Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#29002 | ajtrigueiros | 18 out 2002 11:12

Caros Amigos:

Tenho vindo a investigar esta família de Trás os Montes e gostaria de saber informações sobre a família mais chegada do Poeta, especialmente sobre a descendência de seus bisavós, José Paulino de Sá Carneiro e mulher D. Mariana Augusta de Sá Carneiro.

Tenho já alguns elementos sobre os antepassados desta família, pelo menos até ao século XVIII, mas muito poucos sobre a descendência.

Todas as informações que desde já agradeço, são bem vindas.

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#29339 | JCALD | 23 out 2002 15:57 | Em resposta a: #29002

Caro Senhor António Trigueiros:

Envio seguidamente alguns elementos que possuo sobre a família do poeta Mário de Sá-Carneiro.

I- António José Baptista Pereira de Sá Carneiro, Oficial do Exército; em 1808 foi destacado por Junot para a Legião Portuguesa do exército francês.
II- José Paulino de Sá Carneiro, General de Divisão no Regimento de Caçadores da Rainha, * Bragança 24-7-1808 e + Lisboa 4-1-1891 (v. biografia em GEPB) cc D. Mariana Augusta (de Sá Carneiro)
III- José Paulino de Sá Carneiro, Inspector Geral das Alfândegas de Lisboa * Porto (Cedofeita) moardor na Quinta da Vitória ou Ribeirinha em Camarate; casou (1) Cacilda Vitorina de Araújo Peres * Lisboa (Conceição Nova) e + Camarate (?) 1899 fª de Francisco António de Sousa Peres e de Cacilda Rosa de Araújo c.ger. ; casou (2) Maria da Anunciação, c. ger.
---Filhos do 1.º casamento:
---1(IV)Carlos Augusto de Sá Carneiro, q. segue.
---2(IV)José Eduardo de Sá Carneiro + c. 14 anos.
---Filhos do 2.º casamento:
---3(IV)Rui de Sá Carneiro, engenheiro civil, * Lisboa 1898 ou 26-7-1899
---4(IV)Vasco de Sá Carneiro * 1901
---5(IV)Hugo de Sá Carneiro * 1904
---6(IV)Edite de Sá Carneiro * 28-5-1909
IV- Carlos Augusto de Sá Carneiro, engenheiro, Director dos Caminhos de Ferro de Moçambique, * Lisboa (S. Nicolau) 26-5-1871 + Lisboa (Arroios) 6-6-1952; casou (1) Lisboa (S. José) 3-8-1889 com s. prima em 3º grau Águeda Maria de Sousa Peres Murinello * Lisboa (Belém) 1869 + Lisboa (S. Julião) 11-12-1892, f.ª de José Leopoldo de Sousa Peres Murinello, funcionário da Santa Casa da Misericórdia, * Lisboa, e de Maria José Torres Barbosa * Lisboa, e irmã de Maria Guiomar de Sousa Peres Murinello (c. ger.?); casou (2) Maria Cardoso. Filho do 1.º casamento:
V- Mário de Sá-Carneiro, poeta e contista, * Lisboa (S. Julião) 19-5-1890 e + Paris (Hotel de Nice) 26-4-1916 (suic.)
(Fontes: Marina Tavares Dias, «Mário de Sá-Carneiro – fotobiografia»; Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira)

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#29367 | vbriteiros | 23 out 2002 22:38 | Em resposta a: #29002

Caro António Júlio
Acrecento à mensagem anterior:
III.4 - Vasco Sá Carneiro, viveu em Angola e teve pelo menos Maria de Lourdes Sá Carneiro Beirão, familiar da minha cunhada. Se precisar de mais elementos ,posso perguntar.
Que saudades tenho de Roma!!!
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#30156 | ajtrigueiros | 07 nov 2002 14:56 | Em resposta a: #29339

Caro José Caldeira:

Peço desculpa por só hoje responder. Estive fora nos ultimos dias.

Muito obrigado por estes elementos que teve a amabilidade de me enviar, mas que já conhecia.
Tenho um estudo sobre os antepassados do poeta, desde o inicio do século XVIII, e ando a ver se consigo actualizar ainda um pouco mais as gerações mais recentes. Com a ajuda do Vasco Briteiros, espero poder localizar estes descendentes dos avós do Poeta. Se lhe interessar o que tenho, terei gosto em lho fazer chegar.
Mais uma vez muito obrigado!

Cumprimentos amigos,

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#30204 | artur41 | 08 nov 2002 03:08 | Em resposta a: #29367

Caro António Júlio


Era muito amigo da tia Maria Helena de Sá Carneiro, que se casou com o tio José Manuel Carmona e Silva Pessoa, brigadeiro da Força Aéria, infelizmente já desparecidos. Mantenho o contacto e amizade com o Rui Manuel, filho deles, e posso obter alguns dados.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#30226 | ajtrigueiros | 08 nov 2002 13:48 | Em resposta a: #30204

Caro Artur João:

Muitissimo obrigado pela sua gentil oferta. Gostaria realmente de saber que relação de parentesco terão os seus amigos com os quatro tios do poeta Mário de Sá Carneiro ( que o amigo José Caldeira teve a amabilidade de colocar neste tópico)?
Era eles meios irmãos do pai do Poeta e os parentes mais próximos, segundo penso:

1- RUI DE SÁ CARNEIRO. Nasceu a 26/7/1899, em Lisboa. Licenciado em Engenharia Civil, foi administrador da Companhia de Diamantes de Angola e subsecretário de Estado do Ultramar (1943/1950). Veio a falecer a 25/4/1963, em Lisboa.
2- VASCO DE SÁ CARNEIRO. Nasceu em 1901, em Lisboa.
3- HUGO DE SÁ CARNEIRO. Nasceu em 1904, em Lisboa.
4- D. EDITH DE SÁ CARNEIRO. Nasceu em 1909, em Lisboa.

(Nada mais sei sobre eles...)

O seu amigo será neto de algum destes quatro irmãos?

Aliás o contacto com esse seu amigo interessava-me duplamente pois, pelo que vejo pelo lado do pai, são Carmona.
Sabe se têm alguma ligação aos Carmonas de Chaves (do Marechal Carmona)?
Trata-se de uma família originária de Barcelos, e da qual tenho vindo a recolher toda a descendência, em colaboração com outros amigos genealogistas.

Desde já muito grato por qualquer informação que me possa facultar, coloco-me á disposição para tudo aquilo em que lhe possa ser útil,

com os meus melhores cumprimentos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#30227 | artur41 | 08 nov 2002 13:59 | Em resposta a: #30226

Caro António Júlio


O Rui Manuel de Sá Carneiro Carmona Pessoa, meu amigo de infância, é neto do Eng. Rui de Sá Carneiro.

No que diz respeito aos Carmona, posso-lhe dar informações precisas. Ainda hoje vou falar com o Rui.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#30229 | ajtrigueiros | 08 nov 2002 14:05 | Em resposta a: #30227

Caro Artur João:

Renovo os meus agradecimentos pela sua gentil disponibilidade. Se fizer o favor de me facultar o seu contacto electrónico, posso fazer-lhe chegar os estudos que fiz sobre estas duas famílias: Sá Carneiro e Carmona, que poderá facultar ao seu amigo, pedindo-lhe apenas o favor de completar dentro das suas possibilidades os elementos de que for conhecedor.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#30231 | artur41 | 08 nov 2002 14:12 | Em resposta a: #30229

Caro António Júlio


Não tem de quê. O endereço é: arturcamisaoarrobanetcabo.pt


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291402 | roz | 19 nov 2011 13:37 | Em resposta a: #30229

Caro Antonio Trigueiros

Nao sei se me podera' ajudar mas muito apreciaria um seu comentario.

Ha' anos encontrei um pequeno manuscrito do meu bisavo onde diz ser filho "de xxx e de Luisa Teodora de Sa' Carneiro, falecida em 1829 e filha de Joao Gualberto de Sa' Carneiro, Escrivao da Mesa Grande da Alfandega de Lisboa". Nao menciona freguesias ou qualquer outra coisa que me oriente para fazer buscas nos paroquiais. O meu bisavo nasceu em 1821.

Ja procurei na internet em geral e aqui no forum onde contactei outros participantes mas sem resultado. A maior parte existente refere-se aos da regiao de Barcelos/Porto e ninguem tem conhecimento do meu Joao Gualberto. Entretanto vejo que ha este ramo de Tras-os-Montes e fiquei com esperanca.

Na TT on-line encontrei variadissimas possibilidades mas quando fui uma vez a Portugal fui pessoalmente ver essas referencias mas nao consegui esclarecer se se tratava dos "meus" Sa' Carneiro. Tenho todas as referencias e a transcricao de varias se estiver interessado.

Contactei o Arquivo Historico da Alfandega e enviaram-me o nome de Jose' Paulino de Sa' Carneiro e de um outro senhor tambem .... Paulino de Sa Carneiro (desculpe mas nao tenho aqui o documento) com o comentario que talvez fossem parentes/descendentes do meu ja que eram mais recentes. Como menciona que tem mais dados sobre a ascendencia deste ramo muito agradecia qualquer informacao que me possa dar.

Vou tambem contactar os senhores Jose Caldeira e Artur Joao para ver se entre todos consigo dar algum andamento ao meu ramo mais dificil.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291403 | roz | 19 nov 2011 13:45 | Em resposta a: #29339

Caro Jose Caldeira

Vejo que tem informacoes sobre esta familia e muito lhe agradecia, se nao se importasse, de ver a mensagem que enviei ha' pouco ao Sr. Antonio Trigueiros, so para nao estar a repetir a mensagem aqui tambem.

Muito grata por qualquer informacao, ajuda ou comentario que possa fazer sobre este assunto.

Com os meuis cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291404 | roz | 19 nov 2011 13:57 | Em resposta a: #30231

Caro Artur Joao,

Ao ver que tem conhecimentos sobre este assunto muito agradecia se por favor lia a mensagem que enviei ainda agora para o Sr. Antonio Trigueiros (para evitar a repeticao) e me desse qualquer informacao que possa ter.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291438 | JCALD | 20 nov 2011 01:10 | Em resposta a: #291403

Cara Rosário:

O meu conhecimento sobre a família resume-se ao que ao que acima escrevi, fruto de recolhas feitas nas fontes referidas.
Desde então não estudei mais estes Sás Carneiros.
Lamento não poder ajudar.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291445 | roz | 20 nov 2011 08:09 | Em resposta a: #291438

Caro Jose Caldeira

Agradeco a sua resposta.
Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291517 | roz | 21 nov 2011 09:46 | Em resposta a: #291402

......

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291527 | f4b2 | 21 nov 2011 13:16 | Em resposta a: #291402

Cara Rosário

Num livro militar de 1860,vi esta refereência,cito:

- JOSÉ PAULINO de SÁ CARNEIRO - Tenente Coronel do Regimento de Infantaria Nº 5 em 20 de Outubro de 1860

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291557 | roz | 21 nov 2011 20:18 | Em resposta a: #291527

Caro Joao Barroca

Agradeco a informacao pois talvez a partir de aí possa descobrir uma ligacao ao meu tetravo Joao Gualberto de Sa' Carneiro. 'E a ele quem de facto procuro.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#291981 | roz | 28 nov 2011 13:23 | Em resposta a: #291402

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292000 | f4b2 | 28 nov 2011 22:08 | Em resposta a: #291981

Cara Rosário

Vi este nome num livro militar ,cito:

- ANTÓNIO ALVES de SÁ CARNEIRO - Tenente do Batalhão de Caçadores Nº3 e Nº11 em 17 de Outubro de 1822

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292009 | MCNN | 28 nov 2011 22:46 | Em resposta a: #291402

Boa noite Rosário

Com base nos nomes que aqui colocou, fiz uma pequena busca no site do Arquivo Distrital de Vila Real, e encontrei o seguinte:

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/JUD/TJCALJ/C-A/082/1342 Descrição em pdf
- Cota original
8
- Título
Processo de inventário obrigatório
- Datas
1854 - 1854
- Nível de descrição
Documento Composto
- Dimensão e suporte
1 proc.; papel
- Âmbito e conteúdo
Inventariado(a)(s): Maria Cândida de Mendonça Cabral; Inventariante(s): José Paulino de Sá Carneiro
- Localização
Cx. 80
- Idioma/Escrita
Português


Trata-se de um óbito no concelho de Alijó (pelo menos o tribunal é o de Alijó) e em que o inventariante se chamava José Paulino de Sá Carneiro.

Ainda no que diz respeito a Alijó e a José Paulino de Sá Carneiro, encontrei esta entrada no google books

http://books.google.pt/books?id=cWBGAAAAMAAJ&pg=PA152&dq=%22jos%C3%A9+paulino+de+s%C3%A1+carneiro%22+alij%C3%B3&hl=pt-PT&ei=WAjUTpLhKYOd8gOjvLjQDw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q=%22jos%C3%A9%20paulino%20de%20s%C3%A1%20carneiro%22%20alij%C3%B3&f=false

(não sei se o link vai sair completo ou não, se ficar incompleto vá a books.google.pt e pesquise com os termos

"josé paulino de sá carneiro" alijó

)

Aí se pode constatar que, nas eleições gerais de 09 de Julho de 1865 José Paulino de Sá Carneiro foi eleito por Alijó.

Enfim, não sei se se trata ou não da mesma pessoa que procura.

Como é sabido, tanto o avô como o bisavô de Mário de Sá Carneiro eram militares e se chamavam ambos José Paulino de Sá Carneiro.

Pelas datas em questão parece-me que este José Paulino de Sá Carneiro de Alijó, a ser um destes antepassados de Mário de Sá Carneiro, só pode ser o bisavô. Mas sinceramente não sei se não será uma terceira pessoa com o mesmo nome.

Agora vamos a outro nome que menciona, que se trata do seu tetravô João Gualberto de Sá Carneiro.

Não encontrei esse nome. Mas uma coisa curiosa é que, sendo o nome Gualberto um nome pouco comum, encontrei duas referências, na segunda metade do século XX, a um José Gualberto de Sá Carneiro.

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/JUD/TJCCHV/C-C/053/54 Descrição em pdf
- Cota original
4
- Título
Processo de acção ordinária
- Datas
1957 - 1957
- Nível de descrição
Documento Composto
- Dimensão e suporte
1 proc.; papel
- Âmbito e conteúdo
Autor(a)(es): José Gualberto de Sá Carneiro Carlos Teles Grilo; Ré(u)(s): Álvaro Alves Ferreira Pão de Araújo, Maria Alves Ferreira
- Localização
Cx. 7
- Idioma/Escrita
Português


- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/PSS/NSIM/003-1584 Descrição em pdf
- Título
José Gulaberto de Sá Carneiro
- Datas
1960/01/28 - 1963/02/12
- Nível de descrição
SubSérie
- Dimensão e suporte
008 doc.; papel
- Localização
Cx 08
- Idioma/Escrita
Português


O primeiro registo refere-se a um processo do Tribunal de Chaves. O segundo fará parte do espólio da correspondência recebida por Nuno Simões (o nome está mal soletrado).

Enfim, não há garantia nenhuma que esta pessoa tenha algo a ver com o seu tetravô, mas não pude deixar de reparar que partilhavam o mesmo nome próprio (Gualberto) que me parece pouco comum.

Enfim, foi tudo o que encontrei.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro de Murça ?

#292011 | tmacedo | 28 nov 2011 23:04 | Em resposta a: #292009

Caro Mário Cesár Navarro,

O nomes que refere deverão ser de descendentes das casa das Laranjeiras, em Murça, familiares do genealogista transmontano Manuel Queiroga, descendente dos Carneiros da Fontoura de Jou.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292053 | roz | 29 nov 2011 21:33 | Em resposta a: #292000

Caro Joao Barroca

Muito obrigada por mais este nome. Vamos ver que informacao o Arquivo Militar ma vai dar e se os consigo relacionar!

Com os meus cumoprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292061 | roz | 29 nov 2011 23:22 | Em resposta a: #292009

Caro Mario Cesar

Muito agradeco a sua contribuicao para este assunto pois com os seus dotes de detective pode ser que cheguemos a sitio certo.

Joao Gualberto de Sa' Carneiro 'e que me interessa mas mencionei os Jose Paulino por ter sido o nome que o Arquivo Historico da Alfandega de Lisboa me enviou dizendo que so' tinham encontrado esses com este apelido. Assim pensei que seguindo a familia destes poderia talvez chegar ao meu. Ambos estao aqui no Geneall: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=487747 (o mais antigo) e http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=487743 (o mais novo).

Eu calculo que o Joao Gualberto tenha nascido antes de 1780 ja que a filha teve o meu bisavo em Nov. 1821. Se vir
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=487749 ele poderia ser filho deste e nao estar mencionado aqui.

Quanto ao Jose Gualberto com processo em Chaves 'e realmente muito "atrativo"! Hoje em dia ha muito poucos mas houve uma epoca que parece ter sido moda. O pai e o avo do falecido Francisco de Sa' Carneiro chamavam-se Jose Gualberto e Joaquim Gualberto de Sa' Carneiro respectivamente.

Voltando atras 'a Alfandega de Lisboa, embora me tivessem dito que nao encontraram mais funcionarios com esse apelido, eu encontrei na TT online PT-TT-RGM/07/146635 um Tomaz Jose Carneiro e Sa' que foi tambem Escrivao da Mesa Grande da Alfandega do acucar em Lisboa que ao falecer deixou o posto a seu sobrinho Joao Gualberto Carneiro e Sa' (ou de Sa') em 1817 e que era filho de outro do mesmo nome. Serao estes mas o nome esta' trocado? Muitas perguntas e poucas respostas!

Sem encontrar o registo do meu bisavo para ter dados certos, tudo 'e um tiro no escuro mas espero que seguindo todas as pistas acabarei por la' chegar. Obrigada pelos seus achados que irei investigar.

Cordiais cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292226 | vasco de sa carneiro | 03 dez 2011 21:00 | Em resposta a: #292061

Cara Rosario,

eu sou da familia do poeta Mario de Sa Carneiro (meu primo direito).
em resumo:
Antonio Batista de Sa Carneiro - meu trisavo
Jose Paulino de Sa Carneiro - meu bisavo
Jose Paulino de Sa Carneiro Junior - meu avo
Carlos de Sa Carneiro, Ruy de Sa Carneiro, Vasco de Sa Carneiro, Hugo de Sa Carneiro e Edite de Sa Carneiro,
todos filhos do meu avo - Jose Paulino de Sa Carneiro Junior
Mario de Sa Carneiro (poeta) - filho do meu tio Carlos de Sa Carneiro
Ruy de Sa Carneiro e Maria Helena de Sa Carneiro - filhos do meu tio Ruy de Sa Carneiro
Jose Antonio de Sa Carneiro, Maria Adelaide de Sa Carneiro, Maria de Lurdes de Sa Carneiro, Maria Clara de Sa Carneiro e eu, filhos de Vasco de Sa Carneiro
Maria de Sa Carneiro, filha do meu tio Hugo de Sa Carneiro
a minha tia Edite de Sa Carneiro, nao teve filhos

o meu trisavo, Antonio Batista de Sa Carneiro e o meu bisavo Jose Paulino de Sa Carneiro, sao ambos nascidos em Tras os Montes, embora tenham vivido em Lisboa, com passagens pelo Porto.
em pequeno (o meu pai nasceu em 1901 e faleceu em 1970), ouvi o meu pai referir-se, algumas vezes, a antepassados nossos, com o nome Gualberto... e creio que nao se estivesse a referir a Joaquim Gualberto ou a Joao Gualberto, do Porto ...

talvez nao tenha contribuido muito em resposta a sua questao, mas tambem creio ser possivel estarmos a falar das mesmas pessoas e haver ali uma ligacao...

cordialmente
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292242 | roz | 03 dez 2011 23:44 | Em resposta a: #292226

Caro Vasco

Foi com grande prazer que li a sua resposta. Muito obrigada por me contactar e pelas informacoes que me deu.
Ate' agora nao consegui sequer saber se o meu tetravo Joao Gualberto pertence aos Sa' Carneiro do Porto ou de Tras-os-Montes mas pelo que vi na internet, os do Porto parece que nao tinham muitas ligacoes a Lisboa. O que me fez virar para os transmontanos foi a questao do Arquivo Historico da Alfandega de Lisboa ter encontrado registos sobre o seu avo e bisavo e como em tempos idos muitas vezes os postos eram "herdados" por familiares, pensei que recuando pudesse chegar ao "meu".

O seu trisavo Antonio Batista nasceu em 1781 http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=487749 e por um calculo aproximado, eu diria que o Joao Gualberto nasceu antes de 1780. Assim ha a possibilidade de ser irmao ou primo dele mas esta base de dados so indica mais uma irmã.

Ando ha varios anos atras deste ramo sem ter sucesso mas nao vou desistir e gracas 'a ajuda de outro participante (o Mario Cesar Navarro) tenho varias pistas que vou tentar. A sua mensagem tambem 'e um bom sinal e estou com esperanca que desta vez vou chegar a bom termo. Se entretanto o Vasco conseguir mais alguma informacao ficaria grata se me contactasse e se eu encontrar qualquer coisa mandar-lhe-ei noticias.
Se estiver interessado sobre as folhas de servico do seu avo e bisavo que o Arquivo me enviou, posso transcrever pois nao diz muito, ou posso enviar por email se preferir.

Atentamente.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292251 | vasco de sa carneiro | 04 dez 2011 14:42 | Em resposta a: #292242

Cara Rosario,

obrigado pela sua resposta.
Gostaria de a poder ajudar mais, mas tambem nao sei muito mais do que acima descrevi
(por lapso, nao inclui o meu tio, irmao do meu pai - Jose Eduardo de sa Carneiro, falecido ainda crianca, em resultado de uma queda de um cavalo, na Quinta da Vitoria, em Camarate).

quanto a sua nota sobre "os registos sobre o seu avo e bisavo" por si encontrados no Arquivo Historico da Alfandega de Lisboa - de facto, o meu avo - Jose Paulino de Sa Carneiro Junior, - foi funcionario da Alfandega, asim como o foram, tambem, o meu pai e o meru tio Hugo. Ja o meu bisavo - Jose Paulino de Sa Carneiro, - foi militar. Nao tenho conhecimento de outrem, na minha familia, que tenha sido funcionario aduaneiro.

Quanto as folhas de servico do meu avo e bisavo (?) que o Arquivo lhe enviou, gostaria muito de ver as transcricoes - ate para tentar perceber quem podera ser a outra pessoa com o nosso apelido, funcionario aduaneiro. Agradeco a sua amabilidade e, neste caso, peco-lhe que me envie para o meu endereco e-mail pessoal v.sacarneiro@gmail.com.

Obrigado pela informacao sobre o meu trisavo - onde chego facilmente, de memoria, tendo ouvido do meu pai....agora, referindo-me as informacoes no "link" que me enviou sobre o meu trisavo - Antonio Batista de Sa Carneiro,
- algumas conferem - foi militar (tomou parte nas campanhas da Legiao Portuguesa ao servico de Napoleao) e tambem a referencia ao apelido "Sotto Mayor", ja que o meu pai me dizia que eramos parentes dos Sotto Mayor...
- outras nao... ouvi varias vezes, do meu pai, sobre os nossos antepassados Antonio Carneiro (Secretario de Estado)
e o filho Pedro Alcacovas Carneiro (Vedor da Fazenda?), que viveram no fim do seculo XV seculo XVI (o pai) e seculo XVI (o filho)... curiosamente, tambem ouvi referencias as familias "Castro" e "Pereira" (sendo esta originaria de Barcelos... e dos nossos primos "Sa Carneiro" de Barcelos....
tudo muito nebuloso, que so e possivel esclarecer atraves de Certidoes de Nascimento e de Baptismo (parece-me que as
Igrejas mantem registos de baptismos realizados ha seculos atras...
com muita pena minha, eu pessoalmente, nao tenho (na verdade nunca tive) tempo disponivel para investigar sobre os meus antepassados. No entanto, fica a promessa - se eu tiver mais alguma informacao sobre o assunto, vou contacta-la.

cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292374 | roz | 06 dez 2011 08:25 | Em resposta a: #292251

Caro Vasco

Provavelmente ainda hoje lhe enviarei as 2 copias ou no maximo amanhã. Quando disse que eram o seu avo e bisavo estava a falar de cor mas agora que fui ver os documentos reparo que um deles 'e de um Antonio Paulino de Sa' Carneiro.

Ate' mais logo por email.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292377 | vasco de sa carneiro | 06 dez 2011 10:23 | Em resposta a: #292374

Cara Rosario,

obrigado pelas copias, que fara o favor de me enviar, por e-mail.
Quanto a Antonio Paulino de Sa Carneiro, nao me lembro de alguma vez ter ouvido este nome...
vamos ver as datas referencia a este nome, mas de facto, este nome nao me diz nada...
vagamente, outro nome de um antepassado meu, que nao consigo colocar no tempo, seria Jose Antonio de Sa Carneiro...e dai o nome do meu irmao....e que penso tivesse sido um militar....mas, repito, muito vagamente me lembro de ter ouvido falar deste nome...

ate mais logo
cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292472 | f4b2 | 07 dez 2011 23:12 | Em resposta a: #292374

Cara Rosario

Estive a pesquisar o Porto e em 1944 vi estes nomes,cito:

- JOSÉ GUALBERTO de SÁ CARNEIRO - Advogado na Avenida dos Aliados nº 66 - 1º Porto em 1944

- JOAQUIM de SÁ CARNEIRO MORAIS de ALMEIDA - Advogado na Rua de Belmonte nº7 - 1º Porto em 1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292488 | roz | 08 dez 2011 12:48 | Em resposta a: #292472

Caro Joao Barroca

Muito agradeco a sua amabilidade. O Jose' Gualberto era o pai do falecido ministro Francisco de Sa Carneiro mas o outro nao sei quem 'e. Necessito investigar.

Se 'e que entendi bem pelo que li em varios topicos, embora haja ligacao entre os Sa' Carneiro de Barcelos/Porto e os de Tras-os-Montes, nao sao necessariamente a mesma familia. Ainda preciso de aprender muito mais sobre esta familia pois o meu conhecimento 'e muito pouco.

Melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro de Murça ?

#292498 | roz | 08 dez 2011 14:24 | Em resposta a: #292011

Caro Antonio Taveira

Como a mensagem nao me era dirigida, na altura nao me dei conta. Porem agora relendo o topico encontrei-a.
Perdoe a minha ignorancia se a pergunta que lhe vou fazer 'e parva mas nao sei nada sobre estas pessoas.
Fala dos Carneiros de Murca. Sera' que ha alguma ligacao com os Senhores de Murca que tinham um palacio na Rua de Arroios em Lisboa onde depois foi uma fabrica de lanificios (creio...)?

Ficava-lhe grata se me pudesse adiantar mais alguma informacao.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292523 | f4b2 | 08 dez 2011 19:56 | Em resposta a: #292488

Cara Rosario

Cito mais este nome:

- JOAQUIM GUALBERTO de SÁ CARNEIRO - Advogado em Barcellos no ano de 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292531 | roz | 08 dez 2011 21:34 | Em resposta a: #292523

Obrigada Joao Barroca. Este Joaquim Gualberto era o avo do falecido ministro. Estes Sa' Carneiro estao aqui na base de dados e tambem na internet. Ja' os estudei todos so que infelizmente nao consigo entronca-los com os meus!

Agradeco a sua atencao.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292564 | ajtrigueir | 09 dez 2011 14:29 | Em resposta a: #292531

Olá Rosário:
Tenho um trabalho feito sobre os Sá Carneiro, de Bragança (do poeta Mário de Sá Carneiro). Embora não apareça lá o nome do seu antepassado, talvez dê algumas pistas de ramos a investigar, pois a família viveu alguns anos em Lisboa, em finais do seculo XVIII.
Também estudei a família Sá Carneiro (do politico Francisco de Sá Carneiro) mas não vislumbrei nenhuma ligação à família de Bragança.
Como é um trabalho um pouco extenso, agradecia que me enviasse um email para trigueiros@gmail.com
Cumprimentos amigos
António Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#292569 | roz | 09 dez 2011 15:55 | Em resposta a: #292564

Caro Antonio Trigueiros

Agradeco sinceramente a sua resposta e vou entao, contacta'-lo por email.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro de Murça ?

#292603 | tmacedo | 10 dez 2011 09:30 | Em resposta a: #292498

Cara confradessa Rosário,

Os Sá Carneiro de Murça, descendem dos Carneiros da Fontoura de Jou, casa a que pertenceu o genealogista transmontano padre Manuel Correia de Queiroga Carneiro da Fontoura. Estes Carneiros da Fontoura, um dos ramos dos de Chaves, descendem dos Carneiros de Chaves, uma das mais antigas linhagens flavienses.

Dos Guedes, senhores de Murça, descendem por bastardia, em Murça, os Guedes Alvins, ligados a Dragos, descendentes de António Pires de Carvalho casado em Murça com Maria Ribeiro, filho legitimado do abade Inigo Pires de Mesquita (este do final do século XV).

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro de Murça ?

#292606 | roz | 10 dez 2011 11:43 | Em resposta a: #292603

Caro Antonio Taveira

Muito obrigada pela sua atencao e sua resposta que me vai abrir varios caminhos de pesquisa. De momento estou tentando confirmar alguma ligacao destes senhores de Murca (e / ou Sa' Carneiros) com o chamado palacio dos Senhores de Murca na Rua de Arroios, em Lisboa e onde na sua capela funcionou (de 1818 a 1829) a paroquia de S. Jorge de Arroios ate' uma igreja ser construida no Largo de Arroios. Tem, por acaso, alguns conhecimentos sobre esta ligacao?
Desde ja agradeco se souber alguma coisa sobre isto.

Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro de Murça ?

#292638 | tmacedo | 10 dez 2011 18:14 | Em resposta a: #292606

Cara confradessa M. do Rosário,

Brites de Alvim, na base de dados em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=235620, descende dos Guedes senhores de Murça. Casou com um filho de António Pires de Carvalho que referi em anterior mensagem. O ramo principal dos senhores de Murça, depois Guedes de Miranda, residiam em Lisboa. Não sei onde ficava a sua casa. Em Murça ficou aquele ramo colateral. Tanto quanto sei não há ligação entre os Sá Carneiro de Murça e os Guedes (Alvins, Homens, Carvalho e Drago) daquele ramo colateral de Guedes.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#293110 | f4b2 | 19 dez 2011 19:02 | Em resposta a: #292488

Cara Rosário

Pode ter interesse para si estes nomes,cito:

- JOÃO GUALBERTO de SÁ CARNEIRO - Vinicultor em S.Fins(Villa Nova de Famalicão) em 1908

- ALBINO de SÁ CARNEIRO - Vinicultor em Carreira(Villa Nova de Famalicão) em 1908

Penso que ainda não lhe tinha enviado estes nomes?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#293136 | roz | 20 dez 2011 11:11 | Em resposta a: #293110

Ola Joao Barroca

Agradeco os nomes que me enviou. De facto esses nomes sao novos para mim. Esse Joao nao sera' o meu pois 'e recente de mais mas podera' estar relacionado. Pelo menos mostra-me que o nome nao 'e tao invulgar como ao principio se supoe. Ate' agora ainda nao consegui confirmar se a origem dos meus Sa' Carneiro sao os do Minho/Porto ou se sao os de Tras-os-Montes por isso continuo com as pesquisas nos dois ramos. O unico que sei 'e que o meu Joao Gualberto trabalhava em Lisboa nos fins dos 1700 e primeiro quartel de 1800.

Aproveito para lhe desejar umas Boas Festas e as maiores felicidades para o Ano Novo.

Com os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#294261 | f4b2 | 08 jan 2012 17:11 | Em resposta a: #293136

Cara Rosario

Não sei se terá interesse deixo mais este nome,cito:

- ANTÓNIO PAULINO de SÁ CARNEIRO - Inspector da Alfandega do Funchal em 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#294279 | roz | 08 jan 2012 21:13 | Em resposta a: #294261

Ola' Joao Barroca

Obrigada pelo nome. Mais um para a minha coleccao! Esse nome tambem me tinha sido passado pelo Arquivo da Alfandega de Lisboa embora eu nao saiba quem seja. Vou ter muito com que me entreter a relacionar todos estes nomes.

Agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#294344 | mtavares | 09 jan 2012 17:49 | Em resposta a: #294279

Rosário:
Esse arquivo da alfandega de lx é pequisavel na tt ou no arquivo do minist.das finanças?
cps
luis

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#294366 | roz | 09 jan 2012 21:41 | Em resposta a: #294344

Caro Luis

Provavelmente agora podera' ser pesquisado na TT. Eu ha talvez 4 anos contactei mesmo o Arquivo Historico da Alfandega por email e telefone e eles fizeram o favor de procurar pelo nome que indiquei. Uns bons tempos depois telefonei outra vez e disseram-me que o fundo tinha ido para a TT, contudo nao os contactei.

Nunca tinha ouvido falar no arquivo do ministerio das financas por isso nao sei se 'e possivel.
Desculpe se nao tenho informacoes mais precisas.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#294412 | mtavares | 10 jan 2012 13:53 | Em resposta a: #294366

Rosário:
Grato pela sua atenção.
Esta questão apresentou-se-me pois tenho um trisavô que foi funcionário da alfandega de Lisboa em meados do sec 19 (tenho a filiação) mas não tenho o local de nascimento...

Por acaso tenho seguido este tópico pois descendendo de uns Carneiros de Requião...
Cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#294422 | roz | 10 jan 2012 17:41 | Em resposta a: #294412

Ora essa, Luis. Entao estamos com o mesmo problema! Quem sabe se o " meu" nao sera' tambem dos Sa' Carneiro dessa zona (Requiao/Ruivaes)? Ainda tenho esperanca de um dia encontra-lo, mas esta' dificil.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#294442 | mtavares | 10 jan 2012 21:04 | Em resposta a: #294422

Verdade...A minha demanda:
A minha 6ªa avó Apolónia da Costa Carneiro (n.Pena,Salvador de Lagoa em 1701) filho de Manuel da Costa (Requião-1680/1710) e Custódia Rodrigues (Lagoa) neto de António da Costa e Catarina Carneiro (Requião,f 1707).
Sás,tenho,mas não destas freguesias...que saiba...Também tenho gente de Ruivães.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#337828 | jmacdonald | 08 nov 2013 23:49 | Em resposta a: #294442

Caros confrades,

Existe uma Jeanne Marie de Sacarneiro (1815-1843)

[ver:
http://gw.geneanet.org/garric?lang=fr;p=jeanne+marie;n=de+sacarneiro]

filha de um capitão de infantaria no exército francês, um "capitaine de Sacarneiro", vivo nas primeiras décadas do século XIX

[ver:
http://www.memoireafriquedunord.net/biog/biog02_mallarme.htm]

Quem seria este capitão?

Grato pela ajuda,
com os melhores cumprimentos,

JM

Resposta

Link directo:

Sá Carneiro, do Poeta Mário de Sá-Carneiro

#413250 | JPCBLA | 18 mar 2019 22:49 | Em resposta a: #292564

Estimado António Trigueiros,

tentei contactá-lo via mail para obtenção do estudo sobre os Sá Carneiro (de Bragança), mas não obtive resposta... provavelmente já mudou de endereço electrónico.

Será possível remeter-mo via e-mail para "jpcblamaral@gmail.com" ??

Grato pela atenção, melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen