livro aspecto de vila nova

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

livro aspecto de vila nova

#29108 | ivrqku | 19 out 2002 23:41

amigos do forum

procuro indicações sobre livo de aspectos de vila nova, autor e ditora e se é possivel adquirir.
jose pereira

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29111 | vbriteiros | 19 out 2002 23:45 | Em resposta a: #29108

Caro José Pereira
Só sei que o autor é Vasco Carvalho, mas seguramente que o nosso erudito colega J.P.C.M. Trovisqueira vai responder. Provavelmente até tem o livro.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29112 | Vasco Jácome | 19 out 2002 23:54 | Em resposta a: #29111

Caro José Pereira

Complemento: o autor é Vasco César de Carvalho.
Como pode ver na pesquisa on-line do site da Biblioteca Nacional, existem vários volumes, versando aspectos diferentes de Famalicão.

Deve poder consultá-los, quer na referida Biblioteca Nacional (Lisboa), ou na de Famalicão.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29123 | jpcmt | 20 out 2002 10:57 | Em resposta a: #29108

Caro José Pereira:
Conforme manda o nosso muito ilustre Confrade Vasco Briteiros, aqui lhe deixo algumas indicações sobre a obra que procura:
Foram editados, pelo menos, 9 volumes:
I-O Hospital de São João de Deus (1944)
II-A Justiça (1947)
III-Os Nossos Quadros (1955)
IV-Imagens Famalicences (1955)
V-O Liques (1956)
VI-Representação Mariana
VII- O Desembargador Manuel Reis (1956)
VIII-Biografias (1959)
IX-Factos e Nomes (1960),
e anunciados (mas não sei se publicados):
X-Sacerdotes de Eleição
XI-Desembargadores.

A edição foi do Autor

Apenas tenho alguns volumes oferecidos pelo Autor (Vasco César de Carvalho) a meu pai, por referirem o meu bisavô, Barão de Trovisqueira, que foi Presidente da Câmara Municipal de Famalicão durante cinco mandatos (entre 1868 e 1881).

Julgo que a obra está esgotada, mas tente um contacto com a Casa da Cultura-R. Direita-4760 VILA NOVA DE FAMALICÃO.

Se há algum tópico que especialmente lhe interesse e se ele for tratado nos volumes que tenho, procurarei ajudar.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29139 | vbriteiros | 20 out 2002 16:12 | Em resposta a: #29123

Caro João
Eu não mandei, apenas sugeri.
Agradeço a deferência para comigo. Já agora aproveito para lhe perguntar se não terá uma publicação desse autor com o título " Um Caso Singular"
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29141 | jpcmt | 20 out 2002 16:23 | Em resposta a: #29139

Meu Caro Vasco:
Foi apenas uma blague! Infelizmente, não tenho, nem conheço, o livro que lhe interessa. Não vem sequer mencionado numa bibliografia do Autor de 1960.
Obrigado, também, e outro abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29145 | vbriteiros | 20 out 2002 16:41 | Em resposta a: #29141

`Sei que é uma estória muito curiosa de uns amigos de VNF que se reunem e fazem um série de malandrices tais com oferecer um jantar em que o cabrito era o gato da casa; depois esvaziaram os pipos da adega de um outro e tambem organizaram um jantar de homenagem com as galinhas do homenageado! Parece que do grupo faria parte um cardeal e várias pessoas da vida pública de VNF. Nunca vi tal livro.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29146 | jpcmt | 20 out 2002 16:53 | Em resposta a: #29145

Vasco:
Não conheci o Vasco de Carvalho (era da geração de meu pai, que faleceu há já 30 anos.
Mantiveram ambos abundante correspondência, onde o Carvalho sempre se lamentava dos seus
achaques!
Seria talvez uma obra da sua juventude, que
"apagou" da sua bibliografia. Na idade madura, pelo que digo, não me parece que "alinhasse" nesse tipo de patuscadas!
João

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29147 | vbriteiros | 20 out 2002 17:07 | Em resposta a: #29146

João
Mas foi publicada. Como seria coisa de jovens e pensando no cardeal , talvez fosse coisa de 1906-1912!
Vou tentar junto de familiares meus se existe qualquer coisa.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29157 | ivrqku | 20 out 2002 20:07 | Em resposta a: #29123

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

A razão da procura do livro tem a ver com a construção da minha AG, com ramo paterno em famalicão (dados e outros factos históricos).
Os dados já encontrados mas incompletos são:
meus trisavós
jose joaquim pereira (n-17.05.1857 - s.cosme do vale) mas falta dados de morte e casamento com julia alves de sá (n-6.08.1863) mas falta data de falecimento
outros trisavós
lino de oliveira (n-4.08.1859 - s.tiago da cruz)mas falta dados de morte e casamento com maria guilhermina(n-9.06.1858)
tetravos
jose joaquim de oliveira (veiga-s,tiago da cruz) cc ana da costa faria (veiga-s,tiago da cruz) faltando todos os dados (nasc, morte e casamento) e por aí acima.

se tiver alguns dados que me possa facultar acerca destes meus parentes, agradeço

cumprimentos
jose pereira

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29159 | jpcmt | 20 out 2002 21:12 | Em resposta a: #29157

Caro José Pereira:
Lamento desiludi-lo, mas nada encontro sobre os seus antepassados na obra em causa. Aliás, e nomeadamente no volume "Factos e Nomes", onde seria mais provável encontar algo, o livro apenas descreve algumas figuras e episódios que animaram a então vila de Famalicão, com exclusão das outras freguesias do concelho. Não é um livro de genealogia. Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: livro aspecto de vila nova

#29160 | Vasco Jácome | 20 out 2002 21:36 | Em resposta a: #29157

Caro José Pereira

Parece-me que com esses dados, o que tem a fazer é ir ao Arquivo Distrital de Braga (www.adb.pt) e fazer uma pesquisa nos paroquiais.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 13:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen