

34. José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos (José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born in Albufeira, and died cerca 1916. He married (1) Isabel Maria Cavaco. She was born in Loulé, and died in Faro.

Child of José Vilalobos and Isabel Cavaco is:
+ 40 i. Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, born 20 Fevereiro 1880 in Albufeira.
(irei saber data)

Child of José Joaquim de Mendonça de Vilalobos is:
+ 41 i. José Emílio de Mendonça10 de Vilalobos, born 11 Maio 1891 in Albufeira; died in Lisboa. (irei saber data)


Generation No. 10

40. Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos (José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 20 Fevereiro 1880 in Albufeira. She married José Bernardino de Carvalho, son of Heraclides Carvalho and Lúcia Mateus. He was born 24 Setembro 1878 in Albufeira, and died 26 Julho 1938 in Loulé.

Child of Henriqueta Vilalobos and José Carvalho is:
+ 46 i. Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho, born 16 Março 1916 in Portimão.


41. José Emílio de Mendonça10 de Vilalobos (José Joaquim de Mendonça de9 Vilalobos, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 11 Maio 1891 in Albufeira, and died in Lisboa. He married Teresa Pires Águas, daughter of José Estevão Águas. She was born in Tavira.

Child of José de Vilalobos and Teresa Águas is:
47 i. José João Águas de Mendonça11 Vilalobos, born 28 Maio 1916 in Lisboa; died cerca 15 Março 1991 in Lisboa. He married Maria Grazia Ravaglia; born in Itália.
sem descendentes.


Generation No. 11

46. Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho (Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 16 Março 1916 in Portimão. She married Gervásio António dos Santos 13 Maio 1939 in Loulé, (Matriz), son of António Santos and Maria Estevães. He was born 23 Outubro 1914 in Vila Real de St.º António, and died 28 Julho 1995.

Children of Solange Carvalho and Gervásio Santos are:
58 i. Maria Henriqueta Vilalobos Carvalho12 Santos, born 6 Julho 1941 in Loulé, (S. Clemente). She married António Guido Duarte Coelho da Silva 13 Setembro 2000 in Convento de S. Paulo na Serra d'Ossa; born 25 Fevereiro 1940 in Alcobaça. sem descendentes
59 ii. José Joaquim Vilalobos Carvalho Santos, born 6 Agosto 1942 in Loulé, (S. Clemente); died 10 Setembro 1942 in Loulé, (S. Clemente). sem descendentes.
+ 60 iii. António José Vilalobos Carvalho Santos, born 16 Janeiro 1945 in Loulé, (S. Clemente).


Generation No. 12

60. António José Vilalobos Carvalho12 Santos (Solange Mariana de Mendonça Vilalobos11 Carvalho, Henriqueta de Mendonça de10 Vilalobos, José Joaquim de Mendonça de9, José Joaquim de8, José Joaquim de7, José Joaquim de6, Simão Manuel de5, Gaspar de4, Ana de3, Gaspar de2, Gaspar de1) was born 16 Janeiro 1945 in Loulé, (S. Clemente). He married Maria Teresa Rogado Galhardo de Almeida, daughter of Júlio Almeida and Teresa Rogado. She was born 6 Janeiro 1951 in Beja, (S. João Baptista).

Children of António Santos and Maria Almeida are:
61 i. Pedro Miguel Galhardo Vilalobos13 Santos, born 12 Maio 1979 in Lisboa, (Alvalade).
62 ii. Teresa Maria Galhardo Vilalobos Santos, born 6 Fevereiro 1983 in Lisboa, (Alvalade).

estes são os dados mais actualizados.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Pinto de Vilalobos

#214853 | João Mamed | 06 dez 2008 16:37 | Em resposta a: #186191

Caro José Azevedo Coutinho

Manuel Gomes e sua mulher Filipa Pinta(o), naturais da cidade de Évora são os pais do 1º Manuel Pinto de Vila Lobos, surrador de profissão, tal como seu pai.
instalaram-se no Porto na Calçada da Relação Velha, antes da Aclamação. Em 1683 Filipa Pinta ainda vivia.
Penso que o Manuel Gomes seria cristão novo e tivesse feito auto de fé em Évora, e se calhar seria esta a razão da sua vinda para Porto.

Pergunto-lhes se os nomes dos pais do Manuel lhe são familiares.

Cumprimentos,

João m.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#254738 | mpra | 15 mai 2010 19:04 | Em resposta a: #28821

Caro Luís Froes

A minha pergunta está um pouco desfasada do teor do tópico, mas pode ser que me possa ajudar. Tem por acaso conhecimento da ascendência de D. Isabel Dórdia de Vasconcellos?

Com os melhores cumprimentos
Manuel A.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#254889 | avc | 18 mai 2010 22:54 | Em resposta a: #254738

Olá,

Tenho a ascendência da familia Vasconcelos Villa-Lobos de Montemor-o-Novo, da qual Isabel Dordia de Vasconcelos é ascendente, sei com quem casou e os filhos que teve, mas desconheço os seus pais. Informo também que não existe qualquer ligação dos Vasconcelos de Villa-Lobos de Montemor aos Villa-Lobos ou Vilalobos do Algarve ou do Baixo Alentejo.

Cumprimentos,

João laboreiro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos

#254895 | mpra | 18 mai 2010 23:41 | Em resposta a: #254889

Caro João Laboreiro Henriques

Muito obrigado pela sua resposta. Descendo de D. Isabel pelo seu segundo casamento com o CFCR Manuel de Negreiros (a descendência deste casal ainda não consta na base de dados do geneall).

Num tópico que lancei sobre uma antepassada de Montemor-o-Novo, apontaram-me como pais de D. Isabel, João Rodrigues de Vasconcellos cc Violante Dordia, e como avó materna a instituidora do Morgado da Torre de Carvalhal, D. Leonor da Fonseca Dordia. Acontece que essa informação nem sequer corresponde a alguma da que foi aqui colocada, ficando para já a dúvida se D. Leonor da Fonseca Dordia era tia ou avó.

Mais uma vez lhe agradeço a atenção,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Família Vilalobos - Algarve

#338473 | Leote | 22 nov 2013 16:23 | Em resposta a: #183548

Boa tarde,
A quem interessar a informação:

"José Villalobos, Capitán de Caballería del Regimiento de Algarbe hasta la ocupación de Madrid por los franceses en diciembre de 1808 y desde entonces Comisario Ordenador al servicio del intruso, refugiado en Francia, en la ciudad de Marsella, manifiesta las razones que le llevaron a reconocer al intruso y aceptar el cargo, y pide que se le permita entrar en el Reino para vivir con su familia en Valencia a fin de cuidar de los bienes y la educación de sus hijos."

Informação proveniente do Archivo Historico Nacional, Consejo de Castilla, "Expediente de José Villalobos, afrancesado que emigró a Francia."1818-6-6 La Junquera / 1818-11-1 Madrid, CONSEJOS,17783,EXP.175.

Cumprimentos
JE

Resposta

Link directo:

Família Vilalobos

#386697 | PHV_1990 | 19 nov 2017 17:48 | Em resposta a: #28821

Gostaria de gentilmente pedir se algum de vós tem informações ou dados concretos acerca deste tema pois procuro a ligação de ANTÓNIA MARIA DO NASCIMENTO DE LORDELO CORTE-REAL natural de LAGOS, com as famílias CORTE-REAL, LORDELO, MACHADO CABRAL, MENDES CORREIA, CABRAL CONTREIRAS, de modo a poder subir na sua respectiva árvore

Partilho aqui em baixo a informação que tenho:

1.Era irmã de ISABEL CORREIA DE FREITAS, que casou com o morgado Francisco Falcão de Sousa Pereira de Berredo

2.Casou-se com FRANCISCO LOPES MESTRE DE LOGRONHO ESQUIVEL(morgados de Mourão, possuo bastante informação sobre esta família)

3. filha de ÁLVARO MENDES CORREIA(*) ajudante do terço de Faro, Cavaleiro da Ordem de Cristo, bp. PORTIMÃO, 20 Julho de 1642 e de D. HELENA CABRAL DE CONTREIRAS natural de TÂNGER

(*) irmão de Duarte Correia de Freitas, Juiz dos Orfãos, Escrivão da Câmara de Castro-Marim

4. neta paterna de LUIS MENDES CORREIA, Capitão, Irmão da misericórdia de Lagos, falecido aí em 2 de Julho de 1662 e de sua mulher D. HELENA CORREIA DE FREITAS (filha de ALVARO MENDES DE FREITAS) baptizada em LAGOS a 24 de Agosto de 1606

5. neta materna de BALTASAR MARTINS DE LORDELO, cavaleiro fidalgo, cavaleiro da Ordem de Cristo, Juiz dos Orfãos em Tanger e Lagos e de sua mulher D. ANTÓNIA MACHADO CABRAL, ambos naturais de TÂNGER, moradores em FARO

Obrigado pela atenção

Pedro Filipe

Resposta

Link directo:

Família Vilalobos

#386863 | Leote | 25 nov 2017 13:06 | Em resposta a: #386697

Olá, boa tarde,
Desculpe a demora.....
Tenho alguma informação que podemos partilhar.

Por favor entre em contacto comigo...

joaolltesquivel(a)gmail(.)com

Obrigado
Leote

Resposta

Link directo:

Família Vilalobos

#388265 | PHV_1990 | 10 jan 2018 18:47 | Em resposta a: #386863

Boa tarde ! Peço desculpa só agora vi a sua mensagem

Entrarei agora em contacto consigo

Com os melhores cumprimentos

Pedro Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 14:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen