Morgados

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Regiões | Famílias

Morgados

#2912 | leov | 22 mar 2001 12:56

Precisva de saber informações sobre o Morgado das Águias (concelho de Mora-Distrito de Évora), gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, onde poderei encontrar as informações acerca das famílias deste morgado

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#2919 | Vasco Jácome | 22 mar 2001 20:11 | Em resposta a: #2912

Caro leov

Como já lhe tinha dito em Novembro de 2000, em Felgueiras Gayo, título de Manueis (Vol. VI), §5 N3, tem quem procura. Pelo menos os seus fundadores.
Pode também consultar o site da DGEMN www.monumentos.pt, pois a Torre das Águias tem processo de classificação Nº IPA : 0707010002.
O que procura exactamente?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#2927 | leov | 23 mar 2001 09:28 | Em resposta a: #2919

Muito obrigado pela sua informação, já tinha consultado o referido site e já consegui alguma informação sobre a Torre das Águias.
O que realmente desejava saber é quem foram os sucessivos morgados das Águias. Penso que talvez na Torre do Tombo tenha essa informação, mas se alguém souber mais informaçõea, agradecia.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#2939 | Vasco Jácome | 24 mar 2001 00:16 | Em resposta a: #2927

Caro leov

Encontra referência à Torre das Águias nos “Solares Portugueses – Introdução ao estudo da casa nobre” de Carlos de Azevedo, edição da “Livros Horizonte”, 1ª ed. 1969 e 2ª ed. 1988.
Também “Casas Nobres de Portugal”, de Marcus Binney, edição da “DIFEL”, 1987, se refere a ela. Mas mais sobre o ponto de vista da casa em si.

Quanto à genealogia, pelo que está no Felgueiras Gayo, a Torre pode ter sido fundada por D. Nuno Manoel, mas seu filho D. Fradique Manuel deve-a ter trocado pelos senhorios de Atalaia e Tancos. Com efeito, os seus descendentes foram os condes de Atalaia e, mais tarde, também Marqueses de Tancos. Infelizmente, não identifiquei para quem terá passado a Torre.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#2990 | leov | 27 mar 2001 11:47 | Em resposta a: #2939

Caro Vasco Jácome,

Agradeço-lhe bastante a sua amável ajuda, já conhecia a referência à Torre que menciona na obra "Solares Portugueses", quanto à outra referência bibliográfica, não conhecia e vou consultá-la.

Quanto à genealogia, segundo Túlio Espanca - "Inventário do Património Artístico", Vol. VII - Distrito de Évora - 1974.
Em 1743, D. João Manuel Noronha (6º Conde de Atalaia e 1º Marquês de Tancos)era possuidor do Morgado das Águias, e que por decisão régia de D. João V, foi demarcado e reformado pelo juiz de fora da cidade de Évora, licenciado Miguel Francisco Martins.

Penso que para conseguir provas disto, só pesquisando na Torre do Tombo, nomeadamente nos Registos Vínculares.

Mais uma vez agradeço a sua preciosa ajuda.

Cumprimentos,
Leov

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#3000 | Vasco Jácome | 27 mar 2001 23:51 | Em resposta a: #2990

Caro Leov

Consultando mais profundamente os “alfarrábios” verifico que na “Nobreza de Portugal e do Brasil”, também o 1º Marquês de Tancos vem indicado como Senhor das Águias. Na resenha genealógica destes titulares nos “Anuários da Nobreza” diz-se que a troca de senhorios que referi na mensagem anterior, envolveu Salvaterra de Magos. Assim, é possível que realmente a propriedade em causa tenha permanecido mais algumas gerações nesta família. Relativamente à 1ª obra de que falo aqui, não se refere mais a Torre das Águias, apenas se diz que os descendentes do 1º Marquês sucederam em toda a Casa.

Sendo assim, se isto lhe “abriu o apetite” pela genealogia destes titulares, além das obras já citadas, pode também encontrá-la no “Livro de Oiro da Nobreza”, Vol. I pág. 163 (Condes de Atalaia) e no seu precursor “Resenha das Família Titulares do Reino de Portugal”, pág. 30.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#3005 | leov | 28 mar 2001 01:04 | Em resposta a: #3000

Caro Vasco Jácome,

Mais uma vez terei que lhe agradecer a sua ajuda, nomeadamente a nível de referências bibliográficas.

Realmente tenho interesse na genealogia destes titulares, uma vez que pretendia saber quem foram e o que fizeam ao longo dos tempos, desde a edificação da Torre das Águias até quase aos nossos dias.

Se porventura tiver mais alguma informação sobre a Torre ou sobre os seus titulares e se não for maçar muito, agradeço-lhe.

Cumprimentos,
Leov

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#3015 | Vasco Jácome | 28 mar 2001 21:06 | Em resposta a: #3005

Caro Leov

Já depois de enviar a mensagem, lembrei-me que em “Nobres Casas de Portugal”, de António Lambert Pereira da Silva, talvez possa encontrar esta casa e a descrição dos seus proprietários. Mas eu não tenho a obra, pelo não posso dizer mais. Como é dedicada a casas notáveis do país julgo que vale a pena verificar. Talvez outro participante do Fórum possa pelo menos dizer se consta ou não.
Quanto ao que pode encontrar na Torre do Tombo sobre o assunto não lhe sei dizer, pois pouco conheço do que lá se encontra. Mas aqui é que tenho quase a certeza que outras participantes habituais poderão adiantar alguma coisa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#3028 | leov | 29 mar 2001 09:38 | Em resposta a: #3015

Caro Vasco Jácome,

Já me ajudou muito naquilo que procurou sobre a Torre das Águias, fico-lhe muito grato.

Cumprimentos,
Leov

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#3066 | leov | 31 mar 2001 18:42 | Em resposta a: #3028

Caro Vasco Jácome,

Perdoe-me a minha ignorância, mas quando numa das suas respostas menciona Felgueiras Gayo qual é o nome da obra, uma vez que procurando no site da BN não encontrei qualquer referência a esse autor.

Obrigado,

Cumprimentos,
Leov

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#3072 | Vasco Jácome | 31 mar 2001 23:01 | Em resposta a: #3066

Caro Leov

Chama-se “Nobiliário de Famílias de Portugal”. Pode pesquisar por este nome ou pelo autor como “Gaio, Felgueiras”. Neste site em Fontes: NFP.
Como, apesar dos erros que lhe apontam, esta é tida como uma obra de referência na genealogia nacional (se não a principal) pressupus que seria conhecida.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#10043 | eugenio medina | 30 set 2001 17:36 | Em resposta a: #2919

O 1º Capitão do Donatario da Ilha Graciosa/Açores foi Pêro Correia da Cunha da Honra de Farelães mas que aparece, ele ou a família, como Senhores da Torre(?) da Águias e de Salvaterra, Senhorios que venderam em fins do séc. XVa um parente do lado Correia. Estaremos a falar da mesma Torre das Águias ?
E.Medina

Resposta

Link directo:

RE: Morgados

#10053 | Vasco Jácome | 30 set 2001 20:27 | Em resposta a: #10043

Caro Engénio Medina

Pedro Correia está no Felgueiras Gayo ttº de Correias §1 continuando no §90 N10.

Não vejo qualquer referência à Torre das Águias.
Qual a sua Fonte?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 07:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen