Árvore Genealógica : Familia do Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Árvore Genealógica : Familia do Alentejo

#2887 | catarina | 21 mar 2001 12:45

Segui o conselho de algumas pessoas que carinhosamente me responderam neste Fórum e já tenho neste momento uma certidão de baptismo da minha avó.
Ela nasceu em 07 de Dezembro de 1896 na freguesia de Póvoa, concelho de Moura, distrito de Beja, e foi baptizada em 06.01.1897 na Igreja de S. Miguel da Póvoa e foram seus padrinhos Jacintho Apóstolo Fernandes, solteiro, proprietário e Maria Custódia da Encarnação, solteira.
Na certidão consta o nome de Maria, embora se assinasse por Maria da Conceição Limpo ou Maria Limpo da Conceição.
Era filha de Francisco Costa e Anna Rita, e neta paterna de
António Limpo e Anna Costa e materna de Manuel dos Reis e Grácia Maria.
Casou em 20 de Novembro de 1916 com José Dias no posto do registo Civil da Póvoa - Moura, e o casamento foi dissolvido por óbito do marido em 04 de Novembro de 1942.
Faleceu em 07 de Fevereiro de 1983 na Freguesia de Baixa da Banheira, concelho da Moita.
Uma vez que não tenho as datas de nascimento dos meus bisavós, como poderei obter mais elementos e recuar mais gerações?
Obrigado

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo

#2888 | JCC | 21 mar 2001 17:21 | Em resposta a: #2887

Viva

Nunca temos as datas de nascimento mas não desanime. A sua bisavó nasceu em 1896. Nessa altura a sua bisavó não teria menos de 16 anos nem, provavelmente, mais de 45 anos (eu costumo começar pelo intervalo 20-40). Isto quer dizer que a sua bisavó terá nascido entre 1841 e 1880 (ou, na outra hipótese, 1856-1876. Como já tem os nomes dos pais dela é só voltar ao pricipio ou seja, nove busca e nova certidão. Para o bisavô o raciocínio é semelhante embora os homens costumem ser mais velhos que as suas mulheres.

Não nos diz se sabe qual a freguesia donde são naturais os seus bisavós. Espero que saiba senão o processo será mais complicado. Se não souber já tem duas hipóteses: uma tentar que sejam da mesma freguesia outra é pedir uma certidão do casamento da sua avò e esperar que lá constem mais dados. Outra ainda é ver nos livros paroquiais o casamento já que provavelmente casou pelo civil em 1916 não por opção mas porque nessa altura , não havendo concordata, era preciso casar no civil e na Igreja. Pode ser que o registo paroquial acrescente mais qq coisa.

Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo

#2889 | JCC | 21 mar 2001 17:23 | Em resposta a: #2888

Correcção. Enaganei-me nas contas :-)

Entre 1851 e 1880.

JCC

Resposta

Link directo:

RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo

#2910 | catarina | 22 mar 2001 12:42 | Em resposta a: #2889

Agradeço imenso a ajuda.

Bem haja.

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo

#99615 | LINDA | 07 set 2005 02:33 | Em resposta a: #2887

Procuro familiares de Alberto Lopes Manita que nasceu (provavelmente) em 30 de novembro de 1879 ; filiação: Bento Antonio Manita e Ana das Neves Lopes Manita -Provincia do Alemtejo-Portugal.
Abraço,
Linda Vera


Iumbiara/Brasil
OBS: ficaria muitooo feliz se alguém descobrisse meus familiares portugues e tb. obter a certidão de nascimento do meu bisavô Alberto Lopes Manita.

Resposta

Link directo:

RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo

#100761 | amrr | 18 set 2005 00:48 | Em resposta a: #99615

Cara Linda Vera

Para conseguir encontrar o registo de baptismo tem que saber o local onde ele nasceu (freguesia e concelho).

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo

#252826 | mpra | 07 abr 2010 21:12 | Em resposta a: #2887

Cara Catarina

Não lhe posso dar nenhuma pista especial. Esse Jacinto Gonçalves Apóstolo Fernandes padrinho da sua avó era filho de um importante proprietário, provavelmente o mais rico residente da Póvoa de S.Miguel no seu tempo e meu bisavô.

Se lhe puder ser útil de outra qualquer forma disponha
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 11:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen